Anda di halaman 1dari 81

Registro de Estabelecimentos e Produtos no MAPA Legislao e Qualidade da Cachaa

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.

Legislao
Decreto n. 2.314 de 4 de setembro de 1997 (e alteraes posteriores)
Regulamenta a Lei n 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispe sobre a padronizao, a classificao, o registro, a inspeo, a produo e a fiscalizao de bebidas.

Portaria Ministerial n. 879, de 28/11/1975


Aprova normas para instalaes e equipamentos mnimos para estabelecimentos de bebidas e vinagres.

Instruo Normativa n. 05, de 31/03/2000


Aprova o Regulamento Tcnico para a fabricao de bebidas e vinagres, inclusive vinhos e derivados da uva e do vinho, dirigido a estabelecimentos elaboradores e ou industrializadores.

Instruo Normativa n 13, de 29/06/2005. Aprova o Regulamento Tcnico para Fixao dos Padres de Identidade e Qualidade para Aguardente de Cana e para Cachaa (alt.p/ IN 58/2007 e 27/2008). Instruo Normativa n. 19, de 16/12/2003. Aprova as Normas sobre Registros, Critrios e Procedimentos para o Registro de Estabelecimentos, Bebidas e Expedio dos Respectivos certificados. Instruo Normativa n. 20, de 25/10/2005. Aprova as Normas relativas aos Requisitos e Procedimentos para Registro de Estabelecimentos Produtores de Cachaa organizados em Sociedades Cooperativas e os respectivos produtos elaborados.

Cachaa Orgnica
Instruo Normativa n. 16, de 11/06/2004.
Estabelece os procedimentos provisrios para registro e renovao de registro de matrias-primas e produtos de origem animal e vegetal, orgnicos, junto ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA.

Registros Obrigatrios
Os estabelecimentos e produtos devero ser obrigatoriamente registrados O registro ser vlido em todo territrio nacional e dever ser renovado a cada dez anos.

Informaes Gerais e Formulrios


Acessar o site www.dfasp.gov.br ou www.sfasp.gov.br Acessar a seo SIPAG Acessar a seo Inspeo de Produtos de Origem Vegetal Selecionar: Mercado Nacional

Registro de Estabelecimento
Requerimento, 2 vias; Planta baixa e de cortes longitudinal e transversal, 1 via; Memorial Descritivo das Instalaes e dos Equipamentos, 1 via; Certido de Funo Tcnica ou Anotao de Responsabilidade Tcnica ou documento correlato, expedido pelo Conselho Profissional do Tcnico Responsvel pelo Estabelecimento, 1 via;

Cpia da Inscrio Estadual, 1 via; Cpia do CNPJ, 1 via; Cpia do Contrato Social, constando do objetivo social a atividade empresarial prevista, 1 via; Formulrio especfico, 1 via; Certido Negativa dvida ativa da Unio. No so cobradas Taxas

Instalaes Mnimas

Seo de Moagem Destinada ao recebimento e moagem da cana, dever ser coberto e ter piso resistente e impermevel. Seo de Fermentao Destinada a fermentao poder ser fechada com piso de camada resistente, lisa ou adequada e impermevel, com inclinao suficiente para perfeito escoamento das guas, ou ao ar livre dotado de proteo que impea acesso de animais.

Instalaes Mnimas
Seo de Acondicionamento e Fechamento (produtos engarrafados): rea mnima de 25m2 paredes revestidas at altura mnima de 2m com azulejos de cores claras, de preferncia branco ou outro material impermevel, liso, resistente e incuo e , da para cima, pintados com tinta lavvel para simples acabamento.

Instalaes Mnimas

Seo de Destilao:
com paredes de alvenaria lisa, cantaria ou material similar rea mnima de 20 m2 p direito mnimo de 3,0m.

Instalaes Mnimas
Seo de Lavagem
(produtos engarrafados) rea mnima de 25m2 destinada exclusivamente a realizar as operaes de lavagem e enxaguamento dos vasilhames; se o estabelecimento trabalhar com vasilhames novos, a limpeza poder ser feita por um pr-enxaguamento.

Instalaes Mnimas
Seo de Envelhecimento Destinada ao armazenamento e envelhecimento da Aguardente de Cana quando necessria.

