Anda di halaman 1dari 8

CURSO DE CINCIAS CONTBEIS REGULAMENTO DO PROJETO DE ATIVIDADES

DISPOSIES GERAIS

Artigo 1 Artigo 1. O Projeto de Atividades componente curricular obrigatrio, destinado


consolidao dos desempenhos acadmicos e profissionais desejados no perfil do egresso definido pela instituio, atendendo ao disposto na RESOLUO CNE/CES N 10 de 16/12/2004 (Diretrizes curriculares do Curso de Graduao em Cincias Contbeis), por meio do cumprimento de projeto interdisciplinar unindo a teoria e a prtica vivenciada durante o curso.

1 - O Projeto de Atividades se constitui em uma atividade acadmica de sistematizao do conhecimento de forma que o aluno integra, de forma multidisciplinar, os conhecimentos tericos, prticos e cientficos desenvolvidos mediante controle, orientao e avaliao docente, permitindo, entre outras aprendizagens: I revelar sua capacidade de interpretao e crtica do objeto de estudo; II discutir e usar conceitos pertinentes ao quadro terico escolhido, relativo futura profisso; III aprofundar conhecimentos referentes a aspectos da realidade social e/ou de mbito profissional.

2 - Entende-se por atividades acadmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os contedos das disciplinas estudadas no curso com as experincias cotidianas da rea, contribuindo efetivamente para a formao do aluno.

Artigo 2 Componente da integralizao da formao do graduando em Cincias Contbeis, o Projeto de Atividades objetiva habilitar o aluno a utilizar a metodologia adequada na elaborao do Projeto e do Plano de Controladoria. As disciplinas devem sintetizar os conhecimentos adquiridos durante o curso, e as atividades articuladas e inter-relacionadas com as experincias cotidianas.

Pgina 1 de 8

Pargrafo nico. O Projeto e o Plano de Controladoria devero obedecer aos planos de ensino e aprendizagem das correspondentes disciplinas.

Artigo 3. O Projeto de Atividades ser cumprido por todos os discentes do curso de Cincias Contbeis, com carga horria total especificada na matriz curricular, dividida ao longo das duas ltimas sries.

CAPTULO I COMPOSIO E COMPETNCIAS NO PROJETO de ATIVIDADES Artigo 4. As atividades de coordenao didtico-pedaggica do Projeto de Atividades estaro vinculadas, prioritariamente, coordenao do curso.

Artigo 5. Compete ao Coordenador do Curso: I Elaborar e informar, respeitando o calendrio escolar, o cronograma referente programao do desenvolvimento do Projeto de Atividades; lI Divulgar e facilitar o acesso desse Regulamento e demais documentos que o acompanham. Artigo 6. So atribuies do tutor a distncia:

I Orientar os acadmicos em todas as fases do desenvolvimento do Projeto de Atividades; II Ler e corrigir os textos produzidos em todas as fases do Projeto de Atividades; Ill Cumprir os prazos previstos no cronograma divulgado pela Coordenao do Curso; lV Avaliar os trabalhos apresentados, zelando pela qualidade geral e especfica dos trabalhos. Artigo 7. Compete ao discente do Projeto de Atividades:

I Definir a temtica do Projeto de Atividades com apoio do tutor a distncia; II Obter, quando necessrio, a autorizao do local onde que realizar pesquisa de campo; III Elaborar e cumprir o cronograma de atividade definido para o desenvolvimento do Projeto de Atividades, compatvel com o cronograma designado pela coordenao do curso;

Pgina 2 de 8

IV Ter cincia que atos de falsidade ideolgica, plgio, apropriao de ideias ou textos de outrem, desde que comprovados, implicaro na anulao do trabalho e consequente reprovao na disciplina; V Desenvolver o Projeto de Atividades seguindo os critrios estabelecidos por este Regulamento. As Atividades Acadmicas Efetivas do PROJETO DE ATIVIDADES incluem:

I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX.

