Anda di halaman 1dari 2

Disciplina: Direito Civil V - Famlia Curso: Direito Professor(a): Luiz Henrique de Oliveira Santos Semestre Letivo: 2013 Data:

13/03/13 Nota:_____ Turma: 5 Semestre Acadmico(a):___________________________________________ Ass:______


1. (Exame OAB/SP n. 109 2006) nulo o casamento quando contrado: a) entre o filho adotado e a filha superveniente dos adotantes. b) pelo tutor com a tutelada, enquanto durar a tutela. c) por mulheres menores de 16 anos e homens menores de 18 anos. d) por pessoa incapaz de manifestar de modo inequvoco o seu consentimento. 2. (Exame OAB/SP n. 109 2006) O ptrio poder compete: a) ao pai, estando a ele submetidos os filhos enquanto com ele residirem ou dele dependerem financeiramente. b) ao pai e me, estando a ele submetidos os filhos enquanto menores. c) ao pai e, na sua ausncia, me, estando a ele submetidos os filhos legtimos e os adotados, enquanto absolutamente incapazes. d) ao pai e me, estando a ele submetidos os filhos legtimos, enquanto absolutamente incapazes, e os adotados at completarem a maioridade. 3. (TJ-DFT - 2007 Juiz) Assinale a proposio falsa: a) considerado nulo o casamento celebrado por pessoa que, destituda da competncia exigida na legislao, exera publicamente as atribuies de juiz de casamentos e, nessa condio, tenha feito o registro do ato no Registro civil; b) mostra-se anulvel o casamento contrado por algum que, no instante do consentimento, revela-se incapaz de assentir ou de manifestar inequivocamente aquele consentimento; c) afigura-se anulvel o casamento daquele cuja idade mnima para casar no restou implementada; d) no se enquadra como anulvel o casamento do menor em idade nbil, mesmo que no autorizado por seus representantes legais, se estes houverem, por qualquer modo, assentido na sua aprovao. 4. (87 Concurso do Ministrio Pblico de So Paulo 2010) Assinale a alternativa correta: a) o casamento daquele que no alcanou 16 (dezesseis) anos ser permitido nos casos de gravidez. b) a autorizao tcita dos representantes legais do incapaz, para fins de casamento, no possui relevncia jurdica. c) a idade nbil 15 anos. d) pressuposto legal para o deferimento do pedido de suprimento judicial de idade para casamento a demonstrao da maturidade do nubente que no atingiu a idade nbil. e) a anulao do casamento daquele que no atingiu a idade nbil pode ser requerida pelo prprio cnjuge menor, por seus representantes legais e por seus ascendentes, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a partir da cessao da incapacidade, no primeiro caso, e do casamento, nas demais hipteses.

5. Toncilana descobriu que seu marido havia cometido um assassinato dois anos antes do casamento. A cincia desse fato tornou a convivncia com o marido insuportvel. Ela deseja romper todos os vnculos com o marido. Como voc a orientaria? R - O cometimento de crime anterior ao casamento configura erro essencial quanto a pessoa (art. 1557, II), e tal fundamento para anulao do casamento (art. 1550, III). A condio anterior ao casamento (crime cometido dois anos antes do casamento), o outro cnjuge desconhecia tal situao e a sua descoberta tornou

a vida em comum insuportvel. Assim, voc enquanto advogado, pode orientar Toncilana a ajuizar a ao de anulao de casamento por erro essencial, desde que dentro do prazo de trs anos a contar da celebrao. Como os efeitos da sentena so retroativos, todo e qualquer vnculo com o ex-marido criminoso ser apagando, voltando inclusive, condio de solteira. 6. Os pais de Edla querem anular seu casamento com Orisdeulo alegando que no consentiram com sua alegao, entretanto, ambos estavam presentes cerimnia, tendo participado inclusive da recepo dos noivos. Os pais da moa sero vitoriosos nessa ao? Justifique.

R -Os pais podem revogar seu consentimento quanto ao casamento dos filhos at o momento da realizao do casamento, at antes dos nubentes manifestarem sua vontade (art. 1518). Todavia, a manifestao tcita de consentimento dos pais ao casamento dos filhos acolhida por nosso ordenamento e constitui fato impeditivo para a anulao do casamento baseado na ausncia de consentimento (Art. 1555, 2 ).

Anda mungkin juga menyukai