Anda di halaman 1dari 36

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA.

CADERNO 6 MEDICINA
P R O V AS : LNGUA PORTUGUESA BIOLOGIA QUMICA L N G U A E S T R AN G E I R A

1. 2. 3. 4. 5. 6.

ESTA PROVA CONTM 70 (SETENTA) QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA, UMA PROPOSTA DE PRODUO DE TEXTO E 36 PGINAS NUMERADAS. COM RELAO PROVA DE LNGUA ESTRANGEIRA, RESOLVA AS QUESTES REFERENTES LNGUA DE SUA OPO. NO PERCA TEMPO EM QUESTES CUJA RESPOSTA LHE PAREA DIFCIL. VOLTE A ELAS SE LHE SOBRAR TEMPO. A PROVA TER 05 (CINCO) HORAS DE DURAO, INCLUINDO O TEMPO DESTINADO TRANSCRIO DE SUAS RESPOSTAS. ESTE CADERNO DEVER SER DEVOLVIDO AO FISCAL, JUNTAMENTE COM A FOLHA DE RESPOSTA DO COMPUTADOR. VOC PODE TRANSCREVER SUAS RESPOSTAS NA LTIMA FOLHA DESTE CADERNO E A MESMA PODER SER DESTACADA.

Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo. Preencha, com traos firmes, o espao reservado a cada opo na folha de resposta.

N de Inscrio

Nome

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO A SEGUIR, PARTE DA MATRIA PUBLICADA PELA FOLHA ONLINE, INTITULADA LECIONAR S 4 RAZO PARA ESCOLHA DO CURSO DE LICENCIATURA NA USP, E RESPONDA SOBRE ELE S QUESTES DE 1 A 8.

Anlise: Baixo salrio e desprestgio da profisso afastam jovens


LUCIANA FRANA LEME (ESPECIAL PARA A FOLHA )

Os alunos que cursam licenciatura em fsica e em matemtica na USP, quando comparados a outros graduandos dessa mesma universidade, esto entre os que acertam menos pontos no exame da Fuvest. Eles so mais velhos, esto nas faixas de nvel socioeconmico mais baixas, so trabalhadores. A situao similar dos outros cursos de licenciatura no pas. Para os alunos da USP, a licenciatura uma das poucas alternativas possveis para ingresso nessa universidade (e ter um diploma diferenciado) ou acessar a ps-graduao. Ser professor no por eles apontado como a principal razo para escolha do curso. A maioria dos jovens que esto em vantagem socioeconmica e de fato podem fazer escolha profissional (porque acertam mais pontos no vestibular, porque podem se preparar para a prova, porque podem cursar integralmente a graduao) dificilmente opta por cursos de formao de professores da educao bsica. Isso indica que a carreira docente no est valorizada. Um dado interessante do estudo que, no caso da medicina (alunos que teoricamente poderiam optar por qualquer outro curso), cerca de 15% dos ingressantes j pensaram em ser professor. Mas alegaram que baixo salrio, prestgio e condies da escola foram fatores que influenciaram a no escolha. Uma das concluses de tudo isso que necessrio pensar formas de tornar o magistrio para a educao bsica mais atraente para os jovens. Algumas opes para isso so a adoo de bolsa de estudo para os cursos de formao de professores (que pode fazer o jovem ficar na rea e no seguir outra profisso, tal como faziam antigamente os Centro Especfico de Formao e Aperfeioamento do Magistrio) e oferecer um ensino forte (que desperte a vontade de ser professor). Alm disso, durante o curso e principalmente aps a formao, eles precisam ver que vale a pena ser professor. Mas, enquanto as condies de trabalho forem ruins, os salrios forem os mais baixos das profisses que exigem ensino superior e a carreira cuja ascenso social significa sair da profisso (para ser diretor, por exemplo), outras reas continuaro a ser mais interessantes aos jovens.
LUCIANA FRANA LEME mestra em educao pela Faculdade de Educao da USP e autora do estudo que analisou a inteno dos licenciandos. (http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1165044-analise-baixo-salario-edesprestigio-da-profissao-afastam-jovens.shtml, acesso em 7/12/2012)

3 QUESTO 1

Somente NO se pode afirmar que o texto: a) b) c) d) sugere que a maior parte dos estudantes que opta por cursar licenciatura o faz por ausncia de outras opes. defende a necessidade de que a carreira docente seja valorizada. aponta alguns caminhos para o problema discutido. insinua que quanto mais velho for o estudante com menor poder aquisitivo e poucos conhecimentos, maior a tendncia de escolher a carreira de professor. 2

QUESTO

So caractersticas atuais da carreira de magistrio na educao bsica apontadas pelo texto, EXCETO: a) b) c) d) Desvalorizao. Restries para ascenso na carreira. Dificuldade para manter a disciplina. Baixos salrios. 3

QUESTO

Todos os trechos a seguir trazem recursos lingusticos sublinhados por meio dos quais a autora manifesta sua opinio e, ao mesmo tempo, busca a adeso do leitor, EXCETO: a) b) c) d) [...] necessrio pensar formas de tornar o magistrio para a educao bsica mais atraente para os jovens [...] Um dado interessante do estudo que, no caso da medicina (alunos que teoricamente poderiam optar por qualquer outro curso) [...] [...] eles precisam ver que vale a pena ser professor. [...] enquanto as condies de trabalho forem ruins, os salrios forem os mais baixos das profisses que exigem ensino superior e a carreira cuja ascenso social significa sair da profisso [...], outras reas continuaro a ser mais interessantes aos jovens. 4

QUESTO

A insero de sinais de pontuao nos trechos abaixo, retirados do texto, SOMENTE est de acordo com o padro culto da lngua, alm de no comprometer o sentido original do texto em: a) Os alunos, que cursam licenciatura em fsica e em matemtica na USP, quando comparados a outros graduandos dessa mesma universidade, esto entre os que acertam menos pontos no exame da Fuvest. (1 ) A maioria dos jovens que esto em vantagem socioeconmica e, de fato, podem fazer escolha profissional (porque acertam mais pontos no vestibular, porque podem se preparar para a prova, porque podem cursar integralmente a graduao) dificilmente, opta por cursos de formao de professores da educao bsica. (5 ) Mas, alegaram que baixo salrio, prestgio e condies da escola foram fatores que influenciaram a no escolha. (8 ) Alm disso, durante o curso e, principalmente, aps a formao, eles precisam ver que vale a pena ser professor. (11 )

b)

c) d)

4 QUESTO 5

No texto, os parnteses so usados para introduo de, EXCETO: a) b) c) d) Comparao. Explicao. Acrscimo de argumento. Exemplo. 6

QUESTO

No trecho A maioria dos jovens que esto em vantagem socioeconmica e de fato podem fazer escolha profissional, a forma de fato imprime ao segmento a seguinte orientao de sentido: a) b) c) d) Nem todas as pessoas podem escolher, realmente, uma profisso a seguir. Todas as pessoas ricas podem escolher uma profisso verdadeiramente. Na verdade, a maioria dos jovens no escolhe sua profisso. A vantagem socioeconmica , sem dvida, o fator a ser considerado na escolha profissional. 7

QUESTO

Assinale a alternativa que traz passagem do texto com redao que contraria o padro culto da lngua. a) b) c) d) Eles so mais velhos, esto nas faixas de nvel socioeconmico mais baixas, so trabalhadores. [...] cerca de 15% dos ingressantes j pensaram em ser professor. [...] tal como faziam antigamente os Centro Especfico de Formao e Aperfeioamento do Magistrio [...] [...] Mas, enquanto as condies de trabalho forem ruins, os salrios forem os mais baixos das profisses que exigem ensino superior e a carreira cuja ascenso social significa sair da profisso [...] 8

QUESTO

Assinale a alternativa que indica o termo a que se refere o verbo alegaram, no 8 pargrafo do texto: a) b) c) d) Os alunos do curso de medicina que no escolherem um curso de licenciatura. Cerca de 15% dos candidatos ao curso de medicina. Os ingressantes no curso de medicina que j pensaram em ser professor. Os alunos ingressantes no curso de medicina.

