Anda di halaman 1dari 20

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 1/20

DEZEM,BRO/12 REV.:17

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 2/20

GENERALIDADES

Para obter a certificao como Inspetor de Soldagem Nvel 1 ou Nvel 2, voc tem
que atender aos requisitos mnimos estabelecidos na Norma NBR 14842 - Critrios para a Qualificao e Certificao de Inspetores de Soldagem tais como: treinamento, experincia profissional, escolaridade, aceitao das regras de conduta e tica, acuidade visual e aprovao nos exames de qualificao.

Um profissional somente poder se candidatar ao Exame de Qualificao de Nvel 2


aps estar certificado como Inspetor de Soldagem Nvel 1, desta forma o candidato ir realizar as provas de complementao de Nvel 1 para Nvel 2 , ou atender aos requisitos da rota alternativa.

Uma vez qualificado, voc receber os documentos que comprovam a sua


certificao - carteira de identificao de Inspetor de Soldagem e Certificado. A manuteno dever atender ao especificado no item XII deste Guia.

No necessrio se associar FBTS para a solicitao dos exames de


qualificao. A FBTS a responsvel pelo processo de certificao de Inspetores de Soldagem e no delega, portanto, qualquer representao/autoridade para quaisquer pessoas ou entidade para conduo deste processo. Quando a FBTS for obrigada por lei a divulgar informaes consideradas confidenciais, a pessoa ou organizao envolvida deve ser previamente comunicada sobre quais informaes sero fornecidas.

A recertificao deve ser requerida a cada 5 (cinco) anos, conforme descrito no item
XIV deste Guia. II - COMO SE TORNAR UM INSPETOR DE SOLDAGEM CERTIFICADO PELO SNQC-IS Voc dever preencher adequadamente o formulrio: Solicitao para Exame de Qualificao, Reexame e Recertificao, Anexo 1, assinar o termo de Compromisso, Anexo 2, e o Termo de Conduta e tica, Anexo 3, enviando-os FBTS/Secretaria do BUREAU acompanhados dos documentos relacionados no item III, compatveis ao nvel pleiteado. A experincia tem mostrado que as correspondncias levam de 4 a 6 dias para chegarem ao escritrio da FBTS, portanto, ateno para no haver atraso, principalmente quanto ao prazo de aceitao do seu exame de acuidade visual. A sua documentao deve estar completa, conforme requisitos estabelecidos no item V, caso contrrio, a mesma ser devolvida para que voc possa sanar as pendncias e reencaminh-la posteriormente FBTS.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 3/20

A aceitao formal das regras de conduta e tica, estabelecidas no Anexo 3, uma condio essencial para a marcao do exame de qualificao. Nos casos de reexame, o formulrio de solicitao, o termo de compromisso e boleto pago podem ser enviados via e-mail (bureau@fbts.org.br) ou via correio. candidato somente poder realizar exames de 2 etapa aps aprovao nas provas de 1 etapa e ter trs chances para concluir os exames de 2 etapa.

III- DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA A QUALIFICAO III. 1 - Escolaridade O candidato deve comprovar a escolaridade, atravs de cpia de um dos seguintes documentos: Diploma, Carteira de Conselho de Classe - CREA, Certificado de Concluso ou Histrico Escolar. OBSERVAO: No sero aceitas declaraes de concluso de curso para a comprovao da escolaridade. III. 2 - Experincia Profissional O candidato deve apresentar cpia da carteira profissional ou contrato de autnomo, comprovando a atividade profissional relativa soldagem. Caso seja necessrio, devese anexar uma declarao da empresa (original em papel timbrado, com carimbo de CNPJ da empresa), acompanhada do Termo de Compromisso e Responsabilidade Anexo 3 notificando a experincia em pelo menos uma das seguintes reas: Projeto (SOLDAGEM) Controle da qualidade/inspeo (SOLDAGEM) Produo (SOLDAGEM) Construo e montagem de equipamentos (SOLDAGEM) Manuteno (SOLDAGEM)

A funo Inspetor de Equipamentos notificada na carteira de trabalho deve vir acompanhada de uma declarao da empresa, explicitando a atividade relacionada soldagem. A declarao da empresa apenas complementa a experincia profissional. Os documentos devero ser autenticados tais como: certificado de escolaridade, experincia profissional (carteira de trabalho, contrato de trabalho, declarao da empresa, quando aplicvel), certificado de treinamento, identidade.,

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 4/20

O tempo de experincia necessrio qualificao varia de acordo com o nvel pretendido, conforme Grfico 1 a seguir.

48 42
36

48

36 Experincia 30 Profissional Requerida 24 (meses) 18 12 6 0


0 24

36

N1 N2
24

12 6 6

12 6 6

C D E Nvel de Escolaridade

GRFICO 1 - Requisitos Mnimos de Escolaridade/Experincia Profissional.

