Anda di halaman 1dari 11

1

Questo urbana e Servio Social


Teresa Hilda Bezerra Souza Costa1 Rochelly Euzbio de Lima2

Refletir sobre a prtica profissional do Servio Social nos trabalhos que so atribudos categoria, quando estes so decorrentes das complexas dimenses que perpassam pela questo urbana na contemporaneidade, requer uma anlise preliminar de uma srie de elementos preponderantes para a configurao dessa problemtica. Tendo em vista o decorrer de alguns anos desde a realizao da II Conferncia das Naes Unidas sobre Assentamentos Humanos Habitat II, os indicadores urbanos nos revelam que as propostas afirmadas em Istambul acerca das aspiraes universais de garantia de moradia digna e de assentamentos urbanos mais seguros, sustentveis e integrados como um direito humano no se concretiza at hoje. Fortaleza, como tantas outras cidades, vitrine desses indicadores. So flagrantes as desigualdades na distribuio de renda, somada a segregao scioespacial, escassez de polticas pblicas e a crescente precariedade das condies de vida da populao. O uso e a ocupao dos espaos urbanos no se do a contento, mostrando-nos que o direito cidade, isto , o direito de viver em condies propcias habitao, no tem sido de todos e todas que constroem a cidade. Tem sido na verdade, um expoente de excluso e de perpetuao de privilgios e desigualdades.(Rolnik, 2002). Diante disso, parece-nos urgente resgatar a importncia e necessidade de construirmos uma poltica urbana que possibilite um real compartilhamento dos servios pblicos e equipamentos coletivos; que privilegie em suas diretrizes a elaborao e realizao de planos e estratgias que possam assegurar, com justia e tica, a distribuio dos espaos urbanos para que os mesmos sejam a cidade de todos e todas, uma vez que este um espao vivido por todos e todas. Cabe aqui ento pontuar alguns marcos considerados essenciais na trajetria da poltica urbana nacional para se chegar at a compreenso acima mencionada.
1

Assistente Social do Centro de Estudos, Articulao e Referncia sobre Assentamentos Humanos CEARAH Periferia, que uma organizao no governamental atuante na capacitao e assessoria do movimento popular urbano de Fortaleza. 2 Estagiria de Servio Social do CEARAH Periferia, Bolsista de Iniciao Cientfica do Ncleo de Pesquisas Sociais da Universidade Estadual do Cear.

O poder pblico brasileiro comeou a investir, sistematicamente, em programas de urbanizao das cidades a partir da dcada de 40, com a consolidao da industrializao de produtos nacionais, que veio substituir as importaes. Esse perodo foi marcado por um intenso crescimento demogrfico e desenvolvimentismo elevado, que atraa para os centros das cidades, que passavam por esse processo, um enorme contingente de migrantes em busca de emprego e da realizao do sonho de melhoria de vida. poca comeou-se a difundir a falcia do crescimento econmico, ou seja, seria de vital importncia investir inicialmente na infra-estrutura necessria para o fortalecimento tecnolgico das indstrias nacionais para que estas pudessem se tornar geradoras de emprego e, portanto, de desenvolvimento social. O pontap inicial dessa poltica foi buscar investimentos internacionais, contraindo-se ento a dvida externa que perdura at nossos dias, com a finalidade de impulsionar o progresso das cidades brasileiras. Entretanto, esse desenvolvimento foi marcado por uma urbanizao das cidades de modo segregador devido, dentre outros fatores, a necessidade de atrair investimentos. Deu-se incio o embelezamento dos centros urbanos, com uma intensa poltica de ocupao de terras, instalao de vias de circulao, dentre outras melhorias, e em prol disso, a populao de baixa renda ia sendo empurrada para locais mais afastados da cidade constituindo as periferias. Tomando Fortaleza como exemplo, podese identificar uma diferenciao entre zonas de comrcio, reas industriais e bairros residenciais. Estes ltimos, geralmente, so prximos orla martima, que alm de ser considerado um ambiente mais salubre, salienta-se que a expanso da cidade procedeu no sentido litoral-serto. Dessa forma, as pessoas que se dirigiam capital com a esperana de melhorar de vida eram relegadas a se instalarem nas proximidades das fbricas ou de centros comerciais isto quando conseguiam emprego ou ento ocupavam a rea leste da cidade, caracterizada por reas de mananciais e preservao ambiental, que nesse perodo no despertava o interesse dos especuladores e empresrios da construo civil. Esse processo perdurou at o incio da dcada de 60, onde se percebe um descontrole ainda mais intenso do uso e ocupao do solo urbano, culminando com a pertinncia de uma interveno mais incisiva por parte dos governantes na rea habitacional.

