Anda di halaman 1dari 11

TRABALHO DE REDES Captulo 1 e Captulo 2 1) O que uma rede de computadores?

? Que tipos de dispositivos podem fazer parte de uma rede? R: Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus servios, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc.

2) Quais as motivaes bsicas para o surgimento e o crescimento das redes de computadores? R: Evoluo das telecomunicaes. Avanos no sistema de telefonia e a comunicao utilizando satlites, rdio, microondas, fibras ticas e telefonia celular permitiram, ampliar a cobertura geogrfica das redes em escala global. As redes possibilitaram que vrias pessoas compartilhem dados, programas, perifricos e outros recursos. 3) Defina os conceitos de transmissor, receptor, canal de comunicaes e interface. R: Transmissor: geralmente dinmico (em um momento pode tanto estar transmitindo quanto recebendo dados). Canal de comunicao: transporta os dados entre o transmissor e o receptor Interface de rede: conecta os dispositivos fisicamente ao canal de comunicao. Coloca o dado na origem e retira no destino. Recptor: Deve verificar se o pacote recebido duplicado 4) O que um protocolo? Qual a relao entre os protocolos e o modelo de camadas? R: Protocolo um padro que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas.Para que possa haver harmonia na comunicao entre as partes envolvidas. O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada responsvel por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de servios bem definidos para o protocolo da camada superior. 5) Quantas e quais camadas fazem parte do modelo de cinco camadas utilizado no livro? D um exemplo de protocolo para cada camada do modelo. Fsica: Modem, USB, Bluetooth Enlace: Ethernet, WiFi, PPP Rede: IP(Ipv4.Ipv6,ICMP)

Transporte: TCP, UDP Aplicao: http, smtp, ftp, pop3, imap 6) O que so servios de Rede? R: Servios de Rede o que est disponvel para ser acessado pelo usurio. No TCP/IP, cada servio associado a um nmero chamado porta que onde o servidor espera pelas conexes dos computadores clientes. Uma porta de rede pode se referenciada tanto pelo nmero como pelo nome do servio. Abaixo, alguns exemplos de portas padres usadas em servios TCP/IP: 21 - FTP (transferncia de arquivos) 23 - Telnet (terminal virtual remoto) 25 - Smtp (envio de e-mails) 53 - DNS (resolvedor de nomes) 79 - Finger (detalhes sobre usurios do sistema) 80 - http (protocolo www - transferncia de pginas Internet) 110 - Pop-3 (recebimento de mensagens) 119 - NNTP (usado por programas de noticias)

7) D um exemplo prtico envolvendo a aplicao dos conceitos de transmissor, receptor, canal de comunicao, interface, protocolo e servio. R: Matricula de um aluno numa escola, teria de requerer os ingressos na secretaria, a funcionria da secretaria entrega os ingressos necessrios para a matricula, o aluno preenche devidamente os ingressos e entrega-os novamente na secretaria, mais tarde ter de efetuar o pagamento da propina para que a matricula esteja devidamente validada. 8) Utilize o exemplo de uma aula tradicional, com professor e alunos, para exemplificar os conceitos de exemplificar os conceitos de transmissor, receptor, canal de comunicao, interface, protocolo e servio. R: Transmissor: Professor, Receptor: Aluno, Canal de comunicao: Ar, Interfaces: Ouvido e Boca, Protocolo: Portuges e Servio: Aula Tradiconal. 9) Quais os parmetros utilizados para a avaliao de redes de computadores? Descreva resumidamente cada um dos parmetros. R: Os parmetros so o desempenho , custo, disponibilidade, padronizao e a segurana. 10) Uma conexo de 256kbps (bits por segundo) equivalente a quantos Bps (bytes por segundo)? R: 32000 Bps. 11) Qual o tempo necessrio para transferir um arquivo de 5MB utilizando conexes de 28Kbps, 52 Kbps, 64 Kbps, 128 Kbps, 512 Kbps, 1 Kbps, 10 Kbps, 100 Kbps e 1Gbps? R: Sem tabela para calcular o tempo exato.

