Anda di halaman 1dari 6

ESTUDO COMPARATIVO DA EFICINCIA DOS CANAIS AXIAIS DE VENTILAO DE ROTORES UTILIZANDO O MTODO DOS ELEMENTOS FINITOS (SOFTWARE ANSYS)

Hilton Penha Silva - Departamento da Engenharia do Produto - WM

RESUMO
Com o objetivo de fazer uma comparao da eficincia dos diferentes tipos de canais axiais de ventilao de um rotor de um motor eltrico da WEG Mquinas, foi proposto um modelamento do clculo trmico do rotor em elementos finitos no software ANSYS. Para uma mesma mquina, foram analisadas cinco configuraes diferentes de canais axiais do rotor. Por simplicidade, foi utilizado um modelo plano de elementos finitos de apenas uma quarta parte da chapa do rotor, devido existncia de dois planos de simetria. Os coeficientes de conveco nas superfcies internas dos canais foram determinados de acordo com as caractersticas de escoamento de ar supostas e calculadas para estes canais. A partir da anlise dos resultados pode-se tirar algumas concluses.

circunferencial de troca trmica bem maior do que as rea das faces transversais extremas e, que o fluxo de calor na direo axial bem maior do que o fluxo de calor na direo radial, devido uma alta resistncia trmica de contato entre as chapas na direo axial. Ainda, com relao ao modelamento, foi utilizado o modelo de apenas um quarto da chapa, j que, para os 5 casos analisados, verificou-se a existncia de 2 planos de simetria. As figuras 1 a 5 mostram as 5 diferentes alternativas de canais axiais utilizados para anlise do rotor onde podem ser observados os dois planos de simetria existentes em cada caso.

1. INTRODUO
A refrigerao das mquinas eltricas girantes, abertas ou fechadas, da WEG Mquinas, feita por meio de um fluxo de ar que circula pelo interior da mquina. O rotor, em geral, possui canais axiais e radiais de ventilao. Da forma e disposio dos canais axiais dependem a distribuio do fluxo magntico e a refrigerao adequada do rotor. Uma pergunta que se faz, sob o ponto de vista trmico , se prefervel canais maiores, que facilitem a passagem do ar, ou canais menores, mas, em maior quantidade, que apesar de oferecerem maior resistncia passagem do ar, ofeream maior superfcie de troca trmica. Outra pergunta seria sobre qual a forma ideal desses canais: circulares ou trapezoidais? Com o intuito de tentar elucidar estas questes, props-se um modelamento do clculo trmico utilizando o software ANSYS de elementos finitos. Para esta anlise escolheu-se uma mquina MAF 355, 8 plos, 60 Hz, 440 V, com ventilao bilateral simtrica. Foram usadas 5 alternativas diferentes de geometrias existentes para os canais axiais do rotor. Quanto ao modelamento em elementos finitos optou-se, por simplicidade, por um modelo plano, onde foi desprezado o fluxo de calor na direo axial do rotor. Esta simplificao se baseia nos fatos de que o rotor um cilindro longo, onde a rea

Figura 1 Primeiro caso de canais axiais.

Figura 2 Segundo caso de canais axiais.

Figura 3 Terceiro caso de canais axiais.

109

de refrigerao nos canais axiais e no entreferro. Para efeito da obteno das propriedades do ar, considerou-se uma altitude de 1000 m acima do nvel do mar e uma temperatura mdia de 80C para o ar do entreferro e de 60C para o ar dos canais axiais. A tabela 3 apresenta as propriedades termofsicas do ar em cada uma dessas temperaturas.
Figura 4 Quarto caso de canais axiais. Tabela 3 Propriedades termofsicas do ar de refrigerao no entreferro e nos canais axiais do rotor. Temp. Massa Condut. Viscos. Nmero especif. trmica dinm. de [C] k Prandtl Pr [kg/m3] [W/m.K] [N.s/m2] 60 0.952 0.029 2x10-5 0.702 80 0.903 0.03 2.1x10-5 0.699

