Anda di halaman 1dari 31

1

PABLO EDIRMANDO SANTOS NORMANDO

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS ACIDENTES DE CONSUMO: EVOLUO HISTRICA E OS CONTRATOS VIRTUAIS

Artigo Cientfico apresentado ao Centro de Ensino Unificado de Teresina como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Fbio Renato Bonfim Veloso.

TERESINA 2010

PABLO EDIRMANDO SANTOS NORMANDO

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS ACIDENTES DE CONSUMO: EVOLUO HISTRICA E OS CONTRATOS VIRTUAIS

Artigo Cientfico apresentado ao Centro de Ensino Unificado de Teresina como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Direito, sobre Direito do Consumidor Responsabilidade Civil nos Acidentes de Consumo: Evoluo Histrica e os Contratos Virtuais.

Aprovada em: _____/_____/_____

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________________________ Prof. Esp. Fbio Renato Bonfim Veloso (CEUT) (Orientador) ___________________________________________________________________________ Prof. Esp. Manoel Paz e Silva Filho (CEUT) ___________________________________________________________________________ Prof. Esp. Alexandre Bento Bernardes de Albuquerque (CEUT)

AGRADECIMENTOS

Ao professor e orientador Fbio Renato, por sua ateno e dedicao que se deu de forma essencial para o cumprimento deste dever. professora e orientadora Terezinha de Jesus, por sua disponibilidade e orientao precisa e competente. Ao Centro de Ensino Unificado de Teresina CEUT, que abriu as portas para o incio da minha carreira profissional. Aos funcionrios da IES, pela pacincia e prontido em nos ajudar sempre que precisamos. Aos colegas, companheiros de jornada, pela solidariedade e torcida. Aos meus irmos, que esto sempre presente em todos os momentos. minha famlia, pelo apoio e carinho prestado.

Bem aventurados aqueles que tm fome e sede de justia, porque sero fartos. Jesus Cristo

DECLARAO DE ISENO DE RESPONSABILIDADE

A aprovao deste Artigo Cientfico no significar endosso do Professor Orientador, da Banca Examinadora ou do Centro de Ensino Unificado de Teresina CEUT, s idias, opinies e ideologias constantes no trabalho, a responsabilidade inteiramente do autor.

Teresina, 13 de maio de 2010.

_____________________________________________ Pablo Edirmando Santos Normando

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS ACIDENTES DE CONSUMO: EVOLUO HISTRICA E OS CONTRATOS VIRTUAIS PABLO EDIRMANDO SANTOS NORMANDO 1

RESUMO

Este artigo tem por finalidade abordar sobre a Responsabilidade Civil em seu aspecto geral, enfatizando sua aplicao nos acidentes de consumo. O presente estudo foi realizado atravs de pesquisa bibliogrfica em livros e pesquisa documental (legislao). A Responsabilidade Civil Objetiva nos acidentes de consumo est presente quando, numa relao de consumo, o produto ou servio apresenta defeito ou vcio, gerando objetivamente independentemente de culpa, o dever de reparar. Para a concretizao legal da responsabilidade objetiva presente no Cdigo de Defesa do Consumidor, importante o estudo da evoluo histrica, onde a proteo consumerista iniciou nos EUA e Europa, chegando a influenciar diretamente o Direito Brasileiro. O Cdigo de Defesa do Consumidor positivou princpios essenciais para a proteo do consumidor, e juntamente com a doutrina e a jurisprudncia, delimitou os pressupostos necessrios para a configurao do dever de indenizar. Entorno dos estudos da responsabilidade civil nos acidentes de consumo, surge o estudo da controvrsia na aplicao quanto aos contratos celebrados no mundo virtual. Conclui-se com a importncia que a legislao consumerista trouxe para o ordenamento jurdico brasileiro e a constante evoluo da responsabilidade civil.

PALAVRAS-CHAVE: Cdigo de Defesa do Consumidor. Responsabilidade Civil Objetiva. Privity of Contract. Strict Product Liability. Contrato Virtual.

1 Aluno do Curso de Graduao em Direito do Centro de Ensino Unificado de Teresina CEUT Teresina/PI.

1 INTRODUO

A responsabilidade civil apresenta-se como um dos ramos do Direito com maior dinamicidade, procurando se adequar s condies materiais e aos anseios da sociedade. Em voga, encontra-se a responsabilidade civil por acidentes de consumo, presente na moderna e inovadora legislao de defesa do consumidor, a Lei n 8.078/90. O Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) trouxe para a seara jurdica a proteo da parte hipossuficiente da relao de consumo, o consumidor, afastando por completo o princpio da igualdade formal das partes contratantes. O presente texto tem como objetivo declinar de forma breve sobre a responsabilidade civil, com principal enfoque na histria e desenvolvimento da responsabilidade civil objetiva presente no Cdigo de Defesa do Consumidor, assim como a influncia do direito aliengena que sofreu at sua formao. Ainda visa tratar da aplicao da lei consumerista nos contratos celebrados no mundo virtual, tpico bastante discutido pela doutrina atualmente.

2 RESPONSABILIDADE CIVIL

2.1 Conceituao

Difcil a conceituao deste tema, por ser demasiado abrangente e constantemente mutvel. Vrios doutrinadores conceituam a seu ver, e outros preferem no conceituar. Em louvvel conceituao simples e objetiva, Gagliano e Pamplona Filho (2010, p. 51) delimitam em poucas linhas: A responsabilidade civil deriva da agresso a um interesse eminentemente particular, sujeitando, assim, o infrator, ao pagamento de uma compensao pecuniria vtima, caso no possa repor in natura o estado anterior de coisas. Traz ainda Pereira (2001, p. 11):

[...] a responsabilidade civil consiste na efetivao da reparabilidade abstrata do dano em relao a um sujeito passivo da relao jurdica que se forma. Reparao e sujeito passivo compem o binmio da responsabilidade civil, que ento se enuncia como o princpio que subordina a reparao sua incidncia na pessoa do causador do dano.

necessria a reparao do dano causado, pois o lesionado no pode ficar sem a devida compensao. O instituto da reparao civil evita que o lesionado arque com o prejuzo, devendo assim aquele que o lesionou repar-lo em sua totalidade ou em parte, dependendo do caso concreto. Os elementos de anlise da responsabilidade civil so a conduta (positiva ou negativa), o dano e o nexo de causalidade. A partir da observncia destes, possvel delimitar no caso concreto se h o dever de reparao do dano.

2.2 Responsabilidade Civil Subjetiva e Objetiva

Numa classificao observando a questo da culpa, se delimitam tipos de responsabilidade civil. Os abordados sero a responsabilidade civil subjetiva e a objetiva. A responsabilidade civil subjetiva decorre de um dano causado, provocado por ato doloso ou culposo. Por a culpa ter natureza civil, o agente causador do dano atua com negligncia ou imprudncia. Assim notvel a obrigao de indenizar, conforme o que se pode observar no Cdigo Civil de 2002, visualizando o caput do artigo 927: Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. em conjunto com o artigo 186: Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Destaca-se nesta situao o princpio unuscuie sua culpa nocet, segundo o qual cada um responde pela prpria culpa, tendo o nus de provar a culpa o autor que pretende obter a ao reparatria. Na responsabilidade civil objetiva, torna-se desnecessria a observncia do dolo ou culpa do agente causador, necessrio somente o elo de causalidade entre dano e a conduta para que se configure o dever de indenizar do agente provocador. O novo Cdigo Civil de 2002 inovou em trazer o pargrafo nico do artigo 927: Haver obrigao de reparar o dano, independente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Assim, conclui-se que a diferena bsica entre os tipos de responsabilidade civil abordados est centrada no elemento culpa (em sentido amplo), a qual ser abordada em tpico posterior.

