Anda di halaman 1dari 5

Biologia

Protozorios parasitas
Protozoose, tambm chamada de protozoonoses, so as doenas causadas por um ou vrios protozorios parasitas, so eles: Os Amebcitos como o Entamoeba histolytica, causador da Amebase; Os Flagelados como o Giardia lamblia como causador da Giardiose, o Trichomonas Vaginalis, causando no hospedeiro a Tricomonose, o Leishmania brasiliensis e o Leishmania chagasi, causadores da Leishmaniose, e o Trypanosoma Cruzi, causador da doena de Chagas; Os Ciliados que tem apenas o Balantidium Coli como um protozorio parasita, causador da Balantidiose (infeco do intestino grosso); E os Protozorios Esporozorios como por exemplo, o plasmodium,causador da malria e o Toxoplasma Gondii, que provoca a Toxoplasmose.

Doena de Chagas ou Tripanossomase americana:


uma infeco causada pelo protozorio cinetoplstida flagelado Trypanosoma cruzi. transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros. Sintomas - Febre, Mal-estar, Inflamao e dor nos gnglios linfticos, Vermelhido, Sinal de Romaa (inchao nos olhos),Diarreia, Aumento do fgado e do bao,e Problemas cardacos. Profilaxia - Ainda no h vacina para a preveno da doena16 . A preveno est centrada no combate ao vetor, o barbeiro, principalmente atravs da melhoria das moradias rurais a fim de impedir que lhe sirvam de abrigo. A melhoria das condies de higiene e a limpeza frequente das palhas e roupas so eficazes. Na fase inicial aguda, a administrao de frmacos como nifurtimox, alopurinol e Benzonidazol curam completamente ou diminuem a probabilidade de cronicidade em mais de 80% dos casos. A fase crnica incurvel, j que os danos em rgos como o corao e o sistema nervoso so irreversveis. Tratamento paliativo pode ser usado.

Doena do Sono: uma doena causada pelo parasita unicelular


Trypanosoma brucei. H duas formas: uma na frica Ocidental, incluindo Angola e Guin-Bissau, causada pela subespcie T. brucei gambiense, que assume forma crnica, e outra na frica Oriental, incluindo Moambique, causada pelo T. brucei rhodesiense, forma

aguda. Ambos os parasitas so transmitidos pela picada da mosca tsts (Glossina morsitans e Glossina palpalis.) Sintomas - febre, leses cutneas, nas vsceras, dor nas articulaes, meningoencefalite, confuso mental, perturbaes neurolgicas, como perda da coordenao e sonolncia, so comuns a depender do estgio em que a pessoa se encontra. Tambm so verificados fadiga, dor de cabea e inchao dos ndulos linfticos. Inicialmente a doena no causa sintomas. Se no tratada, leva o enfermo a bito. Profilaxia - Na fase aguda, o tratamento com pentamidina eficaz contra T. gambiense, e a suramina contra T. rhodesiense. No entanto a resistncia crescente a estes frmacos. Na fase cerebral, j poder haver danos irreversveis. necessrio usar o txico melarsoprol, que mata sem ajuda do parasita 1-10% dos doentes, ou no caso do T. gambiense, a eflornitina. A doena do sono considerada como "extremamente negligenciada", pela DNDI, basicamente porque afeta principalmente os muito pobres, em reas igualmente pobres.

Giardase: uma infeco intestinal causada pelo protozorio


flagelado Giardia lamblia. A giardase causada principalmente pela ingesto de gua ou alimentos contaminados por fezes contendo pelo menos 10 a 100 cistos de Giardia lamblia. Sintomas - diarreia, clica intestinal, e perda de peso ou, no caso de crianas, falha em ganhar peso. Tipicamente, a diarreia caracterizada por um excesso de gorduras nas fezes, o que recebe o nome de esteatorreia. Profilaxia - Como a giardase uma doena de transmisso fecal-oral, sua preveno inclui medidas padro de higiene, como o consumo de gua filtrada ou fervida, o hbito de se lavarem as mos, e a proteo dos alimentos. A Giardase tratada com o uso de medicamentos.

Tricomonase: uma doena sexualmente transmissvel, causada


pelo parasita protozorio unicelular Trichomonas vaginalis. Sintomas - Na mulher, os sintomas mais comuns da doena a presena de edema na vagina, manchas avermelhadas na vulva, leucorria (corrimento branco-amarelado), prurido intenso, cervicite e dor ao urinar. J nos homens a infeco geralmente assintomtica, aparecendo s vezes uretrite com corrimento purulento, ligeira dor durante a mico e inflamao na prstata. Infeces crnicas podem

permanecer latentes durante anos transformando o homem em um vetor. Em casos mais graves, tanto para homens como para mulheres o Trichomonas impede o ato sexual. Profilaxia - Para evitar este tipo de doena, deve-se melhorar as condies higinicas, usar preservativos no ato sexual e evitar usar roupas que no sejam de uso prprio. O tratamento a base de medicamentos.