Equipamentos
tubulaes; balana para pesagem da matriaprima; moenda; cubas de fermentao;

Equipamentos
alambique (equipamento de destilao); dornas para estocagem e/ ou envelhecimento; equipamento de controle (sacarmetro e alcometro). quando a matria-prima for o melao , no lugar de moenda o estabelecimento ter deposito com ps giratrias para diluio do melao .

Equipamentos (produtos engarrafados)


equipamento mecnico para lavagem a quente de vasilhame;
Se o estabelecimento trabalhar com vasilhames novos, a limpeza poder ser feita por um pr-enxagamento.

equipamento mecnico para enchimento; equipamento mecnico para fechamento;

Estabelecimento Estandardizador
Compartimentos
Seo de Estandardizao Destinada a elaborao das misturas dos diversos produtos, com paredes revestidas de azulejos de cores claras ou de outro material impermevel at o mnimo de 2m de altura e da para cima pintadas com tintas a leo ou outra equivalente que resista a limpeza. Seo de Acondicionamento: Conforme j discutido; Seo de Lavagem Destinada exclusivamente a realizar a limpeza do vasilhame com rea mnima de 25m2 e p direito mnimo de 4m;
Se o estabelecimento trabalhar com vasilhame novos a limpeza poder ser feita por um pr-enxaguamento.

14:00

Estabelecimento Estandardizador
Equipamentos
recipientes para estocagem; equipamento mecnico para lavagem a quente de vasilhame; equipamento mecnico para envasamento; equipamento mecnico para fechamento.

Registro de Produto

Documentao
requerimento (2 vias) formulrio CADASTRO DE PRODUTO (1 via) modelo de rtulo, em escala 1:1, com as cores originais e devidamente identificadas (2 vias) Certido Negativa de Dvida Ativa da Unio, com vista comprovao de regularidade fiscal que poder ser substituda por uma Declarao de Inexistncia de Dbito Fiscal junto ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento assinada pelo legtimo representante do Estabelecimento, com firma reconhecida em cartrio (1 via).

Aguardente de Cana
Bebida com graduao alcolica de 38% vol a 54% vol a 20C, obtida: do destilado alcolico simples de cana-deacar; pela destilao do mosto fermentado do caldo de cana-de-acar; pode ser adicionada de acares at 6g/l, expressos em sacarose.

Aguardente de Cana
Aguardente de Cana Adoada: contm acares em quantidade superior a 6g/l e inferior a 30g/l, expressos em sacarose. Aguardente de Cana Envelhecida: contm, no mnimo, 50% da Aguardente de Cana ou do Destilado Alcolico Simples de Cana-de-Acar envelhecidos em recipiente de madeira apropriado, com capacidade mxima de 700 litros, por um perodo no inferior a 1 ano.

Aguardente de Cana
Aguardente de Cana Premium: contm 100% de Aguardente de Cana ou Destilado Alcolico Simples de Cana-de-Acar envelhecidos em recipiente de madeira apropriado, com capacidade mxima de 700 litros, por um perodo no inferior a 1 ano. Aguardente de Cana Extra Premium: envelhecida por um perodo no inferior a 03 anos.

Cachaa
E a denominao tpica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduao alcolica de 38 % vol a 48% vol a 20C, obtida pela destilao do mosto fermentado do caldo de cana-de-acar com caractersticas sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de acares at 6g/l, expressos em sacarose.

Cachaa
Cachaa adoada: contm acares em quantidade superior a 6g/l e inferior a 30g/l, expressos em sacarose. Cachaa Envelhecida: contm, no mnimo, 50% de Cachaa envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade mxima de 700 l, por um perodo no inferior a 1 ano. Cachaa Premium: contm 100% de Cachaa envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade mxima de 700 l, por um perodo no inferior a um ano. Cachaa Extra Premium: envelhecida por um perodo no inferior a trs anos.

Destilado Alcolico Simples de Cana-de-Acar


Destinado produo da Aguardente de Cana, o produto obtido:
pelo processo de destilao simples; por destilo-retificao parcial seletiva do mosto fermentado do caldo de cana-de-acar,

Graduao alcolica superior a 54% vol e inferior a 70% vol a 20C.

Rotulagem
Rtulo ser qualquer identificao afixada ou gravada sobre o recipiente da bebida, de forma unitria ou desmembrada, ou na respectiva parte plana da cpsula ou outro material empregado na vedao do recipiente. O rtulo da bebida deve ser previamente aprovado pelo Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, e constar em cada unidade, sem prejuzo de outras disposies de lei, em caracteres visveis e legveis, os seguintes dizeres:

Identificao do fabricante Endereo Registro do produto no MAPA Indstria Brasileira Nome do produto Marca comercial Composio Contedo Teor Alcolico (% Vol.)

