Anda di halaman 1dari 9

01 - Transformao de Sistemas Geodsicos

A grande maioria dos softwares topogrficos, atualmente no mercado, so excelentes ferramentas no que diz respeito a automao topogrfica, porm deixam um pouco a desejar quanto aos clculos geodsicos. O grande valor do investimento a ser feito no software pode ter retorno . Porm, para profissionais autnomos que estejam entrando, agora, no mercado de trabalho, os mdulos completos dos softwares de ltima gerao, embora necessrios e imprescindveis para um servio rpido e de qualidade, uma realidade um pouco que distante apesar das inmeras facilidades em adquir-los. Muitos profissionais optam por adquirir um mdulo bsico para mais tarde, quando tiverem mais recursos, adquirirem os mdulos completo destes softwares. Para suprir esta carncia momentnea, apresentamos uma srie de clculos geodsicos realizados na planilha eletrnica EXCEL, que atualmente a planilha mais usada no mundo.

Baixar este Arquivo

02 - Clculo de rumos e azimutes a partir de coordenadas


Com os avanos da informtica, a topografia ficou mais fcil e rpida. O que levava semanas para ser concludo, hoje necessrio apenas algumas horas de trabalho. Os clculos topogrficos tambm ficaram mais prticos com a vasta gama de softwares disponveis no mercado, especialmente, desenvolvidos para a rea de topografia. Contudo, as vezes, precisamos fazer clculos rpidos para alguns pontos, o que se tornaria um pouco lento se usarmos sotwares especficos, bons apenas para grandes volumes de clculos.

Baixar este Arquivo

03 - Clculo do azimute a partir do ngulo horizontal


Para calcular uma planilha de levantamento topogrfico, de poligonal aberta ou fechada, o primeiro clculo a ser realizado dos azimutes. O clculo do azimute de cada linha, da poligonal, efetuado a partir do azimute inicial, determinado atravs das coordenadas da base de sada, utilizando os mesmos procedimentos publicados na edio anterior, ou atravs da determinao do azimute verdadeiro, por astronomia e do ngulo horizontal, medido em campo, entre os dois alinhamentos.

Baixar este Arquivo

04 - Clculo das projees e coordenadas


Clculo das projees e das coordenadas do ponto posterior ao ponto de coordenadas conhecidas em funo do azimute e da distncia.

Baixar este Arquivo

05 - Montagem de uma planilha topogrfica


Montagem de uma planilha topogrfica - poligonal aberta, utilizando as frmulas vistas anteriormente, ou seja, este exemplo ser a unio de todas as planilhas anteriores numa s.

Baixar este Arquivo

06 - Clculo de interseco de retas


Muitas vezes, em um levantamento topogrfico padro, o profissional pode se deparar com algumas situaes bastante peculiares, como por exemplo, a impossibilidade de se levantar o ponto onde uma cerca muda de direo ou mesmo um ponto remoto de difcil acesso. Para contornar estes tipos de problemas,emprega-se comumente na topografia a interseco de retas. O clculo de interseco de retas pode ser til no somente para o caso da impossibilidade de se levantar um ponto mas tambm para economizar tempo nos levantamentos de campo, ou seja, dois segmentos de reta ( cercas, muros, etc ) no precisam necessariamente ser levantados at o seu ponto de interseco, bastam dois pontos em cada segmento que as coordenadas do ponto de intrseco so determinadas. Boa parte dos softwares atualmente no mercado no realizam o clculo de interseco de retas, j que nos sistemas de desenho CAD, integrado aos softwares ou independentes, a verificao do ponto de interseco pode ser feita graficamente de maneira rpida e confivel. Porm, em alguns casos, pode se tornar necessrio o clculo da interseco por meios matemticos, para auxiliar nesta tarefa, apresentaremos nesta edio como utilizar a planilha eletrnica Excel para efetuar o clculo.

Baixar este Arquivo

07 - Problema de Pothenot - Soluo planialtimtrica


O Problema de Pothenot foi concebido, inicialmente, para a utilizao em navegao. O navegador visava trs pontos na costa (faris), media os ngulos e, atravs da geometria, determinava a sua posio no mar. Com o objetivo de diminuir a presena da topografia nas frentes de lavra, das minas a cu aberto, foi implantada a soluo do problema de Pothenot. O teodolito, neste caso, ocupa uma posio aleatria, dentro da cava, e atravs de visadas em trs ou mais pontos, situados fora da mina, determina-se as suas coordenadas (abscissa, ordenada e altitude). Com o passar do tempo o problema de Pothenot tambm foi implantado na soluo de problemas rotineiros da topografia.

