Anda di halaman 1dari 31

ALGUNS ASPECTOS ESSENCIAIS DA ARBITRAGEM E O ACESSO JUSTIA

Ivan Aparecido Ruiz* Marcelo Dal Pont Gazola**


SUMRIO: Notas Introdutrias; 2. A Sociedade e A Justia; 3. Necessidade de Mtodos Alternativos de Soluo de Conflitos; 4. Primrdios da Jurisdio; 5. A arbitragem na Histria; 6. Arbitragem no Brasil; 7. Noes de Arbitragem de Acordo com a Lei n. 9.307/96; 8. Da Conveno de Arbitragem; 9. O rbitro 10. Natureza Jurdica da Arbitragem; 11. A Arbitragem com forma de acesso Justia; 12. Concluso; Referncias.

RESUMO: No contexto da realidade judiciria brasileira torna-se imperativo e urgente alavancar e reviver novas formas de soluo de conflitos de interesses. Destaca-se, neste trabalho, o mecanismo da arbitragem, que desde 23 de setembro de 1996, ganhou novos contornos com a edio da Lei n. 9.307. Diploma legal moderno, o seu texto trouxe grandes avanos para o instituto; todavia, mesmo aps treze anos aps sua edio, a expanso da arbitragem, no que se refere a sua utilizao, ainda patina no meio jurdico brasileiro. Tem o presente, diante desse quadro, o intuito didtico de estudar alguns aspectos essenciais do instituto, bem como verificar como a arbitragem pode ser, alm de um meio eficaz de soluo de conflitos de interesses, tambm cumprir seu papel como instrumento de realizao do acesso justia, direito e garantia fundamental de toda e qualquer pessoa. PALAVRAS-CHAVE: Arbitragem; Acesso Justia; Soluo de conflitos.

SOME ESSENSIAL ASPECTS OF ARBITRATION AND ACCESS TO JUSTICE


* Doutor em Direito das Relaes Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP; Mestre em Direito das Relaes Sociais pela Universidade Estadual de Londrina UEL/PR; Docente Adjunto no Curso de Direito da Universidade Estadual de Maring - UEM; Docente do Programa de Mestrado do Centro Universitrio de Maring - CESUMAR. E-mail: ivanaparecidoruiz@uol.com.br ** Advogado; Mestrando em Direito pelo Centro Universitrio de Maring CESUMAR; E-mail: mgazola@gmail.com

168

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

ABSTRACT: In the context of the Brazilian judicial reality, it is imperative and urgent to revive and leverage new ways of resolving interest conflicts. Stands out in this work, the mechanism of arbitration, which since September 23, 1996 gained new contours with the enactment of Law No. 9307. Modern legal diploma writing has brought great advances to the institute, but even after thirteen years after its issue, the arbitration expansion regarding its use, goes through hard times in the Brazilian legal system. This study has the didactic intention of studying the key aspects of the Institute and can see how the arbitration may be, beyond an effective means of resolving interest conflicts, it also plays its role as an instrument for achieving access justice, law and fundamental guarantee of any person. KEYWORDS: Arbitration; Access to Justice; Conflict Resolution.

ALGUNOS ASPECTOS ESENCIALES DEL ARBITRAJE Y EL ACCESO A LA JUSTICIA


RESUMEN: En el contexto de la realidad jurdica brasilea se hace imperativo y urgente apalancar y revivir formas de solucin de conflictos de inters. Se destaca, en ese trabajo, el mecanismo de arbitraje, que desde el 23 de septiembre de 1996, report nuevos avances para el instituto, sin embargo, tras trece aos de su edicin, la expansin del arbitraje, en que se refiere a su utilizacin, todava no marcha en el medio jurdico brasileo. Desde esa perspectiva, el intuito didctico de estudiar algunos aspectos esenciales del instituto, as como verificar como puede ser el arbitraje, adems de un medio eficaz de solucin de conflictos de inters, tambin puede cumplir su papel como instrumento de realizacin del acceso a la justicia, derecho y garanta fundamental de toda y cualquier persona. PALABRAS-CLAVE: Arbitraje; Acceso a la justicia; Solucin de Conflictos.

