Anda di halaman 1dari 15

ANO C 16 DOMINGO DO TEMPO COMUM

Tema do 16 Domingo do Tempo Comum As leituras deste domingo convidam-nos a reflectir o tema da hospitalidade e do acolhimento. Sugerem, sobretudo, que a existncia crist o acolhimento de Deus e das suas propostas; e que a aco (ainda que em favor dos irmos) tem de partir de um verdadeiro encontro com Jesus e da escuta da Palavra de Jesus. isso que permite encontrar o sentido da nossa aco e da nossa misso. A primeira leitura prope-nos a figura patriarcal de Abrao. Nessa figura apresenta-se o modelo do homem que est atento a quem passa, que partilha tudo o que tem com o irmo que se atravessa no seu caminho e que encontra no hspede que entra na sua tenda a figura do prprio Deus. Sugere-se, em consequncia, que Deus no pode deixar de recompensar quem assim procede. No Evangelho, apresenta-se um outro quadro de hospitalidade e de acolhimento de Deus. Mas sugere-se que, para o cristo, acolher Deus na sua casa no tanto embarcar num activismo desenfreado, mas sentar-se aos ps de Jesus, escutar as propostas que, nEle, o Pai nos faz e acolher a sua Palavra. A segunda leitura apresenta-nos a figura de um apstolo (Paulo), para quem Cristo, as suas palavras e as suas propostas so a referncia fundamental, o universo volta do qual se constri toda a vida. Para Paulo, o que necessrio

acolher Cristo e construir toda a vida volta dos seus valores. isso que preponderante na experincia crist.

LEITURA I Gen 18,1-10a Leitura do Livro do Gnesis Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abrao junto do carvalho de Mambr. Abrao estava sentado entrada da sua tenda, no maior calor do dia. Ergueu os olhos e viu trs homens de p diante dele. Logo que os viu, deixou a entrada da tenda e correu ao seu encontro; prostrou-se por terra e disse: Meu Senhor, se agradei aos vossos olhos, no passeis adiante sem parar em casa do vosso servo. Mandarei vir gua, para que possais lavar os ps e descansar debaixo desta rvore. Vou buscar um bocado de po, para restaurardes as foras antes de continuardes o vosso caminho, pois no foi em vo que passastes diante da casa do vosso servo. Eles responderam: Faz como disseste. Abrao apressou-se a ir tenda onde estava Sara e disse-lhe: Toma depressa trs medidas de flor da farinha, amassa-a e coze uns pes no borralho. Abrao correu ao rebanho e escolheu um vitelo tenro e bom e entregou-o a um servo que se apressou a prepar-lo. Trouxe manteiga e leite e o vitelo j pronto e colocou-o diante deles; e, enquanto comiam, ficou de p junto deles debaixo da rvore. Depois eles disseram-lhe: Onde est Sara, tua esposa?. Abrao respondeu: Est ali na tenda. E um deles disse: Passarei novamente pela tua casa daqui a um ano e ento Sara tua esposa ter um filho.

AMBIENTE Os captulos 12-36 do Livro do Gnesis so um conjunto de textos sem grande unidade e sem carcter de documento histrico ou de reportagem jornalstica de acontecimentos. Fundamentalmente, estamos diante de uma mistura de mitos de origem (que narravam a chegada de um fundador a um determinado local e a tomada de posse daquela terra), de lendas cultuais (que relatavam como um deus qualquer apareceu em determinado local a um desses fundadores e como esse lugar se tornou um local de culto) e de relatos onde se expressa a realidade da vida nmada durante o segundo milnio antes de Cristo. Na origem do texto que hoje nos proposto como primeira leitura est, provavelmente, uma antiga lenda cultual que narrava como trs figuras divinas tinham aparecido a um cananeu annimo junto do carvalho sagrado de Mambr (perto de Hebron), como esse cananeu os tinha acolhido na sua tenda e como tinha sido recompensado com um filho pelos deuses (Mambr um famoso santurio cananeu, j no terceiro milnio a.C., muito antes de Abrao a ter chegado). Mais tarde, quando Abrao se estabeleceu nesse lugar, a antiga lenda cananaica foi-lhe aplicada e ele passou a ser o heri desse encontro com as figuras divinas. No sc. X a.C. (reinado de Salomo), os autores jahwistas recuperaram essa velha lenda para apresentar a sua catequese.