LEGENDA:
A. B. C. D. Ensino Fundamental Completo (1 GRAU) Ensino Mdio Completo (2 GRAU) Curso Tcnico em Mecnica, Metalurgia ou Naval Curso Tcnico de Soldagem F. E. Curso Superior em Engenharia na rea de Cincias Exatas ou Curso de Tecnologia da Soldagem Curso de Especializao em Engenharia de Soldagem Nvel 1

N1 - Inspetor de Soldagem N2 - Inspetor de Soldagem Nvel 2

OBSERVAES:

Rota alternativa para Inspetor de Soldagem Nvel 2 : O candidato que possui graduao em nvel superior de Tecnologia no ttulo Tecnlogo em Soldagem e em nvel superior em Engenharia no ttulo de Engenheiro Mecnico ou Engenheiro Metalurgista ou Engenheiro de Materiais ou Engenheiro Naval e possuir o certificado de ps-graduao Lato Sensu em Engenharia de Soldagem poder solicitar a qualificao como Inspetor de Soldagem Nvel 2. O curso de Tecnlogo em Soldagem e a graduao em nvel superior devem ser de uma faculdade reconhecida pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao e possuir Registro no CREA, conforme Tabela de Ttulos Profissionais Resoluo n 473/02 do CONFEA e a quanto ps-graduao Lato Sensu em Engenharia de Soldagem, essa deve ser oferecida por instituio de educao superior devidamente credenciada que atenda a resoluo CNE/CES n 1 de 08 de junho de 2007 da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao do MEC.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 5/20

O candidato dever atender tambm ao requisito de seis meses de experincia na rea de soldagem.
III. 4 Termo de Responsabilidade Deve ser encaminhado quando o candidato anexar sua documentao a declarao da empresa para comprovar experincia profissional, conforme Anexo 5. III. 5 - Exame de Acuidade Visual O candidato a Inspetor de Soldagem deve apresentar exame recente (at 30 dias anteriores a data de postagem dos documentos ou da data de entrega destes na Secretaria do BUREAU) e ter acuidade visual, natural ou corrigida, avaliada pela capacidade de ler as letras J-1 do padro JAEGER para viso prxima a 40 cm de distncia ou pelo emprego de mtodo equivalente. E para viso longnqua, natural ou corrigida, igual ou superior a 20/40 da escala SNELLEN. S sero aceitos os exames de Acuidade Visual que estiverem dentro do padro, estabelecido no Anexo 4, e dentro da validade. Para as atividades que exijam distino cromtica, tais como interpretao de grficos de tratamento trmico, deve ser solicitado um exame visual complementar que comprove a capacidade do Inspetor de Soldagem efetuar a necessria distino. Ateno: O exame de acuidade visual deve ser enviado anualmente FBTS/BUREAU, num prazo mximo de 30 (trinta) dias aps a sua realizao. O atestado de acuidade, a ser encaminhado anualmente, pode ser escaneado, no formato PDF, e enviado por e-mail no dcqatendimento@fbts.org.br III .6 - Cpia da Carteira de Identidade III.7 - Duas fotos 3x4 III.8 - Comprovante de residncia e CPF III .9 - Formulrio de Exame, Reexame e Recertificao III.10- Termo de Compromisso III.11 - Termo de Conduta e tica Envio de uma das vias do termo de Conduta e tica, conforme Anexo 2, devidamente assinado.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 6/20

III.12 Treinamento (certificado de curso) Envio de certificado de treinamento, com aproveitamento satisfatrio, notificando a carga mnima de 162h para Inspetor de Soldagem Nvel 1 e 210h para Inspetor de soldagem Nvel 2 com contedo programtico recomendado na Norma NBR 14842.
OBSERVAO:

Os candidatos que possuem Curso Tcnico de Soldagem, de Tecnlogo em Soldagem ou ps-graduao, mestrado ou doutorado na rea de soldagem esto isentos do treinamento. Para a marcao da data do exame de qualificao, o candidato dever enviar a FBTS/ BUREAU, todos os documentos citados no item III. FBTS/BUREAU RUA PRIMEIRO DE MARO, 23 17 ANDAR. CENTRO RIO DE JNEIRO RJ 20.010-000. O cadastramento no Banco de Dados e posterior marcao do exame de qualificao esto vinculados anlise da sua documentao pela Secretaria do BUREAU. Caso a documentao esteja incompleta, fora do padro estabelecido e/ou pendente em algum requisito relacionado no item III a mesma ser devolvida ao candidato para as devidas providncias e posterior encaminhamento para anlise. IV - FORMAS DE PAGAMENTO DA TAXA O pagamento dever ser realizado em trs parcelas, atravs de boleto bancrio: 1 parcela ( impresso no site da FBTS) - quando do envio da documentao ; 2 e 3 parcelas (a ser enviadas pela FBTS) - aps a aprovao nas provas de 1 etapa. Caso haja desistncia por parte do candidato ou o no atendimento aos critrios estabelecidos no item III sero descontados 10% do valor pago, referentes taxa de administrao. OBSERVAO: Em caso de pagamento por pessoa jurdica, entrar em contato atravs do e-mail dcqfinaceiro@fbts.org.br
.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 7/20