2.3 Natureza Jurdica e a Funo da Reparao Civil

A natureza jurdica da responsabilidade sancionadora, independente de se materializar como pena, indenizao ou compensao pecuniria. Tal raciocnio jurdico explanado por Gagliano e Pamplona Filho (2010, p. 61), deriva da anlise que a sano um conseqncia lgico-jurdica da prtica de um ato ilcito. O princpio neminem laedere explica que o homem assume a noo de responsabilidade e o nus quando esta ocorrer, devido sua condio de ser inteligente e livre. Pois, havendo dano, deve-se indenizar, sendo sano tal obrigao. As funes exercidas pelo instituto da reparao civil so compensar o dano vtima, punir o ofensor e a desmotivao social da conduta lesiva (GAGLIANO e PAMPLONA FILHO, 2010, p. 63). Compensar o dano nada mais que repor o bem perdido ou quando invivel, entregar quantum indenizatrio equivalente ao valor do bem. Visa ainda indenizar direito no redutvel pecuniariamente. Em segundo plano, mas no menos importante, obsta a idia de punio do ofensor, como forma de desestimular a uma prtica reiterada de lesionar. Por ltimo, observase o impacto da publicidade de no tolerncia das condutas lesivas, alcanando de forma indireta a sociedade.

2.4 Elementos da Responsabilidade Civil

A partir da consulta do artigo 186 do Cdigo Civil, j citado anteriormente, que serve de base fundamental da responsabilidade civil, observa-se a presena dos seguintes elementos. 1) Conduta humana, podendo ser positiva ou negativa; 2) Dano ou prejuzo; 3) Nexo de causalidade; Conforme ensina Gagliano e Pamplona Filho (2010, p. 66), o elemento culpa no pressuposto geral da responsabilidade civil, devido existncia de outra espcie de responsabilidade, que prescinde o elemento subjetivo para a sua configurao, a qual a responsabilidade objetiva.

10

3 EVOLUO HISTRICA DA RESPONSABILIDADE CIVIL NOS ACIDENTES DE CONSUMO

O incio do sculo XX foi caracterizado pela massificao das relaes de consumo, decorrente da produo em srie e da despersonalizao das relaes entre fornecedores e consumidores. Podem-se destacar os Estados Unidos e a Europa como plos irradiadores da produo, distribuio e consumo dos artigos industrializados. Em conseqncia imediata, o consumo trouxe situaes causadoras de danos que, via de regra, ficavam sem reparao. Mais diversos eram os tipos de danos causados, podendo citar defeitos nos automveis, medicamentos, alimentos, refrigerantes, fornecimento de energia eltrica, servios bancrios etc. Contudo, a preocupao dos juristas desses pases se acentuou aps a 2 Guerra Mundial, perodo de extraordinria expanso econmica, levando a uma dinamizao e universalizao do consumo em todas as classes sociais. Outro fato importante foi o processo de integrao entre os pases europeus, levando criao do Mercado Comum Europeu. Os estudiosos do Direito e os tribunais constataram que era crescente o nmero de casos envolvendo acidentes na relao de consumo. Passaram, ento, a debater a responsabilidade civil dos fabricantes e dos produtores pelos danos sofridos por consumidores de produtos defeituosos. Ocorre que haviam diversos sistemas de responsabilidade civil adotados nos sistemas jurdicos das naes europias. Alguns adotavam a responsabilidade civil objetiva do produtor (Frana, Luxemburgo e Blgica). Outros adotavam um sistema de responsabilidade civil subjetiva, centrada no princpio da culpa (Itlia). Por fim, um terceiro grupo situava-se em posio intermediria, caracterizado pela responsabilidade subjetiva, mas com presuno de culpa do produtor (Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Holanda e Irlanda)

(SANSEVERINO, 2010, p.14). Diferenciava-se at a prpria fonte da responsabilidade civil, sendo que em alguns pases enquadravam-se dentro dos moldes da cadeia contratual, j em outros se posicionavam pelas regras da responsabilidade extracontratual. Portanto, diante da tamanha diversidade de aplicaes da responsabilidade civil, e das inmeras questes levantadas pelos juristas, surgiram estudos e congressos, buscando resolver a forma de aplicao da responsabilidade e da obrigao de indenizar os prejuzos. A inspirao foi buscada inicialmente no direito comparado, em especial no direito norte-americano.

11

3.1 Privity of Contract

O privity of contract foi questionado na primeira grande deciso jurisprudencial norte-americana sobre acidentes de consumo, no incio do sculo, proferida no caso MacPherson versus Buick Motor Co., julgado em 1916 pela Suprema Corte de Nova York. Destaca-se a sntese do caso, por Sanseverino (2010, p.16):

MacPherson foi um cidado americano que, em 1910, adquiriu um automvel Buick novo de uma empresa revendedora de sua cidade. No ano seguinte compra, envolveu-se em grave acidente, em decorrncia da quebra de uma das rodas por defeito de fabricao, sofrendo srias leses. Ajuizou a demanda indenizatria diretamente contra o fabricante. Como a empresa fabricante alegou no ter responsabilidade direta perante o autor da demanda, pois suas obrigaes e garantias eram apenas perante o revendedor com quem manteve a relao contratual, discutiuse, ento, no processo judicial, a possibilidade de superao na cadeia contratual.

O juiz Cardoso decidiu na responsabilizao direta do fabricante, visualizando assim o dever de diligncia (duty of care) perante os consumidores pela comercializao de produtos perigosos, superando assim os limites contratuais. Esta deciso abriu um enorme precedente da product liability, colocando por terra o privity of contract e estabelecendo o duty of care ao fabricante de produtos potencialmente perigosos. Surge no direito norteamericano, a possibilidade de formao de uma linha direta entre o consumidor prejudicado e o fabricante, independente da cadeia contratual que intermediou a chegada do produto at o consumidor (SANSEVERINO, 2010, p. 17).

3.2 Strict Product Liability

Outra importante deciso jurisprudencial norte-americana foi o caso Greenman versus Yuba Powers Product Inc., no qual surgiu uma novidade no direito das relaes de consumo, a responsabilidade objetiva do fabricante por danos causados por produtos defeituosos, ou seja, o strict product liability. Sanseverino (2010, p.17) traz uma breve sntese do caso:

Mr. Greenman ganhara de presente de sua esposa, no Natal de 1955, uma mquina para realizar trabalhos domsticos. Em 1957, aps ter trabalhado inmeras vezes com o equipamento, um pedao de madeira despreendeu-se e feriu-o gravemente no rosto.

