Anda di halaman 1dari 6

A ABNT A Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT o rgo que rege a normalizao das diversas tcnicas documentais e tecnolgicas,

as, possibilitando aos pesquisadores a perfeita formatao e estruturao de um projeto. H quem diga que a ABNT atrapalha ou tem regras demais. Porm, se olharmos com senso e pensamento crticos veremos o quanto importante manter um padro, uma estrutura em um projeto, especialmente o monogrfico ou o trabalho de concluso de curso, pois reflete a organizao padronizada dos dados e informaes coletados durante determinado tempo e que auxilia na confeco do conhecimento.
Formataes bsicas Antes de tudo preciso verificar o Manual de Elaborao de Trabalhos Cientficos que a instituio possui para informaes mais aprofundadas. Geralmente as faculdades costumam adequar algumas formataes bsicas, portanto acabam por criar um Manual prprio, por isso, deve - se conhecer tambm o manual da sua instituio de ensino. Neste post, no entanto, citaremos a formatao mais bsica de acordo com as normas gerais da ABNT, mais comumente utilizadas. 1 Elementos pr-textuais:

- Capa, Folha de Rosto, Catalogao na Publicao (expedida pela Biblioteca), Folha do Examinador (geralmente expedida pela Coordenao de Estgios), Dedicatria (opcional), Epgrafe (opcional), Agradecimentos (opcional), Resumo, Abstract, Sumrio. Com exceo dos itens marcados como opcionais, os demais elementos so de suma importncia para direcionar e organizar a sua monografia, bem como dar rumo ao leitor, ilustrando o contedo que o espera. Por isso, necessrio que seu trabalho contenha todas as etapas citadas. 2 Itens importantes a se considerar na formatao (NBR 14724/2005):

Configurao da pgina: o o o o Margem superior: 3 cm; Margem esquerda: 3 cm; Margem inferior: 2 cm; Margem direita: 2 cm. Utilize a fonte Times New Roman (muitas faculdades aceitam a fonte Arial) para o texto da sua monografia/TCC.

TUTORIAL: Para voc que quer aprender o passo-a-passo de como configurar seu documento Word para mostrar todas as medidas exigidas pela ABNT, veja este timo tutorial, baseado no Office 2007, desenvolvido pelo Uol Tecnologia, clique aqui. Capa do trabalho Veja abaixo o modelo utilizado para preparar a capa de uma Monografia/TCC:

(clique para ampliar) Folha de rosto do trabalho Abaixo temos um modelo utilizado para a folha de rosto do seu trabalho. Utilize sempre fonte Times New Roman (ou Arial) tamanho 12, sem pargrafo, entre linhas simples. Veja:

(clique para ampliar) Folha de Aprovao Geralmente a instituio de ensino entrega a folha de aprovao pronta ao aluno, j com as assinaturas devidas aps o deferimento da sua apresentao. Mas, se voc tiver que produz-la para sua monografia/tcc, veja este modelo. Lista de ilustraes, grficos, tabelas e siglas Estes so itens opcionais, no entanto, recomenda-se que sejam utilizadas quando o corpo do trabalho possuir mais do que 4 imagens, grficos, tabelas e siglas. A formatao das listas segue a formatao do sumrio e devem ser feitas em pgina prpria de listas. Veja um exemplo: LISTA DE ILUSTRAO (centralizado e em negrito) Ilustrao 1: Ttulo da ilustrao.. pX.

(um espaamento simples entre cada ilustrao) Ilustrao 2: Ttulo da ilustrao.. pXX. As demais listas (grficos, tabelas etc) seguem a mesma formatao de apresentao. Agora veja como cit-las no corpo do trabalho:

