Anda di halaman 1dari 3

ISSN 2317-3297

Mtodo de Euler e Runge-Kutta para soluo de Equaes diferenciais ordinrias


Leonardo Gonalves Brito, Tatiane Reis do Amaral

Departamento de Matemtica, IFNMG-Campus Januria 39480-000, Januria, MG E-mail: goncalvesleonardo35@yahoo.com.br, tatianeramaral@gmail.com

Palavras-chave: Mtodos Numricos, Equaes diferenciais, Mtodo de Euler, Mtodo de Runge-Kutta Resumo: Este trabalho apresenta trs mtodos numricos para soluo de Equaes diferenciais ordinrias (EDO): o mtodo de Euler, Runge-Kutta de segunda ordem e RungeKutta de quarta ordem. Uma mesma EDO ser resolvida com cada um dos mtodos, apontando o erro local encontrado em cada um, onde para efetuao dos clculos ser utilizado o software MATLAB. Posteriormente ser realizado uma comparao entre os mtodos.

1 - Introduo
Chama-se equao diferencial uma equao em que a incgnita uma funo, e apresenta uma relao com as derivadas desta funo. As equaes diferenciais so utilizadas na resoluo de problemas de modelagem matemtica e quando a funo desconhecida depende de uma nica varivel independente, so chamadas de equaes diferenciais ordinrias [4]. Cabe ressaltar que nem toda EDO pode ser resolvida analiticamente, pois os mtodos analticos so aplicveis apenas a certas formas especiais de funes, mas toda EDO pode ser resolvida atravs da utilizao de mtodos numricos [2]. Quando estes so utilizados com o auxilio de computadores propiciam uma melhor agilidade no estudo das equaes diferenciais, pois produzem tabelas e grficos que possibilitam fazer um estudo mais detalhado dos dados obtidos na resoluo [1]. Para resolver a equao diferencial deste trabalho utilizamos o software MATLAB ao qual foi inseridas rotinas de resoluo no mesmo. Realizaremos uma comparao entre os mtodos numricos baseados no erro local obtido em cada resoluo.

2 - Mtodo de Euler e os mtodos de Runge-Kutta


Os mtodos apresentados sero utilizados para calcular uma aproximao exata sujeita a determinada condio inicial, nos respectivos pontos: , onde sendo o nmero de subintervalos de . muitas vezes definido como passo, e da soluo

17

ISSN 2317-3297

O primeiro mtodo utilizado Mtodo de Euler, um mtodo de primeira ordem, cuja aproximao se d por uma reta [1]. A equao principal deste mtodo dada por (1) Dada seguinte EDO proposta por [1]. (2) sujeita a condio .

Para a equao (2) temos soluo analtica igual a . (3)

Resolvendo a equao (2) por Euler, obtemos o seguinte grfico considerando um intervalo de soluo de [0,2] com = 50.

Figura1: Resoluo pelo mtodo de Euler O segundo mtodo utilizado Runge-Kutta de 2 e 4 so mtodos baseado nos mtodos de series de Taylor, mas que no exigem o clculo de qualquer derivada [3]. Estes mtodos apresentam as seguintes equaes principais para Runge-Kutta de segunda ordem (4) para o mtodo de Runge-Kutta de quarta ordem temos (5) em que,

Resolvendo a equao (2) por Runge-Kutta de segunda ordem e quarta ordem obtemos resultados melhores. Para cada mtodo observamos as diferenas de ordem nas aproximaes das solues conforme a Figura 2 onde comparando os trs mtodos.

18

ISSN 2317-3297

Figura 2: Comparao entre os mtodos A resoluo numrica pode ter grau crescente de aproximao, de acordo com o mtodo numrico escolhido e o tamanho do passo, como coloca [1]. Observa-se que a soluo da equao (2) apresentou valores diferentes em cada mtodo, onde uma analise mais detalhada dos dados aponta que o erro local, diferena entre a soluo exata e a soluo aproximada para cada , foi maior no mtodo de Euler e menor no mtodo de Runge-Kutta de quarta ordem.

Como todos os mtodos apresentados neste trabalho so de fcil implementao, pela figura 4 observa-se que o mtodo de Runge-Kutta de quarta ordem se mostra adequado para este problema.

3 - Concluso
Os mtodos apresentados neste trabalho so mtodos de implementao simples e produzem solues eficientes para diversos problemas envolvendo equaes diferenciais.

Referncias
[1] W.E. Boyce, C.R. DiPrima, Equaes Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de contorno, LTC, Rio de Janeiro, 2011. [2] [3] F.F. Campos, Algoritmos Numricos, LTC, Rio de Janeiro, 2007. M.A.G. Ruggiero, V.L.R. Lopes, Clculo numrico: aspectos tericos e

computacionais, Makron Books, So Paulo, 1996. [4] J. Stewart, Clculo volume 1, Pioneira Thomson Learning, So Paulo, 2006.

19

Anda mungkin juga menyukai