Anda di halaman 1dari 5

Literatura Prof Livio Garcia

LITERATURA

AS VANGUARDAS ARTSTICAS EUROPIAS


1. CONTEXTO HISTRICO 4. CUBISMO

Europa (duas primeiras dcadas do sculo XX) - Crise do capitalismo e nascimento da democracia de massas. A burguesia conscientiza-se do perigo que a revoluo socialista representa para ela. A Revoluo Cientfica, que rompeu barreiras do tempo e do espao, produz um estado geral de euforia e crena no progresso. Surgem, no incio do sculo, os seguintes inventos: o telgrafo, o automvel, a lmpada eltrica, o telefone, o cinema, o avio. A mquina se faz presente em todos os momentos da vida e as preocupaes fundamentais eram viver confortavelmente e aproveitar o presente. Belle poque foi o nome dado a esse incio do sculo XX.
2. MANIFESTAES ARTSTICAS

A chamada Arte Moderna, surgida no incio do sculo, reflete a inquietao e as contradies do perodo. As primeiras manifestaes artsticas do sculo XX caracterizam-se pela ruptura com o passado e pelo intuito de chocar a opinio pblica, pregando idias radicalmente novas. Os movimentos de vanguarda europia influenciaram de forma incontestvel no surgimento do Modernismo brasileiro.
3. FUTURISMO

Foi lanado, em 1909, em Paris, poca em que foi produzido seu primeiro manifesto, assinado pelo escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti. Seguiram-se mais de trinta manifestos. Os futuristas pregavam especialmente a destruio do passado; nesse sentido, glorificavam o ritmo da vida moderna e exaltavam o futuro. A tcnica das palavras em liberdade parece ter sido o aspecto mais importante da literatura futurista. Para conseguir tal efeito, os futuristas pregavam, entre outras coisas: preciso destruir a sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem. Deve-se usar o verbo no infinitivo. Deve-se abolir o adjetivo para que o substantivo desnudo conserve a sua cor essencial. Deve-se abolir o advrbio. A pontuao deve ser abolida.

O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geomtricas (cones, cilindros, esferas etc.) ao revelar o objeto em seus mltiplos ngulos. Na literatura, as caractersticas fundamentais do Cubismo so o humor e uma linguagem mais ou menos catica. Os nomes mais importantes da pintura cubista so Picasso, Braque, Fernand Lger e Mondrian. Na literatura, o principal representante dessa corrente o poeta francs Apollinaire, autor de um manifesto de onde extramos o seguinte fragmento: Os grandes poetas e os grandes artistas tm por funo social renovar continuamente a aparncia que reveste a natureza aos olhos dos homens. Sem os poetas, sem os artistas, os homens aborrecer-se-iam depressa com a monotonia natural. A literatura cubista demonstra preocupao com a construo do texto, ressaltando a importncia dos espaos em branco e em preto da folha de papel e da impresso tipogrfica. Apollinaire defendia as palavras inventadas e propunha a destruio da sintaxe j condenada pelo uso, criando um texto marcado por substantivos soltos, jogados aparentemente de forma anrquica, e pelo menosprezo por verbos, adjetivos e pontuao. Assim como na pintura, as colagens e o reaproveitamento de outros materiais passaram a ser incorporados pelos textos poticos. A poesia cubista caracteriza-se, tambm, pela utilizao do verso livre, a negao da estrofe, da rima e da harmonia.
5. EXPRESSIONISMO

Este movimento surgiu em 1910, na Alemanha, trazendo uma forte herana da arte final do sculo XIX, preocupada com as manifestaes do mundo interior e com a forma de express-las. Da, a importncia da expresso, ou seja, a materializao, numa tela ou numa folha de papel, de imagens nascidas em nosso mundo interior, pouco importando os conceitos ento vigentes de belo e feio. Por suas caractersticas, o Expressionismo desenvolveu-se mais na pintura, dando continuidade a um trabalho iniciado por Van Gogh, Czanne e Gauguin. Van Gogh chegou a afirmar que essa pintura, ao distorcer uma imagem para expressar a viso do artista, assemelhava-se caricatura. Esse julgamento explica o porqu do declnio do Expressionismo a partir de 1933, com a ascenso de Hitler na Alemanha: segundo as novas diretrizes, buscava-se uma arte pura, limpa, que retratasse a superioridade germnica, jamais uma caricatura.
6