Lote . . . Validade . . . Expresso de advertncia:

Evite o Consumo Excessivo de lcool


produtos com validade indeterminvel . . .

Expresses outras ou representaes figurativas que possam induzir o consumidor a erro quanto a natureza ou origem do produto esto sujeitas a anlise para aprovao por parte deste Ministrio da Agricultura.

Aguardente de Cana

38% Vol.
Produzido e Engarrafado por Piraju Sebrae Ltda. Rua Treze de Maio, 590 Centro o Piraju / SP Registro do Produto no MAPA SP 00564 -00001-3

CONTEDO LQUIDO 900 ml


IND INDSTRIA BRASILEIRA

Composio: Caldo de Cana Fermentado e Destilado Composio: Aguardente de Cana e Acar Composio: Destilado Alcolico do Mosto Fermentado de Cana de Acar Lote: 004 / 2007 Validade: Indeterminada EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE LCOOL

Ingredientes Bsicos
Para a Aguardente de Cana-de-Acar:
Mosto fermentado obtido do caldo de cana-de-acar; Destilado Alcolico Simples de Cana-de-Acar.

Para a cachaa: Mosto fermentado obtido do caldo de canade-acar.


Para o Destilado Alcolico Simples de Cana-de-Acar:
Mosto fermentado obtido do caldo de cana-de-acar.

Ingredientes Opcionais
gua:
deve obedecer s normas e padres aprovados em legislao especfica para gua potvel; utilizada exclusivamente para padronizao da graduao alcolica do produto final.

Acar / Sacarose:
pode ser substituda total ou parcialmente por acar invertido, glicose ou seus derivados reduzidos ou oxidados; at o mximo de 6g/l para a Aguardente de Cana e para a Cachaa inferior a 30g/l na Aguardente de Cana Adoada e na Cachaa Adoada, expressos em Sacarose.

Aditivos
Caramelo somente para correo e / ou padronizao da cor da Aguardente de Cana e da Cachaa envelhecidas. Proibida a utilizao de lascas de madeira, maravalhas de carvalho ou qualquer outro corante; Proibida a utilizao de qualquer outra substncia que altere as caractersticas sensoriais naturais do produto.

Coadjuvantes de Fabricao
Fermentos biolgicos Resinas de troca inica Agente de controle de microrganismos
Leveduras

Saccharomyces

Mostos e bebidas alcolicas em geral

Resinas Bebidas alcolicas em trocadores de ons geral e produtos para sua regenerao cido sulfrico Dixido de enxofre e seus sais Aguardentes de cana/ cachaas Mostos

Carbonato de amnio Cloreto de amnio Dihidrogeno fosfato de amnio, fosfato de amnio bibsico Hidrogeno fosfato de amnio Sulfato de amnio Sulfato de mangans Sulfato de magnsio Sulfato de zinco

Nutrientes para leveduras

Qualidade da Cachaa Composio qumica do produto:


gua; lcool Etlico ou etanol; Componentes secundrios; Contaminantes;

gua
88 a 93% da matria prima. 52 a 62% no produto final. Reduzida por destilao Proveniente:
Caldo da cana; Diluio do mosto (ateno para sua qualidade!)
Contaminao biolgica (fermentao) Contaminao qumica (metais pesados, agrotxicos) Contaminao fsica (terra e outras sujidades)

lcool etlico ou etanol


38 a 48% em volume a 20C. no utilizar GL (15C) ou outra medida. Transformao do acar pelas leveduras (fermento).
14:15

Conseqncias:
Doenas hepticas; Cncer: (boca, faringe, laringe, esfago, fgado); Acidentes: (60% em automveis); Problemas neurolgicos e mentais: leso cerebral, perda de memria; Suicdios; Ingesto insuficiente de alimentos; Sndrome alcolica fetal (lcool na gravidez); Ingesto leve: efeito protetor em doenas coronarianas.

