Anda di halaman 1dari 5

Neuroanatomia Funcional, Cap. 29 Grandes vias aferentes 1.

0 Generalidades

Cada uma das vias aferentes apresenta esses elementos: o receptor, o trajeto perifrico, o trajeto central e a rea de projeo cortical. a) o receptor: sempre uma terminao nervosa sensvel ao estmulo que caracteriza a via. Assim, tem-se a existncia de receptores especializados para cada uma das modalidades de sensibilidade.

Obs: A conexo deste receptor, por meio de fibras especficas, com uma rea especfica do crtex, permite o reconhecimento das diferentes formas de sensibilidade. b) o trajeto perifrico: compreende um nervo (espinhal ou craniano) e um gnglio sensitivo anexo a este nervo. c) o trajeto central: no seu trajeto pelo SNC, as fibras que constituem as vias aferentes se agrupam em feixes de acordo com suas funes. O trajeto central das vias aferentes compreende ainda ncleos rels, onde se localizam os neurnios de associao (II, III ou IV) da via considerada; d) a rea de projeo cortical :est no crtex cerebral ou no crtex cerebelar; no crtex cerebral: a via permite a distino dos diversos tipos de sensibilidade ( Consciente) No crtex cerebelar: o impulso no determina manifestao sensorial e utilizado pelo cerebelo para realizar sua funo de integrao motora ( inconsciente). As grandes vias aferentes podem ser consideradas como cadeias neuronais que unem os receptores ao crtex. No caso das vias inconscientes, esta cadeia constituda apenas por dois neurnios (I, II). J nas vias conscientes, estes neurnios so geralmente trs e se organizam assim: a) neurnio I: localiza-se geralmente fora do SNC em um gnglio sensitivo (ou na retina e mucosa olfatria, no caso das vias ptica e olfatria).

um neurnio sensitivo, pseudo-unipolar, cujo dendraxnio se bifurca dando um prolongamento perifrico e outro central. O prolongamento perifrico liga-se ao receptor, enquanto o prolongamento central penetra no SNC pela raiz dorsal dos nervos espinhais ou por um nervo craniano;
b) neurnio II: localiza-se na coluna posterior da medula ou em ncleos de nervos cranianos do tronco enceflico (fazem exceo as vias ptica e olfatria). Origina axnios que cruzam o plano mediano logo aps sua origem e entram na formao de um tracto ou lemnisco;

c) neurnio III: localiza-se no tlamo e origina um axnio que chega ao crtex por uma radiao talmica (faz exceo a via olfatria). 2.0 Vias aferentes que penetram no SNC por nervos espinhais 2.1 Vias de dor e temperatura Os receptores para temperatura e para dor so terminais nervosos livres. Existem duas vias principais pelas quais os impulsos de dor e temperatura chegam ao sistema nervoso supra-segmentar: uma via filogeneticamente mais recente, neoespino-talmica, constituda pelo tracto espino-talmico lateral, e outra, mais antiga, paleoespino-talmica' constituda pelo tracto espino-reticular, e as fibras reticulo-talmicas (via espino-retculotalmicas). 2.1.1 Via Neoespino-Talmica a via "clssica" de dor e temperatura, constituda basicamente pelo tracto espinotalmico lateral envolvendo uma cadeia de trs neurnios. Neurnios I: localizam-se nos gnglios espinhais situados nas razes dorsais. O prolongamento perifrico de cada um destes neurnios liga-se aos receptores atravs dos nervos espinhais. O prolongamento central penetra na medula pela diviso lateral da raiz dorsal, e bifurca- se em um ramo descendente curto e um ramo ascendente longo (que forma o fascculo dorsolateral), terminando ambos na coluna posterior, onde fazem sinapse com os neurnios II. O neurotransmissor liberado nesta sinapse a substncia P (neuropeptdeo). Neurnios II: esto localizados na coluna posterior, principalmente na lmina I de Rexed. Seus axnios cruzam o plano mediano, pela comissura branca, ganham o funculo lateral do lado oposto, dobram-se cranialmente para constituir o tracto espino-talmico lateral. Obs: ao nvel da ponte, as fibras desse tracto se unem com as do espino-talmico anterior para constituir o lemnisco espinhal, que termina no tlamo fazendo sinapse com os neurnios III. Neurnios III: localizam-se no tlamo, principalmente no ncleo ventral psterolateral. Seus axnios formam radiaes talmicas que, pela cpsula interna e coroa radiada, chegam a rea somestsica do crtex cerebral situada no giro ps-central (reas 3,2 e 1 de Brodmann). Atravs dessa via chegam ao crtex cerebral impulsos originados em receptores trmicos e dolorosos situados no tronco e nos membros do lado oposto. A via somatotpica, ou seja, a representao das diferentes partes do corpo pode ser identificada em seus ncleos e tractos assim como na rea de projeo cortical.

