Anda di halaman 1dari 16

ANO C 15 DOMINGO DO TEMPO COMUM

Tema do 15 Domingo do Tempo Comum A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. no amor a Deus e aos outros dizem os textos que nos so propostos que encontramos a vida em plenitude. O Evangelho sugere que essa vida plena no est no cumprimento de determinados ritos, mas no amor (a Deus e aos irmos). Como exemplo, apresenta-se a figura de um samaritano um herege, um infiel, segundo os padres judaicos, mas que capaz de deixar tudo para estender a mo a um irmo cado na berma da estrada. Vai e faz o mesmo diz Jesus a cada um dos que o querem seguir no caminho da vida plena. A primeira leitura reflecte, sobretudo, sobre a questo do amor a Deus. Convida os crentes a fazer de Deus o centro da sua vida e a am-lo de todo o corao. Como? Escutando a sua voz no ntimo do corao e percorrendo o caminho dos seus mandamentos. Na segunda leitura, Paulo apresenta-nos um hino que prope Cristo como a referncia fundamental, como o centro volta do qual se constri a histria e a vida de cada crente. O texto foge, um tanto, temtica geral das outras duas leituras; no entanto, a catequese sobre a centralidade de Cristo leva-nos a pensar na importncia do que Ele nos diz no Evangelho de hoje. Se Cristo o centro a partir do qual tudo se constri, convm escut-lO atentamente e fazer do amor a Deus e aos outros uma exigncia fundamental da nossa caminhada.

LEITURA I Deut 30,10-14 Leitura do Livro do Deuteronmio Moiss falou ao povo, dizendo: Escutars a voz do Senhor teu Deus, cumprindo os seus preceitos e mandamentos que esto escritos no Livro da Lei, e converter-te-s ao Senhor teu Deus com todo o teu corao e com toda a tua alma. Este mandamento que hoje te imponho no est acima das tuas foras nem fora do teu alcance. No est no cu, para que precises de dizer: Quem ir por ns subir ao cu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prtica?. No est para alm dos mares, para que precises de dizer: Quem ir por ns transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prtica?. Esta palavra est perto de ti, est na tua boca e no teu corao, para que a possas pr em prtica.

AMBIENTE O Livro do Deuteronmio fruto da reflexo e da catequese dos telogos do Reino do Norte (Israel), preocupados em lembrar ao Povo os compromissos assumidos no mbito da aliana; mas apresenta-se, literariamente, como um conjunto de discursos de Moiss, uma espcie de testamento espiritual que Moiss teria pronunciado antes da sua morte, na plancie de Moab, na altura em que os hebreus se preparavam para renovar a aliana, antes de entrar na Terra Prometida. O texto que hoje nos proposto a parte final do terceiro discurso de Moiss (cf. Dt 29-30). Na realidade, trata-se de uma homilia dos telogos deuteronomistas, redigida na fase final do exlio da Babilnia, alertando a comunidade do Povo de Deus para as consequncias da fidelidade ou da infidelidade face aos compromissos assumidos para com Jahwh.

MENSAGEM Fundamentalmente, estamos diante de um convite a aderir com todo o corao e com todo o ser s propostas e aos mandamentos de Deus (vers. 10). No entanto, perguntavam os exilados, como encontrar o caminho e descobrir o que Deus prope? Como que se descobre o que Deus quer de ns, de forma a que no voltemos, nunca mais, a cair na escravido? Os telogos deuteronomistas esto convencidos de que no necessrio procurar muito longe: nem no cu (vers. 12), nem no mar (vers. 13), nem em qualquer outro lugar inacessvel ao homem comum. O caminho que Deus prope no um caminho escondido, misterioso, revelado s aos iniciados ou iluminados; mas um caminho que est claramente inscrito no corao e na conscincia de cada homem (vers. 14). A mensagem aqui apresentada pelos catequistas deuteronomistas diz-nos, portanto, o seguinte: para perceber o projecto de salvao, de liberdade e de felicidade que Deus tem para os homens, basta olhar para o nosso corao e para a nossa conscincia; a que Deus nos fala e a que ns escutamos as suas propostas e as suas indicaes. Resta-nos estar disponveis para escutar e para perceber no meio das contra-indicaes que as nossas paixes nos apresentam as sugestes, os apelos, os desafios de Deus.