As referncias seguem o mesmo padro das referncias de livros, peridicos e artigos cientficos. Notas de Rodap e Glossrio As notas de rodap so utilizadas quando necessrio explicar um termo, destacar uma expresso ou indicar um autor. Nas monografias do curso de Direito, o formando obrigado a inserir notas de rodap para cada autor citado, portanto, ao cit-lo no necessrio colocar (ANO, pgina), basta o sobrenome e inserir a obra pesquisada no rodap. Para inserir nota de rodap (Word 2007): Referncias > Inserir Nota de Rodap. Outros cursos tambm adotam essa norma, porm geralmente as notas de rodap s so utilizadas em casos especficos quando tem uma ou outra expresso, palavra, termo desconhecido do pblico leigo. Se forem mais do que 10 termos, opte por criar um glossrio, no qual o aluno insere todas essas expresses e os seus significados. Insira o glossrio aps as Consideraes Finais/Concluso para fins de consulta. Paginao A localizao do nmero da pgina ser sempre no canto superior direito, utilizando a fonte Times New Roman/Arial e tamanho 10. Quanto s pginas que devem ser contadas, porm no paginadas: a capa no contada e nem paginada; os demais elementos pr-textuais (folha de rosto, errata, ata, dedicatria, agradecimentos, epgrafe, resumo, lista de ilustraes, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos e sumrio) so contados e no paginados. A Ficha Catalogrfica no contada nem paginada, pois ser inserida no verso da Folha de Rosto.

Quanto s pginas que devem ser paginadas: so contados e paginados seqencialmente os elementos textuais (introduo, desenvolvimento e concluso) e ps-textuais (referncias, glossrio, apndices, anexos e ndice). 3 Elementos textuais: introduo, desenvolvimento e concluso.

Pargrafo: Na primeira linha, utilize espaamento de 1,5 cm (Ateno! Um TAB igual a 1,25cm). Espaamento entre linhas: 1,5 cm entre cada linha. Abertura de novo captulo: Voc deve inici-lo sempre em uma nova pgina. Importante: sempre insira Quebras > Prxima Pgina; essa ao imprescindvel para a paginao do documento. Abertura de nova seo: 2 espaos entre linhas, de 1,5 cm cada. Entre o ttulo/subttulo e a abertura de pargrafo: 2 espaos entre linhas de 1,5 cm. 4 Elementos ps-textuais:

- Referncias bibliogrficas, apndices (material criado pelo aluno) e anexos (material bibliogrfico). As referncias devem sempre ser apresentadas em ordem alfabtica para facilitar a consulta. O espaamento dever ser simples na referncia em si, em cada tpico, mas precisa ter 2 espaos simples entre as mesmas. Alinhamento sempre esquerda. Como fazer a referncia bibliogrfica As referncias so to importantes quanto os demais itens do seu trabalho. Existem faculdades que impem um limite mnimo de autores e obras, e geralmente so em torno de no mnimo 10 referncias. De fato, quanto mais obras forem pesquisadas mais ricos sero seus argumentos para compor sua anlise e concluso. Como no poderia deixar de ser, as referncias tambm possuem regras especficas. Portanto, lembre-se do item anterior: anotar todas as informaes sobre a edio da obra pesquisada importante para compor a sua referncia bibliogrfica. Aprenda a formatar a sua referncia de acordo com a ABNT, clique aqui. Lembre-se que uma referncia mal feita ou incompleta, tanto na citao dentro do texto quanto no campo de referncias, pode ser considerado plgio. Como parafrasear os autores Esse o momento da pesquisa que geralmente os alunos se esquecem de dar a devida ateno, deixando sempre para organizar depois as citaes e referncias pesquisadas para a monografia. Antes de iniciar o item, aconselhvel que o aluno anote todas as informaes referentes obra bibliogrfica pesquisada, sejam elas livros, sites, artigos cientficos, peridicos. Separe um arquivo

