Anda di halaman 1dari 24

03/06/2013

Estrutura dos cidos Nuclicos

Universidade Federal Rural de Pernambuco Disciplina: Bioqumica I Prof. Dr. Daniela viana E-mail:daniela_viana@yahoo.com.br

cidos Nuclicos
1. DEFINIO 2. FUNO NUCLEOTDEOS 3. FUNO DO DNA E RNA 4. COMPONENTES DOS NUCLEOTDEOS 5. NUCLEOSDEOS 6. ESTRUTURA DOS NUCLEOTDEOS 7. DIFERENAS ENTRE DNA E RNA (ESTRUTURAL) 8. ESTRUTURA DO DNA 9. ESTRUTURA DO RNA 10.TIPOS DE RNA 11.SNTESE DNA E RNA 12. CURIOSIDADES

03/06/2013

Nucleotdeos e cidos Nuclicos


Definio: So macromolculas lineares formadas pela polimerizao de unidades monomricas de nucleotdeos ligados, cada um composto de uma ose (pentose), um fosfato e uma base nitrogenada. Funo dos nucleotdeos: - Precursores dos cidos nuclicos; - So a moeda energtica nas reaes metablicas (ATP, GTP,UTP,CTP); -Intermedirio qumico na resposta das clulas aos hormnios (cAMP); -Intermedirios ativos em biossntese (UDPG)-glicognio; -Componentes de coenzimas (nucleotdeos de adenina): acetoacetil Co-A; - Efetores alostricos nas vias metablicas. Tipos: DNA e RNA

Funes: So responsveis pela transmisso do cdigo gentico e pela sntese de protenas

Nucleotdeos

base nitrogenada Compostos heterocclicos pentose cido fosfrico ou fosfato

Obs.: Os carbonos das pentoses possuem um apstrofo para distingui-los das bases

Fosfato no carbono 5`

H Ribose Estrutura dos nucleotdeos Desoxirribose

03/06/2013

BASES NITROGENADAS

NUCLEOSDEO
Por hidrlise parcial possvel retirar o radical fosfato dos nucleotdeos. Aparecem ento compostos denominados nucleosdeos (constitudos por uma pentose e uma base nitrogenada). O RNA rapidamente hidrolisado em condies alcalinas, mas o DNA no.

Adenina

Ribose

03/06/2013

Nomenclatura dos nucleotdios, nucleosdios e cidos nuclicos

Obs.: Raramente a timina ocorre no RNA e a uracila no DNA

Componentes dos cidos nuclicos RNA e DNA

Obs.: Raramente a timina ocorre no RNA e a uracila no DNA

03/06/2013

Desoxirribonucleotdeos e ribonucleotdeos dos cidos nuclicos

1953 - Watson e Crick


Elucidaram a estrutura do DNA

03/06/2013

Diferenas entre DNA e RNA


Fita simples e dupla Ribose e desoxiribose Base nitrogenada:timina e uracila Ncleo e N e citoplasma

Fitas antiparalelas e complementares Pontes de Hidrognio-3:2 (G=C;A=T) Hidroflica fora e hidrofbica para dentro

http://www.biochem.uwo.ca/meds/medna/DRmodel.html

Por que o DNA contm desoxirribose ao invs de ribose?


O RNA menos estvel do que o DNA porque seu grupamento vicinal 2- OH torna a ligao 3 - fosfodister susceptvel clivagem nucleoflica. O DNA no apresenta 2OH, portanto no susceptvel hidrlise alcalina, enquanto o RNA sim em uma soluo diluda de NaOH. O DNA hidrolizado com HCl 1mM. Com separao das bases purcas por quebra das ligaes glicosdicas, porm no h quebra das ligaes pirimidcas.
Fosfato no carbono 5`

Ribose

H Desoxirribose

03/06/2013

Por que o DNA contm timina ao invs de uracila?


A citosina desamina formando uracila. Esta converso espontnea e poderia resultar numa mutao por mau pareamento.

Citosina

Uracila

Timina

U no DNA o 5-MeU = Timina Dessa forma o problema acima eliminado. O grupo 5-Me funciona como um marcador da U e removido pela Uracil N-glicosilase.

Bom, isso acontece porque a Uracila, apesar de preferir se parear com Adenina, pode facilmente se parear com qualquer base, inclusive consigo mesma. A presena de um grupo metil (que a transforma em timina), que hidrofbico, reordena sua posio na hlice, impedindo que isso acontea, de forma que a timina mais estvel para uma dupla-hlice do que a uracila.