Baixar este Arquivo

08 - Clculo das coordenadas cartesianas GPS


O sistema de coordenadas cartesianas um sistema de coordenadas geocntricas, com origem das coordenadas no centro de massa da Terra.

O sistema de coordenadas cartesianas formado pelos seguintes eixos: - Eixo X - Sobre o plano do Equador. Do centro da Terra ao Meridiano de Greenwich. - Eixo Y - Sobre o plano do Equador. Do centro da Terra ao meridiano de 90 E. - Eixo Z - Eixo de rotao da Terra.

Baixar este Arquivo

09 - Clculo das coordenadas geodsicas a partir das coordenadas cartesianas GPS


A converso das coordenadas cartesianas determinadas pelo sistema GPS em coordenadas geodsicas. O sistema de coordenadas geodsicas formado pelos seguintes elementos: : Latitude do ponto; : Longitude do ponto; H : Altura elipsoidal do ponto.

Baixar este Arquivo

10 - Determinao dos raios da terra


A disciplina Fundamentos de Geodsia estuda, entre outros tpicos, a geometria do elipside terrestre, que inclui a determinao dos principais raios da Terra, usados em diversos clculos geodsicos. A presente planilha de clculos visa oportunizar aos estudantes uma forma rpida de obter os raios da Terra. Os clculos podem ser efetuados para qualquer elipside, bastando entrar com os valores de a e b (respectivamente raio equatorial e raio polar).

Baixar este Arquivo

11 - Transporte de altitude com GPS utilizando diferena de ondulao geoidal


No processamento de dados GPS, o grande problema enfrentado, por diversos profissionais, a determinao das altitudes ortomtricas (nvel do mar) uma vez que os softwares de processamento calculam a altura geomtrica (elipsoidal) referenciada ao elipside GRS-80 (datum WGS-84). Para linhas de base curtas (menor que 1 km), pode-se, sem cometer erro aprecivel, utilizar, como altitude, a altitude ortomtrica pois a diferena da ondulao geoidal entre dois pontos prximos quase desprezvel. Porm, para linhas de base longas se faz necessrio o processamento com a altura elipsoidal e posteriormente o clculo da altitude ortomtrica atravs da diferena de ondulao geoidal obtida num mapa geoidal confivel. Para o Brasil, foi elaborado, pela USP, o programa Map-Geo que contm o mapa geoidal do Brasil. Para determinar o valor da ondulao geoidal basta entrar com as coordenadas geodsicas do ponto (latitude e longitude) no datum SAD-69. A preciso do Map-Geo de 3 metros ou 1 cm/km para interpolao.

Baixar este Arquivo

12 - Clculo da convergncia meridiana


A convergncia meridiana o ngulo formado entre o norte de quadrcula e o norte verdadeiro. obtida atravs das coordenadas geodsicas do ponto. A convergncia utilizada na transformao de azimute plano, no sistema de coordenadas planas UTM, em azimute verdadeiro e vice-versa. Na planta do imvel, no processo de georreferenciamento, a convergncia deve ser calculada para a apresentao das orientaes do norte magntico, norte verdadeiro e norte de quadrcula.

Baixar este Arquivo

13 - Clculo do Kr
O Kr um coeficiente utilizado no SICAD - Sistema Cartogrfico do Distrito Federal (Braslia) para transformar a distncia horizontal local em distncia plana no sistema UTM para clculo de coordenadas no sistema UTM. O SICAD utiliza o datum Astro Chu e como figura geomtrica da Terra o elipside internacional de Hayford. Com o advento do georreferenciamento de imveis rurais, para atendimento da lei 10.267 (que exige as coordenadas no sistema UTM), as distncias horizontais, medidas em campo, podem ser convertidas em distncias planas UTM, com o Kr calculado a partir das coordenadas geodsicas e altitude do ponto mdio (que neste caso podem ser obtidas com GPS porttil) da rea levantada, desde que, no seja uma rea muito grande (acima de 250 hectares) e no ter desnveis acentuados (acima de 100 metros).

Baixar este Arquivo

14 - Ajustamento do quadriltero topogrfico


O Ajustamento de um quadriltero topogrfico (Para topografia de preciso, medido sobre o plano topogrfico) deve ser efetuado pelo mtodo dos mnimos quadrados - MMQ. Quando os lados dos tringulos so grandes, mesmo no plano topogrfico, os excessos esfricos dos ngulos so incorporados aos erros de fechamento do polgono. Os ngulos ajustados pelo presente mtodo, trabalhoso para o clculo manual, equivalem aos ngulos ajustados pelo mtodo dos mnimos quadrados.