NOTAS INTRODUTRIAS O ser humano, indivduo social, desde que passou a viver em agrupamentos, diante da presena dos litgios, sempre buscou a Justia, e para tanto, concebeu diversos modos de soluo de conflitos de interesses e pacificao social, os quais vieram se aperfeioando e mudando atravs dos sculos. Dentre esses meios, encontra-se a Arbitragem, instituto milenar, presente desde os tempos bblicos. Embora de grande importncia e eficcia, comumente utilizada nos pases europeus,

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

169

e a despeito de a Lei n. 9.307/96 estar em vias de completar treze anos de vigncia, o instituto da arbitragem no se encontra plenamente difundido, talvez em razo de uma cultura de beligerncia do meio jurdico1, e da pouca ou nenhuma importncia que aos meios alternativos de soluo de conflitos de interesses tem sido dispensada nas faculdades de Direito. Do ponto de vista processual, contudo, a Lei n. 9.307/96, que regulou a arbitragem, revogando os ultrapassados dispositivos do Cdigo Civil brasileiro de 1916 (arts. 1037 a 1048) e do Cdigo de Processo Civil de 1973 (arts. 1072 a 1102), teve o condo de revigorar o instituto, posto que modificaes substanciais conferiram ao mesmo maior celeridade e eficcia. A nova lei procurou disciplinar a arbitragem conforme os princpios que regem a Constituio Federal de 1988, no violando o devido processo legal, vez que ao atribuir os mesmos poderes ao rbitro, como juiz de fato e de direito, tornou-o verdadeiro juiz da causa2, transferindo-lhe parcela da jurisdio estatal3, que originariamente pertencia, com exclusividade, ao Poder Judicirio. De outra parte, sobreleva ressaltar o carter de liberdade da arbitragem, j que quando os sujeitos em conflito escolhem a arbitragem e o rbitro, agem de maneira livre e espontnea. A nossa arbitragem contratual e facultativa.4 No sentido de sua finalidade de pacificao de conflitos de interesses, ou seja, quanto aos resultados, a arbitragem no se difere da jurisdio estatal5, pois que a prpria lei e os sujeitos em litgios transferem ao rbitro o poder para julgar a controvrsia. Igualmente, a atual Arbitragem ganha fora com a nova regulamentao do instituto, por meio de dispositivos como a clusula compromissria, que deixou de ser desprovida de fora obrigacional, passando a ter efeitos jurdicos para os que
1 Acredita-se que, em grande parte, as instituies de ensino superior so responsveis por esse quadro, porquanto toda formao parece caminhar para o estudo do processo, como instrumento da jurisdio estatal, e, ainda, pautando os estudos no mbito do processo contencioso, mtodo, sabidamente, adversarial. 2 Conra-se, a propsito, o art. 18 da Lei de Arbitragem, in verbis: Art. 18. O rbitro juiz de fato e de direito, e a sentena que proferir no ca sujeita a recurso ou a homologao pelo Poder Judicirio. 3 Entende-se que o rbitro no exerce todos os poderes atinentes a jurisdio estatal. Basta ver que ele no possui a coertio e, tampouco, a executio. 4 Art. 1. As pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis. 5 Cndido Rangel Dinamarco, no Prefcio do livro de Carlos Alberto Carmona, A arbitragem no processo civil brasileiro, assim se expressa: Justicava-se a rgida distino entre arbitragem e jurisdio estatal, quando da jurisdio e do prprio sistema processual como um todo dizia-se que apenas tinham o mero e pobre escopo de atuao da vontade do direito ou de estabelecer a norma do caso concreto. Superada essa viso puramente jurdica do processo, todavia, e reconhecidos os escopos sociais e polticos muito mais nobres, cai por terra a premissa em que se legitimava a rgida distino. Se o poder estatal exercido, sub specie jurisdictionis, com o objetivo de pacicar pessoas e eliminar conitos com justia, e se anal a arbitragem tambm visa a esse objetivo, boa parte do caminho est vencido, nessa caminhada em direo ao reconhecimento do carter jurisdicional da arbitragem (ou, pelo menos, da grande aproximao dos institutos, em perspectiva teleolgica). (DINAMARCO, Cndido Rangel. Prefcio. In: CARMONA, Carlos Alberto. A arbitragem no processo civil brasileiro. So Paulo, SP: Malheiros, 1993).

170

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

a descumprirem. A sentena arbitral, proferida pelo rbitro tambm no mais necessita de homologao por parte do Poder Judicirio, como ocorria com o antigo Laudo Arbitral6. Processualmente no h dvidas de que a Lei de Arbitragem avanou de maneira importante no plano dos meios alternativos de soluo de conflitos. O grande desafio parece, na verdade, dar confiabilidade ao instituto, difundindo-o no meio jurdico, como uma nova cultura das solues alternativas. A importncia da instituio do novo regime arbitral, como bem entende a doutrina ptria, na qual se destaca Joel Dias Figueira Junior, no reside, necessariamente, em desafogar o Poder Judicirio e, tambm, nem pretende ser um substituto do mesmo, no exerccio de suas funes tpicas, que a funo jurisdicional, nem, ainda, no fato de ser mais clere ou econmico, pois isso pode corresponder a apenas uma verdade parcial, e sim no fato de ser mais uma forma alternativa de soluo de conflitos de interesses colocada disposio dos jurisdicionados.7 mais um meio para ser utilizado ao lado do processo, ou seja, um mtodo paraprocessual.

