Anda di halaman 1dari 11

e

O Educao para a cidadania comea nas escolas


Proposta curricular para o ensino pretende responder a estas necessidades de formao. Pg. 5

Magazine de Educao

nMERO

do Espao Professor Qq

09 NOV 11

O Tudo de acordo
Agora a srio. O Acordo Ortogrco arrancou este ano nas escolas com a resignao de alunos e professores. Pg. 2

O Questes-chave da Educao novamente em debate


Ciclo de conferncias da Fundao Francisco Manuel dos Santos volta a permitir o contacto com propostas e estudos. Pg. 6

O Enfrentar os problemas em Educao de uma forma diferente


Criatividade e inteligncia emocional so as ideias nucleares do torrance Center Portugal. Pg. 7

A nO PERdER
Agenda Domstica 2012 de Maria Raquel

52 idEiAS tEiS
Consulte estas ideias simples para aplicao prtica nas aulas de Lngua Portuguesa de 2. e 3. ciclos. Uma coleo baseada na experincia real de professores. Pg. 11

j POdE LER tOdOS OS nOSSOS ARtigOS nO ESPAO PROfESSOR


Aceda a www.espacoprofessor.pt/ magazine-educacao e passe a Educao em revista.

As Rosas de Atacama de Luis Seplveda

O Se eu no fosse professora de Portugus, no me submetia a este acordo.


Paula Prazeres

Ortogrco d O Acordo os primeiros passos no ensino


Como em tudo, h sempre resistncia mudana e connosco isso tambm acontece. Mas temos que avanar, concordemos ou no. Quem o diz Maria Augusta Rocha, coordenadora de Portugus da Escola Secundria Infanta D. Maria, em Coimbra. Este um sentimento comum entre os professores.
O convvio das duas graas entre os alunos o que mais preocupa os professores. Seja nos manuais escolares uma vez que apenas as disciplinas sujeitas a adoo este ano foram alvo de manuais atualizados, ou caso exista reimpresso , seja na comunicao social e nos meios envolventes. Enquanto produtores de texto, os alunos terem de ler com a graa antiga o grande entrave neste momento, salienta Cristina Marques, professora da Escola EB2/3 de Oliveira jnior, em So joo da Madeira, e formadora dos novos programas de Portugus. por isso que muitos professores optam pela estratgia de usar os manuais com a escrita anterior como uma oportunidade de trabalhar este acordo com os alunos. Entre outras. Aqui na escola decidimos arrancar o ano com 3 blocos de 90 minutos para divulgao e explicao das regras e para desenvolver algum sentido crtico, refere a professora de So joo da Madeira. A realizao de exerccios em concreto sobre as alteraes outra das iniciativas que Antnio Rodrigues, Assuno Ribeiro e ftima neto todos professores de Portugus de 7. e 8. anos realizam na Escola EB2/3 de Paranhos, no Porto. Os alunos j reparam e j esto atentos e uma das coisas que lhes pedi foi precisamente que me ajudassem e chamassem ateno sempre que eu escrevesse errado, salienta ftima neto. daniela, de 16 anos, diz que j tenta escrever com o acordo nas mensagens escritas, por exemplo, mas a sua principal diculdade revela-se quando os professores comeam a ditar o que escrever e tem de o fazer rapidamente. A escrevo sempre com a graa antiga, desabafa. j para esclarecer as dvidas dos docentes, as editoras tiveram um papel importantssimo, confessa Paula Prazeres, professora de 6. ano da EB2/3 Maria Manuela de S, em So Mamede de infesta. A maior parte dos meus colegas no tem formao e quando a procurmos, tentmos ajuda em universidades privadas onde h alguma disperso e insegurana por parte dos formadores, refora teresa gonalves, professora de 3. ciclo da mesma escola. O conversor da Porto Editora tambm ajuda imenso, mas as edies em papel so um elemento fundamental. Cristina Marques, enquanto formadora dos novos programas, atribui particular
me 2

O "Vamos andar a dar erros durante muitos anos.


