Anda di halaman 1dari 2

A F MORTA DOS IGNORANTES Um simples e elementar erro de traduo tem levado a doutrina crist a uma terrvel heresia.

At hoje esse erro no foi corrigido. Desde os primeiros sculos do cristianismo, quando o texto grego do Evangelho foi traduzido para o latim, principiou a funesta associao de crer com f. A palavra grega para f pistis, cujo verbo pisteuein. Infelizmente, o substantivo latino fides, correspondente a pistis, no tem verbo e, assim, os tradutores latinos viram-se obrigados a recorrer a um verbo de outro radical para exprimir o grego pisteuein: credere, que em portugus deu crer. Nenhuma das cinco lnguas neo-latinas portugus, espanhol, italiano, francs, rumeno - possui verbo derivado do substantivo fides, f; todas essas lnguas so obrigadas a recorrer a um verbo derivado de credere. Ora, a palavra pistis ou fides significa, originalmente, harmonia, sintonia, consonncia. Portanto, ter f estabelecer ou ter sintonia e harmonia entre o esprito humano e o esprito divino. Nos tempos modernos, fcil estabelecer o seguinte paralelo ilustrativo: um receptor de rdio s recebe a onda eletrnica emitida pela estao emissora, quando o receptor est sintonizado ou afinado perfeitamente com a freqncia da emissora; se a emissora, por exemplo, emite uma onda de freqncia 100, o meu receptor s reage a essa onda e recebe-a quando est sintonizado com a freqncia 100; s neste caso, o meu receptor tem f, fidelidade, harmonia ou est em consonncia com a emissora. Se o esprito humano no est sintonizado com o esprito de Deus, ele no tem f, embora talvez creia. Esse homem pode, em teoria, aceitar que Deus existe, e apesar disso, no ter f. Ter f estar em sintonia com Deus, tanto pela conscincia como tambm pela vivncia, ao passo que um homem sem sintonia com Deus pela conscincia e pela vivncia, pela mstica e pela tica, pode crer vagamente em Deus. Crer um ato de boa vontade; ter f uma atitude de conscincia e de vivncia. A conhecida frase "quem crer ser salvo, quem no crer ser condenado", absurda e blasfema no sentido em que ela geralmente usada pelos telogos. Mas, se lhe dermos o sentido verdadeiro, ela est certa, porque a salvao no outra coisa seno a harmonia da conscincia e da vivncia com Deus. A substituio de "ter f" por "crer" h quase dois mil anos desviou a teologia e deturpou profundamente a mensagem do Cristo.

Comentrio Roberto: Sendo assim fcil entender que uma pessoa que v a Igreja, faz oraes, faz Jejum, mas na sua casa um inferninho onde h desrespeito, e desamor, como pode uma pessoa amar o prximo se muitos no amam nem sua me fsica, sua irm, seu irmo ou seja, os de sua prpria casa, tudo deve partir de dentro do lar. Este exemplo significa que a pessoa que se comporta assim um crente porque cr em Deus, Cr em Jesus mas no tem F. Pelos seus frutos os conhecereis.
I JOAO CAPITULO 3 18 Meus filhinhos, no amemos de palavra, nem de lngua, mas por obra e em verdade. I Joo 4:20-21 Se algum diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmo, mentiroso. Pois quem no ama a seu irmo, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem no viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame tambm a seu irmo. Porque, devendo j ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e no de slido mantimento. Hebreus 5:12 No h nada de novo debaixo do sol, tudo se repete Eclesiastes 1:9-11 / 3:15 4 Porque, se Deus no perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lanado no inferno, os entregou s cadeias da escurido, ficando reservados para o juzo; II PEDRO 2 EFESIO 2:5 quando estvamos mortos em conseqncia de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo e por graa

que fostes salvos

Anda mungkin juga menyukai