Anda di halaman 1dari 2

Preservar o meio ambiente

Planeta Terra est doente e compete aos seres humanos, como espcie dominante, interromper o ciclo de destruio ambiental, que se tem vindo a agravar ao longo das ltimas dcadas. Se tal no acontecer, se no se tomarem medidas adequadas, corremos srio risco de j no conseguir inverter a situao. Evidentemente que, os governantes devero estar na primeira de defesa do meio ambiente, mas, indiscutivelmente, existem muitas outras questes, antagnicas s quais devem, igualmente, corresponder. No entanto, aps terem sido estabelecidos os acordos e protocolos derivados das conferncias de Quito e Rio de Janeiro, muitos passos se foram esquecendo.

N
G

s, cidados comuns , devemos alertar para as medidas que ainda no foram tomadas. Devemos, por todas as formas possveis, incentivar os governos a agilizarem os processos tendentes a preservar o meio ambiente. Devemos pugnar para que as empresas cumpram a legislao ambiental, para que a legislao seja mais dissuasora dos muitos crimes ambientais que se cometem todos os dias.

as, tambm, devemos perguntar a ns prprios, se fazemos algo pela defesa do meio em que nos inserimos. No chega condenar, precisamos de, no dia-a-dia, contribuir com a nossa quota para o bem- estar de todos. Ao faze-lo estamos, no s, a contribuir para um mundo melhor, mas, fundamentalmente, para termos um mundo, um planeta, que as geraes futuras possam herdar. estos simples, alguma mudana de hbitos, uma maneira um pouco diferente de olhar para algumas situaese c estamos ns, associando -nos ao

esforo, que deve ser de todos, para a defesa da Natureza.

uidado com os desperdcios, com o lixo: separar o que vamos deitar fora. A reciclagem fundamental para a defesa do meio ambiente. Se pudermos utilizar os transportes pblicos, para alm de eventual poupana em gastos com gasolina, ser um tremendo benefcio para o bem comum. Poupar a gua, esse bem to precioso e to esquecido: basta termos algum cuidado com as torneiras que ficam abertas, sem necessidade, a pingar porque um vedante j no est em condies, e bastam cinco minutos para o substituircolocar as pilhas gastas no pilho, os pequenos eletrodomsticos nos contentores designados, quando nos queremos desfazer daqueles monos que temos em casa, porque vamos alterar a decorao, ou porque j perderam a sua utilidade, no custa chamar os servios Camarrios respectivos, que se encarregaro do lhes dar o destino adequado.

undamentalmente, o que todos ns, seres humanos, podemos fazer, e talvez mais importante, pensar, em cada dia, o que est ao nosso alcance para auxiliar um organismo que sofre, devido nossa inrcia. O que poderia ter feito hoje, mais, para a defesa da nossa Terra?

o existam dvidas. Todas as investigaes, das mais reputadas organizaes cientficas, so unnimes nos resultados. Ou mudamos, AGORA, o caminho seguido, ou NO TEREMOS CAMINHO, no futuro, para seguir.

Valbom, 10 de Novembro de 2009 Jos Pedro Turner

Anda mungkin juga menyukai