Durante a ditadura militar o Brasil viveu um momento de expressivo crescimento econmico possibilitado pelo aumento das exportaes de produtos nacionais e consolidao das indstrias. Em contrapartida a renda gerada continuava sendo concentrada nas mos de poucos. Para amenizar essa situao e manter o regime de represso, o governo militar estabeleceu polticas pblicas compensatrias baseadas no estado de bem estar social. Dentre essas aes pode-se citar a criao do Banco Nacional de Habitao, que atravs do Sistema Financeiro de Habitao teve a misso de impulsionar a expanso da construo civil e do mercado imobilirio, atravs da descentralizao de recursos para edificao de moradias populares que pudessem ser adquiridas por famlias de baixa renda. Paralelo a isso se visava a implementao de polticas de planejamento urbanstico voltadas para a instalao e/ou ampliao da rede de tratamento de gua e esgoto; drenagem e pavimentao de ruas e avenidas; melhorias nos sistemas de transportes e iluminao pblica, dentre uma srie de outros investimentos imprescindveis para o trato da questo urbana. Todavia, o que de fato ocorreu foi o gasto de vultuosas quantias de dinheiro pblico no financiamento de casas e condomnios de luxo em reas j urbanizadas, materializando a verticalizao das cidades, enquanto que o verdadeiro pblico alvo do SFH, isto , as famlias com rendimentos variando entre um e trs salrios mnimos, alm de contarem com a menor fatia dos recursos, ainda eram impelidas a morar em conjuntos habitacionais distantes de seus postos de trabalho e de grande parte do contexto urbano. Essa forma de planejar o desenvolvimento urbanstico acarretou na pertinncia de intensificar os investimentos na ampliao da infra-estrutura de acesso aos diversos pontos da cidade e descentralizar os equipamentos coletivos. Essas melhorias pagas com recursos pblicos agregaram maior valor comercial terra urbana, potencializando a especulao imobiliria nos espaos vazios compreendidos entre os vrios pontos da cidade. A dcada de 80, por sua vez, foi marcada por profundos arrochos salariais e recesso da economia, ocasionada pela constante alta dos preos dos bens de consumo. Foi tambm uma fase de grande movimentao popular em torno do atendimento das necessidades bsicas, como direito social e no apenas dos trabalhadores, como havia sido estipulado na Era Vargas. Esses movimentos tinham como protagonistas os moradores de bairros perifricos, conjuntos habitacionais e assentamentos urbanos em situao fundiria irregular, que apresentavam como cerne de sua luta a democratizao

do pas. Foi de fundamental importncia para os movimentos populares urbanos o apoio prestado pelas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Catlica, que com seus trabalhos de educao popular, conseguiram mobilizar e organizar os moradores dos referidos locais. Durante os 90 persistiu a estagnao da economia nacional, afetando grande parte dos setores produtivos, o que incide diretamente nos altos ndices de desemprego e precarizao do trabalho. A conjuntura desse perodo arrastou at os dias atuais a consolidao do sucateamento e do desmonte de vrias instituies pblicas, caracterstica do Estado mnimo, sendo muitas daquelas privatizadas ou simplesmente extintas. As grandes capitais brasileiras se tornaram metrpoles, ante o elevado grau de desenvolvimento urbano, porm permanece a inabilidade do poder pblico em atender as demandas da populao existente e ausncia de um planejamento urbanstico que leve em considerao as especificidades de cada localidade. Em decorrncia disso so freqentes os problemas de deslizamentos de morros e dunas, alagamentos de comunidades ribeirinhas, que so mediados pelos governantes com aes paliativas, ao invs de investirem na viabilizao de medidas preventivas eficazes para a resoluo da problemtica urbana. Frente a esse contexto os movimentos sociais urbanos passam por um momento de transio, onde as reivindicaes em torno da necessidade de polticas pblicas de educao, sade, moradia, saneamento, transportes, dentre outras, cede espao para discusso em torno de um projeto societrio mais igualitrio, baseado em princpios ticos, conjeturando a sustentabiliadde da vida humana. Aliada a essa busca de redefinio de valores, vem a seguinte questo, como norteadora dos discursos e prticas dos atores envolvidos no processo de democratizao do direito cidade: onde vo morar as pessoas pobres? Essas questes aqui colocadas trazem grandes desafios que implicam, primeiramente, em perceber a questo urbana a partir de suas vrias faces de interesses onde atores com papis distintos tomam parte na construo dessa realidade. Depois, se dar conta de que a questo urbana deve ser mediada a partir de uma gesto democrtica que redefina os parmetros da poltica urbana e que possa redimensionar os significados dos processos construdos nessa realidade.

