Anda di halaman 1dari 15

A COMPETNCIA PROFISSIONAL DE PERITOS CONTADORES NO DESENVOLVIMENTO DA PROVA PERICIAL CONTBIL NO MBITO DO MINISTRIO PBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITRIOS1 Idalberto

Jos das Neves Jnior2 e Cristiane Pereira Brito3 RESUMO A Percia Contbil o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por finalidade a emisso de laudos sobre questes contbeis, mediante exame, vistoria e indagao. O Contador, na funo de perito contador ou assistente, deve manter adequado nvel de competncia profissional. Competncia o exerccio do conhecimento de forma adequada e persistente em um trabalho ou profisso. Dentro desse contexto, o objetivo desse artigo constituiu em verificar a competncia profissional nos trabalhos desenvolvidos pelos perito contadores atravs de uma pesquisa de campo na viso daqueles que utilizam os seus servios: os procuradores do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT). Os resultados obtidos revelam que os peritos contadores apresentam a prova pericial com um grau elevado de competncia profissional em diversos aspectos, entre eles, laudos apresentados de forma tcnica, cientfica, fundamentada e desenvolvimento de forma lgica e correta. PALAVRAS-CHAVES: Perito contador. Percia Contbil. Laudo. Competncia Profissional. Procuradores. 1. INTRODUO A percia contbil demonstrou sua necessidade e importncia, vindo a ser legalizada atravs das Normas Brasileiras de Contabilidade e pelo Cdigo de Processo Civil. Muitos so os casos de aes judiciais para quais se requer a percia contbil. Como fora de prova, alicerada em outros elementos que provam, como a escrita contbil, os documentos, entre outros, a percia especifica. So elas s vezes decisivas nos julgamentos, onde se envolvem diversas habilidades no perito-contador. Entre elas, a competncia profissional que determina a realizao dos servios prestados. (NEUMANN, 2000, p. 03). Para se obter competncia preciso ter tcnica na veracidade de fatos e situaes, opinio mediante questo proposta, ter conhecimentos prticos e tericos e ser bacharel em Cincias Contbeis. Esses so alguns requisitos que determina a
Trabalho publicado na Revista Brasileira de Contabilidade. n 168, novembro/dezembro-2007. p. 75 e seguintes. 2 Mestre em Gesto do Conhecimento e Tecnologia da Informao pela Universidade Catlica de Braslia. Graduado em Cincias Contbeis e Tecnologia em Processamento de Dados. Professor e Assessor Pedaggico do Curso de Cincias Contbeis da Universidade Catlica de Braslia. Gerente de Diviso da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil. Endereo: Rua Ip Amarelo, Lote 2/4, Bloco B, Apartamento 204, guas Claras, Taguatinga DF, CEP 71.908-000. Telefone: 0xx61 9272-9352. Email: jneves@ucb.br. Universidade Catlica de Braslia. 3 Graduada em Cincias Contbeis pela Universidade Catlica de Braslia. Endereo: QNJ 17, Casa 14, Taguatinga DF, CEP 72.140-170. Telefone: 0xx61 8485-8862. E-mail: cristianebrito9@hotmail.com. Universidade Catlica de Braslia.
1

qualidade e competncia dos profissionais que auxiliam os magistrados nas tomadas de decises que envolvem fatos, pessoas, empresas, instituies, portanto, onde esteja a dvida, aparece a percia como auxiliar. Diante destes fatos, Caldeira (2000), relata que a contabilidade possui diversas especialidades, sendo a percia contbil uma delas. A percia exige que o profissional possua completo domnio da matria sob seu exame para poder apreciar, analisar, averiguar e concluir sobre ela sem qualquer espcie de dvida. Segundo Santos (2004, p.84), Para obter a competncia profissional o contador deve:
Estar sempre se especializando, pois a conquista de servios depende tanto do custo quanto da qualidade em que os servios so oferecidos. A competncia dos servios pode ser entendida no s pela boa tcnica, mais se deve considerar a necessidade e a satisfao do cliente, e que a mesma vem ao perceber que o resultado do seu pedido ficou de acordo com o esperado.

