Anda di halaman 1dari 4

Escola Secundria Filipa de Vilhena Portugus - 12 ano

__________________________________________________________________________

Texto de Composio Extensa


Texto de opinio/reflexo Texto expositivo-argumentativo Dissertao Estes trs tipos de texto apresentam, genericamente, caractersticas comuns: natureza expositiva (apresentao objetiva de dados, factos comprovveis) e argumentativa (apontando para argumentos que visem construir uma concluso) que os une, utilizando uma linguagem clara e precisa para captar a ateno do interlocutor e persuadilo. Qualquer que seja o texto solicitado: deve incidir na apresentao coerente e coesa das ideias, manifestando um conhecimento ou opinio fundamentados sobre o assunto (recorrendo a provas, exemplos, experincias de vida e/ou de leitura). fases comuns a qualquer produo textual: a planificao, a redao (textualizao) e a reviso. estrutura tripartida do plano/texto, que permitir destacar a introduo, o desenvolvimento e a concluso.

Qualquer texto a produzir, respeitante ao tipo de resposta extensa, deve apresentar: correta estruturao, com recurso a estratgias discursivas adequadas defesa de um ponto de vista, refletindo a operao prvia de uma planificao; pertinncia de informao e coerncia na organizao do discurso escrito; discurso correto nos planos lexical, morfolgico, sinttico, ortogrfico, de pontuao, de acentuao bem como de articulao entre segmentos; respeito pelo limite de palavras (chama-se a ateno para o facto de a um texto com 80 ou menos palavras ser atribuda a cotao de zero pontos, de acordo com os critrios de correo).

Exemplificao Produo de texto de reflexo/dissertao, nas fases que a devem acompanhar Norbert Bolz, Filsofo e professor alemo, especialista em comunicao, considera que a Internet favorece a aquisio superficial de conhecimentos e a desvalorizao da reflexo. Num texto de reflexo/dissertao, com um mnimo de 200 e um mximo de 300 palavras, discuta a tese apresentada por Norbert Boltz, expondo um ponto de vista devidamente fundamentado sobre o tema. Apresente o respetivo plano.

Como atentar na afirmao para desenvolver as ideias e manifestar a opinio? 1 passo - sublinhar o(s) aspeto(s) mais importante(s) da afirmao

Norbert Bolz, filsofo e professor alemo, especialista em comunicao, considera que a Internet favorece, a aquisio superficial de conhecimentos e a desvalorizao da reflexo.

2 passo - registar em forma de esquema a(s) ideia(s) principal(ais)

Internet - meio de comunicao

aquisio superficial de conhecimentos desvalorizao da reflexo

3 passo - redigir o plano do texto (nota: aconselha-se a redao do plano com estruturas nominalizadas)

Norbert Bolz, filsofo e professor alemo, especialista em comunicao, considera que a Internet favorece, a aquisio superficial de conhecimentos e a desvalorizao da reflexo.

Introduco 1 pargrafo - o poder da evoluo tecnolgica: Desenvolvimento 2 pargrafo - as vantagens da utilizao da Internet; 3 pargrafo - os inconvenientes da utilizao da Internet; Concluso 4 pargrafo - apelo necessidade da correta utilizao da Internet. 4- passo - textualizar Para efetuar o seu texto de resposta extensa, obedea estrutura tripartida e utilize os conectores adequados. facilitador; castrador;

Introduo (De facto / Na verdade / Na realidade / Com efeito / Realmente / Atualmente / Nos dias de hoje )

Desenvolvimento (Normalmente / Atualmente / Nos dias de hoje / Por um lado / Por outro / comum / frequente / Para alm de (disso) / Ainda que / No entanto / Todavia / Porm / Pelo contrrio / Em todo o caso )

Concluso (Assim / Concluindo / Para concluir / Em sntese/ Em suma / Deste modo)

5Q passo - rever

Sugesto de correo:

Atualmente, vivemos inseridos na designada "sociedade da informao e da globalizao". o reflexo da evoluo tecnolgica, fruto do conhecimento do Homem, por um lado, facilitando-lhe a vida, mas, por outro, castrando-lhe a capacidade de reflexo. Hoje simples ter acesso a um vasto conjunto de recursos no domnio da informao, comunicao, comrcio, educao, lazer e entretenimento, fazendo apenas um pequeno gesto para aceder a uma rede de dados mundiais e permanecendo-se confortavelmente nos nossos lares! E atravs da Internet que nos tornamos mais prximos uns dos outros num curto espao de tempo. O distante torna-se prximo e o difcil torna-se, por vezes, demasiado acessvel. Talvez por isto, muitos jovens considerem muito aborrecido o uso do livro, muito despropositada a frequncia das bibliotecas, impensvel passar horas a fazer trabalhos escolares, quando estes podem ser encontrados em quantidades considerveis - basta escolher. Ainda que hoje em dia se saiba de tudo um pouco, a questo da especialidade e da honestidade torna-se premente. Assim, na linha da opinio do filsofo e professor alemo Norbert Bolz, "a Internet favorece a aquisio superficial de conhecimentos", na medida em que ela nos bombardeia com enormes quantidades de informao, que se no forem bem selecionadas no favorecem o conhecimento sustentado. A facilidade de acesso que ela transmite aos seus utilizadores tambm lhes castra a reflexo, o que faz com que a criatividade seja descurada em prol do facilitismo e do imediatismo. Todavia, nem sempre as melhores decises, opes ou realizaes esto no que mais imediato. Em suma, j que pertencemos a uma sociedade em que se promove e incentiva a adoo das tecnologias de informao e comunicao, essencial que tal se faa sem esquecer a sua utilizao tica, responsvel e segura. Para tal, urge que pais e professores orientem os mais novos, de forma a que o acesso ao conhecimento seja feito da forma mais proveitosa, nunca descurando o poder reflexivo que caracteriza o Homem.

Anda mungkin juga menyukai