Por ltimo, faz-se importante a compreenso de que esse redimensionamento pode ser concretizado a partir de dois elementos: planejamento e participao. Os desafios, desse modo, no partem do marco zero, a extenso do caminho trilhado em busca de maior participao popular no planejamento urbano significativa, considerando que, durante anos, o Movimento Nacional de Luta pela Reforma Urbana vem protagonizando importantes embates e conquistando vitrias grandiosas, como a aprovao do Estatuto da Cidade em 2001, que prev instrumentos que garantem a democratizao do direito cidade. Contraditoriamente, esse direito continua sendo usufrudo, exclusivamente, por quem detm poder aquisitivo devido a existncia de um conjunto de fatores que dificultam sua aplicao. Dentre esses fatores pode-se elencar a prpria cultura poltica do pas marcada, historicamente, por longos perodos de centralizao do poder em oligarquias, trazendo em seu bojo prticas de cunho clientelista e autoritria. A consolidao da ruptura com essa cultura poltica equivocada deveria ter sido associada ao processo de (re)democratizao do pas. No entanto, o que ocorreu foi a legitimao social de uma cidadania passiva aprofundada pela representatividade nos espaos pblicos, na qual as pessoas delegam o poder de deliberar as decises polticas para seus representantes que em sua maioria so ligados elites concentradoras de renda e poder, isto , quando no fazem parte dela. As decises polticas so de interesse de toda a populao seja ela urbana ou rural. Todavia, por mais que sejam garantidos mecanismos de participao popular nos processos decisrios, o sistema de representatividade brasileiro ao invs de aparelhar a democracia, na realidade tornou-se um instrumento de cooptao usado pelas elites, uma vez que desvia a ateno das questes intrnsecas ao seu cotidiano. Esse processo movido pela individualizao de interesses preconizada pelo neoliberalismo que dita o sistema econmico vigente e, conseqentemente, desmobiliza a sociedade das lutas coletivas, induzindo-a a dedicar-se aos interesses privados. A propagao dessas idias tornou-se senso comum nos setores de classe mdia e alta, alm de ter sido preponderante para a manuteno das relaes de propriedade e aprofundamento das desigualdades presentes na sociedade brasileira. Nos bairros populares e ocupaes irregulares de terreno, no so as relaes acima mencionadas que desmobilizam as pessoas dos processos polticos e sim a desinformao acerca dos direitos que as mesmas tem de acompanhar e participar

efetivamente dos referidos processos. O indivduo s consegue sentir-se cidado a partir do momento em que se identifica com a cidade onde vive, ou seja, quando seu direito de participar do processo de urbanizao respeitado pelo Estado. Contudo, o que tem acontecido em nosso pas o estabelecimento de obstculos para as pessoas que querem exercer cidadania na cidade onde vive, como se elas s pudessem exercer uma espcie de cidadania de segunda categoria, que devem se conformar por morar na periferia, em locais desprovidos da infra-estrutura que oferecida nas reas mais valorizadas e por ter acesso somente a servios coletivos precrios e restritos. Mesmo pagando seus impostos regularmente, o desenvolvimento urbano no socializado a todas as comunidades. Como se pode constatar, essas pessoas no tem garantidas as mnimas condies de reconhecer-se como cidads de direitos diante da urbanizao excludente que lhe imposta. por isso que existe hoje a urgncia de perceber os papis de cada protagonista social dentro do contexto urbano e buscar reverter essa situao atravs da luta contra a manipulao em curso, para que os canais de participao existentes sejam ocupados pela populao de modo que seja permitida uma interao efetiva entre Estado, sociedade civil e demais instncias. Est claro que o desafio maior existente para soluo dos problemas urbanos no se refere necessariamente legislao e sim ao vis poltico. Somente com a apropriao pela sociedade da importncia de participar dos espaos polticos e de procurar intervir no meio em que vive, que a populao brasileira ir, finalmente, ver implementado o seu direito cidade. Hoje vivemos um momento mpar no enfrentamento das demandas urbanas, onde o direito cidade em sua totalidade, finalmente colocado na pauta da agenda poltica nacional atravs da criao do Ministrio das Cidades. Esse episdio em curso na poltica urbana brasileira especialmente enfocado neste ensaio haja vista a ateno despertada na sociedade em torno da atuao desse ministrio. As grandes expectativas se devem ao fato desse rgo ser composto por profissionais com experincia e compromisso com o desenvolvimento de projetos de entidades da sociedade civil e que agora assumem a misso de elaborar e implementar polticas pblicas do governo federal para o meio urbano. Constitui-se, assim, um importante fator que nos permite vislumbrar novas possibilidades de democratizar o acesso do espao urbano com o propsito de produzir aes que possam garantir processos mais igualitrios e

