Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ADMINISTRAO E TURISMO CURSO SUPERIOR DE GESTO PUBLICA DIREITO PBLICO E LEGISLAO TRABALHO AVALIATIVO

Acadmicos; Joo Cndido Azambuja e Jordana Jardim ATOS ADMINISTRATIVOS. A finalidade deste trabalho trazer ao conhecimento os atos da Administrao Pblica. O ato administrativo a Declarao do Estado ou de quem o represente, que expedida em nvel inferior lei, a ttulo de cumpri-la. toda manifestao unilateral de vontade da administrao publica que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes, a si prpria ou aos administrados. Podemos citar alguns exemplos de atos administrativos usados no cotidiano da organizao publica; nomeao de servidor publico, licena para construir, multa de transito, auto de infrao no comercio, decreto para ponto facultativo. Os requisitos para que os atos apresentem validade so; competncia ou sujeito, contedo ou objeto, motivo, finalidade e forma. A presuno de legitimidade pressupem conformidade do ato com a lei, presumem-se que os atos foram emitidos em conformidade com a lei. Presuno de veracidade; conformidade dos fatos alegados no ato com a realidade, presumem-se que os fatos alegados pela administrao so verdadeiros. O ato discricionrio: H margem para apreciao subjetiva do administrador. H juzo de mrito. H anlise de convenincia e oportunidade. So vinculados os elementos finalidade, forma e competncia. a lei que determina a discricionariedade, isso pode ocorrer de forma expressa ou no mbito dos conceitos jurdicos indeterminados. Ex; Caso o servidor cometa falta grave, dever ser suspenso ou demitido. Falta grave: motivo discricionrio. Suspenso ou demisso: contedo- discricionrio. No ato vinculado, no h margem para apreciao subjetiva do administrador, no h juzo de mrito (convenincia e oportunidade). Todos os elementos do ato vinculado so vinculados. Ex: Os mercados que comercializarem alimentos vencidos sero multados em R$ 10.000,00. Quem tiver seu projeto aprovado e pagar taxa ter licena para construir. As normas acima no permitem ao administrador valorao subjetiva. Um ato pode ser invalidado por anulao, segundo o art. 2 da lei n 4717/65 por incompetncia, vicio de forma, ilegalidade do objeto, inexistncia de motivo, desvio de finalidade.

Convalidar um ato dar validade, com efeitos retroativos, a ato praticado com vicio. Pode se convalidar um ato administrativo quanto competncia; quanto formalidades, entendida como a forma prpria forma prevista em lei para a validade do ato; e quanto ao procedimento, desde que a convalidao no acarrete o desvio de finalidade, em razo do qual o procedimento inicial foi instaurado. Para alguns autores, a convalidao pode representar uma afronta ao princpio da legalidade, partindo-se da premissa de que se a prtica de ato administrativo no obedeceu rigorosamente todos os regramentos exigidos em lei, no haveria como o mesmo subsistir. Porm, sendo o Brasil um Estado Democrtico de Direito e tendo o povo como detentor do poder, podemos entender o principio da publicidade como forma de fiscalizar esses atos administrativos ponderando se o ato deve ou no ter seus efeitos mantido considerando a supremacia do interesse pblico. importante ressaltar que quando um ato administrativo cumpre sua funo ele extingue-se naturalmente. A Administrao Pblica tambm pode realizar a revogao, extinguindo um ato administrativo vlido, por razes de convenincia e oportunidade.

Anda mungkin juga menyukai