Anda di halaman 1dari 32

5.

PLANO MUSEOLGICO
5.1 Histrico do conceito de plano museolgico A oficina de Plano Museolgico est inserida no eixo programtico Nmero 3, denominado Formao e Capacitao de Recursos Humanos, da Poltica Nacional de Museus. A. Conceito: Plano Museolgico um instrumento de gesto e planejamento institucional. compreendido como ferramenta bsica de planejamento estratgico, de sentido global e integrador, indispensvel para a identificao da misso da institui o museolgica e para defini o, ordenamento e priorizao dos objetivos e aes de cada uma de suas reas de funcionamento. B. O plano museolgico : O Plano museol gico uma ferramenta de planejamento e programao institucional imprescind vel para todos os museus e institui es afins, independentemente de sua denominao, gesto ou especificidade tipolgica. O Plano museolgico nada mais do que a apropriao e adaptao de instrumentos de gesto utilizados em outras reas com muito sucesso: Business Plan (plano de negcios); Planejamento estratgico; Plano de gesto; Em n veis diferentes de aprofundamento, e com algumas especificidades, estes so alguns dos mtodos consagrados de planejamento institucional. C. Sua elaborao necessria para: Organizao do trabalho interno da institui o. Oferecer clareza das necessidades da institui o. Defini o de prioridades para a realizao de projetos. O Plano museolgico oferece uma metodologia para guiar toda atuao e descrever com clareza a defini o e compreenso sobre a institui o. Um mtodo de trabalho, entendido como um guia, que pretende ser de utilidade para ordenar as atuaes ante qualquer iniciativa em museus. um documento vivo, em constante transformao, que deve se adaptar as mudanas e necessidades da institui o e evoluo da sociedade. D. Razes para no se planejar (segundo Davies, 2001)
l l l l l l l l

No vim trabalhar em museu para gastar meu tempo planejando. Estamos ocupados demais lidando com nossos problemas do dia-a-dia. No temos tempo. Somos somente um museu pequeno. Tenho tudo isso na minha cabea. Todos sabem para onde vamos. No temos dinheiro algum; no vale a pena. Comeamos, mas ficamos atolados e desanimamos.

E. Vantagens de se planejar (segundo Davies, 2001)

2
l l l l l l l

Ajuda a assegurar no longo prazo a salvaguarda do acervo. Todos (dentro e fora do museu) enxergam mais claramente o que se est querendo realizar. Todos que a trabalham sabem como se encaixam nas metas e objetivos do museu. Conduz ao uso mais eficaz dos recursos. Integra todos os aspectos do funcionamento do museu em um mesmo processo de administrao. Oferece uma estrutura bsica dentro da qual podem ser tomadas decises estratgicas. Produz um plano que atua como ponto de referncia para todos os interessados.

Um Plano Museol gico bem elaborado confere transparncia e clareza s aes da institui o, permitindo que tanto os profissionais que dela fazem parte, quanto a sociedade e parceiros (atuais e futuros) saibam para onde o museu esta caminhando, quais seus objetivos, valores e mtodos. F. Plano Museolgico no Brasil: Institu do no Brasil, para os museus do IPHAN/MinC, atravs da PORTARIA NORMATIVA N 1, DE 5 DE JULHO DE 2006, inspirado nas bens sucedidas experi ncias do museus da Espanha e nos documentos produzidos pela Museums & Galleries Commission (Reino Unido), traduzidos e publicados no Brasil em 2001 pela EDUSP-SP com o titulo Roteiros Prticos. 5.2 Plano museolgico

Plano Museolgico - Fases


FASE 1 DEFINIO OPERACIONAL E MISSO DIAGNSTICO GLOBAL: situao atual

FASE 2 PROGRAMAS

NECESSIDADES PARA O FUTURO: situao ideal

FASE 3 PROJETOS

SOLUES

G. Plano Museolgico: fases de implantao Plano Museolgico o conjunto de programas e projetos elaborados internamente a partir de um diagnstico global da institui o, com objetivo de oferecer uma estrutura bsica dentro da qual podem ser tomadas decises estratgicas.

FASE 1 - DEFINIO DA INSTITUIO 1.1 Defini o operacional 1.2 Misso FASE 2 - PROGRAMAS Documento para a ordenao das atuaes em cada mbito do museu, que inclui a relao das necessidades para o cumprimento de suas funes, que se concretizaro em diferentes projetos. Orientados pela misso e objetivos propostos no plano ordenam a atuao futura do museu, em relao a suas atividades museolgicas, tcnicas e administrativas, em todas as sees da institui o. Caracter sticas de um programa: algo que prev continuidade e manuteno 2.1 Programa Institucional; 2.2 Programa de Gesto de pessoas; 2.3 Programa de Acervos; 2.4 Programa Exposi es; 2.5 Programa Educativo e Cultural; 2.6 Programa de Pesquisa; 2.7 Programa Arquitetnico; 2.8 Programa de Segurana; 2.9 Programa de Financiamento e Fomento; 2.10 Programa de Difuso e Divulgao;

FASE 3 - PROJETOS Documento executvel que possibilita a materializao das especificaes tcnicas reconhecidas nos diferentes programas. Nos projetos so definidas, descritas e propostas as solues ajustadas para as necessidades das institui es. Caracter sticas de um projeto: algo que tem um in cio e um fim definidos; produz um s produto ou servi o.

FASE 1 - DEFINIO DA INSTITUIO


1.1 Defini o operacional: apresentao das caracter sticas gerais da institui o, destacando sua trajetria e histrico de suas colees e de seu territrio.

1.2

Misso: instrumento bsico da institui o que serve para a defini o de sua identidade, singularidade e relevncia.

Misso: Idealmente, a misso de uma institui o responde a cinco perguntas-chave e procura resumir as respostas de forma sucinta: Para que existimos (finalidade) O que queremos alcanar (metas) O que fazemos (funo) Para quem o fazemos (pblico/sociedade)

Conceito: a misso um conjunto de palavras que contem, de forma resumida, a finalidade, metas, estratgias e o pblico alvo de uma institui o (Davies, 2001, p. 32). Seu objetivo oferecer s pessoas que integram a institui o uma unidade de pensamento e direo, consolidando valores e propostas que devem garantir a construo e manuteno da identidade institucional. Exemplo de misso: Contribuir para o desenvolvimento scio-cultural do pas, por meio de aes de preservao, pesquisa e comunicao do patrimnio cultural, para a sociedade brasileira, visando valorizao da dignidade humana, a universalidade do acesso e o respeito diversidade. Razo de ser Pblico-alvo Linhas de atuao Valores

DIAGNSTICO GLOBAL: O diagnstico incluir aspectos tanto internos quanto externos ao museu. Ser necessrio iniciar o diagnstico interno procurando identificar quais parecem ser os problemas bsicos que o museu enfrenta, ou seja, analisar os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaas.

5
Anlise SWOT (segundo Davies, 2001) Pontos fortes (Strengths) Pontos fracos (Weaknesses)

Oportunidades (Opportunities)

Ameaas (Threats)

A anlise SWOT, pode ser feita em uma reuni o de grupo, na qual os participantes podero enumerar o que vem como sendo os pontos fortes e fracos do museu e as oportunidades e ameaas que o aguardam no mundo exterior. A anlise do Ambiente Externo: um esforo anal tico que deve levar em considerao o ambiente externo em que a institui o inserida, bem como, as variveis relevantes, na perspectiva institucional, visando identificar as oportunidades e as ameaas existentes.

Anlise do Ambiente Externo (Oportunidades): Segundo PORTO (1998), oportunidades so situaes, tendncias ou fenmenos externos organizao, atuais ou potenciais, que podem contribuir em grau relevante e por longo tempo para a realizao da sua misso ou objetivos permanentes e/ou para o alcance de um bom desempenho competitivo. Anlise do Ambiente Externo (Ameaas): As ameaas so situaes, tendncias ou fenmenos externos organizao, atuais ou potenciais, que podem prejudicar substancialmente e por longo tempo o cumprimento da sua misso ou dos seus objetivos permanentes e/ou o alcance de um bom desempenho (PORTO, 1998). So riscos que a institui o precisar enfrentar. Anlise do Ambiente Externo (ameaas e oportunidades): Ameaas So fatores externos institucional, atuais ou potenciais, que podem causar impacto negativo em sua misso, seus objetivos e/ou seu desempenho. Oportunidades So fatores externos institui o, atuais ou potenciais, que podem causar impacto positivo em sua misso, seus objetivos e/ou seu desempenho. Anlise do Ambiente Interno: Apenas a anlise do ambiente externo no garante condi es m nimas para um bom planejamento. Al m de identificar como esto se comportando as externalidades, fundamental analisar os pontos fortes e fracos da prpria institui o.