3. CONDIES DE CONTORNO
Figura 5 Quinto caso de canais axiais.

A tabela 1 mostra as caractersticas geomtricas de cada um dos 5 casos de canais axiais de ventilao estudados.
Tabela 1 Caractersticas geomtricas dos canais axiais do rotor para as 5 alternativas consideradas. Nmero Altura / Largura Largura Menor Dimetro Maior Caso de [mm] [mm] [mm] canais 1 12 25 43.4 39 2 24 16 20 15.8 3 40 32 12 8 4 44 30 10 8 5 18 22.5 ---

As condies de contorno necessrias para a soluo deste problema so: - o calor gerado nos condutores (perdas Joule); - o coeficiente de conveco na superfcie externa do rotor; - o coeficiente de conveco no interior dos canais axiais de ventilao. A tabela 4 apresenta as caractersticas geomtricas principais do rotor, necessrias determinao das condies de contorno e ao modelamento.
Tabela 4 Caractersticas geomtricas do rotor Dimetro externo da chapa de2 [mm] 447.4 Dimetro interno da chapa di2 [mm] 145 1.3 Entreferro [mm] Comprimento do pacote de chapas [mm] 834 Nmero de ranhuras 72 rea de uma ranhura [mm2] 342.3

2. PROPRIEDADES DOS MATERIAIS


A tabela 2 apresenta as propriedades termofsicas de interesse dos materiais utilizados na construo do rotor:
Tabela 2 Propriedades termofsicas dos materiais utilizados na construo do rotor. Condutibilidade Massa Trmica Material especfica k [W/(m.K)] [kg/m3] Cobre 8930 372 Ao 7850 50 Isolante 100 0.18 (Classe F)

4. PERDAS JOULE NO ROTOR


Neste modelamento considerou-se apenas as perdas trmicas geradas nos condutores do rotor, ou seja, as perdas Joule do rotor. Essas perdas provm do clculo eltrico da mquina e, neste caso, tem um valor pj2 = 5800 W. Considerando-se um fator de enchimento do cobre nas ranhuras de 0.402 e que 90% do calor fosse gerado e dissipado na regio das ranhuras, resultou uma perda Joule volumtrica de 631741 W/m3.

Alm dessas propriedades, necessrio o conhecimento das propriedades termofsicas do ar


110

5. DETERMINAO DO COEFICIENTE DE CONVECO NO ENTREFERRO


Para a determinao do coeficiente de conveco no entreferro foi considerada uma vazo de ar Q de apenas 0.011 m3/s, devido elevada resistncia passagem do ar que o entreferro oferece (grande perda de carga). Para efeito do clculo do coeficiente de conveco, a regio do entreferro foi considerada como uma rea retangular, cuja altura o prprio entreferro e a largura dada pelo comprimento da circunferncia no dimetro mdio do entreferro. Deste modo, pode-se usar as equaes da referncia [1] para escoamento no interior de dutos retangulares. Assim, primeiramente, necessrio verificar o tipo de escoamento no entreferro. Esta verificao feita atravs do clculo do nmero de Reynolds:
N M ER O DE N US SE LT

3 0 2 4 6 8 10 RAZO ENTRE O LADO MAIOR E O LADO MENOR

Figura 6 Nmero de Nusselt para escoamento laminar em dutos retangulares.

No caso de escoamento turbulento (Re > 4000), pode ser usada a seguinte relao para obteno do nmero de Nusselt no interior de dutos circulares e retangulares:

Re =

v.Dh.

(1)

Nu = 0.023. Re 5 . Pr 0.3 (3)


onde: - Re o nmero de Reynolds e calculado conforme a equao 1; - Pr o nmero de Prandlt e encontra-se na tabela 3. De posse do nmero de Nusselt, quer seja o regime laminar, quer seja turbulento, o coeficiente de conveo h no entreferro pode ser obtido atravs da relao:

onde: - Re o nmero de Reynolds; - v a velocidade do ar atravs do entreferro; - a massa especfica do ar; - a viscosidade dinmica do ar; - Dh o dimetro hidrulico da rea de passagem de ar, dado pela relao:

Dh =

4. A (2) P

h=

k .Nu Dh

(4)

onde: - A a rea transversal de passagem de ar; - P o permetro da rea de passagem de ar. Uma vez calculado o nmero de Reynolds, deve ser obtido o nmero de Nusselt.

onde: - k a condutividade trmica do ar de refrigerao; - Dh o dimetro hidrulico equivalente. Assim, seguindo este procedimento, obteve-se um coeficiente de conveco h = 75.7 W/(m2.K) no entreferro.