Coeficiente de Congneres (componentes volteis, substncias volteis, componentes secundrios, ou impurezas volteis "no lcool") Acidez voltil, expressa em cido actico steres totais, expressos em acetato de etila Aldedos totais, em acetaldedo Soma de Furfural e Hidroximetilfurfural Soma dos lcoois isobutlico (2-metil-propanol), isoamlicos (2-metil-1-360-butanol+3-metil-1butanol) e n-proplico (1-propanol) Soma dos componentes / impurezas,

Mximo * 150 200 30 5 360 650

Mnimo * 200

em mg / 100ml de lcool anidro.

Componentes secundrios:
Acima de 650 mg / 100ml de lcool Produto de m qualidade

Abaixo de 200 mg / 100ml de lcool No cachaa: vodca? lcool?

Acidez:
bactrias lcool aldedos Acares cidos (cido actico)
Max. 150 mg/100ml lcool

Acidez:
Causas:
Contaminao da cana; Contaminao do mosto; Demora na fermentao (levedura fraca)

Conseqncias:
Diminui o rendimento (menos lcool) Altera o gosto (ardido)

Providncias:
Evitar a aerao do mosto; Armazenamento da cana na sombra e no limpo; Rapidez no corte > moagem > incio da fermentao menor que 12 h e nunca maior que 48 h. (PLANEJAMENTO!); Rapidez na fermentao:
Temperatura. Qualidade do fermento.
Contaminao Levedura adaptada

Rapidez no incio da destilao.

Aldedos:
Alcois superiores lcool Aldedos Acares
Max. 30 mg/ 100ml lcool acetaldedo

degradao

Aldedos:
Caractersticas:
So compostos volteis intermedirios da produo do lcool; Odor penetrante, afetam o aroma;

Conseqncias;
Responsveis pela ressaca.

Providncias:
Evitar a queima da cana; Descartar a frao cabea na destilao.

steres:
lcool
Reao com cidos na fermentao ou no envelhecimento

steres
Max. 200 mg/100ml lcool Acetato de etila

steres:
Caractersticas:
Aromas tpicos, agradveis, suaves e pungentes (aromas de frutas, se em pequenas quantidades). Responsvel pelo buqu da bebida. O excesso torna a bebida enjoativa e com sabor indesejvel; Presente na frao cabea do destilado.

Alcois superiores:
leveduras Acares lcois superiores Aminocidos
(ponteiro da cana) Max. 360 mg / 100ml lcool

lcool

Alcois Superiores:
Caractersticas:

At 5 C: odores caractersticos Acima de 5 C: oleosos, forte aroma de flores; Excesso chamado leo fsel; Presentes na frao cauda do destilado.
No moer ponteiro da cana; Evitar armazenagem da cana por perodo longo; Utilizar fermento de boa qualidade; Evitar contaminaes.

Providncias:

Furfural:
Caractersticas:
Aldedo proveniente da decomposio de acares atravs da pirogenao da matria orgnica depositada no fundo do alambique. Mximo 5 mg / 100 ml lcool (aldedo frmico).

Conseqncias:
Intoxicao, dores abdominais, de cabea e garganta, diarria

Providncias:
Evitar a queima do palhio; Destilao de vinho limpo.

Metanol ou lcool metlico:

Pectina (bagacilho da cana) Metanol


Max. 20 mg/100ml lcool

Metanol:
Caractersticas:
Degradao da pectina do bagao da cana; Mximo 20 mg / 100 ml lcool;

Conseqncias:
Alta toxicidade, transforma-se em cido frmico > CO2 > Acidose > coma > morte; Leso na retina.

Providncias:
Filtragem do caldo.

Carbamato de Etila (uretana):


Caractersticas:
Reao do etanol com compostos nitrogenados Mximo 150g / l lcool.

Conseqncias:
Cancergeno; Intoxicao, dores abdominais, de cabea e garganta, diarria

Providncias:
Evitar o uso de uria e compostos nitrogenados na elaborao da cachaa.

Acrolena
Acrolena, formada durante o processo de fermentao alcolica cuja reao catalisada pela ao de leveduras; Desidratao do glicerol durante a destilao Forte odor pungente cancergena; Mximo: 5mg / 100ml de lcool Evitar a frao cabea da destilao.

Alccois butlico e butrico.


lcool sec-butlico (2-butanol) em quantidade no superior a 10mg / 100ml de lcool anidro. lcool n-butlico (1-butanol) em quantidade no superior a 3mg / 100ml de lcool anidro. Contaminao bacteriana (bactrias butricas) na fermentao. Gosto ranoso. Fermentaes rpidas; Limpeza nas dornas; Acidificar o mosto.