Trabalho em grupo para o desenvolvimento do Projeto e para a elaborao de relatrios; Pesquisas em bibliotecas fsicas; Pesquisas em contedos virtuais por meio da internet; Visitas tcnicas em locais cuja atividade desenvolvida seja relevante para o Projeto; Entrevistas com profissionais da rea do Projeto; Acompanhamento a profissionais em vivncias reais; Simulaes e experimentos; Construo de prottipos; Quaisquer outras atividades de cunho acadmico e que visem diretamente o

desenvolvimento do PROJETO DE ATIVIDADES.

CAPTULO II DO PROJETO de ATIVIDADES

Artigo 8.O Projeto de Atividades dever ser desenvolvido em duas etapas, caracterizando disciplinas distintas na matriz curricular, sendo estas, Projeto de Atividades I (7.SERIE) e Projeto de Atividades II (8.SERIE). Pargrafo nico. Cada uma dessas etapas atribudas respectivamente, ao penltimo e ltimo semestre do curso em questo, devero focar disciplinas j desenvolvidas pelos alunos, incluindo as do semestre em vigor. Artigo 9. Para a entrega do trabalho final de cada um dos componentes curriculares: Projeto de Atividades I e Projeto de Atividades II, o aluno dever desenvolver, respectivamente, um Projeto e um Plano de Controladoria. Artigo 10 . O Projeto de Atividades poder ser desenvolvido em grupo (at cinco participantes).

Pgina 3 de 8

TTULO I DA ELABORAO E DEFINIO DO PROJETO DO TRABALHO PROJETO DE ATIVIDADES I (7.SERIE)

Artigo 11 . Para o Projeto de Atividades I, o aluno dever desenvolver um Projeto com o foco no meio escolhido, compreendendo a natureza do negcio relacionado sua rea de atuao, dominando as tcnicas e conceitos bsicos previstos no Plano de Ensino e Aprendizagem correspondente. O aluno dever levar em considerao que o Projeto elaborado na 7.srie ser a base para o desenvolvimento do Plano de Controladoria, na 8.serie (Projeto de Atividades II). Artigo 12 . O trabalho dever ser postado individualmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acordo com o perodo previsto no Cronograma de Teleaula (Perodo de Postagem das Atividades Avaliativas). Artigo 13 . A alterao do tema de trabalho do Projeto de Atividades s poder ocorrer com a expressa concordncia do tutor a distncia e desde que haja a possibilidade para o desenvolvimento do novo tema.

TTULO II DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PROJETO DE ATIVIDADES II (8.SERIE)

Artigo 14. Para o Projeto de Atividades II, o aluno dever proceder redao de seu trabalho acadmico e profissional, na forma de um Plano de Controladoria, de acordo com as diretrizes curriculares do curso, compreendendo e dominando tcnicas e conceitos bsicos em conformidade com o previsto no plano de ensino e aprendizagem correspondente. Artigo 15. O Plano de Controladoria dever ser postado individualmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acordo com o perodo previsto no Cronograma de Teleaula (Perodo de Postagem das Atividades Avaliativas).

Pgina 4 de 8

TTULO III DA AVALIAO FINAL DO PROJETO DE ATIVIDADES

Artigo 16. A avaliao do Projeto de Atividades ser realizada de forma processual e cumulativa pelo tutor a distncia, durante o desenvolvimento do trabalho.

Artigo 17. O aluno que cumprir as atividades previstas, obtendo mdia final maior ou igual a 5,0 (cinco) ser considerado aprovado nas disciplinas Projeto de Atividades I e Projeto de Atividades II.

1 - O aluno que no atingir a mdia final determinada para aprovao, poder ter um prazo de 30 (trinta) dias para a apresentao de novo Projeto/Plano de Controladoria.

2 - Aps avaliao dos resultados, persistindo a mdia final inferior a 5,0 (cinco), o acadmico ser considerado reprovado. 3 - O aluno que cometer atos irregulares na produo do Projeto de Atividades ser reprovado e sujeito s penalidades previstas no Regimento da Instituio de Ensino Superior. 4 - O estudante reprovado dever cumprir novamente a disciplina e dever arcar com os nus dos custos decorrentes do curso.