Editora Exato

Em 1912, Anita Malfatti, uma jovem paulista de 16 anos, parte para a Alemanha, j matriculada na Escola de Belas Artes de Berlim. L, entra em contato com o Expressionismo alemo, retornando, maravilhada, em 1914, quando realiza sua primeira exposio, em So Paulo. Sua segunda exposio, em 1917, desencadeou uma srie de reaes e acabou sendo o fato gerador da mostra de arte moderna que se concretizaria em 1922. Na literatura brasileira, so espordicas as manifestaes expressionistas; o nico caso em que elas so mais recorrentes a poesia de Augusto dos Anjos, pr-modernista que teve suas obras publicadas em 1912.
6. DADASMO

tudo o que lhe fosse ditado pela inspirao, sem se preocupar com a ordem e a lgica. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia atraem muito os surrealistas, pois eles procuram atingir a realidade situada no plano do subconsciente e do inconsciente; nesse aspecto, sua maneira de penetrar no esprito humano se aproxima da atitude romntica, embora os surrealistas fossem mais radicais.
8. PRINCIPAIS ANTECEDENTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA

1911 1912 1914 1917

Em 1916, em plena guerra, quando tudo fazia supor uma vitria alem, um grupo de refugiados em Zurique, na Sua, inicia o mais radical dos movimentos de vanguarda europia: o Dadasmo. Tristan Tzara, o lder do movimento, afirma que dad, palavra que ele encontrou casualmente ao colocar uma esptula dentro de um dicionrio fechado, pode significar: rabo de vaca santa, me, certamente; nome de um cavalo de pau; e ama-de-leite. Mas o prprio Tzara acaba afirmando: Dad no significa nada Os dadastas no propem nada, apenas a destruio, pois lanam-se contra todos os valores culturais, buscando um mundo mgico, semelhante ao mundo infantil. O Dadasmo a negao total, a defesa do absurdo e da incoerncia, uma atitude de protesto contra uma civilizao que conduziria a sociedade guerra. Improvisao, desordem, ausncia de equilbrio so as principais caractersticas das obras dadastas.
7. SURREALISMO

Oswald de Andrade funda a revista de arte O Pirralho, cujos princpios eram questionar a arte brasileira. Oswald de Andrade volta de sua primeira viagem Europa e divulga idias cubistas e futuristas, entre elas a do verso livre. Anita Malfatti, vinda da Alemanha, expe seus quadros expressionistas. o ano marcante na gesto da Semana; alguns escritores publicaram textos com tmidas inovaes de linguagem: Mrio de Andrade, sob o pseudnimo de Mrio Sobral, H uma gota de sangue em cada poema, Menotti del Picchia, Manuel Bandeira e Guilherme de Almeira tambm publicaram algumas novidades. Di Cavalcanti faz uma exposio de caricaturas em So Paulo e sugere a realizao da Semana de Arte Moderna. Neste momento, os modernistas ainda no tinham um programa ideolgico e esttico pronto, mas iam tomando contato com os ismos europeus atravs de livros e revistas.

9. A REALIZAO DA SEMANA - PONTOS MAIS MARCANTES

Em Paris, 1924, foi lanado por Andr Breton, um ex-participante do Dadasmo, o Manifesto do Surrealismo, dando incio quele que seria, cronologicamente, o ltimo movimento da vanguarda europia dos anos 20. O Surrealismo apresenta ligaes com o Dadasmo e o Futurismo. Propondo a elaborao de uma nova cultura, os surrealistas pregam a destruio da sociedade em que viviam e a criao de uma outra, a partir de novas bases. Nesse aspecto, diferenciam-se dos dadastas, cujas propostas tinham apenas um carter destruidor. Em termos de expresso artstica, a grande novidade apresentada pelo Surrealismo foi a escrita automtica, ou seja, um mtodo em que o escritor deveria deixar-se levar pelo seu impulso, registrando

