Anda di halaman 1dari 2

Respeito ao embrio humano deve ser prioridade na pesquisa com clulas-tronco Adverte o professor emrito de Gentica Humana, Pe.

Angelo Serra ROMA, quinta-feira, 18 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- A pesquisa com clulas-tronco embrionrias humanas contrria totalmente ao respeito pelo ser humano, e o embrio um sujeito humano desde o primeiro momento da fuso dos gametas, recorda o professor emrito de Gentica Humana Pe. Angelo Serra, SJ. H apenas duas semanas, Bento XVI alertou ao receber o novo embaixador da Coria do Sul sobre a tentao de que a pesquisa cientfica pisoteie a dignidade fundamental do ser humano, como acontece com os experimentos com embries humanos que depois so destrudos. A destruio de embries humanos para obter clulas-tronco ou com qualquer outro propsito contradiz a pretendida tentativa de pesquisadores, legisladores e funcionrios da sade pblica de promover o bemestar humano, denunciou. Mas o Papa no hesitou em apoiar a pesquisa e o uso de clulas-tronco adultas, pois neste caso a vida humana no corre perigo. Recentemente, o debate sobre a experimentao em clulas-tronco embrionrias se intensificou aps a concesso do Nobel de Medicina 2007 a trs cientistas Mario Capecchi, Oliver Smithies e Martin Evans que descobriram a possibilidade de modificar o patrimnio gentico de ratos servindo-se de suas clulastronco embrionrias. O mtodo tem utilidade no estudo das funes de cada gene e diversas aplicaes na medicina clnica, mas reabre o debate tico sobre a licitude da experimentao em clulas-tronco embrionrias. A respeito disso, Zenit pediu seu parecer ao Pe. Angelo Serra, SJ; ele escreve em La Civilt Cattolica revista cujos projetos passam pela Secretaria de Estado da Santa S , professor emrito de Gentica Humana da Faculdade de Medicina da Policlnica Gemelli de Roma e membro da Academia Pontifcia para a Vida, assim como do Pontifcio Conselho para a Pastoral da Sade. A tcnica criada pelos ganhadores do Nobel de Medicina 2007 aceitvel desde o ponto de vista tico? Pe. Serra: Trata-se de uma tcnica perfeitamente aceitvel no campo animal. Se, no entanto, so utilizadas clulas-tronco embrionrias humanas, ento ser absurdo. Trata-se de pesquisas timas, extraordinrias. Deu-se um notvel passo adiante neste campo de pesquisa com genes. Poderemos chegar a entender o significado de cada um dos cerca de vinte e cinco mil genes que conhecemos atualmente. E, portanto, neste sentido, estes estudos realizados em animais podem preparar o campo queles em seres humanos. Mas as condies de estudo, no relativo ao homem, devem ser completamente diferentes. Portanto, timo tudo o que estes maravilhosos estudiosos realizaram, mas esperamos que esta pesquisa possa continuar no campo animal, seguindo esta ordem clara, para determinar a presena de determinados genes, sua atividade especfica e sua patologia, quando so alterados. Este Nobel no poderia ser interpretado como um estmulo a prosseguir os estudos em clulastronco embrionrias humanas?

Pe. Serra: Espero que no. Deve-se recordar que a pesquisa nas clulas-tronco embrionrias humanas contrria totalmente ao respeito pelo ser humano. O embrio um sujeito humano desde o primeiro momento da fuso dos gametas. A Associao americana para o progresso da cincia, em 14 de junho de 2006, dirigiu uma carta ao Senado americano, na qual afirma: Desconhecemos ainda qual possa ser sua definitiva utilidade, ou os desafios ticos que podem suscitar, mas consideramos que se deve assegurar o desenvolvimento da pesquisa em clulas-tronco embrionrias humanas apoiadas por fundos federais. Esta sua opinio, mas se examinamos bem, veremos que as clulas-tronco embrionrias humanas so produzidas com a morte, mais ainda, matando um determinado embrio humano, e por isso devemos dizer que no lcito em absoluto fazer algo assim. A que resultados concretos a pesquisa com clulas-tronco humanas chegou at hoje? Pe. Serra: At 11 de abril de 2007, os escritos publicados sobre este tema eram 8.399. Portanto, possvel imaginar quantos embries humanos foram destrudos para poder levar adiante esses trabalhos. E os resultados obtidos so verdadeiramente irrelevantes. As grandes dificuldades que estes pesquisadores encontraram e continuam encontrando se devem a situaes particulares. Criam-se autnticos bloqueios no trabalho com as clulas animais que podem conter agentes patognicos, incompatibilidade gentica. Agora se est trabalhando em novas vias para produzir linhas de clulas-tronco embrionrias humanas sem a destruio do embrio. Portanto, ns nos encontramos ainda em uma fase na qual devemos dizer que os dados obtidos das pesquisas sobre as clulas-tronco embrionrias humanas no levaram a nenhuma concluso clara. A tcnica criada por Capecchi, o chamado gene targeting, permite obter animais transgnicos. No uma fronteira eticamente arriscada? Pe. Serra: Aos animais se pode aplicar esta tcnica porque podem ser obtidos produtos melhores. Animais melhores com caractersticas melhores. As pesquisas no campo da geneterapia levaram a grandes vantagens no desenvolvimento, tanto no campo animal como vegetal. verdade que deve estar clara a proibio absoluta de utilizar o homem como material de experimentao. Se com o tempo se conseguisse encontrar um caminho para obter os mesmos resultados tambm no homem, sem passar pelas clulastronco embrionrias humanas, essa seria a via a seguir. Mas estamos ainda muito longe. Em termos gerais, o que o senhor opina sobre a aproximao dos meios de comunicao s notcias cientficas? Pe. Serra: Desde um ponto de vista de apresentao, parece-me que a informao se faz de forma adequada, mas faltam explicaes claras. Seria necessrio fazer aos responsveis da mdia compreenderem que uma coisa apresentar projetos, apresentar substancialmente os pontos fundamentais, e outra so as explicaes, que em geral parecem muito pobres. S um especialista na matria pode esclarecer em poucas linhas os aspectos reais de determinado tema cientfico. top

Anda mungkin juga menyukai