ACTUALIZAO Para a reflexo e a partilha, considerar as seguintes indicaes: O convite a aderir com todo o corao e com todo o ser s propostas de Deus leva-nos a questionar a qualidade da nossa adeso. No pode ser uma adeso a meio-gs ou a tempo parcial de acordo com os nossos interesses; mas tem de ser uma adeso total, completa, plenamente empenhada, a fundo perdido. desta forma radical e total que aderimos aos projectos de Deus, ou a nossa adeso morna, incompleta, limitada, reticente? Encontramos espao e disponibilidade para interrogar o nosso corao e para escutar o Deus que fala, que Se revela, que nos desafia e questiona? Pode acontecer que os nossos interesses egostas, as nossas ambies, as nossas paixes, os nossos esquemas e projectos pessoais abafem a voz de Deus e nos impeam de escutar as suas propostas. Quais so, para mim, essas outras vozes que calam a voz de Deus? Que lugar ocupam elas na minha vida? Em

que medida elas contribuem para definir o sentido essencial da minha existncia? SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69) Refro: Procurai, pobres, o Senhor e encontrareis a vida. A Vs, Senhor, elevo a minha splica, pela vossa imensa bondade respondei-me. Ouvi-me, Senhor, pela bondade da vossa graa, voltai-Vos para mim pela vossa grande misericrdia. Eu sou pobre e miservel: defendei-me com a vossa proteco. Louvarei com cnticos o nome de Deus e em aco de graas O glorificarei. Vs, humildes, olhai e alegrai-vos, buscai o Senhor e o vosso corao se reanimar. O Senhor ouve os pobres e no despreza os cativos. Deus proteger Sio, reconstruir as cidades de Jud. Os seus servos a recebero em herana e nela ho-de morar os que amam o seu nome. SALMO RESPONSORIAL Salmo 18B,8-11 (em alternativa ao anterior) Refro: Os preceitos do Senhor alegram o corao. A lei do Senhor perfeita, ela reconforta a alma. As ordens do Senhor so firmes e do sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor so rectos e alegram o corao. Os mandamentos do Senhor so claros e iluminam os olhos.

O temor do Senhor puro e permanece eternamente. Os juzos do Senhor so verdadeiros, todos eles so rectos. So mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino; so mais doces que o mel, o puro mel dos favos.

LEITURA II Col 1,15-20 Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses Cristo Jesus a imagem de Deus invisvel, o Primognito de toda a criatura; porque nEle foram criadas todas as coisas no cu e na terra, visveis e invisveis, Tronos e Dominaes, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele anterior a todas as coisas e nEle tudo subsiste. Ele a cabea da Igreja, que o seu corpo. Ele o Princpio, o Primognito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que nEle residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos cus.

AMBIENTE Colossos era uma cidade da Frgia (sia Menor), situada a cerca de 200 quilmetros a Este de feso. A comunidade crist dessa cidade no foi fundada por Paulo mas por Epafras, discpulo de Paulo e colossense de origem (cf. Col 4,12). Paulo escreveu aos Colossenses da priso (provavelmente, de Roma). Estaramos entre os anos 61 e 63. Epafras visitou Paulo e levou ao apstolo notcias alarmantes Alguns doutores locais (talvez membros de um movimento de ndole sincretista, que misturava cristianismo com cultos mistricos em voga no mundo helenista e com elementos religiosos de vrias