12) Quais as principais diferenas entre as redes locais, metropolitanas e distribudas? Apresente um exemplo para cada tipo de rede. R: Redes Locais - Tambm chamada de LAN (Local Area Network): Redes Privadas, Prdios, campus universitaro. Caracteristicas principais: Possuem poucos quilometros de extenso, alta taxa de transferencia, baixa ocorrencia de erros. REDES METROPOLITANAS - Tambm chamada de MAN (Metropolitan Area Network) Abrangem a regio metropolitana de uma cidade. Verso ampliada de uma LAN, existe toteamento de informao, mas trasnsparente para o usuario final (telecomunicaes). REDES GEOGRAFICAMENTE DISTRIBUIDAS - Tambm chamadas de WAN (Wide Area Network): Engolba uma vasta regio (estado, pas, continente). Transmisso baixa (comparada s LANS), altas taxa de erros, possui roteamento da informao. 13) Quais as principais vantagens e desvantagens das redes sem fio? Apresente um exemplo de rede sem fio. Vantagens: Conexo em carros, avies, qualquer lugar. Escritorio Porttil, custo reduzido de infra-estrutura, suporte a aplicaes mveis. Eliminao de Cabos. Desvantagens: Queda de velocidade e qualidade do sinal, vulnerabilidade. 14) Qual a diferena entre redes ponto a ponto e multiponto? Ponto a Ponto: o computador central conectado a um equipamento de comunicao de entrada e sada por uma nica linha. Sempre que algum deles tiver algo a transmitir a linha estar livre, j que no h ligao com outro ECD. Multi Ponto: Sempre haver uma estao chefe que controlar o trfego da rede e as demais estaes subordinadas. Este tipo de rede permite que as estaes subordinadas se comuniquem entre si diretamente ou atravs da estao chefe (servidora). 15) O que uma rede de interconexo, e qual sua funo? Conjunto de redes interconectadas. Necessidade de comunicao global. Interconexo pode ser feita na camada rede atravs dos roteadores 16) O que uma comutao, e quais os dois principais tipos de comunicao apresentados? R: Move pacotes entre as portas de entrada e sada dos roteadores. Comutao de Circuitos e Comutao de Pacotes. 17) Explique como funciona a comutao por circuito e a comutao por circuito e a comutao por pacote.

R: Comutao por Circuito: Usa um canal dedicado para cada conexo. EX: Rede de Telefonia. Comutao de Pacotes: Dados so enviados em blocos discretos, na base FIFO 18) Explique o funcionamento das redes clientes-servidor. R: Em uma rede cliente-servidor uma nica mquina, ou um pequeno grupo de mquinas, centralizam os servios da rede oferecidos a demais estaes de trabalho, tais como aplicativos e filas de impresso. As maquinas solicitam esses servios so chamados de clientes, e as maquinas que os fornecem so chamados de servidores. O cliente emite um pedido para o servidor graas ao seu endereo IP e a porta, que designa um servio especfico do servidor* O servidor recebe o pedido e responde com a ajuda do endereo da mquina cliente e da sua porta. 19) Quais os problemas de redes cliente-servidor? Como possvel contornar esses problemas? R: Tem um custo elevado devido ao investimento em um bom servidor caso a empresa cresa. Toda a rede est estruturada em redor dele! Felizmente, o servidor tem uma grande tolerncia s avarias (nomeadamente graas ao sistema RAID) 20) Apresente um exemplo de utilizao prtica do modelo cliente-servidor. R: Cliente: solicita um servio Ex.: leitor de correio eletrnico Servidor: recebe, processa e responde Ex.: servidor de correio 21) Quais as caractersticas das redes peer-to-peer? Apresente um exemplo. R: Compartilhamento de arquivo. O seu design garante que cada usurio contribui com recursos para o sistema.Apesar de que eles podem diferir nos recursos que contribuem, todos os nodos em um sistema peer-to-peer possuem as mesmas capacidades funcionais e responsabilidades.EX: Troca mensagens entre usurios (MSN). Troca de arquivos entre os usurios (Torrent). 22) Explique resumidamente os servios de rede apresentados neste capitulo, fazendo referencia aos seus benefcios, como troca de informaes e compartilhamento de recursos. R: O custo reduzido com a automizao dos processos mediante a utilizao de redes muito expressivo. Seus benefcios so vrios as redes propiciam um rpido acesso a varias fontes de informaes, agilizando assim, a transferncia de arquivos entre os usurios. E at mesmo possibilita trabalhar em um documento sem ter que estar presente fisicamente no local onde o documento est. Melhorando assim a produtividade ao economizar tempo.

