Anda di halaman 1dari 8

V Sintaxe

Sintaxe ou Anlise Sinttica a parte da gramtica que analisa qual a funo de cada termo dentro da orao. Aqui entram todos aqueles nomes que muitos no sabem nem para qu servem: sujeito, predicado, objeto direto e indireto, adjunto, complemento, etc. Entretanto, a primeira coisa que precisamos diferenciar o que frase, orao e perodo.

- Frase: em geral seus elementos constituintes so de natureza nominal (substantivo, adjetivo ou advrbio), e a ausncia do ncleo verbal impede que se identifiquem entre seus constituintes as funes que se manifestam na orao. Por outro lado, a frase aponta para assero de uma verdade geral, tendo sentido dentro de um contexto. Ex.: Bom dia! Sade! Casa de ferreiro, espeto de pau. *Ou em dilogos: - Qual a sua profisso? - Estudante.

- Orao: caracteriza-se por ter uma palavra fundamental que o VERBO (ou sintagma verbal) que rene, na maioria das vezes, duas unidades significativas entre as quais se estabelece a relao predicativa o sujeito e o predicado. Ex.: Pedro estuda. (Pedro o sujeito, estuda o predicado)

- Perodo: tudo o que vai da primeira maiscula at o ponto final. Pode ser simples (constitudo s de uma orao) ou composto (mais de uma orao no mesmo perodo). Ex.: O galo-da-campina ergue a poupa escarlate fora do ninho. (perodo simples) O galo-da-campina ergue a poupa escarlate fora do ninho e seu lmpido trinado anuncia a aproximao do dia. (perodo composto)

Nosso estudo nesse mdulo vai se utilizar dos termos presentes em perodo com apenas uma orao, ou seja, estudaremos a sintaxe do perodo simples. Sendo assim, trabalharemos apenas com um verbo (ou locuo verbal) e os termos que ser referem a ele.

A primeira diferenciao que devemos fazer entre SUJEITO e PREDICADO, pois essas so as duas macroestruturas da orao e dentro delas temos as outras divises (adjuntos, objetos, complementos, etc.). (Observao importante: para simplificar, ns trabalharemos a sintaxe fazendo perguntas aos termos da orao. A fim de evitar confuses de raciocnio, esquea as definies literais de coisa e pessoa, pois nos referiremos ao sujeito como sempre sendo pessoa (da vem que a pergunta ser sempre quem que) e aos complementos como sendo coisas (da as perguntas o que, do que) mesmo que em seu sentido literal no o sejam.) - sujeito: em termos bem simplificados, sujeito de quem o predicado est falando. tambm o termo que concorda com o verbo e seus determinantes. Ns podemos identific-lo atravs da desinncia nmero-pessoal, ou ainda perguntando ao verbo quem que?. Ex.: Os homens desejam a paz. *nesse exemplo, temos o verbo desejam: a desinncia m nos indica que estamos falando de um sujeito na terceira pessoa do plural (Os homens); outra forma de achar perguntando quem que desejam? a resposta a essa pergunta nos d o sujeito (os homens). *O ncleo do sujeito a palavra mais importante dentro do contexto (em geral, um substantivo). No exemplo acima, o ncleo homens.

O sujeito pode ser classificado de 4 formas: 1. Sujeito simples: tem apenas 1 nico ncleo. Ele tambm inclui o que chamamos sujeito oculto, elptico ou desinencial, que aquele que no vem expresso na orao, mas pode ser facilmente identificado pela desinncia do verbo. Ex.: Ana brilhou na apresentao. 2. Sujeito composto: aquele que possui mais de um ncleo. Ex.: Jogadores e torcedores reclamaram da arbitragem. 3. Sujeito indeterminado: aquele que no se quer ou no se pode identificar. Ocorre em duas situaes: a) Verbo na 3 pessoa do plural sem sujeito expresso: Absolveram o ru. b) Verbo na 3 pessoa do singular acompanhado do pronome SE (ndice de indeterminao do sujeito) SOMENTE COM VI, VTI e VL: Vive-se melhor em uma cidade pequena. 4. Sujeito inexistente = orao sem sujeito: ocorre com verbos impessoais. a) Quando o verbo indica fenmenos da natureza (chover, nevar, amanhecer, etc.). Ex.: anoiteceu muito cedo. Choveu muito no Rio de Janeiro este ms. b) Com o verbo fazer denotando tempo passado. Ex.: Faz meses que no o vejo. c) Com o verbo haver no sentido de existir. Ex.: Havia muitas mulheres na sala.

