Anda di halaman 1dari 6

EMPRESARIAMENTO

EMPREENDEDORISMO
A formao empreendedora pode ser uma importante ferramenta da transformao cultural brasileira * Anderson Costa Cabido

Este artigo pretende apresentar algumas bases da discusso sobre empresariamento e empreendedorismo que temos percebido tanto no meio acadmico quanto no meio empresarial. Empresariar o ato de ser empresrio, de dirigir e comandar uma empresa ou uma organizao produtiva qualquer. Ser empresrio no uma atividade to comum, visto que a grande parte da populao no e nem ser empresrio algum dia. No entanto, todos sabemos da importncia deles na vida econmica do pas e do mundo. Logo, eles devem estar capacitados e preparados para desempenharem bem as suas funes, assim como um mdico, engenheiro, dentista, contador . . devem estar. No mundo de hoje, no h mais espaos para amadorismo e improvisos. Quem deseja ser empresrio deve se preparar para isso. Empreender o ato de ser empreendedor, de iniciar, criar, diversificar, inovar, mudar, desenvolver novas empresas, negcios e organizaes. O empreendedor um sujeito ainda mais raro e difcil de ser preparado, mas ele que possui a capacidade de provocar transformaes quantitativas e qualitativas na vida das pessoas e na vida nacional. Nem todo empresrio empreendedor e nem todo empreendedor empresrio. Entretanto, encontramos muitos empresrios que tambm so empreendedores e que fazem de suas organizaes exemplos de inovao, criatividade e competncia. Infelizmente, existem empreendedores do bem e empreendedores do mal. Pessoas que usam a sua capacidade empreendedora para promover o bem e a prosperidade e outras que usam para proveito prprio, desrespeitando a lei e a tica. Falaremos aqui do bom empreendedor, daquela pessoa capaz de criar riquezas para si e para a coletividade.

Empreendedores so pessoas que criam riquezas e a sociedade deve estar apta a reconhec-las e apoi-las
Nos ltimos anos temos visto um crescente debate sobre o empreendedorimo. Nas naes mais desenvolvidas e nas mais importantes business schools do mundo este assunto j debatido com freqncia h pelo menos uma dcada. Se analisarmos com um pouco mais de detalhe sob a luz de recentes fatos histricos poderemos encontrar algumas explicaes. O aumento do desemprego em escala global tem provocado uma necessidade das pessoas de estarem procurando novas fontes de renda a partir da constituio do negcio prprio, o que tem levado muitas pessoas a descobrirem suas habilitaes e capacidade empreendedora. Portanto, o desemprego provoca um maior debate sobre este assunto em todo o mundo.

Muitas pessoas, ao perceberem o mesmo por incapacidade de serem fazem do empreendedorismo uma espontaneamente os seus empregos

sucesso de outros em seus negcios prprios, ou empregados, gerando riqueza para outras pessoas, opo profissional. Cada vez mais pessoas deixam para investirem em seu negcio prprio.

Vivemos a chamada era dos servios onde h muito mais espaos para negcios pequenos que demandam pouco capital. Isto possibilita a abertura de muitas novas empresas para estarem atendendo a demandas especficas e localizadas no mercado. A globalizao possibilitou o surgimento de muitas oportunidades de negcio, em todas as reas e setores. O surgimento e a visibilidade destas oportunidades induzem as pessoas a constituirem o seu prprio negcio. Um outro fator que coloca a questo do empreendedorismo como prioritrio nas discusses acadmicas e econmicas o estudo feito em diversas partes do mundo comprovando a influncia da cultura empreendedora no processo de desenvolvimento econmico de uma sociedade. Estes estudos demonstram que quanto maior a parcela de uma populao com caractersticas empreendedoras maiores sero as chances daquela nao ou sociedade ser desenvolvida. (vide figura 1) Portanto, estamos descobrindo que se em nossa comunidade existem muitas pessoas empreendedoras, as nossas chances sero maiores de desenvolver e de gerar riquezas. Figura 1

Precisamos reduzir os custos individuais e sociais de um negcio e sua subsequente falncia


O MOVIMENTO EMPREENDEDORISMO GLOBAL Veja algumas das notcias que fazem do empreendedorimo uma grande tendncia: Ele est sendo considerado a cincia do Sculo XXI. Mais de 1100 faculdades dos Estados Unidos esto oferecendo cursos de empreendedorismo. Em mais de 30 estados americanos os cursos vem sendo oferecidos para crianas e adolescentes. No Brasil, diversas aes esto sendo desenvolvidas no sentido de inserir o tema no currculo de escolas de ensino superior, mdio e fundamental.

CARACTERSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR Devido a todo este interesse que o tema tem demonstrado em todo o mundo a ONU Organizaes das Naes Unidas atravs da PNUD Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento realizou uma grande pesquisa mundial para identificar as caractersticas do comportamento empreendedor. Baseada nestas caratersticas, ela comeou a desenvolver seminrios em todos os pases, principalmente nos subdesenvolvidos e em desenvolvimento, para estimular e catalisar o surgimento e a capacitao de novos empreendedores. Estes seminrios so denominados de Empretec. A pesquisa possibilitou o estabelecimento de 10 caractersticas empreendedoras, divididas em trs grande reas ou conjuntos: Conjunto de Realizao: Busca de oportunidades e iniciativa Correr riscos calculados Exigncia de qualidade e eficincia Persistncia Comprometimento Conjunto de Planejamento: Busca de informaes Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemticos Conjunto de Poder: Persuaso e rede de contatos Independncia e autoconfiana Obviamente, impossvel uma nica pessoa ter todas estas caractersticas bem desenvolvidas. Mas, de maneira geral o empreendedor utiliza de todas elas em momentos distintos e ele se tornar melhor cada vez em que buscar se aprimorar nestas caractersticas.

A FORMAO EMPREENDEDORA Vimos que, baseado em estudos realizados em todo mundo, um pas ou uma comunidade qualquer ser tanto mais desenvolvido quanto maior for a quantidade de pessoas com caractersticas empreendedoras. Portanto, a sociedade e, principalmente, os educadores devem se alertar para este dever e se perguntarem: estamos formando empreendedores ou apenas profissionais que desempenharo bem o seu papel de funcionrio e colaborador?. Felizmente, o Brasil pode ser considerado um celeiro de empreendedores. Uma pesquisa mundial realizada recentemente, apontou o Brasil como o pas que possui o maior nmero de empreendedores, seguido dos Estados Unidos e bem distante de outros pases

importantes no mundo. Isto significa que j existe uma predisposio do brasileiro em ser O MAIOR NMERO DE empreendedor, sendo uma vocao que necessita EMPREENDEDORES NO MUNDO. ser melhor desenvolvida. claro que no podemos 1 EM CADA 8 PESSOAS NO nos esquecer que a conjuntura econmica que BRASIL ESTO EMPREENDENDO. vivemos atualmente afeta o resultado desta pesquisa, como o caso do desemprego, dos NOS ESTADOS UNIDOS 1 EM processos de terceirizao dentre outros. No CADA 10. podemos tambm ser simplistas ao ponto de questionar: se temos o maior nmero de empreendedores, por que no somos a nao mais desenvolvida?. Este questionamento nos remete a duas novas situaes: 1- No bastar desenvolvermos a cultura empreendedora para transformar o pas em uma nao desenvolvida, ela apenas uma componente importante. 2- Apesar de termos o maior nmero de empreendedores, teremos os melhores, os mais bem preparados? O que estamos fazendo com este exrcito de empreendedores brasileiros?

O BRASIL O PAS QUE POSSUI

de conhecimento geral os altssimos ndices de mortalidade infantil nas empresas brasileiras, chegando alguns a afirmar que menos de 10% delas atingem o 5 ano de vida. Baseado neste indicador podemos avaliar a qualidade destes empreendedores, o que d uma nova dimenso ao tema: a formao e a educao empreendedora. Quem no se lembra dos seus pais ou de seus professores do ensino fundamental e mdio dizendo: voc precisa estudar e ser um bom aluno para conseguir um bom emprego no futuro? Por que nunca ouvimos dizer: voc O MAIS NOVO DESAFIO DAS precisa estudar para ser um grande empresrio ou um grande empreendedor? Estamos, dentro de UNIVERSIDADES INSERIR O casa, nas escolas e na comunidade, deixando de ENSINO DO estimular a cultura empreendedora nas futuras EMPREENDEDORISMO COMO geraes. Como j vimos, vivemos o incio da era PARTE DE TODOS OS CURSOS do fim dos empregos e a alternativa que melhor SUPERIORES. se apresenta o estmulo ao esprito empreendedor das futuras geraes. Esta no uma atribuio exclusiva das escolas de administrao ou das instituies de ensino superior. Trata-se de uma postura que deve ser tomada desde cedo, no mbito familiar e desde o ensino fundamental. Mostrar ao jovem que ele poder sim ser um empresrio de sucesso, habitu-lo a pensar como empreendedor e lder, inform-lo que possvel, estimular o convvio com o risco e a incerteza, com a transitoriedade, com o hbito de planejar, buscar informaes, ser persistente e comprometido, ser exigente de qualidade, ser independente, ter iniciativa e o faro em busca de oportunidades. Qual escola se dedica a estas questes? MERCADO DE TRABALHO X MERCADO DE NEGCIOS Todos ns aprendemos desde cedo o que vem a ser o mercado de trabalho. Sempre estamos observando o que acontece no mercado de trabalho, inclusive quando o jovem faz a sua opo por uma carreira ou por qual curso optar na poca do vestibular.