V - EXAMES DE QUALIFICAO Os exames de qualificao para Nvel 1 sero realizados em etapas. Na primeira etapa, o candidato realizar a prova TERICA por meio eletrnico ou manual e independente do resultado as provas de DOCUMENTOS TCNICOS E TRATAMENTO TRMICO. As provas de primeira etapa devero ser realizadas dentro do prazo de 12 (doze) meses, contado a partir da data de realizao da primeira prova. O candidato poder realizar tantos reexames de primeira etapa, nas provas em que no obteve grau satisfatrio, quanto possvel, dentro do prazo de doze meses, a contar da data de realizao da primeira prova. Aps o prazo de um ano, inclusive, no sero aceitos, em hiptese alguma, reexames nesta fase, o candidato dever reiniciar o processo e no sero consideradas as provas j aprovadas nesta fase. Somente aps a aprovao no exame de primeira etapa, o candidato poder realizar as demais provas da 2 etapa: ACOMPANHAMENTO DE SOLDAGEM, VISUAL DIMENSIONAL, CONSUMVEIS, DUREZA. A aplicao da prova de Exame de Conhecimentos Tericos para Nvel 1 (Prova Terica) ser de responsabilidade exclusivamente da FBTS/BUREAU. O candidato a Inspetor de Soldagem Nvel 2 deve estar qualificado ou certificado como Nvel 1 e realizar as seguintes provas: TERICA 2 CONSUMVEIS 2 QUALIFICAES 2 MACROGRAFIA DOCUMENTOS TCNICOS 2 NORMA /CDIGO

Alertamos que a Simbologia de Soldagem, para os Nveis 1 e 2, est includa na prova terica. O candidato a Inspetor de Soldagem Nvel 2 dever escolher pelo menos uma Norma/Cdigo Principal, dentre as abaixo relacionadas: ASME VIII DIV.1 ASME VIII DIV.2 ASME B31.1 ASME B31.3 ASME B31.4 ASME B31.8 API 1104 API 650 AWS D1.1

O candidato a Inspetor de Soldagem Nvel 2 que atender aos requisitos de escolaridade e experincia profissional da Rota Alternativa realizar as seguintes provas: VISUAL/DIMENSIONAL, CONSUMVEIS 2, DOCUMENTOS TCNICOS 2 e NORMA/CDIGO.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 8/20

OBSERVAES: Os exames de complementao de Nvel 1 para Nvel 2, devero ser solicitados dentro da validade da certificao. A solicitao dever ser feita, no mnimo 01 (um) ano antes do vencimento da certificao. Caso o perodo seja inferior a 01 (um) ano da validade da certificao, o inspetor de soldagem dever realizar os exames de recertificao e somente aps a aprovao poder dar continuidade ao processo de nvel 2 . Caso no seja possvel a marcao ou a concluso do exame de Nvel 2, antes do vencimento da certificao de Nvel 1, o exame de qualificao de Nvel 2 ser suspenso para a concluso da recertificao de Nvel 1 e somente aps a aprovao, o Inspetor poder dar continuidade ao exame de nvel 2 . As normas AWS D1.1 e ASME B31.3 podero ser realizadas no CEQUAL/SENAIRJ ou no CEQUAL/SEQUI-PB, as demais somente no CEQUAL/SEQUI-PB. Os exames de qualificao so redigidos em Portugus, caso haja a necessidade de outro idioma dever ser solicitado a FBTS para avaliao. No entanto, ressaltamos que para o candidato a Inspetor de Soldagem Nvel 2 obrigatrio o conhecimento de ingls para a execuo da prova referente norma de qualificao. A FBTS solicita a comunicao prvia, caso o candidato apresente alguma deficincia fsica que requeira apoio especial para a execuo do exame de qualificao. O candidato pode escolher o CEQUAL que deseja realizar o exame/reexame prtico dentro das seguintes disponibilidades: CEQUAL/SENAI-CETEC DE SOLDA (Rio de Janeiro) - Exames de Qualificao de Nvel 1 e de Nvel 2 nas normas AWS D1.1 e ASME B31.3 Rua So Francisco Xavier, 601 Maracan Rio de Janeiro - RJ CEQUAL/SEQUI-PB (So Jos dos Campos) - Exames de Qualificao Nvel 1 e de Nvel 2 nas normas AWS D1.1, ASME VIII DIV1, ASME VIII DIV 2, ASME B31.1, ASME B31.3, ASMEI B31.4, ASME B31.8, API 1104 , API 650. Rod. Pres. Dutra Km, 143 So Jos dos campos SP. CEQUAL/SENAI-ACR (CONTAGEM) - Exames de Qualificao de Nvel 1- Av. Scrates Mariane Bitencourt , 711- CINCO Contagem - MG CEQUAL/SENAI-CIMATEC (Salvador) - Av. Orlando Gomes, 1845- Piat Salvador - BA CEQUAL/PERNAMBUCO - Antiga PE 28, S/N - Jardim Santo Incio Cabo de Santo Agostinho - PE

