Anda di halaman 1dari 10

pergunta:Os seres vivos apresentam em sua composio qumica tanto substncias orgnicas quanto inorgnicas.

Tomando como referencial a distribuio ilustrada na figura a seguir, para a bactria 'Escherichia coli', assinale a alternativa que inclui as fraes representativas de gua, protenas e sais minerais, nesta ordem.

a) 1, 2 e 3 b) 2, 3 e 6 c) 1, 2 e 6 d) 2, 3 e 1 e) 3, 2 e 4

resposta:C pergunta:Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as caractersticas, apresentadas na coluna inferior e, aps, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante.

(I) gua (II) sal mineral (III) monossacardeo (IV) lipdeo (V) enzima

(A) biocatalizador de origem protica (B) molcula mais abundante na matria viva (C) composto orgnico (D) composto inorgnico

(E) tipo de carboidrato

( ) III - E ( ) II - B ( ) III - C ()I-C ( ) IV - C ()V-D

resposta:V F V F V F V pergunta:As________ so compostos formados por ________unidos (as) por ligaes ________e as _______so ________ orgnicos, de natureza _______sensveis s variaes de temperatura.

Os termos que corretamente preenchem as lacunas so, respectivamente, a) gorduras - protenas - peptdicas - enzimas - acares - lipdica. b) protenas - aminocidos - energticas - gorduras - compostos - protica. c) protenas - aminocidos - peptdicas - enzimas - catalisadores - protica. d) enzimas - aminocidos - hdricas - protenas - catalisadores - lipdica. e) protenas - acares - proticas - enzimas - acares - enzimtica.

resposta:C pergunta:"Cear joga fora opo alimentar"

Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabea de lagosta no so aproveitadas sendo lanadas ao mar. "0 estudo sobre hidrlise enzimtica de desperdcio de lagosta", ttulo do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentao de populaes carentes. O processo consiste na degradao de molculas orgnicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilizao. O p resultante de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservao, por longos perodos. (Jornal do Brasil - 27/08/94)

Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opo correta. a) As molculas orgnicas simples obtidas so glicerdios que so utilizados pelo organismo com funo reguladora. b) As molculas orgnicas complexas empregadas so protenas que, ao serem digeridas em aminocidos so utilizadas pelo organismo com funo estrutural. c) O catalisador do processo uma enzima capaz de degradar protenas em monossacardeos essenciais liberao de energia para as atividades orgnicas. d) A hidrlise enzimtica de molculas orgnicas complexas realizada por catalisador inorgnico

em presena de gua. e) O alto teor nutritivo do produto devido ao fato de as molculas orgnicas simples obtidas serem sais minerais indispensveis ao desenvolvimento orgnico.

resposta:B pergunta:Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colgeno. Quimicamente, o colgeno pertence ao grupo de: a) carboidratos b) lipdeos c) protenas d) glicdeos e) cidos nuclicos

resposta:C pergunta:A fenilcetonria uma doena que resulta de um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminocido fenilalanina.

A falta de hidroxilase produz o acmulo de fenilalanina que, por transaminao, forma cido fenilpirvico. Quando em excesso, o cido fenilpirvico provoca retardamento mental severo.

Por outro lado, o portador desse defeito enzimtico pode ter uma vida normal desde que o defeito seja diagnosticado imediatamente aps o nascimento e que sua dieta seja controlada.

A fenilcetonria to comum que mesmo nas latas de refrigerantes dietticos existe o aviso: "Este produto contm fenilcetonricos!".

