Anda di halaman 1dari 4

OAB 1 Etapa Direito Constitucional Exerccios - Controle de Constitucionalidade Prof.

Hilda Goseling

EXERCCIOS 01. (OAB/FGV EXAME 2010.2) A obrigatoriedade ou necessidade de deliberao plenria dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que: a) somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. b) a parte legitimamente interessada pode recorrer ao respectivo Tribunal Pleno das decises dos rgos fracionrios dos Tribunais Federais ou Estaduais que, em deciso definitiva, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. c) somente nas sesses plenrias de julgamento dos Tribunais Superiores que a matria relativa a eventual inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pode ser decidida. d) a competncia do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar toda e qualquer ao que pretenda invalidar lei ou ato normativo do Poder Pblico pode ser delegada a qualquer tribunal, condicionada a delegao a que a deciso seja proferida por este rgo jurisdicional delegado em sesso plenria. 02. (OAB/FGV EXAME 2010.2) Declarando o Supremo Tribunal Federal, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal em face da Constituio do Brasil, caber a) ao Procurador-Geral da Repblica, como chefe do Ministrio Pblico da Unio, expedir atos para o cumprimento da deciso pelos membros do Ministrio Pblico Federal e dos Estados. b) ao Presidente da Repblica editar decreto para tornar invlida a lei no mbito da administrao pblica. c) ao Senado Federal suspender a execuo da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a deciso do Supremo Tribunal Federal seja definitiva. d) ao Advogado-Geral da Unio interpor o recurso cabvel para impedir que a Unio seja compelida a cumprir a referida deciso. 03. (OAB/FGV EXAME 2010.2) Em relao inovao da ordem constitucional que instituiu a denominada Smula Vinculante, correto afirmar que: a) somente os Tribunais Superiores podem edit-la. b) podem ser canceladas, mas vedada a mera reviso. c) a proposta para edio da Smula pode ser provocada pelos legitimados para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade.

d) desde que haja reiteradas decises sobre matria constitucional, o Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, aprovar a Smula mediante deciso da maioria absoluta de seus membros. 04. (OAB FGV IV Exame Unificado 2011.2) Se Governador de Estado desejar se insurgir contra smula vinculante que, a seu juzo, foi formulada com enunciado normativo que extrapolou os limites dos precedentes que a originaram, poder, dentro dos instrumentos processuais constitucionais existentes, a) interpor reclamao contra a smula vinculante. b) requerer o cancelamento da smula vinculante. c) ajuizar ADPF contra a smula vinculante. d) ajuizar ADI contra a smula vinculante. 05. (OAB FGV VI Exame Unificado- 2011.3) Contra a deciso judicial que contrariar smula vinculante ou que indevidamente a aplicar cabe, perante o Supremo Tribunal Federal, a) ao direta de inconstitucionalidade. b) reclamao. c) arguio de descumprimento de preceito fundamental. d) mandado de segurana. 06.(OAB-FGV-VExame Unificado- 2012.1) De acordo com entendimento consolidado do STF e da doutrina, qual, dentre os rgos e entidades listad os abaixo, NO precisa demonstrar pertinncia tem tica como condio para ajuizar Ao Direta de Inconstitucion alidade? a) Mesa de Assembleia Legislativa ou Cmara Legislativa (DF). b) Conselho Federal da OAB. c) Entidade de Classe de mbito nacional. d) Confederao Sindical. 07. (OAB FGV IV Exame Unificado 2011.1) As alternativas a seguir apontam diferenas entre ADI e a ADC, EXCEO DE UMA. Assinale-a: a) Objeto da ao. b) Manifestao do Advogado-Geral da Unio. c) Rol de legitimados para propositura da ao. d) Exigncia de controvrsia judicial relevante. 08. (OAB - FGV VI Exame Unificado 2011.3Reaplicao) NO pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade a) decreto que promulga tratado. b) decreto legislativo que aprova tratado. c) resoluo. d) smula vinculante.

www.prolabore.com.br

OAB 1 Etapa Direito Constitucional Exerccios - Controle de Constitucionalidade Prof. Hilda Goseling