Contaminantes Inorgnicos
Chumbo (Pb) em quantidade no superior a 200 g / l; Arsnio (As) em quantidade no superior a 100 g / l. Fontes: gua ou material dos equipamentos

14:40

Cobre
Quantidade no superior a 5 mg / l; Elimina odores de compostos sulfurados volteis (dimetilsulfeto); Carbonato bsico de cobre + vapores cidos arraste de cobre (azinhavre); Causa epilepsia, melanoma, artrite reumatide e perda do paladar, peso do lado direito (fgado), dores ao correr e andar, pele amarela e tremores nos dedos.

Causa: Falta de higiene nas paradas dos alambiques: Providncias:


Encher o alambique com gua para reduzir a oxidao; Limpeza e destilaes
1. destilao para eliminar o cobre e os produtos utilizados na limpeza (adicionar suco de limo cido ctrico, 5 l / 100 l de gua) 2. destilao para eliminao de resduos;

Fabricao do Produto
Destilao
deve ser efetuada de forma que o produto obtido preserve o aroma e o sabor dos principais componentes contidos na matria-prima e daqueles formados durante a fermentao. vedada a adio de qualquer substncia ou ingrediente aps a fermentao ou introduzido no equipamento de destilao que altere as caractersticas sensoriais naturais do produto.

Componente
Carbamato de etila Furfural cido butlico cool isso-amlico cido actico

Temp. de ebulio C
183 167 163 128 118

gua
lcoois Superiores ETANOL Acetato de metila Aldedo de etila Acetato de etila Acetato de metila Aldedo actico

100
82,5 a 99 78,3 74,3 65,5 57,2 57 21

Boas Prticas (IN 05/00)


Principios higinicos-sanitrios das matrias primas Condies higinico-sanitrias dos estabelecimentos Boas prticas de fabricao
Requisitos de higiene; Higiene pessoal e requisitos sanitrios; Requisitos de higiene na elaborao; Armazenamento e transporte de matrias-primas e produtos; Controle da bebida e do vinagre.

Envelhecimento
Poder ser utilizado recipiente que tenha sido anteriormente destinado ao armazenamento ou envelhecimento de outras bebidas, sendo vedado o uso de recipientes que tenham sido utilizados para outros fins. No intervalo de utilizao do recipiente destinado ao armazenamento ou envelhecimento de cachaa ou aguardente de cana, gua potvel poder ser utilizada para a sua conservao.

... envelhecida
Somente poder constar do rtulo dos produtos envelhecidos, a idade ou o tempo de envelhecimento da Aguardente de Cana e da Cachaa que forem elaboradas com 100% de Aguardente de Cana ou Cachaa envelhecidas por um perodo no inferior a 1 (um) ano. No caso de misturas entre os produtos envelhecidos a declarao da idade no rtulo ser efetuada em funo do produto presente com menor tempo de envelhecimento.

... envelhecida
No caso de misturas de produtos com mais de 3 anos de envelhecimento, a declarao da idade no rtulo poder ser aplicada a partir da mdia ponderada das idades dos produtos da mistura, relativos aos volumes individuais em porcentagem de lcool anidro. Os resultados cujas fraes forem superiores a 0,5 (cinco dcimos) e os iguais ou inferiores a 0,5 (cinco dcimos) sero arredondados para o nmero inteiro imediatamente superior ou inferior, respectivamente.

Exemplo
Calculo para fixao da Idade de misturas de Cachaas Extra Premium pela media ponderada (IN/MAPA 13/2005) 1.000 l a 45% - 8 anos 5.000 l a 42% - 7 anos 10.000 l a 40% - 4 anos Clculo: (450 X 8 + 2.100 X 7 + 4.000 X 4) / (450 + 2.100 + 4.000) = 5,24 anos = 5 anos

Declarao de Origem

Poder ser mencionado o nome da Unidade da Federao ou da regio em que a bebida foi elaborada, quando consistir em indicao geogrfica registrada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual - INPI. A denominao dever constar em posio inferior denominao da bebida e em caracteres grficos com dimenso correspondente metade da dimenso utilizada para a denominao da bebida.

Artesanal
Fica vedado o uso da expresso Artesanal como designao, tipificao ou qualificao at que se estabelea, por ato administrativo do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, o Regulamento Tcnico que fixe os critrios e procedimentos para produo e comercializao de Aguardente de Cana e Cachaa artesanais.