No caso de escoamento laminar, ou seja, para Nmeros de Reynolds abaixo de 2300, o nmero de Nusselt em dutos de seo retangular encontra-se tabelado em funo da razo entre do lado maior e o lado menor da seo transversal do duto (refer. [1]). Esta variao encontra-se representada de forma grfica na figura 6 abaixo.

6. DETERMINAO DO COEFICIENTE DE CONVECO NOS CANAIS AXIAIS


No caso dos canais axiais do rotor, como o interesse fazer uma anlise comparativa e como no se conhece com preciso qual a vazo de ar que circula por estes canais, foram feitas duas hipteses para determinao dos coeficientes de conveco: - a primeira foi considerar que independentemente do nmero e rea dos canais, a vazo total de ar nos canais do rotor fosse a mesma em todos os 5 casos analisados;

111

- a segunda foi adotar um mesmo coeficiente de conveco no interior dos canais para todos os casos analisados. Para a primeira hiptese foi suposta uma vazo Qc = 0.371 m3/s no interior dos canais axiais de ventilao. Como os canais so trapezoidais ou circulares e, como constatou-se um regime turbulento de escoamento em todos os cinco casos em anlise, a equao 3 foi usada para determinao do nmero de Nusselt . A tabela 5 apresenta os coeficientes de conveco calculados para o interior dos canais para a primeira hiptese. No caso da segunda hiptese, adotou-se um coeficiente de conveco nico h = 112 W/(m2.K) para os cinco tipos de canais axiais. Obviamente, neste caso, as vazes de ar so diferentes para cada um dos casos. A tabela 6 mostra os valores das vazes de ar em cada um dos 5 casos, que originaram um mesmo coeficiente de conveco.
Tabela 5 Coeficientes de conveco no interior dos canais axiais para a hiptese de mesma vazo. h [W/(m2.K)] Caso Vazo [m3/s] 1 0.371 112.06 2 0.247 155.37 3 0.371 111.98 4 0.337 121.17 5 0.229 164.92 Tabela 6 Coeficientes de conveco no interior dos canais axiais para a hiptese de mesmo coeficiente de conveco. h [W/(m2.K)] Caso Vazo [m3/s] 1 0.371 112 2 0.247 112 3 0.371 112 4 0.337 112 5 0.229 112

Figura 7 Modelo em elementos finitos de da chapa da figura 1.

Para facilitar a gerao da malha de elementos finitos, a geometria das ranhuras do rotor foi ligeiramente simplificada. Foi utilizado o elemento PLANE55 da biblioteca de elementos do Ansys (Referncias [2] e [3]) A figura 8 apresenta o resultado de distribuio de temperaturas aps o processamento dos clculos do modelo da figura 7.

7. MODELAMENTO NO ANSYS
A figura 7 mostra o modelo em elementos finitos de de chapa do rotor para o caso dos canais axiais da figura 1. As setas no interior dos canais e no contorno externo da chapa representam o coeficiente de conveco naquelas regies. As faces obtidas pelos cortes nos planos de simetria encontram-se isoladas, isto , o fluxo de calor atravs destas faces nulo, simulando a condio de simetria.

Figura 8 Resultado da distribuio de temperatura do modelo da figura 7.

Os modelos em elementos finitos e os respectivos resultados para os casos dos canais axiais das figuras 2 a 5 so semelhantes ao modelo feito para o primeiro caso e no sero apresentados aqui. A tabela 7 apresenta as temperaturas mximas que ocorreram no rotor, para cada um dos casos de canais considerados e, para cada uma das duas hipteses feitas.

112

Tabela 8 Temperatura mxima no rotor calculada com o modelo de elementos finitos, para cada caso de canais axiais, considerando as duas hipteses feitas. rea Permetro trasv. total Hipt.1 Hipt. 2 Caso dos dos canais [C] [C] canais (mm) (mm2) 11012 1589 1 112.8 112.8 7980 1627 2 105.8 110.3 12800 3360 3 100.3 100.3 11880 3432 4 97.9 98.8 7157 1272 5 108.1 114.0

T a diferena entre a temperatura da superfcie dos canais e a temperatura ambiente.

