Anda di halaman 1dari 5

Benefcios de uma boa alimentao

26 de outubro de 2007Alimentao

saudvel

Ter uma boa alimentao sinnimo de vida saudvel. Por meio da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio, o governo incentiva a populao a ter bons hbitos e conscientiza sobre os riscos de doenas causadas pela ingesto prolongada de alguns tipos de produtos. Muitos componentes da alimentao dos brasileiros so associados ao desenvolvimento de doenas, como o cncer, problemas cardacos, obesidade e outras enfermidades crnicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguias, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderao. O tipo de preparo do alimento tambm influencia no risco de doenas. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de cncer de estmago. Por isso, mtodos de cozimento que usam baixas temperaturas so escolhas mais saudveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.

Ministrio do Desenvolvimento Agrrio

Ampliar

Alimentar-se de maneira correta significa prevenir doenas e melhorar a qualidade de vida

Vida saudvel
A adoo de uma alimentao saudvel previne o surgimento de doenas crnicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequncia. As fibras, apesar de no serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substncias nocivas com a parede do intestino grosso. A ingesto de vitaminas em comprimidos no substitui uma boa alimentao. Os nutrientes protetores s funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos no recomendvel para preveno do cncer. Os bons hbitos alimentares vo funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hbitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijo.

O Ministrio da Sade lanou o Guia da Alimentao Saudvel. Na publicao esto os dez passos para uma alimentao saudvel. So eles: Coma feijo com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro uma combinao completa de protenas e faz bem sade. Consuma diariamente trs pores de leite e derivados e uma poro de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparao torna esses alimentos mais saudveis. Consuma, no mximo, uma poro por dia de leos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados,sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentao. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de gua por dia. D preferncia ao consumo de gua nos intervalos das refeies. Torne sua vida mais saudvel. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fsica todos os dias e evite as bebidas alcolicas e o fumo. Faa pelo menos trs refeies (caf-da-manh, almoo e jantar) e 2 lanches saudveis por dia. No pule as refeies. Inclua diariamente seis pores do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pes e massas), tubrculos como as batatas e razes como a mandioca nas refeies. D preferncia aos gros integrais e aos alimentos em sua forma mais natural. Coma diariamente pelo menos trs pores de legumes e verduras como parte das refeies e trs pores ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Fonte Ministrio da Sade

Ampliar

Qual o segredo para se ter uma vida longa e com sade? Com certeza a nutrio um dos fatores para atingir tal objetivo. A nutrio um conjunto de processos, que envolve a ingesto, digesto, absoro, metabolismo e excreo dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funes do organismo. Os nutrientes so substncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano.

Pode-se dividir em macros nutrientes e micros nutrientes. Os macros nutrientes so os carboidratos, protenas e lipdeos e os micros nutrientes so as vitaminas e minerais. Os carboidratos fornecem a energianecessria para que voc realize as atividades do dia-a-dia. As protenas atuam na reestruturao de clulas e tecidos, crescimento e manuteno do esqueleto e sntese de enzimas e hormnios. E os lipdeos so os transportes das vitaminas lipossolveis, A, D e K e tambm fornecem energia. As vitaminas e os minerais so substncias reguladoras, Desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formao de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absoro do organismo. Em cada fase da vida h uma demanda energtica e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgnica. Em estados de doena, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado. Nesta edio acompanhe algumas dicas especiais para ter uma vida mais saudvel e evitar doenas atravs da alimentao saudvel. Se a alimentao for adequada, a sade estar presente em todas as fases da vida.

Boa alimentao e gentica contribuem para um bom envelhecimento


Redao Bem de Sade

Publicado em janeiro 18, 2013 por HC Tags: alimentao, sade

Frutas amaznica (Foto: Reproduo) A gentica, a alimentao e o meio ambiente so fatores que influenciam diretamente na longevidade do homem da floresta. A afirmao do pesquisador e mdico geriatra, Euler Ribeiro, que iniciou em 2008, um estudo para avaliar o prolongamento da vida dos idosos residentes em comunidades do municpio de Maus, distante 276 quilmetros da capital amazonense. O interesse, segundo Ribeiro, surgiu aps o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), apontar em 2007, o municpio como o maior em concentrao de idosos. O total de idosos em Maus em relao populao geral de 1%, enquanto que no restante do Pas de 0,5%. Por isso a Universidade da Terceira Idade, que ligada Universidade do Estado do Amazonas (Unati/UEA) est investigando o envelhecimento do homem na floresta amaznica. Fomos l para saber identificar quais os princpios que esto norteando esse envelhecimento ampliado e j temos alguns resultados importantes, ressaltou.