23) Suponha que voc foi contratado para trabalhar em uma empresa de porto mdio filiais que no utilize uma rede de computadores. Como voc justificaria para a direo da empresa a implantao de uma rede interligando a matriz e sua filiais? R: Justificaria que permitiria uma maior e completa gesto dos meios de comunicao de dados da empresa. Permitindo o compartilhamento e a troca de informaes entre a matriz e suas filiais. Permitindo at a criao de uma intranet e melhorando outros servios como a comunicao por E-mail .

24) Justifique o uso domestico da Internet, apresentando os servios que podem ser utilizados. R: O uso da Internet permite qualquer pessoa ficar sabendo do que ocorre em cada parte do mundo. A variedade de recursos e servios so muitos. Alguns desses servios so os documentos interligados por meio de hiperligaes da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrnico e servios como comunicao instantnea e compartilhamento de arquivos.

25) Voc foi contratado como consultor para um projeto que envolve a instalao de uma rede em um centro histrico em curto espao de tempo. Qual o tipo de rede seria uma boa possibilidade, considerando a situao apresentada? R: Rede Local Sem Fio.

26) A partir do histrico de redes apresentado neste capitulo , quais os padres mais importantes que foram criados nas ultimas dcadas? R: O Modelo OSI, Modelo Internet, Ethernet. e protocolos TCP/IP. ________________________________________________________________

Captulo 2

1) Quais as motivaes para a utilizao do modelo de camadas no projeto de uma arquitetura de redes? R: Preservao de investimentos: Segurana de continuidade e de integrao com tecnologias novas. Mais fabricantes: Mercado mais competitivo, preo menor e maior qualidade. 2) Quais as camadas que formam o modelo de cinco camadas? Qual a camada mais prxima do meio de transmisso? Qual a camada mais prxima do usurio? R: Fsica, enlace, rede, transporte e aplicao A camada de Aplicao a camada mais prxima do usurio. E a mais proxima da camada mais prxima do meio de transmisso a Rede 3) Como funciona a comunicao vertical no modelo de camadas? Como o mecanismo de interfaces utilizado nesse processo? R: Cada nvel comunica-se apenas com camadas adjacentes. Dentro do mesmo dispositivo 4) Como funciona a comunicao horizontal no modelo de camadas? R: O cabealho permite a comunicao entre as camadas de origem e destino do mesmo nvel, permitindo a troca de informaes e controle. 5) Como funciona o esquema de encapsolamento, e quais as vantagens em utiliz-lo? R: Encapsulamento surge como forma de identificar a informao contida no cabealho e que determina, por exemplo, o destino da informao (semelhante funo de um envelope no envio de uma carta). No destino o envelope (cabealho) deixa de ser til pois a informao que contm j no necessria. Vantagens: Depois de deixar de ser til, o cabealho recebe nova informao sobre o prximo destino dos dados. 6) Qual a principal funo de uma camada fsica? Apresente, pelo menos, um protocolo utilizado nesse nvel. R: Garantir que cada bit enviado de um lado ser recebido do outro lado sem ter alterado o seu valor. Protocolo: Modem, USB, Bluetooth. 7) Qual a principal funo de camada de enlace? Apresente, pelo menos, um protocolo utilizado nesse nvel. R: Transformao do meio de comunicao bruto em uma linha livre de erros. Ela efetua esta funo atravs do fracionamento das mensagens recebidas do emissor em unidades de dados denominadas quadros, que correspondem a algumas centenas de bytes. Estes quadros so transmitidos sequencialmente e vo gerar quadros de reconhecimento enviados pelo receptor. Protocolo: Ethernet, WiFi.