EXAMINE AS DUAS TIRINHAS A SEGUIR E RESPONDA, LOGO APS, S QUESTES DE 9 A 11.

TIRINHA 1

TIRINHA 2

(http://educacaoepraxis.blogspot.com.br/2012/03/tiras-damafalda.html, acesso em 7/10/2012)

(http://pmemariaaparecidaabreu.blogspot.com.br/2012/ 06/essa-mafalda.html, acesso em 7/10/2012)

QUESTO

Assinale a alternativa que traz considerao ADEQUADA sobre a tirinha 1. a) b) c) d) Mafalda faz referncia s catstrofes naturais que tm assolado o mundo. No 2 quadrinho da tirinha, h ironia; no ltimo, desiluso. O referente mundo somente pode ser compreendido em sua relao direta com o ser humano que o povoa. No 1 quadrinho, a forma como Mafalda introduz o referente mundo indica que ele est sendo tratado como pessoa.

QUESTO 10 Assinale a alternativa que traz considerao ADEQUADA sobre a tirinha 2. a) b) c) d) O 2 quadrinho construdo de forma a levar o leitor a acionar o campo da interdio, considerada a situao de interao em foco. O 4 quadrinho leva o leitor a redimensionar o sentido de palavro, sugerido pelo 2 quadrinho. O sentido que Manolito d palavra poltica, na tirinha, o de palavra importante. O sentido que Mafalda atribui palavra palavro, no 2 quadrinho, o de palavra complexa.

QUESTO 11 Somente se pode afirmar que, nas tirinhas, ocorre crtica: a) b) c) d) poltica, indiretamente na tirinha 1 e diretamente na 2. ao sistema econmico, indiretamente na tirinha 1 e 2. ao sistema educacional, indiretamente na tirinha 1 e diretamente na 2. religio, indiretamente nas duas tirinhas.

AS QUESTES 12 E 13 REFEREM-SE CHARGE A SEGUIR

http://tasabendo.com/home/a-charge-do-dia-sabioproverbio/

QUESTO 12 Sobre a charge, somente NO se pode afirmar que: a) b) c) d) h uma clara intertextualidade com um dito popular da cultura brasileira. a charge exige que o leitor articule o sentido que evoca o dito popular em questo com o contexto social e poltico do Pas. o discurso defendido na charge : Antes calar que mal falar. o tom irnico alia-se a uma crtica s prticas da esfera poltica.

QUESTO 13 O verbo citar em Quem pode citar um provrbio?, pode ser substitudo, sem nenhum comprometimento de sentido, pelos verbos da seguinte alternativa: a) b) c) d) Anunciar ou informar ou afirmar. Dizer ou falar ou recitar. Expor ou dizer, ou esclarecer. Dizer ou falar ou apresentar.

QUESTO 14 H vrias formas tpicas, na cultura brasileira, para qualificar a fala do outro. Assinale a alternativa em que se encontra uma forma correspondente a Falar pelos cotovelos. a) b) c) d) Falar s da boca pra fora. Falar mais do que a boca. Falar cobras e lagartos. Falar por falar.

7 QUESTO 15

http://www.nanihumor.com/2011/12/as-galinhas-filosoficas.html

Somente NO se pode afirmar que o riso nesse quadrinho se instaura a partir de: a) b) c) d) Ambiguidade Polissemia Polifonia Ambivalncia

P R O D U O

D E

T E X T O

(http://www.consciencia.net/gblog/tema/mafalda/, acesso em 7/10/2012)

(http://www.consciencia.net/gblog/tema/mafalda/, acesso em 7/10/2012)

otivado pelas duas tirinhas de Mafalda expostas, escreva um artigo de opinio em que voc, assumindo a posio de um estudante universitrio dirigindo-se a leitores do jornal publicado pela universidade em que voc estuda, posicione-se sobre o papel da mdia na nossa sociedade. Para essa tarefa, lembre-se de usar a norma culta escrita da lngua.

R A S C U N H O

D O

T E X T O

10

PROVA DE BIOLOGIA

QUESTO 16

O diagrama mostra uma possvel cladognese de diferentes espcies do gnero Homo, alm de sua provvel distribuio espacial em quatro continentes, desde dois milhes de anos atrs at os dias de hoje. As diferentes larguras horizontais das reas ocupadas por espcie representam variaes no nmero de indivduos ao longo do tempo.

Analisando-se o diagrama, foram feitas as seguintes afirmaes: Homo sapiens e Homo neanderthalensis tiveram ancestral comum e habitaram conjuntamente a Europa num passado recente. II. Homo rhodesiensis foi extinto somente na sia, mas deu origem a trs novas espcies na frica. III. A frica o local de surgimento de pelo menos trs das espcies representadas. IV. H 300 mil anos quatro espcies do gnero Homo coabitaram a Terra, mas nunca no mesmo continente. V. S existem nas Amricas Homo sapiens, e os Homo neanderthalensis s ocuparam um continente. Com base apenas nas informaes dadas, so afirmaes CORRETAS: a) b) c) d) I, II e III. I, III e V. II, III e IV. II, IV e V. I.

Tempo em milhes de anos at hoje

11 QUESTO 17 Trabalhando com o Streptococcus pneumoniae em 1928, Griffith identificou duas formas distintas de pneumococos: uma forma capsulada, dita virulenta por causar a morte em camundongos por pneumonia, e uma variante mutante, originada a partir da forma virulenta, que, por no apresentar cpsula, era no virulenta, ou seja, no letal para camundongos. Em seus experimentos, Griffith descobriu que bactrias capsuladas mortas pelo calor poderiam transformar bactrias no capsuladas em capsuladas, e que esse carter era transmitido s geraes seguintes. Em 1944, Avery e colaboradores realizaram um experimento para estudar um aspecto importante da transformao bacteriana. A figura abaixo resume de forma esquemtica cinco etapas desse experimento.

das protenas

Adio de bactrias NO CAPSULADAS

Adio de bactrias NO CAPSULADAS

Adio de bactrias NO CAPSULADAS

Analisando as informaes dadas e de acordo com seus conhecimentos, correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) O DNA das bactrias capsuladas foi o material absorvido pelas no capsuladas para que pudessem readquirir a capacidade gentica de produzir cpsula. Protenas e RNA mensageiros impedem a transformao bacteriana e a formao da cpsula glicoproteica. O calor que matou as bactrias capsuladas normalmente suficiente para desnaturar protenas bacterianas, mas no foi suficiente para destruir o material transformante. Sntese proteica necessria para a produo da cpsula em pneumococos.

12 QUESTO 18 A cor amarelada na pele e na mucosa ocular, denominada ICTERCIA, causada pela acumulao da bilirrubina e seus conjugados no organismo, pode ocorrer devido aos seguintes fatores: aumento da carga de bilirrubina (aumento da destruio das hemcias); patologia heptica que prejudica a conjugao da bilirrubina; obstruo no sistema biliar e mesmo uma ictercia nos primeiros dias aps o nascimento. Resultado da destruio das hemcias, a bilirrubina um pigmento de cor amarelo-alaranjada, produzido pela degradao do grupo no proteico da hemoglobina (heme), enquanto os aminocidos da parte proteica so reaproveitados pelo organismo. No fgado a bilirrubina conjugada com outras molculas, tornando-se hidrossolvel e sendo excretada com a bile no duodeno. Uma parte reabsorvida do leo volta para o fgado, onde uma frao reincorporada bile e outra eliminada na urina. Cerca de 10% dos pigmentos biliares eliminados no bolo fecal so convertidos por bactrias intestinais em estercobilina, que confere cor marrom-avermelhada s fezes.

