Anda di halaman 1dari 7

Contedo

Poder de polcia: ............................................................................................................ 2 Caractersticas: ................................................................Error! Bookmark not defined. Polcia administrativa x Polcia Judiciria .................................................................. 3 Multas: exerccio do poder de polcia ......................................................................... 4 Campanha P na Faixa ............................................................................................. 4 Jurisprudncia ................................................................................................................ 7 Ementa ..................................................................................................................................... 7

Poder de polcia: H tempos o Poder Pblico interfere autoritariamente no agir dos indivduos, para control-lo e dirigi-lo. No Absolutismo, poder de polcia significava um poder ilimitado, onde o Direito era mero instrumento para controlar a sociedade, sem que o Estado se submetesse a ele. J no Estado de Direito, evidenciou-se dois direitos subjetivos pblicos, a liberdade e a propriedade, tornando a interferncia estatal restrita frente aos tais direitos individuais. Hoje, com o Estado do Bem Estar Social alm de sua absteno para no invadir os direitos individuais, exige-se uma atuao positiva do Estado, que dirima os problemas decorrentes da convivncia em sociedade. Paradoxalmente, atravs do Poder de Polcia, a Administrao Pblica contribui para a tutela de direitos individuais, pois, em prejuzo de uns, proteger direitos e interesses gerais. A expresso adotada ora como poder de polcia, ora como polcia administrativa causa certa discusso doutrinria. Muitos entendem essa atividade como um ato do Poder Pblico que pode ser exercido com arbitrariedade e com demonstrao de fora, contrariando principalmente o artigo 5, XIII, XV e XXII da Carta Magna. Neste sentido, afirma Sundfeld: Reconhecer administrao um poder de polcia parece significar alm da mera descrio da funo de aplicar as leis reguladoras dos direitos, nico sentido que a expresso poderia ter no estado de Direito1 (Sundfeld, 2003). O Cdigo Tributrio Nacional (CTN) define poder de polcia como:
a atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito e aos direitos individuais ou 2 coletivos .

SUNDFELD, Carlos Ari. Direito adminstrativo Ordenador. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 11 Lei 5.172, de 25 de Outubro de 1966. - Cdigo Tributrio Nacional art. 78

1. ed.

O fundamento da atribuio de polcia administrativa est no princpio da supremacia do interesse coletivo sobre o particular, por isso, o uso, gozo e disposio da propriedade podero ser condicionados ao bem-estar pblico e social. De acordo com Gasparini, o ato de polcia tem como caractersticas: ser editado pela Administrao Pblica; ter como fundamento um vnculo geral; prevalncia do interesse pblico e social e a incidncia sobre a propriedade ou liberdade3. A ausncia de qualquer destes requisitos desqualifica o ato como de polcia, o que no significa dizer que o mesmo ser nulo. O objeto, por pressuposto, a liberdade e a propriedade do administrado, concernente ao exerccio relacionado a tais direitos. A competncia para atribuio de polcia outorgada pela Constituio Federal, de acordo com os artigos 22; 30,I e 25, pargrafo 1.

Polcia administrativa x Polcia Judiciria Providencialmente, faz-se um breve destaque da diferena dos termos polcia-administrativa, polcia-corporao e polcia judiciria. O carter da Polcia administrativa essencialmente preventivo, cujo exerccio est disseminado pelos rgos e agentes da Administrao. Alm disso, como j dito, o seu objeto consiste na propriedade e liberdade. J a polcia judiciria repressiva, com a competncia de execuo privativa da Secretaria de Segurana, onde o objeto a pessoa, cuja preordenao a descobrir e conduzir ao judicirio os infratores da ordem jurdica penal, regendo-se por normas processuais penais. policia judiciria incumbe a investigao da autoria e materialidade do ilcito penal, ou seja, polcias civil e federal. A polcia como corporao refere-se unidade administrativa do sistema de segurana pblica, uma forma de descentralizao deste, cuja funo tpica a preveno de delitos, de condutas ofensivas ordem pblica, sendo atividade preponderantemente repressiva.
GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo 9 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2004. p.124
3

O poder de polcia exercitado atravs de atos da Administrao Pblica, a exemplo da licena, autorizao, multa e interdio.