Cristina Marques

importncia formao, por isso esteve na origem das sesses de esclarecimento que a EB2/3 de Oliveira jnior realizou para os pais. O texto do acordo no descodicvel nem explorvel pela maioria dos professores, muito menos pelos pais e pelos funcionrios que no lidam diariamente com estas vertentes lingusticas. Por isso, h que simplicar e desmisticar aquele texto do acordo quase impenetrvel. j bastavam os problemas de escrita e leitura muito graves que os alunos trazem de trs para terem ainda de acrescentar mais estes. assim que Marinha Miranda, professora de 2. ciclo da EB2/3 de Canidelo, Vila nova de gaia, se assume como muito crtica a este acordo, sobretudo devido ao processo como foi realizado e est a ser implementado. Opinio contrria tem Maria Augusta Rocha, que salienta o carcter evolutivo da lngua e a uniformizao da vida como a principal justicao para se sentir a favor deste acordo. j para no falar das situaes em que se torna mais prtico o ensino, como a queda das consoantes, exemplica. Quanto aos objetivos denidos na Resoluo do Conselho de Ministros n. 8/2011 reforar o papel da lngua portuguesa como lngua de comunicao internacional e garantir uma maior harmonizao ortogrca entre os oito pases que fazem parte da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa , Marinha Miranda diz que aceita a evoluo da lngua, mas no a troco do peso econmico de um pas sobre os outros, termina. importa lembrar que a 1 de janeiro de 2012 tambm o governo e todos os servios, organismos e entidades governamentais tero a sua graa adaptada s novas regras. me

O No percebo porque que este acordo entra agora apenas no ensino. Devia acontecer o mesmo na comunicao social.
Marinha Miranda

Maria Augusta Rocha, Esc. Sec. Infanta D. Maria

Conversor online, vdeos explicativos, dvidas frequentes e uma vasta gama de produtos. tudo na pgina especial da Porto Editora dedicada ao Acordo Ortogrco.
me 3

Acordo Ortogrco
As novas regras - Todas as palavras que mudam
Esta obra contm tudo o que precisa de saber sobre a nova ortograa e esclarece todas as dvidas relacionadas com o novo Acordo Ortogrco. Elaborado de forma clara, fcil e didtica, apresenta a lista das palavras que mudam, as novas regras de escrita e uma breve cronologia das reformas ortogrcas em Portugal. indispensvel para continuar a escrever corretamente em portugus.

Pronturio da Lngua Portuguesa


Acordo Ortogrco
A nova edio do Pronturio da Lngua Portuguesa contempla a norma ortogrca at agora em vigor, bem como as novas disposies do Acordo Ortogrco de 1990. o nico pronturio que regista o antes e o depois da lngua portuguesa tendo a reforma ortogrca como marco referencial.

Dicionrio Editora da Lngua Portuguesa 2011


Acordo Ortogrco
O dicionrio Editora da Lngua Portuguesa 2011 apresenta as alteraes introduzidas pelo Acordo Ortogrco de 1990, conservando, no entanto, as graas anteriores a esta reforma para facilitar a pesquisa de vocbulos.

Bom Portugus
Acordo Ortogrco
destinado a todos os que pretendem respostas rpidas, este livro esclarece as dvidas sobre as principais alteraes do Acordo Ortogrco. Veja os vdeos deste programa matinal da RtP no facebook da Porto Editora.

me 4

nas escolas O que se comea a educar para a cidadania


A proposta curricular para o ensino, coordenada por Maria Emlia Brederode Santos e apresentada em junho deste ano, tem o objetivo de responder s necessidades de formao dos jovens neste domnio.

nem novos custos, nem mais horas, nem novas disciplinas. Esta Educao para a Cidadania devia ser concretizada atravs de aspetos diretos nas escolas e de oportunidades de participao em atividades e iniciativas pelos alunos, sempre em articulao com os contedos das vrias disciplinas e da rea de formao Cvica. foi o solicitado pela anterior ministra da Educao, isabel Alada, a Maria Emlia Brederode Santos e sua equipa. Surge, ento, uma proposta curricular que abrange o ensino bsico e secundrio e que aborda vrios territrios de cidadania, como os direitos Humanos, a igualdade de gnero e de oportunidade, educao ambiental, nanceira, rodoviria e mesmo de segurana. Com uma diviso em quatro reas nucleares direitos e responsabilidades; democracia, processos e instituies; identidades e diversidades; interdependncia e mundializao , esta proposta apresenta os vrios pers de sada para cada ciclo, que consistem na enumerao dos objetivos a atingir no nal do ano letivo. naturalmente, para a concretizao destes objetivos, os professores tm um papel

