Anda di halaman 1dari 5

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO - FISPQ NONIL FENOL ETOXILADO

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nonil fenol etoxilado Nome da Empresa: Nitrogenius Produtos Qumicos Endereo: BR 476 (antiga BR 116) n13069 Curitiba PR Telefone: (41) 30261313 2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES Tipo de produto: Substncia Nome qumico comum ou genrico: ter glicol nonil fenol polietileno Sinnimo: Nonil fenol; Nonil fenol etoxilado; Alquil fenohidroxipolioxietileno. CAS number: 9016-45-9 3. IDENTIFICAO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Nocivo por ingesto. Irritante para os olhos e pele. Pode causar efeitos negativos a longo prazo no ambiente aqutico. Efeitos do produto Efeitos adversos sade humana: Ingesto: Pode causar desconforto abdominal, nusea, vmitos e diarria. A aspirao nos pulmes pode ocorrer durante a ingesto ou vmitos, resultando em leses pulmonares. Olhos: Pode causar irritao grave, na forma de desconforto ou dor, piscar. e lacrimejar excessivos, vermelhido intensa e acentuada e inchao da Conjuntiva, e queimaduras qumicas na crnea. Pele: O contato breve no irritante. O contato prolongado ou repetitivo Pode causar desconforto e vermelhido local. Inalao: A nvoa pode causar irritao do trato respiratrio, na forma de. Desconforto nasal e coriza, com dor no peito e tosse. Perigos especficos: Produto nocivo.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Inalao: Remova a vtima para local fresco e arejado. Se no estiver Respirando fazer respirao artificial. Se estiver com dificuldade em Respirar, administrar oxignio. Procurar auxlio mdico. Contato com a pele: Lavar imediatamente o local atingido com gua Corrente e sabo por pelo menos 15 minutos. Procurar auxlio mdico se a Irritao persistir. Contato com os olhos: Enxaguar os olhos com gua limpa por pelo menos

Fispq Nonil Fenol Etoxilado

15 minutos, levantando as plpebras algumas vezes, para eliminar Quaisquer resduos do material. Procurar um oftalmologista. Ingesto: No induzir o vmito. Se a vtima estiver consciente, dar gua Para beber. Procurar auxlio de um mdico. Nunca d nada via oral uma Pessoa inconsciente. Notas para o mdico: Tratamento da superexposio deve ser direcionado De acordo com sintomas e as condies clnicas do paciente. 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Meios de extino apropriados: Para grandes incndios usar gua Nebulizada ou espuma para solventes polares ou para uso geral. Para Pequenos incndios, usar dixido de carbono ou p qumico seco. Mtodos especiais: No direcione um jato pleno de gua ou espuma em Poas o material fundido e em combusto, isto pode causar borrifamentos e Alastrar o incndio. 6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precaues pessoais Remoo de fontes de ignio: Isolar e sinalizar o local. Controle de poeira: No aplicvel. Produto lquido. Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilizar os equipamentos de proteo individual adequados, conforme Indicado na seo 8. o cho pode tornar-se escorregadio. Tome cuidado Para evitar quedas. Precaues para o meio ambiente: Evitar que o produto atinja cursos d gua e a drenagem do solo. Mtodos para limpeza Recuperao: Conter imediatamente os derramamentos com materiais Inertes (por exemplo areia, terra, etc.). Transferir o material represado (lquido e slido) para recipientes adequados, para recuperao ou Disposio. Para evitar problemas de formao de gel espumas, no usar gua para lavar os derramamentos. 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO MANUSEIO Medidas tcnicas Precaues para manuseio seguro: Utilizar os EPI s adequados, Conforme indicados na seo 8. Orientaes para manuseio seguro: No comer, beber ou fumar na rea De trabalho. Usar os EPI s indicados. Manter o local bem ventilado. Manter As embalagens sempre bem fechadas quando no estiverem sendo usadas. ARMAZENAMENTO Medidas tcnicas apropriadas: Armazene de acordo com as boas prticas Industriais. Manter as embalagens bem fechadas. Condies de armazenamento Adequadas: Coberto, seco, arejado e ventilado. Produtos e materiais incompatveis: Normalmente no reativo, entretanto evitar bases fortes e materiais reativos com compostos de hidroxila. Materiais seguros para embalagens Recomendadas: Tambor metlico.