A qualidade do trabalho pericial contbil determina a competncia profissional de quem o est executando. Desta forma, competncia sob o ponto de vista funcional, o exerccio do conhecimento de forma adequada e persistente em um trabalho ou profisso. O perito para exercer sua profisso com competncia deve ser independente para expressar a sua opinio, a qual, seguramente baseada nos exames realizados sem ser influenciado por fatores estranhos, ou seja, livre de preconceitos, fatores materiais ou afetivos, que pressupem perda de sua independncia. Deve ter dignidade para recusar a tarefa, quando a matria julgada no for sua especialidade, e humildade em assumir seus erros e, imediatamente corrigi-los. (HOOG e PETRENCO, 2002, p.49). Ao ser realizada a percia, devem ser levados em considerao os efeitos sociais que dela decorrero, e que a deciso do juiz orientada pela informao dada pelo trabalho do perito, tanto do nomeado pelo juiz com dos indicados pelas partes. Com isto, os conhecimentos da cincia, da metodologia, das tcnicas e prticas profissionais so requisitos imprescindveis para a prestao de servios de qualidade e com grau de competncia profissional. Dessa forma o problema de pesquisa pode ser sintetizado como sendo: Qual a avaliao da competncia profissional de peritos contadores no mbito do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios ( MPDFT)? Nesse contexto, a busca da competncia profissional do perito torna-se imprescindvel realizao dos servios oferecidos. Com objetivo central, a pesquisa salienta em verificar a competncia de peritos contadores do Distrito Federal, a partir de percepo de procuradores do MPDFT. No mbito do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, os peritos so responsveis pelo assessoramento tcnico pericial s procuradorias e promotorias fiscalizando a aplicao da lei, quando h interesse pblico. Para a anlise do problema levantado foi efetuada uma pesquisa que constitui de 18 questionrios respondidos pelos procuradores. A pesquisa classificada como: bsica, qualitativa, exploratria e descritiva. Para tanto, tem como procedimentos tcnicos o levantamento bibliogrfico e pesquisa de campo.

2. REVISO DA LITERATURA
2.1. Conceituao bsica da percia contbil 2.1.1. Percia Contbil Segundo Faria (1992, p.103), O termo percia provm do latim peritia e, em sentido genrico, quer dizer: conhecimento (adquirido pela experincia), experincia, saber, talento. Pela NBC - T - 13, item 13.1.1, apresenta-se, de forma especfica, a seguinte definio:
A percia contbil constitui o conjunto de procedimento tcnicos e cientficos destinados a levar justa soluo do litgio, mediante laudo pericial contbil, e ou parecer pericial contbil, em conformidade com as normas jurdicas e profissionais, e a legislao especfica no que for pertinente.

Para Alberto (2000), Percia um instrumento especial de constatao, prova ou demonstrao, cientfica ou tcnica da veracidade de situaes, coisas ou fatos. Este conceito aplicvel a qualquer circunstncia da manifestao na realidade do trabalho pericial. Conforme Oliveira e Mercandale (1998, p. 3), Percia Contbil o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de laudos sobre questes contbeis, mediante exame, vistoria, indagao, investigao, arbitramento, avaliao ou certificao. Pela definio D urea (1962, p.134), A percia o testemunho de uma ou mais pessoas tcnicas, no sentido de fazer conhecer um fato cuja existncia no pode ser acertada ou juridicamente apreciada, seno apoiada em especiais conhecimentos cientficos ou tcnicos. Conforme Hoog e Petrenco (2002), A percia contbil usada como elemento de prova ou reveladora da verdade em assuntos fsico-contbeis, tendo por finalidade a demonstrao de um fato ou ato, a qual deve ser efetuado com o maior rigor possvel e tambm embasada na mais pura verdade. Segundo Boeira (1999), A percia contbil est relacionada com o campo de estudos da contabilidade, que:
Registra os fenmenos monetrios para viabilizar a extrao das informaes econmicas, financeiras e patrimoniais, tornando-as inteligveis para a sociedade, ao mesmo tempo em que estuda estas informaes em suas implicaes, visa oferecer aos interessados, atravs de um mtodo cientfico, segurana quanto correo destas informaes, com vistas elaborao de opinies e recomendaes para quem decide. A percia contbil, portanto pe em aplicao mtodos e procedimentos baseados num campo de estudos especfico e autnomo. Quem no estiver apto a manusear esse campo de estudos, no estar apto a realizar uma percia contbil. Por este motivo, a percia contbil atividade expressamente definida por lei como sendo de competncia exclusiva de contador, o que torna a sua prtica ilegal e passvel de anulao, caso venha a ser executada por profissional no habilitado.

Magalhes (2001, p.12) entende por percia o trabalho de notria especializao feito com o objetivo de obter prova ou opinio para orientar uma autoridade foral no julgamento de um fato, ou desfazer conflito em interesses de pessoas.

