Anda di halaman 1dari 50

CAPTULO 1 - A PREVIDNCIA SOCIAL NO BRASIL: ORIGEM E EVOLUO HISTRICA

1 - Surgimento
A Previdncia Social, em nosso pas, tem incio na Lei Eloy Chaves, de 24/01/1923, razo pela qual se comemora no dia 24 de janeiro, a data nacional da Previdncia Social, por sugesto do deputado Eloy Chaves, o Congresso Nacional criou, na data supra, por meio do Decreto Legislativo n 4.682, a Caixa de Aposentadoria e Penses para os empregados em empresas de estrada de ferro. 2 - Etapas da Evoluo Histrica Prope-se uma diviso inspirada nas mudanas ocorridas nos rgos que so os responsveis pela Previdncia Social brasileira. Seis so as fases, a saber: Da criao das Caixas de Aposentadorias e Penses; Da criao dos Institutos Previdencirios; Da unificao da legislao previdenciria; Da unificao dos Institutos; Da criao do SINPAS 3 - Da criao das Caixas de Aposentadorias e Penses (1923-1933) Nasce com a Lei n 4.682, de 24/01/1923- a famosa Lei Eloy Chaves- que determinou a criao de uma Caixa de Aposentadoria e Penses para cada empresa de estrada de ferro. No decnio 1923/1933 foram criadas, por extenso da Lei Eloy Chaves, aproximadamente 183 (cento e oitenta e trs) Caixas de Aposentadorias e Penses para empregados de diferentes empresas com diferentes atividades, tais como as empresas porturias, de servios de luz, de servios de telefone, de minerao etc. Com o aparecimento do IAPM Instituto de Aposentadoria e Penses dos Martimos, o governo abandona o mtodo de criar pequenas instituies por empresas. 4 - Da Criao dos Institutos Previdencirios (1933-1960) A partir de 1933, o governo adotou o mtodo de criar pequenas instituies, pois essas se multiplicavam e, muitas vezes, no tinham condies financeiras para arcar com os benefcios previdencirios dos seus segurados. Resolve, ento, instalar entidades de mbito nacional, nas quais foram englobados trabalhadores de uma mesma atividade ou de atividades afins. Denomina essas entidades de Institutos. Surgem, ento, os Institutos de Aposentadorias e Penses, dos quais se destacam alguns na seguinte ordem cronolgica: 1933. Instituto de Aposentadoria e Penses dos Martimos IAPM; 1934. Instituto de Aposentadoria e Penses dos Comercirios IAPC; 1934. Instituto de Aposentadoria e Penso dos Bancrios- IAPB; e 1938. Instituto de Aposentadoria e Penses dos Industririos- IAPI. 5 - Da Unificao da Legislao Previdenciria (1960-1966) Ainda que a idia de um s organismo existisse desde primrdios da criao dos Institutos, mais vivel tornou-se a idia de unificar direitos e deveres no mbito previdencirio por meio de uma legislao nica a ser observada por todos os Institutos que coexistiriam com estruturas administrativas idnticas. Tal idia surge pelo fato de que a cobertura previdenciria dada por cada instituto diferenciava-se daquela dada por outro instituto. Assim, os institutos com maior capacidade financeira forneciam melhores e mais variados benefcios do que os, com menor capacidade financeira.

Ento, a partir de 26 de agosto de 1960, a Previdncia Social passa a contar com uma lei nica, a Lei n 3.807/60 (Lei Orgnica da Previdncia Social). Essa lei uniformizou a legislao previdenciria, ampliando o rol dos benefcios (introduzindo o auxliorecluso, o auxlio funeral, o auxlio natalidade) e dos segurados (abrangendo os empregadores e autnomos). 6 - Da Unificao dos Institutos (1966-1977) Aps a unificao legislativa caminhou-se para a unificao dos Institutos em um nico rgo: o INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social). Criado pelo Decreto n 72 de 21/11/1966. rgo responsvel pelo pagamento dos benefcios previdencirios e arrecadaes das contribuies. 7 - Da criao do SINPAS (1977-1990) A Lei n 6.439 de 01/09/1977 implementou o SINPAS- Sistema Nacional da Previdncia e Assistncia Social, conjunto de partes integradas e inter-relacionadas para garantir a Previdncia e Assistncia Social, tinha por objetivos a concesso e manuteno de benefcios e prestaes de servios da Previdncia e Assistncia Social; custeio de atividades e programas a ele relacionados e gesto administrativa, financeira e patrimonial. Possua como partes constituintes: INPS Instituto Nacional de Previdncia Social- responsvel pelo pagamento dos benefcios previdencirios; IAPAS Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social (responsvel pelo recolhimento ou arrecadao das contribuies previdencirias); INAMPS Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (responsvel pelos servios de assistncia mdica); CEME Central de Medicamentos (responsvel pelo fornecimento de medicamentos populao carente); LBA Legio Brasileira de Assistncia (responsvel pelos servios sociais); FUNABEM Fundao Nacional do Bem Estar do Menor (responsvel pelo menor); DATAPREV Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social (responsvel pela informatizao). Destaca-se que em 05 de outubro de 1988 promulga-se a Constituio da Repblica Federativa do Brasil vigente, e esta define pela primeira vez, na histria brasileira, o conceito de SEGURIDADE SOCIAL como conjunto de aes que envolvem de forma integrada a Previdncia, Assistncia Social e a Sade.

CAPTULO 2 - A CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E A SEGURIDADE SOCIAL


1 - Conceito A Seguridade Social um dos direitos sociais mais abrangentes, integrando os direitos humanos historicamente conquistados. Encontra-se prevista no art. 6, da CRFB/88 apresentando-se como mecanismo de justia social e tambm foi definida no caput do art. 194 do mesmo diploma legal como um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar o direito Sade, a Previdncia e Assistncia Social. A Seguridade Social pode ser conceituada como rede protetiva formada pelo Estado e por pessoas da sociedade, com contribuies de todos, no sentido de estabelecer aes para o sustento de pessoas carentes, trabalhadores em geral e seus dependentes, providenciando a manuteno de um padro mnimo de vida digna. Nesse sentido conclui BALERA (2004, p. 15):
[...], para uma completa compreenso da seguridade social, necessrio vislumbrar-se a importncia e alcance dos valores do bem-estar e justia sociais, os quais so, de fato, bases

do Estado brasileiro, assim como diretrizes de sua atuao. A seguridade social ento meio para atingir-se a justia, que o fim da ordem social.

Cabe ressaltar a definio de Seguridade Social pela (OIT) Organizao Internacional do Trabalho, na Conveno 102, de 1952, nos seguintes termos:
[...] a proteo que a sociedade oferece aos seus membros mediante uma srie de medidas pblicas contra as privaes econmicas e sociais que, de outra forma, derivam do desaparecimento ou em forte reduo de sua subsistncia, como consequncia de enfermidade, maternidade, acidente de trabalho ou enfermidade profissional, desemprego, invalidez, velhice e tambm a proteo em forma de assistncia mdica e ajuda s famlias com filhos.

Tal Conveno foi ratificada pelo Brasil por meio do Decreto-Legislativo n 269/08. 2 - Princpios Da Seguridade Social Os princpios da Seguridade Social esto elencados nos arts. 194 e 195 da CRFB/88. Solidariedade: O sistema solidrio, permitindo que alguns contribuam mais para que aqueles que contribuem menos possam ser beneficiados. Universalidade na cobertura e no atendimento: No nosso sistema, tem a Seguridade Social como postulado bsico universalidade, ou seja: todos os residentes no pas faro jus a seus benefcios (universalidade do atendimento ou subjetiva), bem como, todas as contingncias sociais devero ser cobertas (universalidade da cobertura ou objetiva). Contingncias sociais: De forma exemplificativa so: o desemprego involuntrio, a doena que incapacita para o trabalho, a invalidez permanente ou temporria, a velhice, a maternidade, a morte etc. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais: A CRFB/88 disciplina a uniformidade e equivalncia de benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. A uniformidade das prestaes implica a concesso dos mesmos benefcios e servios a todas as pessoas nos mbito urbano e rural (vide art. 7 da CRFB/88). A equivalncia das prestaes obriga concesso de benefcios de igual valor econmico e de servios da mesma qualidade. Seletividade e distributividade na prestao de benefcios e servios: A seletividade, intimamente ligada ao princpio da igualdade previsto no art. 5 da CRFB/88, compreende o atendimento distinto e prioritrio dos mais carentes, segundo a lio de Rui Barbosa, no sentido de que a verdadeira igualdade est no tratamento desigual dos desiguais na medida da sua desigualdade. A seleo das prestaes ser feita de acordo com as possibilidades econmico-financeiras do sistema da Seguridade Social. O conceito de distributividade gerado da situao verdica de que nem todos tero os benefcios. Alguns tero outros no. A distributividade tambm concerne distribuio de renda, pois o sistema, de certa forma, nada mais faz do que distribuir renda. A distribuio de renda pode ser feita aos mais necessitados, em detrimento dos menos necessitados, de acordo com a previso legal. H, tambm, a redistribuio de renda entre as geraes, medida que os trabalhadores contribuem para a manuteno dos que ainda no trabalham (menores) e dos que j no trabalham (aposentados). Ex: o salrio-famlia s pago para os trabalhadores de baixa renda.

Irredutibilidade no valor dos benefcios: O poder aquisitivo dos benefcios no poder onerar. A forma de correo dos benefcios previdencirios ser feita de acordo com o preceituado na lei. As prestaes beneficirias no podem sofrer desvalorizao, precisam manter seu valor de compra acompanhando a inflao. O valor real do benefcio deve ser preservado por meio de reajuste peridico, repondo as perdas inflacionrias. Equidade na forma de participao do custeio: Impe que as contribuies sejam institudas tomando como base a capacidade econmica de cada contribuinte. O princpio da equidade na forma de participao no custeio um desdobramento do princpio da solidariedade, pois quem ganha mais deve suportar um nus maior, para que ocorra a justa participao no custeio. Ex: contribuio progressiva para empregados, alquota adicional para Instituies financeiras.

Diversidade na base de financiamento: A base de financiamento deve ser o mais abrangente possvel para no por em risco a gesto do sistema. O custeio provm de toda a sociedade, de forma direta e indireta. A Seguridade Social buscar seus recursos em fontes diversas, tais como os oramentos pblicos, as contribuies dos empregadores e dos trabalhadores, o faturamento e o lucro das empresas, os concursos de prognsticos (loterias), etc. Obs.: As fontes de custeio so institudas atravs de Lei Complementar.

Carter democrtico e descentralizado da administrao: a chamada gesto quadripartite do sistema, com a participao de representantes do governo, das empresas, dos trabalhadores e dos aposentados. Trplice forma de custeio: O custeio trplice envolve contribuies dos trabalhadores, das empresas e do prprio governo. Preexistncia do custeio em relao ao benefcio ou servio: Este princpio visa ao equilbrio atuarial e financeiro do sistema securitrio. A concesso de novo benefcio ou a ampliao de j existente no pode ocorrer sem a previso da origem dos recursos.

3 - Os Subsistemas da Seguridade Social


Conforme j mencionado a Seguridade Social foi definida no caput do art. 194 da CRFB/88 como um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar o direito Sade, a Previdncia e Assistncia Social. De acordo com ensinamento de IBRAHIM (2010, p. 5), foi objetivo do legislador constituinte, ipsis litteris:
[...] criar um sistema protetivo, at ento inexistente em nosso pas, e certamente os autores de lngua espanhola tiveram sua influncia na elaborao da norma. O Estado, pelo novo conceito, seria capaz de atender aos anseios e necessidades de todos na rea social. [...] A interveno estatal, na composio da seguridade social, obrigatria, por meio de ao direta ou controle, a qual deve atender a toda e qualquer demanda referente ao bem-estar da pessoa humana.

Diante isso, os subsistemas da Seguridade Social so: Sade, Assistncia Social e Previdncia Social.

4 - Sade
A CRFB/88 trata o tema na Seo II Da Sade arts. 196 a 200. Surge com a extino do INAMPS (Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social) e CEME (Central de Medicamentos). Descentralizada no Sistema nico de Sade (SUS) para toda a populao, com direo nica em dada esfera do governo nas unidades da Federao, sendo Unio, Estados e Municpios. O acesso Sade independe de pagamento e irrestrito, ou seja, universal. O art. 196 da CRFB/88 dispe, ipsis litteris:
A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doenas e de outros agravos a ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

Conforme dispe a Constituio, a Sade considerada um direito de todos e dever do Estado, mediante polticas pblicas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doenas e de outros agravos, garantindo o acesso universal e igualitrio s aes e servios de sua promoo, proteo e recuperao. Diante isso, a Sade vista sob a tica defendida pela Organizao Mundial de Sade, isto , de forma ampla no somente no aspecto fsico biolgico, mas tambm no aspecto socioeconmico. Sade um estado geral de bem estar.

Decorre da concretizao constitucional a incumbncia do Poder Pblico de regular, fiscalizar e controlar as atividades pertinentes ao setor da Sade, cuja execuo pode realizar diretamente ou atravs de terceiros. A prestao direta feita por via das aes e servios pblicos de sade, atravs de uma rede regionalizada e hierarquizada, constituda enquanto Sistema nico. A prestao indireta ocorre pela iniciativa privada, que poder tambm participar de forma complementar no Sistema nico de Sade. 5 - Princpios Constitucionais Especficos Princpio do atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais, dispositivo legal art. 198, II da CRFB/88. Princpio da equidade na prestao dos servios, dispositivo legal art. 198, caput, da CRFB/88. Princpio da descentralizao, dispositivo legal art. 198, I, da CRFB/88. Princpio da participao da comunidade, dispositivo legal art. 198, III, da CRFB/88. Princpio da vinculao de recursos para a sade, dispositivo legal art. 198, 2, da CRFB/88, a partir da EC n 29/2000. 6 - Organizao da Sade O SUS (Sistema nico de Sade) foi criado pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e, regulamentado pela Lei Orgnica da Sade de n 8.080/90 e, pela Lei n 8.142/90, que, dentre outros, trata da participao comunitria na gesto do Sistema. No h qualquer vnculo entre o SUS (Sistema nico de Sade) e a Previdncia Social, embora muitos confundam os institutos, pois no perodo anterior promulgao da Constituio, ambos participavam do extinto SINPAS (Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social), na qual administrava recursos para Sade, Assistncia e Previdncia Social. A pretenso legal de Universalidade e Abrangncia dos benefcios faz com que o SUS (Sistema nico de Sade) tenha uma grande tarefa a ser executada, visto que a Sade de carter universal e no contributivo. Na Sade destacam-se tambm a participao da sociedade, como nos demais segmentos da Seguridade Social. Aqui h o Conselho Nacional de Sade CNS, criado pelo Decreto n 5.839/06, sendo rgo colegiado de carter permanente, integrante do Ministrio da Sade, composto por representantes do governo, dos prestadores de servios, profissionais de sade e usurios. O Sistema nico de Sade financiado com recursos do oramento da Seguridade Social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. Por fim, ao Sistema nico de Sade compete, alm de outras atribuies: Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a Sade, alm de participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; Executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; Ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; Participar na formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; Incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e gua para consumo humano; Participar do controle da fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; Colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

7 Assistncia Social
A CRFB/88 trata o tema na Seo IV- Da Assistncia Social- arts. 203 a 204. Surge com a extino da LBA (Legio Brasileira de Assistncia) e FUNABEM (Fundao Nacional do Bem Estar do Menor. A Assistncia Social regida por lei prpria (Lei n 8.742/93), a qual traz definio legal deste segmento da Seguridade Social, ipsis litteris:
A Assistncia Social, direito do cidado e dever do Estado, Poltica de Seguridade Social no contributiva, que prov os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento s necessidades bsicas.

Descentralizada, realizada por meio de convnios com entidades assistenciais de todo o pas, independe de contribuio e destina-se, somente, aos setores carentes da populao. A Assistncia Social ser prestada a quem dela necessitar, independente de contribuio Seguridade Social. Aqui, o requisito bsico a necessidade do assistido. A Assistncia Social tem por objetivos: Proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; Amparo s crianas e adolescentes; Promoo integrao ao mercado de trabalho; Habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e; Garantia de um salrio-mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia fsica ou mental ou idoso aps completar o mnimo de 65 anos de idade, desde que comprovada a carncia. O benefcio mensal de um salrio mnimo somente ser pago ao necessitado, que, para efeitos legais, para o idoso (maior de 65 anos) ou o deficiente incapaz de prover a sua manuteno, e cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a (um quarto) do salrio-mnimo vigente. A prestao pecuniria assistencial tradicional conhecida como Benefcio de Prestao Continuada, instituda pela Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) e regulamentado no art. 203, inciso V, da CRFB/88, que prev este benefcio. Tecnicamente, no se trata de benefcio previdencirio, embora sua concesso e sua administrao sejam feitas pelo INSS (Autarquia da Previdncia Social). A concesso feita pelo INSS devido a preceitos prticos se o INSS j possui estrutura prpria espalhada por todo o pas, em condio de atender clientela assistida, no haveria necessidade da manuteno em paralelo de outra estrutura. Alm do benefcio de Prestao Continuada, tradicionalmente conhecido como prestao assistencial por excelncia, o Governo Federal tem mantido diversas aes neste segmento, tais como os seguintes programas: Bolsa Escola, Bolsa Alimentao, Bolsa famlia, Auxlio-Gs, Farmcia Popular do Brasil, entre outras. Com o intuito de melhor gerenciar os programas assistenciais do governo, o Decreto n 6.135/07 instituiu o Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal, como instrumento de identificao e caracterizao socioeconmica das famlias brasileiras de baixa renda, a ser obrigatoriamente utilizado para seleo de beneficirios e integrao de programas sociais do Governo Federal voltados ao atendimento desse pblico (art. 2). No entanto, importante observar que tal cadastro no se aplica aos programas administrados pelo INSS (art. 2, 1).