origens) ensinavam aos Colossenses que a f em Cristo devia ser completada por rgidas prticas ascticas, por ritos legalistas judaicos, por prescries sobre os alimentos (cf. Col 2,16.21), pela observncia de determinadas festas (cf. Col 2,16) e por especulaes acerca dos anjos (cf. Col 2,18). Na opinio desses doutores, tudo isto devia comunicar aos crentes um conhecimento superior dos mistrios e uma maior perfeio. Paulo desmonta toda esta confuso doutrinal e afirma que nenhum destes elementos tem qualquer importncia para a salvao: Cristo basta. O texto que hoje nos proposto um hino de duas estrofes, que provavelmente Paulo tomou da liturgia crist primitiva, mas que est perfeitamente integrado no contedo geral da carta. Este hino cristo de inspirao sapiencial celebra a supremacia absoluta de Cristo na criao e na redeno. MENSAGEM A primeira estrofe deste hino (vers. 15-17) afirma e celebra a soberania e o poder de Cristo sobre toda a criao. A primeira afirmao a de que Cristo a imagem de Deus invisvel. Dizer que imagem significa aqui que Ele em tudo igual ao Pai, no ser e no agir, pois nEle reside a plenitude da divindade. Significa que Deus, espiritual e transcendente, Se revela aos homens e Se faz visvel atravs da humanidade de Cristo. A segunda afirmao que Ele o primognito de toda a criatura. No contexto familiar judaico, o primognito era o herdeiro principal, que tinha a primazia em dignidade e em autoridade sobre os seus irmos. Aplicado a Cristo, significa a supremacia e a autoridade de Cristo sobre toda a criao. A terceira afirmao a de que nEle, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas. Tal significa que todas as coisas tm nEle o seu centro supremo de unidade, de coeso, de harmonia (nEle); que Ele que comunica a vida do Pai (por Ele); e que Cristo o termo e a finalidade de toda a criao (para Ele). Ao mencionar expressamente que os tronos, dominaes, principados e potestades esto includos na soberania de Cristo, Paulo desmonta as especulaes dos doutores Colossenses acerca dos poderes anglicos, considerados em paralelo com o poder de Cristo. A segunda estrofe (vers. 18-20) afirma e celebra a soberania e o poder de Cristo na redeno. A primeira afirmao a de que Ele a cabea do corpo que a Igreja. A expresso significa, em primeiro lugar, que Cristo tem a primazia e a soberania sobre a comunidade crist; mas significa, tambm, que Ele quem comunica a

vida aos membros do corpo e que os une num conjunto vital e harmnico. A segunda afirmao a de que Ele o princpio, o primognito de entre os mortos. Significa que Ele, no s foi o primeiro que ressuscitou, mas tambm que Ele a fonte de vida que vai provocar a nossa prpria ressurreio. A terceira afirmao de que nEle reside toda a plenitude. Significa que nEle e s nEle habita, efectiva e essencialmente, a divindade: tudo o que Deus nos quer comunicar, a fim de nos inserir na sua famlia, est em Cristo. Por isso, o autor deste hino pode dizer que por Cristo foram reconciliadas com Deus todas as criaturas na terra e nos cus: por Cristo a criao inteira, marcada pelo pecado, recebeu a oferta da salvao e pde voltar a inserir-se na famlia de Deus.

ACTUALIZAO Na reflexo, ter em conta os seguintes elementos: Um dado fundamental da vida crist a conscincia desta centralidade de Cristo na nossa experincia e na nossa existncia. No entanto, a religio de tantos dos nossos cristos centraliza-se, tantas vezes, em coisas secundrias Cristo , efectivamente, a referncia fundamental volta da qual a nossa vida se articula e se constri? Ele tem a primazia na nossa vida? Ele que est no centro dos interesses e da vida das nossas comunidades crists ou religiosas? H outros deuses, ou poderes, ou santos em quem centramos os nossos interesses e que nos desviam de Cristo? Para muitos dos nossos contemporneos, Jesus no uma referncia fundamental. Quando muito, foi um homem bom, que deu a vida por um sonho, um visionrio, um idealista, que a histria se encarregou de digerir e que hoje , apenas, uma pea de museu; por isso, no tem qualquer espao nas suas vidas. Como podemos testemunhar a nossa convico de que Ele o centro da histria e de que Ele est no princpio e no fim da histria da salvao?

ALELUIA cf. Jo 6,63c.68c Aleluia. Aleluia. As vossas palavras, Senhor, so esprito e vida: Vs tendes palavras de vida eterna.

