Anda di halaman 1dari 3

Uma igreja saudvel equilibra os cinco propsitos

Rick Warren A Importncia do Equilbrio Toda igreja precisa crescer mais calorosa, atravs da comunho; mais profunda, atravs do discipulado; mais forte, atravs da adorao; em amplitude, atravs do servio e em nmero; atravs do evangelismo. Estes cinco propsitos da igreja so ordenanas de Jesus no Grande Mandamento e na Grande Comisso, explanadas por Paulo em Efsios 4, descritos na orao de Jesus em Joo 17 e modelados pela primeira igreja em Jerusalm. Em Actos 2:42-47 estes cinco princpios de sade so mencionados: eles tinham comunho, edificavam uns aos outros, adoravam, ministravam e evangelizavam. Como resultado disso, o verso 47 diz: E o Senhor acrescentava diariamente em nmero os que iam sendo salvos. As Cinco Dimenses de uma Igreja Saudvel 1 Igrejas que crescem mais calorosas atravs da comunho. 2 Igrejas que crescem em profundidade atravs do discipulado. 3 Igrejas que crescem mais fortes atravs da adorao. 4 Igrejas que crescem em amplitude atravs do servio. 5 Igrejas que crescem em nmero atravs do evangelismo. O crescimento o resultado natural da sade da igreja. Mas uma igreja s se torna saudvel quando a sua mensagem bblica e a sua misso equilibrada. Cada um dos cinco propsitos do Novo Testamento deve estar em equilbrio para que a sade na igreja possa ocorrer. Agora, isto importante porque somos seres imperfeitos, o equilbrio na igreja no ocorre naturalmente! De fato, devemos continuamente corrigir o desequilbrio. da natureza humana super enfatizar o propsito da igreja pelo qual estamos mais apaixonados. Como resultado, a maioria das igrejas evanglicas j pratica os cinco propsitos de uma maneira no organizada. Mas elas no os praticam igualmente a todos. Uma igreja pode ser forte em comunho, mas fraca em discipulado. Outra pode ser forte em adorao, mas fraca em evangelismo. Ainda outra pode ser forte em evangelismo, mas fraca em servio. Por que isso acontece? a tendncia natural dos lderes destacar o que eles mais se ligam afectivamente e deixar de lado aquilo por que se sentem menos atrados. Ao redor do mundo encontramos igrejas que se tornaram uma extenso das competncias e tendncias pastorais. Elas concentraram-se naquilo que o pastor mais ama. Sem que voc estabelea um sistema e estruture intencionalmente o equilbrio dos cinco propsitos, a sua igreja tende a concentrar-se mais no propsito que melhor expressa o dom e a paixo do seu pastor. A maioria das igrejas cai numa de cinco categorias, baseada no propsito que mais destacado. Sem um sistema e estrutura para equilibrar os cinco propsitos, a sua igreja vai destacar o propsito que mais expresse o dom e a paixo do seu pastor.

Cinco Tipos de Igrejas Desequilibradas


A IG RE JA GA NHA DO RA DE A L MAS

Se o pastor tem a sua regra de vida crist baseada no evangelismo, ento a sua igreja vai tornarse uma igreja ganhadora de almas. Essa igreja estar sempre buscando o perdido e negligenciando os outros propsitos. O nico alvo salvar almas. Os termos mais comuns e melhores ouvidos nessa igreja so: testemunhar, evangelismo, salvao, deciso por Cristo, baptismos, visitao, apelo e campanhas. A igreja moldada pelo dom de evangelismo de seu lder. Tudo o mais fica em segundo plano.
A IG RE JA Q UE CEL E B RA A DE US

Se o dom e a paixo do pastor giram em torno da adorao, instintivamente ele vai liderar a igreja na direco, ao que eu chamo, de uma igreja que celebra a Deus. O foco o sentir a presena e o poder de Deus atravs da adorao. As palavras principais que essa igreja usa so: celebrar, orar, cultuar, msica, cantar, dons espirituais, poder espiritual e avivamento. O culto recebe mais ateno do que qualquer outra coisa. Voc pode encontrar esse tipo de igreja entre as carismticas e no carismticas.
A IG RE JA RE UNI O DE FA M L IA