S (2000, p.14) define Percia contbil como a verificao de fatos ligados ao patrimnio individualizado visando oferecer opinio, mediante questo proposta. Para tal opinio realizam-se exames, vistorias, indagaes, investigaes, avaliaes, arbitramentos, em suam todo e qualquer procedimento necessrio opinio. Para Yamaguchi (2001, p.47), A percia pode ser:
Arbitral, judicial, extrajudicial, administrativa ou operacional. As mais conhecidas so classificadas como sendo de natureza criminal, contbil, trabalhista e outras que necessitem de constatao, prova ou demonstrao, cientfica ou tcnica, da veracidade de situaes, coisas e fatos.

Conforme Gonalves (1968. p.7), percia o exame hbil de alguma cousa realizada por pessoa habilitada ou perito, para determinado fim, judicial ou extrajudicial. 2.1.2. Ciclo do trabalho pericial A figura 1 expressa as principais etapas do servio pericial, representado pelo ciclo do servio pericial. Este ciclo inicia-se com a solicitao da percia e termina com a entrega do laudo pericial.

Entregar o laudo ao juiz

Solicitao do juiz para realizar a percia

Retirar os autos para conhecimento

Revisar o laudo Etapa de Execuo

Etapa Preliminar

Escrever o laudo

Planejar os recursos e a metodologia Coletar dados

Visualizar o prlaudo

Analisar os dados

FIGURA 1 MODELO DE CICLO DO SERVIO PERICIAL FONTE: (SANTOS, 2004, p.91)

Para Santos (2004, p.92), o laudo pericial contbil resultante de um ciclo de servio pericial ativado cada vez que a percia contbil solicitada. A realizao dos trabalhos consiste em 02 etapas: 1 A etapa preliminar corresponde nomeao do perito e retirada dos autos para anlise. Nessa etapa o perito toma conhecimento da ao atravs da leitura dos autos, determina os objetivos estabelecidos, e estabelece seu planejamento (metodologia e os recursos necessrios).

2 A etapa de execuo corresponde aplicao de procedimentos para a coleta de dados necessrios a composio do laudo, sua elaborao e entrega. A elaborao do laudo pericial observar a redao de forma clara, objetiva e coerente, e a reviso para corrigir eventuais pontos conflitantes ou falhos, culminando com a entrega do mesmo. Os procedimentos para a coleta de dados objetivam examinar de forma crtica os fatos, aplicando o conhecimento tcnico do perito, organizando-os de maneira coerente e por fim, narrando apenas os que tenham relevncia para o alcance do objetivo. De acordo com S, (2000. p.65), o ciclo da percia judicial compe-se das fases inicial, operacional e final, e estas de eventos distintos que formam todo o conjunto de ocorrncias que caracterizam tais tarefas. 2.1.3. Competncia profissional nos servios de percia Ao ser realizada a percia, devem ser levados em considerao os efeitos sociais que dela decorrero. Desta forma, a competncia profissional imprescindvel para a prestao de servios de qualidade. Diante disto Parry (1996, p.50) resume o conceito de competncia como um cluster de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados que afetam a maior parte de um papel profissional, que se correlaciona com a performance desse papel, que possa ser medido contra parmetros bem-aceitos e que pode ser melhorado atravs de treinamento. Conforme Figueiredo (2003, p.142), Competncia, sob o ponto de vista fundamental, o exerccio do conhecimento de forma adequada e persistente em um trabalho ou profisso. Para Davis (2000, p.1 e 15) a competncia descreve de forma holstica a aplicao de habilidades, conhecimentos, habilidades de comunicao no ambiente de trabalho, e so essenciais para uma participao mais efetiva e para incrementar padres competitivos. Focalizando na capacitao e aplicao de conhecimentos e habilidades de forma integrada no ambiente de trabalho. Por sua vez, Pujol (1999), define competncia como a capacidade de uma pessoa de realizar uma atividade, aplicando de maneira integral e pertinente os conhecimentos, destrezas e atitudes requeridas em uma determinada gama de funes, em situaes e contextos definidos. Pela NBC P 2 (item 2.21), O Contador, na funo de perito-contador ou peritocontador assistente, deve:
Manter adequado nvel de competncia profissional, pelo conhecimento atualizado de Contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade, das tcnicas contbeis, especialmente as aplicveis percia, da legislao relativa profisso contbil e das normas jurdicas, atualizando-se permanentemente, mediante programas de capacitao, treinamento, educao continuada e especializao, realizando seus trabalhos com a observncia da eqidade.

