Anda di halaman 1dari 10

Roteiro para a Avaliao Psicanaltica aos 3 anos AP3

I. SETTING DA ENTREVISTA PSICANALTICA Durao: Em torno de 1 hora e 20 minutos, divididos em 50 minutos com a criana na presena dos pais e meia hora s com a criana em atividade ldica. Participantes: - Psicanalista e monitor, ambos psicanalistas, mas com lugares e funes definidas. O psicanalista/avaliador um profissional convidado para realizar as avaliaes; deve conduzi-las e intervir para provocar algumas situaes de brincadeira. Uma dessas intervenes a de que o entrevistador deve pedir para a criana se desenhar. O monitor tem a funo de observador, no devendo interferir na entrevista. o O psicanalista que ir conduzir a entrevista no pode ter participado da pesquisa nos centros em que ela ocorre. Ou seja, ele no pode conhecer a criana, no pode conhecer o seu protocolo da pesquisa, no pode saber como ela se encontra em relao aos indicadores. o O monitor-psicanalista ajudar como observador e, em caso de necessidade, apontar ao psicanalista algum item que no foi observado. Sugere-se que o faa logo ao final da avaliao com a criana, no momento de chamar novamente os pais para finalizar a avaliao. Pai, me e/ou responsvel e criana

Material ldico contendo: Famlia, banheirinho, ambientes do lar, material de desenho (folha sulfite, giz de cera grosso), 2 carrinhos, joguinho de ch, animais, fantoches e massa de modelar, uma bola pequena e espelho pequeno que caiba na caixa. Esse material ser providenciado pela coordenao central, a fim de que todos tenham o mesmo material. Esse material deve estar disponvel, para o uso, desde o incio da avaliao (quando a mesma se concentra na entrevista com os pais) ; Na entrevista com a criana, sugere-se que o entrevistador incentive, caso no aparea espontaneamente, a produo de desenhos e o uso do espelho (esses so instrumentos importantes para a posterior anlise da imagem corporal) Sobre a presena do pai: alm do incentivo dado s famlias, seria conveniente o compromisso de dar atestados para eventuais necessidades trabalhistas, para incentivar a presena dos pais. No haver filmagem das entrevistas de avaliao. Devolutiva: -

Se a criana estiver bem (na anlise da avaliao psicanaltica), dar famlia uma declarao (padro) da pesquisa declarao de que a criana participou da pesquisa passando por suas vrias etapas, tendo sido constatado que o seu desenvolvimento est ocorrendo de acordo com o esperado para a idade. Nos centros em que for possvel, fazer uma atividade em grupo para dar a devolutiva da pesquisa. Se a criana no est bem, marcar um retorno para discusso sobre encaminhamento.

II. ROTEIRO PARA O EXAME PSICANALTICO O roteiro est dividido em duas colunas. Na primeira esto os itens de 1 a 48, que se espera sejam verificados e registrados. Na segunda colocam-se sugestes para facilitar o registro do roteiro. O entrevistador poder escrever suas observaes no espao abaixo de cada item do roteiro. Depois de realizada a entrevista, o avaliador dever responder aos itens da SNTESE DA AVALIAO DIAGNSTICA, que se encontra no final deste Roteiro.
SUPOSIO DO SUJEITO Trata-se de verificar, na relao da criana com a me ou responsvel, se essa criana ocupa efetivamente um lugar de sujeito no discurso e nas relaes familiares. ROTEIRO
Na entrevista com os pais : 1.Verificar o que os pais dizem a respeito da criana e como o fazem

SUGESTES
Fala-se dessa criana como uma criana singular com suas particularidades, seus hbitos, suas preferncias, sua histria singular ? Contam-se episdios nos quais se expressam essas particularidades? Os pais expressam alguma preocupao em entender as escolhas da criana, seus comportamentos mais habituais, mencionam situaes em que se perguntou sobre o porqu desta ou daquela reao?