MENSAGEM Qual , ento, a proposta catequtica que os autores jahwistas querem fazer passar, servindo-se dessa velha lenda cultual? No estado actual do texto, a personagem central Abrao. esta figura que os catequistas jahwistas vo apresentar aos israelitas da poca de Salomo, como um modelo de vida e de f. O texto apresenta-nos Abrao sentado entrada da sua tenda, na hora de maior calor do dia (vers. 1). De repente, aparecem trs homens diante de Abrao (vers. 2). Abrao convida-os a entrar; no se limita a trazer-lhes gua para lavar os ps, mas improvisa um banquete com po recentemente cozido, com um vitelo tenro e bom do rebanho, com manteiga e leite; depois, fica de p junto deles, na atitude do servo sempre vigilante para que nada falte aos convidados (vers. 3-8): a lendria hospitalidade nmada no seu melhor. Abrao , assim, apresentado, como o modelo do homem ntegro, humano, bondoso, misericordioso, atento a quem passa e disposto a repartir com ele, de forma gratuita, aquilo que tem de melhor.

Terminada a refeio, anunciada a Abrao a prxima realizao dos seus anseios mais profundos: a chegada de um filho, o herdeiro da sua casa, o continuador da sua descendncia (vers. 9-10). Aparentemente, o dom do filho a resposta de Deus aco de Abrao: o catequista jahwista pretende dizer que Deus no deixa passar em claro, mas recompensa uma tal atitude de bondade, de gratuidade, de amor. O texto apresenta, complementarmente, a atitude do verdadeiro crente face a Deus. Ao longo do relato sem que fique expresso se Abrao tem ou no conscincia de que est diante de Deus transparece a serena submisso, o respeito, a confiana total (num desenvolvimento que, contudo, no aparece na leitura que nos proposta, Sara ri diante da promessa; mas Abrao conservase em silncio digno, sem manifestar qualquer dvida vers. 10b-15): tais so as atitudes que o crente israelita convidado a assumir diante desse Deus que vem ao encontro do homem. Atente-se, tambm, na sugestiva imagem de um Deus que irrompe repentinamente na vida do homem, que aceita entrar na sua tenda e sentar-Se sua mesa, constituindo-Se em comunidade com ele. Por detrs desta imagem, est o significado do comer em conjunto: criar comunho, estabelecer laos de famlia, partilhar vida. O jahwista apresenta, assim, um Deus dialogante, que quer estabelecer laos familiares com o homem e estabelecer com ele uma histria de amor e de comunho. O catequista jahwista aproveitou a velha lenda cultual e a figura inspirativa de Abrao para apresentar aos homens do seu tempo o modelo do crente: ele aquele a quem Deus vem visitar, que o acolhe na sua casa e na sua vida de forma exemplar, que coloca tudo o que possui nas mos de Deus e que manifesta, com o seu comportamento, a sua bondade, a sua humanidade, a sua confiana e a sua f; ele aquele que partilha o que tem com quem passa e cumpre em grau extremo o sagrado dever da hospitalidade. A realizao dos anseios mais profundos do homem a recompensa de Deus para quem age como Abrao.