2 A SOCIEDADE E A JUSTIA O ser humano desde os tempos mais remotos esteve vinculado ao conceito de Justia, ora aplicada por ele prprio, sobretudo por aqueles que detinham o poder, ora por Deus, por intermdio de pessoas inspiradas por Ele ou, pelo menos, que assim se consideravam, como se observa de relatos histricos e religiosos. No obstante a evoluo dos povos e dos conceitos, a elaborao de uma perfeita definio do termo Justia ainda um desafio. Na atualidade, doutrinadores ptrios como Milton Duarte Segurado8, Paulo Dourado de Gusmo9 e Paulo Nader10, ao tratarem do conceito de Justia, mencionam a clssica definio elaborada pela cultura greco-romana, na qual o jurisconsulto Ulpiano, tendo por base as concepes de Plato e de Aristteles, assim a formulou: Justitia est constans et perpetua voluntas jus suum cuique tribuendi (Justia a constante e firme vontade de dar a cada um o que seu)11. Inserida no Corpus Juris Civilis, a presente definio, alm de retratar a justia como virtude humana, apresenta a idia nuclear desse
6

Conra-se o antigo art. 1097, do CPC/73, ora revogado pela Lei de Arbitragem: Art. 1.097. O laudo arbitral, depois de homologado, produz entre as partes e seus sucessores os mesmos efeitos da sentena judiciria; contento condenao da parte, a homologao lhe confere eccia de ttulo executivo (art. 584, nmero III). 7 FIGUEIRA JUNIOR, Joel Dias. Arbitragem e Jurisdio. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 2000. p. 12. 8 SEGURADO, Milton Duarte. Introduo ao Estudo do Direito. 2. ed. So Paulo, SP: E. V., 1994. p. 25. 9 GUSMO, Paulo Dourado de Gusmo. Introduo ao Estudo do Direito. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1995. p. 78. 10 NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1995. p. 123. 11 Instituies de Justiniano, Livro I, Tt. I, n. 1, 1979 apud NADER, op. cit., p. 25.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

171

valor: Dar a cada um o que seu12. A pessoa humana, como ser social, tem uma caracterstica intrnseca, qual seja, viver em grupo, em sociedade. Nesse convvio, porm, vcios, ambies, emoes, desequilbrios de razo, enfim, vrios so os motivos existentes que ensejam discrdia e conflitos de interesses, acontecendo principalmente quando se extrapolam os prprios limites, invadindo o direito do prximo. Atribui-se, assim, ao Estado a funo de compositor de conflitos de interesses como um todo.13 a jurisdio a cargo do Poder Judicirio. Atualmente, o Estado pode ser conceituado como um complexo poltico, social e jurdico, que envolve a administrao de uma sociedade estabelecida em carter permanente em um territrio e dotado de poder autnomo.14 Assim, tem-se o indivduo e a composio dos seus interesses, como o fim mximo do Estado, pois para e por este, que o Estado se forma e passa a existir. O Estado busca a realizao do bem comum. Ao Estado confere-se, tambm, a funo de apaziguador, contendor dos conflitos de interesses existentes entre membros de sua sociedade, reconhecendo e aplicando o Direito surgido na comunidade que regula. No desempenho dessa funo, o Estado se vale da chamada jurisdio estatal, se valendo de pessoas investidas por ele, que exercem o poder jurisdicional, com o objetivo de aplicar o Direito ao caso concreto, direito este criado a partir das relaes sociais, pois o fundamental no desenvolvimento do Direito no est no ato de legislar, nem na jurisprudncia ou na aplicao do Direito, mas sim, na prpria sociedade15, onde se almeja acima de tudo fazer Justia.

