Anda di halaman 1dari 5

Judeu - O dia 27 de janeiro de 1945 - o dia em que Auschwitz foi libertado, pelo Exrcito Vermelho.

Auschwitz um marco na histria da humanidade, um lugar peculiar, marcado pelo genocdio, tortura e represso nazistas, um autntico e cruel campo de concentrao alemo, repleto de histrias. Foi o local escolhido para levar a cabo a "soluo final", porque dispunha de uma estrutura administrativa e de tcnica adequada. Um liberal - A Revoluo Francesa um marco na histria da humanidade, o smbolo da conquista da democracia nesses tempos de sociedade moderna Algum de meia idade - No fim da Segunda Guerra, o mundo estava dividido em dois blocos antagnicos e tomava contato com um novo e aterrorizante elemento, a bomba atmica. Em agosto de 45, ela foi mostrada opinio pblica da forma mais trgica possvel: dizimando milhares de vidas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japo. As imagens da bomba acabaram se tornando um marco na histria da humanidade. Petista Quando o ex-torneiro mecnico Luiz Incio Lula da Silva subiu a rampa do Palcio do Planalto, ao som da Marcha Presidencial, aplaudido pela multido que se concentrava desde cedo na Esplanada dos Ministrios e na Praa dos Trs Poderes. Cinfilo - James Dean morreu em um acidente de carro, dirigindo seu Porsche, enquanto viajava para Califrnia. Sua morte foi um marco na histria da humanidade, sua adorao por parte de seus fs cresceu e a data do lamentvel acontecimento virou um filme, 30 de Setembro, 1955. Professor - Um grande marco na histria da humanidade foi a inveno da escrita. Acompanhando as necessidades do homem de registrar suas memrias, de alcanar mundos no alcanados anteriormente pela palavra oral, de veicular idias, de criar novas realidades. Cientista poltico - Os atentados de 11 de setembro so um marco na histria da humanidade. Todo o poderio econmico no impediu que a dor e o sofrimento assolasse a nao mais rica do mundo. Mdico - A identificao, em 1981, da sndrome da imunodeficincia adquirida, habitualmente conhecida como aids, tornou-se um marco na histria da humanidade. A epidemia da aids, causada pela infeco pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV), um fenmeno global, altamente dinmico e instvel, cuja forma de ocorrncia nas diferentes regies do mundo depende, entre outros fatores, do comportamento humano individual e coletivo. Cientista - No dia 26 de junho de 2000 o mundo parou para ouvir o anncio de um marco na histria da humanidade: o sequenciamento do genoma humano. Pois, a partir de agora poderemos utilizar essa imensa biblioteca de 3 bilhes de "letras" para tentar entender como os genes comandam a estrutura e a funo do organismo, ou at mesmo como eles influenciam o nosso comportamento, emoes e estrutura social. Visionrio - No dia 20 de Julho de 1969 foi um marco na histria da humanidade, pois o homem, finalmente, conseguiu realizar um sonho, pisou na Lua.