Nas noites de 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, abriu-se ao pblico o saguo do Teatro Municipal de So Paulo, onde vrios artistas mostravam obras com uma linguagem nova, afinada com as correntes estticas do comeo do sculo. 13/2/1922 Graa Aranha abre o espetculo com sua conferncia intitulada A Emoo Esttica na Arte Moderna, acompanhada da msica de Ernani Braga e da poesia de Ronald de Carvalho e de Guilherme de Almeida. Villa-Lobos executou algumas peas. 15/2/1922 Ronald de Carvalho declamou o poema Os sapos de Manuel Bandeira, ridicularizando o Parnasianismo. A declamao foi acompanhada pelo pblico com gritos, miados, latidos e vaias. A grande atrao da noite foi a pianista Guiomar Novaes, que apesar de ter protestado contra os organizadores da Semana, na
7

Editora Exato

17/21922

noite do dia 13, compareceu e apresentou-se. Foi o ltimo dia da Semana. Nesta noite, realizou-se o Terceiro e ltimo grande festival da Semana de Arte Moderna, com a apresentao de Villa-Lobos. O pblico j no lotava o teatro e comportava-se mais respeitosamente. Exceto quando o maestro Villa-Lobos entra em cena de casaca e chinelos, o pblico interpreta a atitude como futurista e vaia. Mais tarde, o maestro explicaria que no se tratava de futurismo e, sim, de um calo arruinado.

ESTUDO DIRIGIDO

Leia o texto: Ode triunfal dolorosa luz das grandes lmpadas eltricas da fbrica. Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto, totalmente desconhecida dos antigos. rodas, engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fria! Em fria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto! Tenho os lbios secos, grandes rudos modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabea de vos querer cantar com um excesso De expresso de todas as minhas sensaes, Com um excesso contemporneo de vs, mquinas!
lvaro de Campos, heternimo de Fernando Pessoa

10. DIVULGAES DAS IDIAS DA SEMANA

Revistas Klaxon (buzina) - oposio entre o velho e o novo - So Paulo. Esttica - Rio de Janeiro Festa - Rio de Janeiro Terra Roxa e Outras Terras - So Paulo Verde-Amarelo - Minas gerais Revista de Antropofagia - So Paulo A Revista - Belo Horizonte Manifestos Manifesto da Poesia Pau-Brasil - poesia de exportao, poesia primitivista, valorizando os contrastes da realidade e cultura brasileiras. Propunha a criao de uma lngua brasileira, sem erudio, a contribuio de todos os erros. _Manifesto Antropfago ou Antropofgico - propunha a devorao da cultura estrangeira, acreditando que, assim, assimilariam esta cultura sem perder a prpria identidade. Tinha o tamandu como smbolo. Manifesto Regionalista de 1926 - procurava desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste dentro dos novos valores modernistas. Apresentava como proposta trabalhar em prol dos interesses da regio nos seus aspectos diversos: sociais, econmicos e culturais. Verde-Amarelismo - propunha um nacionalismo primitivista, ufanista e idolatria ao Tupi. Elegeu a anta como smbolo nacional.

Aponte, no texto acima, alguns aspectos fundamentais do movimento futurista. O poeta explora a fora de alguns vocativos, invocando seres superiores. Destaque trs desses vocativos. O poeta afirma que quer cantar as mquinas com a fora de todas as minhas sensaes. Destaque os versos que expressam isso.
EXERCCIOS

Relacione as perguntas apresentadas com os movimentos de vanguarda europeus que as respondem corretamente: a) Qual o movimento mais radicalmente niilista? b) Qual o movimento mais voltado para a idia de velocidade? c) Qual o movimento mais comprometido com a criao de um mundo onrico? d) Qual o movimento mais relacionado com a idia de fragmentao? e) Qual o movimento que se caracteriza fundamentalmente pela deformao da realidade, ressaltando seus elementos grotescos e bizarros?

Editora Exato

( ( ( ( ( 2

) o Dadasmo. ) o Cubismo. ) o Surrealismo. ) o Expressionismo. ) o Futurismo.

(UFRGS-RS) "O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: -'Meu cancioneiro bem martelado..."'