Segundo Caldeira (2000), cabe ao perito, na atribuio de suas funes:


Realizar a percia, com o objetivo de questionar a natureza dos fatos instados pelo julgador e pelos litigantes como parte do que discutido nos autos. Esse profissional tem competncia de relatar e transcrever elucidativamente o que o juiz no consegue interpretar. Nesse mesmo aspecto, ao assistente tcnico compete, na atribuio de suas funes, assistir as partes quando da elaborao dos quesitos, acompanhar os procedimentos elaborados pelo perito e emitir parecer sobre o laudo pericial.

O perito para exercer sua competncia deve ser independente para expressar a sua opinio, a qual, seguramente baseada nos exames realizados sem ser influenciado por fatores estranhos, ou seja, livre de preconceitos, fatores materiais ou afetivos, que pressupem perda de sua independncia. Deve ter dignidade para recusar a tarefa, quando a matria julgada no for sua especialidade, e humildade em assumir seus erros e, imediatamente corrigi-los. Desta forma, podemos concluir que o perito o olho tecnolgico cientfico do Magistrado, a mo longa da justia, enfim o apoio cientfico ao ilustre condutor judicial. (HOOG e PETRENCO, 2002, p.49). 2.1.4. Requisitos da competncia profissional em percia contbil O perito contador para expressar a sua opinio na veracidade dos fatos e situaes necessita de alguns requisitos que so indispensveis para a prestao de servio com competncia profissional. A competncia fundamental nos servios periciais, pois o seu resultado serve de base para a tomada de decises de uma ao judicial pelos magistrados. Segundo D urea (1962. p. 35), resumem-se no perito a competncia tcnica da sua especialidade, a experincia da funo e as qualidades morais, formando um conjunto de requisitos que lhe do a reputao necessria para ser preferido pelas partes interessadas e pelas autoridades judicirias. Sob esta perspectiva, Rocha (1995, p.12) relata um requisito necessrio para a competncia do perito contador, como sendo:
O compromisso moral e tico do perito para com a sociedade e para com sua classe profissional constitui o principal lastro de sustentao da realizao profissional. Ressalte-se, tambm, que ser capaz e estar sempre atualizado e preparado para o trabalho de boa qualidade, com valor social, est inserido no contexto moral e tico. Conhecer os cdigos de tica contbil e pericial condio indispensvel ao profissional.

Conforme Santos (2004, p.90), o perito deve possuir cultura geral e contbil profundas que lhe permitam colaborar como magistrado na verificao ou apreciao dos fatos contbeis objeto de lide, de modo a supri-lo daqueles conhecimentos tcnicos ou cientficos que este no possui. Para S (2000, p. 20), o profissional que executa a percia contbil precisa ter um conjunto de capacidades, para a competncia dos trabalhos realizados. Entre elas esto: legal: a que lhe conferem o ttulo de bacharel em Cincias Contbeis; Profissional: conhecimentos prticos e tericos; tica: a que estabelece o Cdigo de tica Profissional do Contador e a Norma do Conselho Federal de Contabilidade; Moral: estriba na virtude das atitudes pessoais do profissional. Koliver (2003) afirma que, o profissional que atuar na percia contbil dever:
Conhecer o todo integrado pela Cincia Contbil, pelas tcnicas de execuo e pelas normas ticas. Os requisitos apontados evidenciam claramente, que uma pessoa que no disponha destes atributos, jamais ter condies para exercer as funes de perito com as condies esperadas, para que seu laudo contribua efetivamente, a fim de que prevalea a Justia.

Segundo Santos (2004, p.90), nos servios de percia contbil, um dos requisitos vem a ser: atingir a mxima eficincia na realizao da percia, para superar a expectativa do usurio final, que pode ser o juiz ou as partes envolvidas nos autos.