6
Segundo PORTO (1998), as principais finalidades dessa anlise so: Caracterizar e avaliar a evoluo do desempenho da institui o, em relao ao cumprimento da misso; Identificar e estabelecer uma hierarquia das foras e das fraquezas que determinam as potencialidades da institui o; Identificar as principais causas dessas foras/fraquezas. Anlise do Ambiente Interno (foras e fraquezas) Foras So fenmenos ou condi es internas capazes de auxiliarem, por longo tempo, o desempenho ou o cumprimento da Misso e dos objetivos; Fraquezas So situaes, fenmenos ou condi es internas, que podem dificultar a realizao da Misso e o cumprimento dos objetivos. Objetivos estratgicos (Metas) So grandes desafios institucionais voltados para o ambiente externo. So abrangentes e laborados para aproveitar oportunidades ou mitigar ameaas. Formulados em termos qualitativos, devem ser alcanados ou mantidos em um determinado Plano Estratgico Institucional. Os objetivos estratgicos so caracterizados por serem: Aceitveis; Flex veis; Mensurveis; Motivadores; Sintonizados (misso & diretrizes estratgicas); Intelig veis; Alcanveis; Objetivos estratgicos podem ser subdivididos em: Programas; Projetos;

7
FASE 2 - PROGRAMAS 2.1 Programa Institucional: trata do desenvolvimento e da gesto pol tica, tcnica e administrativa do museu. Exemplos: Criao ou redefini o do regimento interno da institui o - Criao de uma associao de amigos do museu (Portaria Normativa n 1, de 12 de janeiro de 2007) - Relaes institucionais necessrias para o cumprimento dos fins do museu: participao em redes temticas nacionais e internacionais, participao em organizaes nacionais e internacionais;

2.2 Programa de gesto de pessoas: aquele que apresenta as aes destinadas valorizao, capacitao e bem estar do conjunto de trabalhadores do museu, independentemente do tipo de contratao, assim como aponta um diagnstico da situao funcional existente e das necessidades de ampliao do quadro de pessoal, incluindo estagi rios e servidores. Exemplos: - Organograma funcional e pessoal da institui o (regimento interno) - Qualificao e perfil dos cargos - Necessidades de contratao - Propostas de capacitao - Propostas de formao - Propostas de parceria com outras institui es para estabelecimento de estgios, voluntariado etc.

2.3 Programa de acervos: aquele que organiza o gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da institui o, incluindo os de origem arquiv stica e bibliogrfica, podendo ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: aquisi o, documentao, conservao e restaurao - Subprograma de aquisi es: exemplos: prioridades de aquisi o existentes, meios de captao. - SubPrograma de documentao: exemplos: diretrizes geral do sistema de documentao, prioridades, adoo de vocabul rio controlado, implantao de sistemas informatizados, documentao dos processos de conservao e restaurao, digitalizao dos documentos em suporte papel, poltica de segurana de dados, acessibilidade da documentao a pesquisadores etc. - Subprograma de conservao: 1. conservao preventiva - condi es ambientais (sistemas de medi o e controle de umidade, temperatura etc) - iluminao (estabelecimento de parmetros, sistema de medi o, instalao de filtros etc ) - acondicionamento e manuseio para complementar colees j

8
- Subprograma de restaurao: estabelecimento de prioridades 2.4 Programa de exposi es: aquele que trata de todos os espaos e processos de exposi o do museu, sejam eles intra ou extramuros, de longa, mdia ou curta durao. Exemplos: - conceito, organizao dos contedos (temticas, cronologia etc), seleo de objetos, utilizao de recursos audiovisuais, recurso de quiosques informativos, recursos expogrficos etc. - desenvolvimento de exposi es em parceria (curadoria, investimento etc.) com institui es afins. 2.5 Programa educativo e cultural: aquele que compreende os projetos e atividades educativo-culturais desenvolvidos pelo museu, destinados a diferentes pblicos e articulados com diferentes institui es. Exemplos: treinamento das monitoras para atendimento aos necessidades especiais (deficientes f sicos, cegos etc) Implantao de visitas guiadas compra de audio-guias, encenaes teatrais Festas comemorativas, shows, eventos etc...

portadores

de

2.6 Programa de pesquisa: aquele que contempla o processamento e a disseminao de informaes, destacando as linhas de pesquisa institucional e de projetos voltados para estudos de pblico, de patrimnio cultural, de museologia, de histria institucional e de outros. Exemplos: Pesquisas de pblico Publicaes (MUSAS: revista brasileira de museus e museologia; Coleo Museus, Memria e Cidadania etc.) Cursos, conferncias, palestras

2.7 Programa arquitetnico: aquele que trata da identificao, da conservao e da adequao dos espaos livres e constru dos, bem como das reas de entorno da institui o, contendo descri o dos espaos e instalaes, al m de informar sobre os aspectos de acessibilidade, conforto ambiental, circulao, identidade visual e possibilidades de expanso. Consideraes gerais: planejamento urban stico, histrico, aspectos tcnicos (ex: estudos do terreno, condicionantes climticos) etc. Espaos: o programa dever conter uma relao dos espaos do museu. Cada espao dever ser descrito em termos de caracter sticas (m2, instalaes, equipamentos), uso e funo. Intercomunicao e circulao geral: 1) em relao ao acervo, ao funcionamento interno e ao pblico. Exemplos: escadas, elevadores, corredores.

9
2) relao entre as reas e seus acessos segundo as rotinas de trabalho. Exemplos: rea de recepo-desembalagem-registro-reserva tcnica - Condi es gerais de conservao e proteo do edif cio: (exemplos: sistemas de controle ambiental, sistemas de iluminao, necessidades de conservao, restaurao, etc.)

2.8 Programa de segurana: aquele que trata de todos os aspectos relacionados segurana do museu, da edificao, do acervo e dos pblicos interno e externo, incluindo al m de sistemas, equipamentos e instalaes, a defini o de rotinas de segurana e estratgias de emergncia. Exemplos: Sa das de emergncia Preveno de emergncia: contra furto e roubo, combate a incndio, retirada de pessoas, retirada de obras e contra pnico. Proteo contra incndios (preveno, deteco, extino) inundaes e outros desastres naturais, Proteo contra vandalismo, invaso, etc. Transporte de bens culturais

2.9 Programa de Financiamento e Fomento: aquele que trata do planejamento de estratgias voltadas para captao, aplicao e gerenciamento dos recursos econmicos oriundos de diversas fontes. Exemplos: Ingressos Campanhas de captao de recursos Patrocinadores Participao em editais

EDITAL DE MODERNIZAO DE MUSEUS - 2008 Objetivo: apoiar projetos de museus em suas diversas reas de atuao, via Fundo Nacional da Cultura e Mecenato. Tem como diretrizes o apoio a projetos de institui es museolgicas privadas ou pblicas, integrantes das trs esferas de governo. reas: aquisi o de acervos, equipamentos e materiais permanentes, tais como: equipamentos de informtica, equipamentos de segurana, equipamentos de climatizao e controle ambiental, equipamentos de iluminao, equipamentos de comunicao e mobili rios para exposi es de longa durao e reservas tcnicas, projetos educativos.

contrapartida da institui o de 20% do valor do projeto.