Obs: A via neoespino-talmica responsvel apenas pela sensao de dor aguda e bem localizada na superfcie do corpo (dor em pontada). 2.1.2 Via Paleoespino-Talmica constituda de uma cadeia de neurnios em nmero maior que os da via neoespinotalmica Neurnios I: localizam-se nos gnglios espinhais, penetram na medula do mesmo modo que os da via neoespino- talmica. Neurnios II: situam-se na coluna posterior, principalmente na lmina V de Rexed. Seus axnios dirigem-se ao funculo lateral do mesmo lado e do lado oposto, dobram-se cranialmente para constituir o tracto espino-reticular. Este sobe na medula junto ao tracto espinotalmico lateral e termina fazendo sinapse com os neurnios III em vrios nveis da formao reticular. Neurnios III: os neurnios III localizam- se na formao reticular e do origem s fibras reticulo-talmicas que terminam nos ncleos intralaminares do tlamo (neurnios IV). o nmero de neurnios reticulares envolvidos nessa via maior e os impulsos nervosos chegam aos ncleos intralaminares do tlamo aps vrias sinapses na formao reticular. Os ncleos, intralaminares, projetam-se para territrios muito amplos do crtex cerebral. Obs: essas projees esto mais relacionadas com a ativao cortical do que com a sensao de dor, porque estas se tornam conscientes j em nvel talmico. Ao contrrio da via neoespino-talmica, a via paleoespino-talmica no tem organizao somatotpica. Assim, ela responsvel por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crnico, correspondendo chamada dor em queimao, ao contrrio da via neoespino-talmica, que veicula dores localizadas. Importncia clnica: Nas cordotomias anterolaterals (cirurgias usadas para tratamento da dor), os dois tipos de dor so abolidos, pois so seccionadas tanto as fibras espino-talmicas como as espino-reticularcs. Entretanto, para abolio das dores profundas de origem visceral, so necessrias cordotomias bilaterais visando lesar tambm as fibras paleoespino-talmicas homolaterais A leso do ncleo ventral pstero-lateral (via neoespino- talmica) resulta em perda da dor superficial em pontada, mas deixa intacta a dor crnica profunda. Esta abolida com leso dos ncleos intralaminares, o que, entretanto, no afeta a dor superficial.