8) Qual a principal funo da camada de rede? Apresente, pelo menos, um protocolo utilizando nesse nvel. R: Gesto de sub-redes; ela define a forma como os pacotes de dados sero encaminhados do emissor ao receptor. Protocolo: IP 9) Explique o conceito da interconexo? R:Define-se Interconexo como sendo a ligao ou comunicao entre redes detelecomunicaes funcionalmente compatveis entre si, de tal forma que os usurios decada uma dessas redes possam se comunicar ou usufruir servios oferecidos pelaoutra rede. 10) O que a comutao por pacotes? Qual o tipo de servio oferecido pela rede de interconexo no modelo da Internet? R: um paradigma de comunicao de dados em que pacotes (unidade de transferncia de informao) so individualmente encaminhados entre ns da rede atravs de ligaes de dados tipicamente partilhadas por outros ns. Este contrasta com o paradigma rival, a comutao de circuitos, que estabelece uma ligao virtual entre ambos ns para seu uso exclusivo durante a transmisso (mesmo quando no h nada a transmitir). A comutao de pacotes utilizada para optimizar a largura de banda da rede, minimizar a latncia (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicao. 11) Qual a diferena entre os servios de datagrama e circuito virtual? Que tipo de servio oferecido pela camada de rede no modelo Internet? R: Circuitos Virtuais: Estabelecimento de conexo deve proceder o envio de dados. Cada pacote transporte um identificado de CV, no transporta o endereo completo do destino. Cada roteador na rota de informao de estado para conexo que passa por ele. Datagrama: No existem conexes na camada de rede. No informao de estado de conexo nos roteadores Pacote tipicamente transportam o endereo do destino 12) Quantas camadas so necessrias para implementar a rede de interconexo? R: 1 camada - Rede 13) Qual a principal funo da camada de transporte? Apresente, pelo menos, dois protocolos utilizados nesse nvel. R: So transportar e regular o fluxo de informaes da origem at o destino de forma confivel e precisa. Controle fim a fim e confiabilidade so criados por janelas deslizantes, nmeros de seqncia e confirmaes. Protocolos: UDP e TCP.

14) Qual a principal funo da camada de aplicao? Apresente, pelo menos, quatro protocolos utilizados nesse nvel. R: A camada de aplicao comunica-se com a camada de transporte atravs de uma porta, que sempre numerada e as aplicaes utilizam sempre uma mesma porta. Protocolos: HTTP, SMTP, FTP, DNS. 15) Como o conceito de protocolo pode ser definido no contexto do modelo de camadas? R: Regras e convenes usadas na conversao entre uma camada de uma mquina e a mesma camada de outra. 16) possvel temos um PDU que no transporte dados de usurio? Se for possvel, qual seria a funo desse PDU? R: Sim. Funo de controle do protocolo. O protocolo ICMP utilizado na camada de rede do modelo Internet e tem a funo de controle de alguns erros. 17) Qual a diferena entre protocolo e servio? Servio: um conjunto de primitivas (operaes) que uma camada oferece camada superior a ela. Um servio define as operaes para a camada que est preparada para executa-la e satisfazer seus usurios, mas ele nada tem a ver com o modo como essas operaes so implementadas. Protocolo: um conjunto de regras que controlam o formato e o significado das informaes trocadas pelas entidades pares contidas em uma camada. As entidades utilizam protocolos com a finalidade de implementar suas definies de servios. As entidades tm liberdade de trocarem os seus protocolos, desde que no alterem o servio visvel para seus usurios.

18) O que uma pilha de protocolos? D um exemplo de uma pilha completa R: Pilha de protocolos: um conjunto de protocolos usados em determinado sistema ou aplicao.

19) possvel que em um dispositivo exista mais de uma pilha de protocolos? D um exemplo diferente do livro.

R: Sim.No Windows podemos ter ao os protocolos TCP/IP e NetBEUI ao mesmo tempo. E no OpenVMS podemos ter as pilhas DECnet e TCP/IP. 20) Como possvel que dois dispositivos com arquitetura de redes de computadores diferentes que possam se comunicar? R: Para que seja possvel a comunicao, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto , o mesmo protocolo. 21) Como podemos definir uma arquitetura de redes de computadores? R: Define o conjunto de camadas e protocolos, que contem informaes detalhadas para a implementao do hardware ou do software que atuara neste nvel.

22) Apresente trs vantagens da utilizao de uma arquitetura de redes que implemente o modelo de camadas. R: Vantagens: Controle de erro, controle de fluxo, estabelecimento da conexo.

23) Quais as camadas do modelo OSI? Quais as camadas presentes no modelo OSI que no esto presentes no modelo de cinco camadas? R: Camadas do modelo OSI: Fsica, Links de Dados, Rede, Transporte, Sesso, Apresentao. No esto presente: Cada Apresentao, Sesso, Link de dados, Fsica.