10
EDITAL MAIS MUSEUS Iniciativa que prev investimentos para a criao de museus em cidades com menos de 50 mil habitantes que no possuem institui o museolgica. O objetivo formar um banco de projetos que sero apoiados durante ano, de acordo com a disponibilidade oramentria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministrio da Cultura. O apoio consiste na aquisi o de equipamentos e mobili rios; elaborao de projetos para execuo de obras e servi os; instalao e montagem de exposi es; restaurao de imveis; elaborao de projetos museol gico ou museogrfico; e benfeitoria em imveis. Das condi es: Podero participar pessoas jur dicas de direito pblico e privado sem fins lucrativos

Contrapartida:
% DE CONTRAPARTIDA

0% 3% 5%

Entidade federal Municpios com at 25.000 habitantes Municpios localizados nas reas da Agncia de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) e da Agncia de Desenvolvimento da Amaznia e na Regi o CentroOeste. Estado-membro ou distrito federal localizados nas reas da Agncia de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) e da Agncia de Desenvolvimento da Amaznia e na Regi o Centro-Oeste. Demais casos

10%

20%

PRMIO DARCY RIBEIRO Consiste em incentivar e premiar as prticas educativas em museus brasileiros. Premiao: 1 colocado: R$ 15.000,00 2 colocado: R$ 10.000,00 3 colocado: R$ 8.000,00

11
EDITAL SEMINRIOS MUSEUS, PATRIMNIO, MEMRIA E SOCIEDADE Apoiar a realizao de seminrios que tenham por temtica o patrimnio, a memria e a sociedade nos museus.

Contrapartida:
% DE CONTRAPARTIDA

0% 3% 5%

Entidade federal Municpios com at 25.000 habitantes Municpios localizados nas reas da Agncia de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) e da Agncia de Desenvolvimento da Amaznia e na Regi o CentroOeste. Estado-membro ou distrito federal localizados nas reas da Agncia de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) e da Agncia de Desenvolvimento da Amaznia e na Regi o Centro-Oeste. Demais casos

10%

20%

PRMIO MRIO DE ANDRADE Tem como finalidade a premiao de dissertaes e teses produzidas por pesquisadores das reas de Ci ncias Humanas e Ci ncias Sociais Aplicadas com a temtica Museus, Memria Social e Patrimnio Cultural. Categorias Doutorado e Mestrado: 1 colocado: R$ 5.000,00 2 colocado: R$ 3.000,00 3 colocado: R$ 1.000,00 BNDES PROGRAMA DE PRESERVAO DE ACERVOS http://www.bndes.gov.br/cultura/acervos/

Objetivo: apoiar projetos culturais de institui es de direito pblico ou privado, sem fins lucrativos, visando preservao de acervos museolgicos, bibliogrficos e arquiv sticos. reas: 1. catalogao (inventrio ou catalogao de acervo em base de4 dados eletrnica) 2.higienizao e acondicionamento, 3.restaurao (exclusivamente para acervos raros), 4. gerenciamento ambiental, 5. Instalao de sistemas de segurana (instalao de sistemas de deteco e combate a incndio, preveno de furtos, inundaes e sinistros) 6. Infra-estrutura (Adaptao de instalaes para exposi o, abrigo de reservas tcnicas, laboratrios, salas de consulta, acessibilidade, sinalizao entre outros).

12

PETROBRS CULTURAL http://www2.petrobras.com.br/CULTURA/ppc/index.asp Os projetos podem ser contemplados atravs de duas modalidades: Seleo Pblica ou Escolha Direta Seleo Pblica: Os projetos inscritos nas selees pblicas do Programa Petrobras Cultural, so analisados por Comisses de Seleo espec ficas, constitudas por especialistas na rea em questo e por um representante da Petrobrs, e coordenadas pelo Consultor da rea em questo. Preservao e Memria: - Patrimnio Imaterial - Memria das Artes - Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas Escolha Direta: realizada por iniciativa exclusiva da Petrobras, com base em critrios definidos pelo Conselho Petrobras Cultural.

FAPS FUNDAES DE AMPARO PESQUISA A finalidade bsica das Fundaes de Amparo Pesquisa dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extenso e de desenvolvimento institucional, cient fico e tecnolgico. Atuam como canais das institui es de pesquisa e universidades junto a entidades e empresas pblicas e privadas para a realizao de atividades de cooperao tcnicas e prestao de servi os. Por intermdio das Fundaes poss vel apoiar projetos de pesquisa (pesquisa aplicada, pesquisa bsica, desenvolvimento experimental e servi os tcnico-cientficos), capacitao de recursos humanos e difuso de resultados que estimulam o desenvolvimento cientfico e tecnolgico.

2.10 Programa de Difuso e Divulgao: aquele que trata da divulgao e popularizao dos projetos e atividades da institui o, al m da disseminao, difuso e consolidao da imagem institucional nos mbitos local, regional, nacional e internacional; podendo ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: editorial, de intercmbio institucional, de comunicao social, de comunicao visual e outros. Exemplos: Estudos de marketing Campanhas de publicidade (folder, banner, outdoor etc) Publicaes

13
Cursos, conferncias, palestras Pgina web (site) Produtos comerciais Participao em redes temticas

FASE 3 - PROJETOS Caracter sticas principais de um projeto: necessidade clareza coeso (projeto bem estruturado) viabilidade potencialidade ressonncia na comunidade visibilidade paixo tica (com o seu pblico)

DICAS DOS ESPECIALISTAS: No gaste tempo demais pensando em fazer; simplesmente comece; No tente produzir um plano perfeito ou muito elaborado; este deve ser um documento de trabalho e no uma obra de arte; muito importante que o diretor do museu participe e esteja totalmente envolvido no processo; Envolva o maior nmero poss vel de pessoas; Deixe claro o motivo pelo qual voc est fazendo isso e para quem; Reserve tempo para o processo e mantenha-o em andamento em ritmo intenso; Aguarde fatos e verdades incmodas que podem ser revelados pelo plano museolgico, criando tenses dentro do museu Os consultores podem ser teis ao processo, mas a responsabilidade pelas decises e pelo plano toda sua; Nunca esquea quem dever ser o benefici rio final: visitantes e usurios. Lembre-se de que o plano museolgico, como todos os processos gerenciais, um meio para se atingir um fim, no um fim em si mesmo.

No existe a maneira certa para preparar um plano museolgico!

14

6. ASSOCIAO DE AMIGOS DO MUSEU

PORTARIA NORMATIVA N 1, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 / IPHAN Organizao jur dica: sociedade civil sem fins lucrativos (rene pessoas e entidades interessadas em dar apoio a institui es pblicas de carter educativo, cultural, social e outros). Objetivo: destinada a promover o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades do museu. Realizam captao voluntariado). de recursos financeiros e humanos (terceirizado ou

7. BIBLIOGRAFIA
DAVIES, Stuart. Plano Diretor. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo; Fundao Vitae, 2001. (Srie Museologia, 1) MASON, Thimoty. Gesto Museol gica: Desafios e Prticas. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: British Council: [Fundao] Vitae, 2004. (Srie Museologia ; 7) MINISTERIO DE CULTURA. Criterios para Elaboraci n del Plan Museolgico. Espanha: 2005 http://www.mcu.es/museos/MC/PM/index.html MINISTERIO DE CULTURA. Plan Museolgico del Museo de Lon. Espanha: 2005. http://www.mcu.es/museos/MC/PMML/index.html MONTANER, Josep Maria. Museos para el siglo XXI. Barcelona: Editorial Gusravo Gili, AS, 2003. RESOURCE: The Council for Museums, Archives and Libraries. Planos para a Certificao de Museus na Gr-Bretanha: Padres, Da Austrlia a Zanzibar. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: [Fundao] Vitae, 2004 (Museologia. Roteiros prticos; 6) SITES: Conselho Federal de Museologia COFEM [http://www.cofem.org.br/] Conselho Internacional de Museus ICOM-Brasil [http://www.icom.org.br/] Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN [http://www.iphan.gov.br/] International Committee on Management INTERCOM/ ICOM

15
[http://susan.chin.gc.ca/~intercom/] Ministrio da Cultura Brasil [http://www.cultura.gov.br/] Ministrio da Cultura Espanha [http://www.mcu.es/] Roteiros Museolgicos - Publicaes Vitae (CPC/USP) [http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf09_downloads.php] Sistema Brasileiro de Museus - SBM [http://www.museus.gov.br/]

INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL MINISTRIO DA CULTURA PORTARIA NORMATIVA N 1, DE 5 DE JULHO DE 2006 (DOU de 11/07/2006) Dispe sobre a elaborao do Plano Museolgico dos museus do Instituto do Patrimnio Histrico e Art stico Nacional, e d outras providncias. O Presidente do Instituto do Patrimnio Histrico e Art stico Nacional IPHAN, no uso de suas atribui es legais e regimentais, especialmente no disposto no inciso V do art. 21 do Anexo I do Decreto n 5.040, de 07 de abril de 2004, e na Portaria IPHAN n 302, de 07 de julho de 2004, e considerando a necessidade de organizao da gesto dos museus do IPHAN, capaz de propiciar o estabelecimento de maior racionalidade e efici ncia do fazer museal; resolve: Art. 1. Instituir parmetros gerais de organizao da gesto das institui es museolgicas do IPHAN, compreendendo o Plano Museolgico como ferramenta bsica de planejamento estratgico, de sentido global e integrador, indispensvel para a identificao da misso da institui o museal e para a defini o, o ordenamento e a priorizao dos objetivos e das a es de cada uma de suas reas de funcionamento. Pargrafo nico. Por seu carter pol tico, tcnico e administrativo, o Plano Museol gico instrumento fundamental para a sistematizao do trabalho interno e para a atuao do museu na sociedade. Art. 2. O Plano Museolgico trata de estabelecer a misso e os programas do museu, as suas diretrizes de funcionamento e as orientaes necessrias para o desenvolvimento de projetos e atividades espec ficos.