8 Previdncia Social
A CRFB/88 trata o tema na seo III- Da Previdncia Social arts. 201 a 202, para os filiados ao RGPS (Regime Geral de Previdncia Social), arts. 40, 93, VI e 129, 4, para os filiados ao RPPS (Regime Prprio de Previdncia Social) e, arts. 202, 40,

14, 15 e 16 para os filiados em Regime Complementar de Previdncia, alm de vasta legislao ordinria e complementar. No Brasil, existem trs regimes previdencirios: RGPS (art. 201, CRFB/88) Regimes Bsicos RPPS (art. 40, CRFB/88)

Previdncia Social Privado (art. 202, CRFB/88)

Aberto

Fechado Regimes Complementares

Pblico Fechado (art. 40, 14, 15, 16, CRFB/88

Abordar-se- de maneira distinta cada modalidade de Regime Previdencirio em captulos distintos, visto se tratar de tema de extrema relevncia para o curso.

CAPTULO 3 CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL


1 - Conceito Iniciar-se- o tema introduzindo o disposto no artigo 194 do Decreto n. 3.048/99, que estabelece a forma pela qual a Seguridade Social financiada, ipsis litteris:
A Seguridade Social financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e de contribuies sociais. No mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das receitas provenientes: I da Unio; II das contribuies sociais; e III de outras fontes.

2 - Receitas Provenientes da Unio


As receitas provenientes de contribuies da Unio advm de recursos adicionais do Oramento Fiscal, fixados obrigatoriamente na Lei Oramentria Anual. Ou seja, alm das contribuies sociais, cuja receita est vinculada diretamente ao financiamento da Seguridade Social, a Unio pode por meio da Lei Oramentria Anual, destinar recursos provenientes da arrecadao de outros tributos para Sade, Previdncia e Assistncia Social. 3 - Contribuies Sociais

O artigo 195 da CRFB/88 estabelece as seguintes contribuies sociais, ipsis litteris:


I do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre a aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III sobre a receita de concursos e prognsticos.

4 - Receitas Provenientes de Outras Fontes Constituem receitas originadas de outras fontes diferentes do oramento da Unio e de contribuies sociais aquelas que esto arroladas no artigo 213 do Decreto n 3.048/99, ipsis litteris:
Art. 213. Constituem outras receitas da seguridade social: I - as multas, a atualizao monetria e os juros moratrios; II - a remunerao recebida pela prestao de servios de arrecadao, fiscalizao e cobrana prestados a terceiros; III - as receitas provenientes de prestao de outros servios e de fornecimento ou arrendamento de bens; IV - as demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras; V - as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais; VI - cinquenta por cento da receita obtida na forma do pargrafo nico do art. 243 da Constituio Federal, repassados pelo Instituto Nacional do Seguro Social aos rgos responsveis pelas aes de proteo sade e a ser aplicada no tratamento e recuperao de viciados em entorpecentes e drogas afins; VII - quarenta por cento do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal; e VIII - outras receitas previstas em legislao especfica. Pargrafo nico. As companhias seguradoras que mantm seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores de vias terrestres, de que trata a Lei n. 6.194, de 19 de dezembro de 1974, devero repassar seguridade social cinquenta por cento do valor total do prmio recolhido, destinados ao Sistema nico de Sade, para custeio da assistncia mdico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trnsito. * Pargrafo nico com redao dada pelo Decreto n. 3.265, de 29/11/1999 (DOU de 30/11/1999 - em vigor desde a publicao).

Salienta-se informar de que somente a Unio, no exerccio de sua competncia residual, poder instituir novas fontes destinadas a garantir a manuteno e expanso da Seguridade Social. A criao de contribuies sociais por meio do exerccio da competncia residual deve ocorrer por meio de Lei Complementar (art. 195, 4 c/c 154, I, CRFB/88). Alm disso, deve ser obedecido o princpio da no cumulatividade e, essas contribuies devem ter fato gerador e, a base de clculo diferente das bases de clculo de contribuies j existentes. Para legislar sobre fonte j prevista na CRFB/88, a Unio se valer de Lei Ordinria.

Quanto ao princpio da anterioridade das Contribuies Sociais art. 195, 6, CRFB/88, basta observar o prazo de 90 dias, se institudas ou modificadas. Se for extinta ou reduzida no precisa aguardar o prazo de 90 dias (nonagintdio, nonagesimal, noventena). 5 - Insuficincias Financeiras Vale ressaltar que a Unio a responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social, na forma da Lei Oramentria Anual. 6 - Destinaes das Receitas Originadas de Contribuies Sociais As receitas provenientes de contribuies sociais so destinadas ao financiamento da Seguridade Social como um todo, ou seja, tais receitas sero utilizadas para a Sade, Assistncia Social e Previdncia Social conforme disposio legal. Algumas dessas receitas so vinculadas aos financiamentos de setores especficos ligados Seguridade Social, conforme segue abaixo. As receitas provenientes da cobrana de dbitos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como da alienao, arrendamento ou locao de bens mveis ou imveis pertencentes ao patrimnio do INSS devero constituir reserva tcnica, em longo prazo, que garantir o seguro social institudo no Plano de Benefcios da Previdncia Social. vedada a utilizao dessas receitas para cobrir despesas de custeio em geral, inclusive as decorrentes de criao, majorao ou extenso dos benefcios ou servios da Previdncia Social, admitindo-se sua utilizao, excepcionalmente, em despesas de capital, em conformidade com a Lei Oramentria. Os recursos das contribuies sobre a receita ou o faturamento e sobre o lucro podero contribuir para o pagamento dos encargos previdencirios da Unio, na forma da Lei Oramentria Anual, assegurada a destinao de recursos para as aes de Sade e Assistncia Social. Cinquenta por cento (50%) da receita obtida nos leiles de todo e qualquer bem de valor econmico provenientes da apreenso, em decorrncia de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins sero repassados pelo INSS aos rgos responsveis pelas aes de proteo sade, para serem aplicados no tratamento e recuperao de viciados em entorpecentes e drogas afins. As companhias seguradoras que mantm seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores de vias terrestres, de que trata a Lei n 6.194, de 19 de dezembro de 1974, devero repassar seguridade social 50% (cinquenta por cento) do valor total do prmio recolhido, destinados aos SUS, para custeio da assistncia mdico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trnsito. A Constituio Federal em sua Seo II, Captulo II, Ttulo VI traa as regras para a elaborao do Oramento da Unio, destacando-se no mbito previdencirio o artigo 167, inciso XI que veda utilizao dos recursos provenientes das contribuies das empresas ou entidades equiparadas na forma da lei incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio e a dos trabalhadores e demais segurados da Previdncia Social, incidentes sobre o seu salrio de contribuio para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios previdencirios. Esse dispositivo foi acrescentado pela Emenda Constitucional n 20, de 15.12.1998. Atente para o fato que, antes da Emenda n 20, o artigo 18 da Lei n 8.212/91, que versa sobre o Custeio da Seguridade Social, autorizava a utilizao desses recursos para a cobertura de despesas com pessoal e administrao em geral do INSS. Assim, o artigo 18 da Lei n 8.212/91 est automaticamente revogado em parte com relao a essas contribuies, prevalecendo apenas permisso para a utilizao dos recursos da Seguridade Social, obtidos por meio das contribuies das empresas incidentes sobre faturamento e lucro para cobrir despesas com pessoal e administrao em geral do INSS.

Ainda, com referncia ao artigo 18 da Lei de Custeio, observe que no foram mencionadas as receitas provenientes de concursos de prognsticos, assim, observe que essas receitas somente podem ser usadas para o custeio de benefcios e servios prestados pela Seguridade Social. 7 - Contribuies Sociais das Empresas

Sobre a remunerao dos empregados e avulsos (art. 22, I, 1, Lei 8.212/91).


20% sobre remunerao paga, devida ou creditada aos segurados empregados e avulsos que lhes prestem servio. As empresas do ramo financeiro devem pagar uma alquota adicional de 2,5%, elevando-se a contribuio 22,5%. Sobre a receita ou o faturamento das empresas a COFINS foi instituda pela Lei Complementar n 70/1991. A COFINS possui como base de clculo o faturamento mensal, compreendendo o total das receitas obtidas pela pessoa jurdica independentemente de sua denominao ou classificao contbil (art. 1, Lei n 10.883/03). O PIS (Programa de Integrao Social) tambm incide, de regra, sobre o faturamento das empresas, em conformidade com o art. 239 da CRFB/88. A Contribuio Social sobre o Lucro Liquido CSLL, est a cargo da Unio e arrecadada pela Receita Federal do Brasil. Segundo o douto IBRAHIM (2009, p. 252), in verbis:
A base de clculo da CSLL fixada em 32% da receita bruta, nas atividades de prestao de servios em geral (exceto a de servios hospitalares), intermediao de negcios, administrao, locao ou cesso de bens imveis, mveis e direitos de qualquer natureza, prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo de riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios (factoring).

1%, 2% ou 3% sobre a remunerao referente ao SAT/GILRAT, dependendo de o risco de ocorrncia de acidente de trabalho ser leve, mdio ou grave, respectivamente. A previso legal encontra-se no art. 10, da Lei 10.666/03, ipsis litteris:
A alquota de contribuio de um, dois ou trs por cento, destinada ao financiamento do benefcio de aposentadoria especial ou daqueles concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, poder ser reduzida, em at cinqenta por cento, ou aumentada, em at cem por cento, conforme dispuser o regulamento, em razo do desempenho da empresa em relao respectiva atividade econmica, apurado em conformidade com os resultados obtidos a partir dos ndices de freqncia, gravidade e custo, calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de Previdncia Social.

As alquotas do SAT/GILRAT so acrescidas de 6%, 9% ou 12% se a atividade exercida pelo segurado, a servio da empresa, ensejar a concesso de aposentadoria especial aps 25, 20 ou 15 anos de contribuio, respectivamente. O referido complemento incide, exclusivamente, sobre a remunerao dos segurados expostos aos agentes nocivos (fsicos, qumicos e biolgicos) que prejudiquem a sade e a integridade fsica. A empresa obrigada a recolher, ainda, para outras entidades e fundos (terceiros como: SESI, SENAC, SESC etc.), Em regra, o valor de um percentual de 3,5%, que cobrado e arrecadado pela Secretaria da Receita Previdenciria.

O recolhimento deve ocorrer no dia 20 do ms seguinte prestao do servio ou deve ser antecipado caso no haja expediente bancrio no dia 20. Sobre a Remunerao dos Contribuintes Individuais (art. 22, III, Lei 8.212/91, e art. 1, 2, Lei 10.666/03)
20% sobre a remunerao dos contribuintes individuais que lhes prestem servio. As empresas do ramo financeiro devem pagar uma alquota adicional de 2,5%, elevandose a contribuio para 22,5%. O Adicional de 2,5% das Instituies Financeiras Segundo entendimento doutrinrio e jurisprudencial, o legislador ao inserir a alquota adicional de 2,5% para as Instituies Financeiras, assim o fez, em respeito aos princpios constitucionais da isonomia, capacidade contributiva, dentre outros. Nesse sentido, a desembargadora federal, Dra. Ramza Tartuce, assim expe:

O adicional de 2,5% vem sendo exigido, pela Lei 7.787/ 89, das entidades financeiras, entre elas, os bancos comerciais, sendo esta cobrana destinada ao Plano de Custeio da Seguridade Social introduzido pela Lei 8.212/91. Em seu voto a desembargadora federal relatora, Ramza Tartuce, sustenta que o adicional de 2,5% exigido das empresas est em harmonia com os princpios da isonomia e capacidade contributiva. Para Ramza "no h como se negar que as entidades financeiras tem condies de suportar a carga tributria, consubstanciada na alquota adicional, independentemente de cogitar-se de lucro ou faturamento ou de se estabelecer comparao com outros grupos econmicos". Entende a relatora que "alguns pagam mais, para que outros possam pagar menos, com vista ao objetivo da justia social e da solidariedade social.1

Sobre os Servios Prestados por Cooperativas de Trabalho (art. 22, IV, Lei 8.212/91 e art. 1, 1, Lei 10.666/03) A empresa deve pagar contribuio previdenciria de 15% sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios de cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho. As Empresas que Contratam Profissionais Filiados a Cooperativas de Trabalho para exercerem suas atividades sob condies especiais que prejudiquem a sade e a integridade fsica contribuem, adicionalmente, com a alquota de 5%, 7% ou 9% nos casos em que o agente nocivo enseje direito aposentadoria especial de 25, 20 ou 15 anos, respectivamente.

As cooperativas de produo devem pagar contribuio adicional de 12%, 9% ou 6% incidente sobre a remunerao paga, devida ou creditada ao cooperado filiado na hiptese de exerccio de atividade que autorize a concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio, respectivamente. Contribuio Substitutiva da Parte Patronal
As empresas contribuem para a Previdncia Social utilizando como base de clculo a folha de remunerao dos trabalhadores que lhes prestem servio. Essa base, entretanto, pode ser alterada em razo da atividade econmica do contribuinte, como dispe o art. 195, 9, da CRFB/88, ipsis litteris:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: [...] 9 As contribuies sociais previstas no inciso I do caput deste artigo podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 47, de 2005).

Nesse caso, a empresa passa a contribuir para o RGPS sobre uma base diferenciada, de acordo com as peculiaridades de sua atividade. Associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional (art. 22, 6 a 10, Lei 8.212/91) A contribuio empresarial dessas associaes corresponde a 5% da receita bruta, decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais e, ainda, 5% da receita de patrocnio, de licenciamento de uso de marcas e smbolos, de publicidade, de propaganda e de transmisso de espetculos desportivos. Saliente-se que essa contribuio substitui apenas as devidas pela empresa sobre a remunerao de empregados e avulsos , ou seja, caso a associao esportiva contrate contribuinte individual, dever pagar 20% sobre sua remunerao, a ttulo de contribuio previdenciria. Da mesma forma, caso contrate servios de cooperativas de trabalho, pagar 15% sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura.

Primeira Seo do Tribunal Regional Federal da 3 Regio (So Paulo e Mato Grosso do Sul).

Fica mantida, tambm, a obrigao de efetuar a reteno da contribuio dos segurados, repassando-a para aos cofres previdencirios. No caso de espetculos desportivos, a contribuio deve ser recolhida no prazo de dois dias teis aps a realizao do evento e, para o patrocnio a entidades desportivas, no dia 20 do ms subsequente ao que ocorreu o patrocnio. Ateno: Atualmente o jogador de futebol profissional aposenta-se por Tempo de Contribuio seguindo as mesmas regras dos segurados filiados ao RPGS. Veja o disposto na IN n 20/2007, da Previdncia Social, ipsis litteris:
Art. 568. Ressalvado o direito adquirido, foram extintas as seguintes aposentadorias de legislao especial, a partir de 14 de outubro de 1996, data da publicao da MP n 1.523, convertida na Lei n 9.528, de 10 de dezembro de 1997: I jornalista profissional: Lei n 3.529, de 13 de janeiro de1959; II atleta profissional de futebol: Lei n 3.529, de 13 de janeiro de1959.

Contribuio dos Empregadores Domsticos (art. 15, II, da Lei 8.212/91).

O empregador domstico contribui de maneira diferenciada para a Previdncia Social. Ele paga mensalmente 12% sobre o salrio de contribuio de seu(s) empregado(s) domstico(s), enquanto os demais patres recolhem sobre a folha salarial. Cabe ao empregador recolher mensalmente Previdncia Social a sua parte e a do trabalhador, descontada do salrio mensal.
O desconto do empregado dever seguir a tabela do salrio de contribuio. O recolhimento das contribuies do empregador e do empregado domsticos dever ser feito em guia prpria (Guia da Previdncia Social - GPS), observados os cdigos de pagamento. Se o empregador decidir recolher FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio) para seu empregado domstico dever preencher Cadastro de Empregador Individual (CEI) e a Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social (GFIP). Quando a empregada domstica estiver em licena maternidade, o empregador dever pagar Previdncia Social somente a quota patronal.

O empregador responsvel pelo recolhimento, que deve ocorrer at o dia 15 do ms subsequente, prorrogando-se o prazo para o dia til posterior caso no haja expediente bancrio o dia 15.
Produtor Rural Pessoa Jurdica (art. 25, Lei 8.212/91) A contribuio do produtor rural pessoa jurdica, em substituio parte patronal relativa prestao de servios de empregados e avulsos, de: 2,5% da receita bruta proveniente da comercializao da produo rural; 0,1% da receita bruta proveniente da comercializao da produo rural para financiamento das prestaes por acidente de trabalho (SAT/GILRAT); 0,25% sobre a mesma base para o SENAR. O produtor pessoa jurdica deve recolher a contribuio, at o dia 20 do ms subsequente, quando a produo for vendida, juntamente com as contribuies retidas de seus empregados, antecipando-se o prazo se no for dia til. Agroindstria (art. 25, Lei 8.212/91). A agroindstria refere-se ao produtor rural pessoa jurdica cuja atividade econmica a industrializao da produo prpria, podendo, adicionalmente, industrializar tambm produo adquirida de terceiros. As alquotas so as mesmas aplicadas para o produtor rural pessoa jurdica, assim como o prazo de recolhimento.

A contribuio substitutiva da parte patronal no se aplica s sociedades cooperativas rurais e s agroindstrias de piscicultura (produo de peixes), carcinicultura (produo de crustceos), suinocultura (produo de sunos) e avicultura (produo de aves) e, recentemente tambm s agroindstrias que dediquem apenas ao florestamento e reflorestamento como fonte de matria prima para a industrializao prpria, mediante a utilizao de processo industrial que modifique a natureza qumica da madeira ou a transforme em pasta celulsica (empresas fabricantes de papel). Essas agroindstrias devem recolher as contribuies com base na folha de pagamento, como qualquer outra empresa. O recolhimento deve ocorrer no dia 20 do ms seguinte prestao do servio ou deve ser antecipado caso no haja expediente bancrio no dia 20.