O Os
professores sentem que h necessidade de uma interveno no sentido de uma Educao para a Cidadania, mas, por outro lado, creio que sentem tambm a falta de orientao para o fazer.
Maria Emlia Brederode Santos
fundamental, seja no ensino das aprendizagens a promover, seja no incentivo cidadania atravs do relacionamento com os alunos. A coordenadora salienta que esta deve ser

trabalhada com as escolas, uma vez que nem fazia sentido que fosse imposta de cima sem ter em conta a realidade e contexto escolar, ou que no permitisse aos professores apropriarem-se dela e contriburem. A nossa proposio permite sublinhar que a Educao para a Cidadania tem um contedo especco, como os direitos Humanos ou a participao social e poltica dos cidados, mas constitui tambm um enquadramento para outras aprendizagens sociais, arma Maria Brederode Santos. E apresenta vrias prticas ao longo do pas: A Escola da Ponte, em Vila das Aves, um exemplo bem conhecido de participao dos alunos na vida da escola atravs de assembleias e de aprendizagem dessa participao, comea por enumerar. no Agrupamento da Malagueira, tentamse vrias formas de escuta dos alunos para incentivar a sua participao. H escolas que colaboram com cmaras municipais, como a de Lisboa, que organizam oramentos participados, exemplica. Podia continuar a dar exemplos, porque o que falta nestas prticas apenas continuidade e consistncia. Creio que a nossa sugesto curricular pode ajudar.
me 5

O ponto de partida para a elaborao desta proposta curricular foram os estudos e prticas anteriores, com destaque para os mais recentes, como o frum de Educao para a Cidadania e o debate nacional de Educao. Mas seguidamente procurmos ter em conta as propostas de vrias organizaes internacionais, designadamente do Conselho da Europa, e consultmos programas doutros pases que tm sido elaborados ou reformulados, sobretudo a partir dos anos 2000. Maria Brederode Santos salienta, ainda, a articulao que realizou com natrcio Afonso, coordenador das Metas de Aprendizagem, mas, e porque atribui grande importncia aos aspetos vivenciais e relacionais da escola, a sua equipa incluiu as suas preocupaes, a organizao, o clima da escola e as oportunidades de participao que esta proporciona ou deve proporcionar. neste ano letivo, espera-se que as escolas comecem j a enquadrar estes objetivos no seu projeto educativo e a denir modos de os atingir. Mas, como se l no documento, a aprendizagem da cidadania requer uma vivncia de cidadania, por isso, uma das linhas de orientao foi, precisamente, o reconhecimento da importncia das vivncias democrticas proporcionadas quer dentro da escola quer fora, como nas visitas de estudo ou de voluntariado. no incio da dcada de 2000, a Unio Europeia recomendou que a Educao para a Cidadania zesse parte do currculo comum de todo o cidado europeu. nessa sequncia, vrios pases tm procedido a revises curriculares e criado ou refundado esta matria. Creio que com menos obstculos e diculdades do que em Portugal e Espanha, onde ainda perdura um receio de doutrinamento que a nossa longa experincia ditatorial justica. me Consulte este documento completo em http://www.dgidc.minedu.pt/data/educacaocidadania/proposta _educacao_para_a_cidadania/relatoriofas e_nal.pdf