16
Art. 3. A elaborao do Plano Museol gico baseia-se em diagnstico completo da institui o, levando em conta os pontos fortes e frgeis, as ameaas e oportunidades, os aspectos socioculturais, polticos, tcnicos, administrativos e econmicos pertinentes atuao do museu. Pargrafo nico. O diagnstico, de carter participativo, parte integrante do Plano Museolgico, que deve ser apresentado de forma clara e precisa, contando na sua elaborao com a atuao direta da equipe do museu, al m de colaboradores externos. Art. 4. Os projetos que compem os programas do Plano Museolgico tm como caracter sticas: I - A exeqibilidade e a adequao s especificaes dos programas distintos, inclusive o cronograma de execuo. II - A explicitao da metodologia adotada. III - A descri o das aes planejadas. IV - A indicao de um sistema de avaliao permanente. Art. 5. O Plano Museol gico adotado para os museus do IPHAN composto pelas seguintes partes: I - Identificao da Institui o: a) Defini o operacional, com apresentao das caracter sticas gerais da institui o, destacando sua trajetria e histrico de suas colees e de seu territrio. b) Identificao da misso, com apresentao da misso, do campo de atuao, da funo social, das metas e objetivos da institui o. II - Programas: a) Programa institucional, aquele que trata do desenvolvimento e da gesto poltica, tcnica e administrativa do museu. b) Programa de gesto de pessoas, aquele que apresenta as aes destinadas valorizao, capacitao e bem estar do conjunto de trabalhadores do museu, independentemente do tipo de contratao, assim como aponta um diagnstico da situao funcional existente e das necessidades de ampliao do quadro de pessoal, incluindo estagi rios e servidores. c) Programa de acervos, aquele que organiza o gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da institui o, incluindo os de origem arquiv stica e bibliogrfica, podendo ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: aquisi o, documentao, conservao e restaurao. d) Programa de exposi es, aquele que trata de todos os espaos e processos de exposi o do museu, sejam eles intra ou extramuros, de longa, mdia ou curta durao. e) Programa educativo e cultural, aquele que compreende os projetos e atividades educativo-culturais desenvolvidos pelo museu, destinados a diferentes pblicos e articulados com diferentes institui es.

17

f) Programa de pesquisa, aquele que contempla o processamento e a disseminao de informaes, destacando as linhas de pesquisa institucional e de projetos voltados para estudos de pblico, de patrimnio cultural, de museologia, de histria institucional e de outros estudos. g) Programa arquitetnico, aquele que trata da identificao, da conservao e da adequao dos espaos livres e constru dos, bem como das reas de entorno da institui o, contendo descri o dos espaos e instalaes, al m de informar sobre os aspectos de acessibilidade, conforto ambiental, circulao, identidade visual e possibilidades de expanso. h) Programa de segurana, aquele que trata de todos os aspectos relacionados segurana do museu, da edificao, do acervo e dos pblicos interno e externo, incluindo al m de sistemas, equipamentos e instala es, a defini o de rotinas de segurana e estratgias de emergncia. i) Programa de financiamento e fomento, aquele que trata do planejamento de estratgias voltadas para captao, aplicao e gerenciamento dos recursos econmicos oriundos de diversas fontes. j) Programa de difuso e divulgao, aquele que trata da divulgao e popularizao dos projetos e atividades da institui o, al m da disseminao, difuso e consolidao da imagem institucional nos mbitos local, regional, nacional e internacional; podendo ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: editorial, de intercmbio institucional, de comunicao social, de comunicao visual e outros. Pargrafo nico. Na consolidao considerar o carter transversal dos Programas. do Plano Museolgico deve-se

Art. 6. O Plano Museol gico, por seu carter interdisciplinar, ser elaborado de forma participativa, envolvendo o conjunto dos servidores do museu e de outras reas do IPHAN, al m de especialistas e consultores externos. Art. 7. O Plano Museolgico dever ser avaliado permanentemente e revisado com um intervalo mnimo de 3 (trs) e mximo de 5 (cinco) anos. Art. 8. A elaborao e reviso do Plano Museolgico devem estar em consonncia com as diretrizes da Poltica Nacional de Museus, instituda pelo Ministrio da Cultura. Art. 9. O Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN supervisionar a elaborao e a execuo dos Planos Museolgicos. Art. 10. Os museus do IPHAN elaboraro ou adaptaro seus Planos Museolgicos no prazo mximo de 1 (um) ano, a contar da data de publicao desta Portaria. Art. 11. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA

18

Edi o Nmero 12 de 17/01/2007 Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional Gabinete Ministrio da Cultura PORTARIA NORMATIVA N 1, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Dispe sobre as relaes entre as Unidades Especiais, Museus Regionais e Centros Culturais vinculados ao Iphan e as suas Associaes de Amigos. O Presidente do Instituto do Patrimnio Histrico e Art stico Nacional - Iphan, no uso de suas atribui es regimentais fixadas no art. 21 do Anexo I do Decreto n 5.040, de 07 de abril de 2004; CONSIDERANDO a existncia de Associaes que tm por finalidade o apoio s Unidades Especiais, aos Museus Regionais e aos Centros Culturais vinculados ao Iphan, doravante denominadas Unidades Museolgicas; CONSIDERANDO a necessidade de definir critrios que orientem as relaes entre as Unidades Museol gicas e as suas respectivas Associaes, resolve: Art. 1. As Unidades Museol gicas adotaro como requisitos m nimos para o reconhecimento de Associaes o seguinte: I - ser sociedade civil, constitu da na forma da lei civil, sem fins lucrativos; II constar em seu instrumento criador, como finalidade exclusiva, o apoio, a manuteno e o incentivo s atividades da Unidade Museolgica a que se relacionem; III - no haver restri o adeso de novos membros, pessoas f sicas ou jurdicas; IV constar de seu instrumento criador a realizao peridica de elei o de seus membros, com intervalo m nimo de dois anos; V- ser vedada a remunerao da diretoria; VI - serem registradas junto ao Iphan, por seu Departamento de Museus e Centros Culturais - DEMU. Art. 2. Para fins do registro previsto no inciso VI, do art. 1, as Associa es devero preencher o formul rio Anexo I e envi -lo ao DEMU, juntamente com a seguinte documentao: I - carta de apresentao da Unidade Museol gica que lhe apia; II - cpia do Cadastro Nacional de Pessoa Jur dica CNPJ; II - cpia do ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, acompanhado de prova da diretoria em exerc cio. Pargrafo nico - Para manuteno do registro as Associaes devero ter a sua documentao sempre atualizada e apresentar, at o ltimo dia til do ms de Fevereiro de cada ano, seus balanos anuais. Art. 3. As Unidades Museol gicas podero ceder, mediante outorga de permisso de uso, onerosa ou gratuita, s entidades reconhecidas na forma desta Portaria, reas destinadas prestao de servi os e/ou comercializao de produtos pelo prazo mximo de 2 (dois) anos, renovveis por iguais e sucessivos per odos. 1. A prestao de servi os ou comercializao de produtos dever ser previamente aprovada pela unidade Museolgica e ficar registrada a ramo de negcios que efetivamente se coadunem com os objetivos institucionais ou que