Habituamo-nos a falar de mercado de trabalho no dia-a-dia e a pensar nele quando queremos um novo emprego ou melhorias salariais etc. O Empreendedor no deve se preocupar prioritariamente com o mercado de trabalho, com as boas oportunidades de emprego. Ele deve se preocupar e conhecer bem o que chamaremos de mercado de negcios, as boas oportunidades que o mercado oferece de se investir, de montar a prpria empresa, de atender a uma necessidade dos consumidores ou de ser melhor que a concorrncia. O Brasil ainda e ser por muito tempo o pas das oportunidades de negcio, ainda existem reas muito pouco exploradas e precisamos de empreendedores e empresrios competentes para desbrav-las e no deix-las para os empreendedores internacionais. A viso de mercado de negcios dever ser desenvolvida no ensino superior, de maneira geral, e de maneira mais especfica, nas escolas de administrao. bvio que ser louvada a iniciativa daqueles municpios que adotarem esta viso tambm nos ensinos fundamental e mdio, mas a universidade no poder se furtar de ser a pioneira neste processo. A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA Como trabalhar este importante e fascinante tema nas escolas? o que a pedagogia empreendedora vem nos mostrar. A Pedagogia Empreendedora apoia-se em duas descobertas: 1- A construo de um sonho, de uma viso de longo prazo, do estabelecimento de uma meta a ser perseguida e desejada, que seja capaz de mover as pessoas, de justificar sacrifcios e de inspirar pacincia e persistncia. 2- A busca da realizao do sonho, a de comprometer-se com a ao, a de ter as ferramentas, as habilidades e as competncias de realizar aquela viso da forma mais eficiente possvel, ter a iniciativa prpria de concretizar o seu sonho, a sua viso. Estas duas descobertas, a da viso e a da ao, so as que movimentam o empreendedor na sua busca e as que fundamentam a atuao da pedagogia empreendedora. A figura a seguir demonstra em um eixo a capacidade de viso e em outro a capacidade de ao e como o empreendedor se coloca. A pessoa com uma grande viso e com pouca ao se junta categoria dos sonhadores, artistas e inventores. Aqueles com pouca viso do todo e do futuro e com grande habilidade de fazer, de trabalhar, se junta categoria dos trabalhadores operrios, de linhas de produo, daqueles que so executores de ordens, dos que gostam de rotinas, de normas e de regras. O Empreendedor deve ser capaz de associar a capacidade de viso com a capacidade de ao e

deve se preparar desde cedo para isso, no sendo engessado em estruturas educacionais que no permitam o seu desenvolvimento. O mercado de negcios no possui regras rgidas e ele dever conviver em um ambiente assim desde o incio da sua formao. ELEMENTOS DE SUPORTE PEDAGOGIA EMPREENDEDORA Dois so, portanto, os elementos de suporte Pedagogia Empreendedora: 1- Desenvolvimento de habilidades e competncias para entender e lidar com os fenmenos exgenos, ambientais. Capacidade de compreenso do que est a sua volta, de buscar informaes e oportunidades, de compreender ferramentas bsicas como planejamento, de estabelecimento de metas e objetivos, de construo de uma rede de contatos. 2- Desenvolvimento de condies intrnsecas do ser, como autoconfiana, independncia, disciplina, comprometimento, capacidade de correr riscos calculados dentre outras. Das caractersticas e habilidades essenciais do empreendedor, quais so estimuladas no aluno ao longo da sua vida escolar? E na sua vida particular? Qual a linguagem que o professor tem utilizado? Ele tem reforado a postura do empreendedor ou do profissional do passado, que no encontrar mais um lugar ao sol na era do fim dos empregos? Qual o contedo que tem sido trabalhado nas disciplinas? A bibliografia reprodutora ou transformadora? Gosto de citar o exemplo das escolas de administrao. Duas das principais atividades acadmicas so a realizao de visitas tcnicas a empresas e o estudo de casos. No me lembro, ao longo de quase 15 anos de vida acadmica, ter presenciado uma visita ou um estudo de caso em pequenas empresas, sendo que so elas as grandes incubadoras de empreendedores. Exemplos como este nos fazem perceber o quanto precisamos ajustar o foco se quisermos trabalhar com pedagogia empreendedora.

A opo pela Educao Empreendedora deve ser da escola e no do aluno.


Na maioria das vezes os alunos no tero o discernimento adequado para saber avaliar o que melhor para eles. Mostrar uma alternativa, representar esta alternativa um caminho que muitas escolas no mundo j tomaram e as nossas necessitam fazer o mesmo. O nosso aluno deve sair da escola oferecendo e no procurando emprego. um sonho, mas empreendedores vivem de sonhos. Comentrios, sugestes, dvidas e maiores informaes, fale com o autor: acabido@terra.com.br. * Anderson Costa Cabido Mestre em Administrao pela UFMG, Administrador, Professor Universitrio das disciplinas de Economia, Gesto de Novos Negcios e Pesquisa de Mercado e Coordenador da Agncia SEBRAE Circuito das Indstrias - em Contagem-MG.

Anda mungkin juga menyukai