Contribuio das Empresas Optantes pelo SIMPLES


O SIMPLES consiste em uma forma de consolidao de diversos tributos em um nico, calculado mediante a aplicao de uma alquota sobre a receita bruta da empresa. Pode ser aplicvel s micro e pequenas empresas. Conforme lio de IBRAHIM (2010, p. 309), ipsis litteris:
considerada empresa de pequeno porte a pessoa jurdica que tenha auferido, no anocalendrio, receita bruta superior a R$ 240.000,00 e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 [...]. A contribuio patronal previdenciria, isto , a contribuio devida pelas empresas (art. 22, Lei n 8.212/91), [...]. Com a LC n 128/08, [...] passa a prever a Contribuio Patronal Previdenciria CPP, no art. 13, VI da Lei n 123/06, significando a contribuio para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurdica [...].2

Do ponto de vista previdencirio, o SIMPLES no dispensado do cumprimento das obrigaes acessrias, tais como confeccionar GFIP e registrar a CTPS dos seus empregados, bem como, a obrigao de reter as contribuies dos empregados e contribuintes individuais que lhes prestem servio e repass-las Previdncia Social. O recolhimento deve ocorrer no dia 20 do ms seguinte prestao do servio ou deve ser antecipado caso no haja expediente bancrio no dia 20. Empresa com Pequena Atividade Comercial em Via Pblica Includo pelo Decreto n 6.722/08, no art. 225, VII, ao prever o nus das empresas em informar, anualmente, Secretaria da Receita Federal do Brasil, na forma por ela estabelecida, o nome, o nmero de inscrio na Previdncia Social e o endereo completo dos segurados por ela contratados que trabalhem por conta prpria e a seu risco, exercendo pequena atividade comercial em via pblica ou de porta em porta, como comerciante ambulante, nos termos da Lei n 6.586/78. Segundo IBRAHIM (2010, p. 403), ipsis litteris:
Esta previso veio a facilitar empresas como, por exemplo, a Avon e outras que se utilizam deste tipo de mo de obra e no dispunham meios capazes de informar os valores pagos mensalmente a estas pessoas em GFIP, o que seria a regra geral. Agora, a Receita Federal do Brasil dever criar alguma declarao diferenciada para esta hiptese.

Enquanto no h a regulamentao no h como falar em arrecadao, tampouco em fiscalizao. 8- Contribuies dos Trabalhadores Empregado, empregado domstico e trabalhador avulso (art. 33, 5, Lei 8.212/91) Esses trabalhadores contribuem com um percentual sobre seus salrios de contribuio, respeitados os limites, mnimo e mximo. As alquotas de contribuio so progressivas, ou seja, quanto maior a remunerao, maior ser o percentual

Maiores detalhes verificar Leis Complementares n 123/06 e 128/08.

incidente. A incidncia da alquota no cumulativa, ou seja, incide um nico percentual sobre o valor total do salrio de contribuio. As alquotas so, assim, fixadas por faixas de salrio de contribuio, reajustadas na mesma poca e com os mesmos ndices que os benefcios de prestao continuada da Previdncia Social (aposentadorias). Salrio de contribuio - R$ At R$ 1.106,90 De R$ 1.106,91 at R$1.814,83 De R$1.814,84 at R$ 3.689,66 Alquota % 8% 9% 11%

Portaria interministerial n 568, de 31 de dezembro de 2011.

Esses segurados tm suas contribuies retidas pelos empregadores, que devem repass-las Previdncia Social, juntamente com as contribuies patronais. Contribuinte Individual (art. 21, da Lei 8.212/91 e arts. 3 e 4, da Lei 10.666/03) O contribuinte individual, conhecido popularmente como autnomo responsvel pelo seu prprio recolhimento, no percentual de 20% sobre o valor que desejar no sendo inferior ao correspondente ao salrio mnimo nacional vigente e nem superior ao limite do teto mximo previdencirio. Existe tambm a possibilidade do recolhimento no percentual de 11% (somente sobre o valor do salrio mnimo nacional) para o optante do PSPS (Plano Simplificado de Previdncia Social) ou para o Micro empreendedor Individual. O contribuinte individual que presta servio pessoa jurdica tem retido 11% de sua remunerao, at o limite do teto de salrio de contribuio. A empresa fica obrigada a efetuar o recolhimento dessa reteno, juntamente com sua contribuio mensal. O contribuinte individual que presta servios pessoa fsica deve efetuar pessoalmente o recolhimento, aplicando alquota de 20%, at o dia 15 do ms subsequente da prestao do servio. Segurado Facultativo (art. 21, da Lei 8.212/91)

O segurado facultativo deve sempre utilizar a alquota de 20% sobre o salrio de contribuio que declarar. O valor do salrio a ser declarado est limitado ao mnimo e mximo estipulado pela Previdncia Social.
O segurado facultativo responsvel pelo prprio recolhimento, que deve ocorrer at o dia 15 do ms subsequente. Segurado Especial (art. 25, Lei 8.212/91) Aquele que adquire produo de segurado especial recolhe com o percentual de 2% sobre o valor pago pelo produto adquirido. Produtor Rural Pessoa Fsica (artigo 22, alnea b e artigo 25, da Lei 8.212/91) A contribuio do produtor rural pessoa fsica, em substituio parte patronal relativa prestao de servios de empregados e avulsos, de: 2% da receita bruta proveniente da comercializao da produo rural; 0,1% da receita bruta proveniente da comercializao da produo rural para financiamento das prestaes por acidente de trabalho (SAT/GILRAT); 0,2% sobre a mesma base para o SENAR. Na venda da produo para pessoa jurdica, a contribuio incidente deve ser retida e recolhida pelo comprador.

Caber ao prprio produtor, entretanto, o recolhimento de sua contribuio, at o dia 20 do ms subsequente, quando a produo for vendida a pessoa fsica ou a outro segurado especial. 9- Outras Receitas da Seguridade Social Dispem sobre receitas oriundas dos concursos os artigo 26 da Lei 8.212/91 e 195, inciso III da CRFB/88:

a) Loterias; b) Reunies hpicas corridas de cavalos, sendo 5% das apostas para a Seguridade Social. No existem apostas legalizadas no pas para os bingos e jogo do bicho. Os bingos s so autorizados quando patrocinados por clubes de futebol e pelo esporte olmpico. O Sistema de Capitalizao dos bancos, sorteios oficiais de lojas e Ba da Felicidade tambm contribuem para a Seguridade Social com 17% ou mais. A COFINS Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Lei n 9.718/98), a alquota geral de 3% (a partir de 01/02/2001) ou 7,6% (a partir de 01/02/2004). No art. 27, da Lei 8212, surgiram outras fontes de custeio, como as doaes, penalidades, multas, juros, correo monetria, legados, taxas de servios pela cobrana das verbas da arrecadao do SESI, SENAC, SESC. INCRA e outras receitas: a) vendas dos bens aprendidos de entorpecentes de drogas, 50%%, art. 243, da CF; b) bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal 40 %; c) seguro obrigatrio de veculos DPVAT 50 %, sendo 10 % para publicidades.

CAPTULO 4 REGIMES PREVIDENCIRIOS


1-Conceito O atual Regime Previdencirio brasileiro, definido nos artigos 40, 201 e 202, ambos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, subdividemse em trs regimes distintos, quais sejam: Regime Geral de Previdncia Social; Regime Prprio de Previdncia Social; e Regime Complementar de Previdncia Social. Abordar-se- cada qual de maneira sui generis.
1.1-Regime Geral de Previdncia Social - RGPS A Previdncia Social ser organizada sob a forma de Regime Geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria e, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial (art. 201, CRFB/88). Destinada, em princpio, s para quem contribui para a Previdncia ou seus dependentes para determinados benefcios e servios. Aplicvel aos trabalhadores da iniciativa privada, servidores pblicos de cargo no efetivo, servidores pblicos que exercem a atividade sob regime da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho), os contribuintes individuais, os trabalhadores autnomos, os trabalhadores rurais que contribuem etc. Centralizada no Instituto Nacional do Seguro Social INSS Autarquia Federal instituda pelo Decreto n 99.350, de 27 de junho de 1990, com base na Lei n 8.029,

de 12 de abril de 1990, vinculado ao Ministrio da Previdncia Social, sendo sua origem a fuso dos Institutos IAPAS (Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social) INPS (Instituto Nacional da Previdncia Social). Conforme j dito, anteriormente, o INSS passa a reunir as atribuies de gerenciar e arrecadar contribuies oriundas do IAPAS, juntamente com as de conceder benefcios e servios previdencirios provenientes do INPS. As atribuies de gerenciamento e arrecadao por parte do INSS eram da competncia da Seo de Arrecadao e as atribuies de conceder benefcios e servios ainda so da competncia da Seo de Benefcios. A Lei Federal n 11.457/2007, que criou a Super Receita, alterou dispositivos da Lei no 8.212/91 unificando na Secretaria da Receita Federal do Brasil toda atividade fiscal da contribuio social. Anteriormente, havia uma diviso de atribuies fiscais entre o INSS e a Receita Federal, hoje, toda a competncia de arrecadao e fiscalizao foi unificada na Receita Federal do Brasil. O Art. 2 da Lei mencionada afirma que:
Alm das competncias atribudas pela legislao vigente Secretaria da Receita Federal, cabe Secretaria da Receita Federal do Brasil planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais previstas nas alneas a, b e c do pargrafo nico do art. 11 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, e das contribuies institudas a ttulo de substituio.

Assim, as contribuies das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio, as dos empregadores domsticos e as dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio de contribuio passaram a ser arrecadadas e fiscalizadas pela Receita Federal Unificada. 2 Relao Jurdica Previdenciria Filiao e Inscrio. So conceitos distintos. A filiao a relao jurdica estabelecida entre o segurado e o INSS, nos termos do RGPS, geradora de direitos e obrigaes mtuas. Para os segurados obrigatrios, decorre automaticamente do exerccio da atividade remunerada reconhecida como de vinculao compulsria. Para o segurado facultativo, a filiao decorre de ato volitivo, gerando efeito somente a partir da inscrio e do primeiro recolhimento de contribuio. Inscrio o ato de cadastramento do segurado junto ao RGPS sendo que, a inscrio do segurado empregado ou trabalhador avulso ser efetuada diretamente pela empresa, sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra.

Os direitos e as obrigaes previdencirias decorrem da filiao e no da inscrio.


Observaes: No se permite o pagamento de contribuies relativas a competncias anteriores data da inscrio do segurado facultativo; A inscrio do segurado facultativo somente permitida se no houver vinculao como segurado obrigatrio do RGPS ou qualquer outro Regime Previdencirio; Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao RGPS, ser obrigatoriamente inscrito e filiado em relao a cada uma delas (o reconhecimento da duplicidade da de filiao est previsto no 2, do art. 12, da Lei n 8.212/91); A inscrio exige a idade mnima de dezesseis anos, exceto na qualidade de menor aprendiz (quatorze anos);

Servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, so excludos do RGPS, desde que amparados por RPPS. Caso o servidor pblico ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo RGPS, tornar-se-o segurados obrigatrios em relao a essas atividades. 3- Espcies de Beneficirios Os beneficirios so os sujeitos ativos das prestaes previdencirias e dividem-se nas seguintes espcies:

Os Segurados (pessoas que mantm vnculo com a Previdncia Social), ou seja, os contribuintes; Os Dependentes (pessoas que mantm vnculo jurdico e/ou econmico com os segurados da Previdncia Social).

3.1- Conceito de Segurados ou Contribuintes Segurados ou contribuintes sero sempre pessoas fsicas, vinculadas ao RGPS por vontade prpria (facultativos) ou por imposio de lei (obrigatrios). Os segurados subdividem-se nas seguintes categorias: empregado, empregado domstico, trabalhador avulso, contribuinte individual, segurado especial e o facultativo.
3.2- Manuteno da Qualidade de Segurado Para ter direito aos benefcios da Previdncia Social, o trabalhador precisa estar em dia com suas contribuies mensais, caso contrrio, pode perder a qualidade de segurado. H situaes em que os segurados ficam um perodo sem contribuir e, mesmo assim, tm direito aos benefcios previdencirio, tambm conhecido como perodo de graa. Situaes legais que mantem a qualidade de segurado perante o INSS: Sem limite de prazo para o segurado que estiver recebendo qualquer espcie de benefcio previdencirio do RGPS; At 12 meses aps cessar o benefcio ou o pagamento das contribuies mensais; Obs.1- Esse prazo pode ser prorrogado para at 24 meses, se o trabalhador j tiver pagado mais de 120 (ou seja, mais de 10 anos) contribuies mensais sem interrupo que acarrete perda da qualidade de segurado junto ao Regime Geral de Previdncia Social; Obs. 2- O seguro-desemprego considerado um benefcio previdencirio, portanto, considerar-se-, a data da ltima parcela do recebimento de tal benefcio para fins de manuteno da qualidade de segurado e, no, a data da resciso contratual ou demisso; Para o trabalhador desempregado, os prazos anteriores sero acrescidos de mais 12 meses, desde que comprovada a situao por registro do Ministrio do Trabalho e Emprego, ou seja, registro no SINE (Sistema Nacional de Empregos);

At 12 meses aps cessar a segregao para o segurado acometido de doena de segregao compulsria, ou seja, doena que mantm o segurado isolado dos demais; At 12 meses aps o livramento para o segurado preso; At trs meses aps o licenciamento para o segurado incorporado s Foras Armadas; At seis meses aps ter interrompido o pagamento para o segurado facultativo. Obs.: Os itens anteriores so o da regra geral, consta, porm que h pequenas variaes. Para maiores esclarecimentos vide art. 15, 4 da Lei n 8.213/91, art. 14 do Decreto n 3.048/99 e, posteriores alteraes advindas da Lei n 11.933/09.

3.3- Conceito de Dependentes da Previdncia Social


So aqueles que possuindo uma relao jurdica ou de dependncia com os segurados, gozam de alguns benefcios previdencirios, mesmo no contribuindo diretamente para a Previdncia Social. A dependncia poder ser: Jurdica: dependentes presumidos, ou seja, aqueles que possuem um elo legal com o segurado. Ex: cnjuges, filhos de qualquer natureza (adotivos nascidos da relao matrimonial ou no). Econmica: a serem comprovados, ou seja, dependem economicamente do segurado, mas precisam fazer prova perante a Previdncia Social. Ex: Companheiros, pais, enteados.

3.4- Classes de Dependentes do Segurado


Nos termos da legislao previdenciria vigente so os seguintes os dependentes do segurado. Classe I Preferencial O cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido (independentemente da idade, a invalidez comprovada pela percia mdica do INSS). Classe II Os Pais Mediante comprovao de dependncia econmica. Classe III O Irmo no emancipado, de qualquer condio (unilateral, bilateral, adotivo), menor de 21 anos ou invlido (independentemente da idade, a invalidez comprovada pela percia mdica do INSS).

Ressalta-se o seguinte:
Os dependentes de uma classe concorrem em igualdade de condies. Ex: Se um segurado falece deixando a esposa e dois filhos, os trs tero direito penso, que ser rateada em partes iguais; A existncia de dependente de qualquer das classes, exclui o direito s prestaes para os dependentes das classes seguintes. Ex: Um segurado falece deixando dois dependentes, um filho e um irmo deficiente fsico/invlido. Ambos so seus dependentes. Perante o INSS apenas o seu filho ter direito penso por morte, visto que o mesmo dependente da CLASSE I Preferencial, excluindo, assim, qualquer dependente de OUTRA CLASSE; A inscrio dos dependentes ser feita quando do requerimento do benefcio a que tiver direito (Decreto n 4.079, de 09de janeiro de 2002); O menor sob guarda, desde que comprovada a dependncia econmica passa a ser dependente da classe preferencial, concorrendo em igualdade de condies com os outros dependentes da mesma classe, a partir de 08/06/2006 (Ao Civil Pblica n 97.0057902-6).

3.5 - Perda da Qualidade de Dependente


Ocorrer: Para o cnjuge, pela separao judicial ou divrcio, enquanto no lhe for assegurada a prestao de alimentos (penso alimentcia), pela anulao do casamento, pelo bito. Para companheiro, com fim da relao de unio estvel ou com a morte do companheiro; Para o filho e o irmo, de qualquer condio ao completar 21 anos de idade ou pela emancipao, salvo os invlidos; Para os dependentes em geral, pelo seu falecimento. 4- Perodos de Carncia

Para ter direito aos benefcios previdencirios, o segurado, de regra, precisa fazer comprovao de contribuio previdenciria por um nmero mnimo de meses, de acordo com a espcie do benefcio. Perodo ou prazo de carncia, isto , perodo durante o qual o segurado ainda carece do direito aos benefcios. Exemplo: Para ter direito ao gozo do benefcio de auxlio-doena, de regra, o segurado deve cumprir uma carncia mnima de 12 meses, ou seja, precisa ter contribudo por 12 meses para o INSS, antes da data do incio da doena ou da incapacidade para o trabalho. As contribuies que integraro a carncia no precisam ser consecutivas, ou seja, contam-se para efeito de carncia todas as contribuies pagas. Exemplo: Maria trabalhou na condio de empregada domstica no perodo de 10/01/1992 a 10/01/2000, ficou sem exercer qualquer atividade remunerada por 04 anos e no recolheu como contribuinte individual ou facultativa neste perodo. Em 10/08/2004 voltou a contribuir para o RGPS, na condio de contribuinte individual e mantm seus recolhimentos em dia at a presente data. Quando a Maria completar 60 anos de idade a mesma ir aposentar-se e ter todo o perodo de contribuio contado para efeitos de carncia, qual seja: 10/01/1992 a 10/01/2000 e 10/08/2004 at o ltimo recolhimento.