EVANGELHO Lc 10,25-37 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: Mestre, que hei-de fazer para receber como herana a vida eterna? Jesus disse-lhe: Que est escrito na lei? Como ls tu? Ele respondeu: Amars o Senhor teu Deus com todo o teu corao e com toda a tua alma, com todas as tuas foras e com todo o teu entendimento; e ao prximo como a ti mesmo. Disse-lhe Jesus: Respondeste bem. Faz isso e vivers. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem o meu prximo? Jesus, tomando a palavra, disse: Um homem descia de Jerusalm para Jeric e caiu nas mos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio morto. Por coincidncia, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao v-lo, encheu-se de compaixo. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua prpria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar. Qual destes trs te parece ter sido o prximo daquele homem que caiu nas mos dos salteadores? O doutor da lei respondeu: O que teve compaixo dele.

Disse-lhe Jesus: Ento vai e faz o mesmo.

AMBIENTE Continuamos a caminho de Jerusalm quer dizer, continuamos a percorrer esse percurso espiritual, durante o qual Jesus prepara os discpulos para serem as testemunhas do Reino, aps a sua partida deste mundo. neste contexto pedaggico que vai aparecer a parbola do bom samaritano. Para percebermos cabalmente o que est aqui em jogo, convm tambm ter presente o quadro da relao entre judeus e samaritanos. Trata-se de dois grupos que as vicissitudes histricas tinham separado e cujas relaes eram, no tempo de Jesus, bastante conflituosas. Historicamente, a diviso comeou quando, em 721 a.C., a Samaria foi tomada pelos assrios e foi deportada cerca de 4% da sua populao; na Samaria instalaram-se colonos assrios que se misturaram com a populao local; para os judeus, os habitantes da Samaria comearam, ento, a paganizar-se (cf. 2 Re 17,29). A relao entre as duas comunidades deteriorou-se ainda mais quando, aps o regresso do exlio, os judeus recusaram a ajuda dos samaritanos (cf. Esd 4,1-5) para a reconstruo do templo de Jerusalm (ano 437) e denunciaram os casamentos mistos; tiveram, ento, que enfrentar a oposio dos samaritanos na reconstruo da cidade (cf. Ne 3,33-4,17). No ano de 333 a.C., novo elemento de separao: os samaritanos construram um templo no monte Garizim; no entanto, esse templo foi destrudo em 128 a.C. por Joo Hircano. Mais tarde, as picardias continuaram: a mais famosa aconteceu j na poca de Cristo (alguns anos depois do nascimento de Cristo), quando os samaritanos profanaram com ossos o templo de Jerusalm. Os judeus desprezavam os samaritanos, por serem uma mistura de sangue israelita com estrangeiros e consideravam-nos hereges em relao pureza da f jahwista; e os samaritanos pagavam aos judeus com um desprezo semelhante.

MENSAGEM O que est em jogo no texto que nos proposto uma pergunta de um mestre da Lei: o que fazer, a fim de conseguir a vida eterna? (Marcos apresenta a mesma cena cf. Mc 12,28-34 mas, a, a pergunta acerca do maior mandamento da Lei. Lucas, talvez adaptando-se aos leitores cristos de cultura grega, pe a questo em termos de vida eterna).