Franco (1997, p.228) ressalta que o requisito total pode ser entendido como, a prestao de servios que no somente atenda plenamente a boa tcnica, a necessidade e satisfao dos clientes, como tambm a tica ao orgulho profissional de quem o executa. Ornelas (2003, p.35) afirma que, o perito uma pessoa que, pelos requisitos especiais que possui, geralmente de natureza cientfica ou artstica, supre as insuficincias do juiz no que tange verificao ou apreciao daqueles fatos da causa que para tal exijam conhecimentos especiais ou tcnicos. Figueiredo (2003), relata a forma tcnica, cientfica e fundamentada como sendo um requisito importante na elaborao do laudo pericial, onde o resultado tender a ser de boa qualidade. Neste contexto, Santos (2004, p.96) diz que a competncia e seus requisitos nos servios periciais so necessrios, e seu resultado serve de base para a tomada de deciso de uma ao judicial, e a agilidade na resoluo desta ao depende da consistncia do laudo pericial. Esta consistncia deve cumprir os objetivos tcnicos e as expectativas intrnsecas da ao judicial. A busca da competncia em qualquer rea de extrema importante. Com isso, na viso dos autores pesquisados os requisitos para o exerccio da competncia profissional em percia contbil, so: conhecimentos prticos e tericos nos trabalhos desenvolvidos, laudos apresentados de forma tcnica, cientfica e fundamentada, trabalhos periciais de forma lgica e correta, escritas com forma clara e de fcil entendimento. O profissional de atua na rea de percia contbil deve ser bacharel em Cincias Contbeis, ser tico, estar em constante especializao, apresentar qualidade nos trabalhos desenvolvidos e ter dignidade para recusar tarefas, quando a matria julgada no for sua especialidade. 2.2 A Percia Contbil no Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios O mbito de desenvolvimento deste trabalho o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Para tanto necessrio conhecer como as percias so elaboradas no MPDFT. Desta forma, so sintetizados informaes no Guia de consulta do MPDFT. O Ministrio Pblico uma instituio pblica responsvel pela defesa dos direitos dos cidados e dos interesses da sociedade. A Constituio de 1988 considera o Ministrio Pblico essencial Justia, pois cabe a ele proteger o cumprimento da lei, da democracia e dos interesses sociais e individuais. Essas atribuies conferem aos integrantes do Ministrio Pblico a oportunidade de atuarem como verdadeiros advogados da sociedade, seja defendendo o cidado, seja defendendo o prprio patrimnio pblico contra particulares de m-f. O Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios integra o Ministrio Pblico da Unio e trabalha para garantir o respeito Lei e aos interesses da sociedade do Distrito Federal. Ou seja, apesar de pertencer estrutura do MPU, o MPDFT no cuida de matrias da competncia da Justia Federal, mas sim das que competem as Justia Estaduais. Seus integrantes atuam perante o Poder Judicirio do Distrito Federal. Para esse fim, o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios atua em diversas reas, tais como: criminal, meio ambiente, patrimnio pblico, sade, educao, infncia e juventude e filiao. O Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios Distrito Federal e Territrios formado por: Procuradores de Justia; Promotores de Justia e Promotores de Justia Adjuntos.

O Procurador-Geral de Justia o chefe do MPDFT, escolhido pelo presidente da Repblica, dentre trs integrantes da carreira, componentes de lista, criada pelos membros, por meio de eleio. Os Procuradores so os membros do Ministrio Pblico do Distrito Federal que oficiam perante o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, fiscalizando a aplicao da Lei, quando h interesse pblico. Os Promotores de Justia so os membros do Ministrio Pblico do Distrito Federal que participam da fiscalizao das leis e da defesa dos interesses sociais, por meio de projetos e aes no s de natureza judicial, mas tambm administrativa. As intervenes e aes judiciais so propostas perante os Juzes de Direito do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios. Os Promotores de Justia atuam nas Promotorias de Justia. A misso da Direo-Geral planejar, dirigir, coordenar e controlar as atividades administrativas do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Subordinam-se a esta Diretoria os Departamentos de Apoio Administrativo, de Modernizao Administrativa, de Oramento e Finanas, de Recursos Humanos, de Arquitetura e Engenharia, de Percias e Diligncias e Plan-Assiste. Auxiliam o trabalho do Diretor-Geral a Chefia de Gabinete e a Assessoria Jurdica. O departamento de percias e diligncias responsvel pelo assessoramento tcnico pericial s procuradorias e promotorias de justia no mbito do MPDFT nas reas de formao e competncia profissional de seus analistas periciais, tcnicos e auxiliares. O departamento de percia e diligncia composto por servidores ingressados por meio de concurso pblico regulamento pela portaria PGR n 233 de 22 de Abril de 2004. O papel dos contadores auxiliar os promotores nos processos.Suas principais atribuies so: reviso de clculos de execuo de sentena, reviso de clculos de habilitao de crdito, reviso de clculos de benefcio acidentrio, reviso de clculos de penso alimentcia, reviso de apurao de haveres, anlise de quebra de sigilo bancrio e fiscal, anlise de prestao de contas, anlise de demonstrativo contbil e anlise de esboo de partilha.