A figura esquematiza a produo e circulao de pigmentos biliares.

Aminocidos

Hemoglobina Hemcias Deposio em tecidos do corpo ICTERCIA

Bilirrubina No conjugada

Fgado Vescula biliar Rim Duodeno

leo Urina Fezes

Com base nas informaes e em outros conhecimentos, correto apontar como provveis causas de ictercia, EXCETO: a) b) c) d) Cirrose alcolica e hepatite viral aguda. Falha temporria no metabolismo da bile em recm-nascidos. Carncia de aminocidos no organismo para renovao de hemcias. Malria em crianas, jovens e adultos e eritroblastose fetal em recm-nascidos.

13 QUESTO 19 Em 1950, o bioqumico Erwin Chargaff determinou a composio relativa de bases nitrogenadas (A Adenina; G Guanina; T Timina e C Citosina) do DNA de diversas espcies. A tabela apresenta resultados obtidos para algumas espcies. Variaes apresentadas na tabela, menores que 0,5%, devem ser desconsideradas por representarem erros normais no processo de quantificao das bases nitrogenadas. Os resultados obtidos, mesmo aqueles no aqui apresentados, revelaram que as composies relativas das bases nitrogenadas do DNA variam de espcie para espcie, mas so constantes para a mesma espcie. Composio Relativa* (%) de Bases Nitrogenadas do DNA de diferentes Espcies BASES PRICAS ESPCIE Homo sapiens Drosophila melanogaster Zea mays Neurospora crassa Bacillus subtilis GRUPO Humano Mosca Milho Fungo Bactria A 31,0 27,3 25,6 23,0 28,7 G 19,1 22,5 24,4 27,1 21,2 BASES PIRIMDICAS T 31,1 27,6 25,2 23,1 29,0 C 18,8 22,6 24,8 26,8 21,1

Fonte: extrado de Sylvia, S. BIOLOGY, 6 ed., MacGraw-Hill, 1998.

Esses resultados contriburam para desvendar uma importante caracterstica relativa molcula de DNA. Marque a opo que revela que caracterstica essa. a) b) c) d) Quanto mais evoluda for uma espcie, maior o contedo de bases pricas no seu DNA. Quantidades semelhantes de A/T e C/G entre duas espcies indicam forte parentesco evolutivo. O cdigo gentico determinado pela quantidade relativa das bases nitrogenadas presentes no DNA de cada espcie. As duas fitas de DNA pareiam atravs das bases A com T e C com G e, por isso, as quantidades de A+G/T+C = 1.

QUESTO 20 A figura representa um experimento concebido em 1675 pelo bilogo italiano Marcello Malpighi, que, removendo um anel da casca de troncos de rvores (anel de Malpighi), demonstrou que aps algum tempo ocorria um intumescimento na parte do tronco logo acima da parte removida.

So consequncias da remoo da casca para a formao do anel de Malpighi, EXCETO: a) b) c) d) o intumescimento da parte superior, causado pelo acmulo de solutos orgnicos, retidos pela descontinuidade de fluxo. inicialmente o fluxo no xilema continua normal, pois os vasos condutores da seiva bruta continuam em atividade. a morte das razes e posteriormente da rvore toda, por falta de fluxo de seivas elaborada e bruta respectivamente. recuperao da casca retirada pela ao do cmbio, sendo influenciada diretamente pelo hormnio auxina.

14 QUESTO 21

As plantas Bt so resistentes a algumas pragas porque tm incorporado em seu DNA um gene da bactria Bacillus thuringiensis, capaz de produzir uma toxina Bt letal para certos insetos. A adoo de uma variedade de algodo transgnico Bt por fazendeiros chineses permitiu controlar as lagartas, que eram a principal ameaa a essa cultura, entretanto ocorreu uma reviravolta ecolgica: um percevejo outrora inofensivo virou praga.

A lagarta de Helicoverpa armigera, que mais afetava as plantaes de algodo na China acabou sendo controlada aps a introduo do algodo transgnico Bt.

Percevejos mirdeos, que no eram pragas, se espalharam e passaram a causar grandes danos nas plantaes de algodo na China.

Fonte: Texto e figuras extrados de Transgnico mata uma praga e traz outra da Folha de S.Paulo de 14/05/2010.

Analisando a reportagem acima de acordo com seus conhecimentos, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) o uso de inseticidas mata as lagartas, mas no capaz de controlar os percevejos que atacam o algodo transgnico. os percevejos so inimigos naturais das lagartas e, mesmo sem a introduo dos transgnicos, eles venceriam a competio interespecfica. a introduo do algodo transgnico em outro pas poderia selecionar lagartas que fossem naturalmente resistentes toxina Bt. os percevejos se tornaram resistentes toxina Bt devido introduo das plantas transgnicas na China.

QUESTO 22 A chamada "cama de frango" uma espcie de "tapete" com cascas de vegetais como o arroz e o caf colocado nos galpes de granjas a fim de que os frangos no fiquem em contato direto com o cho. Essa cobertura recebe parte de alimentos no aproveitados pelas aves, suas fezes e restos de penas. Aps a remoo dos frangos para abate, ela recolhida e pode ser adicionada rao de ruminantes para melhorar a sntese proteica de bactrias no rmen cujo crescimento fundamental para produo de carne e leite do animal. Mas existe tambm o risco para a sade do animal que consome esse tipo de alimento, pois, alm de micro-organismos, ele pode conter mais de 20 tipos de drogas e antibiticos usados nas raes de frangos. Sobre a cama de frango, correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) os antibiticos encontrados favorecem as fermentaes no rmen matando as bactrias patognicas. contm cido rico, que fonte de nitrognio para a sntese de aminocidos pelas bactrias. as cascas de vegetais podem ser digeridas e aproveitadas como fonte de alimentos por bactrias no rmen. vrus e bactrias oriundos das aves podem ser patognicos para ruminante, prejudicando seu desenvolvimento.

15 QUESTO 23 O sistema imunolgico compreende todos os mecanismos pelos quais organismos animais reagem a invasores externos, como micro-organismos, peonhas, venenos, toxinas e mesmo tecidos e rgos transplantados de outros organismos no geneticamente idnticos da mesma espcie. A tabela apresenta alguns exemplos de diferentes tipos de imunidade.

IMUNIDADES ADQUIRIDAS IMUNIDADES INATAS PASSIVAS O baixo pH do suor e da secreo gstrica previne o crescimento de bactrias. Uma enzima encontrada na lgrima e na saliva pode destruir a parede celular de bactrias. A descamao da epiderme ajuda a remover agentes infecciosos que aderiram s superfcies epiteliais. Injeo de anticorpos contra a toxina do Clostridium tetani. Para prevenir a Eritroblastose fetal, a me RH-negativo que tem filho RH-positivo recebe imunoglobulina anti-RH por via injetvel. Passagem de anticorpos da me para o feto atravs da placenta e tambm pelo leite. ATIVAS Inocular vrus da varola bovina pode produzir proteo imune contra a varola humana. A vacinao contra rubola previne ocorrncia da Sndrome da Rubola Congnita, que pode ser letal para os fetos. Injeo de veneno de cobra em cavalos induz o sistema imune do animal a produzir anticorpos especficos contra o veneno.

Com base nas informaes acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) A imunidade natural no especfica e pode envolver a ao fagocitria de determinados leuccitos como os neutrfilos. A imunizao passiva promove uma resposta imune primria e a imunizao ativa, uma resposta secundria sem clulas de memria. A imunidade adquirida ativa tambm chamada de adaptativa, pois se altera qualitativa e quantitativamente aps o contato com o antgeno. A preveno da eritroblastose fetal deve ser repetida a cada filho Rh+, pois esse tipo de imunidade de curta durao e no adaptativa.

