Anda di halaman 1dari 9

Portaria N 52, de 26 setembro de 2002.

O PRESIDENTE DA COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR CAPES, no uso das atribuies conferidas pelo art. 21, incisos II e V, do Decreto n 3.543, de 12 de julho de 2000, e considerando a n ecessidade de evoluir na sistemtica do Programa de Demanda Social pelas importantes vantagens que a prxis vem apresentando na consecuo dos seus objetivos, resolve : Art. 1. Aprovar o novo Regulamento do Programa de Demanda Social constante do Anexo a esta Portaria. Art. 2. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio, revogada a Portaria n 052, de 26 de maio de 2000 e disposies em contrrio.

Ablio Afonso Baeta Neves

(Anexo Portaria CAPES n 52/002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DS OBJETIVOS DO PROGRAMA E CRITRIOS PARA CONCESSO DE BOLSAS Art. 1. O Programa de Demanda Social - DS tem por objetivo a formao de recursos humanos de alto nvel necessrios ao Pas, proporcionando aos programas de ps-graduao stricto sensu condies adequadas ao desenvolvimento de suas atividades. Pargrafo nico. O instrumento bsico da DS a concesso de quota de bolsas aos programas de ps-graduao stricto sensu, definida com base nos resultados do sistema de acompanhamento e avaliao coordenado pela CAPES, para que mantenham em tempo integral alunos de excelente desempenho acadmico. REQUISITOS PARA INGRESSO DA INSTITUIO NO PROGRAMA Art. 2. A instituio que pretender participar na DS dever: I - possuir personalidade jurdica de direito pblico e ensino gratuito; II - manter programa(s) de ps-graduao stricto sensu, avaliada pela CAPES, com nota igual ou superior a 3 (trs); III - outorgar poderes Pr-Reitoria ou rgo equivalente da administrao superior, de represent-la perante a CAPES e manuteno de infra-estrutura compatvel com a respectiva execuo; IV - instituir Comisso de Bolsas-CAPES, com um mnimo de trs membros, integrada pelo Coordenador do programa e por representantes dos corpos docente e discente, com atuao decisiva na seleo dos bolsistas; V - firmatura do convnio especfico com a CAPES. ATRIBUIES DAS PARTES ENVOLVIDAS NO PROGRAMA Atribuies da CAPES Art. 3. So atribuies da CAPES: I - definir as quotas de bolsas para os programas de ps-graduao e da PrReitoria; II - efetuar, observada a disponibilidade oramentria, o repasse dos recursos necessrios execuo da DS; III - acompanhar e avaliar o desempenho do Programa.

Atribuies da Instituio Art. 4. Na execuo do Programa DS, so atribuies das instituies participantes: I - incumbir formalmente Pr-Reitoria, ou a unidade equivalente, a responsabilidade pela coordenao da execuo do Programa; II - representar a Instituio perante a CAPES, nas relaes atinentes ao Programa; III - supervisionar as atividades da DS no mbito de sua instituio; IV - garantir o funcionamento de uma Comisso de Bolsa-CAPES da DS em suas dependncias; V - preparar e enviar CAPES, toda a documentao necessria implementao do Programa; VI - proceder aos pagamentos dos bolsistas informando a CAPES sobre as respectivas datas da efetivao; VII - cumprir rigorosamente e divulgar entre os candidatos e bolsistas todas as normas do Programa e o teor das comunicaes pertinentes feitas pela CAPES; VIII - cientificar os bolsistas de que seu tempo de estudos somente ser computado para fins de aposentadoria se efetuadas contribuies para a Seguridade Social, como contribuinte facultativo, (art. 14 e 21, da Lei n 8.212, de 24/07/91); IX - restituir integral e imediatamente CAPES todos os recursos aplicados sem a observncia das normas do Programa de DS procedendo apurao das eventuais infraes ocorridas no mbito de sua atuao, para cobrana regressiva, quando couber; X - disponibilizar via on-line, at o dia quinze de cada ms as alteraes ocorridas em relao ao ms em curso dos bolsistas do Programa; XI - efetuar nos prazos estabelecidos as prestaes de contas dos convnios executados; XII - interagir com a CAPES para o aperfeioamento do Programa e o desenvolvimento da Ps-Graduao; XIII - apresentar prontamente quaisquer relatrios solicitados pela CAPES e praticar todos os demais atos necessrios ao bom funcionamento do Programa. Comisso de Bolsas/CAPES da DS 1 Em cada IES ser constituda Comisso de Bolsa-CAPES, com trs membros, no mnimo, composta pelo Coordenador do Programa por um representante(s) dos corpos docente e discente, sendo os dois ltimos escolhidos por seus pares, respeitados os seguintes requisitos:

I - no caso do representante docente, dever fazer parte do quadro permanente de professores do Programa; II - no caso do representante discente, dever estar, h pelo menos um ano, integrado s atividades do Programa, como aluno regular. 2 So atribuies da Comisso de Bolsa/CAPES: I - observar as normas do Programa e zelar pelo seu cumprimento; II - examinar as solicitaes dos candidatos; III - selecionar os candidatos s bolsas do Programa mediante critrios que priorizem o mrito acadmico, comunicando Pr-Reitoria ou a Unidade equivalente, os critrios adotados e os dados individuais dos alunos selecionados; IV - manter um sistema de acompanhamento do desempenho acadmico dos bolsistas e do cumprimento das diferentes fases previstas no Programa de estudos, apto a fornecer a qualquer momento um diagnstico do estgio do desenvolvimento do trabalho dos bolsistas em relao durao das bolsas, para verificao pela IES, ou pela CAPES; V - manter arquivo atualizado, com informaes administrativas individuais dos bolsistas, permanentemente disponvel para CAPES. NORMAS GERAIS E OPERACIONAIS DA CONCESSO DE BOLSAS Art. 5. As informaes necessrias formalizao de candidatura e quaisquer outras relativas concesso de bolsas de estudo, devem ser obtidas pelos interessados diretamente na Pr-Reitoria. DEFINIES DE QUOTA DE BOLSAS Art. 6 . As definies da quota de bolsas obedecero aos seguintes requisitos: I - caracterstica, dimenso e desempenho do curso e desempenho dos bolsistas, aferido pelo tempo mdio para titulao; II - necessidades de formao mais prementes verificadas no pas, sempre que resultante de diagnstico e estudos; Benefcios abrangidos na concesso das bolsas Art. 7. As bolsas concedidas no mbito do Programa de Demanda Social DS consistem em:

I - pagamento de mensalidade para manuteno, cujo valor ser divulgado pela CAPES, observada a durao das bolsas, constante deste Regulamento. II - pagamento de mensalidade complementar para o bolsista que aufira rendimentos admitidos, correspondendo complementao de sua remunerao bruta para atingir o valor fixado no inciso I deste artigo. III - o auxlio-tese corresponde ao valor de uma mensalidade da bolsa, vigente no ms de repasse da CAPES instituio e destinado cobertura das despesas referentes confeco da dissertao ou tese, e ser pago somente a quem detenha a condio de bolsista da CAPES quando entregar a verso do trabalho banca examinadora, para posterior defesa, obedecendo aos seguintes critrios: a) ser bolsista da CAPES sem interrupo, por no mnimo 12 meses para o nvel de mestrado e 24 meses para o nvel de doutorado; b) quando da entrega da dissertao/tese no ter mais de 24 meses de curso no mestrado e 48 meses de curso no doutorado, contados da data de matricula; c) no caso de mudana de nvel, no ter mais de 60 (sessenta) meses, contados da matrcula no mestrado. Pargrafo nico. Cada benefcio da bolsa deve ser atribudo a um indivduo, sendo vedado o seu fracionamento sob qualquer pretexto. Requisitos para concesso de bolsa Art. 8. Exigir-se- do ps-graduando, para concesso de bolsa de estudos: I - dedicao integral s atividades do programa de ps-graduao; II - quando possuir vnculo empregatcio, estar liberado das atividades profissionais sem percepo de vencimentos; III - comprovar desempenho acadmico satisfatrio, consoante as normas definidas pela instituio promotora do curso; IV - no possuir qualquer relao de trabalho com a instituio promotora do programa de Ps-Graduao; V - realizar estgio de docncia de acordo com o estabelecido no artigo 17 deste regulamento; VI - no acumular a percepo da bolsa com qualquer modalidade de auxlio ou bolsa de outro programa da CAPES, ou de outra agncia de fomento pblica nacional; VII - no ser aluno em programa de residncia mdica; VIII - no se encontrar aposentado ou em situao equiparada; IX - carecer, quando da concesso da bolsa, do exerccio laboral por tempo no inferior a vinte anos ou vinte e quatro anos para obter aposentadoria voluntria, conforme concorra bolsa de doutorado ou mestrado, respectivamente;

X - ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela Instituio de Ensino Superior em que se realiza o curso. 1 Poder ser admitido como bolsista, o ps-graduando que perceba remunerao bruta inferior ao valor da bolsa, decorrente de vnculo funcional na rea de educao ou sade coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional, e esteja cursando a ps-graduao nas respectivas reas. 2 A inobservncia pela IES dos requisitos deste artigo acarretar a imediata interrupo dos repasses e a restituio a CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da quota de bolsa utilizada irregularmente. Durao das Bolsas Art. 9. A bolsa ser concedida pelo prazo de dozemeses, podendo ser renovada anualmente at atingir o limite de 48 (quarenta e oito) para o doutorado, e de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condies: I - recomendao da comisso de Bolsa-CAPES, sustentada na avaliao do desempenho acadmico do ps-graduando; II - persistncia das condies pessoais do bolsista, que ensejaram a concesso anterior; 1 Na apurao do limite de durao das bolsas considerar-se-o tambm as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agncias para o mesmo nvel de curso, assim como o perodo do estgio no exterior subsidiado por qualquer agncia ou organismo nacional ou estrangeiro; 2 O bolsista de mestrado que obtiver recomendao para ingresso no doutorado, sendo contemplado com bolsa deste nvel no poder ter a durao de bolsa superior a 60 (sessenta ) meses, considerados ambos os nveis; 3 Os limites fixados neste artigo so improrrogveis. Sua extrapolao ser causa para a reduo das quotas de bolsas do programa, na proporo das infraes apuradas pela CAPES, sem prejuzo da repetio do indbito e demais medidas cabveis. Suspenso de bolsa Art. 10. O perodo mximo de suspenso da bolsa, devidamente justificado, ser de at dezoito meses e ocorrero nos seguintes casos: I - de at seis 6 meses, no caso de doena grave que impea o bolsista de participar das atividades do curso ou para parto e aleitamento de filho; II - de at seis meses, para mestrado, e doze meses, para doutorado sanduche, dentro do Programa PROCAD/CAPES;

III - de at dezoito meses, para bolsista de doutorado, que for realizar estgio no exterior, relacionado com seu plano de curso, apoiado pela CAPES ou por outra Agncia; 1 A suspenso pelos motivos previstos no inciso I deste artigo no ser computada para efeito de durao da bolsa. 2 vedada a substituio de bolsista durante a suspenso da bolsa. Coleta de dados ou estgio no pas e exterior Art 11. No haver suspenso da bolsa quando: I - o mestrando, por prazo no superior a seis meses, ou o doutorando, por prazo de at doze m eses, se afastar da localidade em que realiza o curso, para realizar estgio em instituio nacional ou coletar dados necessrios elaborao de sua dissertao ou tese, se a necessidade da coleta ou estgio for reconhecida pela Comisso de Bolsa para o desenvolvimento do plano de trabalho proposto. II - o doutorando se afastar para realizar estudos referentes a sua tese, por um perodo de dois a seis meses, conforme acordo estabelecido entre a CAPES e o DAAD Servio Alemo de Intercmbio Acadmico. Revogao da concesso Art. 12. Ser revogada a concesso da bolsa CAPES, com a conseqente restituio de todos os valores de mensalidades e demais benefcios, nos seguintes casos: I - se apurada omisso de percepo de remunerao, quando exigida; II - se apresentada declarao falsa da inexistncia de apoio de qualquer natureza, por outra Agncia; III - se praticada qualquer fraude pelo bolsista, sem a qual a concesso no teria ocorrido. Pargrafo nico. A bolsa poder ser revogada a qualquer tempo p or infringncia disposio deste Regulamento, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor e impossibilitado de receber benefcios por parte da CAPES pelo perodo de cinco anos, contados do conhecimento do fato. Cancelamento de bolsa Art. 13. O cancelamento de bolsa, com ou sem a imediata substituio por outro aluno do mesmo Programa, dever ser comunicado Pr-Reitoria, a qual informar mensalmente a CAPES os cancelamentos ocorridos.

