Anda di halaman 1dari 3

NOTAS DE AULA Engenharia Econmica http://engenhariaeconomica.blogspot.

com

AULA 1- Capitalizao e Juros Simples


JUROS

Sempre que algum emprega certos recursos, espera por parte destes, algum rendimento, ou seja, uma diferena positiva entre o montante readquirido e a quantia inicialmente investida, a qual chamamos de juros, isto , remunerao do capital empregado em atividades produtivas.Assim, Quando uma quantia emprestada por determinado perodo de tempo, o credor requer, no fim do prazo estabelecido, um acrscimo que compense o no usufruto do capital. Quem empresta se abstm de consumir no presente, na expectativa de uma retribuio futura: o juro.

o dinheiro pago pelo uso do dinheiro emprestado ou como remunerao do capital empregado em atividades produtivas

Alguns fatores que influenciam os juros so:

Inflao - a diminuio do poder aquisitivo da moeda exige que o investimento produza retorno maior que o capital investido.

Risco - existe sempre a possibilidade do investimento no corresponder s expectativas. Os investidores assumem esta situao ao receber uma determinada remunerao.

Oportunidade - os recursos so limitados, por isso, quando se opta por um investimento, perde-se a oportunidade de ganhar em outros. preciso que o primeiro oferea retorno satisfatrio.

Econ. Frank Leonardo Casado

NOTAS DE AULA Engenharia Econmica http://engenhariaeconomica.blogspot.com

Utilidade - investir significa deixar de consumir hoje para consumir amanh, o que s atraente quando o capital recebe remunerao adequada.

TAXAS DE JUROS ( I )
Os juros so especificados atravs da taxa de juros, que a razo entre os juros que sero cobrados no fim do perodo e o capital inicialmente empregado.

| ATENO |

1- Rotineiramente adotamos as seguintes abreviaes para representar a periodizao das taxas: a.a. - ao ano, a.s. - ao semestre, a.q. - ao quadrimestre, a.t. - ao trimestre, a.b. - ao bimestre, a.m. - ao ms e a.d. - ao dia. 2- Os valores so apresentados em percentagem (%). Para os clculos necessrio utilizar estes valores em casas decimais. Assim, 10% equivalem a 0,10. 3- Juro comercial ou ordinrio - tem como base o ano comercial com 360 dias e ms de 30 dias. Juro exato - tem como base o ano civil com 365 ou 366 dias. Faz-se a contagem exata dos dias no perodo considerado. Obs.: Quando o exerccio no menciona o tipo de juros, adote o juro comercial ou ordinrio.

Econ. Frank Leonardo Casado

NOTAS DE AULA Engenharia Econmica http://engenhariaeconomica.blogspot.com

REGIMES DE CAPITALIZAO
O processo de formao de juros, denominado regime de capitalizao, pode ocorrer a juros simples ou a juros compostos.

Juros Simples
Quando so cobrados juros simples, apenas o principal rende juros, isto , os juros so diretamente proporcionais ao capital emprestado. Os juros, J, valem: J = i . PV . n (1) onde: PV = principal ou capital na data de hoje i = taxa de juros

n = nmero de perodos de juros. De acordo com a frmula (1), os juros obtidos em dois anos so o dobro dos juros de 1 ano, visto que aumentam linearmente. O montante FV que uma pessoa que obtenha um emprstimo dever devolver, ao cabo de "n" perodos ser: FV = PV + J = PV + i.n.PV = PV (1 + i.n), sendo que este montante F tambm chamado valor futuro.

O valor futuro, portanto : FV = PV(1+i.n)

Econ. Frank Leonardo Casado

Anda mungkin juga menyukai