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 9/20

Para a realizao da prova terica, o candidato pode escolher os locais previamente estabelecidos no formulrio de Solicitao de Exame de Qualificao, Reexame e Recertificao Anexo 1. OBSERVAO: A alterao do Centro de Exame s poder acontecer quando o candidato estiver apto a realizar a 2 etapa dos exames ou reiniciando o processo de qualificao ou, em casos excepcionais, quando o Centro de Exame no estiver, temporariamente, aplicando exames. O candidato deve observar que: Qualquer pessoa pode se candidatar aos exames de qualificao/ recertificao desde que atenda aos requisitos solicitados neste Guia, no sendo necessrio associar- se a FBTS para a solicitao dos mesmos. As provas, quando escritas, devero ser redigidas a lpis ou a caneta, a critrio do candidato, em qualquer cor exceto a vermelha. No devero ser usados corretivos, sendo permitido o uso de borracha, quando da utilizao de lpis. No permitida consulta a nenhum documento, exceto os fornecidos pelos examinadores, tais como procedimento de inspeo e o dicionrio, quando necessrio, e no permitido o uso de normas traduzidas. Caso haja necessidade de rascunho, o candidato dever utilizar o verso da folha de respostas ou uma folha em branco com o visto do examinador. O candidato dever zelar pelo material que lhe for entregue pois riscos, marcas ou qualquer dano nos corpos de prova ou na documentao (instrues, normas, etc.) implicaro em reprovao. O candidato dever manter limpo o local das provas e ao trmino de cada uma, proceder arrumao e limpeza. O tempo de execuo de cada prova um requisito a ser avaliado nos exames de qualificao, e deve ser controlado pois o no atendimento a este item, implicar em reprovao. O tempo disponvel para a realizao de cada prova constar nas instrues que sero entregues ao candidato. O candidato deve estar familiarizado com os instrumentos de medio e teste tais como calibres, paqumetros, ampermetro, voltmetro. Todos estes instrumentos sero fornecidos no dia do exame. O candidato poder utilizar os seus prprios instrumentos desde que os mesmos estejam calibrados. necessria a apresentao do certificado de

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 10/20

calibrao proveniente de uma entidade pertencente a Rede Brasileira de Calibrao. No permitido o uso de telefones celulares durante as provas; No permitido entrar com aparelhos eletrnicos durante a realizao dos exames, incluindo telefones celulares, mquinas fotogrficas, aparelhos eletrnicos, Bip ,walkman, caneta scanner, pen- drive, PDA- Pocket PC. Nos casos cola e/ou transcrio de qualquer questo de prova, o candidato/ Inspetor ser considerado reprovado no exame e a prova ser suspensa, constituindo uma grave questo tica. O candidato/Inspetor perder a quantia paga e ter que arcar novamente com os custos de um novo exame/reexame caso queira dar continuidade ao exame suspenso. Todos os candidatos que realizarem exames de qualificao/recertificao no CEQUAL/SEQUI-PB sero obrigados a ler e a seguir as orientaes para os candidatos de qualificao as orientaes gerais esto disponveis no endereo eletrnico: www.petrobras.com.br no p da pgina localizar Negcio com a PETROBRAS e clicar em SEQUI- Certificao de Pessoal e depois localizar Orientao para candidatos de qualificao. VI- O QUE LEVAR NO DIA DO EXAME Documento de identificao - carteira de identidade, CPF ou carteira de trabalho. Lpis, borracha, caneta e rgua. Nas provas prticas no permitido o uso de chinelo, sandlia de dedo, salto alto, bermuda, short, mini- saia e mini-blusa para a realizao dos exames nos CEQUAL. No CEQUAL/SEQUI-PB necessrio tambm a utilizao de sapato de couro ou bota e avental. VII - REEXAME O resultado das provas ser informado ao candidato pela FBTS atravs da Secretaria do BUREAU. Em caso de reprovao, ser encaminhada a Lista de Verificao (LV) contendo a avaliao das provas e uma carta notificando o valor do reexame. A Lista de Verificao notificar os seguintes pareceres: S - Satisfatrio - o candidato apresentou desempenho de 100%; P - Parcialmente Satisfatrio - o candidato apresentou desempenho inferior ao mximo, porm superior ao mnimo considerado como suficiente na atividade avaliada; N - No Satisfatrio - o candidato apresentou desempenho inferior ao mnimo considerado como suficiente na atividade avaliada.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 11/20

O candidato ser reprovado se tiver 1 ou mais pareceres N ou pareceres P que


no atinjam a mdia mnima exigida para a aprovao .