12

Em 1963, o Supremo Tribunal da Califrnia reconheceu no caso prtico a responsabilidade objetiva do fabricante, j que o mesmo responsvel por colocao no mercado de um produto que vai ser utilizado sem a devida inspeo dos defeitos, pelos vcios futuros que possam causar danos aos seres humanos. Passa-se a reconhecer a responsabilidade objetiva do fabricante, independente de culpa, pelos danos causados por produtos defeituosos.

3.3 Diretiva n 85/374/CEE

Os juristas europeus, aps detalhada pesquisa jurisprudencial no direito aliengena, passaram ento a analisar que os prprios tribunais europeus estavam inclinados na tendncia norte-americana, porm cada pas apresentava diferente soluo a fim de proteger os direitos do consumidor. Visualizou-se a necessidade de adotar no bloco um sistema jurdico uniforme, de modo que houvesse a devida proteo ao consumidor, no importando qual nao da Comunidade este se encontrasse. Trs foram os principais pontos-chave os quais deveriam buscar: fixao de um regime especial de responsabilidade civil para o produtor ou fabricante por danos causados por produtos defeituosos, esse regime deveria ser uniforme em todos os pases da Comunidade Europia e deveriam ser coibidos ou evitados os excessos presentes no direito estadunidense (SANSEVERINO, 2010, p. 22). A soluo, no definitiva, mas inicial, veio com a Diretiva n 85/374/CEE, editada pelo Conselho da Comunidade Europia em 25 de julho de 1985. Basicamente, tratou em definir regras acerca da responsabilidade civil nas relaes de consumo, as quais so: 1) Responsabilidade objetiva do produtor por danos causados por produtos defeituosos; 2) Possibilidade de demandar diretamente contra o fabricante, inclusive de parte componente de um produto; 3) Conceito de produto defeituoso; 4) Causas de excluso da responsabilidade do produtor; 5) Limitao do quantum das indenizaes por danos materiais e pessoais; 6) Prazos de prescrio e caducidade. Tal Diretiva estabeleceu prazo de trs anos para que os pases adaptassem as legislaes internas s diretrizes fixadas, e determinou alguns pontos particulares os quais cada nao poderia regulamentar de maneira prpria.

13

A Diretiva apresentou-se ao Direito romano-germnico como inovao necessria devido crescente globalizao econmica. Terminou por influenciar pases que ainda no integravam a Unio Europia e atingiu o Direito brasileiro, sendo base para o nascimento do Cdigo de Defesa do Consumidor.

3.4 Cdigo de Defesa do Consumidor e a Jurisprudncia Brasileira

O Ministrio da Justia constituiu uma comisso de juristas para trabalhar na elaborao de um projeto de lei de proteo ao consumidor antes mesmo da promulgao da Carta de 1988. O resultado desses estudos foi o anteprojeto do Cdigo de Defesa do Consumidor, aprovado pelo Congresso Nacional, fazendo nascer a Lei n 8.078 de 11 de setembro de 1990. J visvel que os autores do anteprojeto foram bastante influenciados pela Diretiva n 85/374/CEE e pelo direito norte-americano. O CDC foi alm da produo legislativa europia, abordando a responsabilidade civil do fornecedor, restringiu as causa de excluso da responsabilidade do fornecedor e adotou o princpio da reparao integral dos danos (SANSEVERINO, 2010, p. 25). Mesmo antes do CDC, a jurisprudncia ptria, ainda que de forma tmida, trouxe abordagens pioneiras acerca dos acidentes de consumo. Cita Sanseverino (2010, p. 26) algumas decises:

Em 1969, por exemplo, o Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul julgou procedente demanda indenizatria movida para reparao de danos provocados por incndio causado pela exploso de botijo de gs. No acrdo, fica clara a preocupao de imputar o defeito do produto, que se encontrava depositado em um banheiro, ao fabricante. Em 1981, o Tribunal de Justia de So Paulo julgou procedente ao de reparao de danos causados por vacina contra a febre aftosa, que matou vrias cabeas de gado. E, em 1991, o Superior Tribunal de Justia reconheceu a responsabilidade de um laboratrio pela morte de uma senhora aps ter tomado injeo de um medicamento aparentemente inofensivo.

Aps a edio do CDC, observou-se que a jurisprudncia encontrava dificuldades na aplicao do novo sistema de responsabilidade civil, onde muitas vezes optava-se em enquadrar no regime tradicional do Cdigo Civil. Porm, esse problema j se encontra superado e no h mais dvidas na aplicao da responsabilidade civil objetiva presente no microssistema do CDC. As decises dos juzes e tribunais foram de vital importncia para a evoluo gradual, at se chegar na feitura de leis especiais de proteo dos mais diversos tipos de relao de consumo.

14

4 PRINCPIOS DO SISTEMA DA RESPONSABILIDADE CIVIL NOS ACIDENTES DE CONSUMO

4.1 Superao da Relatividade dos Contratos e da Autonomia Privada

O princpio da relatividade dos contratos consiste que a fora obrigatria do negcio jurdico restrito s partes contratantes, advindo do brocardo latino res inter alios acta. Somente os contratantes vinculam-se entre si, j que o contrato faz lei entre as partes, sendo que direitos e obrigaes advindos deste no atingem terceiros que no se manifestaram sua vontade na formao do negcio jurdico. Em estrita conexo com a relatividade dos contratos (privity of contract) se encontra o princpio da autonomia privada, que sintetiza o poder reconhecido pela ordem jurdica aos particulares para dispor acerca dos seus interesses, notadamente os econmicos, realizando livremente negcios jurdicos e determinando os respectivos efeitos. A doutrina brasileira, anteriormente a vigncia do Cdigo de Defesa do Consumidor, ao versar sobre a responsabilidade civil do fabricante no direito comparado e no direito brasileiro, observava o impasse presente entre a superao dos limites da relatividade dos contratos e da autonomia privada com o devido enquadramento dos vcios redibitrios. Com o avano nos mercado e no consumo no sculo XX, houve a necessidade de mudana da regulamentao jurdica, formando duas novas regras fundamentais para a proteo do consumidor na responsabilidade civil pelo fato de consumo. 1) Possibilidade de ao direita do consumidor prejudicado contra o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador de um produto defeituoso que lhe cause danos, assim como trata o artigo 12, caput, do CDC. 2) Possibilidade de usurio ou terceiro, que no venham a ser o consumidor propriamente dito, serem tambm considerados vtimas de um acidente de consumo e promoverem ao direta contra o responsvel. Essas novas regras surgidas com o advento do CDC excluram do direito ptrio, no que tange s relaes de consumo, o privity of contract.