Uma igreja que se concentra primariamente na comunho o que eu chamo de igreja reunio de famlia. Essa igreja moldada pelo dom do pastor. O pastor ptimo em relacionamentos, amoroso para com as pessoas e gasta muito tempo cuidando dos membros. As palavras mais usadas por essa igreja so: amor, pertencer, comunho, cuidar, pequenos grupos e divertir-se. Na igreja Reunio de Famlia, o estar junto mais importante do que os alvos. A maioria das igrejas desse tipo tem menos de 200 membros, um nmero que d para o pastor cuidar pessoalmente provavelmente 80% das igrejas americanas esto nessa categoria. Uma igreja reunio de famlia pode no fazer muito, mas quase indestrutvel. Pode sobreviver a: pregao pobre, finanas limitadas, ausncia de crescimento, presena de escndalos e at divises. Os relacionamentos funcionam como uma espcie de "cola" que levam as pessoas a permanecerem fiis.
A IG RE JA SA LA DE AUL A

Esta igreja do tipo em que o pastor assume, como prioridade, a posio de professor. Porque ele possui o dom do ensino e o aprecia imensamente, ele vai destacar o ensino e a pregao como seus alvos e relegar as outras tarefas da igreja. A igreja pode, muitas vezes, ter at a palavra Bblica em seu nome. O pastor serve como um instrutor especialista e os membros vo igreja com cadernos e canetas, anotam o que ouvem e se despedem. As palavras mais conhecidas dessa igreja so: pregao expositiva, estudo bblico, Grego e Hebraico, doutrina, verdade e discipulado.
A IG RE JA DA CO NS CI NCI A S O CI AL

Esta a igreja que deseja mudar a sociedade. Est cheia de activistas que so os construtores da Palavra. Podemos perceber essa estratgia tanto em igrejas liberais, como em conservadoras. A verso liberal tende a concentrar-se nas injustias da sociedade. A verso conservadora focaliza o declnio moral da nossa sociedade. Ambas sentem que a igreja tem a responsabilidade

maior nesse processo poltico. H sempre um projeto ou causa em que a igreja est envolvida. O pastor usa seu papel principal como um profeta ou reformador. As palavras mais importantes nessa igreja so: servir, compartilhar, ministrar, liderar e fazer algo. Creio que pintei esses quadros com pincis grossos. As generalizaes nunca contam a histria toda e geralmente so incompletas. Algumas igrejas esto misturadas e se enquadram em duas ou trs das categorias acima. Mas a questo que permanece que se no tivermos um plano intencional de equilbrio dos cinco propsitos, a maioria das igrejas vai abraar um deles e negligenciar os outros. H algumas coisas interessantes que precisamos observar sobre essas cinco categorias de igrejas. Primeiro, os membros de cada uma dessas igrejas vo considerar a sua igreja como sendo a mais espiritual de todas. Isso acontece porque as pessoas so atradas a unir-se ao tipo de igreja que corresponda sua paixo e dom. Todos queremos fazer parte de uma igreja que afirma que o que sentimos a coisa mais importante do mundo. A verdade que todos os cinco propsitos so importantes! So os propsitos da igreja, mas devem ser equilibrados se a igreja quer ter sade. Muitos dos conflitos na congregao so causados quando a igreja convida um pastor cuja paixo e dons no combinam com o propsito que a igreja vem destacando em sua existncia. Por exemplo, se uma igreja forte em comunho familiar pensa que est a convidar um pastor para ser seu capelo e se depara com um evangelista ou um reformador, o resultado que vai haver fasca! Tendo aconselhado milhares de pastores, sei que esta uma receita comum de desastres. Estabelecer intencionalmente uma estratgia e uma estrutura que nos habilitem a dar ateno igual a cada propsito o que vejo como sendo uma igreja realmente dirigida por propsitos! Igrejas saudveis so construdas segundo todos propsitos de Deus! Por nos concentrarmos igualmente nos cinco propsitos do Novo Testamento para a igreja, sua igreja vai desenvolver um equilbrio saudvel que permitir que o crescimento acontea.

Anda mungkin juga menyukai