3 NECESSIDADE DE MTODOS ALTERNATIVOS DE SOLUO DE CONFLITOS DE INTERESSES Nos dias atuais, as burocracias e lentides da Jurisdio Estatal tm destrudo a esperana das pessoas de verem a prestao jurisdicional lhes ser entregue em razovel prazo de tempo16. E com razo afirma Joel Dias Figueira Junior que no de hoje que se houve falar que o processo civil brasileiro est em crise e que existe um descompasso entre o instrumento e a rpida, segura e cabal prestao
NADER, op cit., p.25. CACHAPUZ, Rozane da Rosa. Arbitragem Alguns aspectos do processo e do procedimento na Lei n. 9.307/96. Leme, RJ: LED, 1998. p. 16. 14 NADER, op cit., p. 166. 15 CACHAPUZ, op cit., p. 19. 16 Tanto a resposta por parte do Poder Judicirio, quando da entrega da prestao jurisdicional, no vem num prazo aceitvel e que de se exigir, que a Emenda Constitucional n. 45, de 2004, inspirado no Pacto de So Jos da Costa Rica, fez introduzir no art. 5 da Constituio Federal de 1988, o inc. LXXVIII, que tem a seguinte redao: [...] LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao [...].
13 12

172

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

da tutela por parte do Estado-juiz.17 Observa-se, ento, que o Estado tem falhado na sua misso pacificadora. O rigorismo processual requer muito tempo e a permanncia de situaes indefinidas constitui fator de angstia, infelicidade pessoal e, tambm, de entrave econmico. O ideal seria a pronta soluo dos conflitos de interesses to logo apresentados ao juiz. Mas, como no possvel tal rapidez, h um enfraquecimento do sistema Judicirio, levando-o, em muitos casos, ao descrdito. Para que o ideal da Justia, no seu sentido originrio, continue aceso, a fim de que os conflitos de interesses no se furtem apreciao legal e a morosidade no remanesa como causa de descrdito aos acordos, aos consensos, ao cumprimento das obrigaes assumidas, urge buscar novas formas de administrar a Justia. Formas estas que devem ser cleres, objetivas e dinmicas, j que tm por fim atender s necessidades demandadas pela sociedade como um todo18. Diante desta constatao lamentvel, o que se observa que na maioria dos casos concretos, quando o Poder Judicirio consegue entregar a prestao jurisdicional que lhe foi solicitada depara-se com uma situao lastimvel: questionouse durante tanto tempo o mesmo tema que se olvidou que o objeto da questo estava perecendo e, muitas vezes, no momento da entrega j era inexistente ou, perdera sua razo de ser. Depois do prejuzo efetivo, solucionar a questo, cujo objeto j pereceu em perdas e danos, apenas uma alternativa pouco conveniente para atenuar os prejuzos derivados de uma lentido burocrtica19. No por outra razo que se afirma que Justia tardia equivale injustia ou que Justia tardia Justia desmoralizada. O importante na justia no apenas dizer quem tem o Direito, mas, primeiramente, dar o Direito quele a quem devido e no uma mera compensao econmica, pois, muitas vezes, essa pode no ser satisfatria no momento em que aportar. No obstante, preciso deixar claro que no se pretende, diante do exposto, criticar levianamente o Poder Judicirio, eis que, sem sombra de dvida, um garantidor da Democracia. Mas, infelizmente, no difcil verificar que o excessivo volume de processos que tramitam perante o Poder Judicirio, sobrecarregam a mquina estatal, impedindo no s o bom funcionamento da estrutura, mas, tambm, a qualidade dos servios prestados e a presteza daquilo que vem a ser demandado, do objeto das aes propostas20. Ao lado da durao do processo, tambm o custo elevado constitui empecilho para o cumprimento da funo pacificadora do Estado com eficincia. Assim, as formas alternativas de soluo dos conflitos de interesses apresentam como caracterstica, a ruptura com o formalismo processual, primando pela
17

FIGUEIRA JUNIOR, Joel Dias. Manual de Arbitragem. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 1997. p. 50. CORRA, Jos Oswaldo. Arbitragem. COAD/ADV - Selees Jurdicas, Rio de Janeiro, p. 30, ago. 1997. 19 Id. Ibid., p.30. 20 CRREA, op. cit., p.30.
18

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

173

celeridade na soluo dos litgios. So, sem sombra de dvida, meios mais acessveis populao em geral. Em geral, os meios alternativos de soluo de conflitos de interesses (mtodo no adversarial) so capazes de produzir resultados qualitativamente melhores do que o processo contencioso (mtodo adversarial), porquanto os prprios julgadores podem ter melhor conhecimento do ambiente em que o episdio surgiu e mostram-se mais capazes e desejosos de compreender o drama das partes. Diante desse quadro, essencial que as novas formas de soluo de conflitos de interesses sejam especialmente revisitadas, difundidas e incentivadas. So vrios os meios alternativos de soluo de conflitos de interesses, tais como a mediao, a conciliao, a negociao e a arbitragem, esta ora destacada neste estudo. incontestvel que a reduo do nmero de demandas junto ao Poder Judicirio traz uma inestimvel melhoria da qualidade da justia, inclusive na presteza da entrega da prestao jurisdicional. Nesse contexto, parece sensato pensar na implantao de um sistema paralelo de soluo dos conflitos de interesses fora do Poder Judicirio, ou mesmo com a participao deste, mas sem as formas tradicionais, ordinrias e comuns, lembrando que acesso justia significa mais do que o simples ingresso no Poder Judicirio, mas, a efetiva entrega da prestao jurisdicional de forma justa, ou, ainda, [...] que o processo deve ser manipulado de modo a propiciar s partes o acesso justia, o qual se resolve, na expresso muito feliz da doutrina brasileira recente, em acesso ordem jurdica justa21.