Acontece que a citosina pode espontaneamente de deaminar e se transformar numa uracila. E a, se a uracila fosse um componente do DNA, as estruturas de reparo no conseguiriam diferenciar essa uracila proveniente de uma citosina de uma uracila original, fazendo com que mutaes se acumulassem em uma taxa gigantesca. Com o uso de timina no lugar da uracila, qualquer uracila detectada na dupla hlice identificada como um erro e substituda por uma citosina.

03/06/2013

DNA EUCARITICO

DNA eucaritico o genoma humano na sua forma diplide, consiste em aproximadamente 6 a 7 milhes de pares de bases de DNA organizados linearmente em 23 pares de cromossomos.

DNA EUCARITICO
Ncleo

Cromossoma

DNA

Gene

Promotor

Exon Sequencias conservadas

Intron

03/06/2013

ntrons so regies no-codificantes do RNA mensageiro, enquanto os xons so regies codificantes do RNA m. Eles esto relacionados a uma etapa muito importante do processo de sntese protica dos eucariontes, denominada splicing. Neste processo (cujo nome significa ato de cortar em portugus), regies especficas do RNA mensageiro (os ntrons) so recortadas e eliminadas. Devemos lembrar que o RNA mensageiro uma molcula de cido nucleico sintetizada no ncleo atravs da transcrio da mensagem contida no DNA. Esses ntrons eliminados so segmentos no-codificantes, porque no levam nenhuma mensagem para produo de protenas. Depois que eles so eliminados, os segmentos resultantes (os xons) unem-se entre si, formando a molcula de RNA mensageiro funcional, com a mensagem madura, ou mensagem propriamente dita. Este processo importante pois somente aps ter passado por ele que o RNA mensageiro se torna ativo na codificao da mensagem que levar produo de uma protena especfica. Acredita-se que a principal vantagem da ocorrncia desse processo nos eucariontes seja o fato de seus transcritos primrios poderem ser processados de vrios modos (como um kit de montagem) para a produo de diferentes RNAs mensageiros maduros, dependendo do organismo ou do estgio de desenvolvimento em que ele se encontra, produzindo diferentes protenas a partir de um mesmo segmento de DNA.

Estrutura do DNA

03/06/2013

DNA
Duas

fitas de polinucleotdeos associadas formando uma estrutura de dupla hlice onde as pentoses e os radicais fosfato compe a fita e as bases projetam-se para o interior da mesma
As

fitas mantm-se unidas atravs da formao de pontes de hidrognio entre as bases o que contribui para a estabilidade da dupla hlice Adenina (A) pareia com Timina (T) atravs de 2 pontes de hidrognio
.

. Guanina (G) pareia com Citosina (C) atravs de 3 pontes de hidrognio

Ligao fosfodister

Ligao glicosdica

Ligao -Nglicosdica C1 N9 (Base purica) e N1 (Base pirimidica)

DNA

Ligao ster fosfato ou fosfodiester O C3 do nucleosdeo Polaridade O 5livre ou ligada ao fosfato e na outra ponta uma OH 3livre.

Sentido 5-3

10

03/06/2013

ESTRUTURA DOS CIDOS NUCLEICOS


O grupo hidroxil ligado ao carbono 3 da pentose de um nucleotdeo forma uma ligao fosfodister com o fosfato do outro nucleotdeo

5 C-A-G 3

REGRA DE CHARGAFF (1950)

A anlise do DNA de vrias espcies mostrou que as 4 bases encontradas normalmente no DNA AGTC, no ocorrem em quantidades equimolares e que a quantidade relativa varia de espcie para espcie.

[A = T] e G = C = [purina] = [pirimidina]

11

03/06/2013

A Dupla Hlice Fatores que estabilizam a dupla hlice: interaes hidrofbicas foras de van der Walls pontes de hidrognio interaes inicas

Entre as bases nitrogenadas


Entre os grupos fosfato do DNA e os ctions (Mg2+) presentes na soluo fisiolgica

A Dupla Hlice A dupla hlice apresenta dois tipos de sulcos aos quais se ligam as protenas da cromatina Sulco menor

Sulco maior

12

03/06/2013

Tipos de DNA
DNA B
a forma mais abundante na clula a forma clssica do DNA A dupla hlice gira para a direita

