Anda di halaman 1dari 3

Nome do curso: OAB-SBADO Data da aula: 26.03.

2011 Nome do professor: Denis Pigozzi Disciplina: Direito Penal Lugar do crime (art. 6 do CP): Teoria da Ubiquidade De incio, vale salientar do lugar do crime do art. 6 do CP aplica-se a aos crimes distncia ou de espao mximo, ou seja, aqueles em que a ao ou omisso ocorrem em um pas, enquanto o resultado constatado em outro pas. H 3 (trs) Teorias acerca do lugar do crime: 1. Teoria da Atividade: lugar do crime onde se deu a ao ou omisso; 2. Teoria do Resultado: lugar do crime onde se deu o resultado/consumao; 3. Teoria da Ubiquidade ou Mista: tanto faz para o lugar do crime ser o da ao ou omisso, bem como aquele onde foi produzido o resultado. (foi adotada!) L. U. T. A. Lugar do crime: ubiqidade Tempo do crime: atividade CUIDADO! Saindo fora do tempo do crime, temos que ter em mente duas observaes: Para efeito de contagem do prazo inicial da PPP (prescrio da pretenso punitiva), o CP no seu art. 111, I, adotou a Teoria do RESULTADO. No entanto, h excees a tal regra, como por exemplo, nos crimes de bigamia e nos de falsificao ou alterao de assentamento do Registro Civil, pois nestes o prazo inicial da PPP contado da data em que o fato se tornou conhecido. Nos crimes plurilocais, isto , aqueles em que a ao e o resultado ocorrem em locais diferentes, porm dentro do mesmo pas, o CPP, no art. 69, I adotou a Teoria do RESULTADO.

EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL BRASILEIRA Art. 7 do CP (extraterritorialidade incondicionada) - a aplicao da lei penal brasileira ocorrido no estrangeiro. Espcies de extraterritorialidade: 2 espcies a) Extraterritorialidade incondicionada: a aplicao da Lei Penal Brasileira aos crimes ocorridos no estrangeiro independentemente de qualquer condio. Temos como exemplos os casos do art. 7, I do CP, como por exemplo, praticar crime contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica. b) Extraterritorialidade condicionada: aplicao da Lei Penal Brasileira ao crime cometido fora do Brasil, desde que preenchidas certas condies (ex.: todos os casos do art. 7, II). Por sua vez as condies esto previstas no art. 7, 2 e 3 do CP, tais como: entrar o agente no territrio nacional, no ter sido o agente absolvido no estrangeiro, ou no ter a cumprido a pena, dentre outras. PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO (Art. 8 do CP) Em poucas palavras, o art. 8 traz a regra do non bis in idem (vedao da dupla punio pelo mesmo fato) podemos falar que em regra, o art. 8 do CP aplica-se aos casos extraterritorialidade incondicionada. Ex.: A matou a Presidente do Brasil no EUA e foi condenado a uma pena de 10 anos de priso. Chegando ao Brasil tambm foi condenado a uma pena de 25 anos de recluso. Dessa forma, dever cumprir a pena de 15 anos.

O art. 8 no aplicado aos casos de extraterritorialidade CONdicionada, tendo em vista que uma das condies : no ter o agente cumprido pena no estrangeiro. EFICCIA DE SENTENA ESTRANGEIRA Art. 9 do CP Em primeiro lugar, a sentena penal estrangeira homologada pelo STJ, nos termos do art. 105, I, i da CF. Por sua vez, a sentena estrangeira, desde que homologada, produz no Brasil os seguintes efeitos: 1. Efeitos civis; 2. Aplicao de medida de segurana. CONTAGEM DE PRAZO (Art. 10 do CP) Diz respeito contagem do prazo de direito penal, no se esquecendo que todo o prazo que afeta o direito de punir considerado de direito penal. Como por exemplo, a decadncia, a prescrio etc. Por sua vez, o prazo de direito penal, contado da seguinte forma: conta-se o dia do comeo e exclui o dia do fim. No se esquea que o prazo penal FATAL e IMPRORROGVEL, ou seja, caso o ltimo dia caia no sbado, domingo ou feriado forense no se prorroga. Por outro lado, conforme art. 798, 1 do CPP, contado assim: exclui o dia do comeo e conta o dia do fim (vide Smula 310 do STF)

TEORIA GERAL DO CRIME Em primeiro lugar, infrao penal gnero que comporta 2 (duas) espcies: crime/delito e contraveno penal. A principal diferena entre crime e contraveno penal reside na pena. Por sua vez, existem outras diferenas (colocadas na primeira aula). Conceitos de CRIME: 1) Conceito Formal: crime a conduta proibida por lei com ameaa de pena. OBS.: a ttulo de informao, existem duas espcies de penas no Brasil, a saber: - PPL (pena privativa de liberdade: recluso, deteno, priso simples) - Alternativas (PRD, pena de multa) 2) Conceito Material: crime a leso ou perigo de leso ao bem jurdico 3) Conceito Analtico: crime todo fato tpico e antijurdico/ilcito. Por sua vez, a culpabilidade, para alguns Doutrinadores (Damsio, Capez, Mirabette minoritria), no requisito de crime, mas sim pressuposto de aplicao da pena (no faz parte do conceito de crime). ( majoritrio na jurisprudncia) Muitos doutrinadores finalistas entendem que crime todo fato tpico, ilcito e culpvel. Independentemente da posio a ser adotada, vale frisar que a culpabilidade formada pelos seguintes elementos: IM (imputabilidade) PO (potencial conscincia da ilicitude) EX (exigibilidade de conduta diversa)

1. FATO TPICO o primeiro requisito genrico do crime. O fato tpico quando a conduta humana est descrita na Lei penal (vale lembrar que as pessoas jurdicas podem cometer crimes ambientais, conforme lei 9.605/98, a qual regulamentou o art. 225, 3 da CF).

Anda mungkin juga menyukai