Quase na metade do sculo XIV a Europa foi arrasada por uma terrvel pandemia: a Peste Negra. Naquele curto perodo, quase 25 milhes de pessoas morreram. A praga no poupou a vida de ningum, fosse rico ou pobre, criana ou idoso, homem ou mulher. O perodo conhecido como Renascena, nos proporcionou inovaes nos aspectos polticos e sociais e avanos tcnicos e cientficos. Foi na Renascena que outros continentes foram descobertos atravs da navegao, que nasceu a imprensa e inventou-se a bssola. Foi neste perodo que o alemo Martin Luther deu incio Reforma Protestante; que Michelangelo pintou a Capela Sistina. Outro perodo da histria ns conhecemos como iluminismo. Chamamos de Iluminismo o movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e Frana, nos sculos XVII e XVIII. Nessa poca deu-se origem a idias de liberdade poltica e econmica. Os filsofos e economistas que difundiam essas idias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas. J o sculo XX conheceu uma intensa e rpida evoluo cientfica e tecnolgica nas mais diversas reas do conhecimento humano. Foi o sculo das guerras mundiais, da bomba atmica, do automvel, da mulher, das minorias, do avio, das viagens espaciais, da internacionalizao da economia, do comunismo, do fim dos imprios colonialistas, da eletrnica, dos transplantes, da indstria cultural, da clonagem, da internet... Qual foi o evento que marcou a histria da humanidade de modo nico, sem igual? Marcou mais do que qualquer outro? A proposta que tenho nesta noite vai de encontro todas as vozes que j citei. Minha proposta que o evento que marcou a histria da humanidade de modo mais acintoso, profundo, que foi o divisor de guas, foi o levantar de uma cruz vil cravada num monte na Palestina cuja silhueta se assemelhava a uma caveira. Tudo o mais em decorrncia daquele dia, daquele ato. A histria da humanidade daria uma guinada vertiginosa para sempre. Os maiores lderes polticos da antiguidade lanaram mo da crucificao como mecanismo de punio. Os romanos passaram a us-lo como instrumento condenatrio, em especial de escravos, rebeldes, pessoas consideradas criminosas violentas e dos envolvidos em delitos polticos. Todavia, Roma isenta aqueles que tinham cidadania romana de tal tipo de morte, exceto os soldados que desertavam. A prtica da crucificao era comum nos tempos de Jesus. Em sua infncia, ao longo do caminho que ligava sua cidade - Nazar a Sforis -, Jesus pode ter presenciado a crucificao de 2 mil judeus considerados rebeldes. Judas, o galileu, e seus soldados foram crucificados ao longo daquela estrada sob ordem do general romano Quintlio Varo. Esse ato condenatrio foi extinto entre os romanos por volta do ano 313dC, com a observao da prtica do cristianismo por Constantino. A morte era tremendamente dolorosa e cruenta. Havia trs tipos de cruzes. Em X chamada de Andreana, Em T chamada de omissa, e a comum que tinha seu mastro central passando pelo mastro transversal.

A crucificao comeava com o chamado poste de tortura onde se aplicava chibatadas com o azorrague, tambm conhecido como flagelum, causando um torpor ou morte intermediria aquela morte que precedia a definitiva. Assim se fazia a fim de que o ru no estivesse em condies de descansar as costas sobre o cepo de madeira, mantendo o corpo arqueado em todo o tempo. Os crucificados sempre estavam em nudez. A cruz comum era reservada para os mais cruis, pois no podiam descansar a cabea sobre o cepo transversal. Pelo 3 ou 4 dia se rompia a medula na altura do pescoo e morria. A pergunta que se faz : Se naqueles dias, a crucificao era uma aplicao penal to comum quanto era morrer enforcado na Inglaterra, guilhotinado na Frana ou nas cmaras de gs e por injeo letal nos EUA, porque ESSA crucificao em especial seria diferente? Porque ela mudou a histria? Qual o valor da cruz para ns? O valor da cruz incomensurvel. Uma igreja que no fala da cruz como um machado sem cabo, um cu sem um sol, um arco sem um flecha, um compasso sem agulha, um relgio sem corda, uma vela sem pavio... Sem a cruz a igreja se toma um porto sem segurana, uma me que no sabe o significado do que amor, um velho sem experincia, um jovem sem fora, uma criana sem inocncia. Antes de dizer propriamente o que a cruz e a razo pela qual ela mudou a histria, se faz necessrio desfazer alguns conceitos errneos que muitos nutrem sobre a cruz. 1 - A cruz no foi um acidente de percurso na vida de Jesus. 2 - No foi uma morte em defesa de uma causa simplesmente. 3 - No foi uma aula expositiva de sofrimento. 4 No foi para agradar a Deus. A morte de Cristo singular. Foi a nica crucificao voluntria. Ele no ofereceu resistncia alguma, pois tinha dito a respeito de sua vida: "Ningum ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou". por todos ns reconhecido que est longe de ser natural para algum, que inocente no mais alto grau, projetar-se a si mesmo na morte como se fosse um criminoso. O texto de Joo sinttico. Vamos saber por que a cruz divisora de guas atravs das sete declaraes que Jesus fez enquanto crucificado. Embora hoje eu me dedique a falar das primeiras duas. I - A CRUZ A GRANDE MARCA DA HISTRIA HUMANA PORQUE NOS CONFERIU PERDO DOS NOSSOS PECADOS. - Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem... Lc 23: 34. O que pecado? O pecado tudo aquilo que deixa claro o quanto nos distanciamos do carter de Deus. Podemos classific-lo de trs formas: iniqidade, transgresso e pecado propriamente dito. Cada um deles tem um significado diferente.