ACTUALIZAO Na reflexo, ter em conta os seguintes elementos: Cada vez mais, o sagrado sacramento da hospitalidade est em crise, pelo menos na nossa civilizao ocidental. O egosmo, o fechamento, o salve-se quem puder, o cada um que se meta na sua vida parecem marcar cada vez mais a nossa realidade. No entanto, so cada vez mais as pessoas perdidas, no

acolhidas, que tm por tecto os buracos das nossas cidades De frica, do Leste da Europa, da sia, da Amrica Latina, chegam todos os dias fronteira da fortaleza Europa bandos de deserdados, que procuram conquistar, com sangue, suor e lgrimas, o direito a uma vida minimamente humana. Que fazer por eles? Como os acolhemos: com indiferena e agressividade, ou com a atitude humana e misericordiosa de Abrao? Temos conscincia de que, em cada irmo deserdado, Deus que vem ao nosso encontro? com ateno, com bondade, com respeito, que as pessoas so acolhidas na nossa famlia, na nossa comunidade crist, nas nossas reparties pblicas, nas urgncias dos nossos hospitais, nas recepes das nossas igrejas, nas portarias das nossas comunidades religiosas? A atitude de Abrao face a Deus , tambm, questionante, numa poca em que muita gente v em Deus um concorrente ou um rival do homem Abrao o crente que acolhe Deus na sua vida, que aceita viver em comunho com Ele, que aceita pr tudo o que tem nas mos de Deus e que se coloca diante de Deus numa atitude de respeito, de submisso, de total confiana. Qual a atitude que marca, dia a dia, a nossa relao com Deus?

SALMO RESPONSORIAL Salmo 14 (15) Refro 1: Quem habitar, Senhor, no vosso santurio? Refro 2: Ensinai-nos, Senhor: quem habitar em vossa casa? O que vive sem mancha e pratica a justia e diz a verdade que tem no seu corao e guarda a sua lngua da calnia. O que no faz mal ao seu prximo, nem ultraja o seu semelhante, o que tem por desprezvel o mpio, mas estima os que temem o Senhor. O que no falta ao juramento mesmo em seu prejuzo e no empresta dinheiro com usura, nem aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder jamais ser abalado.

LEITURA II Col 1,24-28 Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses Irmos: Agora alegro-me com os sofrimentos que suporto por vs e completo na minha carne o que falta paixo de Cristo, em benefcio do seu corpo que a Igreja. Dela me tornei ministro, em virtude do cargo que Deus me confiou a vosso respeito, isto , anunciar em plenitude a palavra de Deus, o mistrio que ficou oculto ao longo dos sculos e que foi agora manifestado aos seus santos. Deus quis dar-lhes a conhecer as riquezas e a glria deste mistrio entre os gentios: Cristo no meio de vs, esperana da glria. E ns O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo.

AMBIENTE Continuamos com a leitura dessa Carta aos Colossenses que j vimos no passado domingo. Recordemos que uma carta escrita por Paulo da priso (em Roma), convidando os habitantes da cidade de Colossos (sia Menor) a no darem ouvidos a esses doutores para quem a f em Cristo devia ser complementada com o culto dos anjos, com rituais legalistas, com prticas ascticas rigoristas e com a observncia de certas festas Para Paulo, o nico necessrio Cristo: a sua vida, o seu testemunho, a sua cruz (o dom da vida por amor) e a sua ressurreio. Estamos por volta dos anos 61/63. O texto que nos proposto inicia a parte polmica da carta. Nele, Paulo apresenta o seu prprio exemplo, para que ele sirva de estmulo aos Colossenses.

MENSAGEM Qual , ento, o exemplo que o apstolo quer propor aos cristos de Colossos? um exemplo de algum que, a partir da sua converso, se alheou de tudo o resto, fez de Cristo a referncia fundamental e se preocupou apenas em pr a sua vida ao servio de Cristo.