4.1. Data da Contagem do Perodo de Carncia


Para os segurados EMPREGADOS e TRABALHADORES AVULSOS, o perodo de carncia contado a partir da data da filiao ao RGPS (ou seja, data do contrato de trabalho). Para os segurados: EMPREGADO DOMSTICO, CONTRIBUINTE INDIVIDUAL (Empresrio, Autnomo, Equiparado a Autnomo, Micro empreendedor Individual) e FACULTATIVO, o perodo de carncia contado da data do primeiro recolhimento (pagamento) da primeira contribuio sem atraso. Cada modalidade de benefcio previdencirio exige um nmero mnimo para efeitos de perodo de carncia. A exceo se d com os benefcios de penso por morte, auxlio recluso e auxlio doena originado do acidente do trabalho. Adentrar-se- em cada perodo de carncia no momento do aprendizado sobre as espcies de benefcios previdencirios. 5. Salrio de Benefcio Conceito Valor bsico utilizado para clculo da renda mensal inicial (RMI) dos benefcios previdencirios, em regra, levar em considerao, de modo determinante, o valor dos salrios de contribuio do segurado. Para maiores esclarecimentos leciona o douto SAVARIS (2009, p. 342), ipsis litteris:
necessrio apontar que o salrio de contribuio no o valor da contribuio, mas a base de clculo da contribuio previdenciria do segurado. O salrio de contribuio tem uma dupla finalidade: de um lado, informa o valor da contribuio previdenciria do segurado; de outro lado, informa o valor dos benefcios previdencirios, seguindo-se relativamente uma lgica de que tanto mais elevada seja a contribuio para o sistema previdencirio, tanto maior ser a cobertura previdenciria. Todavia, alguns benefcios no so calculados segundo o valor do salrio de contribuio: 1234Benefcios mnimos do segurado especial (Lei 8.213/91, art. 39, I). Benefcios mnimos dos trabalhadores rurais (Lei 8.213/91, art. 143). Salrio-famlia (Lei 8.213/91, art. 66) Salrio maternidade (Lei 8.213/91, arts. 72 e 73).

Ademais, a CRFB/88 em seu art. 201, 2 dispe que Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. Tal dispositivo trata-se de uma garantia constitucional.

O percentual varivel de acordo com o benefcio e outros fatores, que sero estudados em cada prestao beneficiria. 5.1. Fator Previdencirio Conceito O objetivo do Fator Previdencirio, em linhas gerais, verificar por quanto tempo o segurado contribuiu para o Sistema, comparar sua expectativa de sobrevida, e definir o valor a ser pago a ttulo de benefcio, de maneira a manter a sustentabilidade do Sistema. Por esta razo conclui LEMES (2009, p. 80):
A cada dia aumenta expectativa de vida do cidado brasileiro; a evoluo dos servios de saneamento bsico, a melhor educao, alimentao e sade das pessoas contribuem para esta melhora de condio de vida; como consequncia, o segurado ficar em gozo de benefcio de aposentadoria por um tempo mais longo, sendo este, por vezes, mais extenso que o prprio tempo de contribuio. O fator, ento, procura adequar as contribuies vertidas para o sistema ao tempo estimado que o segurado ficar em gozo de benefcio.

A expectativa de sobrevida do segurado em idade de aposentadoria ser obtida a partir da tbua completa de mortalidade instituda, em conformidade, com a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, para toda a populao brasileira, considerando-se a mdia nacional nica para ambos os sexos. Apesar de o IBGE elaborar a tbua de mortalidade para homens e mulheres, de modo diferenciado, a opo do legislador recaiu pela tabela de ambos os sexos, no se fazendo distino para efeitos de anlise de expectativa de sobrevida. Todavia, a mulher , teoricamente, compensada da desvantagem de se aposentar mais cedo pelo incremento de cinco anos no seu tempo de contribuio, bem como a professora com incremento de dez anos e o professor com incremento de cinco anos, desde que comprovem, exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na Educao Infantil e no Ensino Fundamental e Mdio. Tais acrscimos efetuados pelo legislador so assim justificados por IBRAHIM (2009, p. 575), Este acrscimo visa a minimizar os prejuzos para as mulheres e os professores, que, ao se aposentarem mais cedo, tero fator previdencirio desfavorvel, em razo da maior expectativa de sobrevida. 5.2. Frmula do Clculo do Fator Previdencirio Em conformidade com o Anexo da Lei n 9.876/99, ipsis litteris:

Onde: f = fator previdencirio; Es = expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria; Tc = tempo de contribuio at o momento da aposentadoria; Id = idade no momento da aposentadoria; a = alquota de contribuio correspondente a 0,31.
O fator previdencirio considerado um grande desestmulo aposentadoria precoce. Ser tratado no estudo da aposentadoria por tempo de contribuio e na aposentadoria por idade (modalidade em que a sua aplicao facultativa).

CAPTULO 5 DOS BENEFCIOS E SERVIOS PREVIDENCIRIOS


1. Conceito As prestaes do Regime Geral de Previdncia Social correspondem aos direitos de cobertura previdenciria que detm os beneficirios (segurados e dependentes). Prestao previdenciria gnero de que so espcies benefcios e servios. Os benefcios so prestaes que hospedam contedo patrimonial, consistindo, na verdade, em pagamento de determinada importncia em dinheiro. J os servios, como o nome est a sugerir, consubstanciam prestaes que no correspondem ao pagamento de determinada renda. 2. Auxlio-Doena Previdencirio O auxlio-doena benefcio no-programado, decorrente da incapacidade temporria do segurado para o seu trabalho habitual. Porm, somente ser devido se a incapacidade for superior a 15 (quinze) dias consecutivos. O tema tratado na Lei n 8.213/91, arts. 59 a 63 e no RPS (Decreto n 3.048/99), arts. 71 a 80. Assim como na aposentadoria por invalidez, no ser devido auxlio-doena ao segurado que se filiar ao RGPS j portador de doena ou leso invocada como causa para a concesso do benefcio, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso. Como regra geral, este benefcio possui carncia, de 12 (doze) contribuies mensais, ou seja, a data do incio da doena (DID) e a data do incio da incapacidade (DII) devem ocorrer num perodo aps as 12 contribuies mensais. O auxlio-doena consiste numa renda mensal inicial (RMI) de 91% do salrio de benefcio, sem a aplicao da alquota do fator previdencirio , com incio da seguinte forma: A contar do 16 dia de afastamento da atividade para o segurado empregado ou trabalhador avulso, exceto o domstico; A contar da data do incio da incapacidade, para os demais segurados; ou A contar da data de entrada do requerimento, quando requerido aps o 30 dia de afastamento da atividade, para todos os segurados. Ex. 01: Maria da Paz empregada em uma loja qualquer e, est afastada a partir de 05/02/2011, por 60 dias. Os 15 primeiros dias de afastamento sero pagos pelo empregador e, a partir do 16 dia de afastamento dever ser encaminhada para a percia mdica oficial do INSS. Para os empregados domsticos, contribuinte individual (empresrio, profissionais liberais, trabalhadores por conta prpria, micro empreendedor individual, dentre outros), a Previdncia Social paga todo o perodo de afastamento desde a data do requerimento junto agncia do INSS, no sendo necessrio o cumprimento do lapso temporal de 16 dias para requerimento do benefcio. Ex. 02: Jos Pedro jardineiro na casa de Maria, assim sendo, da categoria de empregado domstico. Jos consultou e ir afastar-se das atividades laborais por 70 dias, a partir de 05/02/2011. Como o mesmo empregado domstico poder requerer o benefcio junto ao INSS a qualquer momento, uma vez que Maria no o pagar durante 15 dias de afastamento. Obs.1: O STJ j decidiu que, tratando-se de auxlio-doena requerido por segurado no empregado, o benefcio ser devido a partir do incio da incapacidade laborativa, assim considerada, quando no houver requerimento administrativo, a data da juntada do laudo pericial em juzo (REsp. 445.604 / SC, Rel. Min. Hamilton Carvalhido, 6 Turma, DJ 13/12/2004, p. 465).

Obs. 2: O auxlio-doena ser devido durante o curso de reclamao trabalhista relacionada com resciso do contrato de trabalho, ou aps a deciso final, desde que implementadas as condies mnimas para a concesso do benefcio. O benefcio de auxlio-doena previdencirio exige uma carncia de no mnimo 12 contribuies para o RGPS, como j dito, porm, algumas doenas so isentas de carncia, tais como: Tuberculose ativa; Hansenase; Paralisia irreversvel e incapacitante; Cardiopatia grave; Doena de Parkinson, dentre outras (ver lista completa no RPS Decreto n 3.048/99). O segurado que est em gozo de benefcio de auxlio-doena obrigado a realizar percia mdica periodicamente junto ao INSS, independentemente de sua idade e sob pena de suspenso do benefcio e/ou a submeter-se a processo de Reabilitao Profissional3 prescrito e custeado pela Previdncia Social. O segurado empregado que perceber renda de salrio de benefcio inferior a R$ 862,11, (oitocentos e sessenta e dois reais e onze centavos) receber, juntamente com o valor do salrio de auxlio-doena, o benefcio do salrio-famlia, referente aos seus filhos menores de 14 (catorze) anos de idade. Nas prximas laudas haver explicao sobre salrio-famlia. O auxlio-doena previdencirio extinguir com o evento das seguintes hipteses: Morte do segurado em afastamento; Alta mdica efetuada por Mdico Perito do INSS; Concesso de Aposentadoria por Invalidez, tambm efetuada por Mdico Perito do INSS. O auxlio-doena considerado um benefcio que abrange um risco social, ou contingncia social, que a incapacidade laboral temporria. O segurado em gozo do auxlio-doena poder receber alta mdica, via percia oficial do INSS e, ao realizar o exame de retorno ao trabalho, via percia mdica ocupacional do trabalho, receber novo afastamento ou a concluso de que no est capacitado para a atividade laboral. Tal situao muito comum nos dias atuais e, ao segurado que passar por essa experincia facultado o direito interposio de recurso administrativo perante o CRPS (Conselho de Recursos da Previdncia Social), ou at mesmo ao ingresso em juzo para dirimir as divergncias entre as percias a cargo do INSS, da sade ocupacional do trabalho e/ou mdicos especialistas. 3. Auxlio-doena por Acidente de Trabalho Em termos prticos funciona da mesma forma que o auxlio-doena previdencirio, com algumas peculiaridades: Somente os segurados empregados, segurados especiais, mdico-residente ou trabalhadores avulsos tero direito ao benefcio; O empregador dever cadastrar a CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho), no prazo de 24 horas, a partir da data do acidente; O segurado dever aguardar o 16 dia para requerer o benefcio, mesmo com a CAT j cadastrada; No exige carncia, mas exige a filiao junto ao RGPS; O empregado aps a alta mdica efetuada por mdico perito do INSS gozar de estabilidade de 12 meses, a partir da data da cessao do benefcio (ou seja, no poder ser demitido no prazo de 12 meses); O julgamento das lides acidentrias sempre da competncia da Justia Estadual (art. 109, I, da CRFB/88).
3

Reabilitao Profissional tema ser tratado nas prximas laudas.

O auxlio-doena por acidente do trabalho no o mesmo benefcio cuja nomenclatura auxlio-acidente (este possui carter indenizatrio e ser abordado nas prximas laudas).

O auxlio-doena por acidente de trabalho poder ser de trs espcies:


Tpico: aquele que ocorre em decorrncia da atividade laboral por um fortuito qualquer; Doena: a doena denominada de ocupacional e ocorre devido ao exerccio da atividade laboral. Ex: LER (Leso por Esforos Repetitivos) e; Trajeto: o acidente ocorre entre o trajeto do segurado para o trabalho ou no trajeto para o retorno para casa. Obs.: No mais, tudo funciona como no benefcio de auxlio-doena, exceto a lista de doenas isentas de carncia, visto que o benefcio de auxlio-doena por acidente do trabalho j isento de carncia. Todos os segurados em gozo do benefcio de auxlio-doena (previdencirio ou por acidente do trabalho) podero, (a cargo da percia mdica do INSS passar pelo Programa de Reabilitao Profissional ser abordado nas prximas laudas). O auxlio-doena por acidente do trabalho tambm consiste numa renda mensal inicial (RMI) de 91% do salrio de benefcio, sem a aplicao da alquota do fator previdencirio. 4. Aposentadoria por Invalidez Para a concesso da aposentadoria por invalidez, o segurado deve ser considerado incapaz e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de qualquer atividade que lhe garanta subsistncia. Dispositivos legais: Lei n 8.213/91, arts. 42 a 47; Decreto n 3.048/99, arts. 43 a 50. Segundo o art. 43 da Lei n 8.213/91, ser concedido o benefcio quando a percia mdica oficial concluir pela existncia de incapacidade total e definitiva para o trabalho. Conforme lio de IBRAHIM (2009, p. 601) ipsis litteris:
A Aposentadoria por Invalidez concedida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nessa condio.

Benefcio concedido aos segurados que, por doena ou acidente, forem considerados pela percia mdica da Previdncia Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de servio ou atividade que lhes garanta o sustento. No ter direito aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar Previdncia Social, j tiver doena ou leso que geraria o benefcio, a no ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade. Nesse sentido temos a lio do douto SAVARIS (2009, p. 369), ipsis litteris:
Nada impede que o segurado ingresse no RGPS j portador de alguma doena ou leso e venha requerer benefcio por incapacidade em virtude desse mesmo problema, mas desde que tena ocorrido a progresso ou agravamento da doena ou da leso. A tese inicial, nestes casos, que, de fato, ao tempo do ingresso na Previdncia Social o segurado era portador de uma doena (por ex., era portador do vrus HIV), mas no era incapaz para o trabalho, o que somente ocorreu aps a filiao, em virtude de agravamento da referida doena.

Alm da SIDA (Sdrome de Imunodeficincia Adquirida) temos um rol de doenas que poder se agravar ao longo dos anos, tais como: metstases, lupus, esclerose mltipla, ELA (esclerose lateral amiotrfica) , ortoastrose coxo-femural etc.

Para ter direito ao benefcio, o segurado dever possuir a carncia mnima de 12 meses, para requerimento do auxlio-doena previdencirio, exceto nas hipteses das doenas isentas de carncia. Caso o benefcio de origem seja o auxlio-doena por acidente do trabalho esse prazo de carncia no exigido, mas preciso que o segurado esteja filiado junto ao RGPS. O aposentado por invalidez impedido legalmente de exercer qualquer atividade remunerada, sob pena da cessao da aposentadoria. O contrato de trabalho do aposentado por invalidez fica suspenso at o momento em que o aposentado solicita a converso de sua aposentadoria para a aposentadoria por idade. A efetivao s ocorrer no momento em que o segurado aposentado por invalidez solicitar a converso para a aposentadoria por idade, se homem aos 65 anos, se mulher aos 60 anos (observando-se a reduo de cinco anos para ambos os sexos no caso do segurado especial). A execeo do trmino do contrato de trabalho poder ocorrer em virtude do disposto no art. 475, 1 da CLT, que permite ao empregador rescindir o contrato de trabalho para fins de pagamento das verbas rescisrias do aposentado por invalidez que recupera sua capacidade laboral mesmo que parcialmente. Assim dispe o art. 475, 1 da CLT, ipsis litteris:
O empregado que for aposentado por invalidez ter suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdncia social para a efetivao do benefcio. 1 Recuperando o empregado a capacidade de trabalho e sendo a aposentadoria cancelada, ser-lhe- assegurado o direito funo que ocupava ao tempo da aposentadoria, facultado, porm, ao empregador, o direito de indeniz-lo por resciso do contrato de trabalho, nos termos dos arts. 477 e 478, salvo na hiptese de ser ele portador de estabilidade, quando a indenizao dever ser paga na forma do art. 497.

O TST j admitiu que o empregado que tem seu contrato de trabalho suspenso em razo de aposentadoria por invalidez pode ser demitido caso a empresa seja fechada (RR 9.776/2002). A Smula n 160 do TST, prev que cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps os cinco anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador, indeniz-lo na forma da lei. O aposentado por invalidez poder ou no ser intimado pelo INSS para realizar percia mdica, para fins de constatao da permanncia da incapacidade. No existe um prazo determinado para o INSS deixar de convocar o aposentado e, normalmente, as percias so escalonadas a cada 02 anos. Ainda, conforme IBRAHIM (2009, p. 604):
O atual regramento legal da matria no mais prev o momento em que o benefcio torna-se definitivo, dispensando o segurado das percias mdicas, ao contrrio do que previa a Consolidao das Leis da Previdncia Social CLPS (Decreto n 89.312/84, art. 30, 6) e o art. 101 da Lei n 8.213/91, as quais extinguiam o acompanhamento mdico aos 55 anos. A Lei n 9.032/95 suprimiu esta previso. comum ainda ouvir-se falar do prazo de cinco anos para a definitividade do benefcio, mas que no existe h diversas dcadas. [...] com o advento da LOPS (Lei n 3.807/60), tal interregno deixou de existir, havendo poca, a possibilidade de converso automtica da aposentadoria por invalidez no benefcio por idade (art. 30, 2).

Durante o gozo da aposentadoria por invalidez o aposentado poder ser encaminhado para o Programa da Reabilitao Profissional e, consequentemente, poder passar por processo de Desaposentao.

A renda mensal inicial (RMI) aplicada aposentadoria por invalidez ser correspondente a 100% do salrio de benefcio e no se utiliza o fator previdencirio. 5. Da Desaposentao O segurado em gozo de Aposentadoria por Invalidez retorna ao trabalho por conta prpria, sendo assim, seu benefcio ser interrompido at que se cumpra o prazo da ampla defesa e do contraditrio e, anlise da percia mdica. Este poder tambm solicitar o cancelamento de sua aposentadoria, mas passar por mdico perito do INSS que dever ou no cancelar a Aposentadoria por Invalidez. Reduo Gradativa Ocorre a cargo do INSS e o segurado, de regra, passa por processo de Reabilitao Profissional. Recuperao total do segurado e em 05 anos a contar do benefcio de origem (auxlio doena ou auxlio doena por acidente de trabalho). Retorno de imediato, para o segurado habilitado com o Certificado da Reabilitao Profissional (caso volte para o seu cargo de origem na qual desempenhava antes de aposentar-se). Ex: Joo afastou-se pelo auxlio doena por acidente de trabalho em 14/10/2006, aps percias peridicas aposentou-se por invalidez em 10/10/2007. Em 02/01/2008 Joo foi convocado para participar do Programa da Reabilitao Profissional e, em 10/05/2009 recebeu alta do programa, bem como Certificado de Habilitao para o retorno atividade exercida anteriormente, na mesma empresa. Seu retorno ser de imediato.