4.2 Superao do Princpio da Culpa

O princpio da culpa est presente na responsabilidade civil desde o surgimento do instituto jurdico. Em sntese, indica que ningum pode ser obrigado a ressarcir um dano se

15

no foi o seu causador, agindo de maneira intencional (dolo) ou, pelo menos, descuidada (culpa stricto sensu). Observa-se presente tal princpio no artigo 186 do Cdigo Civil Brasileiro de 2002: Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito ou causar prejuzo a outrem, fica obrigado a reparar o dano. O texto do artigo supracitado foi inspirao advinda do artigo 1.382 do Cdigo Civil Francs, que dispe tratamento semelhante ao ordenamento civil nacional. Como declina Sanseverino (2010, p. 43), somente os atos ilcitos voluntrios, que fossem fruto da inteno do agente (dolo) ou que resultassem de um descuido (negligncia ou imprudncia), ensejavam o surgimento da obrigao de indenizar. Todas as situaes no abarcadas por esses limites eram consideradas frutos dos azares do destino, no obrigando ningum por sua reparao. Fica, portanto, delimitado que somente h responsabilidade se houver culpa. Todavia, j no final do sculo XIX, alargaram-se a industrializao e urbanizao, tornando-se mais freqentes os acidentes de trabalho, de consumo e at mesmo de circulao. Esse momento leva a se discutir a aplicao do princpio da culpa, como fundamento nico da responsabilidade civil. Paulatinamente, tal princpio foi atacado por diversos fundamentos. Comeou-se com a ampliao do conceito de culpa, dilatando o elemento subjetivo (atentado ilegal ao direito alheio) em detrimento do elemento subjetivo (psicolgico). A segunda etapa foram as presunes legais de culpa (juris tantum, e at mesmo juris et de jure). Logo depois se analisa a responsabilidade no caso concreto, de forma individual. Por fim, chega inverso do nus da prova, liberando a vtima da prova da culpa do agente. Devido liberdade da iniciativa capitalista, fora motriz para o desenvolvimento econmico, surge uma grande dose de risco inerente da prpria atividade. Esse risco cria um novo fundamento para a responsabilidade civil, devendo o empreendedor responder pelo risco dessa atividade. Tal linha de pensamento relembra o ditado latino: ubi emolimentum, ibi onus. Fundamenta-se, assim, a responsabilidade civil objetiva, na noo de risco social. Risco este implcito a determinadas atividades, tais como energia, transportes, indstria. Basta a relao de causalidade entre o dano sofrido pela vtima e a situao de risco criada pelo agente, sendo imputado a quem domina a fonte de origem do risco o dever de indenizar. A primeira hiptese de responsabilidade objetiva consagrada pelo direito brasileiro foi o Decreto n 2.681/12, o qual regulou a responsabilidade civil das estradas de ferro, obrigando as empresas a indenizarem todos os danos causados aos proprietrios

16

marginais pela explorao de suas linhas sem fazer qualquer referncia necessidade de culpa (SANSEVERINO, 2010, p. 48). O inovador Cdigo Civil de 2002 apresentou no pargrafo nico de seu artigo 927 uma clusula geral de responsabilidade civil objetiva decorrente da atividade de risco. Permitiu-se, portanto, que alm dos casos j expressos em leis especiais, o juiz, na apreciao de casos concretos, identifique novas hipteses. J nas relaes de consumo, pode-se imaginar o quo difcil consiste para o consumidor comprovar a ocorrncia de culpa do fabricante, do construtor, do produtor ou do prestador de servios em relao ao defeito no produto ou no servio que lhe causara dano. Nos EUA, o reconhecimento da responsabilidade civil objetiva surgiu no caso Greenman versus Yuba Powers Products Inc. com a adoo da strict product liability. Em 1965, essa doutrina foi consagrada no Restatement of Torts, Second, que consolidou a regra da responsabilidade do fabricante ou vendedor, na qual a obrigao de indenizar independente da ocorrncia de culpa ou de relao contratual direta entre o vendedor e o usurio (SANSEVERINO, 2010, p.52). Como j visto, a evoluo apresentada no direito norte-americano terminou por atingir o direito europeu na Diretiva CEE n 85/374. No Brasil, o CDC em seus artigos 12 e 14, deixou expresso que os fornecedores de produtos e servios respondem pelos danos causados ao consumidor independentemente da existncia de culpa. Resta configurada a adoo do regime de responsabilidade objetiva no culposa do fornecedor de produtos e servios.

4.3 Boa-f objetiva

Constitui a boa-f objetiva em um padro tico de comportamento, no qual todo cidado deve agir com honestidade, lealdade e probidade. Tal princpio surgiu no Cdigo Civil alemo (BGB), como modelo ideal de conduta, que se exige de todos os integrantes da relao obrigacional. J no direito brasileiro, inexistia previso legal, restando aos tribunais sua aplicao no caso concreto. Contudo, mais uma vez o CDC inova, trazendo como um dos princpios fundamentais das relaes de consumo, como se l a seguir:

Art. 4 A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de

17

vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo, atendidos os seguintes princpios: [...] III - harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170, da Constituio Federal), sempre com base na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores; [...]

No plano da obrigao de indenizar, se encontram duas funes fundamentais do aludido princpio: funo integrativa e funo de controle. Na funo integrativa, a violao dos deveres das partes na relao jurdica gera a obrigao de indenizar, ocorrendo com freqncia nos deveres de informao, de sigilo ou de proteo. De praxe, vislumbram-se os deveres impostos pela boa-f apenas na perspectiva do fornecedor. Todavia, importante observar a locuo latina venire contra factum proprium, a qual explana que a parte no pode assumir posio jurdica em contradio com o comportamento anterior, fundamentando assim a culpa exclusiva e a culpa concorrente da vtima.

5 RESPONSABILIDADE DO CDIGO CIVIL E DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

O Cdigo Civil de 2002 adotou a responsabilidade civil subjetiva como regra geral para imputar responsabilidade aos participantes da relao civil, tanto que os artigos 186 e 927, caput, do referido diploma prestigiam a culpa como elemento central para a caracterizao do dever de indenizar (VIVA, 2007, p. 114). Contudo, exceo presente dentro do cdigo a do pargrafo nico do artigo 927, que estabeleceu a responsabilidade objetiva para as atividades de risco e para as leis especiais. Nesse sentido, afasta-se a culpa, por estar presente o risco da atividade. No mbito das relaes civis, vale destacar o artigo 931 do codex, que traz o seguinte texto: Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresrios individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulao. Nas relaes civis, diferentes das de consumo, quando houver dano, excluda a presena do elemento culpa, surgindo o dever de indenizar. Viva (2007, p. 118) exemplifica a regra do artigo em caso prtico:

18

Imaginemos a relao entre uma grande fbrica de pneus e a montadora de veculos. No h, em um dos plos, a figura do consumidor, j que a montadora utiliza os pneus como insumo de produo. Essa relao no de consumo e, portanto, qualquer dano causado pelos pneus montadora ser resolvido nos termos do Cdigo Civil.