3. PESQUISA DE CAMPO
3.1 Objetivo da pesquisa O objetivo da pesquisa foi proporcionar um maior horizonte na rea da Percia Contbil no que diz respeito ao desenvolvimento da prova pericial na viso dos procuradores. Neste sentido, aplicou-se questionrio para demonstrar a competncia profissional de peritos contadores no mbito do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. O carter da pesquisa aqui proposta no conclusiva, mas exploratria buscando identificar o maior nmero de hipteses que possam, por ocasio de outro estudo serem testadas e confirmadas. 3.2 Procedimentos Para o desenvolvimento deste trabalho foram adotados os seguintes procedimentos:

Elaborao de um questionrio, contendo afirmaes sobre a competncia profissional de peritos contadores, com base no referencial terico apresentado. Aplicao do questionrio junto aos procuradores do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Tabulao e anlise dos dados e informaes coletadas, por meio software estatstico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) verso 12.0. 3.3 Questionrio de pesquisa No desenvolvimento deste trabalho foram adotados alguns procedimentos como: elaborao de 01 questionrio composto por 11 (onze) questes, sendo 09 (nove) objetivas e 02 (duas) subjetivas que foram aplicados pessoalmente aos procuradores do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Elaborou-se uma reviso de literatura, a fim de fundamentar e subsidiar a anlise, as quais foram utilizadas para a formulao do questionrio. As perguntas tiveram a inteno de verificar a opinio dos procuradores em relao competncia profissional de peritos contadores no desenvolvimento da prova pericial contbil no mbito do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Para resposta aos questionrios utilizou-se a escala tipo Likert de concordncia e importncia, como segue:
Concordo totalmente 1( ) Extremamente importante 1( ) Concordo Discordo Parcialmente Parcialmente 2( ) 3( ) Muito importante Um pouco importante Discordo totalmente 4( ) Sem importncia 5( )

No muito importante 2( ) 3( ) 4( ) FIGURA 2: PADRO DE REPOSTAS DAS QUESTES FONTE: ELABORAO PRPRIA

3.4 Percepo dos procuradores em relao competncia profissional de peritos contadores do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios Este estudo prope-se a obter informaes sobre a competncia profissional de peritos contadores a partir de percepes dos procuradores do MPDFT. Os Procuradores que participam da fiscalizao das leis e da defesa dos interesses sociais, por meio de projetos e aes no de natureza judicial e administrativa pode solicitar a percia contbil quando for necessria nos determinados processos. A percia requerida por meio de um ofcio (percia interna), e os procuradores utilizam essa prova tcnica para subsidiar a formao de sua convico sobro o litgio. A pesquisa foi realizada somente com os procuradores que solicitam a percia contbil, mas qualquer procurador pode solicitar a percia quando for necessria. Dos 34 questionrios distribudos, retornaram para anlise 18, sendo eles das promotorias de Justia Cvel, da Justia de Defesa do Patrimnio Pblico e Social, da Justia de Falncias e Concordatas, da Justia de Famlia, da Justia de Fazenda Pblica, Justia de rfos e Sucesses, de Justia de Registros Pblicos, da Justia de Tutela das Fundaes e Entidades de Interesse Social.

10

Aps a coleta das informaes, efetuo-se a anlise e tabulao dos dados obtidos, assim como, os resultados e concluses. Demonstram-se a seguir, os pontos relevantes do questionrio aplicado aos procurados do MPDFT, com os respectivos resultados:
1. Atravs da leitura do laudo V.Exa. entende que os peritos tm conhecimentos prticos tericos dos trabalhos apresentados. .

66,70% 55,60% 44,40% 33,30%

concordam parcialmente concordam totalmente extremamente importante importante

GRFICO 1: CONHECIMENTOS PRTICOS E TERICOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS FONTE: ELABORAO PRPRIA

O resultado da pesquisa revelou que 55,6% concordam parcialmente que os peritos tm conhecimentos prticos e tericos nos trabalhos apresentados e 44,4% concordam totalmente, sendo que 66,7% acham extremamente importante e 33,3% acham importantes os conhecimentos prticos e tericos na realizao dos servios.
2. Nos processos judiciais os peritos apresentam seus trabalhos de forma tcnica, cientifica e fundamentada.

11

72,20%

55,60% 44,40%

concordam totalmente concordam parcialmente extremamente importante

27,80%

muito importante

GRFICO 2: FORMA TCNICA, CIENTIFICA E FUNDAMENTADA FONTE: ELABORAO PRPRIA

A anlise desses dados permite verificar que 55,60% dos procuradores concordam totalmente que os peritos do MPDFT apresentam seus trabalhos de forma tcnica, cientifica e fundamentada, 44,4% concordam parcialmente, mas 72,2% acham extremamente importante os laudos estarem de forma fundamentada, e 27,8% dos procuradores acham muito importante os trabalhos serem desenvolvidos com tcnica e sendo fundamentados. 3. O contedo do laudo contbil apresentado desenvolvido de forma lgica e correta.