4 PRIMRDIOS DA JURISDIO A histria mostra que, no decorrer do tempo, vrios foram os mtodos utilizados para resolver os conflitos de interesses autotutela, autocomposio (mediao e conciliao) e heterocomposio (arbitragem). Na arbitragem, por exemplo, os sujeitos em litgio, aps abandonar a autotutela22 e se tornar invivel a autocomposio23, escolhiam um terceiro, de confiana delas, para apresentar a soluo aos conflitos de interesses. O rbitro recebia poderes de deciso dos prprios sujeitos envolvidos nos conflitos de interesses, a fim que pudesse apresentar
21 ARAJO CINTRA, Antonio Carlos de; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 26. ed. So Paulo, SP: Malheiros, 2010. p. 39. 22 A autotutela, atualmente, um meio odiado pelo Direito, tanto que o nosso Cdigo Penal vigente tipica o exerccio arbitrrio das prprias razes como crime capitulado no art. 345, in verbis: Art. 345. Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. 23 A autocomposio, seja pela conciliao ou pela mediao, hodiernamente, est sendo incentivada no Direito brasileiro, quando que a respeito da mediao tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei sobre Mediao.

174

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

a deciso.24 Inicialmente, a arbitragem era facultativa, passando mais tarde, no mbito do Direito Romano, a ser obrigatria, onde, aps escolhido o rbitro de suas confianas, dirigiam-se ao pretor Romano, que designava para proferir o julgamento. Como se percebe, pelas origens da arbitragem, enquanto meio de composio de litgios, ela bem anterior jurisdio pblica. Na verdade, podese afirmar que a origem do processo est na arbitragem obrigatria. Com isso, possvel sustentar que a arbitragem foi forma primitiva de justia e que os primeiros juzes nada mais foram do que rbitros. Aqui, ento, nesse contexto, entende-se que se est no perodo da chamada justia privada. que, nesse quadro, quando a pessoa se via diante de problemas com os seus semelhantes e preferindo uma soluo imparcial, lanava mo da arbitragem como forma de soluo de conflitos de interesses, onde pessoas da confiana mtua das partes decidiam o litgio, pautando-se a deciso pelos padres acolhidos pela convico coletiva, inclusive pelos costumes. Todavia, nesse largo perodo de vida da humanidade, que o Direito se achava mergulhado na Religio, a classe sacerdotal possua o monoplio do conhecimento jurdico25, e as decises ficavam muitas vezes condicionadas a um jogo de sorte e azar. Ao passo em que as sociedades evoluam, o Estado se firmou e, fortalecendose, conseguiu impor suas decises aos particulares, gradativamente, absorvendo o poder de ditar as solues para os conflitos de interesses. Como meio de facultar a sujeio das partes deciso de terceiros, a autoridade pblica preestabeleceu, de forma abstrata, regras para servir de critrios objetivos e vinculativos para tais decises. a figura do legislador que se destaca. O Estado se apresenta suficientemente forte, impondo-se sobre os particulares e chamando para si o poder, a funo e a atividade de solucionar os litgios, impondo, autoritariamente, a sua soluo para o conflito de interesses por meio do jus imperium.26 A atividade, a funo mediante a qual os juzes estatais examinam as pretenses e resolvem os conflitos de interesses por meio de seu instrumento, que o processo (meio moderno de soluo de conflitos), denomina-se tradicionalmente de jurisdio.27 Entende-se que a jurisdio no deve ser encarada somente como poder, funo e atividade, mas, tambm, como um servio pblico. Durante a evoluo do Direito, ao longo dos sculos, h uma afirmao da
24

Atualmente, no diferente, pois como se v dos arts. 1 e 3, os sujeitos em conitos de interesses podem escolher rbitro de sua escolha, mediante uma conveno arbitral. Conra-se os citados artigos: Art. 1 As pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis. Art. 3 As partes interessadas podem submeter a soluo de seus litgios ao juzo arbitral mediante conveno de arbitragem, assim entendida a clusula compromissria e o compromisso arbitral. 25 NADER, op cit., p. 38. 26 FIGUEIRA JUNIOR, op. cit., p. 17. 27 CARMONA, Carlos Alberto. A arbitragem no processo civil brasileiro. So Paulo, SP: Malheiros, 1993. p. 33.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

175

quase absoluta exclusividade estatal no exerccio da funo pacificadora, o que tem perdurado at os dias atuais. Em que pese a criao e difuso dos mtodos privados e alternativos, a jurisdio estatal, ainda, hoje quase que onipotente como forma de soluo dos conflitos.