Art. 14. No mbito da IES, a Comisso de Bolsa-CAPES poder proceder, a qualquer tempo, novas concesses de bolsas e substituio de bolsistas, devendo comunicar o fato a CAPES. Pargrafo nico. No cabe substituio de bolsista durante a suspenso da bolsa a pedido. Mudana de nvel Art. 15. Admitir-se-, at o dcimo oitavo ms, contado do ingresso no curso de Mestrado, a Mudana de Nvel, assim compreendida a recomendao de ingresso do bolsista no Doutorado, tenha ou no defendido a dissertao do Mestrado. 1 O programa que autorizar a mudana de nvel ser contemplado com uma bolsa emprstimo de doutorado. 2 Ocorrendo a referida mudana, a bolsa de mestrado permanecer no Programa, podendo ser utilizada para outro aluno. 3 Caso o bolsista seja de outra Agncia, ser possvel a mudana de nvel, desde que exista disponibilidade de quota de bolsa de doutorado da DS. Transformao de nvel de bolsa Art. 16. As Instituies de Ensino Superior podero ampliar a quota de bolsas de doutorado definida pela CAPES, mediante a transformao de bolsas de mestrado, sem aumento de despesas, desde que o doutorado possua conceito 3 ou superior, e apresente adequado nvel de titulao de bolsistas. 1 Entender-se- ausente o aumento de despesas quando observada a proporo na qual trs bolsas de mestrado so substitudas por duas de doutorado. 2 A transformao de que trata este artigo implica em automtica alterao das quotas de bolsas, com repercusso nas quotas dos exerccios posteriores. ESTGIO DE DOCNCIA Art. 17. O estgio de docncia parte integrante da formao do ps-graduando, objetivando a preparao para a docncia, e a qualificao do ensino de graduao sendo obrigatrio para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critrios: I - no Programa que possuir os dois nveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficar restrita ao doutorado; II - no Programa que possuir apenas o nvel de mestrado, ficar obrigado realizao do estgio; III - as Instituies que no oferecerem curso de graduao, devero associar-se a outras Instituies de ensino superior para atender as exigncias do estgio de docncia;

IV - o estgio de docncia com carga superior a 60 (sessenta) horas poder ser remunerado a critrio da Instituio, vedado utilizao de recursos repassados pela CAPES; V - a durao mnima do estgio de docncia ser de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado; VI - compete a Comisso de Bolsa/CAPES, registrar e avaliar o estgio de docncia para fins de crdito do ps-graduando, bem como a definio quanto superviso e o acompanhamento do estgio; VII - o docente de ensino superior que comprovar tais atividades, ficar dispensado do estgio de docncia; VIII - as atividades do estgio de docncia dever ser compatvel com a rea de pesquisa do programa de ps-graduao realizado pelo ps-graduando. Art. 18. Os casos omissos sero resolvidos pela CAPES.

Luiz Valcov Loureiro Diretor de Programas

Ablio Afonso Baeta Neves Presidente

Anda mungkin juga menyukai