QUESTO 24 O leite produzido pela fmea de cada espcie tem caractersticas particulares, propiciando nutries especifica e adequada para os filhotes de cada espcie. As diferentes composies dos leites de mamferos refletem, em geral, adaptaes a necessidades fisiolgicas espcies-especficas, determinantes de crescimentos e desenvolvimentos timos, fundamentais para a sobrevivncia. Sobre esse alimento to importante, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) o leite de outros mamferos, como vaca e cabra, substitui com a mesma qualidade o leite materno, especialmente no primeiro ms aps o parto. o colostro produzido pela mulher nos primeiros dias aps o parto rico em vitaminas e substncias imunizadoras, particularmente anticorpos e leuccitos. crianas geneticamente incapazes de produzir a enzima lactase podem ser nutridas com leites industrializados especiais nos quais a lactose substituda por outro dissacardeo como a maltose. a renina produzida por recm-nascidos coagula, no estmago, o leite ingerido, favorecendo a digestibilidade das protenas coaguladas.

16 QUESTO 25 Determinada enzima de restrio reconhece e corta, em locais especficos, a fita de DNA, como mostrado pelas setas na figura I. Uma mutao em um nico nucleotdeo pode no apenas determinar anomalias genticas, mas tambm impedir o reconhecimento de um stio de corte de uma das enzimas de restrio. Fragmentos de restrio podem ser separados por eletroforese de acordo com seu tamanho (1000 pares de base = 1 kb), e uma sonda (veja na figura I), ao se ligar em uma sequncia especfica de DNA, possibilita a identificao do fragmento de interesse. A anemia falciforme uma herana autossmica ocasionada por uma nica mutao no gene da hemoglobina que transforma a hemoglobina, normal Hb A em hemoglobina Hb S capaz de alterar a forma da hemcia, de globosa para falciforme. Indivduos com dois alelos HbS/HbS so afetados, indivduos com gentipo HbA/HbA so normais, enquanto os heterozigotos HbA/HbS apresentam o que se denomina trao falcmico. A figura II mostra os resultados da eletroforese dos fragmentos de restrio do DNA que carregam os genes da hemoglobina de seis membros de uma famlia, um casal e seus quatro filhos.

Figura I

Sonda
1,15 kb

Fragmento de DNA com HbA


gene Hb A

Sonda
1,35 kb

Fragmento de DNA com HbS


gene Hb S

Figura II

Indivduo

Indivduo Indivduo

Indivduo Indivduo Indivduo

II

III

IV

VI
ELETROFORESE E IDENTIFICAO DOS FRAGMENTOS MARCADOS COM SONDA

1,35 kb 1,15 kb

Com base nas informaes e em seus conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que, caso sejam os pais da famlia representada, os indivduos: a) b) c) d) III e IV podem ter como descendentes os outros quatro membros da famlia. I e II podem ter como descendentes os outros quatro indivduos da eletroforese. III e IV podem ter tanto filhos normais quanto afetados pela anemia falciforme. heterozigotos tm 50% de chance de ter descendentes com gentipo igual ao seu.

17 QUESTO 26

Brasil desenvolve vacina contra esquistossomose e promete imunizao mundial em at cinco anos O Brasil criou e vai produzir a vacina contra esquistossomose, doena crnica causada pelo parasita Schistosoma encontrado em reas sem saneamento bsico. Segundo pesquisadores, alm de eficiente, uma vacina segura e logo estar disponvel para a populao. A esquistossomose considerada pela Organizao Mundial da Sade (OMS) como a segunda doena parasitria mais devastadora, atrs apenas da malria, afeta 200 milhes de pessoas em reas pobres e tem potencial para atingir um universo de 800 milhes de pessoas expostas aos riscos de contgio no Brasil (principalmente no Nordeste e em Minas Gerais), nos pases africanos e na Amrica Central. O ciclo tpico da doena tem incio com a contaminao da gua por fezes humanas contendo ovos do parasita que se transformam em miracdios (larvas). Essas larvas infectam caracis, onde se multiplicam transformando-se em cercrias (outro tipo de larvas), que voltam gua e infectam as pessoas ao penetrarem ativamente pela sua pele.
Fonte: Texto extrado de reportagem de Gilberto Costa da Agncia Brasil em 12/06/2012.

Com base nas informaes acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) A vacinao no elimina a necessidade de saneamento bsico como ao profiltica contra doenas veiculadas pela gua. Considerando-se que no existam reservatrios naturais, a vacinao mundial poderia erradicar essa doena no nosso planeta. O tratamento das pessoas contaminadas, com droga antiparasitria que mata os parasitas dentro do corpo, elimina a necessidade de vacinao profiltica. Caso no haja reservatrios naturais, o saneamento bsico global, quando totalmente eficiente na interrupo do ciclo da doena, seria capaz de erradicar a esquistossomose no nosso planeta.

QUESTO 27 Sendo organismos heterotrficos com parede celular, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos, e tais enzimas atuam no meio orgnico no qual eles se instalam, degradando-o a molculas simples, que so absorvidas pelo fungo. Com cerca de 200.000 espcies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente, so popularmente conhecidos por bolores, mofos, leveduras, orelhas-de-pau, micoses cutneas e cogumelos (com o champignon). Quanto ao modo de vida, eles podem ser classificados como: saprfagos (quando obtm seus alimentos de organismos mortos); parasitas (quando se alimentam de substncias que retiram dos organismos vivos, prejudicando-os); podem tambm estabelecer associaes mutualsticas com outros organismos. Sobre os fungos, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) os fungos saprfagos, juntamente com algumas bactrias, so os principais decompositores, reciclando a matria orgnica. os liquens so associaes mutualsticas entre fungos e algas, em que o fungo cede gua e sais minerais para as algas e em contrapartida recebe delas nutrientes. os saprfagos participam da liberao de altas quantidades de carbono presente no hmus dos solos de florestas. as micorrizas so associaes entre fungos fixadores de nitrognio e razes de plantas que fornecem seiva elaborada ao parceiro mutualista.

18 QUESTO 28 A concordncia gentica a presena do mesmo carter fenotpico no conjunto geral de gmeos, monozigticos (MZ) ou de gmeos dizigticos (DZ), dentro de um grupo em que esse carter est sendo estudado, sendo um mtodo comum de se separar as influncias genticas das influncias ambientais em distrbios multifatoriais. Nos casos em que apenas o gentipo suficiente para produzir um distrbio em particular, a concordncia entre gmeos MZ de 100%. A tabela mostra as taxas de concordncia entre gmeos MZ e DZ do mesmo sexo para cinco diferentes distrbios orgnicos humanos. Considere que o universo amostral que gerou os resultados garante a reprodutibilidade dos mesmos.

Distrbio Anemia Falciforme Diabetes Mellitus Tipo I Lpus Eritematoso Sistmico Esclerose Mltipla Artrite Reumatoide

Concordncia (%) MZ 100 40 22 17,8 12,3 DZ menor que 100 4,8 0 2 3,5

Fonte: extrado de NUSSBAUM, R. L.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson: Gentica Mdica. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 444p. p.157-9.

Com base nas informaes, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) A concordncia menor de 100% em gmeos MZ para Diabetes Mellitus Tipo 1 pode ser uma evidncia de que fatores no genticos contribuem para o desenvolvimento desse distrbio. Quando o gentipo suficiente para produzir um distrbio em particular, a concordncia entre gmeos DZ sempre de 25%, independentemente do gentipo dos pais. Uma concordncia maior em gmeos MZ criados juntos do que em MZ que so criados separadamente pode indicar que fatores ambientais esto contribuindo para o desenvolvimento do distrbio. A maior concordncia em gmeos MZ do que em DZ uma forte evidncia de que um ou mais componentes genticos contribuem para o distrbio.