Qual o principal cuidado a tomar com a dieta alimentar de um portador desse defeito enzimtico? Por qu? 9. (Udesc) Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as afirmativas a seguir: As_________ so protenas especiais que_________ reaes qumicas que ocorrem no_________ das clulas. Quando o organismo aquecido demasiadamente, elas so__________. a) gorduras; catalisam; interior; desnaturadas b) molculas; aceleram; exterior; recriadas c) enzimas; retardam; exterior; derretidas d) gorduras; alteram; limite; destrudas e) enzimas; catalisam; interior; desnaturadas

resposta:Evitar a ingesto de alimentos que contenham o aminocido fenilalanina pois os "fenilcetonricos" so incapazes de metabolizar essa substncia e correm risco de apresentar graves distrbios metablicos com conseqncias irreversveis.

pergunta:Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as afirmativas a seguir: As_________ so protenas especiais que_________ reaes qumicas que ocorrem no_________ das clulas. Quando o organismo aquecido demasiadamente, elas so__________. a) gorduras; catalisam; interior; desnaturadas b) molculas; aceleram; exterior; recriadas c) enzimas; retardam; exterior; derretidas d) gorduras; alteram; limite; destrudas e) enzimas; catalisam; interior; desnaturadas

resposta:E pergunta:Considere as seguintes afirmativas:

I - As protenas so molculas de grande importncia para os organismos - atuam tanto estruturalmente como tambm metabolicamente. II - As enzimas so protenas que atuam como catalisadores biolgicos. III - Existem protenas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas so conhecidas como anticorpos. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II, III

resposta:E pergunta:Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da molcula dada pela frmula geral a seguir

a) capaz de se ligar a outra molcula do mesmo tipo atravs de pontes de hidrognio. b) Entra na constituio de enzimas. c) R representa um radical varivel que identifica diferentes tipos moleculares dessa substncia.

d) Os vegetais so capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substncia, necessrios sua sobrevivncia. e) Essas molculas so unidas umas s outras nos ribossomos.

resposta:A pergunta:Catalase uma enzima que est presente em nosso organismo e capaz de desdobrar a gua oxigenada em gua comum e oxignio, de acordo com a reao:

H2O2 + catalase 1/2 O2 + H2O A gua oxigenada usada em curativos como antisptico. Considerando a reao anterior e o seu uso, podemos afirmar que a gua oxigenada um: a) catalisador e age contra bactrias anaerbicas b) produto que age contra bactrias aerbicas c) substrato que age diretamente como cicatrizante d) substrato que age contra bactrias anaerbicas

resposta:D pergunta:Leia o texto a seguir, escrito por Jons Jacob Berzelius em 1828.

"Existem razes para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalticos nos lquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos qumicos reside no poder cataltico de seus tecidos." A previso de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o "poder cataltico" mencionado no texto deve-se

a) aos cidos nuclicos. b) aos carboidratos. c) aos lipdios. d) s protenas. e) s vitaminas.

resposta:D pergunta:"Cerca de 27 milhes de brasileiros tm intolerncia ao leite por deficincia na produo de uma enzima do intestino." (FOLHA DE SO PAULO, 09/08/98)

Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que: a) aumentam a energia de ativao necessria para as reaes. b) atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura. c) so altamente especficas em funo de seu perfil caracterstico. d) so estimuladas pela variao do grau de acidez do meio.

e) so consumidas durante o processo, no podendo realizar nova reao do mesmo tipo.

resposta:C pergunta:O esquema a seguir representa reagentes e produtos de reaes qumicas que ocorrem nas clulas.

Essa seqncia de reaes um modelo que mostra a a) ao de uma enzima na sntese de uma substncia. b) produo de ADP a partir de ATP. c) formao de um nucleotdeo. d) digesto de uma protena. e) oxidao de uma molcula de glicose.

resposta:A pergunta:Nos laboratrios qumicos, a maneira mais freqente de ativar um reao fornecendo calor, que funciona como energia de ativao. Nos seres vivos, isso no possvel, pois corre-se o risco de as protenas serem desnaturadas. A estratgia desenvolvida pelos seres vivos para superar a barreira inicial das reaes foi a utilizao de: a) ATP. b) enzimas. c) hormnios. d) glicose. e) clorofila.

resposta:B pergunta:O grfico a seguir representa a atividade enzimtica de uma determinada reao em funo da temperatura:

A seta indica o ponto: a) timo de temperatura para a atividade enzimtica. b) de desnaturao da enzima. c) de desnaturao do produto. d) mnimo da temperatura para a reao enzimtica. e) mximo de substrato obtido.

resposta:A

pergunta:Para inibir a ao de uma enzima, pode-se fornecer clula uma substncia que ocupe o stio ativo dessa enzima. Para isso, essa substncia deve: a) estar na mesma concentrao da enzima. b) ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima. c) recobrir toda a molcula da enzima. d) ter a mesma funo biolgica do substrato da enzima. e) promover a denaturao dessa enzima.

resposta:B pergunta:

A estrutura anterior, na forma como est representada, refere-se a a) um aminocido essencial com funo enzimtica na clula. b) um nucleotdeo que participa da estrutura qumica dos cidos nuclicos.

c) um nucleosdeo estvel que participa da estrutura qumica dos cidos nuclicos. d) um carboidrato no hidrolisvel que atua no metabolismo celular. e) um nucleotdeo que participa de reaes bioqumicas como fornecedor de energia.

resposta:E pergunta:ALGUMAS ETAPAS METABLICAS ENCONTRADAS NO CITOPLASMA DAS CLULAS HEPTICAS DE MAMFEROS

Cite as duas etapas, dentre as representadas, que so estimuladas pela ao da insulina.

resposta:A insulina, hormnio produzido pelo pncreas, estimula a glicogenognese e gliclise.

2) (FGV-SP-78) Glicognio e celulose tm em comum, na sua composio, molculas de: a) aminocidos c) carboidratos e) glicerol b) cidos graxos d) protenas 3) Os glicdios que podem ser hidrolisados dando outros glicdios de molculas menores so chamados: a) oses d) osdeos b) monossacardeos e) polipeptdios c) esterdeos (CESCEM-SP-76) Qual o tipo de substncia que exerce fundamentalmente funo energtica no metabolismo energtico da clula? a) protena d) enzimas b) hidratos de carbono e) vitaminas c) fosfolipdios (UCMG-78) So considerados polissacardios: a) lactose e maltose d) amido e glicognio b) amido e lactose e) glicose e frutose c) glicognio e glicose

O polissacardio formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicdios nos animais denominado: a) amido d) volutina

b) colesterol e) glicognio c) ergosterol A hidrlise de um polissacardio (OSDEO) resulta em muitas molculas de: a) oses b) gua c) sais minerais Dentre as substncias relacionadas, qual delas representa o principal suprimento energtico de preferncia das clulas? a) protenas b) celulose c) glicose So considerados oses ou monosacardios: a) maltose e glicose b) sacarose e maltose c) amido e glicognio (ISE/Sta. Ceclia-SP) So carboidratos muito importantes na sntese dos cidos nucleicos: a) glicose e galactose d) ribose e desoxiribose b) glicose e monose e) glicose e desoxiribose c) ribose e glicose (Un.B-80) Obteve-se da hidrlise de uma substncia de origem animal: glicina, serina, histidina, lisina, arginina e fenilalanina. A substncia hidrolisada era: a) um polissacardeo. d) uma protena. b) um cido nucleico. e) uma cetose. c) um lipdio (Universidade Estadual de Maring-80) A ligao peptdica resulta da unio entre o grupo: a) carboxila de um aminocido e o grupo carboxila do outro. b) carboxila de um aminocido e o grupo amina do outro. c) amina de um aminocido e amina do outro. d) amina de um aminocido e radical R do outro. e) carboxila de um aminocido e radical R do outro d) glicose e frutose e) amido e sacarose d) vitaminas e) gua d) gua e sais minerais e) amido

(FGV) Para melhor suprir deficincia de protena a dieta deve incluir; a) farinha de trigo d) laranja b) banha e) chocolate c) ovo (UFBA-BA). 0 aminocido mais simples a: a) alanina b) lisina c) glicina d) cistena e) triptofano

Anda mungkin juga menyukai