Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

BRUNA REGINA AVELAR MAYARA SCHEFFER ROBSON TOMAZ MANTOVANI SAYNNE SCHWAB BIEDERMANN

PROPRIEDADES COLIGATIVAS RELATRIO

PONTA GROSSA 2013

1. Introduo

Para que o entendimento a respeito desse experimento seja completo precisamos relembrar alguns conceitos das propriedades coligativas. O estudo destas propriedades muito importante, pois facilita a compreenso sobre diversos fenmenos que ocorrem diariamente. As prticas realizadas fazem referncia ao abaixamento da temperatura de solidificao (criometria ou crioscopia) e ao aumento da temperatura de ebulio (ebuliometria ou ebulioscopia) do solvente quando a este adicionado um soluto no voltil. A seguir as propriedades citadas sero explicadas e exemplificadas em tpicos:

a) Criometria ou Crioscopia:

O efeito da criometria ocorre, por exemplo, quando adicionamos sal ao gelo e este derrete mais rapidamente. Tambm explica porque grande parte dos oceanos no congela a 0C, isto se deve ao fato de haver uma imensa quantidade de sal dissolvida na gua. Em ambos os casos, a temperatura de congelamento dos solventes diminui quando a estes colocados solutos no volteis. Ou seja, o conceito de criometria est intimamente ligado ao ponto de fuso das substncias. Ao compararmos um solvente puro com uma soluo de soluto no voltil, podemos afirmar que o ponto de fuso da soluo ser sempre menor que o do solvente puro. Em suma, quanto maior o nmero de partculas dissolvidas em uma soluo, menor ser seu ponto de fuso. Pela lei de Raoult, o abaixamento do ponto de solidificao de um lquido pela dissoluo de uma substncia qualquer (dando soluo molecular) diretamente proporcional concentrao da soluo (em mol/kg de solvente).

Onde

a constante criomtrica que caracterstica do solvente,

a concentrao molal da soluo e ou efeito criomtrico.

a variao na temperatura de fuso

Considerando as seguintes variveis:

= constante criomtrica do solvente = massa do soluto = massa do solvente = massa molecular do soluto = fator de Vant Hoff Tambm podemos obter o efeito criomtrico atravs da seguinte expresso:

b) Ebuliometria ou ebulioscopia:

Pode ser observado no dia a dia, por exemplo, ao se fazer caf. Quando adicionamos acar na gua que est para ferver, esta no ferve mais e a temperatura deve ser aumentada para que a soluo entre em ebulio. Este efeito ocorre, pois a energia necessria para que as molculas passem do estado lquido ao vapor muito maior em uma soluo do que em um solvente puro. Logo, o ponto de ebulio de uma soluo sempre maior do que de um solvente puro. Essa propriedade, como todas as outras propriedades coligativas, no depende da natureza da substncia, mas apenas da quantidade de partculas no sistema. Portanto, quanto maior for o nmero de mols do soluto no voltil adicionado a um solvente, maior ser a elevao na temperatura de ebulio. Assim como o efeito criomtrico, o efeito ebuliomtrico tambm pode ser calculado utilizando uma frmula matemtica que apresentada a seguir:

Onde

a constante ebuliomtrica do solvente e

a concentrao

molal da soluo. E tambm, considerando as seguintes variveis: = constante ebuliomtrica do solvente = massa do soluto = massa do solvente = massa molecular do soluto

= fator de Vant Hoff Atravs da seguinte frmula:

c) O fator de Vant Hoff: O fator de Vant Hoff ( ) definido como a relao entre o nmero total de partculas finais em relao s iniciais nas solues inicas . Em solues moleculares, a quantidade de molculas dissolvidas a mesma de molculas adicionadas logo, o fator de Vant Hoff igual a 1. Como exemplo, podemos citar a dissoluo de acar (C12H22O11) na gua. No entanto, em solues inicas, a quantidade de molculas adicionadas varia em relao quantidade de molculas dissolvidas, pois as molculas sofrem dissociao inica (ou ionizao). Devido a isso o fator diferente de 1. Podemos citar a soluo de cloreto de sdio (NaCl) como exemplo. Pode ser expresso matematicamente pela frmula:

Onde

o grau de dissociao do soluto e

o nmero de ons

formado por molcula (ou conjunto inico) do soluto dissolvido.

2. Objetivos

Experimento 1: Obter a massa molecular do enxofre S8, experimentalmente, pelo efeito criomtrico, ou seja, pelo efeito coligativo do abaixamento da temperatura de solidificao.

Experimento 2: Obter experimentalmente o grau de dissociao inica de um sal pelo efeito ebuliomtrico, ou seja, pelo efeito coligativo da elevao da temperatura de ebulio.

3. Material e reagentes

2 tubos de ensaio grande Termmetro Tela de amianto Trip de ferro Bico de Bunsen Suporte universal Garra Basto de vidro Balana Naftaleno C10H8 Enxofre S8 Nitrato de potssio KNO3 leo comestvel Pipeta Bquer

4. Procedimento experimental

Para atingir o primeiro objetivo:

1. Em um tubo de ensaio grande, colocar cerca de 16 gramas de naftaleno. M2= 16,5 gramas (massa pesada do grupo) 2. Sobre o bico de Bunsen, colocar o trip de ferro, seguido da tela de amianto. O bquer, contendo gua, fica sobre a tela. O tubo de ensaio (contendo naftaleno) deve ser suspenso, utilizando o suporte e a garra, de modo que fique dentro do bquer, sem encostar no fundo. Colocar o termmetro dentro do tubo de ensaio. 3. Acender o bico de Bunsen e observar a fuso completa do naftaleno. 4. Aps isso, desligar o bico de Bunsen. 5. Deixar o sistema ir resfriando, e observar o inicio da solidificao do naftaleno. Anotar esta temperatura. Tc= 82 C. 6. Pesar em torno de 4g de enxofre e anotar a massa. M1= 4,12 gramas.

