Anda di halaman 1dari 4

EXERCCIOS DE COESO TEXTUAL 1.

Junte as duas sentenas, subordinando a segunda (s) palavra(s) em destaque na

primeira. (Atente para a presena da preposio antes do QUE!) Exemplo: O processo sem dvida o mais econmico. Referi-me a ele com entusiasmo. O processo a que me referi com entusiasmo sem dvida o mais econmico. a) O otimismo indispensvel ao bom andamento do trabalho. Precisamos tanto de otimismo. b) Foi deprimente o espetculo. Assistimos a o espetculo na noite passada. c) No consigo lembrar-me do nome da pessoa. Dei todo o dinheiro a ela. d) A rua tem um lindo abacateiro. Moro nesta rua desde garoto. e) Estes so alguns dos princpios. Devemos obedecer a estes princpios. f) Aqui esto alguns fatos. Todos os brasileiros devem lembra-se d eles. g) Os meios so muitos. Podemos contar com eles. h) A gua um elemento. O ser humano vai sempre depender d esse elemento. i) O professor disse que dois dos alunos haviam desaparecido. Ele fez aluso a os alunos. j) A prova foi fcil. Ns nos referimos a ela.

2.

Junte as duas sentenas, subordinando a segunda (s) palavras (s) em negrito na

primeira. (Use o conectivo CUJO e flexes.) Exemplo: O homem dirigiu-se ao posto policial. Seu carro fora roubado. O homem, cujo carro fora roubado, dirigiu-se ao posto policial. a) O tcnico criticou a jogadora. A atuao dela foi abaixo do normal. b) O cliente, imediatamente, se queixou ao guardador. Seu carro havia sido danificado no estacionamento. c) Ele um velho. Sua lucidez nos causa espanto. d) Drummond um poeta. Seus versos a todos comovem. e) A casa parecia ser nova. Seu muro caiu. f) L est o mdico. Suas filhas foram minhas colegas. g) Vivemos em um mundo conturbado. Seu fim pouco a pouco se aproxima. h) Gostaria de que todos reconhecessem o escritor. Considero sua obra um verdadeiro artesanato de palavras. i) Um dia hei de encontrar a mulher. Beijei seus lbios com muito amor. j) Assisti, comovido, ao enterro de um poltico. Seu esprito pblico empolgava a quem com ele convivia.

3.

Junte as duas sentenas, subordinando a segunda (s) palavra(s) em destaque na

primeira. (Atente para a presena de preposies antes do CUJO e flexes!) Exemplo: Machado de Assis um dos escritores brasileiros mais conhecidos. Sempre fazemos referncia a seus romances em nossas aulas. Machado de Assis, a cujos romances sempre fazemos referncia em nossas aulas, um dos escritores brasileiros mais conhecidos.

a) O prefeito grande amigo do meu pai.Simpatizo com suas ideias. b) Morreu ontem o escritor. Fiz aluso a seus livros. c) Foi fechado o clube. Em suas dependncias observou-se uma srie de irregularidades. d) Muito devo ao meu tio. Abriguei-me em sua casa na poca das vacas magras. e) Ele um colaborador. Vamos, sem dvida alguma, precisar de sua ajuda. f) Slido o pas. Vivemos dentro de suas fronteiras. g) Millr Fernandes um humorista. Jamais me esquecerei de suas frases irreverentes. h) Este um argumento. Tenho muita confiana em sua fora. i) Sero conhecidos hoje os nomes das empresas. O governo vai contar com seus servios durante os obras. 4. Reescreva cada sentena abaixo, substituindo a orao em destaque pelos

conectivos que esto entre parnteses. Exemplo: O time no rendeu bem porque os jogadores estavam cansados. (Como; Devido) Como os jogadores estavam cansados, o time no rendeu bem. Devido o cansao dos jogadores, o time no rendeu bem. a) No foi possvel continuar o projeto porque a situao econmica era precria. (Como) b) imprescindvel que se construam mais estradas de ferro, tipo de energia a ns disponvel, porque o transporte ferrovirio pode ser alimentado por energia eltrica. (Devido) c) O Brasil ainda vai tornar-se um pas desenvolvido porque o povo, pouco a pouco, aumenta seu grau de cultura e de conscincia nacional. (Como) d) Aconselharam-na que nomeasse o professor porque ele conhecia profundamente o assunto. (Devido) e) A empresa no apresenta grande rentabilidade econmica porque h falhas em sua organizao. (Como) f) Os responsveis pela sade pblica resolveram tomar providncias enrgicas porque a epidemia de meningite assumia propores cada vez mais desastrosas. (Devido) g) Viajamos de avio porque as passagens de trem j estavam vendidas. (Como) 5. Reescreva as oraes abaixo, substituindo MAS por EMBORA, segundo o modelo:

O restaurante careiro, MAS sua cozinha excelente. EMBORA o restaurante seja careiro, sua cozinha excelente.

a) Estvamos cansados, MAS devamos continuar trabalhando. b) O gerente levou a mercadoria at o depsito, MAS no conseguiu estoc-la. c) Eu o perdoo desta vez, MAS no conte com a minha benevolncia no futuro. d) O mdico dirigiu-se imediatamente ao hospital, MAS no chegou. e) O tcnico disse que o televisor estava bom, MAS logo aps apareceram alguns estranhos estalos. f) Meu av velho, MAS no caduco. g) Muito se tem falado sobre o assunto, MAS poucas foram at agora as decises. h) A fbrica produziu peas, MAS o comrcio ainda no as recebeu. i) O carro ainda no atingiu seu rendimento mximo, MAS os mecnicos acham que houve bastante progresso. j) Todos se revoltavam com as palavras do chefe, MAS ningum reagia altura.

A coeso integra um dos requisitos imprescindveis construo de todo e qualquer texto. H, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa. Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e voc preencher os espaos em branco com os conectores dados abaixo.Muito suor, pouca descoberta

O trabalho do arquelogo tem emoes, sim. __________ no pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. verdade __________ os arquelogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirmides e runas. __________ as emoes acontecem mesmo nos laboratrios, __________ identificam a importncia das coisas que acharam nos stios arqueolgicos. __________, preciso persistncia para encarar a profisso, __________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, necessrio fazer ps-graduao, __________ no h faculdade de Arqueologia. __________ , preciso gostar de viver sem rotina, __________ o arquelogo passa meses no laboratrio e outros em campo. O prmio fazer descobertas que mudam a histria. porque mas eles pois portanto mas alm disso que porque - quando

6.

Nestas questes, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto

final. Retire o ponto final e estabelea entre eles o tipo de relao que lhe parecer compatvel, usando para isso os elementos de coeso adequados.

a)

O solo do Nordeste muito seco e aparentemente rido. Quando caem as chuvas,

imediatamente brota a vegetao. b) Uma seca desoladora assolou a regio Sul, principal celeiro do pas. Vai faltar alimento e os

preos vo disparar. c) Vai faltar alimento e os preos vo disparar. Uma seca desoladora assolou a regio sul,

principal celeiro do pas. d) O trnsito em So Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 s 18 horas.

Fortssimas chuvas inundaram a cidade. 7. Estas questes apresentam problemas de coeso por causa do mau uso do conectivo, isto , da palavra que estabelece a conexo. A palavra ou expresso conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razo dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.

a) Em So Paulo j no chove h mais de dois meses, apesar de que j se pense em racionamento de gua e energia eltrica. b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se no existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu caf no bar.

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracan no dos piores. d) Uma boa parte das crianas mora muito longe, vai escola, com fome, onde ocorre o grande nmero de desistncias.

Anda mungkin juga menyukai