19
contribuam para dinamizao da unidade, de acordo com o estabelecido em seu Plano Museolgico. 2. As associa es permissionrias podero explorar diretamente as atividades referidas no caput ou transferir a terceiros a sua explorao, responsabilizando-se por esta transferncia, desde que com prvia e expressas anuncia da Unidade Museolgica. 3. Todo e qualquer investimento, benfeitoria e obra das Associaes a serem realizados nas dependncias da Unidade Museolgica, dependero de autorizao previa de sua Direo. 4. As Associaes devero responder por todos os encargos e despesas referentes rea cedida, bem como dever restitu-la, ao final da permisso, sem qualquer nus para o Iphan, com todas as benfeitorias e instalaes permanentes executadas durante a vigncia da permisso, tudo em perfeito estado de conservao. 5. As Associaes permissionrias assumiro integral responsabilidade por eventuais danos causados ao patrimnio da Unidade Museolgica ou de terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas nas reas cedidas. Art. 4. As atividades realizadas no espao objeto da Permisso de Uso devero ser autorizadas e supervisionadas pela Direo da Unidade Museolgica, que poder, a qualquer momento, determinar a sua suspenso, mediante revogao do Termo respectivo, caso seu desenvolvimento entre em conflito com o funcionamento da Unidade. 1. Nos Termos de Permisso de Uso dever constar dispositivo espec fico determinando que as Associaes reservem, no mnimo, 70% (setenta por cento) da totalidade dos recursos por elas obtidos para aplicao nas atividades t picas da Unidade Museol gica. 2. As permisses outorgadas sero fiscalizadas por servidor expressa e especialmente designado pelo dirigente da Unidade Museolgica, ao qual incumbir, al m da fiscalizao, a elaborao de relatrios semestrais contendo, dentre outros dados, aqueles relacionados com as contas das Associaes. 3. Para fins de acompanhamento, as Unidades Museolgicas devero, a qualquer tempo, solicitar informaes s Associaes que visem verificaes de contas e balanos. Art. 5. As Unidades Museol gicas devero informar ao Departamento de Museus sobre cada uma de suas permisses de uso, encaminhando cpia do respectivo Termo. Art. 6. As Unidades Museol gicas vinculadas ao Iphan devero se adequar no prazo mximo de 90 (noventa) dias s disposi es desta Portaria. Art. 7. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicao. LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA

20

Exemplo de REGIMENTO INTERNO: MUSEU PARAENSE EMLIO GOELDI

CAPTULO I: CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1 O Museu Paraense Emlio Geldi - MPEG unidade de pesquisa integrante da estrutura do Ministrio da Ci ncia e Tecnologia - MCT, na forma do disposto no Decreto n 4.724, de 9 de junho de 2003. Art. 2 O MPEG, como um centro nacional de pesquisa, de intercmbio cient fico, de formao, treinamento e aperfei oamento de pessoal cient fico, tem por finalidade produzir e difundir conhecimentos e acervos cient ficos sobre sistemas naturais e scio-culturais relacionados Amaznia. Art. 3 Ao MPEG compete: I - executar programas, projetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento tcnico-cientfico, no mbito de suas finalidades; II - promover a difuso do conhecimento tcnico-cient fico; III - promover ou patrocinar a formao e especializao de recursos humanos no mbito de suas finalidades; IV - desenvolver e comercializar produtos e servi os decorrentes de suas pesquisas, contratos, convnios, acordos e ajustes, resguardados os direitos relativos propriedade intelectual; V - promover, patrocinar e realizar cursos, conferncias, seminrios e outros conclaves de carter tcnico-cientfico; VI - divulgar especializada. e manter acervo cient fico e de documentao, biblioteca

CAPTULO II: ORGANIZAO Art. 4 O MPEG tem a seguinte estrutura: 1.Diretoria; 2.Conselho Tcnico-Cient fico; 3.Coordenao de Planejamento e Acompanhamento; 3.1. Servi o de Processamento de Dados; 4.Coordenao de Pesquisa e Ps-Graduao; 4.1.Servi o da Estao Cient fica Ferreira Penna; 4.2.Servi o de Campo da Estao Cient fica Ferreira Penna; 5.Coordenao de Ci ncias Humanas; 6.Coordenao de Botnica;

21
7.Coordenao de Ecologia e Ci ncias da Terra; 8.Coordenao de Zoologia; 9.Coordenao de Comunicao e Extenso; 9.1.Servi o de Parque Zoobotnico; 10.Coordenao de Museologia; 10.1.Servi o de Educao e Extenso; 11.Coordenao de Documentao e Informao; 11.1.Biblioteca; 12. Coordenao de Administrao; 12.1.Servi o de Oramento e Finanas; 12.2.Servi o de Recursos Humanos; 12.3.Servi o de Material e Patrimnio; 12.4.Servi o de Campus de Pesquisa; 12.5.Servi os Gerais. Pargrafo nico. A estrutura da Unidade de Pesquisa e os cargos em comisso so os descritos neste artigo, ficando vedada a criao, ainda que de modo informal, de quaisquer outros rgos ou funes, salvo as prevista no art. 25 deste Regimento Interno e desde que no haja, em decorrncia disso, aumento de despesa. Art. 5 O MPEG ser dirigido por Diretor, as Coordenaes por Coordenador e os Servi os por Chefe, cujos cargos em comisso sero providos pelo Ministro de Estado da Ci ncia e Tecnologia. Pargrafo nico. Para o desempenho de suas funes, o Diretor contar com dois auxiliares, sendo um deles responsvel pelas atividades de comunicao social, e o outro pelas atividades jur dicas e propriedade intelectual. Art. 6 O diretor ser nomeado a partir de lista tr plice elaborada por Comit de Busca, criado pelo Ministro de Estado da Ci ncia e Tecnologia. 1 O diretor e os demais ocupantes dos cargos em comisso sero substitudos, em suas faltas ou impedimentos, por servidores previamente indicados pelos titulares e nomeados pelo diretor. 2 Exonerado o diretor nomeado na forma do caput deste artigo, o Ministro de Estado da Ci ncia e Tecnologia nomear diretor interino e o CTC encaminhar ao Ministrio da Ci ncia e Tecnologia solicitao de instaurao de um Comit de Busca para indicao do diretor. CAPTULO III: CONSELHO TCNICO-CIENTFICO Art. 7 O Conselho Tcnico-Cientfico - CTC unidade colegiada com funo de orientao e assessoramento ao Diretor no planejamento das atividades cientficas e tecnol gicas do MPEG. Art. 8 O CTC contar com dez membros, todos nomeados pelo Ministro de Estado da Ci ncia e Tecnologia, e ter a seguinte composi o: I - o Diretor do MPEG, que o presidir;

22
II - dois servidores do quadro permanente das carreiras de Pesquisa em Ci ncia e Tecnologia e de Desenvolvimento Tecnolgico; III - trs membros dentre dirigentes ou titulares de cargos equivalentes em unidades de pesquisa do Ministrio da Ci ncia e Tecnologia ou de outros rgos da Administrao Pblica, atuantes em reas afins s do MPEG; IV - quatro membros representantes da comunidade cient fica, tecnolgica e empresarial, atuantes em reas afins s do MPEG. Pargrafo nico. Os membros mencionados nos incisos II, III e IV tero o mandato de dois anos, admitida uma nica reconduo, e sero escolhidos da seguinte forma: a) os do inciso II sero indicados a partir de lista tr plice, obtida a partir de elei o promovida pelos servidores do quadro permanente das carreiras de Pesquisa em Ci ncia e Tecnologia e de Desenvolvimento Tecnolgico; b) os do inciso III sero indicados, fundamentadamente, pelo CTC; c) os do inciso IV sero indicados a partir de lista tr plice elaborada pelo CTC, na forma do Regimento Interno. Art. 9 Compete ao CTC: I - apreciar e opinar a respeito da implementao da pol tica cient fica e tecnolgica e suas prioridades; II - pronunciar-se sobre o relatrio anual de atividades, bem como avaliar resultados dos programas, projetos e atividades implementados; III - apreciar, previamente implantao, os critrios propostos para afastamento, no Pa s e no exterior, de pesquisadores e tecnologistas; IV - acompanhar a avaliao de desempenho para servidores do quadro de pesquisadores e tecnologistas; V - acompanhar a aplicao dos critrios de avaliao de desempenho institucional, em conformidade com os critrios definidos no Termo de Compromisso de Gesto; VI - participar efetivamente, atravs de um de seus membros externos ao MPEG, indicado pelo Conselho, da Comisso de Avaliao e Acompanhamento do Termo de Compromisso de Gesto; VII - apreciar e opinar a respeito de matrias que lhe forem submetidas pelo Diretor. Art. 10. O funcionamento do CTC ser disciplinado na forma de Regimento Interno, produzido e aprovado pelo prprio Conselho. CAPTULO IV: COMPETNCIAS DAS UNIDADES Art. 11. Coordenao de Planejamento e Acompanhamento compete planejar, coordenar e acompanhar as atividades desenvolvidas no Museu, em consonncia