de debates O Ciclo Questes-chave da Educao est de volta


A terceira e ltima conferncia, em dezembro, vai abordar a aprendizagem de uma segunda lngua.
Aveiro e Lisboa receberam, no passado ms de setembro, a primeira conferncia deste ciclo de debates em torno da educao. A segunda, agendada para os dias 10 e 11 de novembro, em Braga e Lisboa, respetivamente, vai centrar-se sobre o valor do ensino experimental. A terceira, nos dias 5 e 6 de dezembro, em faro e Lisboa, abordar o tema Aprender uma segunda lngua. A primeira conferncia Em causa: aprender a aprender abordou um tpico presente nos currculos educativos e que tem sido um ponto de debate na comunidade escolar. Lynne Reder, Paula Carneiro e Pedro Albuquerque os oradores convidados chegaram a vrias concluses transversais, apesar do contacto com as suas diversas realidades. A professora de Psicologia da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, Lynne Reder, apresentou alguns estudos que demonstram, por exemplo, que a decorao das paredes nas salas de aula algo que pode distrair os alunos, logo, aprender menos. nos textos, sugeriu ter os principais pontos sublinhados e os sumrios a negrito, evidenciando, assim, o que mais importante aprender. Paula Carneiro, investigadora da faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, referenciou a importncia de testar o que aprendido, mesmo que os alunos considerem a matria como adquirida. E os professores devem mesmo usar os testes para recuperar os conhecimentos e consolid-los na memria dos alunos, em vez da mera avaliao quantitativa. j Pedro Albuquerque, professor da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, seguiu o caminho da anlise da memria de trabalho e da forma como esta trabalha, concluindo que provavelmente o nico processo cognitivo passvel de ser treinado. O debate foi moderado por Carlos fiolhais, professor e responsvel pelo programa de educao da fundao, e constituiu, uma vez mais, uma oportunidade de contacto com estudos e diversas realidades trazidas por especialistas nacionais e internacionais. semelhana da edio anterior, cada conferncia ter um livro associado, resultado da parceria entre a fundao e a Porto Editora, onde as ideias apresentadas cam eternizadas em papel. O programa completo deste ciclo de conferncias pode ser consultado no stio da fundao, em www.ms.pt. me

me 6

forma diferente O Uma de enfrentar os problemas em Educao


Inteligncia emocional e criatividade so as duas grandes reas de atuao do Torrance Center, desde 2001 em Portugal e h 3 anos com o programa Criativos, sempre em contacto direto com a comunidade educativa.
O bullying, o insucesso escolar e a baixa autoestima so diculdades que afetam diariamente a vida de muitos jovens em idade escolar. E foi este conjunto de problemas que levou criao de um grupo de trabalho em torno da inteligncia emocional. fizemo-lo durante 10 anos, refere ivete Azevedo, presidente da direo do torrance Center em Portugal, uma organizao fundada nos Estados Unidos, mais concretamente na Universidade de georgia. Mas aps o trabalho com quase um milhar de professores ao longo do pas, e aps um estudo sobre esse mesmo trabalho, ivete Azevedo percebeu que os professores cavam entusiasmados com a temtica mas no conseguiam passar das palavras ao. isto mostrou-nos a necessidade de trabalhar outro tipo de competncias nos educadores, que so as competncias criativas, um pouco mais cognitivas e menos emocionais, por serem uma repetio de execuo. desta necessidade nasceu o programa Criativos, com um primeiro ano de trabalho experimental numa turma de CEf. dei formao aos professores para trabalharem esta metodologia com a ideia de que se funcionar nos CEf vai funcionar noutras turmas e escolas. Este projeto foi mesmo o vencedor do prmio de inovao promovido pela dgidC. isso acresceu-nos ainda mais motivao e nimo para alargarmos esta ideia a outras escolas, salienta. ivete Azevedo, tambm autora de uma tese de doutoramento em criatividade na educao, sabe que ainda h muito trabalho pela frente porque isto um processo gradual e este um pas com caractersticas muito prprias, mas a sua organizao continua dinmica. Vamos criar um ncleo torrance Center em Barcelos onde daremos formao aos voluntrios que queiram trabalhar em matria de educao. O objetivo apoiar os professores, sobretudo os das atividades de enriquecimento curricular, pois j trabalham com os alunos num contexto extra-escolar. Este um projeto transversal a todos os alunos de uma turma e no apenas para aqueles que apresentam altas competncias, faz questo de assinalar. Por exemplo, o ano passado, um professor de uma turma aprendeu a metodologia, ensinou-a a todos os alunos e abriu a possibilidade de participao no concurso que promovemos. Mas h tambm a possibilidade de trabalhar esta mesma metodologia utilizando um problema concreto que faa parte do currculo da disciplina. Ensina-se como pensar, no o que pensar. no um passar de matria, um estruturante do pensamento, por isso pode ser aplicado tanto com crianas com baixas motivaes como com crianas que apenas querem chegar mais longe nos seus resultados. Sobre o futuro, ivete Azevedo confessa que gostaria que o Ministrio da Educao adotasse o programa do Criativos como um dos programas auxiliares. Quero que ainda mais jovens em Portugal tenham a oportunidade de trabalhar com esta metodologia nas suas atividades. Para promover o Criativos, o torrance Center organiza seminrios de divulgao e esclarecimento, semelhana do realizado no passado dia 23 de setembro, no Porto, que contou com a presena de Bonnie Cramond, diretora do torrance Center da Universidade de georgia. O prximo seminrio est previsto para janeiro de 2012 e vai abordar o tema da inteligncia emocional. me

