Anda di halaman 1dari 2

Economia Mundial

Conjunto de atividades econmicas desenvolvidas em todo o mundo. A forma de ganhar dinheiro, de obter rendimentos, de gast-los ou poup-los para obter riqueza, depende de como o dinheiro ganho, gasto e poupado no restante dos pases. Estes vnculos internacionais existem h muito tempo, mas, devidos mudanas de natureza, a sua intensificao e ampliao, a economia mundial atual bem diversa da economia internacional anterior. Ao abordar este tipo de economia, esto sendo abordadas as relaes internacionais existentes desde o surgimento do comrcio, e tambm afirmado que a produo, o consumo, o investimento, as finanas e qualquer outra atividade econmica esto organizadas em escala mundial. Isto significa que as instituies nacionais possuem poder restrito para influir sobre sua prpria atividade econmica. Os governos tm pequena margem de manobra para mudar o nvel de emprego ou mudar o saldo da balana de pagamentos, atravs de sua poltica fiscal ou monetria. So necessrios, portanto, acordos com outros governos ou, no caso de pa ses com economias frgeis, adequar-se ao movimento econmico mundial de acordo com as condies impostas pelas instituies internacionais, mais concretamente o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD). Por outro lado, as empresas nacionais esto sendo substitudas por grandes multinacionais. Existem trs importantes mecanismos integrando a economia mundial: o com rcio, a produo e as finanas. O comrcio medido pelas exportaes e importaes de bens e servios. freqente a idia de que o comrcio internacional est limitado ao intercmbio de bens acabados, mas o correto que uma elevada percentagem das transaes produzida pelo intercmbio de bens produzidos em vrios pases e montados em outros que, por sua vez, exportaro o bem acabado a outros, fato que reflete a globalizao do prprio processo produtivo. Isto significa que as grandes corporaes multinacionais produzem cada componente do produto no pas que lhe oferea melhores condies para sua fabricao. Quantos finanas, a operao internacional mais simples a compra e venda de divisas. As condies econmicas predominantes em cada pas dependem em grande parte do que ocorre na economia mundial, refletida no comrcio internacional, na produo global e nas finanas internacionais. Outros fatores que contribuem para a integrao da economia dos diversos pases em umanica economia mundial, so as migraes e a difuso internacional da tecnologia. Embora ocorra esta integrao, o resultado no homogneo, como o demonstra o crescimento desigual econmico dos diferentes pases, permitindo que alguns enriqueam enquanto outros empobrecem.

Economia GloBAL
Desde o final da Segunda Guerra, o processo de mundializao se intensificou, devido aos avanos das relaes comerciais. A necessidade de reconstruo econmica levou os pases europeus a desenvolver novos eixos de exportaes e importaes, alm de aprimorar os j existentes. A prpria guerra havia demonstrado a intensidade da interdependncia mundial, e essa mesma conscincia foi a responsvel pela criao da ONU. O comrcio internacional a principal fonte de divisas para um pas, e o objetivo manter a balana comercial favorvel, ou seja, exportar mais do que se importa. O mesmo se aplica chamada balana de pagamentos, um indicador mais abrangente que a balana comercial, pois, alm das trocas comerciais, envolve a troca internacional de servios, como emprstimos e pagamento de royalties, que so os direitos sobre o uso

de marcas. Com a acelerada internacionalizao da economia nas ltimas dcadas, no entanto, as barreiras alfandegrias na maior parte das vezes representam um obstculo ao desenvolvimento do capitalismo. As grandes empresas, principalmente as transnacionais, necessitam de espaos cada vez maiores, pelos quais possam fazer circular livremente bens, servios e capitais. As recentes mudanas do comrcio internacional sob os moldes da globalizao tm alguns aspectos que merecem destaque:
Um deles o fato de que os pases subdesenvolvidos, tradicionalmente

exportadores de matrias-primas, tm investido mais nos manufaturados.


Outro aspecto a formao de alianas entre alguns pases para facilitar o trnsito

de mercadorias.
Um terceiro fato o aumento do volume de trocas resultante da queda de barreiras

polticas. Tambm merece anlise a constatao de que nem todas as regies do mundo se beneficiam igualmente do novo comrcio internacional. No atual contexto de grandes transformaes - aumento do volume de transaes comerciais, acelerao tecnolgica e importncia do investimento em pesquisa, desenvolvimento e educao -, o contraste entre as economias subdesenvolvidas exportadoras preferencialmente de matrias-primas e aquelas que exportam grande quantidade de manufaturados se torna ainda mais visvel. A diviso internacional do trabalho tende a se modificar nos prximos anos, sob a influncia de fatores como:
abertura ao mercado internacional, com a eliminao de barreiras protecionistas;

distribuio internacional do trabalho especializado;


capacidade de investimento em infraestrutura; e avano das inovaes

tecnolgicas, com a queda dos custos de comunicaes.

Anda mungkin juga menyukai