Anda di halaman 1dari 10

RITO DO CASAMENTO SEM MISSA COM.: Sejam todos bem-vindos para esta celebrao do testemunho e da confirmao do amor.

Amar experimentar a plenitude do bem, misturada a um xtase divino e humano. Amar sentir que a terra e o cu formam um paraso sem contradies. acreditar que o sonho no utopia distante, mas expresso da verdade concreta que geramos no ventre da esperana. O amor no tem barreiras, invade qualquer limite humano para se manifestar. Estamos aqui para testemunhar que o amor presente; Deus se manifestando de forma humana e concreta. O amor mistrio que se revela. fora que se rende, luz que reflete. Hoje celebramos o amor em forma de entrega, doao, ternura e graa. Celebramos, na f, o amor de N. e N.

Entrada dos pais e padrinhos Entrada do Noivo Entrada dos Pajes e floristas
Obs.: enquanto eles entram, canta-se um canto. Caso necessite canta-se dois. Porm deve-se ter prudncia e lembre-se o canto tem uma finalidade litrgica.

Entrada da noiva.
Obs.: toca-se a marcha nupcial.

ACOLHIDA PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. AS.: Amm! PR.: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco!

AS.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! PR.: N. e N., a Igreja participa da vossa alegria e vos recebe de corao, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vs uma aliana para toda a vida. Que o Senhor vos oua neste dia de tanta felicidade e vos mande o auxlio celeste, conservando-vos assim por muito tempo; que ele vos conceda muitas graas, segundo o vosso corao, e realize todas as vossas aspiraes. AS.:Amm! OREMOS(pausa): Deus, que desde o princpio santificastes

misteriosamente a unio conjugal para prefigurar no casamento o mistrio do Cristo e da Igreja, dai a N. e N. realizar em sua vida este grande sacramento. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. AS.: Amm! Liturgia da Palavra I LEITURA (Gn 2,18-24) COM.: Este o momento em que o po da Palavra vem para nos nutrir e fundamentar nossas buscas. Na leitura do livro do Gnesis que vamos ouvir, Deus deseja que o homem, com sua companheira, usufrua de todo o bem e possua vida plena. A nica condio aceitar o projeto divino de vida e fraternidade. Leitura do Livro do Gnesis. O Senhor Deus disse: "No bom que o homem esteja s. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele". Ento o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do cu e trouxe-os a Ado, para ver como os chamaria; todo o ser vivo

teria o nome que Ado lhe desse. E Ado deu nome a todos os animais domsticos, a todas as aves do cu e a todos os animais selvagens, mas Ado I no encontrou uma auxiliar semelhante a ele. Ento o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Ado. Quando este adormeceu, tirou-lhe I uma das costelas e fechou o lugar com carne. Depois, I da costela tirada de Ado, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Ado. E Ado exclamou: "Desta vez, sim, osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela ser chamada 'mulher', porque foi tirada do homem". Por isso, o homem deixar seu pai e sua me e se unir sua mulher, e eles sero uma s carne. - Palavra do Senhor. AS.: Graas a Deus! SALMO DE RESPOSTA Salmo 127(128) 11 LEITURA (Ct 2,8-1 0.14.16a; 8,6-7a)

EVANGELHO (Mt 7,21.24-25) COM.: No Evangelho, Jesus nos diz que construir a casa sobre a rocha em viver e agir de acordo com a justia do Reino, apresentada no Sermo da Montanha. Quem quer construir uma famlia precisa se estruturar com a solidez que vem do amor de Deus. Cantemos! Canto PR.: O Senhor esteja convosco! AS.: Ele est no meio de ns!

PR.: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Mateus. AS.: Glria a vs, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus a seus discpulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entrar no Reino dos Cus, mas o que pe em prtica a vontade de meu I Pai, que est nos cus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pe em prtica como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa no caiu, porque estava construda sobre a rocha". Palavra da Salvao. AS.: Glria a vs, Senhor! Rito Sacramental COM.: Para tudo h um tempo, mas quem ama faz a hora acontecer, constri a vida e faz dela uma escola para o aprendizado cotidiano do amor. Agora, N. e N., diante de Deus e da comunidade, celebram o amor e o selam com a graa e o sinal da f. PR.: Caros noivos N. e N., viestes a esta igreja para que, na presena do sacerdote (do ministro) e da comunidade crist, a vossa deciso de contrair matrimnio seja marcada por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abenoa com generosidade o vosso amor conjugal. J vos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer e fortalecer-vos agora com o sacramento do matrimnio, para que sejais fiis um ao outro por toda a vida e possais assumir todos os deveres do matrimnio. DILOGO PR.: N. e N., viestes aqui para unir-vos em matrimnio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: de livre e espontnea vontade que o fazeis?

NOIVOS: Sim! PR.: Abraando o matrimnio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. por toda a vida que o prometeis? NOIVOS: Sim! PR.: Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja? NOIVOS: Sim! CONSENTIMENTO PR.: Agora, convido vocs, coros noivos N. e N., a se darem as mos e firmarem a sagrada aliana do matrimnio, manifestando publicamente o seu consentimento. NOIVO: Eu, N., te recebo, N., por minha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na sade e na doena, todos os dias da nossa vida. NOIVA: Eu, N., te recebo, N., por meu esposo e te prometo ser fiel, Amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na sade e na doena, todos os dias da nossa vida. PR.: O Deus de Abrao, o Deus de Isaac, o Deus de Jac, o Deus que abenoou os nossos primeiros pais no paraso confirme e abenoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja. Ningum separe o que Deus uniu! PR.: Bendigamos ao Senhor! AS.: Graas a Deus!