61,10% 55,60%
concordam totalmente concordam parcialmente

38,90%

38,90%

extremamente importante muito importante no responderam

5,60%

GRFICO 3: DESENVOLVIMENTO DE FORMA LGICA E CORRETA FONTE: ELABORAO PRPRIA

As respostas dos procuradores demonstram que 61,1% concordam totalmente, 38,9% concordam parcialmente que os contedos dos laudos esto sendo desenvolvidos de forma lgica e correta, 55,6% acham extremamente importante e 38,9% acham muito

12

importante os trabalhos estarem sendo apresentados de forma lgica e correta, e 5,6% no responderam. 4. V.Exa. entende que os peritos so ticos nos trabalhos desenvolvidos.

72,20% 61,10%
concordam totalmente concordam parcialmente

38,90% 27,80%

extremamente importante muito importante

GRFICO 4: TICA NOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS FONTE: ELABORAO PRPRIA

Conforme as respostas obtidas, 61,1% dos procuradores concordam totalmente que os peritos esto sendo ticos, 38,9% concordam parcialmente, 72,2% acham extremamente importante tica nos trabalhos apresentados e 27,8% acham muito importante os peritos apresentarem tica nos servios desenvolvidos. 5. Qual a nota que voc atribuiria ao trabalho do perito contador do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios.

16,70% 22,20%

muito bons

timos 61,10%

bons

GRFICO 5: NOTA ATRIBUDA AOS PERITOS CONTADORES DO MPDFT FONTE: ELABORAO PRPRIA

13

A partir das respostas analisadas que 61,1% dos trabalhos realizados pelos peritos so considerados muito bons, 22,2% so considerados timos e 16,7% considerados bons pelos procuradores do MPDFT. A anlise desses dados permite concluir de que os trabalhos feitos pelos peritos contadores na elaborao da prova pericial contbil esto sendo desenvolvidos com alto grau de competncia profissional. Os resultados tabulados nesta pesquisa so complementados por observaes apresentadas pelos procuradores em questo subjetivas. Os principais pontos foram: Os peritos tm conhecimentos tcnicos, clareza, interesse e zelo. Apresentam objetividade, clareza e imparcialidade. Excelente qualidade, de modo a despertar no promotor interno a confiana nas concluses lanadas nos laudos periciais. Os peritos necessitam de uma viso mais ampla sobre os aspectos jurdicos. As percepes dos procuradores entrevistados revelam que 55,60% concordam totalmente, 44,40% concordam parcialmente que os trabalhos apresentados pelos peritos esto com a forma clara e de fcil entendimento. Observa-se, no resultado que 61,10% concordam totalmente, 38,90% concordam parcialmente na qualidade dos trabalhos apresentados, sendo que 66,70% acreditam ser extremamente importante e 33,30% acham muito importante a clareza nos laudos, o fcil entendimento e a qualidade desenvolvida nos trabalhos. A pesquisa revela tambm que 33,30% concordam totalmente, 61,10% concordam parcialmente e 5,60% discordam parcialmente da constante especializao (cursos, leituras, etc) dos peritos do MPDF, sendo que 38,90% acham extremamente importante, 55,60% acham muito importante e 5,60% acham um pouco importante especializao para elaborao de laudos e pareceres. Sobre o ponto de vista dos peritos recusarem as tarefas quando a matria julgada no for de sua especialidade, 52,90% dos procuradores concordam totalmente, 47,10% concordam parcialmente, mas 47,10% acham extremamente importante o recuo de matrias que no fazem parte de suas habilidades. 3.5 Anlise dos resultados da pesquisa com a fundamentao terica Para a anlise da pesquisa de campo com a fundamentao tcnica, utilizou-se as referencias da NBCT - 13, da NBC - P2, e os requisitos da competncia profissional enumerados pelos diversos autores citados na seo 2.1.4. Essa anlise revelou que os peritos contadores do MPDFT apresentam os requisitos no exerccio da competncia profissional, entre eles: conhecimentos prticos e tericos nos trabalhos desenvolvidos, laudos apresentados de forma tcnica, cientfica e fundamentada, trabalhos periciais de forma lgica e correta, escritas com forma clara e de fcil entendimento, fundamentados na reviso da literatura realizada. Contudo, alguns aspectos podem ser destacados como elementos que podem ser trabalhados: o conhecimento mais amplo sobre aspectos jurdicos e na especializao de cursos, leituras na rea contbil. Dessa forma, pode-se inferir que as afirmaes realizadas no questionrio de pesquisa permitiram concluir que os peritos contadores do MPDFT atuam de forma aderente aos requisitos postulados.