No caso de aprovao na primeira etapa ser enviada uma correspondncia


notificando que o candidato est apto a realizar a segunda etapa. Nos casos de aprovao, a Lista de Verificao no emitida.

O candidato considerado aprovado se obtiver nota igual ou superior a sete em dez, em cada uma das provas de conhecimentos tericos e prticos. O candidato reprovado nas provas de 2 etapa pode requerer por duas vezes outro exame, sem a necessidade de refazer as provas em que obteve grau satisfatrio e desde que o faa em um prazo mximo de 12 (doze) meses, a contar da data de realizao da primeira prova. Caso contrrio dever reiniciar todo o processo. O candidato reprovado em uma terceira tentativa poder requerer um novo
exame devendo, contudo, fazer o exame em sua totalidade.

O pedido de Reexame para as provas de 1 etapa deve ser encaminhado


FBTS/Secretaria do BUREAU, atravs do preenchimento do formulrio Solicitao para Exame de Qualificao, Reexame e Recertificao Anexo 1, Termo de Compromisso Anexo 2 juntamente com o pagamento do boleto bancrio emitido no site da FBTS. Estes documentos podem ser enviados via e-mail (formato PDF) ou via correio. No caso de reexame de provas de 2 etapa, o candidato deve enviar o formulrio de solicitao de exame, reexame e recertificao- Anexo 1 e o Termo de Compromisso Anexo 2, devidamente preenchidos, para o recebimento de boleto bancrio e de nota fiscal e posterior agendamento deste reexame. Em caso de pagamento do reexame por pessoa jurdica, uma vez j preenchido o formulrio do Anexo 7, a empresa dever enviar somente uma autorizao da empresa para faturamento do reexame.

VIII - CERTIFICAO Em caso de aprovao, o BUREAU expedir uma carteira de identificao e um certificado, indicando o nvel para o qual o profissional est qualificado. No caso de Inspetor de Soldagem Nvel 2, o certificado e a carteira indicaro tambm as normas principais. IX - VALIDADE DA CERTIFICAO A certificao de profissionais dos dois nveis tem prazo de validade de 60 (sessenta) meses a contar da data da emisso do certificado desde que atendendo o disposto em XII, XIII e XVI.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 12/20

X - MANUTENO DA CERTIFICAO A manuteno da certificao consiste das seguintes etapas:


ETAPA 1 - O Inspetor de Soldagem dever, anualmente, efetuar o pagamento de

uma taxa estabelecida pelo CONSELHO e enviar ao BUREAU o atestado de Acuidade Visual;
ETAPA 2 - Antes de findo o prazo de 30 (trinta) meses, contados a partir da data

da certificao, notificada no certificado, o profissional dever apresentar, preferencialmente, cpia da caderneta de anotaes, devidamente preenchida ou cpia da carteira profissional ou contrato de autnomo, comprovando a atividade profissional relativa soldagem. Caso seja necessrio, deve-se anexar uma declarao da empresa (original e em papel timbrado, com CNPJ da empresa), acompanhada do Termo de Compromisso e Responsabilidade - Anexo 3 para comprovar a efetiva prestao de servios profissionais como Inspetor de Soldagem no nvel para o qual foi certificado por um perodo de 15 meses consecutivos ou no e o certificado original.
ETAPA 3 Antes de findo o prazo de 60 meses, contados a partir da data da

certificao o profissional deve requerer junto a FBTS/BUREAU o exame de recertificao. OBSERVAO: O no cumprimento dos requisitos da Manuteno de 30 meses implicar na revogao da certificao at a regularizao das pendncias. No permitido plastificar o certificado original. Para a emisso da segunda via do certificado (perda, extravio, plastificao, etc) ser cobrada uma taxa de reimpresso.

XI - REVOGAO DA CERTIFICAO A revogao implicar na suspenso temporria, estabelecida pela FBTS, das atividades profissionais do Inspetor de Soldagem certificado pelo SNQC-IS, sem a necessidade de realizao de novo exame de qualificao e ocorrer nos seguintes casos: a) no pagamento da Taxa de Manuteno Anual; b) no envio do atestado de Acuidade Visual anualmente;

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 13/20

c) no comprovao, aps o prazo de 30 (trinta) meses, de efetiva prestao de servios profissionais, como Inspetor de Soldagem no nvel para o qual foi certificado, por um perodo de 15 (quinze) meses consecutivos ou no; d) quando houver evidncias objetivas e comprovadas, apresentadas a FBTS/BUREAU e por estes analisadas e aceitas, que indiquem estar o profissional inapto a exercer as atividades de Inspetor de Soldagem para as quais foi certificado; e) avaliao no satisfatria quando da avaliao de desempenho realizada pelo FBTS/BUREAU/ CEQUAL. f) no solicitao e/ou no concluso do processo de recertificao at o trmino da validade da certificao.
Nota: O Inspetor de Soldagem que tiver sua certificao revogada por qualquer um dos motivos acima expostos, ter um prazo mximo de 06 (seis) meses para sanar sua pendncia. Aps este prazo, sua certificao poder vir a ser cancelada.