me 7

de infncia com O Educadores presena massiva nos congressos pr-escolares de Lisboa e Porto
Salas quase lotadas provaram o interesse pelo debate em torno da educao em creche e jardim de infncia.
O mote Educar na creche e no jardim de infncia das ideias inovao foi a fasca para a auncia aos dois encontros do Congresso Pr-escolar, organizado pela Porto Editora, em setembro, com os auditrios do Corinthia Hotel Lisbon e da Exponor, em Matosinhos, praticamente esgotados. gabriela Portugal, investigadora da Universidade de Aveiro e autora do livro Avaliao em Educao Pr-Escolar Sistema de Acompanhamento das Crianas, foi a oradora principal do congresso, abordando a relao entre os espaos da creche e as crianas, com exemplos prticos internacionais, e a avaliao e desenvolvimento de competncias na educao pr-escolar. Com um vasto painel de oito oradoras, estes dois dias permitiram a todos os presentes conhecer outras realidades em contexto de creche e jardim de infncia, discutir propostas de interveno junto das crianas, conhecer e aplicar os modelos de avaliao em consonncia com as orientaes curriculares e metas de aprendizagem e, inclusive, conhecer estudos reais aplicados a Portugal sobre a relao entre as crianas e o tempo que passam nos espaos ao ar livre. Em suma, cou a perceo de que em Portugal ainda h um longo caminho a percorrer relativamente s experincias das crianas (dicilmente os pais portugueses aceitariam que o seu lho cortasse a prpria fruta com uma faca, como acontece na dinamarca, por exemplo) e ao tempo que estas passam ao ar livre (em pases com climas mais adversos do que o nosso a permanncia das crianas no exterior de 30% do seu tempo no inverno e de 70% no vero). A crise no passou ao lado do debate e as restries oramentais estiveram na ordem do dia, mas, acima de tudo, passou a mensagem de que nada pode pr em causa a qualidade das prticas pedaggicas e das condies das creches e jardins de infncia. O balano nal foi extremamente positivo e a opinio de que estes eventos so para repetir foi generalizada. O encontro no Porto serviu, ainda, de apresentao das duas novas publicaes da Coleo infncia especialmente versada sobre as temticas da educao pr-escolar , O Espao e o Tempo na Pedagogia-em-Participao e O Trabalho de Projeto na Pedagogia-emParticipao. me

Visite o nosso espao online inteiramente dedicado educao pr-escolar.

Aceda a www.portoeditora.pt/espacoprofessor/pre-escolar
me 8

Editora com grandes O Porto nomes da literatura at nal do ano


Isabel Allende a grande novidade da rentre literria, sem se esquecer Patrick Modiano, Emma Donoghue ou Eduardo Mendoza.
O novo livro de isabel Allende, O Caderno de Maya, j est nas bancas e uma das principais apostas literrias da Porto Editora para os ltimos meses de 2011. Obras como O Quarto de Jack, de Emma donoghue, O Horizonte, de Patrick Modiano ou Rixa de Gatos, de Eduardo Mendoza, so ttulos que no podem deixar de constar na lista de compras para este natal. no total, at ao nal deste ano, sero publicados mais de 30 livros nas trs chancelas Porto Editora, Albatroz e Sextante , de onde se destacam, ainda, Pensa num Nm3ro, de john Verdon e Mister Gregory, de Sveva Casati Modignani. A Porto Editora apresentou as suas novidades editoriais para a rentre literria na Me dgua das Amoreiras, no incio de setembro, comeando por destacar, em retrospetiva, a sua atividade editorial do 1. semestre: A Mentira Sagrada, de Lus Miguel Rocha; A Questo Finkler, de Howard jacobson; ou O Executor, de Lars Kepler foram algumas das obras mencionadas. me

O Sugestes de Leitura

Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e no por esquisitice, nascida em Berkeley, Califrnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha nini adora a ndia e no ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya signica feitio, iluso, sonho, o que no tem nada a ver com o meu carcter. tila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o p a erva no volta a crescer.