- predicado: novamente usando termos simplificados, predicado o que se fala a respeito do sujeito. Sempre constitudo de um verbo e seus complementos (quando necessrios), o predicado depender basicamente do tipo de verbo que o forma. O verbo pode ser: 1. Verbo de ligao: so verbos que se caracterizam por terem uma referncia to vaga realidade comunicada, que o termo mais importante no predicado se torna o seu complemento (predicativo). Essa pequena lista de verbos inclui ser, estar, ficar, permanecer, parecer e poucos outros. Ex.: O trabalho proveitoso.

2. Verbo de ao: so verbos que tem um significado relevante no contexto do perodo. So divididos em: a) Intransitivos: verbos que apresentam significado lexical referente a realidades bem concretas e no necessitam de outros signos lxicos, ou seja, no necessitam de complemento. Ex.: Ela no trabalha. Jos acordou cedo. *Obs.: os verbos intransitivos podem vir acompanhados de complementos que exprimem circunstncias em que ocorreram, como no exemplo Jos acordou cedo. De acordo com o que vimos em morfologia (mdulo 3), o que exprime circunstncias so advrbios e locues adverbiais e na sintaxe essas classes funcionam como adjuntos adverbiais. Portanto, o verbo intransitivo PODE vir acompanhado de alguns termos, mesmo que no sejam exigidos.

b) Transitivos: verbos que necessitam de uma delimitao semntica, ou seja, exigem um certo tipo de complemento. Esses complementos so chamados objetos, e estes s podem ser formados por substantivo (e seus determinantes junto com ele). A forma como esse complemento vai aparecer na frase depende do tipo de verbo presente, que pode ser da seguinte forma: *Transitivo Direto: o complemento aparece diretamente aps o verbo, sem necessidade do auxlio de uma preposio. Seu complemento o objeto direto. Ex.: O porteiro viu o automvel. *Transitivo Indireto: existe a necessidade de que uma preposio ligue o verbo ao seu objeto. Seu complemento o objeto indireto. Ex.: Eles precisam de socorro.

*Transitivo Direto e Indireto: esse verbo exige dois complementos: um objeto direto e um indireto para que tenha seu sentido completo. Ex.: Paguei o almoo a voc. (o almoo o objeto direto, e a voc o indireto)

Vemos que cada tipo de verbo (quando necessrio) tem seu complemento especfico. Isso tambm acontece com alguns tipos de nomes que pedem algum complemento. Vejamos agora quais os tipos de complementos podemos ter: - Termos integrantes (que necessitam aparecer na frase para que haja sentido): *Objeto direto: funo do substantivo, esse o complemento exigido pelo verbo transitivo direto (VTD). Como o verbo no exige regncia pronominal, o objeto ligado diretamente ao seu verbo correspondente. Para ach-lo, perguntamos ao verbo o qu? ou quem?. Ex.: Joo comprou ingressos para o cinema. (Comprou o qu? Ingressos. Portanto, ingressos o nosso objeto direto) Por mais que se ensine que objeto direto sem preposio, h casos em que ele aparece preposicionado. Isso quase sempre ocorre para evidenciar o contraste entre o sujeito e o complemento, no se confundindo com o caso de posvrbio, porque este repercute na significao do verbo. Ocorre objeto direto preposicionado nos seguintes casos principais: a) Quando se trata de pronome oblquo tnico (uso hoje obrigatrio) Nem ele entende a ns, nem ns a ele. b) Quando, principalmente nos verbos que exprimem sentimentos ou manifestaes de sentimento, se deseja encarecer a pessoa ou ser personificado a quem a ao verbal se dirige ou favorece Amar a Deus sobre todas as coisas. Consolou aos amigos. c) Quando se deseja evitar confuso de sentido, principalmente quando ocorre: 1) Inverso (o objeto direto vem antes do sujeito) A Abel matou Caim. 2) Comparao Isto causou estranheza e cuidados ao amorvel Sarmento, que prezava Calisto como a filho. d) Na expresso de reciprocidade: um ao outro, uns aos outros conhecem-se uns aos outros. e) Com o pronome relativo quem conheci a pessoa a quem admiras. f) Nas construes paralelas com pronomes oblquos (tonos ou tnicos) do tipo mas engana-se contando com os falsos que nos cercam. Conheo-os, e aos leais. g) Nas construes de objeto direto pleonstico, sem que constitua norma obrigatria A seu pai, amou-o muito.