A resposta previsvel e evidente, de tal forma que o prprio mestre da Lei a conhece: amar a Deus, fazer de Deus o centro da vida e amar o prximo como a si mesmo. Neste resumo dos mandamentos, cita-se Dt 6,5 (no que diz respeito ao amor a Deus) e Lv 19,18 (no que diz respeito ao amor ao prximo). Jesus concorda: at aqui, a proposta de Jesus no acrescenta nada de novo quilo que a prpria Lei sugere. A dvida do mestre da Lei vai, no entanto, mais fundo: e quem o meu prximo? uma questo pertinente, neste contexto. Na poca de Jesus, os mestres de Israel discutiam, precisamente, quem era o prximo. Naturalmente, havia opinies mais abrangentes e opinies mais particularistas e exclusivistas; mas havia consenso entre todos no sentido de excluir da categoria prximo os inimigos: de acordo com a Lei, o prximo era apenas o membro do Povo de Deus (cf. Ex 20,16-17; 21,14.18.35; Lv 19,11.13.15-18). Jesus, no entanto, tinha uma perspectiva diferente da perspectiva dos fazedores de opinio de Israel. precisamente para explicar a sua perspectiva que Jesus conta a parbola do bom samaritano. A parbola situa-nos nessa estrada de cerca de 30 quilmetros entre a cidade santa de Jerusalm e o osis de Jeric. Na poca de Jesus, uma estrada perigosa, sempre infestada de bandos armados. Ora um homem no identificado (no se diz quem , de que raa , qual a sua religio, mas apenas que um homem, embora, pelo contexto, possa depreender-se que um judeu) foi assaltado pelos bandidos e deixado cado na berma da estrada. Tratase, portanto (e isso que preponderante), de um homem ferido, abandonado, necessitado de ajuda. Pela estrada passaram sucessivamente um sacerdote (que conhecia a Lei e que exercia funes litrgicas no templo) e um levita (ligado instituio religiosa judaica e que exercia, tambm, funes litrgicas no templo). Ambos passaram adiante: ou o medo de enfrentar a mesma sorte, ou as preocupaes com a pureza legal (que impedia contactar com um cadver), ou a pressa, ou a indiferena diante do sofrimento alheio, impede-os de parar. Apesar dos seus conhecimentos religiosos, no tm qualquer sentimento de misericrdia por aquele homem. Eles sabem tudo sobre Deus, lidam diariamente com Deus mas, afinal, no sabem nada de Deus, pois no sabem nada de amor. A sua religio uma religio oca, de ritos estreis, de gestos vazios e sem sentido, de cerimnias faustosas e solenes, mas no tem nada a ver com o amor, com o corao. Pela estrada passou, finalmente, um samaritano. Trata-se de um desses que a religio tradicional de Israel considerava um inimigo, um infiel, longe da salvao e do amor de Deus No entanto, foi ele que parou, sem medo de

correr riscos ou de adiar os seus esquemas e interesses pessoais, que cuidou do ferido e que o salvou. Apesar de ser um herege, um excomungado, mostra ser algum atento ao irmo necessitado, com o corao cheio de amor e, portanto, cheio de Deus. Jesus conclui a parbola dizendo ao mestre da Lei que o interrogara: ento vai e faz o mesmo. A verdadeira religio que conduz vida plena passa pelo amor a Deus, traduzido em gestos concretos de amor pelo irmo por todo o irmo, sem excepo. Recordemos que a pergunta inicial era: o que fazer para alcanar a vida eterna A concluso bvia: para alcanar a vida eterna preciso amar a Deus e amar o prximo. O prximo qualquer um que necessita de ns, seja amigo ou inimigo, conhecido ou desconhecido, da mesma raa ou doutra raa qualquer; o prximo qualquer irmo cado nos caminhos da vida que necessita, para se levantar, da nossa ajuda e do nosso amor. Neste gesto do samaritano, a Igreja de todos os tempos (a comunidade dos que caminham ao encontro da vida plena, da salvao) reconhece um aspecto fundamental da sua misso: a de levantar todos os homens e mulheres cados nos caminhos da vida.

ACTUALIZAO Para a reflexo e actualizao da Palavra, considerar o seguinte: A pergunta do mestre da Lei no uma pergunta acadmica; a pergunta que os homens do nosso tempo fazem todos os dias: o que fazer para chegar vida plena, felicidade? Como dar, verdadeiramente, sentido vida? A resposta eterna : faz de Deus o centro da tua vida, ama-O e ama tambm os outros irmos. Trata-se, portanto, de fazer com que o amor percorra as duas coordenadas fundamentais da nossa existncia a vertical (relao com Deus) e a horizontal (relao com os outros homens). por aqui que passa a nossa realizao plena. O que isso do amor ao prximo? At onde se deve ir? preciso exagerar? No se trata de exagerar. Trata-se de ver em cada pessoa sem excepo um irmo e de lhe dar a mo sempre que ele necessitar. Qualquer pessoa ferida com quem nos cruzamos nos caminhos da vida tem direito ao nosso amor, nossa misericrdia, ao nosso cuidado seja ela branca ou negra, portuguesa ou ucraniana, crist ou muulmana, portista, sportinguista ou benfiquista, fascista ou comunista, pobre ou rica A verdadeira religio que conduz salvao passa por este amor sem limites.