Leishmaniose: A leishmaniose uma doena crnica, de


manifestao cutnea ou visceral, causada por protozorios flagelados do gnero Leishmania, da famlia dos Trypanosomatidae. transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomneos. Sintomas - Febre prolongada,lceras escuras na pele,Aumento do bao (esplenomegalia),Aumento do fgado (hepatomegalia),Leucopenia,Anemia,Hipergamaglobulinemia,Tosse,Dor abdominal,Diarria,Perda de peso e,caquexia. Profilaxia - A preveno se faz por uso de redes ou repelentes de insectos. O tratamento humano feito por administrao de compostos de antimnio, pentamidina, marbofloxacino anfotericina ou miltefosina. Tambm existe vacina para leishmaniose.

Amebase: A amebase uma infeco do intestino causada pelo


parasita Entamoeba histolytica. Sintomas - A maioria das pessoas com essa infeco no apresenta sintomas para a amebase. Quando aparecem sintomas, eles so vistos de 7 a 10 dias aps a exposio ao parasita. Sintomas leves da amebase: Clicas abdominais, Evacuao de 3 a 8 fezes semiformadas por dia, Evacuao de fezes pastosas com muco e sangue ocasional, Fadiga, Gases em excesso, Dor retal durante evacuao (tenesmo), Perda de peso involuntria Sintomas graves da amebase: Sensibilidade abdominal, Evacuao de fezes lquidas, s vezes com sangue, Evacuao de 10 a 20 fezes por dia, Febre, Vmitos Profilaxia - A preveno atravs de medidas de higiene, como lavar as mos, ingerir unicamente gua tratada, higienizar os vegetais,evitar o contato direto ou indireto com fezes humanas,etc.. O tratamento depende da gravidade da infeco. Geralmente, administrado metronidazol.

Malria: A malria ou paludismo uma doena infecciosa aguda ou


crnica causada por protozorios parasitas do gnero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito do gnero Anopheles fmea. Sintomas - Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansao, falta de apetite e dores na cabea e em outras regies do corpo so os principais sintomas, que podem se manifestar a cada 48 horas, caso a infeco tenha sido causada pelo P. falciparum ou pelo P. vivax; e a cada 72 horas quando o agente causador o P. malarie (febre quart). Essa primeira espcie pode, ainda, afetar vrios rgos e sistemas do corpo, como o sistema nervoso e aparelho respiratrio. Profilaxia - evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calas e camisas de manga longa, principalmente no perodo de fim da tarde e incio da noite. Evitar o acmulo de gua parada a fim de impedir a ovoposio e nascimento de novos mosquitos outra forma de evitar a malria. O tratamento feito com o uso de frmacos orais e deve ser iniciado o mais rapidamente possvel.

Toxoplasmose: uma doena infecciosa, congnita ou adquirida,


causada pelo protozorio Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimao e produo incluindo sunos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotrmicos (bovinos, sunos, cabras, etc.). Acarreta seriamente nas gestaes gerando abortos e nascimento de fetos mal formados. Sintomas - Apenas 10% das pessoas imunologicamente preservadas apresentam sintomas, sendo o principal a presena de nguas, geralmente no pescoo. Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da viso, dor de cabea e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo podem ser outros sinais da toxoplasmose.Se a infeco se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestaes), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformaes. Profilaxia - As gestantes devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter ocistos, no ingerir gua de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com gua e sabo, e trocar a areia das caixas com frequncia, pois as fezes deixadas muito tempo na caixa tem um poder contaminante maior.Deve-se sempre usar luvas ou lavar bem as mos e passar alcool 70% aps manipular a areia. Alimentar os gatos com comida enlatada,

rao, gua fervida ou filtrada, no lhes permitir caar animais tambm reduz o risco e nunca aliment-los com carne crua ou mal passada. Na maioria dos casos no necessrio tratamento j que o sistema imunitrio geralmente resolve o problema.

Balantidiose: A balantidiose uma infeco do intestino grosso do


homem causada pelo protozorio Balantidium coli. Sintomas - febre, anorexia, nuseas, vmitos e diarria que pode evoluir disenteria (fezes com muco, pus e sangue); os casos graves manifestam-se com desidratao e hemorragias intestinais; a doena pode assumir forma crnica. Profilaxia - cuidados de higiene corporal, cuidado e cozimento no preparo dos alimentos, fervura da gua, saneamento bsico, engenharia sanitria para impedir que fezes entrem em contato com o sistema de abastecimento de gua, tratamento dos doentes, alm dos cuidados de higiene para trabalhadores em ambiente rural que tm constante contato com sunos, possveis reservatrios do parasita.

Anda mungkin juga menyukai