Para efeito de comparaes, a tabela 8 apresenta tambm as reas totais de passagem de ar atravs dos canais axiais bem como os permetros totais das sees tranversais em cada caso. Estes dados foram tambm utilizados na determinao dos dimetros hidrulicos equivalentes. Em todos os casos, nas duas hipteses, a mxima temperatura ocorreu sempre no condutor do rotor, como seria de esperar.

No caso da hiptese de mesma vazo (primeira hiptese), observa-se ainda a importncia da rea de troca trmica. Apesar do quinto caso apresentar o maior coeficiente de conveco (por apresentar a maior velocidade de passagem de ar devido menor rea transversal), a temperatura do rotor uma das mais elevadas, s no sendo maior que a do primeiro caso. O primeito caso, apesar de possuir uma rea de troca trmica maior que a do quinto caso, possui um coeficiente de conveco bem menor, devido baixa velocidade de passagem do ar. As temperaturas mximas nos casos 1 a 4 da primeira hiptese, tambm esto na relao inversa das reas de troca trmica. Da tabela 8, observa-se que tanto para a primeira quanto para a segunda hiptese, a menor temperatura ocorreu no caso onde a rea de troca trmica maior.

9. CONCLUSES
As anlises feitas mostram que alm de um bom coeficiente de transferncia de calor por conveco, fundamental existir uma boa rea de troca trmica. A princpio, poder-se-ia concluir que, quanto maior a rea de troca trmica, melhor seria a eficincia da refrigerao. Mas, necessrio levar em considerao tambm o fato de que a alterao da rea de passagem de ar acarreta uma alterao na perda de carga atravs dos canais e, conseqentemente, uma alterao na vazo e na velocidade do ar, com alterao ainda do coeficiente de conveco. A alterao da vazo de ar, tambm acarretar uma alterao na sua temperatura, e por conseqncia, na sua capacidade de retirar calor. Assim, o problema em questo um compromisso entre o dimensionamento da rea de passagem de ar e da rea superficial de troca trmica. Para otimizao, isto , para encontrar o nmero e a geometria ideais de canais, haveria necessidade de primeiramente determinar as vazes e velocidades de ar com base na soluo de um circuito de perdas de carga, e em seguida processar o clculo trmico. Mas, de qualquer forma, pode-se concluir que os canais trapezoidais representam uma soluo melhor do que os canais circulares, pelo fato de apresentarem uma maior rea superficial de troca trmica. Outro fato importante a ser salientado, com relao a distribuio do fluxo magntico. A soluo termicamente ideal no ser certamente a melhor soluo em termos de distribuio do fluxo magntico. Portanto, existe tambm a necessidade do clculo do fluxo magntico no caso da soluo trmica adotada.
113

8. ANLISE DOS RESULTADOS


Para esta anlise, importante no confundir a rea transversal de passagem de ar com a rea de troca trmica. A rea de passagem de ar a rea transversal dos canais axiais, enquanto que a rea de troca trmica a rea superficial desses mesmos canais, podendo ser calculada pelo produto do permetro da seo transversal dos canais pelo comprimento do pacote de chapas. Da tabela 8 pode-se observar que, para um mesmo coeficiente de transferncia de calor por conveco (segunda hiptese), a temperatura mxima est na ordem inversa do permetro dos canais axiais (rea de troca trmica), ou seja, a maior temperatura ocorre no caso de menor permetro (caso 5) e, a menor temperatura ocorre no caso de maior permetro (caso 4). Este comportamento era esperado, haja visto que o fluxo de calor na superfcie interna dos canais dado por:

q = h. A.T

(5)

onde: - q o fluxo de calor atravs da superfcie interna dos canais; - h o coeficiente de transferncia de calor por conveco na superfcie interna dos canais; - A a rea de troca trmica dos canais axiais de ventilao (permetro x o comprimento do pacote de chapas);

10. REFERNCIAS
[1] Incropera, Frank P., De Witt, David P. Introduction To Heat Transfer - Jonh Willey & Sons, New York, 1990. [2] ANSYS Thermal Analysis Guide, 2nd Edition, Ansys Inc., USA. [3] ANSYS Elements Reference, 9th Edition, Ansys Inc., USA.

114

Anda mungkin juga menyukai