Conclui-se a presena da responsabilidade civil subjetiva de forma geral no Cdigo Civil Brasileiro, salvo com excees aplicveis em casos especficos. No CDC a teoria principal adotada para imputar a responsabilidade aos partcipes da relao de consumo a objetiva. A lei consumerista afastou por completo a necessidade de imputao ao fornecedor de produtos ou servios do elemento culpa, por bastante rdua tal tarefa. O artigo 5 da Constituio Federal traz em seu caput o Princpio Constitucional da Igualdade, que fundamenta a necessidade de indenizar o consumidor que adquira produto ou servio com vcio ou defeito, j que este paga pelo mesmo preo do consumidor que adquire o mesmo produto em perfeitas condies. Expresso nos artigos 12 e 14 do CDC esto resguardados ao consumidor o direito de requisitar a justa indenizao, cabendo ao produtor ou fornecedor provar o contrrio alegado. Passa-se a analisar os pressupostos necessrios para a configurao de tal responsabilidade nos tpicos a seguir.

6 PRESSUPOSTOS DESCONSIDERADOS NA RESPONSABILIDADE CIVIL NO MICROSSISTEMA DO CDC

O microssistema normativo do CDC se utilizou do sistema tradicional da responsabilidade civil regulado pelo Cdigo Civil com algumas peculiaridades, fazendo assim surgir a responsabilidade civil por acidentes de consumo. Passa-se a analisar primeiramente quais os pressupostos foram retirados e a posteriori os elementos presentes. A responsabilidade civil presente no CDC objetiva, e como j debatido, dispensvel o elemento culpa do suporte ftico do acidente de consumo. A redao dos artigos 12 e 14 do CDC estabelecem expressamente independentemente de culpa, no restando mais dvidas. Contudo, bastante controvrsia gira em torno da presena da ilicitude. A preocupao do legislador centrou-se na segurana do consumidor, assim, fica estabelecido uma presuno relativa de ilicitude pela simples colocao no mercado de um produto ou servio que se mostre inseguro e cause danos a um consumidor (SANSEVERINO, 2010, p.

19

114). Compete ao fornecedor, devido ao nus invertido da prova, a comprovao da licitude atravs da demonstrao de inexistncia do defeito, a fim de afastar a responsabilidade. Conclui Sanseverino (2010, p.114):

Por isso, a ilicitude da atividade do fornecedor, embora esteja efetivamente relacionada ao conceito de defeituosidade, presumida toda vez que ocorra um dano ao consumidor causado por um determinado produto ou servio que no se mostre suficientemente seguro. Em sntese, a responsabilidade pelo fato do produto ou pelo fato do servio constitui modalidade de responsabilidade civil por atos ilcitos.

Outro pressuposto presente na responsabilidade civil tradicional o fato, englobando o fato prprio, de outrem, de animais e da coisa. Devido ao afastamento do elemento culpa do suporte ftico e sendo presumido o elemento ilicitude, conclui-se que o fornecedor responsabilizado por fatos puramente acidentais provocados por produtos ou servios, mesmo no apresentando estes defeitos. Mais uma vez, o nus invertido da prova obriga o fornecedor a demonstrar a inexistncia do defeito, caso no consiga, obrigado a indenizar mesmo que o produto no seja defeituoso, sendo amplamente utilizada a expresso acidente de consumo.

7 PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL NOS ACIDENTES DE CONSUMO

Inicia-se a anlise concreta de cada um dos elementos da responsabilidade civil por danos causados ao consumidor por produtos ou servios defeituosos. So pressupostos: o defeito, a imputao, o dano e o nexo causal.

7.1 Do defeito

Quando caracterizado defeito no produto ou servio, nasce a obrigao de indenizar. O defeito importante pressuposto da responsabilidade civil por acidentes de consumo, sendo elemento central da imposio indenizatria. Por a legislao no trazer conceito, compete doutrina e jurisprudncia, partindo de uma clusula geral, definir e indicar critrios da aplicao. A Diretiva n 85/374/CEE, bem como o CDC, adotaram frmulas semelhantes para a conceituao, atravs da estipulao de uma clusula geral, permitindo enorme mobilidade e abarcando ampla variedade de casos.

20

O conceito de defeito est intimamente ligado idia de segurana do produto ou do servio, sendo dever geral de segurana os fornecedores colocarem produtos que no apresentem riscos integridade fsica, viso esta conectada com o princpio da boa-f objetiva, na sua funo integrativa. A segurana esperada pelo consumidor a mediana, porm para sua exata determinao, cabe ao juiz no caso concreto a anlise da ausncia para caracterizar o produto ou servio defeituoso. Contudo, tal segurana legitimamente esperada pelo consumidor deve antes sofrer a anlise de alguns elementos exemplificativos destacados pelo legislador: a apresentao do produto ou do servio; o uso e os riscos razoavelmente esperados; e a poca em que foi colocado em circulao. A apresentao do produto ou do servio relaciona-se com as informaes prestadas pelo fornecedor. O uso e os riscos razoavelmente esperados referem-se forma de utilizao prtica do produto, devendo observncia ao uso normal e razovel do produto. Ainda que a utilizao seja incorreta, desde que legitimamente esperada, deve ser considerado o defeito. Quanto poca em que foi colocado em circulao, salutar a observncia desse elemento, j que a evoluo cientfica na poca em que houve a introduo do produto no mercado deve ser avaliada. Outras circunstncias que podem ser identificadas so: a natureza do produto; a ao deletria do tempo; o preo; o respeito s normas tcnicas e aos regulamentos administrativos, os quais so trazidos pela doutrina. Para uma anlise mais precisa do tema defeito, importante a conceituao de produtos e servios perigosos. O produto bem mvel ou imvel, ainda que material ou imaterial, conforme o pargrafo 1 do artigo 3 do CDC. J no pargrafo 2 do mesmo artigo encontra-se o conceito de servio, o qual em suma, toda e qualquer atividade prestada no mercado de consumo, mediante remunerao. A doutrina questiona a necessidade da remunerao no servio, j que ocorrem habitualmente no mercado, diversas atividades prestadas a ttulo gratuito, potencialmente causadoras de danos, as quais, no seriam englobadas pelo CDC. No que tange aos servios bancrios, pacfico o entendimento da aplicao do CDC, onde o STJ j reconheceu na smula 297. Mais alm, o artigo 22 do microssistema abrange os servios pblicos, desse modo, os danos causados ao consumidor por defeitos na prestao de servios pblicos devero ser ressarcidos.

21

No conceito de servios, no se incluem apenas as relaes trabalhistas, j que no h relao de consumo e o trabalhador empregado, e no fornecedor, ao passo que o patro empregador, e no consumidor. Importante a distino entre produtos e servios intrinsecamente perigosos e os acidentalmente perigosos. Aqueles intrinsecamente perigosos so os que apresentam risco inerente prpria qualidade ou modo de funcionamento, j que a periculosidade natural. Diferentemente, os de periculosidade adquirida so os que se tornam perigosos em razo de um defeito de concepo tcnica, de fabricao ou, at mesmo, de informao, colocando em risco a sade e segurana do consumidor. Os ltimos, atravs da observncia da normalidade e previsibilidade, que devem anlise ao CDC (SANSEVERINO, 2010, p. 140).