Recuperao parcial do segurado ou aps o perodo de 05 anos a contar do benefcio de origem (auxlio doena ou auxlio doena por acidente de trabalho), ou ainda quando o segurado for declarado apto para o exerccio de trabalho diverso do qual habitualmente exercia, a aposentadoria ser mantida, sem prejuzo da volta atividade: Pelo seu valor integral, durante seis meses contados da data em que for verificada a ecuperao da capacidade; Com reduo de 50%, no perodo seguinte de seis meses; e Com reduo de 75%, tambm por igual perodo de seis meses, ao trmino do qual cessar definitivamente. A nica modalidade de Desaposentao aceita pela legislao previdenciria consiste na modalidade da aposentadoria por invalidez, nas demais modalidades h a necessidade de ajuizamento de ao judicial. 6. Diferenas entre Auxlio-Doena e Auxlio-Doena por Acidente do Trabalho A concesso de um benefcio acidentrio gera estabilidade no emprego, por um perodo de 12 meses, aps a data da cessao do benefcio de auxlio-doena por acidente do trabalho; A concesso de um benefcio acidentrio gera depsito de FGTS conforme a Lei n 8.036/90 (art. 15, 5). O que se discute em matria doutrinria e jurisprudencial o fato de haver depsito de FGTS nas prestaes de aposentadoria por invalidez acidentria; Com a concesso de benefcio acidentrio haver a possibilidade de se comprovar nexo causal e fazer prova perante a Justia do Trabalho quanto responsabilidade civil do empregador. 7. Auxlio-Acidente

Trata-se de benefcio previdencirio acidentrio cujo carter indenizatrio tem como fundamento ressarcir algumas espcies de segurados, desde que comprovem sequelas que impliquem a sua reduo de sua capacidade laborativa (art. 104, do Decreto n 3.048/99). Este benefcio concedido somente aps a consolidao das leses decorrentes do acidente, dever ser requerido pelo segurado aps a cessao do benefcio de auxliodoena por acidente do trabalho, pois sua concesso no automtica. O trmino do auxlio-acidente ocorrer com o bito do segurado ou com a aposentadoria, pois a partir da Lei n 9.528/97, o benefcio no pode ser cumulado com aposentadoria, porm seu valor passa a integrar o salrio de contribuio para efeitos de clculo da aposentadoria futura, ipsis litteris:
Art. 86. O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado quando, aps consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. 1 O auxlio-acidente mensal corresponder a cinqenta por cento do salrio-de-benefcio e ser devido, observado o disposto no 5, at a vspera do incio de qualquer aposentadoria ou at a data do bito do segurado.

O valor do benefcio ser correspondente a 50% (cinquenta por cento) do salrio percebido pelo segurado no benefcio anterior (auxlio-doena por acidente), podendo ser inferior ao salrio mnimo vigente, no se utiliza a alquota do fator previdencirio. 8. Salrio-Famlia Benefcio pago aos trabalhadores com remunerao mensal de at R$ 862,11 (oitocentos e sessenta e dois reais e onze centavos) para auxiliar no sustento dos filhos de at 14 (catorze) anos de idade ou invlidos de qualquer idade. (Observao: so equiparados aos filhos, os enteados e os tutelados que no possuem bens suficientes para o prprio sustento). De acordo com a Portaria Interministerial n 568, de 31 de dezembro de 2010, o valor do salrio famlia a partir de 1/01/2010, de R$ 29,41 (vinte e nove reais e quarenta e um centavos), por filho de at 14 anos de idade ou invlido de qualquer idade (tem que passar pela percia mdica do INSS) , para quem recebe salrio at R$ 573,58 (quinhentos e setenta e trs reais e cinquenta e oito centavos). Para o trabalhador que recebe salrio de R$ 573,59 (quinhentos e setenta e trs reais e cinquenta e nove centavos) at R$ 862,11 (oitocentos e sessenta e dois reais e onze centavos), o valor do salrio famlia por filho de at 14 anos de idade ou invlido, de R$20,73 (vinte reais e setenta e trs centavos). Possuem direito ao salrio-famlia apenas os trabalhadores empregados e os avulsos. Os empregados domsticos, contribuintes individuais, segurados especiais e facultativos no recebem salrio-famlia. Para a concesso do salrio-famlia, a Previdncia Social no exige carncia, basta estar filiado ao RGPS. O salrio-famlia ser pago mensalmente ao empregado pela empresa qual est vinculado e deduzido do recolhimento das contribuies sobre a folha salarial . Os trabalhadores avulsos recebero dos sindicatos, mediante convnio com a Previdncia Social. O benefcio ser pago diretamente pela Previdncia Social quando o segurado estiver recebendo auxlio-doena, se j ele recebesse o salrio-famlia em atividade. Caber tambm Previdncia Social pagar o salrio-famlia para os aposentados por invalidez. Os demais aposentados tero direito ao salrio famlia a partir dos 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens). O trabalhador rural aposentado receber o benefcio desde que comprove ter dependentes com menos de 14 (catorze) anos ou invlidos de qualquer idade. O salrio-famlia comear a ser pago a partir da comprovao do nascimento da

criana ou da apresentao dos documentos necessrios para requerimento do benefcio. O pagamento do benefcio ser suspenso se no forem apresentados atestados de vacinao (crianas com idade entre 0 e 07 anos) e declarao de frequncia escolar dos filhos (este ltimo se os filhos estiverem em idade escolar, a partir dos 07 anos), e quando os filhos completarem 14 anos de idade. O trabalhador s ter direito a receber o benefcio no perodo em que ele ficou suspenso se apresentar esses documentos. 9. Seguro-Desemprego O seguro-desemprego um benefcio integrante da Seguridade Social, garantido pelo art. 7 dos Direitos Sociais da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, e tem por finalidade promover a assistncia financeira temporria ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. A assistncia financeira concedida em no mximo cinco parcelas, de forma contnua ou alternada, a cada perodo aquisitivo de dezesseis meses, conforme a seguinte relao: Trs parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empregatcio de no mnimo seis meses e no mximo onze meses, nos ltimos trinta e seis meses; Quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empregatcio de no mnimo doze meses e no mximo 23 meses, nos ltimos 36 meses; e Cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empregatcio de no mnimo 24 meses, nos ltimos 36 meses. Perodo aquisitivo o limite de tempo que estabelece a carncia para recebimento do benefcio. Assim, a partir da data da ltima dispensa que habilitar o trabalhador a receber o seguro-desemprego, deve-se contar os dezesseis meses que compem o perodo aquisitivo. Valor do Benefcio A apurao do valor do benefcio tem como base o salrio mensal do ltimo vnculo empregatcio: Tendo o trabalhador recebido trs ou mais salrios mensais a contar desse ltimo vnculo empregatcio, a apurao considerar a mdia dos salrios dos ltimos trs meses; Caso o trabalhador, em vez dos trs ltimos salrios daquele vnculo empregatcio, tenha recebido apenas dois salrios mensais, a apurao considerar a mdia dos salrios dos dois ltimos meses; e Caso o trabalhador, em vez dos trs ou dois ltimos salrios daquele mesmo vnculo empregatcio, tenha recebido apenas o ltimo salrio mensal, este ser considerado, para fins de apurao. Obs.: Caso o trabalhador no tenha trabalhado integralmente em qualquer um dos ltimos trs meses, o salrio ser calculado com base no ms de trabalho completo. Para aquele que recebe salrio/hora, semanal ou quinzenal, o valor constante no requerimento dever ser o do salrio mensal equivalente, conforme a regra abaixo: Clculo do Salrio Mensal Salrio/hora = Y --> Salrio mensal = Y x 220 Salrio/dia = Y--> Salrio mensal = Y x 30 Salrio/semana =Y --> Salrio mensal = Y 7 x 30 Salrio/quinzena = Y --> Salrio mensal = Y x 2 O ltimo salrio obrigatoriamente aquele recebido no ms da dispensa.

Tabela para Clculo do Benefcio do Seguro-Desemprego Calcula-se o valor do Salrio Mdio dos ltimos trs meses trabalhados e

aplica-se na tabela abaixo, considerendo-se o salrio mnimo vigente correspondente a R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais):
Faixas de salrio mdio At R$ 891,40 De R$891,41 1.485,83 at Valor da parcela Multiplica-se salrio mdio por 0.8 (80%) R$ O que exceder a R$ 891,41 multiplica-se por 0,5 (50%) e soma-se a R$ 713,12. O valor da parcela invariavelmente. ser de R$ 1.010,34

Acima de R$ 1.485,83 Obs.:

O valor do benefcio no poder ser inferior ao valor do salrio mnimo vigente. Em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2011.

10. Salrio Maternidade


Cabe empresa pagar o salrio maternidade devido empregada gestante, efetivando-se a compensao, de acordo com o disposto no art. 248, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, poca do recolhimento das contribuies incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio. A empresa dever conservar durante 10 (dez) anos os comprovantes dos pagamentos e os atestados correspondentes. As seguradas que contribuem para a Previdncia Social tm direito ao salrio maternidade nos 120 (cento e vinte dias) dias em que ficam afastadas do emprego por causa do parto. O benefcio foi estendido tambm para as mes adotivas e, a partir de 14/06/2007, para a segurada desempregada (empregada, trabalhadora avulsa e domstica), cujas contribuies (contribuinte individual, facultativa) cessaram , e segurada especial, desde que mantida a qualidade de segurada.

O salrio maternidade concedido segurada que adotar uma criana ou ganhar a guarda judicial para fins de adoo:
se a criana tiver at um ano de idade, o salrio maternidade ser de 120 dias; se tiver de um ano a quatro anos de idade, o salrio maternidade ser de 60 dias;

se tiver de quatro anos a oito anos de idade, o salrio maternidade ser de 30 dias. Para concesso do salrio maternidade, no exigido tempo mnimo de contribuio das seguradas empregadas, empregada domsticas e trabalhadoras avulsas, desde que comprovem filiao nesta condio na data do afastamento para fins de salrio maternidade ou na data do parto.
As contribuintes facultativas e a individuais tm que ter o mnimo de dez contribuies para receber o benefcio. A segurada especial receber o salrio maternidade se comprovar no mnimo dez meses de trabalho rural antes da data do parto. Se o nascimento for prematuro, a carncia ser reduzida no mesmo total de meses em que o parto foi antecipado. Considera-se parto, o nascimento ocorrido a partir da 23 semana de gestao, inclusive natimorto. Nos abortos espontneos ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a me), ser pago o salrio maternidade por duas semanas.

A segurada que exerce mais de uma atividade ou possui empregos simultneos ter direito a um salrio maternidade para cada emprego/atividade, desde que contribua para o RGPS nas duas funes. O salrio maternidade devido a partir do oitavo ms de gestao (comprovado por atestado mdico) ou da data do parto (comprovado pela certido de nascimento). A partir de setembro de 2003, o pagamento do salrio maternidade das gestantes empregadas passou a ser feito diretamente pelas empresas, que, a partir de 2007 so ressarcidas pela Receita Federal do Brasil. As mes adotivas, contribuintes individuais, facultativas e empregadas domsticas tero de pedir o benefcio nas Agncias da Previdncia Social.

Em casos comprovados por atestado mdico, o perodo de repouso poder ser prorrogado por duas semanas, ou seja, catorze dias ao final dos 120 dias de licena legal.
Valor do Benefcio A segurada empregada ter seu salrio de benefcio calculado da seguinte maneira: Segurada que possui salrio fixo receber o valor integral da remunerao mensal; Segurada que possui salrio varivel receber o equivalente mdia salarial dos seis meses anteriores ao parto; e Segurada que possui salrio acima do teto mximo previdencirio ter seu benefcio limitado ao teto salarial do Ministro do Supremo Tribunal Federal. As demais seguradas vinculadas ao RGPS tero seus salrios calculados da seguinte maneira: A segurada avulsa receber o equivalente ao ltimo ms de trabalho, observado o teto limitado ao teto salarial do Ministro do Supremo Tribunal Federal; Para a empregada domstica o salrio maternidade equivalente ao ltimo salrio de contribuio; A trabalhadora rural ter direito a um salrio mnimo vigente; e A contribuinte individual e a facultativa tm direito ao equivalente a 1/12 da soma dos 12 ltimos salrios de contribuio apurados em um perodo de no mximo 15 meses, observado o limite mximo dos benefcios previdencirios.

11. Penso por Morte


Benefcio concedido aos dependentes do segurado quando o mesmo falece. Para concesso do benefcio da penso por morte, no h tempo mnimo de contribuio, ou seja, o benefcio isento de carncia, mas imprescindvel a qualidade de segurado na data do bito ou que o segurado estivesse no perodo de graa ou perodo de carncia. A certido de bito o documento necessrio para a comprovao do evento, no se permitindo apenas a apresentao da guia de sepultamento. A penso poder ser concedida por morte presumida nos casos de desaparecimento do segurado em catstrofe, acidente ou desastre. Sero aceitos como prova do desaparecimento: Boletim de Ocorrncia da Polcia, documento confirmando a presena do segurado no local do desastre, noticirio dos meios de comunicao e outros. Nesses casos, o pensionista dever apresentar no prazo de seis em seis meses, documento sobre o andamento do processo judicial de desaparecimento at que seja emitida a certido de bito.

Dependentes
So trs classes: Classe I- Preferencial: Cnjuge, companheiro(a) e filhos menores de 21 anos, noemancipados ou invlidos;

Classe II- Pais; Classe III- Irmos menores de 21 anos, no-emancipados ou invlidos. Os enteados ou menores de 21 anos que estejam sob tutela do segurado possuem os mesmos direitos dos filhos, desde que no possuam bens para garantir seu sustento e sua educao. A dependncia econmica de cnjuges e filhos presumida. Nos demais casos devero ocorrer comprovao da dependncia econmica mediante a apresentao de documentos, tais como declarao do Imposto de Renda, aplice de seguros, dependncia em planos de sade, contas bancrias conjuntas etc. Para ser considerado companheiro (a) preciso comprovar unio estvel com segurado(a). A Ao Civil Pblica n 2000.71.00.009347-0 determina que companheiro (a) homossexual de segurado (a) ter direito a penso por morte e auxlio-recluso. Havendo dependentes de uma classe, os integrantes da classe seguinte perdem o direito ao benefcio. Ser rateada em partes iguais o valor da penso por morte para os dependentes de uma mesma classe. Extinguindo-se a quota de um dos dependentes, sua parte ser rateada entre os demais.

O benefcio cessa quando o pensionista falece, quando se emancipa ou completa 21 anos (no caso de filhos ou irmos do segurado) ou quando acaba a invalidez (no caso de pensionista invlido). O benefcio de penso por morte ter seu incio em: A partir da data do bito, se solicitado o requerimento no INSS at 30 dias, a contar a data do evento; A partir da data de entrada do requerimento, se solicitado o requerimento aps 30 dias, a contar a data do evento, salvo quando se tratar de menores de 16 anos de idade; e A partir da data da distribuio de processo judicial para confirmao de deciso ou emisso de certido quando se tratar de morte presumida.
A renda mensal inicial (RMI) corresponde a 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia no dia da morte ou que teria direito se estivesse aposentado por invalidez. A penso por morte deixada por trabalhadores rurais da categoria de segurados especiais ser concedida no valor de um salrio mnimo, desde que comprovado o efetivo exerccio da atividade rural pelo falecido. A esposa viva que percebe penso por morte de marido poder casar-se novamente sem prejuzo do benefcio de penso deixada pelo primeiro esposo.

12. Auxlio-Recluso
Os dependentes do segurado que for preso por qualquer motivo tm direito a receber o auxlio-recluso durante todo o perodo da recluso. O benefcio ser pago se o trabalhador no estiver recebendo salrio da empresa, auxlio-doena, aposentadoria ou qualquer outro benefcio previdencirio. No exige carncia, mas exige qualidade de segurado. A partir de 1 de janeiro de 2011, aps Portaria n 568, de 31 de dezembro de 2010 ser devido aos dependentes do segurado, cujo salrio de contribuio seja igual ou inferior a R$ 862,11 (oitocentos e sessenta e dois reais e onze centavos) independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas. Aps a concesso do benefcio, os dependentes do recluso devem apresentar Previdncia Social, de trs em trs meses, atestado de que o trabalhador continua preso, emitido por autoridade competente. Esse documento pode ser a certido de priso preventiva, a certido da sentena condenatria, o atestado de recolhimento do segurado priso ou atestado carcerrio.

Para os segurados com idade entre 16 e 18 anos, sero exigidos o despacho de internao e o atestado de efetivo recolhimento a rgo subordinado ao Juizado da Infncia e da Juventude.

O auxlio recluso deixar de ser pago:


Com a morte do segurado e, nesse caso, o auxlio-recluso ser convertido em penso por morte; Em caso de fuga, liberdade condicional, transferncia para priso albergue ou extino da pena; Com a separao judicial, divrcio ou fim da unio estvel, sem prstao de alimentos por determinao judicial, na hiptese de cnjuge ou companheiro (a); Quando o dependente completar 21 anos ou for emancipado; e Com o fim da invalidez ou morte do dependente.

Todas as categorias de segurados da Previdncia Social tero direito ao auxlio-recluso para seus dependentes.
O valor da renda mensal inicial (RMI) ser 100% do salrio de benefcio, no se utilizando a alquota do fator previdencirio.