09. (OAB - FGV VI Exame Unificado 2011.3Reaplicao) Suponha que o STF, no exame de um caso concreto (controle difuso), tenha reconhecido a incompatibilidade entre uma lei em vigor desde 1987 e a Constituio de 1988. Nesse caso, correto afirmar que a) aps reiteradas decises no mesmo sentido, o STF poder editar smula vinculante. b) o STF dever encaminhar a deciso ao Senado. c) os rgos fracionrios dos tribunais, a partir de ento, ficam dispensados de encaminhar a questo ao pleno. d) a eficcia da deciso erga omnes. 10. (OAB FGV IV Exame Unificado 2010.3) O Governador de um Estado membro da Federao pretende se insurgir contra lei de seu Estado editada em 1984 que vincula a remunerao de servidores pblicos estaduais ao salrio mnimo. Os fundamentos de ndole material a serem invocados so a ofensa ao princpio federativo e a vedao constitucional de vinculao do salrio mnimo para qualquer fim. A ao constitucional a ser ajuizada pelo Governador do Estado perante o Supremo Tribunal Federal, cuja deciso ter eficcia contra todos e efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Pblico, a (o) a) ao direta de inconstitucionalidade b) mandado de injuno. c) arguio de descumprimento de preceito fundamental. d) mandado de segurana coletivo. 11. (OAB FGV IV Exame Unificado 2011.1) Em relao ao controle de constitucionalidade em face da Constituio Estadual, assinale a assertiva correta. a) No possvel o controle de constitucionalidade no plano estadual, no modo concentrado, se a norma constitucional estadual tomada como parmetro reproduzir idntico contedo de norma constitucional federal. b) A deciso do Tribunal de Justia que declara a inconstitucionalidade da lei local em face da Constituio Estadual irrecorrvel, ressalvada a oposio de embargos declaratrios. c) Compete aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade das leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, reconhecida a legitimao para agir aos mesmos rgos e entidades legitimados a propositura de ao direta de inconstitucionalidade. d) No ofende a Constituio da Repblica norma de Constituio Estadual que atribui legitimidade para propositura de representao de inconstitucionalidade aos Deputados Estaduais e ao Procurador-Geral do Estado.

12. (OAB-FGV- VIII Exame Unificado- 2012.2) A Lei estadual de iniciativa do Deputado X previu a criao de 300 cargos de fiscal de rendas e determinou o seu preenchimento no mesmo ano, sem indicar a previso da receita necessria para fazer frente a tal despesa. Realizado o concurso pblico e depois da posse e exerccio dos 100 primeiros aprovados, o Governador ajuza ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, arguindo a invalidade do diploma legal, por vcio de iniciativa e por no indicar a fonte de receita necessria. Considerando as normas existentes a respeito do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa que indica o correto posicionamento do STF. a) No ter alternativa seno declarar a inconstitucionalidade da lei, por vcio de iniciativa, com efeitos ex tunc, e julgar de plano invlido o concurso pblico, determinando a exonerao de todos os fiscais aprovados e a anulao dos atos por eles praticados. b) No poder acatar os argumentos da ao direta, uma vez que o Governador foi quem autorizou a realizao do concurso e deu posse aos candidatos, de modo que a ao proposta por ele mesmo viola a segurana jurdica, denotando conduta contraditria. c) Dever realizar uma ponderao de princpios e poder, ao final, decidir pela constitucionalidade da lei e pela sua manuteno no ordenamento jurdico, apesar da afronta Constituio, caso em que julgar improcedente a ao. d) Poder, ao declarar a inconstitucionalidade, e pelo voto de dois teros dos ministros, restringir os efeitos da deciso ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado, preservando os atos j praticados pelos fiscais. Extra 13. Com relao ao controle de constitucionalidade no direito brasileiro, assinale a opo incorreta: a) cabvel a ao declaratria de constitucionalidade de leis estaduais, em razo do carter dplice da deciso em controle abstrato de constitucionalidade das leis. b) o Supremo Tribunal Federal aprecia a validade dos dispositivos legais indicados no pedido formulado pelo autor da ao, porm admite a inconstitucionalidade por arrastamento ou por atrao. c) segundo entendimento do STF, possvel a utilizao da tcnica da modulao ou limitao temporal dos efeitos de deciso declaratria de inconstitucionalidade no mbito do controle difuso de constitucionalidade.