Pode acontecer que o lidar todos os dias com o divino tenha endurecido o nosso corao em relao s realidades do mundo Pode acontecer que uma vida instalada nos torne insensveis aos gritos de sofrimento dos pobres Pode acontecer que o nosso egosmo fale mais alto e que evitemos meter-nos em complicaes por causa das injustias que os nossos irmos sofrem Mas, nesse caso, convm perguntar: deixando que a minha vida se guie por critrios de egosmo e de comodismo, estou a caminhar em direco minha realizao plena, vida eterna? As nossas comunidades so clubes fechados, reservados a scios, onde proibida a entrada aos estranhos, ou comunidades onde so amados e tm lugar todos aqueles que a vida atira para a berma da estrada?

ALGUMAS SUGESTES PRTICAS PARA O 15 DOMINGO DO TEMPO COMUM (em parte adaptadas de Signes daujourdhui) 1. A PALAVRA MEDITADA AO LONGO DA SEMANA. Ao longo dos dias da semana anterior ao 15 Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Medit-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo Escolher um dia da semana para a meditao comunitria da Palavra: num grupo da parquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa Aproveitar, sobretudo, a semana para viver em pleno a Palavra de Deus. 2. ESCUTA A VOZ DO TEU SENHOR! Para exprimir a ateno primeira leitura, pode-se pr em relevo a Palavra de Deus por um gesto, um sinal: levar solenemente o leccionrio aquando da procisso de entrada; ou fazer uma procisso do leccionrio no incio da liturgia da Palavra. 3. EXPLICAR O SENTIDO DOS TRS SINAIS DA CRUZ. Antes da proclamao do Evangelho, o presidente pode explicitar o sentido dos trs sinais da cruz (na fronte, na boca, no peito) e o seu relacionamento com a primeira leitura 4. ORAO NA LECTIO DIVINA. Na meditao da Palavra de Deus (lectio divina), pode-se prolongar o acolhimento das leituras com a orao. No final da primeira leitura: Senhor nosso Deus, que no ficas inatingvel mas que Te tornas to prximo de ns, ns Te damos graas pela tua Palavra. Ela est totalmente perto de ns. Tu nos fazes entend-la e coment-la nas nossas assembleias. Ns Te pedimos: faz-nos voltar para Ti, que o teu Esprito nos impregne com a tua Palavra, que ela esteja na nossa boca e no nosso corao, para que ns a ponhamos em prtica.

No final da segunda leitura: Cristo Jesus, imagem do Deus invisvel, tudo criado por Ti e para Ti, Tu existes antes de todos os seres e tudo subsiste em Ti, Tu s a cabea da Igreja e ns somos o teu corpo, Tu tens o primado em tudo, na vida e na ressurreio, ns Te bendizemos. Ns Te pedimos: que a paz adquirida pelo teu sangue se estenda s nossas comunidades e a todo o universo. No final do Evangelho: Deus de ternura, ns Te damos graas pelo teu Filho Jesus, que enviaste como um bom Samaritano nossa humanidade ferida pelos dios e pelas injustias. Ele toma conta de ns, levanta-nos e cura-nos. Ns Te pedimos por todos os feridos da vida e por ns prprios, porque Tu nos envias junto do nosso prximo, aqui e ao longe, para prosseguir a obra de teu Filho. 5. BILHETE DE EVANGELHO. O doutor da Lei compreendeu tudo. Para ele, o prximo o que se aproxima do seu irmo, e que tem bondade para com ele. A diferena entre o sacerdote e o levita, e o samaritano, que os dois primeiros contentam-se em ver e passar ao lado, sem dvida para no se sujarem ao tocar o sangue, enquanto o terceiro aproxima-se, v e enche-se de compaixo. O sacerdote e o levita conhecem a Lei, conhecem o duplo mandamento do amor: passando ao lado do caminho, respeitam a Lei que probe tocar no sangue Eles sabem. Ora, o samaritano que talvez no saiba a Lei, mas faz prova de bondade, ele que pe em prtica a Lei de Deus. Ento, o samaritano que ter a vida, como promete Jesus, na medida em que faz o que Deus quer, mesmo se ele no sabe. E Jesus, o Mestre, do mesmo modo que convida o doutor da Lei, convida tambm este a fazer o mesmo, para ter a Vida, observando verdadeiramente a Lei divina. 6. ESCUTA DA PALAVRA. A parbola do Bom Samaritano to conhecida que podemos perder o sabor e o sentido que dela podemos tirar para a nossa vida. Sabemos bem que Jesus muda a ordem das coisas: no se trata de saber quem o meu prximo, mas de me fazer, eu, o prximo de qualquer homem.