Em caso de fuga, o pagamento interrompido e s pode ser restabelecido a partir da data da recaptura. Em caso de falecimento do detento, o benefcio automaticamente convertido em penso por morte. Havendo mais de um dependente, o auxlio dividido entre todos, em partes iguais. As regras para a concesso do benefcio quanto distribuio por dependentes so as mesmas utilizadas na concesso do benefcio de penso por morte.
13. Aposentadoria por Idade O tema tratado na Lei n 8. 213/91 nos arts. 48 a 51, no Decreto n 3.048/99, arts. 51 a 55. O benefcio de aposentadoria por idade tambm conhecido como aposentadoria por velhice. Concedido aos 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos considerados da categoria de segurados especiais. Com a promulgao da CRFB/88 os trabalhadores rurais da categoria de segurados especiais passaram a integrar o rol de dependentes da Seguridade Social e, diante isso, passaram a ter o direito da concesso da aposentadoria por idade, reduzido em cinco anos o limite de idade, conforme j disposto acima. Antes da vigncia da Lei n 8.213/91 o idoso precisava comprovar apenas 60 contribuies mensais, ou seja, 05 (cinco) anos de contribuio. Atualmente, a carncia exigida para a concesso do benefcio de 180 (cento e oitenta) contribuies mensais para os segurados filiados no RGPS a partir de 24/07/1991. Os filiados no RGPS antes da data de 24/07/1991 devero observar o disposto no art. 142, da Lei n 8.213/91 (regra transitria) para o incremento de carncia. A citada regra, prev o aumento progressivo da carncia para os segurados, de acordo com o ano de implemento das demais condies para o benefcio, consta, porm, que a Lei n 10.666/03 excluiu a perda da qualidade de segurado para aqueles que j tenham, no mnimo a carncia de 180 contribuies. A seguir, apresentar-se- a Tabela Progressiva de Carncia, disposta no art. 142 da Lei n 8.213/91, com alterao dada pela Lei n 9.032/95, ipsis litteris: Tabela Progressiva de Carncia

Ano de implemento das condies 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Meses de contribuio exigidos 60 meses 60 meses 66 meses 72 meses 78 meses 90 meses 96 meses 102 meses 108 meses 114 meses 120 meses 126 meses 132 meses 138 meses 144 meses 150 meses 156 meses 162 meses 168 meses 174 meses 180 meses

Exemplo: Ana Maria filiou-se ao RGPS em maio de 1991 e veio a atingir a idade de 60 anos completos em 2000, neste caso, Ana Maria dever comprovar apenas 114 meses de contribuio. A renda mensal inicial (RMI) da aposentadoria por idade ser correspondente a 70% do salrio de benefcio, mais 1% por grupo de doze contribuies mensais, at o mximo de 30%, e a alquota do fator previdencirio utilizada quando positiva. A modalidade de aposentadoria por idade compulsria no mais existe no RGPS, porm o art. 51 da Lei n 8.213/91, permite tal modalidade de aposentadoria desde que o empregador faa o requerimento administrativo e o acerto monetrio de todas as verbas trabalhistas e rescisrias. Ademais, o trabalhador dever possuir a carncia mnima de contribuio, alm da idade mnima de 65 anos, se mulher e, 70 anos, se homem. A aposentadoria por idade do trabalhador rural na condio de segurado especial possui peculiaridades tais como: comprovao do efetivo exerccio da atividade rural, mesmo que de forma descontnua e sua previso legal est contida nos artigos 39, I e 48, 2, da Lei n 8.213/91 e alteraes advindas da Lei n 11.718/09. 14. Aposentadoria por Tempo de Contribuio e suas Modalidades COM RENDA INTEGRAL

A expresso aposentadoria por tempo de contribuio surgiu com a EC n 20, de 15 de dezembro de 1998, dando fim antiga denominao aposentadoria por tempo de servio, mas precisamente com o advento da Lei n 9.876/99 (que alterou a forma de clculo dos benefcios previdencirios e criou o fator previdencirio). Requisitos: Decreto n 3.048/99, ipsis verbis:
Art. 56. A aposentadoria por tempo de contribuio ser devida ao segurado aps trinta e cinco anos de contribuio, se homem, ou trinta anos, se mulher , observado o disposto no art. 199-A. Art. 199-A. A partir da competncia em que o segurado fizer a opo pela excluso do direito ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio, de onze por cento, sobre o valor correspondente ao limite mnimo mensal do salrio-de-contribuio, a alquota de contribuio: I - do segurado contribuinte individual, que trabalhe por conta prpria, sem relao de trabalho com empresa ou equiparado; II - do segurado facultativo; III - do MEI de que trata a alnea p do inciso V do art. 9, cuja contribuio dever ser recolhida na forma regulamentada pelo Comit Gestor do Simples Nacional. (Nova redao dada pelo Decreto n 6.722, de 30/12/2008) 1o O segurado que tenha contribudo na forma do caput e pretenda contar o tempo de contribuio correspondente, para fins de obteno da aposentadoria por tempo de contribuio ou de contagem recproca do tempo de contribuio, dever complementar a contribuio mensal mediante o recolhimento de mais nove por cento, acrescido de juros de que trata o disposto no art. 239. 2o A contribuio complementar a que se refere o 1o ser exigida a qualquer tempo, sob pena do indeferimento ou cancelamento do benefcio.

A regra a seguinte: aquele que optar por alterar sua alquota de contribuio de no mnimo 20% para 11% deixar de ter a expectativa de um dia aposentar-se por Tempo de Contribuio, exceto se pagar com juros a diferena de 9% que deixou de recolher (para contribuintes individuais do PSPS Plano Simplificado de Previdncia Social ou MEI Micro empreendedor individual. A renda mensal inicial (RMI) da aposentadoria por tempo de contribuio com renda integral ser correspondente a 100% do salrio de benefcio, aplicando-se o fator previdencirio, compulsoriamente. COM RENDA PROPORCIONAL Trata-se da aposentadoria por tempo de contribuio para aqueles segurados que poca da vigncia da EC 20/1998, mantinham a expectativa do direito aposentadoria, diante isso, criou-se uma regra transitria para tais segurados. Atualmente, tal espcie de aposentadoria tem sido rara, pois todos aqueles que tinham a expectativa do direito em 1998 j se aposentaram e, ademais, o segurado que opta por tal aposentadoria est sujeito a grande prejuzo financeiro, em virtude da aplicabilidade compulsria do fator previdencirio. Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998.
Art. 9 - Observado o disposto no art. 4 desta Emenda e ressalvado o direito de opo a aposentadoria pelas normas por ela estabelecidas para o regime geral de previdncia social, assegurado o direito aposentadoria ao segurado que se tenha filiado ao regime geral de previdncia social, at a data de publicao desta Emenda, quando, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos: I - contar com cinqenta e trs anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher; e 1 - O segurado de que trata este artigo, desde que atendido o disposto no inciso I do "caput", e observado o disposto no art. 4 desta Emenda, pode aposentar-se com valores proporcionais ao tempo de contribuio, quando atendidas as seguintes condies: I - contar tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de:

a) trinta anos, se homem, e vinte e cinco anos, se mulher; e b) um perodo adicional de contribuio equivalente a quarenta por cento do tempo que, na data da publicao desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alnea anterior; II - o valor da aposentadoria proporcional ser equivalente a setenta por cento do valor da aposentadoria a que se refere o "caput", acrescido de cinco por cento por ano de contribuio que supere a soma a que se refere o inciso anterior, at o limite de cem por cento.

Conforme IN 20/2007, in verbis:


Art. 109, inciso II aposentadoria por tempo de contribuio com renda mensal proporcional, desde que cumpridos os seguintes requisitos, cumulativamente: a) idade: 53 (cinqenta e trs) anos para o homem; 48 (quarenta e oito) anos para a mulher; b) tempo de contribuio: trinta anos, se homem, e 25 (vinte e cinco) anos de contribuio, se mulher; c) um perodo adicional de contribuio equivalente a quarenta por cento do tempo que, em 16 de dezembro de 1998, faltava para atingir o tempo de contribuio estabelecido na alnea b deste inciso.

Ex: Joo possua 22 anos de contribuio em dezembro de 1996. Para Joo aposentar-se o mesmo precisar cumprir com os requisitos do art. 109, II, a, b e c da IN 20/07. Ento, Joo aposentar aos 53 anos de idade e ter que apresentar um adicional de 40% sobre os 08 anos que faltavam para 30 anos em 15/12/1998. O adicional ser de 03 anos e 02 meses. Ento Joo aposentar aos 53 anos de idade e com o tempo mnimo de 33 anos e 02 meses de contribuio. A renda mensal inicial (RMI) do benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio com renda proporcional no ser de 100% do salrio de benefcio, mas ser de 70%, com acrscimo de 5% para cada ano que ultrapassar o tempo mnimo exigido como adicional, alm da aplicao da alquota do fator previdencirio. Obs.: D-se o nome de PEDGIO para o adicional de 40% exigido como acrscimo no tempo de contribuio para a aposentadoria. COM ACRSCIMO OU CONVERSO DE TEMPO ESPECIAL Nesta modalidade de aposentadoria por tempo de contribuio ser somado ao tempo comum, o tempo especial em que o segurado laborou em atividade insalubre. De regra, as converses so efetuadas at 28/05/1998, consta, porm, que possvel a converso de tempo comum em especial aps a data de 28/05/1998. Ver tabela de converso (art. 70 do Decreto n 3.048/99).
Tempo converter a Multiplicadores Mulher (30 anos) De 15 anos De 20 anos De 25 anos 2,00 1,50 1,20 Homem (35 anos) 2,33 1,75 1,40

Ex: Joo trabalhou no perodo de 10/10/1973 a 10/10/1980 como sapateiro, na condio de CI (contribuinte individual), no perodo de 10/12/1980 a 10/10/1990 na condio de eletricista na Usiminas, trabalha desde 10/05/1995 a 10/05/2009 na condio de comercirio. Como ficar a soma do tempo de contribuio de Joo? Contar-se- da seguinte forma: Sapateiro: 07 anos, em tempo comum.

Eletricista: 10 anos, convertendo-se por 1.40, visto que eletricista exerce atividade insalubre correspondente a 25 anos de contribuio, ou seja, para cada ano acrescenta-se 04 meses, ento se so 10 anos ao converter o tempo comum com insalubre tero 14 anos. Comercirio: 14 anos, em tempo comum. Ao somar todo o perodo: Joo ter 35 anos de contribuio, ento sua aposentadoria ser por tempo de contribuio com renda integral. Obs.: Para o tempo laborado em rea insalubre faz-se necessrio ou imprescindvel a apresentao do PPP (Perfil Profissiogrfico Previdencirio) por parte do segurado, para cada perodo exercido em atividade insalubre. A concesso da aposentadoria poder ser com renda integral ou proporcional e ser utilizada a aplicao do fator previdencirio. COM INCLUSO DE TEMPO EXERCIDO EM ATIVIDADE RURAL NA CONDIO DE SEGURADO ESPECIAL O segurado ao requerer a aposentadoria por tempo de contribuio apresentar um perodo laborado em atividade rural, sob regime especial, ou seja, regime de economia familiar. A lei permite tal incluso at 31/10/1991. Funciona da seguinte forma: o segurado apresentar para fins de comprovao do efetivo exerccio da atividade rural a mesma documentao exigida para o trabalhador rural que requer a aposentadoria por idade, na condio de segurado especial, ou seja, contrato de parceria rural, registro de imvel rural, comprovantes do INCRA, ITR, CCIR, certido de casamento civil constando a sua profisso como sendo a de lavrador/agricultor, certificado de dispensa e incorporao constando a sua profisso de lavrador/agricultor, filiao sindical em sindicato da categoria, dentre outras provas de direito. Alm da prova material, ser efetuada uma entrevista com o requerente, na qual o mesmo responder questionamentos peculiares atividade rural exercida, bem como com a coleta de depoimentos de duas testemunhas idneas, sem grau de parentesco com o entrevistador e requerente e, preferencialmente confrontante de terras poca dos fatos. Ex: Joo possui 46 anos de idade e residiu na localidade de Alfi, zona rural de So Domingos do Prata e, trabalhou em regime de economia familiar com seus pais e irmos entre os anos de 1978 a 1989, em 07/01/1990 Joo conseguiu um emprego de encarregado, sob regime de CLT na Cia CAF Florestal, em Dionsio, na qual trabalha at os dias atuais. Assim sendo, o tempo de contribuio de Joo fica da seguinte forma perante a Previdncia Social: 01/78 a 12/89 segurado especial, mediante apresentao de documentao peculiar atividade rural, totalizando 11 anos, 05 meses e 19 dias filiados ao RGPS, na condio de empregado. Joo possui 30 anos e 05 meses de contribuio e, aposentar-se- ao completar 35 anos de contribuio. A concesso da aposentadoria poder ser com renda integral ou proporcional e ser utilizada a aplicao do fator previdencirio. PARA PROFESSORES A EC n 20/98 corrigiu o entendimento equivocado de que a aposentadoria do professor era uma espcie de aposentadoria especial, mas tal aposentadoria possua apenas regras distintas de natureza constitucional, pois os professores de ensino fundamental ou mdio somente poderiam obter a aposentadoria se admitida sua atividade como penosa e se a penosidade fosse admitida como agente nocivo, o que no ocorre na legislao vigente. Diante isso, aps a EC n 20/98 a aposentadoria para professores a aposentadoria por tempo de contribuio, observando-se a regra contida na aplicao do fator previdencirio e o tempo de contribuio que ser reduzido em cinco anos para

ambos os sexos, desde que seja comprovado exclusivo exerccio da docncia para ensino bsico, fundamental e mdio. Dispositivo legal: art.56, Decreto n 3.048/99. Antes da reforma constitucional de 1998, o professor, ainda que de nvel superior, poderia aposentar-se com a reduo de cinco anos. De modo a resguardar a expectativa de direito, o legislador criou uma regra de transio. Nesse sentido tambm dispe a IN 20/2007, in verbis:
Art. 128. O professor, inclusive o universitrio, que no implementou as condies para aposentadoria por tempo de servio de professor at 16 de dezembro de 1998, poder ter contado o tempo de atividade de magistrio exercido at a data constante deste artigo, com acrscimo de 17% (dezessete por cento), se homem, e de vinte por cento, se mulher, se optar por aposentadoria por tempo de contribuio, independentemente de idade e do perodo adicional referido na alnea c do inciso II do art. 109 desta Instruo Normativa, desde que cumpridos 35 (trinta e cinco) anos de contribuio, se homem, e trinta anos, se mulher, exclusivamente em funes de magistrio. Art. 129. A partir da EC n 18, de 30 de junho de 1981, fica vedada a converso do tempo de exerccio de magistrio para qualquer espcie de benefcio, exceto se o segurado implementou todas as condies at 29/06/1981.

Art. 130. A aposentadoria por tempo de contribuio do professor ser devida ao segurado, sem limite de idade, aps completar trinta anos de contribuio, se homem, ou 25 (vinte e cinco) anos de contribuio, se mulher, nas seguintes situaes: I - em caso de direito adquirido at 05 de maro de 1997, podero ser computados os perodos: a) de atividades exercidas pelo professor em estabelecimento de ensino de 1 e 2 grau ou de ensino superior, bem como em cursos de formao profissional, autorizados ou reconhecidos pelos rgos competentes do Poder Executivo Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, da seguinte forma: 1 - como docentes, a qualquer ttulo, ou 2 - em funes de administrao, planejamento, orientao, superviso ou outras especficas dos demais especialistas em educao. b) de atividades de professor, desenvolvidas nas universidades e nos estabelecimentos isolados de ensino superior, da seguinte forma: 1- pertinentes ao sistema indissocivel de ensino e pesquisa, em nvel de graduao ou mais elevado, para fins de transmisso e ampliao do saber, ou 2 - inerentes administrao.

A renda mensal inicial (RMI) ser correspondente a 100% do salrio de benefcio e a aplicao do fator previdencirio obrigatria. Para maiores esclarecimentos sobre o tema sugiro a leitura da Lei n 11.301/06 e Smula 726 do Supremo Tribunal Federal. 14. Aposentadoria Especial A aposentadoria especial, ao contrrio do que possa parecer, um dos mais complexos benefcios previdencirios, no sendo exagero consider-lo o que produz maior dificuldade de compreenso e aplicao de seus preceitos. Grande parte desta dificuldade decorre das constantes alteraes da legislao, que sempre trazem novas regras, sendo algumas derrubadas pelo Judicirio. O tema tratado na Lei n 8.213/91, arts. 57 e 58 e Decreto n 3.048/99, arts. 64 a 70. A aposentadoria especial devida ao segurado que tenha trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica ou mental.

Visa a atender os segurados que esto expostos a agentes fsicos, qumicos e biolgicos, ou uma combinao destes, acima dos limites de tolerncia aceitos, o que presume produzir a perda da integridade fsica e mental em ritmo acelerado. Instituda pela LOPS (Lei Orgnica da Previdncia Social), Lei n 3.807/60, sendo que, poca, exigia limite mnimo de idade, cinquenta anos ou mais, alm de ter trabalhado o segurado com exposio a agentes nocivos. A Lei n 5.440-A/68 suprimiu a exigncia da idade, o que prevalece at hoje. O atual regramento legal deste benefcio foi basicamente delineado pela Lei n 9.032/95, Decreto n 4.882/03, que alterou alguns dispositivos do RPS (Decreto n 3.048/99). A incluso do 11 ao art. 68 do Decreto n 3.048/99 passa a determinar que as avaliaes ambientais em locais de trabalho devero considerar a classificao dos agentes nocivos e os limites de tolerncia estabelecidos pela legislao trabalhista, bem como a metodologia e os procedimentos de avaliao estabelecidos pela Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho FUNDACENTRO, ou seja, para observar a nocividade dos agentes, sero utilizados os limites de tolerncia previstos nas Normas Trabalhistas e a de Higiene Ocupacional (NHO) da FUNDACENTRO. So agentes nocivos na definio da Previdncia Social: Fsicos: os rudos, as vibraes, o calor, as presses anormais, as radiaes ionizantes etc. Qumicos: os manifestados por nvoas, neblinas, poeiras, fumos, gases, vapores de substncias nocivas presentes no ambiente de trabalho. Biolgicos: os micro-organismos como bactrias, fungos, parasitas, bacilos, vrus etc. Comprovao da exposio de agentes nocivos: a comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos feita mediante formulrio denominado PPP (Perfil Profissiogrfico Previdencirio), emitido pela empresa ou seu preposto, com base no LTCAT (Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho), expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho. O PPP substitui os extintos: SB 40 DISES BE 5235, DSS 8030, DIRBEN 8030 e Laudo Tcnico Pericial. Para fins de concesso da aposentadoria especial a percia mdica do INSS avaliar o PPP, podendo, inclusive inspecionar o local de trabalho. PERCENTUAIS DE CONVERSO 1- Converso de tempo comum em especial, conforme art. 70 do Decreto n 3.048/99.
Tempo de atividade a ser convertido De 15 anos De 20 anos De 25 anos Mulher (30 anos) 2,00 1,50 1,20 Homens (35 anos) 2,33 1,75 1,40

2- Converso de tempo especial em especial, conforme art. 66 do Decreto n 3.048/99.