2.Verificar como os pais vem os eventuais sintomas da criana

Os sintomas so motivos de incmodo ou sugerem enigma sobre o que acontece com a criana, ou ambos? Os sintomas so vistos como coisas a serem eliminadas ou so considerados expresso de algum problema da criana ? H tolerncia em relao a eles? H implicao dos pais nos sintomas eventuais ou eles so vistos simplesmente como falha da criana ? A criana apresenta tiques ou movimentos marcantes ? De que tipo ? Em que ocasies ?

3. Registrar se h ocorrncia de sintomas de repetio

comum a criana ter problemas de infeco de ouvido e de garganta ? Quantas vezes em um ano ? So comuns problemas respiratrios ou de pele ? Alergias? Asma ? Com que frequncia? A criana comparada com pais, irmos, tios, avs etc ?

4.Verificar se a criana vista dentro de um cenrio de filiao 5.Quando os pais se referem criana, eles se do conta de que ela est ouvindo ou julgam que ela nada sabe sobre isso? 6. Os pais demonstram ter conhecimento sobre a criana ?

Conhecem a atividade ldica da criana, suas preferncias, cuidados ou no com os brinquedos ? Sabem como ela se comporta com outras crianas ? (compartilha, isola-se, agressiva etc. ?) A palavra da criana ouvida ? Responde-se s suas questes ?

7. Observar a coerncia entre o que dito e a maneira como interagem com a criana 8. Observar como se do as relaes entre os pais, o entrevistador e a criana Os pais suportam que a criana desenvolva espontaneamente a relao com o entrevistador, seja ela positiva ou negativa, ou interferem ? Quando o entrevistador se dirige aos pais, como a criana reage ? Fica atenta, interrompe, mostra sinais de irritao, interpe-se ? Acrescenta informaes prprias ?

Quando o entrevistador se dirige aos pais, como a criana reage ? Fica atenta, interrompe, mostra sinais de irritao, interpe-se ? Acrescenta informaes prprias ? Quando o entrevistador se dirige criana, ela responde por conta prpria ou busca auxlio dos pais, esperando que respondam em seu lugar ? A criana inclui ou exclui o entrevistador no cenrio ?

ESTABELECIMENTO DA DEMANDA Trata-se de verificar a dinmica entre os pais e a criana no que diz respeito s demandas e contrademandas ROTEIRO SUGESTES

Na entrevista com os pais, verificar : 9. Como os pais tomam a demanda Os pais tomam a demanda da criana ao p da letra ou supe algo alm dela ? da criana? Quando a criana lhes dirige uma demanda, os pais tentam saber do que se trata, interrogam o filho, prope hipteses ? Os pais esto interessados nas descobertas da criana ? 10. Frente s demandas de controle dos esfncteres, quais foram as intercorrncias ? 11.Nas situaes de alimentao, Os pais dirigem demandas criana ou s do ordens ? como a criana reage ? 12. A criana mostra interesse em Quando as demandas so satisfeitas, a criana expressa satisfao ou acha isso natural ? Tem compartilhar com os pais as suas reaes de birra ? descobertas ou se isola ?

ALTERNNCIA PRESENA-AUSNCIA Trata-se, nesta faixa etria, de verificar, tanto do lado da criana como dos pais, se h uma relao de sujeito para sujeito, o que implica dar espao para a palavra e a ao do outro. ROTEIRO
Na entrevista com os pais, verificar : 13. Como a capacidade dos pais como da criana, para esperar?

SUGESTES
Quando a criana apresenta dificuldades em articular alguma coisa, os pais suportam esperar que ela conclua, ou se antecipam, tentando articular para a criana ? A criana espera os seus pais terminarem de falar, ou interrompe o tempo todo ? Os pais esto atentos para o que a criana diz, admitem que a criana pode revelar o que est vivendo, ou antecipam e adivinham tudo para a criana ? A palavra da criana tem peso para os pais ?