Para jack, de cinco anos, o quarto o mundo todo. onde ele e a Mam comem, dormem, brincam e aprendem. Embora jack no saiba, o stio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto tambm a priso onde a me tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de jack, esta uma histria de um amor imenso que sobrevive a circunstncias aterradoras, e da ligao umbilical que une me e lho. O quarto um lugar que nunca vai esquecer; o mundo um stio que nunca mais olhar da mesma maneira.

Um perito de arte ingls, Anthony Whitelands, chega de comboio Madrid fervilhante de 1936. A sua tarefa autenticar um quadro desconhecido, que pertence a um amigo de jos Antonio Primo de Rivera, fundador da falange, quadro cujo valor pode ser fundamental para apoiar uma mudana poltica em Espanha. turbulentos amores, retratos is dos meios sociais da poca e a atmosfera tensa de aventura e de conspirao que antecede a guerra civil que se aproxima marcam este notvel novo romance de Eduardo Mendoza, onde o humor e a ironia se cruzam com a gravidade da tragdia.

ViSUALizAR VidEO >

ViSUALizAR VidEO >

O Artigo de opinio
Hbitos de leitura
Na escola do sculo XXI, a formao de cidados conscientes e ativos um objetivo fundamental dos projetos educativos. O texto informativo (em qualquer suporte ou registo) e o fotojornalismo podem desencadear aprendizagens e processos de motivao na sala de aula e nas atividades de enriquecimento. Os hbitos de leitura de jornais, dentro e fora da escola, so um alicerce para a construo de uma viso pertinente e de uma anlise crtica da sociedade. Informar para compreender e agir um objetivo estruturante do Clube do Jornal Escolar.

A importncia do Clube do Jornal Escolar na dinmica da comunidade educativa


O contributo da imprensa para a promoo da leitura, da literacia e da cidadania plena inegvel, bem como a anlise mais ou menos aprofundada (de acordo com o nvel etrio dos alunos) da inuncia dos mdia na aldeia global vital para uma interpretao fundamentada da atualidade. Uma escola capaz de interagir com a comunidade tem de sair da sala de aula e dotar-se de espaos, como os clubes, que no ocupem os alunos nos tempos livres, mas lhes permitam desenvolver as suas competncias didtica e ludicamente. Joo V. Faria, Grupo 300, EB2/3 Fernando Pessoa, Lisboa

CONTINUE A LER EM www.espacoprofessor.pt/magazine-educacao


me 10

52 ideias para o Professor


Nesta obra, a autora recorreu sua experincia no ensino e reuniu um conjunto de dicas que tornaro as aulas de Lngua Portuguesa ainda mais interessantes e motivadoras.
ideias para o Professor, uma coleo com solues prticas para aplicao em sala de aula.

EDITORIAL
Sobre o Acordo
Em setembro, o Acordo Ortogrco entrou nas escolas. Para j, apenas nos manuais escolares que entraram em vigor este ano (e nos que foram reimpressos) mas, at 2014/2015, todos os livros estaro com a nova graa. Para trs caram anos de debate e polmica. Este Acordo Ortogrco no consensual e a prova disso so os comentrios dos professores ouvidos para esta edio do Magazine de Educao. nessas declaraes, h uma em particular que desejo sublinhar e que refere o apoio dado pelas editoras, em especial a Porto Editora, no esclarecimento dos professores em relao ao Acordo Ortogrco. de facto, gostamos de pensar que nos distinguimos por acompanharmos atenta e permanentemente o dia a dia das escolas. isso que nos permite antecipar necessidades e dar o melhor apoio a professores e alunos. Por m, e porque estamos a poucas semanas da poca natalcia, endereo a todos, em nome da Porto Editora, os votos sinceros de festas felizes.

Sabia que j pode ler todos os nossos artigos no Espao Professor?


Aceda a www.espacoprofessor.pt/magazine-educacao e passe a Educao em revista.

Vasco Teixeira
Porto Editora

NMERO

Leia o seu Magazine de Educao em qualquer lugar.

09 NOV 11
Esta publicao segue a nova ortograa denida pelo Acordo Ortogrco

Consulte

Folheie

Guarde

Imprima

Magazine de Educao uma publicao da responsabilidade do Espao Professor da Porto Editora Edio: gabinete de Comunicao e imagem da Porto Editora Porto Editora Rua da Restaurao, 365 4099-023 Porto www.espacoprofessor.pt me 11

Anda mungkin juga menyukai