Ribeiro explicou que at o momento 1,8 mil idosos foram estudados e desse total apenas 10% foram submetidos a exames genticos. Apesar de ser pequena a quantidade de exames realizados, um importante marcador de longevidade foi encontrado em 27% das amostras. a apolipoprotena E2 encontrada apenas nas pessoas centenrias. Quem nasce com isso vive muito. Cerca de 25% da longevidade humana depende da gentica o restante se divide entre a alimentao e meio ambiente, e isso privilegio dos ribeirinhos do municpio de Maus, que tm todos esses fatores favorveis ao prolongamento da vida, destacou. O pesquisador informou que as pesquisas genticas tm custo elevado, mas que a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) est fomentando, por meio do Programa de Apoio Consolidao das Instituies de Ensino e Pesquisa (Pr-Estado), essa etapa do projeto intitulado Marcadores genticos da longevidade nos idosos ribeirinhos de Maus-AM. Para o mdico uma boa dieta, a prtica de exerccio fsico, a boa alimentao e a fuga do estresse influenciam diretamente para um envelhecer mais tranquilo. Alm da gentica vrios suportes podem influenciar para um bom envelhecimento. Os ribeirinhos andam muito e quando no andam remam para chegar ao seu destino, eles se alimentam bem, pois comem tubrculos e derivados, alm das frutas que tm ao seu alcance, ricas em vitaminas. Eles no tm as preocupaes que o homem da cidade tem como segurana e a correria diria, eles dormem de oito a dez horas por dia, isso tambm uma vantagem, explicou. Segundo o mdico, a dieta amaznica compete com a dieta mediterrnea, que tida como um dos componentes da longevidade destes povos. A dieta mediterrnea baseada em vinho, azeite de oliva, frutas e peixes do mar. A dieta Amaznica em Maus no tem o vinho, mas tem o guaran que supera o vinho, no tem o azeite de oliva, mas tem o aa rico em leos benficos para a sade. O jaraqui tem mais mega 3 que o salmo, o tucum, a pupunha e o buriti tm mais flavonoides antioxidantes que os demais frutos, ento eu aconselho todos a comerem a dieta amaznica, frisou. O estudo realizado em parceria com a Universidade de Santa Maria do Rio Grande do Sul, Universidade de Leon, Universidade do Porto, Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ) e Universidade de Braslia (UnB).

Uma boa Alimentao

Uma boa Alimentao

Formatted: Font: (Default) Times New Roman, 13.5 pt, Font color: Black

As frutas contm vitaminas

Para crescermos fortes e saudveis importante que tenhamos uma alimentao nutritiva, base de frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados, cereais, gros (arroz, feijo, soja, milho, ervilha) e ovos. Alm disso, devemos seguir uma dieta com, no mnimo, trs refeies ao dia, sendo caf da manh, almoo e jantar. Nos intervalos entre uma refeio e outra, devemos consumir frutas, pes, cereais, para complementar as necessidades do corpo.
Formatted: Font: (Default) Lucida Sans Unicode, 10 pt, Bold, Font color: Green, Border: : (No border)

Verduras, cereais e gros, carnes brancas, frutas e castanhas

Muitas crianas no querem comer os alimentos verdes, pois reclamam que tem um sabor ruim, mas isso no verdade. medida que comemos vamos nos acostumando com o sabor dos alimentos, atravs do paladar, passando a gostar de tudo. s fazer uma forcinha e experimentar. Cada alimento traz em si elementos que so importantes para o crescimento do nosso corpo, assim como para a manuteno de nossa sade, pois so fontes de vitaminas, sais minerais, protenas, etc. Temos alimentos bem diversificados em nossa alimentao, mas ser que eles so iguais em sua composio, nos nutrientes que nos fornecem? Claro que no. Assim como pessoas e animais so diferentes, os alimentos tambm possuem sua diversidade. Por isso temos que comer um pouquinho de tudo.

Anda mungkin juga menyukai