BNO E ENTREGA E DAS ALIANAS COM.: O amor desconhece os limites da expresso. criativo por natureza. Deixa o corao arder como fogo e festa. Por isso, cria smbolos que vo alm da capacidade e interpretao das palavras. As alianas que agora sero abenoadas traduzem e expressam para N. e N. o compromisso recproco de fidelidade e ajuda mtua.
Se for o caso, entra-se a alianas pela nave, cantando um canto.

PR.: A nossa proteo est no nome do Senhor! AS.: Que fez o cu e a terra! PR.: O Senhor esteja convosco! AS.: Ele est no meio de ns! PR.: Deus, que fizestes vrias alianas com os homens atravs de No, Abrao, Moiss, prometendo-Ihes proteo carinhosa e dando-lhes a misso de formar, no vosso amor, o vosso povo, para o nascimento do vosso Filho Jesus Cristo, abenoai agora estas alianas que N. e N. vo usar. Fazei que elas sejam o sinal da promessa mtua de proteo, fidelidade, amor e uma lembrana contnua da misso que receberam de vs de preparar um ambiente humano e cheio de amor para testemunhar a vossa presena no mundo. AS.: Amm!
O esposo coloca a aliana no dedo anular da esposa, dizendo:

N., recebe esta aliana em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.
A esposa coloca a aliana no dedo anular do esposo, dizendo:

N., recebe esta aliana em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

ORAO DA ASSEMBLIA PR.: Irmos e irms, Cristo prometeu atender-nos quando estivermos unidos no amor e na f. Faamos neste momento nossas preces por este novo casal, pela nova famlia que vo constituir, pelos casais aqui presentes e por todos ns. 1 - Por N. e N., para que o Senhor conceda largamente um amor fiel e amadurecido na alegria e na dor, e assim o lar que hoje comeam seja um ambiente onde haja sempre acolhida e calor humano, rezemos: AS.: Senhor atendei a nossa prece! 2 - Pelos pais de N. e N., que souberam educar seus filhos para o amor, para o servio e para a responsabilidade, a fim de que possam sentir sempre as alegrias que provm da famlia, rezemos: 3 - Por todos os jovens que se preparam para o casamento, a fim de que compreendam a beleza e a seriedade do amor verdadeiro, que tem sua fonte em Deus, rezemos: 4 - Por todas as famlias aqui presentes, para que sejam verdadeiras comunidades de amor e vida, sinais vivos da comunho de pessoas que existem em Deus, rezemos: 5 - Para que a celebrao deste matrimnio nos leve a acreditar na fora do amor que eterno, porque vem de Deus, rezemos: 6 - Para que compreendamos que na famlia que se formam os verda deiros cidados, construtores de um mundo de fraternidade, justia e alegria, rezemos: 7 - Pelos doentes e todos os que sofrem, pelos idosos e abandonados de nossa sociedade, para que se sintam acolhidos e amados pelos casais cristos, rezemos:

PR.: Ouvi, Senhor, as nossas preces. Ajudai-nos a vos louvar na alegria, a vos procurar nos momentos tristes e sentir vossa presena em nossa vida de trabalho. Isso vos pedimos por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmo, na unidade do Esprito Santo. AS.: Amm! BNO NUPCIAL COM.: Este o momento da bno nupcial. O padre, os pais dos esposos e seus padrinhos vo estender sobre eles o brao direito. Esse um gesto que significa bno e proteo sobre o amor e a vida deste novo casal. Os esposos se ajoelham. PR.: Deus, que, criando o homem vossa imagem, homem e mulher os criastes para que, unidos num s corao e numa s carne, cumprissem na terra a sua misso: abenoai agora estes vossos filhos, estendendo sobre eles vossa mo protetora. Concedei a N e N. que, pelo sacramento do matrimnio, comuniquem um ao outro os dons do vosso amor, e, sendo um para o outro um sinal de vossa presena, se tornem um s corao e uma s alma. ConcedeiIhes tambm que sustentem com seu trabalho o lar hoje fundado (e eduquem seus filhos segundo o evangelho, a fim de participarem, no cu, da vossa famlia). Dignai-vos derramar vossas bnos sobre esta vossa filha N., para que, cumprindo a misso de esposa (e me), aquea o lar com sua ternura e o adorne com sua graa. Acompanhai tambm, com vossa bno, este vosso filho N., para que cumpra com fidelidade e solicitude os deveres de esposo. Enfim, Pai celeste, concedei a N e N., que hoje se uniram em vossa presena (e vo se aproximar da mesa sagrada), a graa de participarem um dia do banquete do cu. Por Cristo, nosso Senhor. COMUNHO
O Presidente da celebrao coloca a Eucaristia sobre o altar e convida para a orao do pai-nosso

Depois, se for oportuno convida todos para a saudao da paz, com estas palavras ou outras semelhantes:

PR.: Irmos e irms, saudai-vos em Cristo Jesus!


Em seguida, erguendo a hstia consagrada diz:

PR.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! AS.: Senhor, eu no sou digna de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salva! CANTO DE COMUNHO OREMOS (pausa): Tendo participado da vossa mesa, ns vos pedimos Deus, que N. e N., unidos em matrimnio, sempre vos sigam e anunciem a todos o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. AS.: Amm! BNO FINAL PR.: O Deus todo-poderoso vos conceda a sua alegria e vos abenoe em vossos filhos! AS.: Amm! PR.: O Filho de Deus vos abenoe com solicitude na alegria e na tristeza! AS.: Amm! PR.: O Esprito Santo derrame, sem cessar, a caridade em vossos coraes! AS.: Amm! PR.: E a todos vs aqui reunidos, abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo! AS.: Amm Assinaturas

Anda mungkin juga menyukai