QUESTO 29 As clulas, tanto em vegetais como nos animais, possuem membranas, que as separam do ambiente ao seu redor. Mas, em vegetais exteriormente membrana, encontra-se uma parede celular rgida. A membrana plasmtica em animais e a parede celulsica em vegetais podem apresentar em comum, EXCETO: a) b) c) d) serem produzidas dentro das clulas pelos retculos liso e rugoso. terem capacidade de reteno de molculas e estruturas celulares em seu interior. atuarem como barreiras com capacidade seletiva entrada e sada de certas substncias. terem ligaes com clulas adjacentes para a constituio de determinados tecidos.

19 QUESTO 30 A cor da pelagem de ces labradores determinada pela interao de dois pares de genes autossmicos com segregao independente. A figura mostra trs ces da raa labrador com cor de pelagem diferente (marrom, dourada e preta), embora sejam gmeos filhos do mesmo pai. A tabela apresenta a correlao entre gentipos e fentipos para esse carter.
Como assim, diferentes? Somos GMEOS!

DETERMINAO DA COLORAO DA PELAGEM DE CES LABRADORES FENTIPOS Preta BB EE GENTIPOS BB Ee Bb EE Bb Ee Marrom bb EE bb Ee Dourada BB ee Bb ee bb ee

Analisando-se as informaes, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Se a me for dourada, o pai pode ser marrom ou preto. O pai e a me dos trs ces representados podem ser pretos. Nenhum dos filhotes pode ser homozigoto recessivo para os dois pares de alelos. Nenhum dos pais pode ser homozigoto dominante para qualquer dos pares de alelos.

QUESTO 31

Um bilho de famintos Em 1789 o economista britnico Thomas Malthus publicou um ensaio em que fazia previses alarmantes. Segundo ele, a populao humana crescia em progresso geomtrica, enquanto a produo de alimentos cresceria em progresso aritmtica, alm disso, o aumento na produo de alimentos estaria limitado rea de plantio. Dessa forma uma velocidade muito superior do crescimento populacional em relao ao crescimento da produo de alimentos ocasionaria fome, guerras, doenas, disputas por terra e outros males. Felizmente as ideias de Malthus estavam erradas, justamente porque ele ignorou o avano tecnolgico. Podemos dizer atualmente que o problema da fome no um problema de crescimento populacional, ou por falta de alimentos. A populao mundial est em torno de 6 bilhes de habitantes, enquanto a produo atual de alimentos daria para alimentar 9 bilhes de pessoas. Apesar do nmero da produo de gros (milho, soja, entre outros) aumentar a cada ano, a maior parte desses gros utilizada para produo de rao de gado, porcos e aves.
Fonte: Extrado http://www.1billionhungry.org/professor8/ de setembro 30, 2010.

Analisando as informaes acima de acordo com seus conhecimentos, INCORRETO afirmar: a) b) c) Geralmente a biomassa dos produtores muito maior que a dos consumidores e, por isso, se gasta grande quantidade de biomassa vegetal para produzir muito menor quantidade de biomassa animal. A quantidade de energia acumulada nos nveis trficos decresce de produtores para consumidores primrios. Seleo de vegetais e seleo de animais resistentes a fatores ambientais ou que apresentam maiores taxas de crescimento por rea e unidade de tempo contriburam para superar as limitaes na taxa de produo de alimentos, percebida por Malthus em 1789. O aumento da produtividade primria contando apenas com recurso do nosso planeta ilimitado, uma vez que as tecnologias desenvolvidas pelo homem avanam continuamente.

d)

20 QUESTO 32

O tamanho das populaes numa determinada rea pode variar muito de acordo com alguns fatores que determinam sua densidade. Se as taxas de natalidade e de mortalidade per capta variam em resposta densidade populacional, elas so ditas dependentes da densidade.
Fonte: Purves, W. K. et al., Vida: A cincia da Biologia, 6 ed. Porto Alegre : Artmed 2005.

A esse respeito foram feitas as afirmaes a seguir. medida que uma populao aumenta abundantemente, ela pode comprometer seu suprimento alimentar, reduzindo a quantidade de alimento que cada indivduo consome, e a m nutrio pode reduzir a taxa de natalidade e aumentar a taxa de mortalidade. II. Doenas letais transmitidas diretamente entre indivduos espalham-se mais facilmente em populaes densas, aumentando sua taxa de mortalidade, do que em populaes esparsas. III. Populaes mais densas exercem menos influncia sobre seus prprios membros e de outras espcies do que as populaes menos densas. IV. Predadores podem ser atrados para regies com aumento da densidade de presas e, se os predadores forem mais eficientes na captura sob condies de alta densidade do que em situao de escassez de presas, a taxa de mortalidade per capta das presas aumenta. So VERDADEIRAS as afirmaes: a) b) c) d) I, II e III II, III e IV I, III e IV I, II e IV I.

QUESTO 33 Uma espcie extica pode ser definida como qualquer espcie que se encontra fora de sua rea de distribuio natural. A introduo dessas espcies em novos ambientes uma prtica feita h muito tempo pelos seres humanos, que pode alterar o equilbrio de populaes naturais ou mesmo afetar a biodiversidade de um ecossistema. O grfico representa a variao no nmero relativo de indivduos de uma populao A antes e depois da introduo de uma espcie extica X, em seu habitat.
Nmero relativo de indivduos da populao A

Tempo (em anos) Introduo de X

Analisando-se as informaes acima, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) A capacidade de suporte do ambiente para a populao A pode ter sido alterada pela introduo da espcie extica X. A biodiversidade do ecossistema acima referido foi reduzida pela introduo da espcie extica X. A espcie extica X poderia afetar a populao A competindo por espao, por luz ou por nutrientes do meio. A espcie extica X poderia afetar diretamente outra populao do ecossistema que mantm relao ecolgica com a populao A.

21 QUESTO 34 Nos homens, variaes da presso arterial e da concentrao sangunea afetam o funcionamento renal e, em contrapartida, o controle hormonal de funes renais tem efeitos profundos sobre a presso e a concentrao sangunea. Alguns desses mecanismos de controle so descritos na tabela. CONDIO ORGNICA ALTERADA Elevada presso arterial Baixa presso arterial EFEITO EM TECIDOS SENSORES Distende fibras musculares do trio cardaco. Reduz estiramento de receptores nas rterias aorta e cartida. HORMNIO Hormnio natriurtico atrial. Estmulo liberao de ADH ou vasopressina. EFEITO NO TECIDO ALVO Diminui a reabsoro de sdio nos rins. Aumenta a permeabilidade gua nos tbulos coletores renais e causa vasoconstrio perifrica. Reduz a permeabilidade gua nos tbulos coletores renais. Aumenta a permeabilidade gua nos tbulos coletores renais e causa vasoconstrio perifrica.

Elevada presso arterial

Aumenta o estiramento de receptores nas rterias aorta e cartida. detectada por osmorreceptores hipotalmicos.

Inibe a liberao de ADH ou vasopressina.

Elevada osmolaridade sangunea

Estmulo liberao de ADH ou vasopressina.

Interpretando as informaes acima de acordo com seus conhecimentos, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) A taxa de filtrao glomerular depende de uma presso sangunea adequada, e a vasoconstrio perifrica pode contribuir para aumentar a presso de filtrao. O aumento da permeabilidade dos tbulos coletores renais contribui para o aumento da perda de gua na urina e consequente reduo da osmolaridade sangunea. Osmorreceptores hipotalmicos, ao estimularem a reteno de gua, contribuem para a diluio do sangue e expanso do volume sanguneo. A ao do hormnio natriurtico atrial aumenta a perda de sdio e de gua pelos rins contribuindo para reduzir a presso e o volume sanguneos.