23
com o oramento geral da Uni o, liberao do MCT e fontes externas, bem como os programas e os projetos de pesquisa e, ainda: I - coordenar a elaborao do Plano Diretor do MPEG, realizada sob a responsabilidade do Grupo de Planejamento, assim como proceder aos acompanhamentos e avaliaes peridicas de sua execuo; II - elaborar e acompanhar a proposta oramentria, as solicitaes de crditos suplementares e de outros recursos destinados ao desenvolvimento de programas e projetos do MPEG; III - propor a metodologia e implementar o processo de avaliao institucional; IV - coordenar programaes de trabalho multisetoriais que objetivem a captao de recursos para a implantao de programas, projetos e atividades no MPEG; V - coordenar a articulao institucional e inter-institucional, objetivando a negociao de projetos e a captao de recursos externos; VI - promover o intercmbio com institui es nacionais e internacionais, objetivando aportes financeiros para a execuo de programas e projetos. Pargrafo nico. Ao Servi o de Processamento de Dados compete executar as atividades relacionadas a organizao e mtodos, anlise e programao, suporte e produo, que propiciem a otimizao de aes das Coordenaes do MPEG, relativas ao uso dos recursos computacionais dispon veis. Art. 12. Coordenao de Pesquisas e Ps-Graduao compete assessorar o Diretor nos assuntos pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa cientfica no MPEG e, ainda: I - dirigir, coordenar e supervisionar os assuntos de carter cient fico desenvolvidos no MPEG concernentes ao aperfei oamento, capacitao e afastamento do Pa s do pessoal cientfico; II - supervisionar as atividades de ps-graduao no MPEG, bem como o processo de concesso de bolsas institucionais nas vrias modalidades, procedendo ao respectivo acompanhamento e avaliao. 1. Ao Servi o da Estao Cient fica "Ferreira Penna" compete executar as atividades dos programas de pesquisa, difuso, desenvolvimento sustentvel, cooperao interinstitucional e gerenciamento do Plano de Manejo, incumbindo ao Chefe deste Servi o presidir o Conselho Executivo da Estao Cientfica Ferreira Penna - ECFPn. 2. Ao Servi o de Campo da Estao Cient fica "Ferreira Penna" compete executar as atividades de apoio operacional das bases f sicas da ECFPn em Caxiuan e Breves, como tambm a sa da de material coletado por pesquisadores em excurso na ECFPn. Art. 13. Coordenao de Ci ncias Humanas compete programar, estimular e desenvolver estudos e pesquisas no campo das Ci ncias Humanas na Amaznia, particularmente nas reas de Antropologia, Arqueologia e Lingu stica.

24
Art. 14. Coordenao de Botnica compete programar, coordenar, estimular e desenvolver estudos e pesquisas nas reas de Morfologia (Anatomia e Palinologia), Taxonomia, Botnica Econmica e Ecologia Vegetal. Art. 15. Coordenao de Ecologia e Ci ncias da Terra compete programar, coordenar, estimular e desenvolver estudos e pesquisas nas reas de geoci ncias e ecologia. Art. 16. Coordenao de Zoologia compete desenvolver estudos e pesquisas sobre biossistemtica, biogeografia e ecologia animal. Art. 17. A Coordenao de Comunicao e Extenso compete a disseminao e divulgao de conhecimentos e acervos cientficos sobre a Amaznia, nas reas de atuao do MPEG. Pargrafo nico. Ao Servi o de Parque Zoobotnico compete gerenciar, conservar e difundir conhecimentos sobre os acervos flor sticos e faun sticos existentes no Parque Zoobotnico, cooperando para evitar sua extinso. Art. 18. Coordenao de Museologia compete promover a pesquisa e a comunicao museolgica expositiva e educativa do MPEG. 1. Ao Servi o de Educao e Extenso Cultural compete executar programas educativos de acordo com o n vel de interesse espec fico dos diversos segmentos da populao, grau de escolaridade e faixa etria, e ainda manter e dinamizar a Coleo Didtica Emlia Snethlage e a Biblioteca de Ci ncias Clara Maria Galvo. Art. 19. Coordenao de Documentao e Informao compete gerenciar, preservar e disseminar informaes e documentos sobre as reas de atuao do MPEG. Pargrafo nico. Biblioteca compete reunir, selecionar, tratar, armazenar, preservar e divulgar material bibliogrfico e informaes nas reas de especializao do MPEG e sobre a Amaznia. Art. 20. Coordenao de Administrao compete planejar, coordenar e supervisionar a execuo das atividades relativas s reas de recursos humanos, contabilidade, oramento, finanas, material, patrimnio, almoxarifado, compras, suprimentos, importao, documentao, protocolo, arquivo, zeladoria, vigil ncia, transporte, manuteno, terceirizao, servi os gerais e os demais aspectos administrativos, inclusive os convnios e demais instrumentos congneres de cooperao. 1. Ao Servi o de Oramento e Finanas compete executar e controlar as atividades relacionadas com o oramento e programao financeira anual, seguindo as diretrizes emanadas dos rgos centrais dos Sistemas de Planejamento, Oramento e Financeiro, como tambm do Ministrio. 2. Ao Servi o de Recursos Humanos compete executar as atividades relacionadas com a administrao de recursos humanos, seguindo as diretrizes do rgo Central do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal - SIPEC, como tambm do Ministrio.

25
3 Ao Servi o de Material e Patrimnio compete controlar a execuo das atividades de administrao de material, patrimnio, almoxarifado, contratao de obras e servi os. 4. Ao Servi o de Campus de Pesquisa compete organizar, controlar e acompanhar as atividades de apoio administrativo operacional do campus de pesquisa em articulao com a Coordenao Administrativa. 5. Aos Servi os Gerais compete executar as atividades de transporte, protocolo, arquivo e reprografia; execuo dos servi os de limpeza, conservao, jardinagem, reparos e restaurao de imveis, mveis, instalaes sanitria, el tricas, hidrulicas; vigil ncia, recepo, portaria, zeladoria; controle dos gastos com energia el trica e telefonia; administrao de contratos. CAPTULO V: ATRIBUIES DOS DIRIGENTES Art. 21. Ao Diretor incumbe: I - planejar, coordenar, dirigir e supervisionar as atividades do MPEG; II - exercer a representao do MPEG; III - convocar e presidir as reuni es do Conselho Tcnico-Cientfico - CTC; IV - executar as demais atribui es que lhe forem conferidas em ato espec fico de delegao de competncia. Art. 22. Aos Coordenadores incumbe coordenar e supervisionar a execuo das vrias atividades a seu cargo. Art. 23. Aos Chefes de Servi o incumbe realizar tarefas. CAPTULO VI: DISPOSIES GERAIS Art. 24. O Instituto celebrar, anualmente, com a Subsecretaria de Coordenao das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministrio da Ci ncia e Tecnologia um compromisso de gesto em que sero estabelecidos os compromissos da equipe de gesto da Unidade e da SCUP com a finalidade de assegurar a excel ncia cient fica. Art. 25. O Diretor poder, sem qualquer custo adicional, instituir outras unidades colegiadas internas, assim como comits para interao entre as unidades da estrutura organizacional do MPEG. Poder, ainda, criar grupos de trabalho e comisses especiais, em carter permanente ou transitrio, para fins de estudos ou execuo de atividades espec ficas de interesse do MPEG. Art. 26. Os casos omissos e as dvidas surgidas na aplicao do presente Regimento Interno sero solucionados pelo Diretor, ouvido, quando for o caso, o Subsecretrio de Coordenao das Unidades de Pesquisa.