2.2 Via de presso e tato protoptico Os receptores de presso e tato so os corpsculos de Meissner e os de Ruffini. Tambm so receptores tteis as ramificaes dos axnios em torno dos folculos pilosos. Neurnios I: localizam-se nos gnglios espinhais situados nas razes dorsais. O prolongamento perifrico destes neurnios liga-se ao receptor, enquanto o central penetra na medula pela diviso mediai da raiz dorsal e divide-se em um ramo ascendente muito longo e um ramo descendente curto, terminando ambos na coluna posterior em sinapse com os neurnios II Neurnios II: localizam-se na coluna posterior da medula. Seus axnios cruzam o plano mediano na comissura branca, atingem o funculo anterior do lado oposto onde se dobram cranialmente para constituir o tracto espinotalmico anterior. Este, ao nvel da ponte, une-se ao espino-talmico lateral para formar o lemnisco espinhal, cujas fibras terminam no tlamo fazendo sinapse com os neurnios III. Neurnios III: localizam-se no ncleo ventral pstero-lateral do tlamo. Originam axnios que formam radiaes talmicas que, passando pela cpsula interna e coroa radiada, atingem a rea somestsica do crtex cerebral. 2.3 Via de propriocepo consciente, tato epicrtico e sensibilidade vibratria Os receptores responsveis pela propriocepo consciente so os fusos neuromusculares e rgos neurotendinosos. J os receptores para a sensibilidade vibratria so os corpsculos de Vater Paccini. Neurnios I: localizam-se nos gnglios espinhais. O prolongamento perifrico destes neurnios liga-se ao receptor, o prolongamento central penetra na medula pela diviso mediai da raiz posterior e divide-se em um ramo descendente curto e um ramo ascendente longo, ambos situados nos fascculos grcil e cuneiforme. Os ramos ascendentes terminam no bulbo fazendo sinapse com os neurnios II.

Neurnios II: localizam-se nos ncleos grcil e cuneiforme do bulbo. Os axnios destes neurnios mergulham ventralmente, constituindo as fibras arqueadas internas, cruzam o plano mediano e a seguir dobram-se cranialmente para formar o lemnisco medial. Este termina no tlamo fazendo sinapse com os neurnios III. Neurnios III: esto situados no ncleo ventral pstero-lateral do tlamo, originando axnios que constituem radiaes talmicas que chegam rea somestsica passando pela cpsula interna e coroa radiada . Obs: O tato epicrtico e a propriocepo consciente permitem ao indivduo a discriminao de dois pontos e o reconhecimento da forma e tamanho dos objetos colocados na mo (estereognosia). Os impulsos que seguem por esta via se tornam conscientes exclusivamente em nvel cortical, ao contrrio das duas vias anteriores. 2.4 Via de propriocepo inconsciente Os receptores so os fusos neuromusculares e rgos neurotendinosos situados nos msculos e tendes. Neurnios I: localizam-se nos gnglios espinhais situados nas razes dorsais. O prolongamento perifrico destes neurnios liga-se aos receptores. O prolongamento central penetra na medula pela diviso medial da raiz posterior, divide-se em um ramo ascendente longo e um ramo descendente curto, que terminam fazendo sinapse com os neurnios II da coluna posterior ou no ncleo cuneiforme acessrio do bulbo. Neurnios II: podem estar em trs posies, originando trs vias diferentes at o cerebelo: a) neurnios II. situados no ncleo torcico (ou dorsal): originam axnios que se dirigem para o funculo lateral do mesmo lado, dobram-se cranialmente para formar o tracto espino-cerebelar posterior, que termina no cerebelo, onde penetra pelo pednculo cerebelar inferior b) neurnios II. situados na base da coluna posterior e substncia cinzenta intermdia: originam axnios que cruzam para o funculo lateral do lado oposto, dobram -se cranialmente constituindo o tracto espinocerebelar anterior. Este penetra no cerebelo pelo pednculo cerebelar superior obs: As fibras que se cruzam na medula cruzam novamente antes de penetrar no cerebelo, pois a via homolateral. c) neurnios II. situados no ncleo cuneiforme acessrio do bulbo: a chegam os impulsos proprioceptivos do pescoo e membros superiores. Os axnios destes neurnios constituem o tracto cuneo-cerebelar, que entra no cerebelo pelo pednculo cerebelar inferior. Obs: Atravs destas vias, os impulsos proprioccptivos originados na musculatura estriada esqueltica chegam at o cerebelo. Os impulsos originados no tronco e membros inferiores seguem pelos dois tractos espino-cerebelares; os originados nos membros superiores e no pescoo seguem pelo tracto cuneo-cerebelar, aps passagem pelo ncleo cuneiforme acessrio.

Anda mungkin juga menyukai