somente para essas informaes e sempre identifique a pgina do seu trabalho que est utilizando a citao. Essas aes vo facilitar na ordenao e produo das referncias. Anote sempre as principais informaes sobre o documento utilizado, como: Autor ou Autores (se for mais do que trs autores, anotar os trs principais, adiante veremos como referenciar utilizando et al, ttulos e subttulos, edio (se houver), editora, cidade, ano, quantidade de pginas e a pgina que utilizou a citao. Se todas as informaes no forem coletadas, corre-se o risco de esquec-las e, assim, as citaes podem ser vistas como um plgio (como veremos adiante). Como fazer citaes Existem dois tipos de citao que podem ser utilizados, veja a descrio deles e os exemplos abaixo: 1 A direta, que corresponde transcrio integral de uma parte do texto pesquisado; que deve ser apresentada entre aspas (at trs linhas), caso contrrio, aparecer recuada em 4cm da margem esquerda, utilizando-se tamanho de fonte 10, espaamento simples e o alinhamento do texto justificado, seguida do sobrenome do autor, ano da publicao. Sendo necessrio indicar o nmero da pgina de onde foi extrada a informao. Neste caso, a citao antecedida e precedida por dois espaos simples. 2 A citao indireta a transcrio das ideias do autor consultado, usando suas palavras, ou seja, uma parfrase. Como a ideia continua do autor e no sua, necessrio citar a fonte: dar crdito ao autor, sendo apenas desnecessrio indicar o nmero da pgina do livro pesquisado. Essa uma das citaes que os orientadores mais curtem, pois possibilita que o aluno exponha seus conhecimentos a partir do conhecimento de um mestre, abrindo espao para que o pesquisador aprenda com maior facilidade. Veja alguns exemplos de citaes para facilitar o seu aprendizado, clique aqui. Saiba escolher bem as suas bibliografias. Elas devem trazer entendimento e riqueza pesquisa acadmica. E uma dica: brinque com as citaes, amarre-as para que sigam uma linha de raciocnio, e sempre analise-as com dedicao para no colocar pensamentos desnecessrios s pelo fato de serem bonitos. A informao deve ser til produo. Novidade! Regras sustentveis Em 2011, a NBR 14.724 vem com uma novidade muito interessante. Antes, os trabalhos deveriam ser impressos em papel branco. Com a NBR 14724, o acadmico tem a opo de imprimir o seu trabalho em papel reciclado. Alm disso, voc tambm pode escrever nos dois lados das folhas (anverso e verso) na parte textual e ps-textual. No entanto, deve-se tomar muito cuidado: Se voc escrever somente no anverso das folhas, a margem esquerda deve ser de 3cm, com esta nova regra, voc dever colocar a margem direita dos versos das pginas em 3cm. Pense nessas novas opes! Temos que preservar nosso planeta! A seguir, saiba quais as consequncias do seu trabalho ser considerado plgio. As consequncias do plgio Plgio uma situao em que o aluno tem a inteno clara de se passar pelo autor de um texto, imagem, fotografia, msica, grfico etc. Veja abaixo os tipos de plgio existentes: o Plgio integral Quando o aluno cita de forma integral um texto que no de sua autoria.

o o

Plgio parcial Quando o aluno monta um trabalho acadmico com partes de diversos textos que no so dele. Uma montagem de cpias de vrios atores sem os devidos crditos. Plgio conceitual Quando o aluno apenas reescreve a idia de um autor, sem dizer claramente que a idia de outra pessoa. Veja abaixo o que o Cdigo Penal Brasileiro, em vigor, prev para os casos de crime contra a propriedade intelectual em seu Artigo 184: o Violar direito autoral: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano, ou multa.

1 Se a violao consistir em reproduo, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorizao expressa do autor ou de quem o represente, (): Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (). 2 Na mesma pena do pargrafo anterior incorre quem vende, expe venda, aluga, introduz no Pas, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depsito, com intuito de lucro, original ou cpia de obra intelectual, (), produzidos ou reproduzidos com violao de direito autoral. Para entender melhor sobre plgio em trabalhos acadmicos, veja esta cartilha elaborada pela UFF Universidade Federal Fluminense: Clique aqui. Consideraes Finais Viram s como fcil!? Formatar uma monografia no um bicho de sete cabeas, voc precisa s de pacincia, dedicao e muita, muita ateno aos detalhes. Se tiverem mais alguma dica importante ou dvida que, por ventura, no foi contemplada por este post, s deixar abaixo nos comentrios. Ser um prazer ajud-los!

Anda mungkin juga menyukai