24) Quais os principais motivos que levaram o fracasso do modelo OSI ? O modelo teve fracasso devido a enorme complexidade de desenvolver um modelo aberto capaz de contemplar todas as possibilidades. O OSI foi um fracasso no ponto de vista de interligao de sistemas abertos. 25) Tente descobrir como se chamou a iniciativa do governo brasileiro em padronizar sua arquitetura de redes seguindo o modelo OSI? POSIG - Perfil OSI do Governo 26) Quais as camadas do modelo Internet? Quais as camadas ausentes no modelo Internet que esto presentes no modelo de cinco camadas? E em relao ao modelo OSI? R: As camadas fsica e a camada enlace. No est presente a camadas fsica, a enlace, apresentao e sesso..

27) Quais as principais funes de cada camada no modelo de Interent? Apresente, pelo menos, dois protocolos utilizados em cada nivel. R: Conectar o host a rede de interconexo PPP e SLIP. Encaminhamento dos pacotes utilizando a rede de interconexo IP e ICMP. A camada de transporte tem como principal funo a comunicao fim a fim (TCP e UDP). A camada de aplicao oferece servios para os usurios e suas aplicaes (HTTP e SMTP).

28) Que tipo de servio oferecido pelo protocolo IP? R: Identificador nico para determinada interface de rede de uma mquina. Cada dispositivo conectado rede precisa utilizar pelo menos um endereo IP nico, para que o pacote de dados consiga ser entregue corretamente. 29) Quais as diferenas do protocolo TCP e UDP? TCP:Orientado a conexo: estabelecimento exigido entre cliente e servidor. Transporte confivel entre processos emissor e receptor. Controle de fluxo: emissor no vai afogar receptor. Controle de congestionamento: estrangular emissor quando a rede est carregada. UDP:No orientado a conexo Transferncia de dados no confivel entre processos remetente e receptor. No prov: estabelecimento da conexo, confiabilidade, controle de fluxo, controle de congestionamento, garantias temporais ou de banda mnima. Pergunta-se: Qual o interesse em ter um UDP?

30) Explique como funciona o esquema de encapsulamento do modelo Internet. R: O encapsulamento empacota as informaes de protocolo necessrias antes de passar pela rede. Assim, medida que o pacote de dados desce ou sobe pelas camadas do modelo OSI, ele recebe cabealhos e outras informaes.Uma vez que o dado enviado da origem, ele viaja atravs da camada de aplicao para baixo atravs das outras camadas. O empacotamento e o fluxo dos dados que so trocados passam por alteraes medida que as redes executam seus servios 31) Qual o objetivo do modelo IEEE 802? De dois exemplos de padres patrocinados pelo IEEE. R: Definir uma padronizao para redes locais e metropolitanas das camadas 1 e 2 (Fsica e Enlace) do modelo OSI para padro de redes. EX: 802.3 e 802.5

32) Qual a diferena entre o modelo de cinco camadas e o modelo IEEE802? R: O modelo de cinco camadas ata-se de um conjunto de padres desenvolvidos pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrnicos) para definir mtodos de acesso e controle para redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). 33) Quais as camadas que formam o modelo IEEE802? R: Possuem trs camadas, que equivalem s camadas 1 e 2 do modelo OSI. A camada 2 do modelo OSI no modelo IEEE802 dividida em duas: Controle do Link Lgico(LCC,Logic Link Control) e Controle de Acesso ao Meio(Mac, Media Acess Control). 34) Para que servem os rgos de padronizao? Cite alguns exemplos de rgos e seus respectivos exemplos? R: Serve para possibilitar a integrao de computadores formando redes (conectividade)EX: IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) EIA/TIA ( Electronics Industries Association/Telecommunications Industries Associations) ISO (International Organization for Standardization 35) Suponha que voc foi contratado para desenvolver uma aplicao que utilize servios de uma rede baseada no modelo de camadas. Qual a primeira camada cujos protocolos voc ir avaliar para implementar essa aplicao? Por que? R: A camada de aplicao pois a camada mais prxima do usurio. 36) Suponha que voc foi contratado para desenvolver um novo protocolo para trsnsmisso de dados. Esse protocolo deve ter preocupao de lidar com a sinalizao e interface de comunicao. (a) Qual a primeira camada cujos protocolos existentes voc ir avaliar para implementar esse novo protocolo? (b) Com qual ou quais camadas adicionais voc dever preocupar-se? Por que? preocupar-se? Por que? R: Camada fsica. Iria me preocupar mais com a camada de enlace pois a camada que se comunica diretamente com a camada Fsica.

Anda mungkin juga menyukai