XII - RECERTIFICAO Aps concluso do perodo de 60 (sessenta) meses de validade da certificao, a mesma pode ser renovada pela FBTS por igual perodo, aps o Inspetor completar com sucesso um exame simplificado. O inspetor de soldagem dever encaminhar o formulrio de solicitao de exameAnexo 1, Termo de Compromisso Anexo 2 devidamente preenchidos e um retrato 3x4. O boleto bancrio para pagamento ser encaminhado aps cadastramento da solicitao. Recomenda-se que o Inspetor de Soldagem solicite o exame simplificado com, no mnimo, 06 (seis) meses de antecedncia do trmino da validade da certificao. XII. 1 Primeira Recertificao O exame simplificado para Inspetor de Soldagem Nvel 1 composto de trs provas, sendo duas obrigatrias e uma aleatria. As provas obrigatrias so: ACOMPANHAMENTO DE SOLDAGEM VISUAL/DIMENSIONAL

A prova aleatria deve ser uma entre as relacionadas abaixo: CONSUMIVEIS 1 TRATAMENTO TRMICO DOCUMENTOS TCNICOS 1 DUREZA

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 14/20

O exame simplificado para Inspetor de Soldagem Nvel 2 composto de quatro provas obrigatrias, compreendendo: QUALIFICAES CONSUMVEIS 2 DOCUMENTOS TCNICOS 2 NORMA/CDIGO

XII. 2 Segunda Recertificao e Subseqentes Na segunda recertificao e subseqentes, para o Inspetor de Soldagem que atender s condies de manuteno da certificao, ETAPA 1 e ETAPA 3 do item XII, e comprovar a atuao de no mnimo 30 (trinta) meses em 60 (sessenta) meses como Inspetor de Soldagem certificado, o exame simplificado composto de: a) uma prova aleatria entre VISUAL/DIMENSIONAL, DOCUMENTOS TCNICOS 1 e TRATAMENTO TRMICO para o Inspetor de Soldagem Nvel 1; b) prova (s) aleatria de NORMA/CDIGO para o Inspetor de Soldagem Nvel 2.
Aps a primeira recertificao, caso a comprovao de atuao no perodo correspondente validade do certificado seja superior a 15 meses porm inferior a 30 meses, o Inspetor de Soldagem deve realizar o exame simplificado completo conforme item XII.1

A prova de Interpretao de Normas ser sorteada, dentre aquelas normas de sua qualificao original ou dentre as de seu interesse em manter a qualificao, previamente estabelecida com a FBTS/BUREAU, adotando-se os seguintes critrios para seleo: a) Inspetor com 01 (uma) a 05 (cinco) normas de qualificao realizar apenas 01 (uma) prova de norma e ser recertificado, caso aprovado, nas normas em que solicitou a recertificao. b) Inspetor com 06 (seis) a 10 (dez) normas de qualificao realizar apenas 02 (duas) provas de norma e ser recertificado, caso aprovado, nas normas em que solicitou a recertificao. c) Inspetor com mais de 10 (dez) normas de qualificao realizar apenas 03 (trs) provas de norma e ser recertificado, caso aprovado, nas normas em que solicitou a recertificao.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 15/20

O Inspetor reprovado em qualquer das provas do exame simplificado pode requerer por 02 (duas) vezes outro exame, devendo ser adotado os seguintes critrios: No caso de reexame de Nvel 1, caso o Inspetor no obtenha nota igual ou superior a 7,0 (sete) em uma das provas obrigatrias ou aleatrias, o mesmo repetir somente a(s) prova(s) na(s) qual (is) no obteve grau satisfatrio. No caso de reexame de Nvel 2, dever ser adotada a mesma sistemtica de Nvel 1, sendo que no caso de reprovao na norma/cdigo, o candidato dever repetir a(s) prova(s) de norma/cdigo em que no obteve grau satisfatrio e para cada prova em que for reprovado dever, quando aplicvel, realizar uma prova de norma/cdigo adicional, a ser selecionada atravs de novo sorteio. A sistemtica de aleatoriedade est a critrio de cada Centro de Qualificao e ser informada ao candidato. Os Inspetores de Soldagem Nvel 2, antes ou durante o seu processo de recertificao, podero solicitar mudana de Nvel de certificao, desde que o faam formalmente, atravs do envio de correspondncia a FBTS/ BUREAU. Aps o primeiro exame de recertificao, o Inspetor de Soldagem Nvel 2 poder parar o processo e optar pela recertificao apenas nas Normas/Cdigo em que obtiver grau satisfatrio, devendo formalizar esta solicitao, atravs do envio de correspondncia ao BUREAU. O exame de recertificao tem aproximadamente a seguinte durao: Nvel 1: mximo de (01) um dia dependendo do tipo de prova a ser realizada. Nvel 2: 02 (dois) dias. Norma de qualificao adicional: 8 h.