Reserva Especial
Poder ser declarada no rtulo a expresso Reserva Especial para a Cachaa e a Aguardente de Cana que possurem caractersticas sensoriais, dentre outras, diferenciadas do padro usual e normal dos produtos:
Desde que devidamente comprovada pela requerente; laudos tcnicos devero ser emitidos por laboratrios pblicos ou privados reconhecidos pelo MAPA.

O controle dos produtos ser efetuado pelo rgo fiscalizador com base na certificao das caractersticas sensoriais diferenciadas, dentre outras, e no volume em estoque, sendo os lotes devidamente identificados por meio de numerao seqencial em cada unidade do lote.

Armazenada em ...
Ser obrigatrio declarar no rtulo a expresso: Armazenada em... (nomes das madeiras em que o produto foi armazenado), para a aguardente de cana ou cachaa que foram armazenados em recipiente de madeira que no se enquadrarem nos critrios definidos para o envelhecimento; vedado o uso de corantes de qualquer tipo, extrato natural, lascas de madeira ou maravalhas para correo e/ou modificao da colorao original do produto. A dimenso mnima para a referida expresso ser de 2 milmetros, inscrita de forma visvel e legvel.

Ouro, Prata, Clssica ou Tradicional


Poder ser associada marca a expresso prata, ou clssica ou tradicional para a aguardente de cana ou cachaa que forem ou no armazenados em recipientes de madeira e que no agreguem cor bebida. Poder ser associada marca a expresso ouro para a aguardente de cana ou cachaa que foram armazenados em recipientes de madeira e que tiveram alterao substancial da sua colorao.

... bidestilada
Para a cachaa podero ser utilizadas expresses relativas ao seu processo de destilao observado o seguinte: Ser inserida no rtulo de forma a no caracterizar vinculao denominao da bebida. Constituir expresso separada das demais do rtulo, inclusive marca comercial e a denominao ou classificao da bebida. Apresentar padro de caracteres grficos com dimenso mxima correspondente metade da dimenso utilizada para a denominao do produto.

Cooperativas
Exercem unicamente as atividades de estandardizador ou padronizador, envasador ou engarrafador e exportador A Cachaa dever ser proveniente exclusivamente de produtor cooperado. Produtor cooperado o estabelecimento legalmente organizado em cooperativa de produtores de cachaa, para as quais escoa exclusivamente a produo e que exerce unicamente a atividade de produtor de cachaa.

Cooperativas
O registro dos estabelecimentos, assim como as responsabilidades decorrentes, recairo to somente sobre a cooperativa. Cpia do estatuto social e da ata da assemblia; Relao dos produtores cooperados, da qual conste o nome, CPF, cpia do registro de produtor rural, produto a ser elaborado, capacidade de produo, endereo e roteiro de acesso, se zona rural; Laudos de vistoria da cooperativa de produtores de cachaa e dos produtores associados ou produtores cooperados, a serem emitidos pelo MAPA.

Registro de Produto
O registro da cachaa, bem como as responsabilidades decorrentes, recairo to somente sobre cooperativa de produtores de cachaa. Havendo a comprovada preservao de individualidade de origem, no rtulo da cachaa poder ser mencionado o nome do produtor cooperado;
No caso de utilizao de marcas personalizadas, haver registros distintos.

Responsabilidades da Cooperativa

A responsabilidade tcnica permanente pelo cooperado; O controle de qualidade e quantidade da cachaa; sem prejuzo da competncia legal do rgo fiscalizador, Incluso de produtor cooperado: a cooperativa comunicar ao MAPA, cuja aprovao ficar condicionada vistoria prvia; Excluso de produtor cooperado: a cooperativa comunicar o fato ao MAPA.

Contatos
Servio de Inspeo de Produtos Agropecurios SIPAG / DT / SFA-SP Rua Treze de Maio, 1558 - 1 andar 01327-002 -Bela Vista - So Paulo/SP sipag-sp@agricultura.gov.br
(11) 3289.6560 (11) 3288.6665 fax: (11) 3287.9453 atendimento ao pblico das 14:00 s 17:00h

Obrigado!
Unidade Operacional de Piracicaba UOP Piracicaba / DT / SFA-SP Rua Campos Salles, 507 - 1 andar 13400-070 Piracicaba / SP marcelo.laurino@agricultura.gov.br Fone e Fax: (19) 3432-4361

Anda mungkin juga menyukai