(UFBA-BA) Analise cada afirmativa e assinale a coluna I, se achar que a afirmativa est correta; assinale a coluna II, se achar que a afirmativa est errada. Esta questo se refere aos movimentos de vanguarda. I II So correntes de vanguarda: Futurismo, Cubismo, Expressionismo, Dadasmo, Surrealismo. ...Os elementos essenciais de nossa poesia sero a coragem, a audcia e a revolta... exemplo da corrente vanguardista: Dadasmo. ...Eu insulto o burgus-funesto! O indigesto feijo com toucinho, dono das tradies! Fora os que algarismam os amanhs! Olha a vida dos nossos setembros! exemplo da corrente futurista. Pr-histria Mame vestida de rendas Tocava piano no caos. - exemplo da corrente surrealista. Quando sinto a impulso lrica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. Penso depois: no s para corrigir, como para justificar o que escrevi. exemplo da corrente dadasta. 3 (CESCEM) A Semana de Arte Moderna representou, no panorama cultural da poca: a) a ruptura total com o passado artstico mais recente, no qual nada permitia prev-la; da a comoo que causou. b) o resultado da condensao de aspiraes vagas, ainda informes at ento, mas perceptveis nas preferncias do pblico em geral. c) a congregao de tendncias que, sob formas vrias e nas vrias artes, se vinham delineando desde a dcada anterior. d) a reao aos ataques que os ltimos parnasianos dirigiam contra a obra incipiente dos primeiros modernistas. e) a decorrncia de reelaborao de recursos estilsticos presentes tanto na poesia parnasiana quanto na simbolista.

O poema, Os sapos", de Manuel Bandeira, pertence ao primeiro momento do Modernismo brasileiro, em que ocorreu uma tomada de posio contra: a) a expresso de sentimentos, o culto de temas clssicos, a atitude impessoal e erudita do poeta. b) a interferncia emocional do poeta, a linguagem classicizante, as rimas ricas. c) o culto de rimas ricas, o metro perfeito, a expresso classicizante. d) a nfase oratria, as atitudes sentimentais, a poesia pessoal. e) a poesia de expresso pessoal, a linguagem menos rigorosa, a ausncia de rimas. 5 (COVEST) Nesta questo, constam informaes sobre o Modernismo Brasileiro. Julgue os itens: 1 Teve vrias fases. A primeira, mais marcante, tem vrios pontos comuns com o Parnasianismo, sobretudo o respeito forma. 2 Na sua 1 fase, aps a Semana de Arte Moderna que o inaugurou, subdividiu-se em vrios movimentos: Pau-Brasil, Verde-amarelo, Antropofgico e Movimento da Anta. 3 A 2 fase foi a do Romance Regional, iniciado por Jos Amrico e continuado por Jos Lins do Rego, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz e outros. 4 rico Verssimo foi o representante gacho do romance regional, autor de O Tempo e o Vento e (muito depois) Incidente em Antares. O romance regional tinha como protagonistas gente annima do interior e trazia a pblico os problemas sociais como objeto de estudo e reflexo. 5 A Semana de Arte Moderna renovou esteticamente apenas a literatura, no se estendendo s demais artes como a pintura, a escultura e a msica, onde despontou a figura de Carlos Gomes.

Editora Exato

(UCP-PR) O ano decisivo para o Modernismo brasileiro 1917, j que nele aparecem produes que iriam revolucionar a arte literria brasileira. Da lista abaixo, o que apareceu pela primeira vez, em 1917, foi: a) Wilson Martins: O Modernismo e Mrio da Silva Brito: antecedentes da Semana de Arte Moderna. b) Monteiro Lobato: Urups e Manuel Bandeira: Carnaval. c) Anita Malfatti: Homem amarelo e Mulher de cabelos verdes e Di Cavalcanti: Carnaval. d) Mrio de Andrade: Paulicia desvairada e Graa Aranha: Cana. e) Menotti del Picchia: Juca Mulato e Manuel Bandeira: A cinza das horas. No ano de 1967, 45 anos depois da Semana, portanto, intelectuais e artistas (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto e Rogrio Duprat, entre outros) lanaram o Tropicalismo, movimento de renovao musical que ganhou adeptos na literatura, no cinema e no teatro. O Tropicalismo tem relao com a Antropofagia, o mais radical dos manifestos do Modernismo, publicado em 1928. Uma das novidades do Tropicalismo foi a utilizao da guitarra eltrica, at ento smbolo da msica de fora; no acompanhamento da msica popular brasileira. Responda: baseando-se nessa informao, que relao h entre o Tropicalismo e a Antropofagia?

Anda mungkin juga menyukai