14

4. CONSIDERAES FINAIS No mbito do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, os peritos so responsveis pelo assessoramento tcnico pericial s procuradorias e promotorias fiscalizando a aplicao da lei, quando h interesse pblico. Quanto ao problema de estudo proposto, verificou-se na percepo dos procuradores do MPDFT que os peritos contadores apresentam servios com um alto grau de competncia profissional, desenvolvendo trabalhos de forma tcnica, com clareza, de forma lgica, sendo ticos nos trabalhos e recusando tarefas que no fazem parte de suas habilidades, o que corrobora com os requisitos da competncia listados na literatura pesquisada. Porm, cabe ressaltar que os peritos podem ampliar sua viso em relao aos aspectos jurdicos e aos itens onde os procuradores assinalam que concordam parcialmente. Observa-se, que a percia contbil extremamente importante no auxlio aos procuradores do MPDFT nas tomadas de decises, sendo que a competncia profissional resulta na qualidade dos servios periciais prestados. Essa pesquisa poder ser aplicada a uma amostra maior para confirmao dos resultados e levantamento de hipteses. REFERNCIAS ALBERTO, Valder Luiz Palombo.Percia contbil.So Paulo. Atlas: 2000. BOEIRA, Luiz Eurico da Silva. 1999. Percia Contbil: Atividade Privativa do Contador. Porto Alegre: Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul. BRASIL, MINISTRIO PBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITRIO: http://www.mpdft.gov.br/> Acesso em: 24. nov. 2005. CALDEIRA SIDENEI. 2000. A influncia do laudo pericial contbil na deciso dos juizes em processos nas varas cveis. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade. Resoluo n. 858/99 - Conselho Federal de Contabilidade - Publicada no DOU de 29.10.99 Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 13 Da Percia Contbil. Disponvel em : http://www.inpecon.com.br/nbc_t_13.htm Acesso em: 02 out. 2005. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileira de Contabilidade Resoluo n.857, de 21.10.99, do Conselho Federal de Contabilidade DOU de 29.10.99 NBC P2 - Normas Profissionais do Perito Disponvel em:< http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/res857.htm> Acesso em: 02 out. 2005. Davis, Keith; NEWSTRON, Jonh W. Comportamento humano no trabalho. So Paulo: Pioneira, 1992. D urea, Francisco Reviso e Percia Contbil, 3 ed. 1962. So Paulo: Nacional FARIA, Ernesto. Dicionrio escolar latino-portugus. Reviso de Ruth Junqueira de Faria. 6. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1992. FIGUEIREDO, Sandoval Nunes. A percia contbil e a competncia profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, DF, ano 32, n 142, p.41-47, jul /ago 2003. FRANCO, Hilrio. Temas Contbeis.So Paulo. Atlas:1997. GONALVES, Reynaldo de Souza. Peritagem Contbil. Rio de Janeiro: Forense, 1968. p.7.

15

HOOG, Wilson Alberto Zappa; PETRENCO, Solange Aparecida. 2002. Prova Pericial Contbil: Aspectos prticos e fundamentais. Curitiba: Juru. KOLIVER, Olvio. 2003. A contabilidade e os contadores a servio do Judicirio.Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. MAGALHES, Antonio de Deus Farias. Percia contbil. So Paulo. Atlas: 2001. NEUMANN, Regina Aparecida. Percia contbil sua amplitude de atuao. So Paulo, 2000. p.03. OLIVEIRA N. Carlos Elmano; MERCANDALE, Iolanda. Roteiro prtico de percias contbeis judiciais: legislao, modelos e ndices oficiais. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. ORNELAS, Martinho Mauricio Gomes de.Percia contbil. So Paulo. Atlas: 2003. PARRY, S. B. The quest for competencies. Training, July 1996. PUJOL, J. Aputes para uma jornada de trabajo sobre noramizacin de competncias laborales. Turin: OIT, 1999 (mimeo). ROCHA, Levi Alvarenga; Santos, Nelson dos. Percia contbil: abordagem tcnica, doutrinria, processual e operacional. 2 ed. Goinia, CRC-GO. 1995. S, Antnio Lopes de. Percia contbil. So Paulo. Atlas: 2000. SANTOS, Creusa Maria Alves dos; MELLO, Onice Maria de. Breve discusso sobre a qualidade total em servios periciais. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, DF, ano 32, n 146, p.83-97, mar / abr 2003. YAMAGUCHI, Achile. Caminhos da percia judicial. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, DF, ano 30 n 127, p. 47-51, jan/fev 2001.

Anda mungkin juga menyukai