14. A criana dorme a noite inteira em seu espao prprio ? 15. A criana busca se assegurar com contatos corporais ? Com a me exclusivamente, com o pai ou com o entrevistador ?

FUNO PATERNA Trata-se de verificar as relaes de filiao estabelecidas ROTEIRO SUGESTES

Na entrevista com os pais, verificar: 16.Como a criana situada na A criana colocada como representante da relao do casal ou s da mame ou s relao do casal ? do papai ? O casal diverge quanto s coisas que a criana apresenta ? Nos eventuais sintomas, os pais interpretam e concordam ou divergem nessa interpretao ? 17. O pai sente que sua palavra tem peso para a me ou se sente desautorizado por ela ? O pai mostra-se interessado em transmitir suas masculinidades no caso de um menino ? Acha que a cumplicidade com a me no caso da menina ? Ou h inverso dessa relao ? No caso de um menino, a me identifica coisas do pai na criana ? Acha isso bom ou persegue na criana os traos do pai ? 18. No caso de irmos, como a relao ? 19. Em relao aos sintomas eventuais, reconhece-se algum tipo de filiao ? Na entrevista entre os pais e a criana : 20. Como a criana reage aos limites colocados pelo entrevistador e pelos pais ? 21. Como ocorre a administrao das punies e premiaes ? 22. Quando a criana transgride as regras, como os pais reagem ? 23. O pai participa da entrevista ? Frente s transgresses, os pais reagem apontando para a lei, ou transmitem, nos gestos e expresses, uma secreta admirao pelo ato transgressivo? Ele interage com a criana? D informaes sobre a criana ou acrescenta/corrige alguma coisa nas informaes dadas pela me? Se no est presente, o que impediu sua presena? H cimes ? muito intenso, administrvel? Como os pais manejam a situao?

agressivo com o pai, medroso com a me etc?

A criana reconhece limites? Como reage, negociando, chorando, transgredindo? Busca apoio da me nessa circunstncia?

SUPOSIO DO SUJEITO Trata-se de verificar, na relao da criana com a me ou responsvel, se essa criana ocupa efetivamente um lugar de sujeito no discurso e nas relaes familiares. ROTEIRO SUGESTES

Na entrevista com os pais, verificar : 24. Como a criana aceita a Adapta-se logo, ou se sente ameaada? separao ? Se tranqilizada pelo entrevistador, mostra-se mais confiante, ou nada muda? 25. Ao se ver sozinha, a criana Quando colocado algum limite, como reage? Nega-se, aceita sem comentrios, negocia? brinca espontanea-mente ou precisa ser estimulada ?

ESTABELECIMENTO DA DEMANDA Trata-se de verificar a dinmica entre os pais e a criana no que diz respeito s demandas e contrademandas ROTEIRO
Na entrevista com a criana, verificar : 26. A criana dirige demandas aos pais ou ao entrevistador? Como?

SUGESTES

ALTERNNCIA PRESENA-AUSNCIA Trata-se, nesta faixa etria, de verificar, tanto do lado da criana como dos pais, se h uma relao de sujeito para sujeito, o que implica dar espao para a palavra e a ao do outro. ROTEIRO
Na entrevista com a criana, verificar : 27. A criana presta ateno ao que dito pelo entrevistador ou parece no escutar ? Ela reage ao que dito ? 28. H uma mudana marcante no comportamento da criana com a sada dos pais? 29. A criana d demonstraes de que est em uma nova situao, sem proteo da me ou continua confiante, como se j conhecesse o entrevistador ?

SUGESTES

FUNO PATERNA Trata-se de verificar as relaes de filiao estabelecidas, o estabelecimento das separaes e de aceitao de limites e normas ROTEIRO
Na entrevista com a criana, verificar : 30. A criana fala em nome prprio ? 31. Como a adaptao da criana nova situao ?