QUESTO 35 Dois processos metablicos distintos esto esquematizados abaixo. I. II. GLICOSE PIRUVATO OXIDAO DE PIRUVATO CICLO CIDO CTRICO CADEIA DE TRANSPORTE DE ELTRONS GLICOSE PIRUVATO FERMENTAO LCOOL OU LACTATO

Analisando os processos e de acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, marque a afirmativa INCORRETA. a) b) c) d) Numa atividade fsica prolongada podem ocorrer os dois processos. O processo I pode ocorrer em atividades metablicas tanto de plantas como de animais, dia e noite. O processo II pode ocorrer tanto na produo de vinho como na de coalhada. No processo II h mais gasto de ATP para iniciar a via metablica do que em I.

22 QUESTO 36 Para a maioria das plantas, os estmatos ficam abertos na maior parte do dia e fechados noite. Mas as plantas MAC (metabolismo cido das crassulceas) mantm seus estmatos abertos noite e fechados durante o dia. O esquema representa ciclos de abertura e fechamento estomticos para duas diferentes plantas: uma planta NO-MAC (como a maioria das plantas) e a outra, uma planta MAC, em quatro perodos alternados de claro e escuro ( I, II, III e IV).

I
Abertos Grau de abertura estomtica Fechados
Meio-dia

II

III

IV

Meia-noite

Meio-dia

Meia-noite

Ciclo estomtico de plantas MAC Ciclo estomtico de maioria das plantas Alternncia de claro/escuro
Fonte: Extrado de Purves et al. Vida: a Cincia da Biologia, v. 3 , Ed. Artmed, 2006.

Analisando as informaes acima de acordo com seus conhecimentos, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) As plantas MAC fixam CO2 noite no ciclo de Calvin-Benson e, ainda no escuro, com a energia produzida durante o dia, elas sintetizam lentamente carboidratos e liberam O2. O menor grau de abertura estomtica no perodo III do que no perodo I pode contribuir para reduzir as perdas de gua por evapotranspirao. As plantas MAC apresentam ciclos estomticos que as tornam bem adaptadas a reas muito secas como os desertos. A reduo da abertura estomtica ao meio-dia para as plantas NO-MAC pode representar um mecanismo de adaptao s altas temperaturas do vegetal devido maior incidncia solar.

23 QUESTO 37 Dois animais vertebrados, com a mesma massa corporal 1 e 2, foram colocados em cmaras metlicas, cujas temperaturas internas variavam e eram controladas por um termostato enquanto suas temperaturas corporais eram monitoradas; os resultados geraram o Grfico I. Esses mesmos dois animais (agora designados A e B, no respectivamente) foram tambm monitorados quanto s taxas de liberao de CO2 por unidade de tempo e de massa corporal em funo de variaes nas temperaturas internas das duas cmaras, e os resultados so apresentados no Grfico II.

Grfico I
40 1,00

Grfico II
Taxa relativa de liberao de CO2 por unidade de tempo e de massa

Temperatura corporal (C)

37 30

0,75

Animal A

Animal 1
20

0,50

Animal 2
10

0,25

Animal B

0 0 10 20 30 40

0 0 10 20 30 40

Temperatura ambiental (C) Analisando-se as informaes, INCORRETO afirmar: a) b) c) d)

Temperatura ambiental (C)

O animal A pode ser um rato ou uma galinha, e o animal B pode ser um sapo ou um jacar. O animal 2 o animal B, cujo aumento da temperatura corporal aumenta sua taxa metablica celular no intervalo testado. O elevado metabolismo do animal A em baixas temperaturas no Grfico II fundamental para os resultados do animal 1 no Grfico I. A demanda nutricional do animal B sempre superior do animal A em funo das suas necessidades energticas, uma vez que o meio ambiente tem mais efeito sobre ele.

QUESTO 38 Segundo Charles Darwin, plantas apresentam adaptaes ao ambiente e ao modo de vida, que favorecem sua sobrevivncia e reproduo. As trs afirmaes abaixo poderiam ser observaes atribudas a Darwin. Muitas plantas de floresta apresentam folhas amplas e planas, que possibilitam a elas maior superfcie para captar mais luz necessria ao processo fotossinttico. Folhas de muitas conferas so verdes e cobertas de ceras, que permitem a elas resistir perda de gua, sendo tambm pereniflias. Plantas com gavinhas apresentam habilidade de escalar outras plantas, atingindo posies mais elevadas para obter mais luz solar. Baseando-se nas observaes de Darwin, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) qualquer trao que confira um pequeno aumento na probabilidade de sobreviver e reproduzir seria fortemente favorecido na populao. a capacidade reprodutiva das plantas normalmente muito alta, mas a sobrevivncia e o desenvolvimento dos descendentes dependem da capacidade de suporte do meio. as plantas podem se tornar mais bem adaptadas ao meio transmitindo as caractersticas adquiridas, para que seus descendentes tambm se tornem aptos a sobreviver. a sobrevivncia de algumas plantas pode depender de relaes estabelecidas com outras plantas.

24 QUESTO 39 Os trs relatos abaixo ilustram algumas das estratgias reprodutivas de organismos pluricelulares. O som emitido pelo grilo no um canto, mas uma estridulao, produzida pelo atrito das asas anteriores, produzido pelos machos para cortejar as fmeas e, em casos extremos, afugentar outros machos que apaream. No gratuitamente que vaga-lumes emitem pulsos luminosos, pois isso demanda energia. Na verdade essa uma forma de comunicao que pode servir para espantar inimigos ou para a fmea avisar ao macho que ele pode se aproximar para o acasalamento. Algumas flores apresentam cores vistosas e liberam odores para atrair agentes polinizadores, mas as flores das ervilhas no se utilizam dessas estratgias uma vez que realizam a autopolinizao. Analisando as informaes acima de acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) O som emitido pelos gafanhotos pode ser evolutivamente positivo ao favorecer o acasalamento e desvantajoso ao atrair predadores. Flores com cores vistosas ou que liberam aromas atrativos selecionam competncias visuais e olfativas de agentes polinizadores, num processo de coevoluo. A bioluminescncia, que a produo de luz por organismos vivos, pode fazer parte de rituais de acasalamento. Plantas como a ervilha que no se utilizam de agentes polinizadores tm menor variabilidade gentica por apresentarem apenas reproduo assexuada.

QUESTO 40

Aquecimento de oceanos pode fazer peixes encolherem, diz pesquisa Algumas espcies de peixe podem encolher entre 14% e 24% por causa do aquecimento global, aponta uma pesquisa recm-publicada no peridico "Nature Climate Change". Os autores do estudo projetaram o impacto das temperaturas crescentes em mais de 600 espcies, entre 2001 e 2050. Segundo eles, guas mais quentes tm menor nvel de oxignio, o que leva a peixes com tamanho consideravelmente menor. Sendo assim, eles concluem, o controle das emisses de gases do efeito estufa pode impactar mais ecossistemas do que se pensava. Pesquisas prvias apontavam que mudanas na temperatura ocenica afetariam tanto a localizao quanto a procriao de diversas espcies de peixes. O novo estudo, porm, joga luz sobre o peso dos peixes.
Fonte: Extrado da reportagem de MATT MCGRATH da BBC em Folha online.

A esse respeito foram feitas as seguintes afirmaes: O aumento da temperatura eleva diretamente a taxa metablica do corpo dos peixes, e isso pode demandar mais oxignio. II. O oxignio fundamental para o crescimento, e o peixe ter um corpo menor, se a sntese proteica for afetada pela menor produo de ATP. III. possvel que muitas das populaes migrem em direo aos polos e alguns mares frios, que tero peixes pequenos comuns em guas tropicais. IV. Indivduos menores podem produzir ovos menores e em menor quantidade, o que afetaria o potencial reprodutivo dos cardumes. V. O aumento da temperatura dos oceanos tambm pode contribuir para o degelo das calotas polares e aumentar o nvel dos oceanos, comprometendo regies costeiras usadas na reproduo de vrias espcies. So afirmaes VERDADEIRAS: a) b) c) d) I, II, III, IV e V. I, II, III e IV, apenas. I, III, IV e V, apenas. II, III, IV e V, apenas. I.