Ao longo do seu caminho de missionrio, Paulo sofreu muito para levar a proposta de salvao a todos os homens, sem excepo (cf. 2 Cor 11,23-29). Inclusive, no momento em que escreve, Paulo est prisioneiro por causa do anncio do Evangelho. No entanto, o apstolo sente-se feliz pois sabe que esses sofrimentos no foram em vo, mas deram frutos e levaram muita gente a descobrir Jesus Cristo e a sua proposta de libertao. Mais ainda: os sofrimentos de Paulo completam o que falta paixo de Cristo, em favor do seu corpo que a Igreja. Que significa isto? Para uns, Paulo referese unio da Igreja/corpo com o Cristo/cabea: uma vez que a cabea (Cristo) sofreu, os membros devem sofrer tambm para partilhar a sorte que a cabea suportou. Esta explicao pe em relevo a unio dos cristos com Cristo e dos cristos entre si. Para outros, Paulo refere-se aco redentora de Jesus: para Jesus, a redeno significou a cruz e o dom da vida; se os apstolos aceitam ser testemunhas da redeno, isso implica, tambm para eles, o dom da vida (que passa pela perseguio e pelo sofrimento). Esta explicao pe em relevo a unidade do ministrio de Cristo e dos apstolos e a necessidade do testemunho apostlico. Esta explicao que aparece j nos Padres Gregos a que est mais de acordo com o contexto. De resto, Paulo tem conscincia de que foi chamado por Cristo a anunciar o mistrio (mystrion vers. 26). Esta palavra (que a Lumen Gentium retomar para definir a Igreja e a sua misso no mundo cf. LG 1) designa, em Paulo, o plano salvador de Deus, escondido aos homens durante sculos, revelado plenamente na vida, na aco e nas palavras de Jesus Cristo e continuado pelos discpulos de Jesus (Igreja) na histria. O esforo de Paulo (e dos cristos em geral) deve ir no sentido de continuar a apresentao desse projecto de salvao/libertao que traz a vida em plenitude aos homens de toda a terra. Paulo convida, pois, os Colossenses a construir a sua vida volta de Jesus e do seu projecto (mesmo que isso implique sofrimento e perseguio); com o seu exemplo, Paulo estimula-os a uma comunho cada vez mais perfeita com Cristo, pois em Cristo (e no nos anjos, ou nas prtica legalistas, ou nas prticas ascticas) que os crentes encontraro a salvao e a vida em plenitude.

ACTUALIZAO A reflexo deste texto pode abordar as seguintes questes: Paulo , para os crentes, uma das figuras mais questionantes da histria do cristianismo. o cristo de vistas largas, que no se deixa amarrar pelas coisas secundrias, mas sabe discernir o essencial e lutar por aquilo que importante Mas, sobretudo, o exemplo do apstolo por excelncia, do apstolo para quem Cristo tudo e que pe cada batida do seu corao ao servio do Evangelho e da libertao dos homens. com o mesmo empenho de Paulo que eu agarro a misso que Cristo me confiou? Como que a nossa comunidade trata e considera esses irmos que, tantas vezes escondidos atrs da sua simplicidade e humildade, do a vida causa do Evangelho e da libertao dos outros? A centralidade que Cristo assume na experincia religiosa de Paulo leva-o concluso de que Cristo basta e que tudo o resto assume um valor relativo (quando no serve, at, para desviar os crentes do essencial). Que valor ocupa Cristo na minha experincia de f? Ele a prioridade fundamental, ou h outras imagens ou ritos que chegam a ocupar o lugar central que s pode pertencer a Cristo?

ALELUIA cf. Lc 8,15 Aleluia. Aleluia. Felizes os que recebem a palavra de Deus de corao sincero e generoso e produzem fruto pela perseverana.

EVANGELHO Lc 10,38-42 Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoao e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irm chamada Maria, que, sentada aos ps de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito servio. Interveio ento e disse:

Senhor, no Te importas que minha irm me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me. O Senhor respondeu-lhe: Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma s necessria. Maria escolheu a melhor parte, que no lhe ser tirada.