Fispq Nonil Fenol Etoxilado

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Medidas de controle de engenharia: Manter o local com ventilao/exausto local ou geral, a fim de manter os nveis de exposies dentro do limite de tolerncia. Os surfactantes podem causar problemas de formao de espumas, em sistemas biolgicos de tratamento de efluentes e outras operaes de alta turbulncia. Equipamentos de proteo individual apropriado Proteo respiratria: No se espera que seja necessria. Proteo das mos: Luvas de proteo em PVC, revestida. Proteo dos olhos: culos de segurana contra respingos qumicos. Proteo da pele e do corpo: Roupas adequadas. Precaues especiais: Lava olhos e chuveiros de emergncia devero estar Instalados em locais prximos 9. PROPRIEDADES FSICO-QIMICAS Aspecto: liquido viscoso incolor, praticamente inodoro. Ponto de fuso: <5C (inicio de turvao) Densidade: 1060kg/m3 Viscosidade: 230 a 270 mPa.s Solubilidade: Completamente solvel em gua pH: 5,0 a 7,5 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Condies especficas Instabilidade: Estvel em condies normais. Reaes perigosas: No ocorre polimerizao. Condies a evitar: O calor excessivo e prolongado pode causar a decomposio do produto. Materiais ou substncias incompatveis: Normalmente no reativo; entretanto, evitar bases fortes a altas temperaturas, cidos fortes, agentes Oxidantes fortes e materiais reativos com compostos de hidroxila. Produtos perigosos da decomposio: Pode formar dixido de carbono e Monxido de carbono. 11. INFORMAES TOXICOLGICAS Inalao: no foram encontradas referencias. Contato com a pele: Irritante leve para humanos (15mg, 3 dias), (Intermitente); moderadamente txico DL50, coelhos: 2830 mg/kg. Contato com os olhos: Irritante severo (5mg, coelhos; 20 mg). (Camundongos). Ingesto: moderadamente txico. DL50, ratos: 2590 mg/kg 12. INFORMAES ECOLGICAS Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto. Impacto ambiental: DBO (% de oxignio consumido): 5 dia: 11% - 10 dia: 26% - 20 dia:45%

Fispq Nonil Fenol Etoxilado

DBO (% de oxignio consumido): 5 dia: 23% - 10 dia: 44% - 20 dia:48% Ecotoxicidade: Toxicidade a microorganismos Inibio bacterial: 16h LC50: >1000 mg/L Inibio bacterial EC50: >2000 mg/L Toxidade a invertebrados aquticos Daphnia, 48h LC50: 11 mg/L Daphnia, 48h LC50: 7,8 mg/L Ecotoxicidade aos peixes Fathead minnow, 96h LC50: 6,0 mg/L 13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO Mtodos de tratamento e disposio Produto, resduos e embalagem: Incinerar em equipamento apropriado, quando permitido pela legislao local, estadual e federal. Dispor de acordo com a legislao local, estadual e federal. Os recipientes vazios devem ser reciclados ou dispostos atravs de uma unidade aprovada de gerenciamento de resduos 14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE 15. REGULAMENTAES Regulamentaes Informaes sobre riscos e segurana: Smbolo - Xn: nocivo Frases de risco R22: nocivo se ingerido / R36/38: irritante para os olhos e pele / R53: pode causar efeitos negativos em longo prazo no ambiente aqutico.Frases de segurana - S26: em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com bastante gua e consultar um especialista / S28: aps contato com a pele, lavar imediatamente com bastante gua. / S61: evitar a liberao para o ambiente. Obter instrues especficas/fichas de segurana. 16. OUTRAS INFORMAES Estes dados so indicados de boa f como valores tpicos e no como especificao do produto. No se d nenhuma garantia, quer explcita quer implcita. Os procedimentos de manuseio recomendados devem ser aplicados de maneira geral. Contudo, o utilizador deve rever estas recomendaes no contexto especfico do uso que deseja fazer do produto.

NITROGENIUS PRODUTOS QUMICOS LTDA


BR 476 (antiga BR 116) n13069 - Fanny Curitiba PR

Telefone: (41) 30261313 E-mail: nitrogenius@nitrogenius.com.br

Fispq Nonil Fenol Etoxilado

QUMICO RESPONSVEL: CHRISTIANO LUIZ NAVARINI CRQ - 09201406

Fispq Nonil Fenol Etoxilado

Anda mungkin juga menyukai