XIII - SOLICITAO DE RECERTIFICAO Para a solicitao da recertificao, o Inspetor de Soldagem deve encaminhar a FBTS/BUREAU, 180 (cento e oitenta) dias antes do vencimento da sua certificao, os seguintes documentos: 1. Formulrio de Solicitao de Exame, Reexame e Recertificao e o termo de compromisso , devidamente preenchidos; 2. Um retrato 3x4; 3. Atestado de Acuidade Visual recente, a Secretaria do BUREAU inferior a 30 (trinta) dias, a contar da data de realizao do exame;

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 16/20

4. Aps cadastramento sero encaminhados os boletos bancrios. Ateno: O atestado de Acuidade Visual em poder da FBTS/BUREAU, encaminhado anualmente para fins de manuteno, poder ser aceito, desde que se encontre dentro da validade (01 ano).
OBSERVAO:

O envio do formulrio de solicitao de recertificao aps o vencimento da mesma implicar na revogao da certificao at a concluso do processo.

XIV - CANCELAMENTO DA CERTIFICAO O cancelamento da certificao implicar na perda da mesma, com necessidade de realizao de novo exame de qualificao, e pode ocorrer nos seguintes casos: a) fraudes, quebra de tica profissional e prtica de atos delituosos; b) por deciso da FBTS, nos casos de parecer No Satisfatrio, quando da avaliao de desempenho do Inspetor de Soldagem; Os Inspetores que tenham suas certificaes canceladas em funo da ocorrncia descrita em a, somente podem requerer nova certificao decorridos no mnimo 60 (sessenta) meses a contar da data de cancelamento.

XV - REGRAS DE CONDUTA E TICA Todos os candidatos devem conhecer e aceitar formalmente as regras de Conduta e tica, Anexo 2, sendo condio bsica para realizao dos exames de qualificao bem como para a emisso do certificado, em caso de aprovao.

XVI - APELAES Todo candidato a Inspetor de Soldagem tem o direito apelao junto FBTS: As apelaes, por parte dos candidatos, podem derivar, entre outras, de: Revogao da certificao; Questionamento dos resultados dos exames. As apelaes devem ser descritas em formulrio prprio, conforme mostrado no Anexo 4, e encaminhadas a FBTS para anlise juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de apelao.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 17/20

As resolues das apelaes sero enviadas formalmente, pela FBTS, ao apelante. OBSERVAO: No h vista das provas dos exames / reexames de qualificao e de recertificao. O candidato/Inspetor s poder solicitar a apelao antes da realizao de seu prximo reexame e antes do recebimento do resultado da apelao , no poder solicitar reexame. O candidato/Inspetor tem um prazo mximo de 90 (noventa) dias, a contar da data de realizao do seu exame/ reexame, para solicitar a apelao. XVII - REGISTRO DE ATIVIDADES E RECLAMAES Todo Inspetor de Soldagem certificado pelo SNQC-IS deve manter um formulrio Registro de Atividades e Reclamaes, conforme modelo sugerido no Anexo 5. Estes Registros devem estar disponveis para apresentao ao BUREAU, mediante solicitao ou quando da Avaliao de Desempenho. A no manuteno e o preenchimento fraudulento destes Registros so considerados abusos, acarretando medidas punitivas conforme descrito no Termo de Conduta e tica. XVIII - AVALIAO DE DESEMPENHO Todo Inspetor de Soldagem certificado pelo SNQC-IS est sujeito a Avaliao de Desempenho que visa verificar se o profissional est exercendo corretamente as atividades estabelecidas na Norma NBR 14842. A avaliao ocorrer de forma aleatria, e a qualquer tempo por solicitao das empresas e/ou da fiscalizao e ser realizada na obra ou empresa em que o profissional esteja atuando. Na anlise das no-conformidades detectadas na avaliao de desempenho, a FBTS estabeleceu os seguintes critrios: Satisfatrio: quando nenhuma no conformidade for detectada; Parcialmente satisfatrio: quando no for detectada nenhuma no-conformidade crtica; A no-conformidade considerada crtica quando afeta diretamente a qualidade do servio, tais como:
a) atuao fora do nvel ou da norma de qualificao;

No satisfatrio: quando for detectada uma ou mais noconformidades crticas.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 18/20

b) no aplicao do Inspetor nas suas atribuies e responsabilidades conforme Norma NBR 14842; c) ausncia de varivel essencial no procedimento de soldagem; d) outras de igual teor e a critrio da FBTS.