AMBIENTE Este episdio situa-nos numa aldeia no identificada, em casa de duas irms (Marta e Maria). Estas duas irms so, provavelmente, as mesmas Marta e Maria, irms de Lzaro, referidas em Jo 11,1-40 e Jo 12,1-3. Se assim for, a aco passa-se em Betnia, uma pequena aldeia situada na encosta oriental do Monte das Oliveiras, a cerca de 3 quilmetros de Jerusalm. Continuamos, de qualquer forma, a percorrer esse caminho de Jerusalm, durante o qual Jesus vai revelando aos seus discpulos os projectos do Pai e os vai preparando para o testemunho do Reino. MENSAGEM Estamos no contexto de um banquete. No se diz se havia muitos ou poucos convidados; o que se diz que uma das irms (Marta) andava atarefada com muito servio (vers. 40), enquanto a outra (Maria) sentada aos ps de Jesus, ouvia a sua Palavra (vers. 39). Marta, naturalmente, no se conformou com a situao e queixou-se a Jesus pela indiferena da irm. A resposta de Jesus (vers. 41-42) constitui o centro do relato e d-nos o sentido da catequese que, com este episdio, Lucas nos quer apresentar: a Palavra de Jesus deve estar acima de qualquer outro interesse. H, neste texto, um pormenor que preciso pr em relevo. Diz respeito posio de Maria: sentada aos ps de Jesus. a posio tpica de um discpulo diante do seu mestre (cf. Lc 8,35; Act 22,3). uma situao surpreendente, num contexto sociolgico em que as mulheres tinham um estatuto de subalternidade e viam limitados alguns dos seus direitos religiosos e sociais; por isso, nenhum rabbi da poca se dignava aceitar uma mulher no grupo dos discpulos que se sentavam aos seus ps para escutar as suas lies. Lucas (que, na sua obra, procura dizer que Jesus veio libertar e salvar os que eram oprimidos e escravizados, nomeadamente as mulheres) mostra, neste

episdio, que Jesus no faz qualquer discriminao: o facto decisivo para ser seu discpulo estar disposto a escutar a sua Palavra. Muitas vezes, este episdio foi lido luz da oposio entre aco e contemplao; no entanto, no bem isso que aqui est em causa Lucas no est, nesta catequese, a explicar que a vida contemplativa superior vida activa; est a dizer que a escuta da Palavra de Jesus o mais importante para a vida do crente, pois o ponto de partida da caminhada da f. Isto no significa que o fazer coisas, que o servir os irmos no seja importante; mas significa que tudo deve partir da escuta da Palavra, pois a escuta da Palavra que nos projecta para os outros e nos faz perceber o que Deus espera de ns.

ACTUALIZAO Na reflexo e actualizao, ter em conta as seguintes linhas: O nosso tempo vive-se a uma velocidade estonteante Para ganhar uns minutos, arriscamos a vida porque tempo dinheiro e perder um segundo ficar para trs ou deixar acumular trabalho que depois no conseguimos digerir. Mudamos de fila no trnsito da manh vezes incontveis para ganhar uns metros, passamos semforos vermelhos, comemos de p ao lado de pessoas para quem nem olhamos, chegamos a casa derreados, enervados, vencidos pelo cansao e pelo stress, sem tempo e sem vontade de brincar com os filhos ou de lhes ler uma histria e dormimos algumas horas com a conscincia de que amanh tudo vai ser igual Claro que estas so as exigncias da vida moderna; mas, como possvel, neste ritmo, guardar tempo para as coisas essenciais? Como possvel encontrar espao para nos sentarmos aos ps de Jesus e escutarmos o que Ele tem para nos propor? Nas nossas comunidades crists e religiosas, encontramos pessoas que fazem muitas coisas, que se do completamente misso e ao servio dos irmos, que no param um instante ptimo que exista esta capacidade de doao, de entrega, de servio; mas no nos podemos esquecer que o activismo desenfreado nos aliena, nos massacra e asfixia. preciso encontrar tempo para escutar Jesus, para acolher e ruminar a Palavra, para nos encontrarmos com Deus e connosco prprios, para perceber os desafios que Deus nos lana. Sem isso, facilmente perdemos o sentido das coisas e o sentido da misso que nos proposta; sem isso, facilmente passamos a agir por nossa conta, passando ao lado do que Deus quer de ns. Esta poca do ano tempo de frias, de evaso, de descanso um tempo privilegiado para invertermos a marcha alienante que nos massacra. Que este

