Anda di halaman 1dari 3

2 Fase Empresarial

PEA PRTICO-PROFISSIONAL
Joo scio em determinada sociedade empresria constituda para explorar uma loja para venda de mveis. Para tanto, em nome da sociedade, firmou-se um contrato de locao, com prazo determinado de 05 (cinco) anos, firmado em 30/08/2007 com Marcos, proprietrio do imvel. Tal contrato foi assinado por Joo, poca, tambm administrador da sociedade. Ocorre que, em razo de a venda de mveis no ter o retorno esperado, a sociedade de Joo, em 20/01/2010, passou a utilizar referido imvel para explorar comercialmente a venda de bebidas e refeies, constituindo um restaurante. No incio de fevereiro de 2012, Joo procura Marcos para negociar a prorrogao do aludido contrato, em razo de, dentre outros motivos, a atividade atual de sua sociedade ser extremamente lucrativa e ele nunca ter atrasado qualquer obrigao prevista no contrato de locao celebrado com o locador, mesmo nos momentos difceis. Na ocasio, Marcos informou que no tinha interesse em realizar a renovao do aludido contrato de aluguel. Inconformado com a situao, Joo promoveu, em 01 de abril de 2012, Ao Renovatria de Aluguel objetivando a renovao do contrato de aluguel em questo, nos mesmos moldes previstos. Tendo sido citado, Marcos lhe procura, na condio de advogado(a) para tenta resolver o presente caso, em vista de que no h nenhum interesse na renovao do aludido contrato de aluguel, sendo certo que Marcos precisa do imvel para uso prprio. Diante da situao hipottica apresentada, elabore a medida judicial pertinente, apresentando todos os fundamentos legais aplicveis ao caso. (5,0 pontos)

QUESTO 1
Julio Ramos acionista da sociedade ABC S/A. Tendo subscrito determinada quantia de aes, em vista de ter assinado o boletim de subscrio e de ter recebido aviso de chamada, Julio Ramos ainda no pagou integralmente o valor relativo ao preo de emisso das mesmas. Srgio Verosa, investidor no mercado de capitais, percebendo que o valor de mercado das aes relativas sociedade ABC S/A est subindo e, sabendo que Julio Ramos se encontra interessado em vender as aes por ele anteriormente adquiridas, resolve adquirir as aes de Julio Ramos. No tendo havido o pagamento do preo de emisso das aes, nem mesmo aps a aquisio delas por Srgio Verosa, a sociedade ABC S/A se encontra em um momento de dificuldade financeira haja vista altos investimentos que a sociedade fez recentemente consistente na constituio de duas novas filiais e na modernizao dos equipamentos necessrios para a realizao da sua atividade social. Diante do presente caso, pergunta-se: a) A compra e venda das aes de Julio Ramos por Sergio Verosa seria possvel, tanto em se tratando de sociedade annima aberta quanto fechada? (0,6 pontos) b) Em vista de que a ABC S/A passa por um momento de dificuldade financeira, como fica a responsabilidade de Julio Ramos e Sergio Verosa perante a companhia? (0,65 pontos)

QUESTO 2
Coca-cola Refrigerantes LTDA credora de Sprite Indstria de Sucos de Limo S/A. Iniciando-se a execuo, Sprite, tendo sido citada, no pagou, no depositou e nem nomeou bens penhora suficientes dentro do prazo legal. No tendo outra alternativa para receber aludido crdito, Coca-cola maneja contra Sprite requerimento de falncia. Para tanto, utilizou-se de certido expedida pelo juzo em que era processada a execuo atestando se tratar de execuo frustrada. Em contestao, Sprite alega: (i) 5 salrios mnimos dos crditos apresentados j se encontravam prescritos; (ii) 4 salrios mnimos dos crditos apresentados no se encontram protestados mediante protesto para fim falimentar, nos termos da legislao especfica; (iii) encontra-se em andamento a negociao acerca de plano de recuperao a ser apresentado, no futuro; (iv) o valor dos bens e direitos de titularidade de Sprite S/A superam o valor de suas obrigaes. Admita-se que todos os argumentos apresentados pela devedora so verdadeiros e foram comprovados documentalmente. Diante desse quadro, pergunta-se: a) acaso a sociedade devedora em vez de Sprite Indstria de Sucos de Limo S/A fosse Sprite Servios Mdicos S/A, tratando-se, portanto, de uma sociedade de profissionais intelectuais da rea de Medicina, tal sociedade seria passvel de falncia? (0,6 pontos) b) no caso narrado, voc, em sendo o juiz do presente feito, declararia a falncia de Sprite Indstria de Sucos de Limo S/A? (0,65 pontos)

QUESTO 3
Indstria de Doces Algodo de Acar Ltda., sociedade empresria com sede na Cidade de So Paulo, Estado de So Paulo, credora da sociedade Sonhos Encantados Comrcio de Doces Ltda., domiciliada na Cidade de Petrpolis, Estado do Rio de Janeiro, por meio de uma duplicata de venda de mercadorias, no aceita pela devedora, e vencida em 02/02/2011, no valor de R$ 50.000,00. Diante do presente caso pergunta-se: a) qual o foro competente para demandar a eventual cobrana do ttulo em questo? (0,2 pontos) b) tendo em vista que no houve a manifestao do aceite do ttulo por parte de Sonhos Encantados Comrcio de Doces Ltda., possvel realizar a sua cobrana? Sob que condies? (0,45 pontos) c) qual o prazo de prescrio para a pretenso executiva contra a sociedade Sonhos Encantados Comrcio de Doces Ltda.? (0,3 pontos) d) admitida a possibilidade de o ttulo vir a ter sido negociado com a Factoring Sonho de Valsa S/A, a prescrio para a pretenso executiva em face de Indstria de Doces Algodo de Acar Ltda. seria o mesmo? (0,3 pontos)

QUESTO 4
Determinado grupo de agricultores decidem constituir uma sociedade cooperativa. Entretanto, aps elaborado o estatuto social, os futuros scios cooperados ficaram em dvida sobre o rgo competente para efetivar o registro da sociedade em questo. Diante do presente caso, elabore um texto dissertativo, apresentando todos os fundamentos legais aplicados ao caso, emitindo sua opinio acerca da dvida suscitada. (1,25 pontos)

Anda mungkin juga menyukai