26 ASSOCIAO DE AMIGOS DE MUSEUS: EXEMPLO DE ESTATUTO


Estatuto da Associao de Amigos do Museu Aeroespacial CAPTULO I: Denominao, Sede, Finalidade, Durao. Art. 1 - A Associao dos Amigos do Museu Aeroespacial (AMAERO) uma associao civil, sem fins lucrativos, com prazo de durao indeterminado, que se reger pelo presente Estatuto e pelas disposi es legais aplicveis. Art. 2 - A AMAERO composta por pessoas f sicas e/ou jurdicas, tendo a Cidade do Rio de Janeiro como sede e foro, podendo, a critrio da Diretoria, nomear representantes ou correspondentes, no Brasil ou no exterior, sendo sua sede estabelecida Av. Mal. Fontenelle 2000, Sulacap, Rio de Janeiro RJ, em sala cedida pelo Museu Aeroespacial, em documento prprio. Art. 3 - A AMAERO tem por finalidade prestar apoio ao Museu Aeroespacial, promovendo o aprimoramento e o desenvolvimento de suas atividades e ainda, difundir a ao do Museu Aeroespacial junto ao pblico, cabendo em especial: a) Adquirir peas para o acervo do Museu Aeroespacial, de acordo com a pol tica de aquisi o previamente estabelecida; b) Auxiliar o programa de processamento tcnico, de conservao e restaurao, dos acervos museol gico, bibliogrfico e iconogrfico do Museu Aeroespacial; c) Apoiar e/ou promover cursos, conferncias, seminrios sobre assuntos espec ficos da rea de atuao da aviao brasileira; d) Incentivar estudos e pesquisas nas reas ligadas ao Museu Aeroespacial; e) Incentivar e apoiar a realizao de exposi es temporrias e itinerantes, que visem a divulgao do acervo do Museu Aeroespacial; f) buscar meios para o custeio das atividades e eventos promovidos pelo Museu Aeroespacial; g) Estabelecer e manter intercmbio com outras institui es congneres, no pa s e no exterior; e h) Promover a obteno de recursos, subvenes e doaes, destinadas ao desenvolvimento e execuo de projetos e programas do Museu Aeroespacial. CAPTULO II: Quadro Social Art. 4 - O nmero de associados ilimitado, podendo participar do quadro social pessoas f sicas ou jurdicas, desde que satisfaam as exigncias e condi es previstas neste Estatuto, no respondendo os mesmos, pessoalmente, pelas obrigaes sociais contradas pela Associao. Art. 5 - As pessoas jur dicas que venham se associar devero submeter aprovao da Diretoria o nome de at duas pessoas f sicas, com poderes para represent-las na AMAERO. Pargrafo nico Os representantes podero ser substitu dos a qualquer tempo, desde que seguida a norma contida neste artigo. Art. 6 - A admisso de associados ser precedida de proposta assinada pelo candidato, ou a convite da Diretoria da AMAERO.

27
Art. 7 - A Associao dos Amigos do Museu Aeroespacial ter as seguintes categorias de associados: a) Fundadores - aqueles que participaram da constitui o da AMAERO, e tambm aqueles que se associarem, no prazo de 30 dias, a contar da data de sua constitui o. b) Honorrios - pessoas f sicas que tiverem prestado relevantes servi os Associao, ao Museu Aeroespacial, ou cultura aeronutica. c) Provedores - pessoas jur dicas que contriburem com anuidade, que de acordo com a diferenciao da contribui o, a critrio do Conselho Deliberativo, podero ser classificados como Benemritos. d) Contribuintes - pessoas f sicas que contriburem com mensalidade, semestralidade ou anuidade, que de acordo com a diferenciao da contribui o, a critrio do Conselho Deliberativo, podero ser classificados como Benemritos. Art. 8 - A proposta para associado honorrio dever ser justificada convenientemente e subscrita por, no mnimo, trs associados da mesma categoria, ou superior, ou por membro do Conselho Deliberativo. Pargrafo nico O Conselho Deliberativo apreciar a proposta, a ser votada pela maioria simples de seus membros presentes reuni o. Art. 9 - As contribui es sociais tero seus valores e a periodicidade respectiva fixados em Assembl ia Geral. CAPTULO III: Direitos e Deveres dos Associados Art. 10 - So direitos dos Associados: a) assistir s Assembl ias Gerais b) ser informado, antecipadamente, dos eventos promovidos ou patrocinados pela AMAERO. c) propor associados, obedecidas as exigncias estatutrias. d) receber um certificado e carteira da categoria correspondente sua inscri o. e) representar a AMAERO em congressos, jornadas, encontros e demais atividades culturais, promovidas por outras associaes, nacionais e/ou estrangeiras, quando formalmente credenciado pelo presidente do Conselho Deliberativo ou Diretor Executivo. f) apresentar sugestes ao Conselho Deliberativo. g) desfrutar dos direitos correspondentes sua categoria, conforme deciso do Conselho Deliberativo. h) direito assegurado aos associados, de quaisquer das categorias, votar e ser votado em Assembl ias Gerais. Pargrafo nico - necessrio o associado estar com suas mensalidades, semestralidades, ou anuidades quitadas, para fazer uso de seus direitos. Art. 11 - So deveres do Associado: a) respeitar e obedecer este Estatuto, e demais atos normativos da AMAERO; e b) pagar com regularidade as contribui es sociais. Art. 12 - Ser exclu do o associado que incorrer nas seguintes faltas:

28
a) deixar de solver seus compromissos financeiros por mais seis meses consecutivos, sem justificativa convincente e comprovada, aceita pelo Conselho Deliberativo; e b) ter atuao pblica e notria contrria aos interesses da AMAERO. Pargrafo nico A excluso ato decisrio da competncia do Conselho Deliberativo.

CAPTULO IV: Patrimnio e Contribuies Sociais Art. 3 - O Patrimnio da AMAERO constitudo de: a) contribui o dos associados em suas diversas categorias; b) subvenes federais, estaduais e municipais; c) doaes, patrocnios, legados e outros recursos que lhe forem concedidos por pessoas f sicas ou jurdicas, associados ou no; d) bens mveis ou imveis e direitos, pertencentes AMAERO; e) rendas eventuais, proveniente dos servi os e atividades oferecidas pela AMAERO; e f) repasses de verbas oriundas de convnios institucionais. Pargrafo primeiro - Os valores dos servi os a serem prestados pela AMAERO sero fixados pela Diretoria Executiva. Pargrafo segundo - As rendas da AMAERO sero integralmente aplicadas na consecuo e desenvolvimento de suas finalidades.

CAPTULO V: Organizao Art. 14 - A AMAERO ser integrada pelos seguintes rgos: a) Assembl ia Geral; b) Conselho Deliberativo; c) Diretoria Executiva; e d) Conselho Fiscal Pargrafo nico Os membros da Assembl ia Geral, do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, no sero remunerados, a qualquer t tulo ou pretexto pela AMAERO, nem dela auferiro quaisquer dividendos, benef cios ou vantagens econmico-financeiras. CAPTULO VI: Da Assemblia Geral Art. 15 - A Assembl ia Geral, rgo soberano de deliberao social, poder ser Ordinria ou Extraordinria. Pargrafo Primeiro A Assembl ia Geral Ordinria reunir-se- anualmente no decorrer do primeiro trimestre, e ser constituda pelos scios em pleno gozo de seus direitos estatutrios. Pargrafo segundo A convocao da Assembl ia Geral Ordinria ou extraordinria, dever ser feita por via epistolar ou eletrnica, com antecedncia de