www.prolabore.com.br

OAB 1 Etapa Direito Constitucional Exerccios - Controle de Constitucionalidade Prof. Hilda Goseling

d) viola a clusula de reserva de plenrio a deciso de rgo fracionrio de tribunal que, embora no declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico, afasta a sua incidncia no todo ou em parte. 14. (FGV 2011 - TRE PA - Analista Judicirio) O controle concentrado de constitucionalidade pode ser exercido por meio de diversos instrumentos elencados na Constituio. Nesse sentido, correto afirmar que a) so legitimados para a propositura de ao direta de inconstitucionalidade, entre outros, o Presidente da Repblica, o Procurador-Geral da Repblica, o Presidente do Senado e o Conselho Federal da OAB. b) a concesso de medida cautelar em sede de ao direta de inconstitucionalidade no torna aplicvel a legislao anterior acaso existente, em virtude da impossibilidade de repristinao no ordenamento jurdico brasileiro. c) o Advogado-Geral da Unio funciona como uma espcie de curador da presuno de constitucionalidade dos atos emanados do Poder Pblico; entretanto, ele no est obrigado a defender tese jurdica se sobre ela o STF j fixou entendimento pela sua inconstitucionalidade. d) a deciso do STF em sede de ADI e ADC somente admite agravo de instrumento e embargos de declarao interpostos pelos requerentes ou requeridos, sendo vedado o benefcio ao amicus curiae. 15. (FCC - 2012 - TJ-RJ - Analista Judicirio Execuo de Mandados) Nos termos da Constituio da Repblica, necessria a manifestao de dois teros dos membros do Tribunal para a) a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. b) o ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico. c) a aprovao de smula de efeito vinculante, pelo Superior Tribunal de Justia. d) a produo de eficcia contra todos e efeito vinculante nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade. e) a recusa ao prosseguimento de recurso extraordinrio, por no demonstrao da repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso.

16. (FUNDEP - 2011 - MPE-MG - Promotor de Justia) Assinale a alternativa CORRETA. a) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendolhe processar e julgar, originariamente, entre outras, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. b) Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em noventa dias. c) O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. d) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, apenas em relao aos demais rgos do Poder Executivo. 17. (FUNDEP - 2010 - TJ-MG - Tcnico Judicirio) CORRETO afirmar que a competncia privativa para suspender a execuo de leis declaradas inconstitucionais a) do Congresso Nacional. b) do Conselho Nacional de Justia. c) do Senado Federal. d) dos Tribunais Superiores. 18. (FCC MPE SE 2009 Tcnico) Sobre a smula vinculante, correto afirmar que a) no abranger matria constitucional, a qual est subordinada contnua interpretao do Supremo Tribunal Federal. b) ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, a partir de sua publicao na imprensa oficial. c) poder ser elaborada pelos Tribunais Superiores para uniformizar sua jurisprudncia, a fim de evitar grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. d) poder ser cancelada pelos Tribunais Superiores, mediante solicitao do Advogado-Geral da Unio. e) no poder ser aprovada de ofcio pelo Supremo Tribunal Federal, em decorrncia do princpio da inrcia do Poder Judicirio.

www.prolabore.com.br

OAB 1 Etapa Direito Constitucional Exerccios - Controle de Constitucionalidade Prof. Hilda Goseling

19. (FCC 2012 Procurador do Estado de SP) Referente modificao formal da Constituio, correto afirmar: a) A anterioridade tributria, prevista no artigo 150, inciso III, b, da Constituio Federal configura clusula ptrea e, assim, no pode ser afastada por Emenda Constitucional. b) O Supremo Tribunal Federal admite a legitimidade de parlamentar e de Partido Poltico para impetrar mandado de segurana com a finalidade de coibir atos praticados, durante o processo de discusso e votao de proposta de emenda constitucional, incompatveis com as disposies constitucionais que disciplinam o processo legislativo. c) A Constituio Federal estabeleceu limites materiais, temporais e circunstanciais ao poder constituinte derivado. d) As Emendas Constitucionais de Reviso, decorrentes da Reviso Constitucional prevista no artigo 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal, no esto sujeitas ao controle de constitucionalidade. e) necessria a reapreciao, pela Cmara dos Deputados, de expresso suprimida pelo Senado Federal em texto de proposta de emenda constitucional que, na redao remanescente, aprovada por ambas as Casas do Congresso Nacional, no perdeu sentido normativo.

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. A C C B B B C D A C D D A C E C C B A

www.prolabore.com.br

Anda mungkin juga menyukai