SUGESTES

CONSTRUO DA IMAGEM CORPORAL NA CRIANA: ROTEIRO SUGESTES


Na entrevista com os pais, verificar: 32. Como o cuidado da criana com o seu corpo? 33.Como a criana se situa em relao a algumas posies: em cima, embaixo, dentro, fora, 34. A criana faz/utiliza jogos de esconde/aparece na entrevista? Na entrevista com a criana, verificar: 35. Mostra algum interesse por sua imagem no espelho? Como? 36. Como est em relao sua autonomia?

Faz, por exemplo, brincadeiras no espelho? (se no aparecer espontaneamente, incentivar o uso do espelho) Como a criana est em relao aos seus hbitos de autonomia (ir ao banheiro, vestir-se, cuidados)?

37. Tem um objeto de que no A criana pode se separar da me? quer se separar? 38. Como a criana lida com os seus excrementos? E com a sujeira? 39. Se no aparecer espontaneamente, pedir para a criana fazer um desenho dela mesma 40. Faz identificaes sexuais no desenho de si ou na sua imagem no espelho? 41. A criana se interessa pelos objeto do ambiente? 42. A criana fantasia? 43. Apresenta uma persistncia Pula de uma brincadeira para outra constantemente ? repetitiva ou mecnica nas suas brincadeiras? E nos seus

desenhos? 44. H insistncia de um jeito Encarna personagens ? Nessas encarnaes , faz atuaes reais ou encenaes ? prprio no seu brincar? Como? 45. Brinca sozinha o tempo todo Faz jogos de faz-de-conta ? ou inclui o avaliador? 46. Que tipo de cenas faz nas Que tipo de delimitao a criana introduz para separar a brincadeira/fantasia da realidade ? suas brincadeiras?

LINGUAGEM ROTEIRO
47. A criana dilogo ? sustenta

SUGESTES
um Como se refere a si mesma (usa o eu ) ? Como se refere ao outro? A criana leva em conta a palavra do interlocutor ? A criana tem capacidade de interrogar ? De fazer uso dos porqus ?

48. D para entender o que a criana diz? Ou a me precisa traduzir a sua fala 49. Tem uma fala rica?

SNTESE DA AVALIAO PSICANALTICA: DATA DA APLICAO: NOME DA CRIANA: DATA DE NASCIMENTO: NUMERO DA CRIANCA NA PESQUISA: NOME DO PAI: NOME DA ME:

I. ENTREVISTA COM OS PAIS 1) Como situam o filho em seu discurso ? Qual o lugar predominante da criana no discurso dos pais ? 2) Como situam o filho na famlia? 3) Como recebem as demandas de seu filho? 4) H uma relao de sujeito a sujeito quando a me ou o pai se dirige criana? 5) Como se posicionam diante das leis e das regras na relao com o filho? Outras observaes:

II. ENTREVISTA COM A CRIANA:

1) Condies de separao da criana em relao aos pais. 2) Posio da criana em relao demanda e ao discurso do avaliador. 3) Posio da criana diante da lei, das regras, das figuras de autoridade. 4) Construo da imagem corporal na criana. 5) Modalidades do brincar da criana. 6) Posio da criana na linguagem. 7) Posio da criana quanto sua identificao subjetiva e sexual.

Outras observaes:

III. DESFECHO CLNICO


1) H emergncia do sujeito ?

Sim No
Justifique :--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2) A criana est posicionada na diferena sexual ?

Sim No
Justifique : ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3) A imagem corporal est constituda?

Sim Com falhas No


Justifique :----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4) H operao da funo paterna?

Sim No
Justifique : ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------5) A criana apresenta sintomas clnicos, em termos psquicos, que NO so prprios dessa faixa etria? Quais

IV. PARECER: Concluses sobre o processo de constituio do psiquismo da criana:

AVALIADOR: DATA: ASSINATURA

Anda mungkin juga menyukai