Multas de trnsito: exerccio do poder de polcia Atravs da Constituio de 1988, o Municpio foi elevado a ente federativo, em posio de igualdade com a Unio, os Estados e o Distrito Federal, outorgando-lhe a competncia de organizar os seus servios pblicos, tais como a regulao e fiscalizao das normas de trnsito. O Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), Lei 9503/1997, assim estabelece:
Art. 5 O Sistema Nacional de Trnsito o conjunto de rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios que tem por finalidade o exerccio das atividades de planejamento, administrao, normatizao, pesquisa, registro e licenciamento de veculos, formao, habilitao e reciclagem de condutores, educao, engenharia, operao do sistema virio, policiamento, fiscalizao, julgamento de infraes e de recursos e aplicao de penalidades. (grifo nosso) Art. 24. Compete aos rgos e entidades executivos de trnsito dos Municpios, no mbito de sua circunscrio: I - cumprir e fazer cumprir a legislao e as normas de trnsito, no mbito de suas atribuies; II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trnsito de veculos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulao e da segurana de ciclistas; III - implantar, manter e operar o sistema de sinalizao, os dispositivos e os equipamentos de controle virio; IV - coletar dados estatsticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trnsito e suas causas; V - estabelecer, em conjunto com os rgos de polcia ostensiva de trnsito, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trnsito; VI - executar a fiscalizao de trnsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabveis, por infraes de circulao, estacionamento e parada previstas neste Cdigo, no exerccio regular do Poder de Polcia de Trnsito; VII - aplicar as penalidades de advertncia por escrito e multa, por infraes de circulao, estacionamento e parada previstas neste Cdigo, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar;

VIII - fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas cabveis relativas a infraes por excesso de peso, dimenses e lotao dos veculos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar; IX - fiscalizar o cumprimento da norma contida no art. 95, aplicando as penalidades e arrecadando as multas nele previstas; X - implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias; Art. 25. Os rgos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trnsito podero celebrar convnio delegando as atividades previstas neste Cdigo, com vistas maior eficincia e segurana para os usurios da via. Pargrafo nico. Os rgos e entidades de trnsito podero prestar servios de capacitao tcnica, assessoria e monitoramento das atividades relativas ao trnsito durante prazo a ser estabelecido entre as partes, com 4 ressarcimento dos custos apropriados.

O STJ entendeu, deste modo, que a multa de trnsito penalidade administrativa, podendo ser inscrita em dvida ativa e executada pela via do devido processo legal, respeitando-se, assim, o mandamento constitucional do art. 5, LIV.

Campanha P na Faixa s vistas de encontrar uma soluo para os acidentes que ocorriam em lugares sem semforos, o Municpio de Londrina organizou a campanha denominada de P na Faixa, cuja sistemtica consiste em dar preferncia ao pedestre em detrimento dos veculos automotores. Em cartilha divulgada em toda a cidade, a Administrao consolida sua justificativa:
Embora o espao pblico pertena a todos de maneira igualitria, nem sempre a convivncia social no trnsito parece basear-se neste princpio de igualdade. O crescimento populacional, o aumento da frota de veculos, a precria conservao das estradas, o longo tempo de uso da frota e sua manuteno inadequada, entre outros fatores, dificultam a locomoo das pessoas e geram a falta de comunicao com o espao. Essa a razo do surgimento de uma srie de comportamentos inadequados no trnsito: avano de sinal, estacionamento em local proibido e travessia fora da faixa. A partir desses comportamentos surgem os acidentes de trnsito que, infelizmente, ainda so considerados pela maioria da populao brasileira como uma fatalidade, algo que acontece ao acaso, uma ocorrncia inevitvel.

Lei 9503, de 23 de Setembro de 1997 - Presidncia da Repblica arts. 5, 24 e 25.

(...) a campanha P na Faixa, consiste no respeito ao pedestre e tem como principal objetivo a construo de uma outra postura de condutores e 5 pedestres .