5 - No ser aplicada nenhuma forma de recuperao, como Tutoria, Adaptao. 6 - O aluno reprovado em Projeto de Atividades I no poder matricular-se em Projeto de Atividades II.

DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Artigo 19. Os casos omissos sero resolvidos pela Diretoria competente da Instituio. Artigo 20. Este Regulamento entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais.

Pgina 5 de 8

PROJETO DE ATIVIDADES I (7.SERIE)

EMENTA: O Projeto de Atividades I um conjunto de atividades, no qual os alunos do curso realizam um nico trabalho multidisciplinar, visando o alinhamento das disciplinas oferecidas no curso, bem como de todo projeto pedaggico. Desenvolvimento do Projeto: Definies. Objetivo do Projeto. Escopo. Caracterizao. Contextualizao: Anlise de mercado e Planejamento Financeiro. Anlise de Ameaas e Oportunidades. O desenvolvimento do projeto deve objetivar o Plano de Controladoria a ser desenvolvido na Disciplina Projeto de Atividades II. O aluno dever consultar o plano de ensino da disciplina de Empreendedorismo e Gesto de Projetos, para auxlio na elaborao de seu Projeto.

OBJETIVOS: Atuar em contextos situacionais (reais ou simulados) que exijam o desenvolvimento de competncias profissionais estabelecidas em conformidade com as previstas na Diretriz Curricular Nacional do Curso.

PROCESSO AVALIATIVO - PROJETO DE ATIVIDADES I (7.SERIE)

1.BIMESTRE Postagem do Pr-Projeto Peso: 0 a 4

2.BIMESTRE Postagem do Projeto Final Peso: 0 a 6

OBS: A data de postagem do Projeto de Atividades I (1. e 2. Bimestre) esto previstas no Cronograma de Teleaulas (Perodo de Postagem das Atividades Avaliativas).

Pgina 6 de 8

BIBLIOGRFIA BSICA: KEELLING, Ralph; BRANCO, Renato H. F.. Gesto de Projetos : Uma abordagem Global. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2012. BIBLIOGRFIAS COMPLEMENTARES: DUFFY, Mary. Gesto de projetos: arregimente os recursos, estabelea prazos, monitore o oramento, gere relatrios: solues prticas para os desafios do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Disponvel em: <

http://books.google.com.br/books?id=SBxcMRREVDQC&lpg=PP1&ots=CRssVH5EpH&dq=ges t%C3%A3o%20de%20projetos&hl=ptBR&pg=PP6#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20de%20projetos&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011. FAVA, Rubens. Caminhos da Administrao. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books?id=sXloe9869s0C&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011. FERREIRA, Ademir Antonio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gesto Empresarial: de Taylor aos nossos dias. So Paulo: Thomson Learning, 2002. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books?id=k5v2JkajaAkC&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011. MOTTA, Paulo Roberto. Novas Idias Em Administrao. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books?id=f2lPKg5xY8kC&lpg=PP1&dq=administra%C3%A7%C3 %A3o&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=administra%C3%A7%C3%A3o&f=false>. em: 10 abr. 2011. Revista Eletrnica de Administrao - READ. Editada pela Escola de Administrao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponvel em: <http://www.read.ea.ufrgs.br/>. Acesso em: 10 abr. 2011. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Acesso

Pgina 7 de 8

Rio

de

Janeiro:

Brasport,

2005.

Disponvel

em:

<

http://books.google.com.br/books?id=Wvdk7IaOC7wC&lpg=PP1&ots=PcBweSS3TP&dq=gest %C3%A3o%20de%20projetos&hl=ptBR&pg=PR4#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20de%20projetos&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011. OBS: CONSULTE TAMBM AS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS INDICADAS DO CADERNO DE ATIVIDADES E ATPS!

Pgina 8 de 8

Anda mungkin juga menyukai