Iniqidade: contrrio de equidade, sentimento do que realmente justo, correto. Significa - trocar Deus por qualquer outra coisa. Ex: Deixar de mostrar afeto e afeio ao verdadeiro Deus para ir em busca de um impostor, um mentiroso. Transgresso: Sugere o ato de ultrapassar uma linha ou uma proibio. Exemplo Davi confessou a sua transgresso a Deus, no caso do seu adultrio com Bate-Seba (SL 51:3). Pecado: A idia bsica da palavra mais bem vista em Juzes 20: 16 "Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra num cabelo e no erravam". A frase: "no erravam" significa "no pecavam". Conseqentemente, entendemos que essa palavra tem a ver com a falha em atingir o alvo de Deus - em cumprir os mandamentos de Deus. O pecado essa ndoa, mancha, estigma que todos temos. Essa nossa natureza que esconde em si mesma as sementes de todos os pecados. Essa disposio mental que muitas vezes deseja o bem, mas no o alcana Mas as coisas que saem da boca vm do corao, e so essas que tornam o homem impuro. Pois do corao saem os maus pensamentos, os homicdios, os adultrios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calnias Mt 15: 18, 19. Qual o processo de perdo de pecados? Como isso ocorre? Deus providenciou no apenas os meios, mas tambm determinou as regras. Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, no h remisso - Hebreus 9: 22 S h um modo desse quadro se reverter: "Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" I Jo 1:7. H uma lio muito profunda aqui que precisamos aprender. No importa quem voc seja, no importa o que voc tenha feito e no importa quo longe de Deus voc tem andado, ele ama voc e tem perdo para voc. Ele nunca um Deus com uma planilha na mo para cobrar os nossos erros. Ele o Deus da graa, da misericrdia e o salvador, aquele que orou pedindo perdo. A mensagem profunda desta palavra de Jesus que no importa quem ns sejamos, h perdo para ns. O apstolo Paulo disse isso numa ocasio: eu no sou digno de ser chamado apstolo, eu perseguia a igreja de Deus, mas pela graa de Deus eu sou o que sou. Eu cheguei aonde cheguei por causa da graa de Deus. Limpo no por fora apenas, mas por dentro com uma conscincia limpa diante de Deus, concluo que no preciso mais... Quarenta dias depois sua orao respondida.

II - A CRUZ SALVAO PARA TODO AQUELE QUE CR. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso. Lc. 23:43 Um grupo esotrico de Braslia props num programa de televiso da Rdio Globo a substituio da cruz por uma elipse, a cruz para eles era smbolo de vergonha e a elipse era um smbolo perfeito, falava de perfeio, de harmonia, de pacificao do indivduo com o cosmos. A cruz fala de vergonha, de dor e de sofrimento e ela o melhor smbolo do cristianismo porque nela ns vemos aonde chega a maldade do homem e ns vemos aonde chega a graa de Deus. Ela necessria e nela est uma das mais profundas promessas que o corao humano pode ouvir, "Em verdade, em verdade te digo: hoje estars comigo no paraso". "Lembra-te de mim". S isto. A nica coisa que ele pede. Ele no pede salve-me, livra a minha barra, muda a minha situao. Ele reconhece que no tem direito a nada e este homem se torna um grande exemplo, ele no tem mrito, ele no tem virtudes, ele se v como pecador, e tudo o que ele pede que Jesus se lembre dele.

Anda mungkin juga menyukai