25

PROVA DE QUMICA QUESTO 41 O carbonato de clcio uma substncia utilizada em clnica mdica tanto para reduzir a acidez gstrica quanto para a correo da deficincia diettica de clcio. Sobre o carbonato de clcio, assinale a afirmativa INCORRETA. a) b) c) d) uma substncia bsica. Tem frmula molecular CaCO3. o principal componente do calcrio. Reage com HCl produzindo dixido de carbono e hidreto de clcio.

QUESTO 42 Observe os quatro recipientes numerados de I a IV. Nesses recipientes, os crculos representam tomos. tomos de diferentes elementos so retratados por cores diferentes.

Assinale a afirmativa INCORRETA. a) b) c) d) Os recipientes II e III tm os mesmos compostos. A passagem de I para II representa uma transformao qumica. O recipiente IV contm uma mistura de quatro compostos diferentes. A passagem de I para III representa uma mudana de estado fsico.

QUESTO 43 A galantamina uma substncia qumica aprovada para o tratamento da doena de Alzheimer. Sua estrutura qumica est representada abaixo.

So funes orgnicas presentes na molcula da galantamina, EXCETO: a) b) c) d) ter lcool amina ster

26 QUESTO 44 Os tipos de ligaes qumicas presentes nos compostos N2O, CaCl2 e PCl3 so respectivamente: a) b) c) d) inica, covalente, inica. covalente, inica, covalente. covalente, covalente, inica. inica, inica, covalente.

QUESTO 45 Considere os seguintes gases: 1. 2. 3. 4. Nitrognio; Dixido de carbono; Oxignio; xidos de enxofre.

Podem tornar a chuva cida: a) b) c) d) 1 e 2, apenas. 2 e 3, apenas. 2 e 4, apenas. 1, 2 e 4.

QUESTO 46 Assinale a espcie que NO tem a configurao de um gs nobre. a) b) c) d) S 2+ Se 3P 2+ Sr


2-

QUESTO 47 O principal local de degradao do etanol o fgado, onde reaes enzimticas convertem inicialmente essa substncia em acetaldedo, como mostrado no esquema:

Sobre essa reao, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Trata-se de uma reao de oxidao. O nmero de oxidao do carbono oxigenado passa de -1 para +1 na reao. O carbono oxigenado recebe eltrons. O contedo de hidrognio da molcula de etanol diminui.

27 QUESTO 48 O sulfato ferroso comumente indicado para o tratamento de pessoas com anemias ferroprivas ou outros estados de deficincia de ferro. encontrado nas frmulas farmacuticas na sua forma heptahidratada, FeSO4.7H20. A ingesto diria de dois comprimidos de 400 mg contendo sulfato ferroso heptahidratado corresponde, aproximadamente, ingesto da seguinte massa de ferro elementar: a) b) c) d) 160 mg 80 mg 40 mg 320 mg

QUESTO 49 Considere os seguintes fatos: I. O ponto de ebulio do NO de -152 C, enquanto o do O2 de -183 C; -1 o II. O ter dimetlico (CH3OCH3) bastante solvel em gua (32,8g/100mL a 20 C); o III. O ponto de ebulio do propanol CH3CH2CH2OH (97,2 C) muito maior do que o do ter etil metlico o CH3OCH2CH3 (10,8 C); -1 o IV. O hexanol CH3(CH2)4CH2OH menos solvel em gua (0,6g/100mL a 20 C) do que o butanol -1 o CH2CH2CH2CH2OH (8,3g/100mL a 20 C). So afirmativas corretas para explicar os fatos acima, EXCETO: a) b) c) d) NO polar, e as foras intermoleculares que atuam entre suas molculas so do tipo dipolo-dipolo, o que justifica seu maior ponto de ebulio em relao ao O2. As molculas do ter dimetlico se dissolvem em gua, pois formam com ela ligaes de hidrognio. As molculas do propanol formam ligaes de hidrognio intermoleculares, o que no pode ocorrer entre as molculas do ter etil metlico. A menor solubilidade em gua do hexanol em relao ao butanol pode ser explicada, porque o hexanol no forma ligaes de hidrognio com a gua.
o o

QUESTO 50 Etanol pode ser preparado a partir da glicose por um processo chamado: a) b) c) d) fotossntese. hidrogenao cataltica. fermentao. desidratao.

QUESTO 51 Considere os compostos representados a seguir.

So ismeros os compostos: a) b) c) d) I, II e III. I e III, apenas. III e IV, apenas. I e II, apenas.

28 QUESTO 52 So pares de smbolos que representam istopos:

QUESTO 53 As substncias abaixo so polmeros naturais ou biopolmeros, EXCETO: a) b) c) d) Teflon Amido Quitosana Celulose

QUESTO 54 Para se quantificar a acidez de uma soluo, comum se usar o termo pH, que est relacionado com a + + concentrao de H3O , pela expresso: pH = -log[H3O ]. O pH ideal da gua de uma piscina situa-se entre 7,4 e 7,5. Numa piscina, CORRETO afirmar que a concentrao ideal de H3O , em mol/L, situa-se entre: a) b) c) d) 7,4 e 7,5 -7,5 e -7,4 7,4 7,5 10 e 10 -7,5 -7,4 10 e 10
+

QUESTO 55 Considere a tabela dos potenciais padro de reduo, em soluo a 298K: Cd /Cd -0,40 V
2+

Ti /Ti -1,23 V

2+

Cr /Cr -0,91 V

2+

Ni /Ni -0,23 V

2+

Assinale o experimento em que acontecer reao de oxirreduo. a) b) c) d) Eletrodo de nquel mergulhado numa soluo de sulfeto de cdmio (II). Eletrodo de cromo mergulhado numa soluo de cloreto de nquel (II). Eletrodo de cromo mergulhado numa soluo de cloreto de titnio (II). Eletrodo de cdmio mergulhado numa soluo de cloreto de cromo (II).

29 QUESTO 56 Considere que os potenciais de reduo dos pares redox Ag /Ag e Zn /Zn so 1,98V e -0,76V respectivamente. CORRETO afirmar que a f.e.m. (fora eletromotriz) da pilha galvnica constituda por um eletrodo de prata e um eletrodo de zinco : a) b) c) d) +1,22 V - 1,22 V + 2,74 V - 2,74 V
2+ 2+

QUESTO 57 A gua pura sofre uma autodissociao, que pode ser expressa pelo equilbrio:

2 H 2 O(l )

H 3O + ( aq ) + OH ( aq )

CORRETO afirmar que a constante deste equilbrio: a) b) c) d)

. [ H 3O + ][OH ] depende da acidez da gua. depende da basicidade da gua. depende da temperatura da gua.

dada por

2 [ H 2 O]

QUESTO 58 Considere o equilbrio:

CH 3OH ( g )

CO( g ) + 2 H 2 ( g )

H = 91 kJ

Assinale a ao que diminuir a concentrao de metanol no equilbrio. a) b) c) d) Aumento da temperatura. Adio de hidrognio. Adio de monxido de carbono. Diminuio do volume.

QUESTO 59 A formao da amnia uma reao de equilbrio importante nos processos industriais. A equao representativa dessa reao :

N 2 ( g ) + 3H 2 ( g )

2 NH 3 ( g ) H = -92 kJ mol

-1

CORRETO afirmar que o valor da constante de equilbrio da reao descrita aumentar com: a) b) c) d) o aumento da presso total. o abaixamento da temperatura. a presena de um catalisador. o acrscimo de H2(g) ao meio.

30 QUESTO 60 Uma reao qumica de energia de ativao de 180 kJ liberou 30 kJ. CORRETO afirmar que a energia de ativao da sua reao inversa ser: a) b) c) d) 30 kJ. 150 kJ. 180 kJ. 210 kJ.