O Inspetor ser notificado sobre a(s) no-conformidade(s) crticas e se pronunciar sobre o fato em um prazo previamente estabelecido. Caso no se pronuncie a sua certificao ser revogada ou cancelada. O pronunciamento do Inspetor deve ser analisado pela FBTS/BUREAU e em caso de manuteno dos resultados da avaliao de desempenho como no satisfatrio, as seguintes aes devem ser implementadas: advertncia ao Inspetor, em caso do resultado parcialmente satisfatrio, podendo acarretar na revogao da certificao em caso de reincidncia; revogao, em caso de resultado no satisfatrio e em funo do nmero no-conformidades detectadas. de

O perodo de revogao varia de acordo com o nmero de no-conformidades crticas, mnimo de 2 (dois) meses. Quanto ao cancelamento ser necessria a existncia de mais do que seis no-conformidades crticas. OBSERVAO O no comparecimento do Inspetor de Soldagem na avaliao de desempenho, implicar em uma advertncia e ser notificado que em futuras avaliaes, o mesmo ser revogado caso venha a ter alguma no conformidade, independente da criticidade da mesma. Nos casos de revogao/cancelamento o Inspetor de Soldagem deve informar a sua gerncia ou ao seu superior imediato para conhecimento de sua situao. Ateno:
a) Os casos de cola e/ou transcrio de quaisquer questes de prova, constitui uma grave questo de tica. O candidato/Inspetor ser considerado reprovado no exame, a prova ser suspensa e o candidato/inspetor perde a quantia paga. c) O exame de recertificao considerado, tambm, como uma avaliao de desempenho.

XIX AUSNCIAS O no comparecimento, no dia e horrio marcados para a realizao do exame/reexame, ser entendido como desistncia e em nenhuma hiptese ser feita a devoluo da taxa do exame/ reexame.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 19/20 S sero aceitas as ausncias nos exames/reexames, se formalmente comprovadas, atravs de atestado mdico, a ser avaliado pela FBTS e entregue FBTS, num prazo mximo de 5 (cinco) dias aps a data do exame e nos seguintes casos: - impossibilidade fsica de locomoo ou execuo da prova; - doena infecto-contagiosa; - internao hospitalar; - boletim de ocorrncia; - bitos familiar de ascendentes e descendentes.

Nos casos de ausncia o candidato/inspetor somente poder dar continuidade ao exame/reexame aps efetuar um novo pagamento do exame/reexame em que no compareceu num prazo mximo de trinta dias; a solicitao de exame INTEGRAL no est sendo mais aceita pela FBTS/BUREAU, independentemente do local de origem do candidato, desta forma a FBTS sugere que o candidato realize o seu exame no CEQUAL mais prximo da sua cidade. nos casos de recertificao, o inspetor de soldagem dever solicitar o seu exame com uma antecedncia de 180 (cento e oitenta) dias, conforme sugere o item 5.9.3.1 da Norma NBR 14842. Vencida a certificao, caso o Inspetor no tenha solicitado a recertificao com a devida antecedncia (180 dias), a mesma ser revogada at a concluso do processo de recertificao. nos processos de recertificao, a ausncia no exame/reexame implicar na revogao da certificao at a concluso do processo e no pagamento do valor da (s) provas (s) a serem realizada (s). nos casos de reprovao no exame de recertificao, o inspetor de soldagem dever solicitar os reexames num prazo mximo de 30 dias corridos aps o envio do resultado independentemente da atualizao do seu endereo. Caso o prazo no seja atendido a sua certificao ser revogada at a concluso do processo.

OBSERVAO : As datas marcadas pelos Centros de Exames de Qualificao CEQUAL estaro disponveis no site da FBTS aps recebimento da programao de cada CEQUAL. Cabe ao candidato consultar a programao na homepage da FBTS www.fbts.com.btr todo incio de ms, independente do envio da correspondncia notificando a data do exame/reexame.

Certificao de Pessoas

OPC 0001

DEZ/12 REV: 17 PG: 20/20

XX ANEXOS
Anexo 1 - Formulrio Solicitao de Exame de Qualificao, Reexame e Recertificao Anexo 2 - Termo de Compromisso, Anexo 3 Termo de Conduta e tica Anexo 4 - Formulrio de Acuidade visual Anexo 5 Termo Responsabilidade Anexo 6 Formulrio de Apelaes Anexo 7 Formulrio de Registro de Atividades e Reclamaes Anexo 8 Cadastro de Cliente Valores de Taxas

Anda mungkin juga menyukai