participativos junto sociedade, mediante a utilizao dos instrumentos elaborados no intuito de minimizar e/ou alterar os problemas advindos da atual realidade urbana. Outro avano nesse mbito que merece destaque a articulao das aes com o Ministrio do Meio Ambiente, visando a sustentabilidade do meio urbano. Vale ressaltar ainda a nfase dada participao democrtica dispensada s aes do Ministrio das Cidades no trato da questo urbana, viabilizando a instituio do Conselho das Cidades, que um espao paritrio entre iniciativa pblica e privada, sociedade civil e ONGs, alm de ser o nico conselho com carter deliberativo, o que representa uma significativa conquista dos movimentos populares urbanos e da sociedade civil brasileira como um todo. Um outro elemento, que tem sido imprescindvel, o reconhecimento das iniciativas da sociedade civil, especialmente das ONGs de assessoria ao movimento popular. So vrias as entidades que atravs da formao de redes, tem se articulado em debates, fruns, campanhas, etc., dentre uma diversidade de iniciativas envolvendo o movimento popular e universidades em vrios eixos temticos que tem se constitudo em problemas recorrentes no espao urbano como habitao, sade, economia solidria, capacitao, dentre outros. Todo esse trabalho interativo busca a elaborao e implementao de projetos sociais a serem desenvolvidos nas localidades onde o poder pblico intervm apenas pontualmente. Isto no quer dizer que as ONGs queiram tomar para si o papel do Estado de interventor na questo social. O que se prope na realidade so aes em parceria entre poder pblico, movimentos sociais e ONGs, onde seja garantido o exerccio ativo da cidadania e o direito participao da sociedade nas questes que afetam direta ou indiretamente sua reproduo social. Com todos esses avanos importantes, pode-se compreender que estamos no rumo certo, mas os desafios ainda no foram minimizados. Pelo contrrio, eles vm sendo caracterizados por novas formas e exigindo estratgias inovadoras de atuao. Se, por um lado, temos foras da sociedade civil, movimento popular, universidades, sendo articulados, por outro, temos as instituies pblicas locais compactuando com interesses privados para manuteno do status quo. Assim, o momento atual sem dvida, de repensar o imediatismo tecnocrtico dos governos passados que permitiu o desenvolvimento desordenado das cidades brasileiras tal como se conformou no pas: sem o devido planejamento de aes que

integrassem as polticas sociais; sem levar em conta as conseqncias para o meio ambiente advindas do inchao populacional e da poltica urbana elitista e segregadora do espao socialmente construdo, tornando-o cada vez mais carregado de desigualdades e contradies. Esse modelo de interveno, fragmentado em setores hierrquicos de necessidades, vinculado focalizao de recursos em aes pontuais e seletivas, no pode continuar sendo reproduzido pelo poder pblico brasileiro em nenhuma de suas esferas. As funes sociais do Estado precisam ser resgatadas para que o direito cidade seja ento implementado, com base na concretizao da cidadania plena e combate especulao e privatizao de bens naturais e das aes pblicas. Isso s ser possibilitado a partir da publicizao das polticas urbanas e da socializao de seu acesso. A descrena na poltica preocupante, pois ela que alimenta a tnica de desmobilizao e desarticulao dos movimentos populares urbanos que buscaram, de forma to coesa, at bem pouco tempo atrs, chamar a ateno dos governantes para a problemtica urbana. Pode-se constatar ainda, que esses movimentos passaram a perder visibilidade social e presso poltica aps a consolidao dos objetivos imediatos de alguns movimentos, aliada falta de um projeto coletivo que defina novas bandeiras de lutas para alm do imediatismo e que aglutine estratgias de atuao inovadoras frente s dimenses atuais da questo urbana. por essa razo que se faz urgente a apropriao pelo movimento popular urbano das leis que trazem em seu bojo os instrumentos urbansticos como um primeiro passo para amenizar as disparidades de ocupao do espao urbano. Da a importncia de trabalhos de capacitao da sociedade civil que sejam voltados para o conhecimento dos instrumentos definidos no Estatuto da Cidade. O CEARAH Periferia, com uma equipe composta por diversos profissionais que atuam de forma interdisciplinar - onde se destaca a atuao de assistentes sociais -, vem fazendo parte desse processo, interferindo na construo e implementao de metodologias participativas: a capacitao para o planejamento urbano, atravs da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular tem possibilitado ao movimento popular elaborar o seu prprio diagnstico da realidade da cidade, a partir de seu contexto local, preparando-o para propor, exigir, monitorar e participar das solues dos