Assim, para o discpulo de Jesus, no h mais estrangeiro. Todo o homem torna-se prximo para mim, na medida em que eu o considero como um irmo. Sem dvida, temos ainda muito trabalho para concretizar nas nossas vidas o ensinamento do Senhor! Mas Jesus vai ainda mais longe. Reparemos, em primeiro lugar, que um doutor da Lei que se dirige a Jesus, um conhecedor e, seguramente, um fiel observante da Lei. Ora, na parbola, Jesus no escolhe os protagonistas da histria por acaso. Trata-se, primeiro, de um sacerdote e de um levita, dois especialistas do culto celebrado no Templo de Jerusalm. A Lei d prescries muito estritas aos membros do clero da poca. Deviam respeitar escrupulosamente as leis da pureza e, em particular, evitar a qualquer preo o menor contacto com os mortos, com excepo dos mais prximos da sua famlia. Sabendo isso, compreendemos melhor porque o sacerdote e o levita se afastaram do ferido meio morto. Eles obedecem Lei, no podiam aproximar-se do infeliz. Ento, Jesus coloca em cena um samaritano. So Joo precisa: os judeus no tinham relaes com os samaritanos. Este estrangeiro, este pria aos olhos dos judeus fiis, no est encerrado no sistema da Lei. Pode encontrar a liberdade do amor sem fronteira. Eis a grande lio de Jesus. A Lei boa, sem dvida, mas com a condio de estar ao servio do crescimento do amor. O sbado foi feito para o homem, no o homem para o sbado. A Igreja promulgou numerosas leis. bom respeit-las. Por exemplo, bom no faltar missa ao domingo. Mas se, no resto da minha vida, esqueo as exigncias evanglicas do amor, arrisco passar ao lado do meu irmo ferido. Estou do lado do sacerdote e do levita, ou do lado do samaritano? Tambm a mim, Jesus diz-me: Ento vai e faz o mesmo. 7. ORAO EUCARSTICA. A Orao Eucarstica V/D para as circunstncias particulares situa-se na tonalidade do Evangelho do dia. 8. PALAVRA PARA O CAMINHO E quem o meu prximo? Excelente questo a deste doutor da lei procura de preciso e de uma boa receita para ter a vida eterna. Porm, no h resposta pr-estabelecida, nem nos lbios de Jesus, nem na Internet Amars! Resposta vasta como o mundo! No caminho da nossa semana procuremos inventar a nossa relao com os irmos reencontrados: evitar? ignorar? aproximar-se? Quem ser o nosso prximo? Mas sobretudo, de quem nos tornaremos ns prximos? De quem nos vamos aproximar concretamente para pr em aco este convite a amar? Ento, vai e faz o mesmo!, diz-nos Jesus.

UNIDOS PELA PALAVRA DE DEUS PROPOSTA PARA ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS Grupo Dinamizador: P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. Jos Ornelas Carvalho Provncia Portuguesa dos Sacerdotes do Corao de Jesus (Dehonianos) Rua Cidade de Tete, 10 1800-129 LISBOA Portugal Tel. 218540900 Fax: 218540909 portugal@dehonianos.org www.dehonianos.org

Anda mungkin juga menyukai