Tempo a converter MULTIPICADORES Para 15 anos De 15 anos De 20 anos De 25 anos 0,75 0,60 Para 20 anos 1,33 0,80 Para 25 anos 1,67 1,25 -

3- Tabela de enquadramento por perodos laborados LEGISLAO PERODO

ENQUADRAMENTO POR

Decreto n 53.831/64 e 83.080/79

At 28/04/1995 De 29/04/1995 a 05/03/1997 Aps 14/10/1996 06/03/1997 a 05/05/1999 Aps 02/12/1998 Aps 06/05/1999 Aps 19/11/2003 Aps 01/01/2004

Categoria profissional/agente nocivo Por agente nocivo Exigncia de laudo para todos agentes nocivos Agente nocivo anexo IV Exigncia de referncia de EPI nos laudos Agente nocivo anexo IV Considera os limites de tolerncia da CLT Exigncia da emisso do PPP

MP 1523/96 - Lei n 9528/07 Decreto n 2172/97 MP 1729/98 - Lei n 9732/98 Decreto n 3.048/99 Decreto n 4.882/03 Decreto n 4.032/01

A renda mensal inicial (RMI) do segurado ser correspondente a 100% do salrio de benefcio, no se aplica nesta espcie de aposentadoria a alquota do fator previdencirio. 16. Servio Social Constitui atividade auxiliar do seguro social, pois a Previdncia Social tambm traz aes de cunho assistencial, como o Servio Social e a Reabilitao Profissional. O tema tratado na Lei n 8.213/91, art. 88 no Decreto n 3.048/99, art. 161. O Servio Social visa a prestar ao beneficirio orientao e apoio no que concerne a soluo dos problemas pessoais e familiares e melhoria da sua inter-relao com a Previdncia Social, para as questes referentes a benefcios. Tais aes so exercidas por asssistentes sociais, integrantes do corpo de servidores do INSS. Estes possuem como recursos tcnicos o parecer social e a pesquisa social. 17. Reabilitao Profissional No se trata de benefcio da Previdncia Social, mas de um servio prestado pela mesma. Cabe ao INSS promover a Reabilitao Profissional aos segurados, inclusive os aposentados por invalidez, de acordo com a possibilidades administrativas e, mediante a contratao de servios especializados. O art. 137 do Decreto n 3.048/99 assim prev, ipsis litteris:
O processo de habilitao e reabilitao profissional do beneficirio ser desenvolvido por meio das funes bsicas: I- Avaliao do potencial laborativo; II Orientao e acompanhamento da programao profissional; III- Articulao com a comunidade, inclusive mediante a celebrao de convnio para reabilitao fsica, restrita a segurados que cumpriram os pressupostos de elegibilidade ao programa de reabilitao profissional, com vistas ao reingresso no mercado de trabalho; e IV -Acompanhamento e pesquisa da fixao no mercado de trabalho.

A programao profissional ser desenvolvida por meio de cursos e/ou treinamentos, na comunidade, por meio de contratos, acordos econvnios com instituies pblicas ou privadas.

O treinamento do reabilitando, quando realizado em empresa na qual o segurado no era empregado, no estabelece qualquer vnculo empregatcio ou funcional entre ambos, bem como entre estes e o INSS. O fato de treinar o segurado no gera vnculo empregatcio entre este e a empresa que fornece o treinamento. O reabilitando que realizar o programa na empresa em que o mesmo empregado ter seu contrato de trabalho suspenso e, o INSS manter o seu pagamento (como benefcio) e arcar com as despesas de transporte e alimentao. Concludo o processo de Reabilitao Profissional, o INSS emitir Certificado Individual, indicando a funo para a qual o reabilitado foi capacitado profissionalmente, sem prejuzo do exerccio de outra atividade para a qual se julgue capacitado. Com a emisso do Certificado cessa a obrigao do INSS para com o segurado reabilitado, que ir concorrer no mercado de trabalho com as pessoas portadoras de deficincia, junto s empresas que possurem mais de 100 empregados, na seguinte proporo: I - At 200 empregados, 2%; II - De 201 a 500 empregados, 3%; III - De 501 a 1000 empregados, 4%; ou IV - Mais de 1000 empregados, 5%. Compete ao Ministrio do Trabalho e Emprego estabelecer sistemtica de fiscalizao, avaliao e controle das empresas, bem como instituir procedimentos e formulrios que propiciem estatsticas sobre o nmero de empregados portadores de deficincia e de vagas preenchidas, para fins de acompanhamento do disposto no Decreto n 3.048/99, art. 36, 5.

CAPTULO 6 REGIMES PRPRIOS DE PREVIDNCIA SOCIAL (RPPS)


1-Conceito O RPPS disciplina os direitos previdencirios dos servidores pblicos, titulares de cargo efetivo (concursados). O Regime Prprio dos Servidores Pblicos Federais est regulamentado pela Lei n 8.112/90 (Chamada Lei do Regime Jurdico nico). Os Estados tambm organizam Regime Prprio de Previdncia para seus servidores, como o caso por exemplo, do Paranprevidncia (Paran), IPESP (So Paulo), IPERJ (Rio de Janeiro), IPSEMG (Minas Gerais), IPEC (Cear), dentre outros. Alguns municpios (os maiores) tambm tem Regime Prprio para seus servidores. 2-Contagem Recproca do Tempo de Contribuio Estes regimes tm regras prprias, segurados distintos e no se comunicam a no ser por um instituto muito importante em Direito Previdencirio que a Contagem Recproca do Tempo de Contribuio (CR/88, art. 201, 9; Lei n 8.213/91, arts. 94 a 99; Lei n 9.796/99). O direito Contagem Recproca do Tempo de Contribuio assegura, em caso de mudana de regime do trabalhador, o cmputo do tempo de contribuio vertido pelo segurado do Regime Geral para fins de aposentadoria no Regime Prprio e assim reciprocamente, isto , assegura o direito Contagem do Tempo de Contribuio no Regime Prprio para fins de aposentadoria no Regime Geral. A Contagem Recproca um canal (o nico canal) a ligar os dois regimes de previdncia e o documento emitido pelos sistemas previdencirios a CTC Certido de Tempo de Contribuio.

A Lei n 9.796/99 regulamenta sobre a compensao financeira entre o Regime Geral de Previdncia Social e os regimes de previdncia dos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, nos casos de

contagem recproca de tempo de contribuio para efeito de aposentadoria, alm de dar outras providncias, com alterao dada pela Lei n 11.430/06 (inclui acordos internacionais).
3- Previdncia do Servidor Pblico Conforme lio de IBRAHIM (2009, p. 34-35):
Os Regimes Prprios de Previdncia Social seguem as diretrizes da Lei n 9.717/98, pois cabe Unioestipular as normas gerais sobre o assunto. No citado diploma legal, h previso do atendimento de alguns preceitos elementares, como vinculao exclusiva das contribuies ao pagamento dos benefcios (art. 1, III) e a cobertura exclusiva a servidores de cargo efetivo (art. 1, V) cabendo aos demais a vinculao obrigatria ao RGPS. Convm ressaltar que, atualmente, magistrados e membros do Ministrio Pblico tambm participam do RPPS relativo ao respectivo Ente, seguindo as mesmas regras aqui expostas, inclusive quanto contribuio e clculo de benefcios (art. 93, VI e 129, 4, ambos da Constituio). Esta norma legal bsica sobre a organizao dos regimes prprios de previdncia foi alterada pela MP n 2.187-13/01 e pela Lei n 10.887/04, tendo esta ltima regulamentado algumas questes trazidas pela EC n 41/2003, a qual, por sua vez, alterou substancialmente o regramento constitucional dos regimes prprios de previdncia. Convm ressaltar que tal norma legal de natureza nacional, sendo de observncia obrigatria por parte de todos os Entes Federativos, pois compete Unio definir normas gerais nesta matria, que de competncia concorrente (art. 24, XII, CR/88).

A competncia concorrente tambm est prevista no art. 149, pargrafo 1, da Constituio, pois dispe que os Estados, Distrito Federal e Municpios podem instituir o RPPS, porm as normas gerais so da competncia da Unio. As principais normas relativas ao RPPS esto previstas no art. 40 da Constituio com diversas alteraes oriundas da EC n 41/2003. A primeira alterao j percebida no prprio caput do artigo, pois o mesmo dispe sobre a contribuio dos servidores ativos e inativos, bem como como Ente Federativo respectivo. O art. 93, VI e 129, 4, ambos da Constituio dispem sobre as regras quanto contribuio e clculo de benefcios, inclusive para os magistrados e membros do Ministrio Pblico relativos ao seu respectivo Ente. Vide os seguintes artigos, ipsis litteris:
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: [...] VI - a aposentadoria dos magistrados e a penso de seus dependentes observaro o disposto no art. 40; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998. Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: [...] 4 Aplica-se ao Ministrio Pblico, no que couber, o disposto no art. 93. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004).

Ainda de acordo com IBRAHIM (2009, p. 756):


[...] uma das razes que justificaram a criao de regimes prprios de previdncia por diversos Entes, em especial aps a Constituio de 1988, foi justamente escapar cota patronal que seria devida ao RGPS. Assumindo a responsabilidade previdenciria pelos prprios servidores, houve um evidente ganho a curto prazo, com o fim da contribuio ao regime geral, mas criouse uma verdadeira bomba relgio, que veio a eclodir neste momento, no tendo o Poder Pblico, o menor pudor em eleger seus prprios servidores como culpados. necessrio reconhecer-se que servidores possuam regime previdencirio no contributivo, sendo o benefcio um prmio aps certo tempo de labor. A realidade atual distinta, o sistema passou a ser contributivo, mas evidente que haver um largo perodo deficitrio, que dever ser arcado pela sociedade, semelhana do que ocorre com diversos benefcios do RGPS concedidos sem o respectivo custeio. O sistema previdencirio brasileiro, sem menor sobra de dvida, carece de modificaes, em ambos os regimes bsicos, sendo a unificao o caminho desejvel. A unio dos regimes acabaria com a irresponsabilidade previdenciria de alguns Entes e, ao mesmo tempo, poderia manter regras diferenciadas de acordo com as especificidades de alguns cargos pblicos,

inclusive com a manuteno da aposentadoria integral, desde que com custeio respectivo. Infelizmente, o caminho adotado foi o inverso, com a manuteno de regimes distintos e o nivelamento do teto de benefcios (desde que criado o regime complementar do servidor ver art. 40, 14, da CRFB/88) .

E prossegue seu posicionamento:


A necessidade do equilbrio financeiro e atuarial do sistema vem evidenciar a transformao do sistema previdencirio do servidor, iniciada com a EC n 03/93 e aprofundada pelas reformas das EC n 20/98 e EC n 41/03, externando a presente natureza contributiva, devendo adequarse a estas duas formas de equilbrio [...].

4- Aposentadorias e Penses para os Servidores do RPPS O tema amplamente abordado no art. 40 da Constituio, com as devidas alteraes previstas nas EC n 20/98 e EC n 41/2003, ipsis litteris:
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas , observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) 1 Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98) 2 - Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98) 3 Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia de que tratam este artigo e o art. 201, na forma da lei. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) 4 vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) I portadores de deficincia; (Includo pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) II que exeram atividades de risco; (Includo pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) III cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. (Includo pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) 5 - Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em relao ao disposto no 1, III, "a", para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98) 7 Lei dispor sobre a concesso do benefcio de penso por morte, que ser igual: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) I - ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso aposentado data do bito; ou (Includo pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) II - ao valor da totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se deu o falecimento, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso em atividade na data do bito. (Includo pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) 8 assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios estabelecidos em lei. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) 14 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, desde que instituam regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime de

que trata este artigo, o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98)

Com relao estabilidade do servidor pblico a Constituio, (aps as Emendas Constitucionais) tambm dispe:
Art. 41 [...] 4 Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998).

O servidor pblico passa a ser avaliado por produtividade.


5- Aposentadoria por Tempo de Contribuio e Voluntria Integral REGRA GERAL RPPS ART, 40, 1, III, a, CRFB/88 Os requisitos so 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher; 35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos de contribuio, se mulher; 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 05 anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria. A idade mnima de 65 anos, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Conforme 3, do mesmo diploma legal, ipsis litteris:
Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia de que tratam este artigo e o art. 201, na forma da lei. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003)

A EC n 41/03 pos fim integralidade e paridade e o benefcio passou a ser calculado pela mdia, de modo anlogo ao RGPS, os benefcios so corrigidos anualmente por ndice fixado pela legislao. REGRA TRANSITRIA RPPS 1 ART. 2, EC N 41/03 Ocupantes de cargo efetivo antes da EC n20, de 16/12/1998 podem optar pela Regra Geral ou pela Transitria 2. Requisitos cumulativos: Homem 35 anos de contribuio e idade mnima de 53 anos completos; Mulher 30 anos de contribuio e idade mnima de 48 anos completos; Pedgio de 20% sobre o tempo faltante em 16/12/1998 para completar 30 anos de contribuio, se homem e, 25 anos de contribuio, se mulher; Tempo de seervio pblico, tempo de carreira e tempo no cargo em que se der a aposentadoria de no mnimo 05 anos cada. Clculo dos proventos efetuado de modo anlogo ao RGPS. REGRA TRANSITRIA RPPS 2 ART. 6, EC N 41/03 Ocupantes de cargo efetivo antes de 31/12/2003. Optam por Regra Geral ou Transitria 1. Requisitos cumulativos: Homem 35 anos de contribuio e idade mnima de 60 anos completos; Mulher 30 anos de contribuio e idade mnima de 55 anos completos; Sem pedgio; Tempo de servio pblico 20 anos, tempo de carreira 10 anos e 05 anos no cargo em que der a aposentadoria.

Clculo dos proventos efetuado de forma integral e paridade com o servidor ativo. REGRA TRANSITRIA RPPS 3 EC N 47/05 Conhecida como proposta de Emenda Constituio, vulgarmente como PEC Paralela, regra transitria, que somente aplicvel aos servidores que ingressaram no cargo pblico at 16/12/1998, data da publicao da EC n 20/98. Optam por Regra Geral ou Regra Transitria 2. Requisitos cumulativos: Homem 35 anos de contribuio e idade varivel de 60 anos completos, com reduo de 01 ano na idade, para cada ano contribudo alm dos 35 anos, sendo seu somatrio final igual a 95 anos; Mulher 30 anos de contribuio e idade varivel de 55 anos completos, com reduo de 01 ano na idade, para cada ano contribudo alm dos 30 anos, sendo seu somatrio final igual a 85 anos; Sem pedgio; Tempo de servio pblico de 25 anos, tempo de servio em carreira de 20 anos e tempo de servio no cargo em que der a aposentadoria de 05 anos. Clculo dos proventos com remunerao integral e paridade integral. Nesse sentido esclarece IBRAHIM (2009, p. 703), in verbis:
A sistemtica aqui tratada ficou conhecida como Regra 95, pois os servidores tm de totalizar, se homem, 95 anos, ou 85 anos se mulheres, somando-se tempo de contribuio e idade. [...] Ainda mais, este benefcio, alm de integral, ser mantido com paridade plena frente aos servidores ativos, [...].

Pelo que se pode observar a Reforma Previdnciria alterou, de forma considervel, a situao do servidor pblico.

CAPTULO 07 PREVIDNCIA COMPLEMENTAR


1. Conceito O regime de Previdncia Complementar a previdncia facultativa. O segurado determina se vai participar ou no. Poder ser Privada, conforme dispositivo legal contido no art. 202, da Constituio Federal. Subdivide-se em duas categorias: Aberta ou Fechada. Poder tambm ser exclusivo para os servidores do RPPS. 2. EAPC Entidades Abertas de Previdncia Complementar So constitudas sob a forma de sociedades annimas e tem por objetivo instituir e operar planos de benefcios de carter previdencirio, concedidos sob forma de renda continuada ou pagamento nico, e acessvel a quaisquer pessoas fsicas. Podem desenvolver outras atividades alm dos planos de previdncia. O segurado filia-se ou no, ficando a sua inteira vontade decidir. A fiscalizao de tais seguros de previdncia feita pela SUSEP Superintendncia de Seguros Privados rgo subordinado ao Ministrio da Fazenda, criado pelo Decreto-lei n 73/1966. O Ministrio da Fazenda tambm se faz presente neste segmento por meio do Conselho Monetrio Nacional de Seguros Privados, pelo Conselho Monetrio Nacional e por algumas entidades da Administrao Indireta, como o Banco Central, a Comisso de Valores Mobilirios e o Instituto de Resseguros do Brasil. De maneira geral, as EAPC atuam com fins lucrativos. Planos de Benefcios Os planos de benefcios institudos por entidades abertas podero ser individuais, quando acessveis a quaisquer pessoas fsicas, ou coletivos, quando tenham por objetivo garantir benefcios previdencirios a pessoas fsicas vinculadas, diretamente ou indiretamente, a uma pessoa jurdica contratante.

Ainda existe o FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual, criado pela Lei n 9.477/97, o qual, segundo consenso entre os especialistas, trata-se mais de uma aplicao financeira do que um benefcio de previdncia complementar. O FAPI oferecido pelos bancos em geral. Exemplos de Previdncia Aberta: BRADESCO Seguros, Caixa Vida (Caixa Econmica Federal), Previdncia Privada do Banco do Brasil S/A, dentre outros. 3. EFPC Entidades Fechadas de Previdncia Complementar Ao contrrio das Abertas, so somente acessveis aos empregados de uma mesma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, ou aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial. So constitudas sob forma de fundao ou sociedade civil e, so desprovidas de finalidade lucrativa. As EFPC tm como objeto exclusivo a administrao e execuo de planos de benefcios de natureza previdenciria, salvo servios relativos sade. Sua fiscalizao fica a cargo da Secretaria da Previdncia Complementar (SPC) rgo integrante do Ministrio da Previdncia Social. Planos de Benefcios Podem ser classificadas como plano comum, quando administram planos ou conjunto de planos acessveis ao universo de participantes, ou como multiplano, quando administram planos ou conjunto de planos de benefcios para diversos grupos de participantes. Os benefcios previdencirios de aposentarias e penses oferecidos pelas entidades fechadas de previdncia complementar esto organizados em trs diferentes tipos de planos de benefcios (benefcio definido, contribuio definida e contribuio varivel/misto). Exemplos de Previdncia Fechada: SBPREV Sociedade Beneficente dos Servidores Pblicos do DF Previdncia Complementar, ALEPEPREV Fundo de Previdncia Complementar da Assemblia Legislativa do Estado de Pernambuco, FUNASA Plano de Benefcios PCD FUNASA, FUNASA Plano Saldado FUNASA PSF, HSBC Plano de Benefcios BentelerPrev, HSBC Plano de Benefcios E & Y Previdncia Privada, dentre outros.