5 A ARBITRAGEM NA HISTRIA Todos os institutos jurdicos, desde os mais antigos at os mais recentes, foram eles frutos de transformaes histrico-sociais. necessrio, portanto, que a anlise de qualquer deles seja precedida de uma busca na histria, a fim de se encontrarem os fundamentos primordiais que lhe do origem.28 A arbitragem tem seu bero na mais longnqua antiguidade, sendo conhecida desde o surgimento dos primeiros agrupamentos humanos. De fato, nas primeiras sociedades, onde ainda no havia o poder do Estado ou um estado tal qual se concebe hoje, os conflitos de interesses eram resolvidos, na maioria das vezes, pelos prprios litigantes, quer por meio da fora fsica (autotuela), quer por meio de um terceiro, que j pode ser chamado rbitro, inicialmente, na chamada arbitragem facultativa. Segundo Edson Prata29, a arbitragem, ainda que de forma no muito definida, esteve presente j entre os Hebreus, desde 1300 a.C., quando da promulgao do direito mosaico. Na prpria Bblia, encontram-se vrias passagens, das quais se pode inferir a presena de fundamentos da arbitragem. Em Gnesis, por exemplo, encontra-se a seguinte passagem:
Ento se irou Jac, e altercou Labo; e lhe disse: Qual a minha transgresso? Qual o meu pecado, que to furiosamente tens me perseguido? Havendo apalpado todos os meus utenslios de tua casa? Pe-nos aqui diante de meus irmos e de teus irmos, para que julguem entre mim e ti.
28 Vale a pena, aqui, a transcrio das lies de Plauto Faraco de Azevedo, que se vale, inclusive, dos ensinamentos de Jos Eduardo Faria: O ensino jurdico atual funda-se em premissas ingnuas e idealistas, distanciadas de uma realidade scio-econmica explosiva, contraditria e conituosa. A sua alterao deve comear pela prpria reexo sobre o Direito a partir de uma crtica epistemolgica do paradigma positivistanormativista, que o informa. Quanto s disciplinas tcnicas, necessrio antes estud-las, se quisermos critic-las de modo conseqente. Como? Valorizando o papel formativo das disciplinas de natureza terica, como Teoria, a Filosoa e a Sociologia do Direito. Faz-se necessrio estudar o Direito positivo na sua dimenso histrica [...] Se certo que, enquanto saber de autoridade, a Cincia do Direito reproduz em sua estrutura interna as exigncias de sua prpria funo na sociedade, correto que a atividade dos juristas [...] no se limita mera reproduo da ordem estabelecida. (AZEVEDO, Plauto Faraco de. Direito, justia social e neoliberalismo. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 1999. p. 25). 29 PRATA, Edson. Histria do Processo Civil e sua Projeo no Direito Moderno. Rio de Janeiro, RJ: Forense 1987, p. 25-28.

176

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

(gnesis 31:36-37).

No novo Testamento, o apstolo Paulo assim disse aos Corntios:


Entretanto, vos, quando tendes a julgar negcios terrenos, constitus um tribunal daqueles que no tm nenhuma aceitao na igreja? Para vergonha, vo-lo digo. No h por ventura nem ao menos um sbio entre vs, que possa julgar no meio da irmandade? Mas ir um irmo a juzo contra outro irmo e isto perante os incrdulos (I Corntios 6: 4-6).