7.2 Da imputabilidade

A imputabilidade consiste no nexo de atribuio que se deve estabelecer entre certo fato e determinado agente, para que ele possa ser considerado responsvel. Na responsabilidade civil por acidentes de consumo o suporte ftico do fato de consumo apenas o dano causado por produto ou servio defeituoso. Autoriza a lei a ampliar o nexo de imputao, a fim de abranger outras pessoas, que, embora no tendo ligao direta com o produto ou o servio, participam de sua circulao no mercado. Como j explanado, dispensada a presena do elemento culpa na conduta do agente e superado o vnculo contratual, no sendo necessrio percorrer toda a cadeia negocial do produto ou servio. O artigo 3 do CDC deixou clara a inteno do legislador de uma ampla e efetiva proteo vtima de acidentes de consumo. Observam-se a presena do direito de regresso e do responsvel, que podem ser: real, presumido, aparente. O responsvel real so todas as pessoas fsicas e jurdicas que participam diretamente do processo de criao do produto ou servio, sendo estes verdadeiros responsveis pela defeituosidade. O responsvel presumido o importador, pois no possui qualquer vinculao direta com o produto defeituoso, buscando tornar assim mais efetiva a proteo ao consumidor. O responsvel aparente o comerciante atacadista ou varejista, quando vender produtos annimos ou perecveis em mau estado de conservao, sendo responsabilizado subsidiariamente quando no identificado o fabricante ou o importador no produto vendido. Quando houver caracterizado vcio no produto ou servio, no se aplica a regra do artigo 13

22

do CDC, que estabelece a responsabilidade subsidiria ao comerciante, devendo sim aplicar a responsabilidade solidria. Por fim, o direito de regresso compete ao demandado, responsabilizado na ao indenizatria movida pelo consumidor, promover nova ao a qual prosseguir nos mesmos autos, contra os co-responsveis, delimita o artigo 88 do CDC. Quanto imputao objetiva, questiona-se a melhor teoria para explicar o fundamento da responsabilidade objetiva do fornecedor. Duas so as mais difundidas, a do sacrifcio e a do risco. Na teoria do sacrifcio, a responsabilidade explicada pelos atos lcitos provenientes de uma atividade humana voluntria permitida, ocasionando danos intencionalmente provocados, devendo estes serem reparados. A teoria do risco explica que aquelas situaes em que o ordenamento jurdico, por meio de normas especiais, determina a simples verificao do dano, mesmo provocado de forma acidental e independentemente da possibilidade de ser imputado vontade humana, pressupe a sua reparao por determinada pessoa, seja por ele estar situado dentro da faixa de risco da atividade, seja por ter melhores condies de suportar as suas conseqncias nefastas (SANSEVERINO, 2010, p. 194). Esta ltima a adotada pelo CDC, pois embora objetiva, no integral o risco abrangido, onde podem ser excluda o dever de indenizar em determinadas situaes, presentes nos modos de defesa do fornecedor.

7.3 Do dano

O dano, sem dvida, o elemento principal da responsabilidade civil. Por mais insignificante que se apresente, desequilibra a relao, devendo ser reparado de forma integral. Conceitua-se o dano ou prejuzo como qualquer ofensa ao patrimnio ou interesses alheios protegidos pela ordem jurdica. Alm de atuar como pressuposto central da responsabilidade civil, o dano tambm o limite da obrigao de indenizar. Para a configurao do dano nos acidentes de consumo, pertinente uma conceituao precisa do termo consumidor. O conceito bsico trazido pelo artigo 2 do CDC, in verbis:

Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final.

23

Pargrafo nico. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo.

H pertinente discusso quanto interpretao do termo destinatrio final, provocando o surgimento de duas correntes: a finalista e a maximalista. A corrente finalista busca interpretao restritiva, somente englobando os consumidores vulnerveis e hipossuficientes, sendo excludo os profissionais (comerciantes, profissionais liberais, industriais). A corrente maximalista, como ensina Sanseverino (2010, p. 225), optou por interpretao extensiva, protegendo todo e qualquer destinatrio ftico do bem, que retira do mercado, no importando a utilidade ou a finalidade desse ato econmico de consumo. O prprio pargrafo nico do artigo 2 amplia tal conceito, protegendo a coletividade, onde a rigor no estaria enquadrado a relao de consumo. Esse conceito maximalista observado no artigo 17 do CDC, onde equipara a consumidor todas as vtimas do evento. Na terminologia da common law, abrangem-se os bystanders, que so os terceiros no envolvidos direitamente na relao de consumo atingidos pelo aparecimento de um defeito no produto ou servio, vtimas essas ocasionais ou annimas de um acidente de consumo. Provado est a superao do privity of contract. Quanto reparao, a anlise do princpio da reparao integral do dano traz que a totalidade dos prejuzos sofridos pelo prejudicado deve ser ressarcida, guardando o montante da indenizao uma relao de equivalncia com a extenso dos danos. Abarca o aludido princpio os danos patrimoniais quanto os extrapatrimoniais, sendo os materiais de natureza econmica ou patrimonial, os pessoais englobam os atentados contra a vida e a integridade fsica e os danos morais abrangem os prejuzos extrapatrimoniais, quando atingem bens jurdicos relacionados esfera ntima e aos direitos de personalidade. Tpico de bastante discusso o dano moral. Diversos doutrinadores questionam a sua efetiva ocorrncia, a proporcionalidade entre o dano extrapatriomonial efetivamente ocorrido e a extenso da indenizao. Os simples transtornos e aborrecimentos da vida social, embora desagradveis, no apresentam relevncia suficiente, incabveis de caracterizar o dano moral. Necessria a avaliao no caso concreto da extenso do fato e suas conseqncias para a pessoa, porm nem sempre de simples constatao pelo magistrado. Outro problema maior a quantificao da indenizao correspondente aos danos morais de pequena monta, pois o valor excessivo caracteriza o enriquecimento ilcito, o valor insignificante caracteriza a desproporcionalidade entre a quantificao e o dano.

24

7.4 Do nexo causal

Importante estabelecer uma relao de causa e efeito entre o defeito do produto ou do servio e os danos sofridos pelo consumidor. Tal relao da causa e efeito tratada pelo nexo de causalidade, existindo entre o dano e o defeito do produto ou servio. A doutrina desenvolveu duas teorias para melhor explicar a configurao do nexo causal, as quais so a teoria da equivalncia dos antecedentes e a teoria da causalidade adequada. Na primeira teoria, desenvolvida por Von Buri, explica Sanseverino (2010, p. 258).

[...] equipara como causa todos os fatos e as condies que, com maior ou menor intensidade, colaboram para a ocorrncia de determinado prejuzo. Considerando um determinado fato, estabelece que so seus efeitos todos os prejuzos que no teriam ocorrido caso aquele no tivesse acontecido.

Neste caso, todas as condies que ensejaram um determinado efeito equiparamse como causas desse evento. Devido a este raciocnio tal teoria denominada de teoria da conditio sine qua non. Porm, a teoria merece ser afastada da prtica, j que provocaria exageros na responsabilizao. A segunda teoria, da causalidade adequada, segue a seguinte linha de raciocnio, demonstra Sanseverino (2010, p. 260).