4. Previdncia Complementar para o Servidor Pblico


A Ec n 41/03 trouxe a possibilidade de extenso do teto do RGPS aos regimes prprios, desde que criado o regime complementar. Os servidores que ingressarem em RPPS aps a criao do Regime Complementar tero, necessariamente, seus proventos restritos ao teto do RGPS, cabendo complementao, se assim desejarem, por meio do sistema complementar. Cabe observar que somente mediante prvia e expressa opo do servidor efetivo poder ser ele enquadrado no novo regime, desde que tenha ingressado no servio pblico at a data de publicao do ato de instituio do correspondente regime de previdncia complementar. Obviamente, nada impede que o servidor pblico vinculado a RPPS venha tambm a ingressar em regime aberto de previdncia complementar, baseado no art. 202 da Constituio, pois sistema de ingresso franqueado a qualquer pessoa. Ex: FUNPRESP Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal.

CAPTULO 08 PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIRIO

1-Conceito exigncia do Estado Democrtico de Direito que tomada de decises administrativas seja disciplinada de modo a assegurar respeito aos direitos individuais e a consubstanciar limitaes dos poderes dos administradores pblicos. Qualquer trabalho dedicado ao estudo do direito processual previdencirio dever, porm, voltar sua ateno para o que passa e para o que deveria se passar nessa relao administrativa. 2- Garantias Processuais Constitucionais Uma vez que o chamado processo administrativo previdencirio tenha verdadeiramente compreendido seu contedo processual, pertinente invocar-se que sua conduo se opere com respeito ao devido processo legal. Esse princpio constitucional reconhecidamente um feixe de princpios constitucionais processuais que nele encontrariam fundamento, dentre os quais: O direito constitucional de petio (CRFB/88, art. 5, XXXIV, a), que assegura o direito de acesso tutela administrativa; Princpios do contraditrio e ampla defesa (CRFB/88, art. 5, LV), do qual decorrem o princpio da ampla instruo probatria e a regra de interdio da prova obtida ilicitamente (CRFB/88, art. 5, LVI); Princpio da motivao das decises (CRFB/88, art. 93, IX); Princpio da publicidade dos atos processuais administrativos (CRFB/88, art. 37, caput). De outra parte, os princpios constitucionais administrativos, destacadamente os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (CRFB/88, art. 37), devem irradiar efeitos normativos na condio desse devido processo administrativo previdencirio. O processamento da Justificao Administrativa encontra-se dentro da garantia constitucional do direito da ampla defesa do beneficirio da Previdncia Social, pois compreendido no que se tem meios pelos quais o beneficirio poder fazer comprovao de fato de seu interesse. 3- O Processo no Custeio Atualmente, o contencioso administrativo fiscal regulado pela Portaria RFB n 10.875, de 16 de agosto de 2007, alm das normas expressas no Decreto n 70.253/72. Tais normas tambm devem atender s regras gerais previstas na Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Com o advento da Lei n 11.457/07, que criou a Secretaria da Receita Federal do Brasil, unificando as Secretarias da Receita Federal e Receita Previdenciria, houve unificao de procedimentos administrativos, incluindo do contencioso. Fases do procedimento administrativo contencioso: Impugnao do lanamento de dbito, do auto de infrao, da informao fiscal de cancelamento de iseno ou com o recurso contra a deciso que indefira pedido de iseno, de reembolso ou de restituio; rgos julgadores: Delegacias da Receita Federal do Brasil (em primeira instncia); Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (segunda instncia). 4- O Processo no Benefcio Das decises proferidas pelo INSS, referentes a reconhecimento de direitos beneficirios do RGPS, cabe recurso s Juntas de Recurso ou s Cmaras de Julgamento do Conselho de Recursos da Previdncia Social (CRPS).

Assim como no contencioso relacionado ao custeio, h um duplo grau de jurisdio administrativa, sendo a 1 instncia composta pelas Juntas de Recursos, enquanto a 2 instncia formada pelas Cmaras de Julgamento. rgos julgadores: Juntas de Recursos (primeira instncia recurso ordinrio da parte); Cmaras de Julgamento (segunda instncia recurso especial da parte). Em ambas as hipteses o prazo de 30 (trinta) dias, lembrando que as matrias de alada, como assuntos mdicos, so em regra de competncia exclusiva das Juntas de Recursos. Salienta-se informar que com a nova redao dada ao art. 16 do Regimento Interno do CRPS, pela Portaria MPS n 112/08, somente segurados e empresas podero interpor recursos especiais s Cmaras de Julgamento, exceto, naturalmente, as matrias de alada, que no admitem recurso especial. Ou seja, hoje, quando a deciso favorvel ao segurado ou dependente, torna-se definitiva na esfera administrativa, no cabendo mais qualqer recurso pelo INSS, salvo embargos de declarao na hiptese de alguma obscuridade ou omisso ou eventual reviso de ofcio pelo prprio CRPS, quando da existncia de algum erro material. 5- A Justificativa Administrativa (JA) Ainda existe, na esfera interna do INSS, a Justificativa Administrativa (JA), que recurso utilizado para suprir a falta ou insuficincia de documento ou produzir prova de fato ou circunstncia de interesse dos beneficirios, perante a Previdncia Social. Apesar da denominao dada pela legislao de recurso, a J.A. , na verdade, procedimento administrativo acessrio com o propsito de comprovar fato ou condio relevante para o beneficirio, como tempo trabalhado em razo da perda da CTPS ou mesmo a unio estvel com o segurado falecido. A J.A. processada por servidor especialmente designado pela chefia de benefcios da Agncia da Previdncia Social, recaindo a escolha sobre funcionrios que possuam habilidade para a tomada de depoimentos e declaraes e que tenham conhecimento da matria, objeto da Justificao Administrativa. Se, aps a concluso da J.A, o segurado apresentar outros documentos contemporneos dos fatos alegados que, somados aos j apresentados e ao exposto nos depoimentos, levem convico de que os fatos ocorreram em perodo mais extenso do que o j homologado, poder ser efetuado termo aditivo.

CAPTULO 09 O CONTENCIOSO JUDICIAL PREVIDENCIRIO


1-Conceito A atuao em Direito Previdencirio exige inicialmente conhecimento do que a Previdncia Social. Ela um direito constitucional, um direito fundamental do indivduo (CRFB/88, art. 6). O sistema pelo qual o Estado e a sociedade protegem o indivduo contra riscos que podem prejudicar sua sade, impedir seu desenvolvimento ou diminuir sua capacidade para o trabalho o que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 chama de Seguridade Social (art. 194) , ento, o modelo de proteo social definido pela Constituio e, se destina a assegurar os direitos dos indivduos Sade, Assistncia e Previdncia Social. Diante isso, correto afirmar que temos trs grupos de aes sobre direito da Seguridade Social. 2- Ao Envolvendo o Direito Sade Para questes envolvendo o no-fornecimento pelo Estado de medicamentos indispensveis para a preveno ou manuteno/recuperao da sade (ou recusa

em realizar determinado procedimento mdico, como uma cirurgia), tem-se uma causa que diz respeito ao direito da sade. Pode-se dizer que reiteradamente a Justia tem ordenado o Estado a fornecer os medicamentos necessrios e considerados mais eficientes para a sade do indivduo. Isso importante no caso de pessoas que no tm condies de adquirir medicamentos receitados que no se encontram nos postos de sade e tambm na hiptese de utilizao de medicamentos caros. 3- Direito Assistncia Social A discusso sobre o direito Assistncia Social muito comum na Justia Federal. Na verdade h apenas uma espcie de ao judicial assistencial: aquela que versa sobre o direito do indivduo a receber o benefcio de prestao continuada da Assistncia Social, tambm denominado de amparo ao idoso, amparo velhice, amparo ao portador de deficincia e LOAS. A Constituio diz que a Assistncia Social devida a quem dela necessitar (art. 203), enquanto a Sade um direito universal. A Assistncia Social devida apenas a quem dela necessitar. A Lei n 8.742/93 disciplinou o direito ao benefcio assistencial em seu art. 20 e pargrafos, respondendo s dseguintes trs perguntas: 1) Qual o idoso que tem direito ao benefcio? 2) O que se entende por pessoa com deficincia? 3) Quando se considera que a famlia no tem condies de prover a manuteno do idoso ou da pessoa com deficincia? O idoso, segundo a LOAS e, posterior alterao realizada pelo Estatuto do Idoso (Lei n 10.741/03), o homem ou a mulher que conta com 65 anos de idade completos. Certamente no ser habitual a discusso judicial em que o benefcio assistencial foi indeferido por causa da idade. Ou a pessoa tem 65 anos de idade ou no far jus ao benefcio. O problema de milhares de processos de Assistncia Social deriva das duas outras perguntas: Quem a pessoa com deficincia e o que deve entender por famlia carente? Segundo o art. 20, 2, da Lei n 8.742/93 (LOAS), considera-se pessoa portadora de deficincia aquela incapacitada para o trabalho e para a vida independente. Essa uma questo difcil. Constatando tamanha dificuldade para tal questo, o douto SAVARIS (2009, p. 319320), assim expe:
Houve tempo em que o INSS s concedia este benefcio quando a pessoa se encontrasse em um estado de no conseguir realizar os atos bsicos da vida diria e dependesse, para isso, de outras pessoas (exigia-se, por exemplo, que a pessoa no conseguisse deambular, higienizarse ou alimentar-se autonomamente). Isso gerou inmeros processos na Justia, por pessoas que eram portadoras de deficincia, que no tinham condies de trabalhar (estavam realmente incapacitadas para o trabalho, mas que conseguiam realizar os atos bsicos da vida diria sem ajuda de terceiros). A Justia, de modo geral, dava-lhes ganho de causa, entendendo que era suficiente a condio de pessoa portadora de deficincia incapacitada para o trabalho (desde que fosse carente). [...].

Com relao ltima pergunta: quando a famlia no tem condies de prover a manuteno do idoso ou da pessoa com deficincia? Segundo o art. 20, 3, da Lei n 8.742/93, ipsis litteris:
O benefcio de prestao continuada a garantia de 1 (um) salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais e que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. 3 Considera-se incapaz de prover a manuteno da pessoa portadora de deficincia ou idosa a famlia cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salrio-mnimo.

Tambm questiona o douto SAVARIS (2009, p. 321), in verbis:

O critrio de do salrio mnimo criticado por ser muito restritivo, mas o STF declarou a inconstitucionalidade do art. 20, 3, da Lei n 8.742/93, quando do julgamento da ADIN 1.2321. [...] A discusso ento ser sobre isso. Via de regra, o juiz determinar que seja realizada uma constatao na residncia do interessado, a fim de se verificar quantas pessoas residem com ele, qual a renda mensal, as condies de moradia etc. A jurisprudncia tem orientado que o fato da renda mensal familiar ser superior ao limite disposto pela LOAS no impede, por si s, a concesso do benefcio, desde que no caso concreto fique comprovada a situao de carncia econmica (situao de miserabilidade, para alguns). A ao assistencial dirigida contra o INSS, autarquia federal responsvel pela operacionalizao (concesso, manuteno e pagamento) deste benefcio. Na verdade, os recursos para o pagamento deste benefcio vem do Tesouro Nacional.

O plo passivo na demanda judicial ser sempre o INSS. 4- Ao Previdenciria Uma terceira espcie de ao de Seguridade Social a ao previdenciria. As aes mais comuns so: Ao previdenciria de concesso de um benefcio (o interessado pretende obter um benefcio da Previdncia Social); Ao previdenciria de reviso de benefcio (o interessado j titular de um benefcio previdencirio e busca a reviso da renda mensal deste benefcio, porque o INSS calculou sua renda mensal inicial (RMI) a menor, ou no realizou adequadamente os reajustamentos devidos nos termos do art. 201, 4, da CRFB/88 e art. 41 A da Lei n 8.213/91; Ao de restabelecimento de benefcio previdencirio (o interessado teve cancelado ou reduzido o valor de seu benefcio); Ao de manuteno de benefcio previdencirio (o interessado persegue tutela jurisdicional que probe o INSS de cassar ou cancelar o seu benefcio); Ao de anulao de benefcio previdencirio (o interessado pretende anular o ato de concesso de benefcio). Quando se fala em direito Previdncia Social importante ter presente, inicialmente, os dois traos fundamentais de nosso sistema previdencirio: a compulsoriedade da filiao e a contributividade para acesso aos benefcios. Em outras palavras, a Previdncia Social pblica obrigatria e para termos acesso a um benefcio previdencirio indispensvel o recolhimento de contribuies sociais para a Seguridade Social, com exceo dos benefcios de um salrio mnimo devidos aos trabalhadores rurais, na forma dos arts. 39 e 143, ambos da Lei n 8.213/91. 5- Competncia em Matria Previdenciria Como o INSS uma autarquia federal, a competncia para o processamento das causas previdencirias da Justia Federal, nos termos do art. 109, I, da CRFB/88. Ocorre pois, que h trs questes importantes: Primeira, se a ao previdenciria decorre de acidente do trabalho a competncia da Justia Estadual; Segunda, se a hiptese for para apreciar e julgar ao de indenizao por danos morais e materiais interposta pela famlia do empregado vitima de morte por acidente do trabalho a competncia ser da Justia do Trabalho, por fora do inciso VI do art. 114 da CRFB/88, instituda pela Emenda Constitucional n.45/2004; Terceira, se o municpio em que reside o segurado da Previdncia Social no sede da Justia Federal, facultado a ele ajuizar a ao previdenciria na Justia Estadual de seu municpio ou na sede da Justia Federal que abrange aquele territrio.

CONSIDERAES FINAIS

O acesso a noes fundamentais de uma disciplina como o Direito Previdencirio fazse necessrio, pois se trata de um ramo do Direito em grande expanso, tendo em vista as alteraes advindas da CRFB/88 e suas Emendas Constitucionais. Ademais, como disse o douto Jos Antnio Savaris Permite avanar no conhecimento. Temos mares de gente para tratar e uma sociedade que parece congregada apenas pelo acaso, a curar. Uma carga horria de apenas 40 horas/aulas muito pouco para tratar de um tema to complexo e vasto, pois quando menos se espera, a Seguridade Social bate nossa porta. Concordo com vrios autores que para que ocorra a verdadeira justia social dever haver a unificao dos sistemas previdencirios e, aqueles que esperam por uma aposentadoria capaz de prover seu sustento da mesma forma de quando se est em atividade, sugiro que busquem por uma boa previdncia complementar, visto que, conforme expe Rui Barbosa no incio da introduo do presente trabalho a verdadeira igualdade est no tratamento desigual dos desiguais na medida da sua desigualdade. de bom alvitre salientar que, a princpio, os benefcios da Seguridade Social so a forma em que o governo encontrou para amparar os menos favorecidos, visando a promoo do bem estar e justia social.

BIBLIOGRAFIA
BALERA, Wagner. Noes Preliminares de Direito Previdencirio. So Paulo: Quartier Latin, 2004.

BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Disponvel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emenda. Acesso em 18 ago. 2010. ________. Instituto Nacional do Seguro Social. Cartilha de Procedimentos na rea de Benefcios. Diretoria de Benefcios. Braslia: MPS, 2009. ________. Instruo Normativa n 20, de 10.10.2007. Estabelece critrios a serem adotados pela rea de Benefcios. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil. Braslia/DF, 11 out. 2007. Disponvel em: http://www.previdencia.gov.br/sislex. Acesso em 14 jul. 2010. _________. Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispe sobre os Planos de Custeio da Previdncia Social e d outras providncias. Dirio Oficial, Braslia/DF, 25 jul. 1991. Disponvel em: www.previdencia.gov.br/sislex. Acesso em 07 jan. 2011 _________. Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias . Dirio Oficial, Braslia/DF, 25 jul. de 1991. Disponvel em: www.previdencia.gov.br/sislex. Acesso em 07 jan. 2011.

_________. RPS - Decreto n 3.048, de 06 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdncia Social e d outras providncias. Publicado no Dirio Oficial da Unio, 07 de maio de 1999. Disponvel em: www.previdencia.gov.br/sislex. Acesso em 09 jan. 2011. __________. Ministrio da Previdncia Social. http://www.previdencia.gov.br/. Acesso em 09 jan. 2011. Disponvel em: em:

__________. Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponvel http://www.mte.gov.br/seg_desemp/beneficio.asp. Acesso em 09 jan. 2011.

CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 4. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010. COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos . 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. DIAS, Eduardo Rocha. MACEDO, Jos Leandro Monteiro de. Curso de Direito Previdencirio. 1. ed. So Paulo: Mtodo, 2008. FARIAS, Paulo Jos Leite. Direito Acidentrio. Ps-Graduao. Universidade Gama Filho. Braslia: Ceteb, 2009.

FORTES, Simone Barbisan. Previdncia Social e Estado Democrtico de Direito: Uma Viso Luz da Teoria da Justia. So Paulo: LTr, 2005.
IBRAHIM, Fbio Zambitte. Curso de Direito Previdencirio. 14. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2009. _________. Curso de Direito Previdencirio. 15. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010. KERTZMAN, Ivan. Curso Prtico de Direito Previdencirio. 3. ed. , So Paulo: JusPodvin, 2007. LEMES, Emerson Costa. Manual dos Clculos Previdencirios. 1. ed. , Curitiba: Juru, 2009. MARTINEZ, Wladimir Novaes. Direito do Trabalho. 10. ed. So Paulo: Atlas, 1999. RIBEIRO, Juliana de Oliveira Xavier. Auxlio-Doena Acidentrio. 1. ed. Curitiba: Juru, 2009. RUPRECHT, Alfredo J. Direito da Seguridade Social. So Paulo: LTR, 1996. SAVARIS, Jos Antnio. Direito Processual Previdencirio. 1. ed. Curitiba: Juru, 2009.

Anda mungkin juga menyukai