Nota-se nas passagens acima transcritas, o impulso de outorgar o julgamento dos litgios aos seus pares, fato que denota importante fundamento da arbitragem, que a confiana das partes no rbitro. Mais ainda, os sujeitos envolvidos nos conflitos de interesses submetem os seus litgios, isto , seus pretensos interesses e direitos, deciso de outrem, no caso a indivduo de seu meio, no qual depositam plena confiana. A arbitragem foi difundida na Grcia antiga, como forma pacfica de resoluo dos conflitos, principalmente entre as cidadesestado.30 Nesse perodo, o instituto da arbitragem tomou grande importncia no cenrio internacional, em especial no tocante aos litgios de fronteiras. A prpria mitologia, por meio de vrios escritores helnicos, faz meno a conflitos entre deuses e heris, que eram resolvidos por meio de laudos arbitrais31. Mas, tambm, no domnio da realidade, a arbitragem se fez presente. Tem-se conhecimento de tratados que continham clusulas compromissrias, a exemplo do Tratado de Paz concludo em 445 a.C. entre Esparta e Atenas. No tratado de Ncias, conservado por Tucdides, l-se: No ser permitido aos lacednios e aos seus aliados de fazer a guerra aos atenienses e a seus aliados... sob qualquer pretexto. Se surgir um litgio entre eles, submetero a soluo do caso a um procedimento de direito conforme os princpios sob os quais se devero acordar, atravs de rbitros 32 Em Roma, a arbitragem se evidenciou nas duas formas do processo Romano, agrupadas na ordo judiciorum privatorum: o processo das legis actiones e o processo per frmulas. Nas duas espcies, que vo desde as origens do imprio romano aproximadamente em 745 a.C. at o sculo III d.C., o processo romano englobava a figura do rbitro, uma vez que o pretor, aps a preparao da ao e enquadramento na lei, acrescentava a frmula, submetendo logo em seguida ao
30 31

TAUBE, Michel de apud PARRA, op cit., p. 216. Observe-se que a nossa anterior legislao, no Direito brasileiro, referia-se a deciso do rbitro como Laudo Arbitral e no como sentena arbitral, como tratada a deciso do rbitro, atualmente, pela Lei de Arbitragem. 32 CACHAPUZ, op cit., p. 27- 28.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

177

julgamento do iudex ou arbiter.33 Este, no fazia parte do corpo funcional romano, mas era um particular, idneo, ao qual era incumbido de julgar a litgio.34 Outros autores, so mais avanados, ao afirmar que a arbitragem em Roma alcanou vasto desenvolvimento nos litgios entre particulares, decidindo os rbitros, sem submeter-se a qualquer lei, no estando eles obrigados a seguir as rgidas frmulas rituais de cunho religioso dos primeiros tempos do direito romano.35 Esse perodo liberal e de glria da arbitragem, entretanto, veio a decair, na medida em que o Estado Romano se publicizava instaurando-se logo um poder absoluto, que perdurou at o fim do imprio. A partir da, a atividade jurisdicional passa a ser funo exclusiva do Estado, tornando eminentemente de carter pblico o processo de composio dos litgios. Surgiu nesse perodo, a figura do juiz estatal. A arbitragem nos negcios particulares, no entanto, sobreviveu Idade Mdia, onde em determinado momento teve destaque. Boutillier, citado por Michel de Taube, afirmava que:
(...) o rbitro no pode e no deve, na causa a ele submetida, proceder seno por obra do direito vigente, segundo o alegado ou provado perante ele , mas fazer tudo segundo a regra de direito; arbitrador, se aquele que da causa encarregado pela sua conscincia, segundo o direito ou no; mediador ou apaziguador, se aquele que, com o consentimento das partes, as coloca de acordo.36

Segundo o pensamento de Guido F. Soares, trs figuras estariam distintamente definidas naquela poca, quais sejam, o rbitro, o Arbitrador e o Mediador.37 Nesta poca, a Igreja tambm teve um papel importante, nos primrdios da Era Crist, o piscopalis iudicium, que se desenvolveu nas formas da arbitragem, transformando-se aps em verdadeiro juzo ordinrio.38 Na idade moderna a arbitragem foi considerada pela Revoluo Francesa, como a forma mais apropriada para traduzir no mbito do Judicirio, o ideal de
Idem, Ibidem. TEIXEIRA, Slvio de Figueiredo. Arbitragem como meio de soluo de conitos no mbito do Mercosul e a Imprescindibilidade da Corte Comunitria. Revista Jurdica, Porto Alegre, n. 236, p.18-23, jun. 1997. p. 18-19. 35 PARRA, op cit., p. 217. 36 TAUBE, op cit., p. 217. 37 rbitro, aquele que julga a causa, segundo a lei da sede do tribunal ou segundo a eqidade, num processo institudo pelas partes, e seguindo rito denitivamente caracterizado. Arbitrador, aquele que a peritagem tcnica a pedido de uma das partes, de ambas ou do rbitro. Mediador, aquele que concilia as partes, com o consentimento destas. Vide Ordenaes Filipinas, Livro 3, Ttulo XVII. 38 CARMONA, Carlos Alberto. Op. cit., p. 43.
34 33