QUESTO 61 Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o elemento sublinhado com seu nmero de oxidao (Nox). 1. NaCl 2. H2 3. HCl 4. ZnO 5. OF2 ( ( ( ( ( ) -2 ) -1 ) 0 ) +1 ) +2

Assinale a associao CORRETA encontrada. a) b) c) d) 23415 23451 41235 41253

QUESTO 62 Nas mesmas condies de presso e temperatura foram preparadas uma soluo aquosa 0,1 mol L de cloreto de -1 -1 sdio (NaCl), uma soluo aquosa 0,1 mol L de sacarose (C12H22O11) e uma soluo aquosa 0,1 mol L de sulfato de potssio (K2SO4). Sobre essas solues, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) as solues de NaCl e K2SO4 se vaporizam na mesma temperatura. a soluo de K2SO4 entra em ebulio a uma temperatura mais alta que a soluo de NaCl. a soluo de C12H22O11 se congela a uma temperatura mais baixa que a gua pura. a soluo de NaCl tem menor presso de vapor que a soluo de C12H22O11.
-1

QUESTO 63 Considere as reaes: CO2(g) + 394 kJ C(s) + O2(g) C(s) + 2 H2(g) CH4(g) + 75 kJ CO2(g) + 2H2O(l) + 890 kJ CH4(g) + 2 O2(g) CORRETO afirmar que o valor da entalpia, em kJ, da reao: H2(g) + 1/2 O2(g) H2O(l) : a) b) c) d) 285,5 -285,5 571 -571

31 QUESTO 64 O hipoclorito de sdio (NaClO) um agente desinfetante frequentemente usado em piscina. Considerando que, -1 numa piscina de 20.000 litros, foram adicionados 1,49 kg de NaClO, assinale a concentrao, em mol L , de hipoclorito de sdio na piscina. a) b) c) d) 10 -2 10 -3 10 -4 10
-1

QUESTO 65 O rtulo abaixo informa as caractersticas de uma gua mineral.

Considere as seguintes afirmaes em relao a essa gua mineral: I. II. III. IV. A concentrao de Na2CO3 45,50 mg/L; A concentrao de NaCl 5,10 mg/L; A concentrao de K2S 2,15 mg/L; A concentrao de OH 1,7 mg/L.

So afirmaes verdadeiras: a) b) c) d) I I II II e e e e II. IV. III. IV.

32

33

PROVA DE ESPANHOL Lea el texto atentamente y a continuacin escoja la alternativa adecuada para cada una de las siguientes cuestiones. Seleccin y desconfianza Este comentario viene a colacin de cmo las propuestas polticas tienen una visin de la educacin poco exigente en lo que se refiere a la amplitud de fines, matices del discurso y con pocas ambiciones. Sin embargo, se las ve muy preocupadas en demostrar la eficacia, controlando por medios tcnicos el funcionamiento de los sistemas escolares, el diagnstico y comparacin de resultados. Da la impresin de que la educacin como utopa est agotada. Y eso conduce a la desaparicin de preguntas importantes que movilicen el pensamiento y la investigacin. En la evaluacin de los procesos de enseanza-aprendizaje, lo exigido al alumnado acaba concretando lo que nos importa ms conseguir y, as, en las polticas educativas nos pasara lo mismo: que acaban reduciendo la educacin a lo que exigen en la evaluacin del sistema. La evaluacin se convierte de esa forma en la manera directa de intervenir en la mejora de la calidad y, de paso, hace de ella el instrumento para hacer poltica educativa. Las razones para evaluar parecen agotar lo que son las razones para educar. Esta es una de las explicaciones del auge de las evaluaciones externas: suplen a otras polticas de control del conocimiento (del currculo), de la innovacin y de la formacin del profesorado, al convertirse en toda una pedagoga.
Sacristn, Jos Gimeno. Fragmento. www.elpais.com. Acceso: 19 ago 2012.

CUESTIN 66 El autor se expresa a) b) c) d) crdulamente. crticamente. indiferentemente. realsticamente.

CUESTIN 67 El autor del texto pretende a) b) c) d) responder a preguntas sobre la ineficiencia de la poltica educacional en el proceso de evaluaciones externas. entender las propuestas polticas educacionales para las evaluaciones externa e interna. evaluar la poltica educacional espaola que privilegia los dados estadsticos sin llevar en cuenta los cambios pedaggicos. argumentar sobre las propuestas polticas que valoran los resultados y no el proceso de enseanza/aprendizaje.

CUESTIN 68 Se puede afirmar que () la desaparicin de preguntas importantes que movilicen el pensamiento y la investigacin (primer prrafo) se debe, entre otras posibilidades, a) b) c) d) a la educacin como utopa agotada y al tecnicismo de los sistemas de evaluacin. a la evaluacin por resultados comparados y a la educacin como utopa agotada. a los procesos de enseanza/aprendizaje y a las nuevas polticas educativas. a las polticas educativas ultrapasadas y a la formacin del profesorado.

34 CUESTIN 69 La partcula subrayada en Sin embargo, se las ve muy preocupadas en demostrar la eficacia () (primer prrafo) se refiere a a) b) c) d) matices del discurso. propuestas polticas. amplitud de fines y matices del discurso. comparacin de resultados y matices del discurso.

CUESTIN 70 A partir del texto, se puede afirmar que la evaluacin externa a) b) c) d) ayuda a entender el sistema educacional. agota las posibilidades de evaluacin. est de moda en Espaa. explica los cambios en el sistema educacional espaol.

PROVA DE INGLS Read the following passage and choose the option which best completes each question, according to the text: Olympic Park sets gold standards for sustainability With shiny new stadiums and visitor facilities among green landscaped grounds, every detail of the Olympic Park has taken into account environmental concerns, making 2012 the first sustainable Olympics. It's hard to believe that this area of east London was once a dilapidated and neglected quarter of the UK capital. "There's a huge emphasis on reuse and recycling," says David Stubbs, head of sustainability for the London 2012 Games. The River Lea and several canals which wend their way through the park used to be badly polluted, he says. Today, after an intensive program of clearing and widening, wildlife is being encouraged to return. Besides, organizers have planted more than 4,000 trees and 130,000 plants and bulbs. London 2012 organizers are also proud of the park's sporting arenas built for the Games. Stubbs and his team have used recycled materials wherever possible, which is not only cheaper but also cuts carbon emissions and energy costs. The complexities of the addressing sustainability have been a constant challenge Stubbs says, but his efforts appear to have paid off. He is hopeful the park will be attracting visitors long after the Olympics has left town.
(Adapted from: http://edition.cnn.com/2012/07/10. Access: 20/07/2012.)

QUESTION 66 The Olympic Games of 2012 can be considered the first sustainable Olympics because a) b) c) d) the new stadiums and visitor facilities are shiny and comfortable. the Olympic Park was built considering environmental aspects. there are a lot of green landscaped grounds in eastern London. there have been large amounts of money invested in this event.

35 QUESTION 67 The Olympic Park in London was built in a _______________ area of London. a) b) c) d) distant prosperous trendy decadent

QUESTION 68 The word which in which wend their way (paragraph 2) refers to a) b) c) d) canals. parks. games. wildlife.

QUESTION 69 The word besides in Besides, organizers have planted (paragraph 2) conveys an idea of a) b) c) d) contrast. addition. place. time.

QUESTION 70 The use of recycled materials to build the sporting arenas was important because a) b) c) d) the park will attract visitors for a long time. construction has been a constant challenge. it was less expensive and more ecological. the teams efforts appear to have paid off.

36

VESTIBULAR PUC MINAS BETIM 1 SEMESTRE DE 2013 CURSO: MEDICINA

PARA VOC DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

24 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62 63 64 65 66 67 68 60 70

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA.


www.pucminas.br

Anda mungkin juga menyukai