*Como foi citado, no devemos confundir OD preposicionado com posvrbio. O OD preposicionado serve para facilitar a diferenciao entre sujeito e complemento. J o

posvrbio serve para acentuar uma ideia dita pelo verbo (Ex.: Cumprir o dever. Cumprir com o dever acentua a ideia de zelo ou boa vontade para executar algo).

*Objeto indireto: funo do substantivo, esse o complemento exigido pelo verbo transitivo indireto (VTI). Como o verbo exige regncia pronominal, o objeto ligado ao seu verbo correspondente atravs de uma preposio. Para ach-lo, perguntamos ao verbo de/para qu? ou de/para quem? (pode-se usar qualquer outra preposio no incio dessas perguntas; DE e PARA so as mais comuns). Ex.: Precisamos de mais justia. (Precisamos de qu? de mais justia. Portanto, de mais justia o nosso objeto indireto)

*Em seu livro, Evanildo Bechara faz classificaes diferentes aos termos precedidos por preposio. Entretanto, decidi mostrar os complementos de acordo com a tradio das provas.

*Predicativo: Funo de adjetivo, substantivo, pronome, ou verbos na forma nominal, esse o complemento necessrio aos verbos de ligao. Esse termo completa o sentido dos verbos de ligao e, como esse verbo no possui significado relevante, a funo de ncleo do predicado exercida pelo predicativo. Ex.: O cu est azul. (azul = adjetivo funcionando como predicativo) Janete minha irm. (minha irm = pronome + substantivo funcionando como predicativo) Essa casa dela. (dela = prep.. + pronome funcionando como predicativo) A situao parecia resolvida. (resolvida = verbo resolver no particpio funcionando como predicativo)

*Agente da passiva: Funo de substantivo, esse um complemento presente em oraes na voz passiva analtica. O agente vem SEMPRE precedido por preposio. Na maioria dos casos usa-se a preposio por e em raros casos usa-se de. Ex.: Os exerccios foram feitos por Jos. O ru condenado pelo jri. Embora seja o agente da passiva que pratique a ao e, por tanto, seja necessrio, ele no exigido pela locuo verbal. Sendo assim, sua presena no obrigatria. Isso torna corretas as formaes sem o agente: Ex.: Os exerccios foram feitos.

O ru condenado.

*Complemento Nominal: Funo de substantivo, o complemento nominal exigido por um nome. Esse nome pode ser substantivo abstrato, adjetivo ou advrbio. Ele vem SEMPRE precedido de preposio. Esse tipo de complemento aparece quando o nome em questo no tem seu sentido completo e precisa de uma especificao. Ex.: Tenho desejo de vitria. Perceba que o substantivo desejo abstrato e no tem seu sentido completo. Se cortssemos a frase em tenho desejo voc se perguntaria desejo de qu?. A resposta a essa pergunta o que chamamos complemento nominal. Estou desejoso de vitria. Da mesma forma, nesse exemplo temos um nome com sentido incompleto, e nesse caso o nome um adjetivo. Referentemente ao assunto, no tenho nada a declarar. Nesse exemplo temos um advrbio com seu sentido incompleto.

Lembrete: cuidado para no confundir as classes gramaticais. Ex.: Tenho necessidade de ateno. (de ateno complemento nominal, pois completa o substantivo abstrato necessidade). Necessito de ateno. (de ateno aqui objeto indireto, pois completa o verbo necessito).