Baixar este Arquivo

15 - Clculo do tringulo geodsico


Os tringulos geodsicos so tringulos esfricos cuja soma dos ngulos internos excedem 180. So tringulos cujos lados so arcos situados na superfcie do geide. Para a resoluo do tringulo geodsico utiliza-se o teorema de Legendre que transforma o tringulo esfrico num tringulo plano.

Para a soluo do tringulo geodsico, devem ser conhecidos os trs ngulos medidos em campo, um lado e a latitude mdia dos vrtices.

Baixar este Arquivo

16 - Reconstituio de poligonal
A reconstituio de poligonal uma ferramenta bastante til para a obteno dos ngulos, distncias e azimutes de um levantamento topogrfico do qual so conhecidas as coordenadas dos pontos, j que, em muitos casos, as cadernetas, por no serem mais utilizadas, foram perdidas. Para obter-se ngulos e distncias topogrficas, devero ser digitadas, na planilha, as coordenadas topogrficas do ponto. Se forem digitadas as coordenadas planas Sistema UTM dos vrtices, as distncias e ngulos sero planos. Para transformar a distncia plana UTM em distncia topogrfica (distncia horizontal) deve-se calcular o coeficiente de escala K.

Baixar este Arquivo

17 - Ajustamento de poligonal GPS atravs das coordenadas geodsicas


O ajustamento de poligonais geodsica podem ser feitas atravs das coordenadas planas, porm, em regies onde h a transposio do fuso, este tipo de ajustamento se torna invivel devido a diferena do merdiano central (MC). A soluo para este problema o ajustamento da poligonal geodsica atravs das coordenadas geodsicas (latitude e longitude) que no possuem limites de zonas. Aps ajustadas as coordenadas podero ser convertidas novamente para o sistema plano ou para o plano topogrfico local.

Baixar este Arquivo

18 - Clculos geodsicos integrados


Todos os clculos geodsicos realizados anteriormente em uma nica planilha do Excel. Para a realizao dos diversos clculos geodsicos foi considerado uma linha com as coordenadas, incluindo altitude, dos pontos extremos.

Baixar este Arquivo

19 - Transformao de coordenadas SAD69 para SIRGAS2000


A resoluo PR - 1/2005 de 22/02/2005 alterou a caracterizao do Sistema Geodsico Brasileiro, passando a adotar, como datum oficial, o SIRGAS 2000 em substituio ao SAD-69. Porm, por um perodo indeterminado, o SIRGAS2000 ser utilizado em concomitncia com os sistemas SAD 69 e CRREGO ALEGRE, uma vez que a acartografia nacional ainda tem muito material confeccionado com estes referenciais alm de oferecer aos profissionais um

perodo de transio antes da adoo do SIRGAS-2000 de forma definitiva. O sistema SIGAS-2000 caracteriza-se pela adoo do elipside GRS80, o mesmo do datum WGS-84 utilizado pelo sistema GPS, porm, como parmetros de transformao diferenciados para melhor se adequar como modelo geocntrico americano. J esto disponibilizadas pelo IBGE as coordenadas referenciadas ao SIRGAS2000 de todos os vrtices geodsicos implantados por esta instituio no Brasil (Planimtricos e altimtricos) juntamente com as coordenadas em SAD-69, que continuam sendo oferecidas para efeito de transio entre os dois sistemas. Est disponibilizado tambm o modelo geoidal para o SIRGAS-2000 no aplicativo MAPGEO2004. O datum altimtrico no sofreu alteraes e continua sendo o margrafo do porto de Imbituba - SC. Como a resoluo que elegeu o SIRGAS-2000 como o novo referencial geodsico brasileiro bastante recente, a maioria dos programas do mercado ainda desenvolvero os mdulos para a converso entre as coordenadas SAD-69 para SIRGAS- 2000.

Baixar este Arquivo

20 - Transformao de coordenadas geodsicas em coordenadas planas no sistema UTM


Na disciplina de Geodsia, principalmente nos clculos geodsicos, os desenvolvimentos dos clculos so efetuados manualmente com o uso de calculadoras cientficas. O principal objetivo desta tcnica induzir o aluno ao raciocnio e ao conhecimento das frmulas, as vezes sem necessidade de suas dedues. A presente planilha permite aos alunos e professores a conferncia dos clculos efetuados.