problemas vividos no mbito da comunidade e da cidade. Trata-se de um trabalho que acredita no potencial do movimento popular urbano enquanto protagonista principal na impulso do processo de reforma urbana, mas que precisa ser fortalecido. As lutas dos movimentos urbanos vem sendo tratadas de forma setorizada (habitao, violncia, gerao de renda, sade, educao, etc.) para que possam avanar em suas demandas, necessitam promover o estabelecimento de estratgias inovadoras e que resgatem conquistas fragilizadas a partir da implementao das propostas neoliberais. (Silva, 2001). Isso implica em visualizar cada uma das bandeiras de luta do movimento numa perspectiva de interveno integrada e imbricada, j que a problemtica urbana se configura a partir da composio de todos elas. Diante dessa configurao se torna necessrio refletir sobre o

desenvolvimento da racionalizao da interveno social, no sentido de acionar instrumentos tcnico-operativos que contribuam para viabilizar a insero do assistente social nas complexas e diversas formas de enfrentamento das questes urbanas, que trazem demandas de carter tcnico, terico, metodolgico e tico-poltico para a profisso. Dessa forma, para alm desse desafio que se impe categoria, a ao do Servio Social precisa se efetivar, portanto, no contexto de elaborao, proposio e interveno compactuada com a ao de profissionais de diversas outras reas do conhecimento, a fim de garantir a complementao de saberes. Nesse sentido, a interveno do Servio Social, no contexto de ao interdisciplinar, deve ser destacada como ncora para que, a partir das estratgias metodolgicas de sua abordagem, a participao popular possa ser tomada, de fato, como um elemento fundamental para que o processo de planejamento urbano seja legitimado. este o quadro se apresenta aos profissionais de Servio Social que lidam cotidianamente com as contradies da problemtica urbana. Ao mesmo tempo em que se delineiam oportunidades expressivas de desenvolvimento de trabalhos com resultados efetivos que tem contribudo concretamente para fortalecer a ao dos movimentos sociais urbanos, existe no outro extremo grandes desafios e limitaes postos pelo contexto scio-econmico no somente ao Servio Social, mas a todas as categorias profissionais que se empenham no enfrentamento dessa questo. (...) as requisies postas aos assistentes sociais esto permeadas pelas circunstncias em que

10

se produzem as necessidades sociais e pela caracterizao das intervenes sociais que se propem a enfrentar as manifestaes da questo social.(Trindade, 2001).

BIBLIOGRAFIA

ARAJO, Maria Selma de Castro. A habitao como espao de vida, de convivncia e de organizao comunitria. In: Anais do Seminrio Assistente Social Enfrentando as desigualdades, em defesa da democracia, trabalho, direitos humanos e sociais no Brasil. Fortaleza: CRESS 3 Regio, 2001. BRASIL. Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituio Federal; estabelece as diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. Constituio Federal. GRAZIA, Grazia de, QUEIROZ, Leda Lcia R. F. et al. O desafio da sustentabilidade urbana. Rio de Janeiro: Projeto Brasil sustentvel e democrtico FASE/IBASE, 2001. 128 p. (Srie Cadernos Temticos, n 5). MARICATO, Ermnia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrpolis: Vozes, 2001. 204 p. OSRIO, Letcia. Direito moradia no Brasil. Disponvel em:

<http://www.fase.org.br/downloads/2004/03/321_direito_moradia_no_brasil__letcia.doc>. Acesso em: 14 mar. 2004. ROLNIK, Raquel. possvel uma poltica urbana contra a excluso? Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, Ano 23, n 72, p. 53-61, nov. 2002. SILVA, Viviane Elizabeth Diniz da. A trajetria dos movimentos sociais urbanos no Brasil: resgate histrico de um processo de conquista da cidadania. Disponvel em: http://www.abepss.org.br/Co_questurb.htm. Acesso em: 06 ago. 2003. TRINDADE, Rosa Lcia Predes. Desvendando as determinaes scio-histricas do instrumental tcnico-operativo do Servio Social na articulao entre demandas sociais e projetos profissionais. Revista Temporalis, [S.l.], Ano II, n 4, p. 21-42, jul. a dez. 2001.

11

WOOD, Ellen. O demos versus ns, o povo: das antigas s modernas concepes de cidadania. In: _____. Democracia contra capitalismo renovao do materialismo histrico. Traduo por Paulo Csar Castanheira. So Paulo: Boitempo, 2003. 261 p. p. 177-203.

Anda mungkin juga menyukai