- Termos acessrios (que no necessitam aparecer na frase para que haja sentido): *Adjunto Adverbial: funo de advrbio ou locuo adverbial, o termo que exprime a circunstncia em que os fatos ocorrem. Por ser executado por um advrbio, esse adjunto ir se referir a um verbo, adjetivo ou outro advrbio, e ser resultado das mesmas circunstncias estudadas no mdulo de Morfologia. Ex.: Pedro trabalhava em Petrpolis. (adj. adv. de lugar) Augusto no trabalha hoje. ( no adj. adv. de negao; hoje adj. adv. de tempo) O aluno est escrevendo bem. (adj. adv. de modo) Nessa regio chove mais no vero. (adj. adv. de quantidade)

*Adjunto Adnominal: so termos ou expresses que ACOMPANHAM um substantivo. Essa funo exercida por: (1) adjetivos ou equivalentes (normalmente no sujeito), (2) artigos,

(3) numerais, (4) pronome demonstrativo, (5) pronome possessivo, (6) pronomes indefinidos (quantificadores). Ex.: Aquele4 homem de coragem1 salvou a2 moa assustada1. Todos6 os2 vinte3 alunos foram aprovados na minha5 matria. - os nmeros ao lado das palavras sublinhadas indicam que tipo de palavra est exercendo a funo de adjunto adnominal segundo a numerao feita acima.

*Aposto: funo de substantivo ou expresso equivalente, que enumera, explica ou especifica um nome. O aposto geralmente vem marcado por algum tipo de pontuao: vrgula, travesso, parnteses ou dois-pontos. Pode facilmente ser retirado da orao sem prejuzo ao sentido da mesma. Ex.: Ele mora em um paraso: uma praia deserta no Cear. (especifica) Alegrias, preocupaes, tristezas, tudo ficava estampado logo em seu rosto. (enumera) Corinthians, time paulista, o melhor time do mundo. (explica)

*Vocativo: um termo INDEPENDENTE da orao. Cumpre funo apelativa de 2 pessoa, pois, por seu intermdio, chamamos ou pomos em evidncia a pessoa ou coisa a que nos dirigimos. SEMPRE marcada por pontuao. Ex.: Jos, vem c! E agora, Jos? Felicidade, onde te escondes?

Como vimos, cada tipo de palavra tem seus complementos especficos. Temos os termos integrantes que so essenciais para o entendimento da orao e, portanto, obrigatrios (exceto o agente da passiva). Temos tambm os termos acessrios que contribuem para um maior entendimento e especificao, mas no so obrigatrios e podem ser retirados da orao. Desse modo, podemos estabelecer padres frasais que nos guiaro nesse estudo. Lembrete: esses padres que sero apresentados esto na ordem direta. Entretanto, essa ordem dos elementos pode ser alterada (ordem inversa) e assim pode precisar ou no de pontuao especfica. Porm, no se esquea: na ordem direta ou inversa muda-se apenas a ordem, no a exigncia e classificao dos termos.

Padro 1: Sujeito Taxa de juros + Verbo Intransitivo cai (+ Adjunto Adverbial) pela 12 vez no pas.

Padro 2: Sujeito Os alunos + Verbo Transitivo Direto fizeram + Objeto Direto seu trabalho (+ Adjunto Adverbial) muito bem

Padro 3: Sujeito Eu + Verbo Transitivo Indireto gosto + Objeto Indireto de sorvete (+ Adjunto Adverbial) no vero

Padro 4: Sujeito Eu + Verbo Transitivo Direto e Indireto obedeci + Objeto Direto a ordem + Objeto Indireto de minha me (+ Adjunto Adverbial) ontem

Padro 5: Sujeito O cu + Verbo de ligao est + Predicativo estrelado (+ Adjunto Adverbial) essa noite

Observao: o adjunto adverbial est entre parnteses por no ser obrigatrio, entretanto, esse um caso em que precisa-se de pontuao quando for longo e aparecer em outra posio. Veremos isso melhor no mdulo de pontuao.

Anda mungkin juga menyukai