DNA A
Forma mais compacta Encontrado nos hbridos DNA:RNA

DNA Z
Seqncias GC repetidas A dupla hlice gira para a esquerda

Estrutura do RNA
mRNA 1 a 5 % do RNA total rRNA 75 % do RNA total tRNA 10 a 15 % do total
microRNA cerca de 21 nucleotdeos snRNA RNA pequeno nuclear siRNA RNA de interferncia
tRNA

rRNA

13

03/06/2013

Estrutura do RNA
mRNA: o molde para a sntese de protenas, ou traduo. As clulas possuem vrios tipos de RNA. Transporta a informao gentica do DNAribossomos. tRNA: Leva aa sob forma ativada para os ribossomos para a formao da ligao peptdica, em uma sequncia ditada pelo molde de mRNA. rRNA: o principal componente dos ribossomos. Fbrica de protenas prpria. As clulas eucariticas possuem: snRNA: Participa da recomposio dos xons do RNA. miRNA: Inibem a traduo. siRNA: Facilitam a degradao do RNA.

mRNA: citoplasmtico e participa da sntese protica. sintetizado durante o processo de transcrio . Apenas as unidades genticas da sequncia do DNA que codifica as protenas so transcritas para mRNA. rRNA: citoplasmtico e participa na constituio dos ribossomas. tRNA: citoplasmtico e transporta os aminocidos durante a sntese protica para os ribossomos. Cada um dos 20 aminocidos que compem as protenas tem um tRNA especfico e alguns aminocidos tm vrios tRNA para sua insero na cadeia polipeptdica. OBS: As clulas eucariticas possuem pequenas molculas adicionais de RNA. snRNA: (100 a 200 resduos nucleotdios) RNA nuclear pequeno, participam da recomposio dos xons do RNA. microRNA: (cerca de 21 nucleotdeos) no codificantes que se ligam a molculas complementares de mRNA e inibem sua traduo. siRNA: uma classe de pequenas molculas de RNA que se ligam ao mRNA e facilitam sua degradao.

14

03/06/2013

HISTRICO
1957 CRICK e GAMOV Dogma Central da Biologia Molecular

DNA

RNA

PROTENA

Dogma Central da Biologia Molecular

15

03/06/2013

FLUXO DA INFORMAO GENTICA

Replicao: fornece duas molculas de DNA idnticas original, assegurando a informao gentica da clula me para a clula filha. Ocorre durante o processo de diviso celular. Processo semiconservativo com cada fita agindo como molde para uma nova fita.

DNA helicases-ligaes de H entre as bases DNA polimerases- ligao de nucleotdeos a novos ao molde de DNA. DNA topoisomerase-ligaes covalentes com os fosfatos Desoxinucleosdeos Precisa e sem erros

ESTGIOS DA REPLICAO

1. INICIAO 2. ALONGAMENTO 3. TERMINAO

16

03/06/2013

Complementariedade
Durante a replicao do DNA as duas fitas velhas ou mes servem de molde para cada fita nova ou filha complementar, que est sendo sintetizada.
Fita nova

Fita velha

TRANSCRIO

Definio: um mecanismo pelo qual uma fita molde de DNA utilizada por RNA polimerases especficas para gerar um dos tipos de RNA.

17

03/06/2013

TRADUO

Definio: o processo pelo qual uma sequncia de bases no mRNA usado como molde para especificar a sequncia de aminocidos na protena.

Ncleo-RNAm

Ribossomo-RNAt-protenas

1966 NIRENBERG, KHORANA e OCHOA Seqncias sucessivas de trs nucleotdeos do DNA (codon) determinam a seqncia de aminocidos de uma protena

18

03/06/2013

Cdo que d origem sntese de qualquer protena

Cdigo Gentico correspondncia entre cada tripleto (cdo) de RNA e cada um dos 20 aminocidos habituais das protenas (desde 1964)

rRNA

19

03/06/2013

cidos Nucleicos para crescimento de peixes


Medida metablica do crescimento muscular ou somtico recente dos peixes determinado pela sntese proteca (curto-prazo de dias ou semanas). Principal ndice o razo RNA/DNA, mas tambm usual utilizar somente a concentrao de RNA ou o razo RNA/Protenas RNA Principal responsvel pela sntese proteca Concentrao varivel necessidades proticas. com disponibilidade alimentar e com

DNA Portador da informao gentica Concentrao celular relativamente constante para uma espcie.

20

03/06/2013

Tambaqui (Colossoma macropomum)

Cachara (Pseudoplatystoma reticulatum)

Importncia comercial para o Brasil Genoma sequenciado: camaro do Pacfico (Litopenaeus vannamei) Selecionar exemplares com melhor perfil gentico-hbridos e puros crescimento enfermidades
Fonte:EMBRAPA

21

03/06/2013

22

03/06/2013

23

03/06/2013

Bibliografia Lehninger. Princpios de Bioqumica. Harper. Bioqumica Ilustrada. http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_en g_bioq/trabalhos_pos2003/genetica/DNA.h tml

24

Anda mungkin juga menyukai