tempo no seja mais uma corrida desenfreada para lugar nenhum, mas um tempo de reencontro connosco, com a nossa famlia, com os nossos amigos, com Deus e com as nossas prioridades. A orao e a escuta da Palavra podem ajudar-nos a recentrar a nossa vida e a redescobrir o sentido da nossa existncia. Qual a nossa perspectiva da hospitalidade e do acolhimento? Esta leitura sugere que o verdadeiro acolhimento no se limita a abrir a porta, a sentar a pessoa no sof, a ligar a televiso para que ela se entretenha sozinha, e a correr para a cozinha para lhe preparar um banquete opparo; mas o verdadeiro acolhimento passa por dar ateno quele que veio ao nosso encontro, escutlo, partilhar com ele, a faz-lo sentir o quanto nos preocupamos com aquilo que ele sente A atitude de Jesus que, contra os costumes da poca, aceita Maria como discpula faz-nos, mais uma vez, pensar nas discriminaes que, na Igreja e fora dela, existem, nomeadamente em relao s mulheres. Far algum sentido qualquer tipo de discriminao, luz das atitudes que Jesus sempre tomou?

ALGUMAS SUGESTES PRTICAS PARA O 16 DOMINGO DO TEMPO COMUM (em parte adaptadas de Signes daujourdhui) 1. A PALAVRA MEDITADA AO LONGO DA SEMANA. Ao longo dos dias da semana anterior ao 16 Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Medit-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo Escolher um dia da semana para a meditao comunitria da Palavra: num grupo da parquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa Aproveitar, sobretudo, a semana para viver em pleno a Palavra de Deus. 2. CONTEMPLAR A TRINDADE. Em consonncia com o relato da visita das trs personagens ao acampamento de Abrao, poder-se-ia propor contemplao da assembleia o conhecido cone de Roublev, a hospitalidade de Abrao (ttulo original), correntemente chamado a Trindade de Roublev 3. PRIVILEGIAR OS TEMPOS DE SILNCIO. Pode-se privilegiar, neste domingo, os tempos de silncio. Mais longos do que habitualmente, sero escuta e ruminao da Palavra: depois de cada leitura; depois da homilia; depois da comunho Hoje, tomemos tempo para ficar sentados aos ps do Senhor! 4. ORAO NA LECTIO DIVINA. Na meditao da Palavra de Deus (lectio divina), pode-se prolongar o acolhimento das leituras com a orao. No final da primeira leitura: Deus, que nenhuma inteligncia pode atingir, fazes-nos ver o mistrio da tua personalidade nos trs mensageiros que enviaste a Abrao e que falam a uma s voz. Proclamamos a tua glria. Ns Te recomendamos todos os profissionais e os voluntrios da hospitalidade, nos seus trabalhos da sade, da entreajuda e da hotelaria. Torna-nos receptivos tua vinda na pessoa do prximo. No final da segunda leitura:

Pai, bendito sejas, porque nos fizeste conhecer o mistrio escondido desde as origens, mas revelado em Jesus, teu Filho, presente no meio de ns; ns Te damos graas pelos apstolos, que puseram completamente ao teu servio. Ns Te pedimos pelos teus mensageiros, que revelam ao nosso mundo o mistrio da tua presena e do teu amor. Que a esperana da tua glria os apoie nas suas dificuldades. No final do Evangelho: Cristo Jesus, Palavra de vida, luz do mundo, sabedoria eterna, Tu nos ofereces a melhor parte, que ningum nos pode tirar; bendito sejas pela tua vinda e pela tua presena nos nossos bairros, nas nossas casas e nas nossas vidas. Ns Te confiamos as nossas assembleias e as nossas reunies: que o teu Esprito nos torne sem cessar atentos ao nico necessrio, a tua presena. 5. BILHETE DE EVANGELHO. O que apreciamos numa refeio entre amigos no , antes de mais, que o molho esteja bom ou que a toalha esteja bem posta, mas a qualidade da partilha, a escuta de cada um, a sinceridade dos sentimentos. Marta, recebendo Jesus, parece pensar apenas no que pode fazer para bem O acolher. No arrisca, desse modo, esquecer o seu hspede com tudo o que Ele e tudo o que tem para dizer? Muitas vezes, ops-se a aco contemplao. Marta activa, mas no reserva o tempo para escutar. Maria escuta para poder pr em prtica a Palavra de Deus proferida por Jesus: nisso uma verdadeira discpula. Quando agimos, no esqueamos o essencial: o crescimento do nosso ser e o respeito do ser dos outros. 6. ESCUTA DA PALAVRA. Esta pgina de Evangelho serviu, muitas vezes, para distinguir a vida activa, simbolizada por Marta, e a vida contemplativa, simbolizada por Maria. Jesus rebaixaria a primeira para ressaltar a segunda Mas esta distino no estava, certamente, nem no esprito de Jesus nem de So Lucas! Como compreender a resposta de Jesus: Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma s necessria. Maria escolheu a melhor parte, que no lhe ser tirada? Uma primeira coisa a dizer que Jesus no despreza o trabalho de Marta. Ele apreciou a refeio que ela to bem preparou. Mas Ele quer chamar a ateno para uma hierarquia de valores: O homem no vive s de po, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. O po para o corpo indispensvel, a Palavra de Deus ainda mais vital para aquele que quer encontrar o verdadeiro sentido da sua vida. As grandes testemunhas do

amor concreto, ao longo da histria da Igreja, compreenderam bem que a fecundidade da sua aco decorria, antes de mais, da intimidade que tinham com o Senhor. A autenticidade da nossa contemplao verifica-se pela qualidade do nosso empenho na construo de relaes fraternas, para amar como Deus nos ama. Colocar-nos na escuta da Palavra de Deus, bem longe de nos fazer sair do mundo real, reenvia-nos nossa vida quotidiana. luz de Jesus que poderemos colocar-nos a escutar verdadeiramente os outros, a acolh-los como Ele nos acolhe. Em todos os seus encontros, Jesus manifesta total disponibilidade para cada um, como se a pessoa encontrada fosse nica no mundo. Ele quer dar-Se a Si prprio, porque o seu Pai Se d primeiro a Ele. Assim, reservar tempo para escutar a Palavra, para nos retirarmos no segredo do nosso corao e para rezar, no perder tempo. enraizar a nossa aco no nico terreno capaz de a vivificar verdadeiramente, para que ela d fruto na vida eterna. No preciso opor Marta e Maria, mas uni-las, vivificar o servio de uma pela escuta atenta da outra. O tempo do vero propcio para nos convidar a viver a esta luz 7. ORAO EUCARSTICA. Pode-se utilizar a Orao Eucarstica I, que faz aluso a Abrao 8. PALAVRA PARA O CAMINHO O acolhimento de Maria ou o de Maria? Qual ser o nosso acolhimento nesta semana, para aqueles que vamos encontrar e que so Cristo no nosso caminho? Deixarmo-nos absorver, como Marta, por tudo aquilo que vamos fazer para eles? Ou antes, ao jeito de Maria, procurar partilhar um tempo gratuito com eles, sentarmo-nos, parar um pouco para os escutar?

UNIDOS PELA PALAVRA DE DEUS PROPOSTA PARA ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS Grupo Dinamizador: P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. Jos Ornelas Carvalho Provncia Portuguesa dos Sacerdotes do Corao de Jesus (Dehonianos) Rua Cidade de Tete, 10 1800-129 LISBOA Portugal Tel. 218540900 Fax: 218540909 portugal@dehonianos.org www.dehonianos.org

Anda mungkin juga menyukai