Anda di halaman 1dari 5

Medio de Nvel em Caldeiras

Alexandre Kutil Gerente de Produtos Nvel Endress+Hauser Controle e Automao Ltda.


1. Introduo

Se o nvel de gua do tubulo de uma caldeira de vapor est acima ou abaixo da faixa normal, tanto a eficincia operacional, e com isso a eficincia econmica, quanto fatores relacionados diretamente segurana de operao esto em jogo. O nvel baixo, por exemplo, pode gerar superaquecimento e pr em risco a segurana, alm do fato de que a capacidade de gerao de vapor pode no estar sendo aproveitada com total eficincia. Em tempos em que a energia est cada vez mais preciosa, a tecnologia no pode mais disponibilizar apenas valores estimados. Preciso exigida - e isso se tornou possvel, mesmo nas condies extremas de uma caldeira. Este artigo trata das tecnologias aplicadas medio de nvel dos tubules, e as principais diferenas entre elas. 2. Princpios tradicionais Uma caldeira gera vapor dgua atravs da energia trmica proveniente da queima do combustvel, seja ele fssil, biomassa ou gases. O vapor dgua resultante utilizado em diversos processos industriais, como troca de calor, processos de secagem, SIP (Sterilization-in-Place) em indstrias alimentcias, farmacuticas, etc. Outro exemplo bastante comum a utilizao do vapor na gerao de energia eltrica, onde o vapor dgua transfere energia para uma turbina que gera energia cintica e, finalmente, um gerador em energia eltrica. A circulao da gua impulsionada atravs de uma cmara de combusto , portanto, parte do ncleo de qualquer planta. O nvel de gua no tubulo deve ser exatamente equilibrado para evitar perdas de energia ou gerar potencial risco segurana, como o superaquecimento da cmara de combusto ou arrastamento de gotas de gua para a turbina. Saber exatamente qual o nvel de gua do tubulo traz, alm de segurana, a garantia da melhor performance que a caldeira pode oferecer. Uma situao ideal seria controlar o nvel de um tubulo em 50%, pois a condio onde existe a maior rea de superfcie de gua em ebulio, gerando vapor. Em qualquer valor diferente deste, a rea menor devido ao formato cilndrico do tubulo, e consequentemente, a eficincia da gerao de vapor reduzida. Esta situao exerce uma tarefa importante e sofisticada na medio de nvel dentro da caldeira de vapor. Tecnologias operacionais presentes possuem limitaes nesta tarefa, gerando riscos considerveis para a segurana e eficincia econmica. Tradicionalmente, os nveis de tubules de caldeiras so medidos por mtodos hidrostticos que, por meio da presso gerada pela coluna dgua, medem o nvel atravs de uma relao direta entre presso e nvel. Outro mtodo utiliza um sistema de bia onde a fora de elevao no elemento proporcional ao nvel. Ambos os mtodos possuem desvantagens decisivas. Alm de altos custos operacionais, que necessitam de manuteno intensiva e exigem regulares desconexes dos tubos de derivao, isso, muitas vezes, resulta em indisponibilidade frequente da caldeira, o que consequentemente indisponibiliza tambm todo o processo, ou pelo menos parte dele. Este fato, por sua vez, acarreta em um dos pontos mais crticos de qualquer indstria - a perda de eficincia.

Tais mtodos proporcionam considerveis erros de medio devido sua dependncia direta da densidade do meio. A densidade da gua praticamente estvel em condies ambientes de presso e temperatura, porm, medida que estas condies se alteram, a densidade tambm alterada. A variao de densidade, consequentemente gera uma interpretao equivocada na medio de nvel por presso. Operadores tm corrigido tal efeito no sistema de controle por clculos usando valores com base em curvas de relao entre temperatura e densidade da gua, e/ou at mesmo pela prpria experincia. Mas esta situao geralmente s alcanada aps a estabilidade de operao da caldeira, pois no start-up no h relao constante entre presso x temperatura x densidade suficiente para a compensao, gerando a necessidade de acompanhamento do funcionamento do instrumento e frequentes recalibraes, at que a estabilidade total do sistema seja atingida. A razo para esses erros de medio que ambos os mtodos - atravs da presso e da fora de elevao - so dependentes da densidade do lquido medido. As condies extremas de temperatura e presso na caldeira de vapor alteram a densidade da gua: se a temperatura aumenta, a densidade diminui de 1000 g/m3 em temperatura ambiente, para aproximadamente 450 g/m3 a 370 C. Erros de medio so, portanto, inevitveis com os mtodos tradicionais e acarretam nos problemas mencionados anteriormente, alm de problemas fsicos gerados por partes mveis e sensibilidade de componentes. Por exemplo, um transmissor pode fornecer valores incorretos caso as partes mecnicas do medidor tipo bia fiquem presas ou a superfcie do selo diafragma seja danificado por corroso, por exemplo.