A teoria da causalidade adequada restringe o conceito de causa, estabelecendo como tal apenas a condio que, formulado um juzo abstrato, se apresenta adequada produo de determinado resultado. Aps a verificao concreta de um determinado processo causal, deve-se formular um juzo de probabilidade com cada uma das mltiplas possveis causas, de acordo com a experincia comum, em um plano abstrato. Se, aps a anlise de certo fato, for possvel concluir que era provvel a ocorrncia do evento, deve-se reconhecer a relao de causa e efeito entre eles.

Portanto, causa adequada aquela que apresenta como conseqncia normal e efeito provvel a ocorrncia de outro fato. Tal teoria surgiu com finalidade de limitar os exageros da teoria da equivalncia. No plano jurdico brasileiro, a ltima teoria a que melhor se encaixa com a doutrina, entretanto, a jurisprudncia demonstra aplicar indistintamente as duas teorias, conforme o caso concreto. No que tange responsabilidade nos acidentes de consumo, a teoria da causalidade adequada a que melhor se aplica, devendo ser tomada na sua

25

formulao negativa em combinao com a condicionalidade da teoria da equivalncia das condies. Quando h pluralidade de causadores no evento danoso, merece importncia a teoria da causalidade alternativa, que se aplica perfeitamente responsabilidade civil por acidentes de consumo. Busca a causalidade alternativa resolver a dificuldade probatria de se definir o agente causador de um dano, quando este tenha sido provocado por uma pessoa incerta proveniente de um grupo determinado (SANSEVERINO, 2010, p. 270). No caso em tela, com a configurao da pluralidade sem saber ao certo quem gerou de fato o evento danoso, determina-se a responsabilizao conjunta, de forma solidria.

8 NUS DA PROVA

A inverso do nus da prova consiste na principal modificao processual presente no CDC em benefcio do consumidor. Devido hipossuficincia do consumidor na demanda, deve o ru comprovar que os fatos alegados pelo autor no so verdicos ou incompletos, mas tal benefcio no abstm o consumidor de apresentar provas dos fatos aduzidos. Compete ao fornecedor a comprovao dos fatos impeditivos do direito do demandante (a culpa exclusiva, o fato de terceiro, caso fortuito ou fora maior); dos fatos modificativos (culpa concorrente); ou dos fatos extintivos (prescrio) (SANSEVERINO, 2010, p. 355). A inverso se d diretamente da prpria lei (ope legis), conforme os pargrafos 3 dos artigos 12 e 14, deixando expresso que compete ao fornecedor o nus de comprovar a inexistncia de defeito no produto ou no servio. Todavia, pode a inverso decorrer por determinao do juiz (ope judicis), tal como se apresenta o inciso VIII do artigo 6 da lei consumerista, a qual autoriza a inverso em favor do consumidor por ato judicial, quando for verossmil a sua alegao segundo as regras ordinrias da experincia, ou quando for ele hipossuficiente. A verossimilhana trata de um juzo de probabilidade, onde h grande possibilidade das alegaes serem verdadeiras. J a hipossuficincia relaciona-se com a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo. A desigualdade entre fornecedor e consumidor pode ocorrer tanto do ponto de vista econmico quanto do ponto de vista tcnico. O melhor momento para a inverso durante o saneamento do processo, quando j conhecida as alegaes das duas partes e so claros os pontos controvertidos. Caso alguma

26

das partes sinta-se prejudicado com a deciso concessiva ou indeferitria, poder interpor agravo de instrumento. A inverso ope legis e a inverso ope judicis so figuras processuais distintas, pois a primeira deriva da lei e deve ser reconhecida de ofcio pelo juiz ou tribunais superiores na fase recursal, e a segunda deve haver uma prvia deciso do juiz sobre a questo no momento do saneamento do feito. Para findar, quanto responsabilidade civil dos profissionais liberais, que subjetiva, polmica a questo se h a inverso do nus da prova ou no. Contudo, aplica-se a regra geral presente no artigo 186 do Cdigo Civil, inclusive quanto ao nus probandi.

9 APLICAO DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NOS CONTRATOS CELEBRADOS NO MUNDO VIRTUAL

A aplicao do CDC abarca tambm as relaes de consumo no mbito da internet, dependendo somente de serem ou no os sujeitos atuantes dessas relaes fornecedores e consumidores. Caracterizados assim, no h controvrsia para a devida aplicao da legislao consumerista. Contudo, interessante a anlise do caput do artigo 49 do CDC:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio, sempre que a contratao de fornecimento de produtos e servios ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domiclio.

Apesar de no haver de forma expressa o direito de arrependimento para os bens e servios postos em comercializao no mercado eletrnico, o aludido artigo ainda assim se aplica, j que a compra e venda que se faz por intermdio de um catlogo endereado residncia, e a aquisio desse mesmo bem por meio de sua exibio em stio da web apresentam as mesmas caractersticas fundamentais (VIVA, 2007, p.211). Em ambos os casos, h a possibilidade do bem no corresponder expectativa do consumidor, por o mesmo no poder ter o contato direto com a mercadoria ou servio, somente podendo imaginar a sua finalidade atravs das informaes, muitas vezes precrias e incorretas, do fornecedor. Posio prevalente da doutrina da aplicabilidade do artigo 49 aos contratos celebrados no mundo virtual, porque em verdade, no se trata de problema da chamada compra por impulso, em virtude de polticas de marketing agressivas, mas sim da no-

27

correspondncia do produto s expectativas que a seu respeito tinha o consumidor adquirente. Resta cabvel o direito de arrependimento, e j comum encontrar esse direito em renomados stios de venda on-line. Ainda em debate sobre a questo, vale a leitura do artigo 30 do CDC. Vejamos, in verbis, o texto:
Art. 30. Toda informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicao com relao a produtos e servios oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

O mercado virtual um vertente comercial que cresce sem freios em todo o planeta, e o Brasil no ficou de fora da febre virtual de consumo. Mas toda essa euforia dos consumidores, em busca de produtos que antes no eram possveis serem adquiridos devido falta de abastecimento em diversas regies do pas, ou ainda pela procura de preos e condies de pagamentos mais acessveis provocados pela crescente concorrncia do mercado virtual, tem como principal incentivador a publicidade e marketing dos fornecedores. Chega-se a pensar que se o consumidor visita o site do fornecedor, por iniciativa prpria, consulta o catlogo eletrnico e escolhe o que deseja adquirir, efetuando essa aquisio on-line, est se deslocando para o estabelecimento comercial virtual do fornecedor e no o contrrio; no pode, em conseqncia, essa compra e venda ser considerada, para efeitos da aplicao do artigo 49 do CDC, fora do estabelecimento comercial (VIVA, 2007, p. 211). Porm, tal raciocnio enganoso, e no condiz com o raciocnio apresentado no captulo do CDC que trata da oferta. Quando se trata de contratos celebrados distncia pertencentes anlise da lei consumerista, no h simples oferta, em sentido tradicional, ou convite oferta, no sentido mais moderno, pois o que existe em verdade uma situao jurdica de oferta pblica permanente com carter vinculante, assim como ensina o artigo 30, j citado acima.