21 - Transformao de coordenadas planas sistema UTM em coordenadas geodsicas com coeficientes


Transformao de coordenadas planas em geodsicas referenciadas a qualquer elipside (mediante a entrada de seus parmetros). Este clculo muto til para quem precisa fazer um transformao de coordenadas adquiridas em cartas analgicas de forma rpida e precisa. Baixar este Arquivo

22 - Clculo do norte verdadeiro


A determinao do norte verdadeiro atravs da astronomia tende a cair em desuso com o advento dos sistemas de determinao posicional por satlite (GPS/GLONASS). No entanto existem muitos profissionais que, por questo de custou ou acesso a tecnologia, no dispes de meios para a determinao das coordenadas geodsicas de seus pontos. Da mesma forma pequenos trabalhos que no exijam georreferenciamento de seus vrtices podem dispensar estes sistemas de posicionamento e trabalhar com coordenadas arbitrrias, porm orientadas para o norte verdadeiro. Nesta edio apresentaremos uma

planilha para o clculo do norte verdadeiro determinado astronomicamente atravs da observao do Sol. Baixar este Arquivo

Anurio Astronmico Sol 2012


Baixar este Arquivo

Calculadora Virtual HP 48GX Com Topolindes


Instrues: retire o contedo zipado, de um clique duplo em "Emu48" Baixar este Arquivo

Dados para Processamento GNSS no Topcon Tools - Edio 164 - Parte 1


Arquivo da base Baixar este Arquivo

Dados para Processamento GNSS no Topcon Tools - Edio 164 - Parte 2


Arquivo dos Pontos Baixar este Arquivo

Dados para Processamento GNSS no Topcon Tools - Edio 164 - Parte 3


Coordenadas da base Baixar este Arquivo

Determinao da Preciso dos equipamentos topogrficos NBR 13133 DIN 18723


Baixar este Arquivo

DMAG 2010
Programa para calculo da declinao magntica Baixar este Arquivo

Geolindes Verso didtica (DOS)


Baixar este Arquivo

Topolindes HP 48 GX para transferncia


Baixar este Arquivo

Transformao de coordenadas geodsicas para coordenadas planas no sistema LTM


Baixar este Arquivo

Transformao de coordenadas planas sistema LTM para coordenadas planas no sistema LTM
Baixar este Arquivo

Transformao de coordenadas planas sistema UTM para coordenadas planas no sistema LTM
Baixar este Arquivo

Transformao de coordenadas UTM em coordenadas Topogrficas


Atualmente, um dos maiores problemas na utilizao dos mtodos e tcnicas de levantamento e locao topogrfica para aplicao industrial a criao de um sistema local de coordenadas precisas, principalmente na rea de montagem mecnica. No passado, a locao industrial era efetuada com trenas e teodolitos e utilizavam eixos de referncia para situar cada ponto de montagem. Cabe ressaltar que estes teodolitos eram de altssima preciso e as trenas confeccionadas com material de baixo coeficiente de dilatao. Com o advento das Estaes Totais houve a possibilidade de aumentar a produo, reduzindo consideravelmente o tempo gasto para montagem industrial de grande complexidade, no entanto, mesmo que no houvesse mais a necessidade da orientao por eixos de referncia, ainda utilizava-se um sistema topogrfico local arbitrrio, com aplicao somente para esta atividade. Com isso, projetos de terraplanagem, locao industrial e montagem mecnica tinham planos de referncia distintos devido a exigncia de maior ou menor preciso (desde centmetros para a terraplanagem at milmetros para montagem mecnica). Com o desenvolvimento dos sistemas de posicionamento terrestre baseados em satlites artificiais, foi possvel unificar os sistemas de referncia de vrias plantas industriais padronizando os projetos. No entanto, utiliza-se sistemas de representao cartogrfica que deformam alguns elementos de campo. O sistema plano UTM possui deformao linear (distncias) embora preserve os ngulos. O sistema UTM, desde que prxima a zona de secncia, onde o coeficiente de escala K 1, pode ser utilizado para a confeco e locao de

projetos de terraplanagem mas nunca para locao industrial. Para solucionar o problema necessria a criao de um sistema topogrfico local que solucione esta deformao linear e eventualmente rotacione o projeto de forma mais conveniente aos projetistas. Este sistema topogrfico local tambm deve contemplar uma maior preciso. Baixar este Arquivo

Transporte de coordenadas planas LTM

Anda mungkin juga menyukai