Os primeiros dias aps o incio da fiscalizao foram tumultuados, muitas pessoas receberam a multa, no valor de 192 reais, alm de sete pontos na carteira. Apenas no primeiro dia de fiscalizao 83 pessoas desrespeitaram o regulamento e foram autuadas. Alm disso, muitos pedestres, equivocadamente, acreditavam ter a preferncia diante dos carros mesmo em reas sinalizadas com semforos, o que acabou causando transtornos. Importante destacar que o Cdigo Brasileiro de Trnsito j previa o acrscimo de pontos e multa desde 1998, porm a Companhia Municipal de Trnsito e Urbanizao (CMTU), que disponibilizou 15 agentes para fiscalizar as principais ruas do centro, especificamente para a fiscalizao da campanha de conscientizao de condutores. Paradoxalmente, veculos pblicos, como viaturas da Polcia Militar e Polcia Civil, nibus do transporte coletivo, carros da Prefeitura e rgos estaduais e federais em Londrina, que somam mais de 600, foram os ltimos a se conscientizar da fragilidade do pedestre, ao contrrio do particular, que logo se ajustou s normas. No entanto, aps quase cinco meses em vigor, todos os condutores parecem j estar familiarizados com a campanha, que parece ter dado resultados. De acordo com 1 Tenente do Quartel de Operaes da Polcia Militar, Ricardo Fardim Eguedis, Comandante da Companhia de Trnsito do 5 BPM, em setembro houve reduo de 50% no nmero de mortes no trnsito, e em torno de 40% de diminuio nos nmeros de acidentes, sinal que surtiu efeitos a referida campanha6. O dinheiro arrecadado com as multas aplicado no prprio trnsito. A CMTU multa cerca de 2,5 mil veculos por ms em Londrina, arrecadando quase 300 mil reais. Revertendo em pintura de vias, compra de semforos, manutenes e

Cartilha P na Faixa atitude depende do primeiro passo Prefeitura Municipal de Londrina gesto: Londrina, o Futuro a gente que faz - Companhia Municipal de Trnsito e Urbanizao. 6 O numero total de acidentes em 2008 foi de 4612, reduzido para 4221 neste ano, e o nmero de feridos que diminui de 2377 em 2008, para 2052 em 2009, no mesmo perodo. Fonte: http://www.planetasercomtel.com.br/cont/contFull.asp?categoria=105&nrseq=59801

campanhas de conscientizao como o P na Faixa, compra de veculos para fiscalizao e pagamento dos agentes.

Jurisprudncia STJ - Recurso Especial: REsp 451242 RS 2002/0095302-1 Relator(a): Ministro Luiz Fux Julgamento: 10/02/2003 rgo Julgador: T1 - Primeira Turma Ementa: Administrativo. Infrao de trnsito. Excesso de velocidade detectado por equipamento eletrnico. Multa. Cabimento. Princpio da proporcionalidade

inaplicvel. Interesse pblico que se sobrepe ao particular. 1. O Cdigo de Trnsito Brasileiro permite ao administrador, no exerccio do seu poder de polcia, insindicvel pelo Judicirio, regular a velocidade considerando o local e o horrio de trfego. Em conseqncia, no malfere a lei o ato administrativo de polcia que fixa esses limites, porquanto a razoabilidade ou proporcionalidade da velocidade admitida fruto da tcnica do administrador, cuja aferio escapa ao poder judicante na esfera do recurso especial, quer pela invaso da matria ftica, quer pela intromisso indevida no mbito do administrador. 2. Os redutores eletrnicos de velocidade, em regra, sob a forma de "pardais" e barreiras eletrnicas, so frutos de acentuada preocupao da Administrao Pblica com os alarmantes ndices de acidentes de trnsito causados pelo excesso de velocidade dos condutores de veculos automotores, merc de legitimados pelo Cdigo de Trnsito Brasileiro. 3. A atitude do condutor de veculo em ultrapassar a velocidade estabelecida pela administrao no exerccio do seu poder de polcia desautoriza o cancelamento da multa ao plio da proporcionalidade, posto implicar essa investida substituio do administrador pelo Judicirio. Supremacia do interesse pblico. 4. Recurso especial provido7

Dirio de Justia - 10/03/2003 - p. 113 - RT vol. 816 - p. 189

Anda mungkin juga menyukai