10 PESPECTIVAS FUTURAS DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A anlise histrica demonstrada anteriormente em tpico especfico foi fruto de estudos minuciosos e constantes sobre o tema, que vislumbrou o que conhecemos hoje a cerca da responsabilidade civil objetiva nos acidentes de consumo.

28

O Cdigo de Defesa do Consumidor inovou em aplicar a responsabilidade civil objetiva nos acidentes de consumo, trazendo para o prisma jurdico uma legislao moderna e condizente com mudana trazida pela sociedade de consumo do sculo XX. Com seus 20 anos de existncia, a legislao consumerista alcanou de forma eficaz e rpida seus anseios propostos no anteprojeto, com uma divulgao ampla por meio da mdia, para a populao que cada vez mais busca seus direitos e a aplicao da lei junto ao Poder Judicirio e aos rgos que defendem o consumidor, como o Procon. A existncia do CDC continua permanentemente a inovar as relaes de consumo, pois cada vez maior o interesse dos fornecedores de produtos e servios e comerciantes em buscar o conhecimento para a devida aplicao prtica na fabricao e venda de seus produtos ou servios, a fim de evitar possveis demandas judiciais, devido ao nus da prova invertido e da responsabilidade objetiva no acidente de consumo. Fato importante que deve ser analisado dentro do Cdigo, de acordo com as condies mercadolgicas e econmicas que se apresentam, da responsabilidade subsidiria do comerciante. Como j dito anteriormente o comerciante atacadista ou varejista apresentase como responsvel aparente, quando vende produtos annimos ou perecveis em mau estado de conservao, sendo responsabilizado subsidiariamente quando no identificado o fabricante ou o importador no produto vendido. Quando houver caracterizado vcio no produto ou servio, no se aplica a regra do artigo 13 do CDC, que estabelece a responsabilidade subsidiria ao comerciante, devendo sim aplicar a responsabilidade solidria. Na poca em que foi pensada a lei consumerista, comum era a inferioridade econmica e impossibilidade de reparao do dano por parte do comerciante em relao ao fornecedor. No parece salutar esse benefcio concedido ao comerciante, pois atualmente em diversos casos, o comerciante encontra-se em posio econmica privilegiada em relao ao fornecedor, podendo citar como caso prtico o das grandes redes varejistas que disponibilizam ao consumidor produtos de diversos fornecedores, e alguns destes so at mesmo microempresas. Deve, portanto, ser revista tal disposio, a fim de que o consumidor consiga reparao integral do dano causado pelo acidente de consumo, sendo pertinente a mudana de tal responsabilidade para a solidria em todos os casos de acidente de consumo. Seguindo o raciocnio, a legislao consumerista necessita de um minucioso estudo quanto sua aplicao nas novas modalidades de consumo que surgiram no final da dcada de 1990 e se massificaram no incio do sculo XXI, que trouxe o comrcio eletrnico e os contratos virtuais para a seara jurdica. O CDC no se encontra devidamente atualizado

29

para abarcar tais demandas, sendo que em muitas das j existentes no Poder Judicirio, principalmente no mbito dos Juizados Especiais, busca o magistrado utilizar da analogia dos princpios e dispositivos do Cdigo para o enquadramento no caso prtico. Os contratos virtuais podem ensejar acidentes de consumo devendo, portanto, que este tema seja analisado pela Comisso de Defesa do Consumidor da Cmara dos Deputados para uma atualizao que venha a se adaptar a realidade das relaes de consumo realizadas no mercado virtual. A evoluo necessria, e constante deve ser o debate em relao ao Cdigo sobre as novas situaes que podero vir a surgir. A partir das perspectivas abordadas, constata-se que a legislao em tela demonstra-se gil e eficaz, obstante haver a atualizao, para que no acontea o mesmo com outras legislaes em diversos ramos do Direito, que no sofreram atualizaes e acabaram por perder o objeto prtico, sua razo de ser.

11 CONCLUSO

notvel a evoluo da responsabilidade civil dos acidentes de consumo. Destaca-se o papel da jurisprudncia, que a partir do princpio da razoabilidade, conseguiu resolver interessantes casos de acidentes de consumo, ainda que com legislao desfavorvel ao consumidor. A tendncia legislativa do Cdigo de Defesa do Consumidor foi bastante influenciada pela Diretiva n 85/374/CEE, que por sua vez foi elaborada a partir de um estudo aprofundado da jurisprudncia norte-americana. Essa necessidade de inovar, proposta pelo legislador, reflete a realidade trazida pela insero do Brasil na globalizao, com a crescente demanda pelo consumo, resultando numa massificao do acesso aos bens e servios providos pelo capitalismo. O microssistema consumerista trouxe a responsabilidade civil objetiva como instituto jurdico regulador e provedor da justia nos acidentes de consumo. Todavia, h constante e permanente necessidade de interao entre o sistema tradicional do novo Cdigo Civil e do novo microssistema. Apesar de toda a inovao trazida, o CDC no representa o fim da evoluo histrica e sistemtica, pois assinala apenas um comeo de uma nova etapa. Ainda necessria sua adequao aos contratos celebrados no mundo virtual, j que na poca no eram presentes. pertinente a discusso das suas normas e princpios, pela doutrina e

30

jurisprudncia para a melhor e justa aplicao do direito do consumidor nesse novo panorama do mercado virtual.

CIVIL LIABILITY IN ACCIDENTS OF CONSUMPTION: HISTORICAL EVOLUTION AND VIRTUAL CONTRACTS

ABSTRACT

This article aims to accost about the Civil Liability in general appearance, emphasizing its application in accidents of consumption. This study was conducted through a bibliography research in books and documentary research (legislation). The Civil Objective Liability in accidents of consumption is present when, in consumptions relation, the product or service presents a defect or flaw, generating objectively regardless of fault, the duty to repair. To legal achievement of objective liability presence in Protection Consumers Code, important is the study of historical evolution, where consumers protection started in the U.S. and Europe, reaching directly influence the Brazilian Law. The Protection Consumers Code positive essential principles for consumer protection, and jointly with the doctrine and jurisprudence, delimitated the necessary tenets for arrangement the indemnify duty. Around the studies of civil liability in accidents of consumption, arises the study of controversy in application for contracts signed in virtual world. Conclude with the importance that the consumerist legislation brought to the Brazilian legal system and the constant evolution of civil liability.

KEYWORDS: Protection Consumers Code. Civil Objective Liability. Privity of Contract. Strict Product Liability. Virtual Contract.

REFERNCIAS

BRASIL. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias: verso atualizada at a Lei n 12.039, de 1 de outubro de 2009.

31

Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm>. Acesso em: 29 abril 2010. BRASIL. Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Cdigo Civil: verso atualizada at a Lei n 12.133, de 17 de dezembro de 2009. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 29 abril 2010. GAGLIANO, Pablo Stolze e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil. 8. ed., rev. atual. So Paulo: Saraiva, 2010. v. III. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Responsabilidade Civil. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Responsabilidade Civil no Cdigo do Consumidor e a Defesa do Fornecedor. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. VIVA, Rafael Quaresma. Responsabilidade civil objetiva. So Paulo: RCS Editora, 2007.

Anda mungkin juga menyukai