29
10 (dez) dias da data da reuni o, por iniciativa do Presidente do Conselho Deliberativo. Art. 16 - A Assembl ia Geral Ordinria ou Extraordinria, instalar-se- em primeira convocao com a presena da maioria dos associados com direito a voto, e em segunda convocao, 30 (trinta) minutos aps, com qualquer nmero de associados presentes com direito a voto. Art. 17 - A primeira Assembl ia Geral Ordinria, ser realizada no mximo em 30 (trinta) dias aps a constitui o da AMAERO, com o objetivo de eleger os membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo, os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal, e os membros da Diretoria, bem como estabelecer os valores e periodicidade das contribui es sociais. Art. 18 - A Assembl ia Geral Extraordinria ser convocada pelo Presidente do Conselho Deliberativo, ou pelo seu substituto legal, ou por convocao de no mnimo 1/3 dos associados em pleno gozo de seus direitos estatutrios. Art. 19 - Assembl ia Geral Ordinria compete: a) examinar e pronuncia-se sobre o relatrio do balano e da situao financeira do exerc cio anterior, aps aprovao pelo Conselho Fiscal; b) apreciar os planos de ao da Diretoria Executiva; c) fixar o nmero de membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; e d) eleger, dentre os associados com direito a voto, os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, cujos mandatos sero de 02 (dois) anos, permitida a reelei o. Art. 20 - A Assembl ia Geral Extraordinria poder ser convocada a qualquer tempo para: a) decidir sobre qualquer assunto relevante e de interesse da Associao e/ou de seus associados; b) deliberar sobre reforma do Estatuto vigente; e c) decidir sobre a dissoluo da Associao. Art. 21 - As decises das Assembl ias Gerais, sero tomadas por maioria simples de voto, exceto quanto dissoluo da Associao, que ser por 3/4(trs quartos) dos votos. CAPTULO VII: Conselho Deliberativo Art. 22 - O Conselho Deliberativo o rgo orientador da AMAERO, eleito pela Assembl ia Geral, constitu do por 15 (quinze) associados em pleno gozo de seus direitos, de reconhecida capacidade e competncia em assuntos culturais e aeronuticos, pelo Diretor do Instituto Histrico-Cultural da Aeronutica e pelo Diretor do Museu Aeroespacial, como membros natos. Pargrafo primeiro - O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, sero eleitos por seus pares, permitida a reelei o. Art. 23 - O Conselho Deliberativo se reunir por convocao do seu Presidente e as atas das reunies sero lavradas em livro prprio.

30
Art. 24 - O mandato dos Conselhos pessoal, no podendo ser exercido por delegao. Art. 25 - Para que as reunies do Conselho Deliberativo possam se instalar e deliberar, ser necessria a presena, no mnimo, da maioria simples de seus membros. Art. 26 - As deliberaes do Conselho Deliberativo sero tomadas por maioria dos votos de seus membros presentes, cabendo ao Presidente ou seu substituto o voto de desempate. Art. 27 - O Conselho Deliberativo convocar membros da Diretoria Executiva, s reunies, quando a julgamento de seu Presidente se fizer necessrio. Art. 28 - O Conselho Deliberativo tem como incumbncia: a) estabelecer as diretrizes fundamentais da pol tica geral da AMAERO, verificar e acompanhar a execuo, conforme o Estatuto; b) designar os membros da Diretoria Executiva, cujos mandatos sero de dois anos; c) autorizar a Diretoria Executiva a comprar ou alienar bens, contrair emprstimos, emitir cheques e tributos, dar garantias e contratar pessoal; d) apreciar proposta e modificaes do Regimento Interno da AMAERO, apresentadas pela Diretoria Executiva, bem como aprov-lo; e) outorgar T tulos de associado honorrio s pessoas que houveram prestado servi os relevantes Associao, ao Museu Aeroespacial, ou cultura aeronutica, nos termos deste Estatuto f) deliberar sobre a excluso de associados, em qualquer categoria. g) examinar anualmente a proposta de Plano de Ao da Diretoria Executiva; h) apreciar anualmente o parecer do Conselho Fiscal, bem como as demonstra es financeiras e o oramento anual, encaminhadas e apresentadas pela Diretoria Executiva; e i) fixar o valor das contribui es relativas s categorias de scios. Art. 29 - Compete ao Presidente do Conselho Deliberativo: convocar e presidir as reunies do rgo, convocar e presidir a Assembl ia Geral, representar o Conselho Deliberativo. Art. 30 - O Vice-Presidente substituir o Presidente do Conselho Deliberativo em suas ausncias e impedimentos. Art. 31 - Caber ao Secretrio lavrar as atas das reunies do Conselho Deliberativo. CAPTULO VIII: DIRETORIA EXECUTIVA Art. 32 - A Diretoria Executiva compor-se- dos seguintes membros: a) Diretor Executivo b) Diretor Adjunto c) Tesoureiro Art. 33 - Os membros do Conselho Fiscal no podero acumular suas funes com as de membros da Diretoria Executiva.

31
Art. 34 - Compete Diretoria Executiva: a) promover a realizao dos objetivos da AMAERO; b) administrar a AMAERO, executando as deliberaes da Assembl ia Geral e do Conselho Administrativo; c) cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto; d) elaborar e/ou reformar o Regimento Interno para apreciao do Conselho Deliberativo; e) elaborar projeto de reforma deste Estatuto, a ser submetido ao Conselho Deliberativo, que apresentar Assembl ia Geral Extraordinria, na forma estatutria; f) assinar convnios e demais instrumentos de interesse scio cultural ou educacional da AMAERO; g) admitir, licenciar e demitir pessoal, quando autorizado pelo Conselho Deliberativo; h) administrar as finanas da AMAERO, investindo os recursos existentes, emitir cheques, e t tulos, assinar contratos e outorgar garantias, quando necessrio, com aprovao do Conselho Deliberativo; i) fixar os valores dos servi os a serem prestados pela AMAERO; e j) submeter ao Conselho Deliberativo e Assembl ia Geral, anualmente, a proposta do Plano de Ao da AMAERO. Art. 35 - So atribui es do Diretor Executivo: a) superintender, supervisionar e fiscalizar os servi os necessrios administrao da AMAERO; e b) cumprir e fazer cumprir os dispositivos do Estatuto e deliberaes da Assembl ia Geral, do Conselho Deliberativo. Art. 36 - So atribui es do Diretor Adjunto: a) substituir o Diretor Executivo em sua ausncia ou impedimentos; e b) assistir o Diretor Executivo em suas obrigaes na administrao da AMAERO. Art. 37 - Compete ao Tesoureiro: a) gerir as finanas e a contabilidade da AMAERO; b) assinar, juntamente com o Diretor Executivo, os cheques, ordens de pagamento, os atos e documentos que envolvam obrigaes sociais, inclusive emprstimos e financiamentos; e c) desempenhar encargos correlatos, atribudos pelo Diretor Executivo. CONSELHO FISCAL Art. 38 - O Conselho Fiscal, rgo de fiscalizao econmico-financeira da AMAERO, compor-se- de 03 (trs) membros efetivos, e de suplentes, todos eleitos pela Assembl ia Geral, dentre os associados com direito a voto. Art. 39 - O Conselho Fiscal dever se reunir 4 (quatro) vezes por ano, e extraordinariamente, sempre que se fizer necessrio. Pargrafo nico No caso de impedimento de membros efetivos do Conselho Fiscal, sero convocados membros suplentes.

32
Art. 40 - As deliberaes do Conselho Fiscal sero tomadas por maioria de votos, e constaro de Ata lavrada em livro prprio, aprovada e assinada pelos conselheiros presentes. Art. 41 - Compete ao Conselho Fiscal: a) examinar a escriturao contbil da AMAERO, assim como a documentao a ela referente, emitindo parecer; b) examinar o relatrio das atividades da AMAERO, assim como a demonstrao dos resultados econmicofinanceiros do exerc cio social, emitindo parecer quanto a estes ltimos; c) examinar, trimestralmente, as demonstraes dos resultados econmicofinanceiros da AMAERO, emitindo parecer; e d) examinar se os montantes das despesas realizadas esto de acordo com os programas e decises da Assembl ia Geral, emitindo parecer. CAPTULO IX: Liquidao e Dissoluo Art. 42 - A dissoluo da AMAERO, por proposta do Conselho Deliberativo, ser decidida pela Assemblia Geral Extraordinria, especialmente convocada para esse fim, de acordo com o Art. 20, letra c Pargrafo nico O patrimnio existente, se houver, no ser distribu do aos associados, passando a pertencer ao Museu Aeroespacial. CAPTULO X: Do Exerccio Social e das Contas Art. 43 - O ano Social coincidir com o ano civil. Ao fim de cada exerc cio ser preparado o Balano Patrimonial, as Demonstraes de Resultados da AMAERO, com o parecer do Conselho Fiscal. Art. 44 - Anualmente, aps aprovao pela Assembl ia Geral Ordinria, devero ser publicados em jornal do Rio de Janeiro, o Balano Patrimonial e a Demonstrao de Resultados da AMAERO, com o parecer do Conselho Fiscal. Art. 45 - O Conselho Deliberativo submeter, anualmente, aprovao da Assembl ia Geral Ordinria, a proposta do oramento elaborado pela Diretoria Executiva para o exerc cio financeiro seguinte, responsabilizando-se pela sua execuo. Art. 46 - Os casos no previstos neste Estatuto sero resolvidos pelo Conselho Deliberativo da AMAERO. Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2002.

Anda mungkin juga menyukai