7. Colocar o enxofre no tubo, junto ao naftaleno e iniciar o mesmo processo, aquecendo o sistema, ate a completa fuso. 8. Apague o bico de Bunsen e deixe o sistema resfriar. 9. Assim que comear a solidificao, anote a temperatura. Tc= 76C. Para atingir o segundo objetivo:

1. Colocar aproximadamente 120ml de leo no bquer. 2. No tubo de ensaio colocar 1/3 do volume de gua. 3. Sobre o bico de Bunsen, colocar o trip de ferro, seguido da tela de amianto. O bquer, contendo leo, fica sobre a tela. O tubo de ensaio (contendo gua) deve ser suspenso, utilizando o suporte e a garra, de modo que fique dentro do bquer, sem encostar no fundo. Colocar o termmetro dentro do tubo de ensaio. 4. Acender o bico de Bunsen e observar o incio da ebulio da gua, anotar a temperatura. Tc= 97C. 5. Apagar o bico de Bunsen e deixar esfriar. 6. Num outro tubo de ensaio, pesar cerca de 5g de KNO 3 e anotar a massa. M1= 5,27 gramas. 7. Com o auxilio de uma pipeta, adicionar cerca de 20ml de gua sobre o KNO3. 8. Utilizando um basto de vidro, dissolver todo o sal na gua. 9. Colocar este tubo de ensaio, na aparelhagem montagem anteriormente, no lugar do tubo anterior. 10. Acender o bico de Bunsen e aquecer o leo lentamente. 11. Observar o incio da ebulio da soluo do KNO3. Quando isso ocorrer, anotar a temperatura. Tc = 101,5C. 12. Apagar o bico de Bunsen.

5. Resultados

Na determinao da massa molecular do enxofre, primeiramente, calculou-se um valor terico de variao de temperatura atravs da frmula:

O valor obtido foi de Tc=6,74C. Ento, com o valor da temperatura do incio da solidificao sem o enxofre (Tc=82C) e a temperatura com o acrscimo do enxofre (Tc=76C), pode-se calcular a variao de temperatura experimental (Tc- Tc ) o qual foi de 6C. Tendo-se todos os outros valores necessrios, pode-se usar a seguinte frmula

Atravs desta, o valor de M1 obtido, o qual deveria ser prximo de 256C, foi de 287,15C. Obtendo-se, assim, um erro de 12%. Essa diferena se d devido aos erros que ocorreram ao longo do experimento, seja na hora de realizar a leitura do termmetro, ou pela desregulagem da balana, entre outros erros experimentais possveis. O naftaleno e sua soluo foram aquecidos em banho-maria, no diretamente na chama do gs, por ser inflamvel. Em outras palavras, o naftaleno combustvel, podendo ser aceso por calor, fasca ou chama. Pode queimar rapidamente com efeito labareda-ardente, inapropriando seu

aquecimento diretamente no Bico de Bunsen, devendo aquec-lo em banhomaria. Caso houvesse um valor maior em 1C de Tc, o resultado da massa molecular do enxofre seria de 246,12. E o erro percentual seria de 3,86%.

Para a segunda parte do experimento, tem-se, por definio, que: Te = Te Te = KeWi e que Logo, W=

Substituindo-se os valores, encontrou-se um te = 2,57C Foi utilizada a seguinte frmula para calcular-se o fator de Vant Hoff , e o resultado encontrado foi igual a 2.

Aps a realizao do experimento, calculou-se o i atravs da substituio dos valores na frmula:

E o resultado encontrado foi de 2,58. Feito isso, calculou-se o do experimento isolando-o na equao: O obtido foi 1,58. O valor do deve ser sempre inferior a 1 , ou 1 quando se tem dissociao total. No entanto, existiram erros experimentais na hora das medies de temperatura. Sabe-se que o te, que foi de 3,5C,deveria ser menor que 2,5C, portanto, uma alterao de 0,5C a mais ou a menos no t e ainda no colocaria o no intervalo esperado, mas, no caso de te = 3C, o seria de 1,21, mais prximo de 1. Para aquecer-se o lquido do tubo de ensaio, utilizou-se um banho de leo, pois o ponto de ebulio deste maior que o da gua, evitando sua evaporao total.

6. Concluso

Experimento 1: Com a realizao do experimento e obteno dos resultados, concluise que, devido ao efeito criomtrico, a temperatura de congelamento de um solvente puro maior do que a temperatura de congelamento de um solvente com soluto, e podendo-se, assim, calcular a massa do soluto no solvente.

Experimento 2: Com os resultados obtidos neste experimento, concluiu-se que, pelo efeito ebuliomtrico, a temperatura de ebulio de um solvente puro menor do que a temperatura de ebulio de um solvente com soluto.

7. Referncias bibliogrficas

FOGAA,

J.

R.

V.

Fator

de

Vant

Hoff.

Disponvel

em:

<http://www.brasilescola.com/quimica/fator-vant-hoff.htm >. Acesso em: 22 mai. 2013. FOGAA, J. R. V. Ebulioscopia ou Ebuliometria. Disponvel em:

<http://www.alunosonline.com.br/quimica/ebulioscopia-ou-ebuliometria.html>. Acesso em: 22 mai. 2013. PROPRIEDADES Coligativas. Disponvel em: <

http://entendendoaspropriedades.blogspot.com.br/2012/05/crioscopia.html>. Acesso em: 22. mai. 2013.

Anda mungkin juga menyukai