Figura 1 Influncia da densidade da gua na medio hidrosttica. 3. Medio direta em distncia Uma alternativa eficiente nesta aplicao a medio direta em distncia, sem influncias das caractersticas fsicas do meio, e consequentemente, sem a dependncia de variaes de densidade e da agressividade do produto. A medio por tempo de voo (Time of Flight) por microondas eletromagnticas, radar, uma alternativa para a medio de nvel nestas condies. Pulsos eletromagnticos so emitidos pelo emissor, refletidos pela superfcie do produto e novamente detectados por um receptor. A distncia entre o emissor e a

superfcie determinado a partir do tempo de voo do pulso atravs da velocidade de propagao conhecida. O nvel pode ento facilmente ser calculado considerando a altura do tanque. No sistema de microondas guiadas, TDR (Time Domain Reflectometry), as microondas so guiadas por uma haste metlica. Neste caso, os pulsos gerados so concentrados nesta haste de referncia, o que garante que no haja perdas de sinal. As caractersticas de reflexo e propagao das ondas eletromagnticas esto diretamente ligadas s propriedades do meio, mas neste caso no mais da densidade, e sim da Constante Dieltrica (). Quanto maior a Constante Dieltrica do meio, maior a qualidade de reflexo da onda. Dos meios abordados, a gua possui valores altos de constante dieltrica, em torno de = 80, enquanto o ar, possui valor prximo a = 1.

Figura 2 Medio do nvel no tubulo diretamente pela distncia. Mas sabemos que a gua em uma caldeira no est presente apenas em estado lquido, mas tambm de vapor. O que acontece com as microondas neste caso? A velocidade de propagao de pulsos de microondas na fase gasosa determinada pela constante dieltrica do meio e independente das mudanas na densidade e condutividade. Em geral, as mudanas de constante dieltrica em uma fase gasosa no influenciam o desempenho geral do sistema, ou seja, o valor considerado constante para fins prticos. De uma perspectiva da fsica, essa suposio s aplicvel a meios apolares. Por esta razo, consideraes especiais so necessrias, particularmente em aplicaes de vapor. A qumica nos diz que as molculas polares so caracterizadas por uma carga eltrica de dipolo permanente. A constante dieltrica de substncias polares tende a variar de acordo com mudanas de presso e temperatura do meio, e consequentemente a uma mudana de tempo de voo para a propagao de pulsos de microondas - muitas vezes referida como

o chamado "efeito de fase gasosa". Um representante tpico de um composto molecular polar a gua e, assim, tambm vapor dgua em altas presses e temperaturas. O desafio compreende a aquisio da resultante mudana de tempo de voo e sua compensao adequada para aplicaes prticas a uma medio confivel, mesmo sob exigentes condies de operao. Geralmente, os instrumentos do tipo radar no podem lidar com essa tarefa especfica, porm, mesmo levando em conta o erro gerado pela velocidade de propagao, ainda apresentam variaes menores na preciso se comparados com mtodos hidrostticos ou bias. 4. Medio direta em distncia com compensao da fase gasosa Como corrigir esta variao de velocidade de propagao das ondas? Utilizando a mesma tecnologia TDR, possvel compensar automaticamente o efeito gerado utilizando uma funo adicional de Compensao da Fase Gasosa. Nesta estrutura, utilizada uma haste de referncia de maior seo localizada prximo ao elemento emissor das ondas. A diferena de seo da haste gera um pico negativo na amplitude da curva de sinal, o que interpretado atravs de algoritmos especiais de avaliao. O instrumento monitora continuamente a distncia medida deste pico de referncia. medida que a presso e a temperatura do vapor aumentam, a velocidade de propagao da onda diminui, o que faz este pico levar mais tempo para retornar sua origem, gerando uma defasagem na medio. Esta defasagem diretamente proporcional ao erro gerado na medio do nvel, que fora provocado tambm pela diferena de velocidade de propagao da onda, ou seja, o sinal real de nvel considerado levando em conta o tamanho da defasagem do comprimento de referncia. Resumidamente, o instrumento com esta funo capaz de medir a influncia do vapor na velocidade de propagao das ondas e corrigir automaticamente o efeito gerado.

Figura 3 Medio direta em distncia com compensao de fase gasosa.

O grfico a seguir mostra uma comparao dos desvios apresentados pelas tecnologias aqui abordadas.

Figura 4 Comparao dos desvios de cada tecnologia. 5. Concluso A medio de nvel em caldeiras uma tarefa importante e desafiadora, pois est diretamente ligada a duas das principais exigncias industriais: segurana e eficincia. As tecnologias tradicionais aplicadas na medio do nvel em caldeiras apresentam suas vantagens e limitaes particulares, onde novas tecnologias oferecem alternativas para minimizar tais limitaes e proporcionar mais preciso e confiabilidade na medio, garantindo segurana e aumentando a eficincia.

Bibliografia www.br.endress.com

Anda mungkin juga menyukai