Anda di halaman 1dari 7

Governana Corporativa - aula 01: 1) Introduo; 2) Formao, Desenvolvimento e Evoluo do Capitalismo e do Mundo Corporativo 1) Introduo ao tema: Governana Corporativa:

Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram para a necessidade de novas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, da inrcia de conselhos de administrao inoperantes e das omisses das auditorias externas. Conceitualmente, a Governana Corporativa surgiu para superar o "conflito de agncia"(EXAMINAREMOS DETALHADAMENTE NAS PRXIMAS AULAS) decorrente da separao entre a propriedade e a gesto empresarial. Nesta situao, o proprietrio (acionista) delega a um agente especializado (executivo) o poder de deciso sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estaro alinhados com os do proprietrio, resultando em um conflito de agncia ou conflito agente-principal. A preocupao da Governana Corporativa criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas. A boa Governana proporciona aos proprietrios (acionistas ou cotistas) a gesto estratgica de sua empresa e a monitorao da direo executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gesto so o conselho de administrao, a auditoria independente e o conselho fiscal. A empresa que opta pelas boas prticas de Governana Corporativa adota como linhas mestras a transparncia, a prestao de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa. Para tanto, o conselho de administrao deve exercer seu papel, estabelecendo estratgias para a empresa, elegendo e destituindo o principal executivo, fiscalizando e avaliando o desempenho da gesto e escolhendo a auditoria independente. A ausncia de conselheiros qualificados e de bons sistemas de Governana Corporativa tem levado empresas a fracassos decorrentes de: - Abusos de poder (do acionista controlador sobre minoritrios, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros); - Erros estratgicos (resultado de muito poder concentrado no executivo principal); - Fraudes (uso de informao privilegiada em benefcio prprio, atuao em conflito de interesses).

2) ) Formao, Desenvolvimento e Evoluo do Capitalismo e do Mundo Corporativo

Nesta primeira aula vamos examinar a evoluo das corporaes, tendo como pano de fundo a formao e o desenvolvimento do capitalismo, enquanto sistema de organizao das foras produtivas, dentro do qual se estabelecem as bases institucionais do moderno mundo corporativo. Passo a passo, com o olhar voltado para a formao e a evoluo do mundo corporativo, abordaremos cinco processos histricos, cruciais para a compreenso de um sexto processo, que exatamente o foco de nossa abordagem nesta aula as razes de ser do despertar da governana corporativa. Esses seis processos esto resumidos em ordenamento sequencial na figura abaixo. So os seguintes: 1. A formao, o desenvolvimento e a evoluo do capitalismo e do mundo corporativo; 2. O gigantismo e o poder das corporaes; 3. A disperso do capital de controle; 4. O divrcio entre a propriedade e a gesto; 5. Os conflitos e os custos da diluio do controle e da ascenso dos gestores como novas figuras que se estabelecem no topo do mundo corporativo. 6. O despertar da governana corporativa

Figura: os processos histricos que levaram ao despertar da governana corporativa:

OS DETERMINANTES DA EVOLUO DO CAPITALISMO: Perodo algum da histria feito de um s tecido todos os perodos so misturas complexas de diferentes elementos, assim, se justifica a enumerao de pelo menos nove fatores determinantes da evoluo do capitalismo e, em sua esteira, das grandes corporaes de negcios que hoje dominam o cenrio da economia globalizada: 1. A tica calvinista; 2. A doutrina liberal; 3. A revoluo industrial; 4. O desenvolvimento tecnolgico incessante, o agigantamento das escalas, a produo em srie, a diversificao e a multiplicao de novos ramos industriais; 5. A ascenso do capital como fator de produo; 6. O surgimento e a institucionalizao do sistema de sociedade annima; 7. O crash de 1929-1933, a revoluo keynesiana, os avanos da macroeconomia e a reviso das funes do estado; 8. O desenvolvimento da cincia da administrao; 9. O agigantamento das corporaes e o divrcio propriedade-gesto.

Vamos examinar, um a um, esses nove determinantes da evoluo do capitalismo;

A ecloso do esprito de empreendimento, as revolues que moldaram as instituies dos sistemas capitalista e a formao do mundo corporativo tiveram tambm o respaldo de um fator de alta importncia: o DESENVOLVIMENTO DA CINCIA DA ADMINISTRAO. As relaes histricas que se podem estabelecer entre o sistema capitalista, o mundo corporativo e a cincia da administrao so de tal ordem que difcil imaginar qualquer uma destas trs categorias histricas sem a ocorrncia das outras duas. A figura abaixo sugere a associao entre elas:

A figura abaixo registra as contribuies essenciais do despertar da GOVERNANA CORPORATIVA, que tm atuado como pontos de amarrao das mudanas no sistema capitalista, da evoluo do mundo corporativo e do desenvolvimento da cincia da administrao.

Assim, temos que: 1) Governana Corporativa no um modismo a mais. Seu desenvolvimento tem razes firmes. E sua adoo tem fortes razes para se disseminar. Organizaes multilaterais, como a Naes Unidas e a OCDE, veem as boas prticas da governana corporativa como pilares da arquitetura econmica global e um dos instrumentos do desenvolvimento, em suas trs dimenses: a econmica, a social e a ambiental; 2) Ocorreram vrias razes simultneas para o despertar e para os avanos da governana corporativa nos ltimos 25 anos. As transformaes pelas quais passaram as economias de todo o mundo esto entre elas. Como a governana nasceu no mundo ocidental, so particularmente fortes os seus vnculos com as transformaes pelas quais passou o sistema capitalista, ao longo de sua formao histrica e em especial no ltimo sculo. 3) A assimilao e a prtica de boas prticas de governana corporativa tornaramse um dos movimentos mais importantes do sistema capitalista, do mundo corporativo e da cincia da administrao nesta virada de sculo, em todos os pases de todos os continentes das potncias econmicas aos dinmicos emergentes.

Anda mungkin juga menyukai