178

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

Fraternidade.39 A Constituio francesa de 1791, afirmou o direito de todos os cidados, de submeterem seus litgios ao exame do rbitro, protegendo tal direito de qualquer leso por ato do Poder Legislativo.40 Mas, a reao revoluo acabou por tornar restritos os casos possveis de serem arbitrados. Extinguiu-se a arbitragem obrigatria, e o laudo arbitral passou a ser suscetvel de reviso pelo Poder Judicirio, perdendo a exeqibilidade, caso no passasse pelo crivo estatal,41 fato que perdurou at os tempos atuais, e muito prejudicou o desenvolvimento do instituto da arbitragem. Com o passar da histria e seus acontecimentos, percebe-se que a arbitragem teve mesmo certo declnio, prevalecendo a composio estatal. Entretanto,
subsistiu como tcnica, em razovel uso, paralelamente negociao e mediao, no mbito do common law, o direito anglo americano marcado por uma profunda influncia liberal, fincada no empirismo de FRANCIS BACON e de juristas do porte de BLACKSTONE, MADISON, MARSHALL, HOLMES e CARDOZO, aos quais jamais seria infensa a utilizao de vlida forma de soluo de litgios, como o arbitramento , at chegar aos tempos contemporneos, em que retoma fora e passa a ser o verdadeiro respiradouro da jurisdio estatal42.

De fato, os pases integrantes do sistema romano germnico, e os do Common law, tomaram rumos diferentes quanto evoluo da arbitragem. Enquanto nos primeiros, a arbitragem sofreu restries em razo das promulgaes dos respectivos Cdigos de Processo, nos pases adotantes do sistema da Common law, o instituto se desenvolveu, ao sabor da autonomia das partes, com um mnimo de regras nos Cdigos.43 No Sculo XX, principalmente na Europa, o interesse na arbitragem ressurge com fora, ocupando o prestgio que teve outrora, se fortalecendo e multiplicando em tratados internacionais.44

6 ARBITRAGEM NO BRASIL A Arbitragem ou o juzo arbitral, como era chamado pela legislao anterior,
PARRA, op cit., p. 219. Ttulo III, Captulo X, art. 5. 41 PARRA, op cit., p. 220. 42 TEIXEIRA, op cit., p. 18-19. 43 SOARES, Guido. Arbitragens comerciais internacionais no Brasil-vicissitudes. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 641, mar. 1989, p. 31. 44 CARMONA, op cit., p. 45.
40 39

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

179

nunca foi instituto alheio ao Direito brasileiro, pois j era previsto desde o perodo colonial. J nas Ordenaes Filipinas, que tiveram vigncia antes de nossa independncia e que restaram aps ela, disciplinava-se a arbitragem no Ttulo XVI, do Livro II, sob a rubrica Dos Juzes rbitros.45 Segundo Carmem Tibrcio46, a arbitragem de Direito privado no Brasil foi inicialmente prevista na Constituio Imperial de 1824, nos termos do art. 160.47 De fato, naquele tempo, a arbitragem era tambm disciplinada pelas Ordenaes, continuando a s-lo, posteriormente, Independncia, em nvel infraconstitucional, como se pode observar do advento do Cdigo Comercial e do Regulamento 737, de 25 de novembro de 185048. O Regulamento 737, de 25 de novembro de 1850, que determina a ordem do Juzo no Processo Comercial, cuidou tambm da arbitragem sob o prisma processual, distinguindo a arbitragem obrigatria da facultativa (art. 411)49, reservando aquela para as causas comerciais, e esta para as demais causas. Como no sistema arbitral brasileiro, embora facultativo na CF de 1824, na verdade era coativo, ou forado, sua obrigatoriedade foi revogada pela Lei n. 1.350, de 1.866.50 Na fase Republicana chegou inclusive a ser prevista em algumas Constituies, como as de 1934 e 1937, tendo sido disciplinada pelo Cdigo Civil no campo obrigacional, sob a conotao de compromisso. Nessa poca, quando os Estados membros passaram a editar seus prprios Cdigos de Processo, a arbitragem recebeu tratamento diferenciado em cada unidade da Federao. Com a volta ao sistema da unidade Processual, pela Constituio de 1934, e com a promulgao do Cdigo de Processo Civil de 193951, o juzo arbitral foi disciplinado no Livro IX, Ttulo nico, nos arts. 1.031 a 1.046. Embora, silentes sobre o assunto, as Constituies brasileiras de 1946, 1967 e 1969, o CPC de 1973, novamente consagrou o juzo arbitral, desta vez no Livro IV, Ttulo I, Captulo XIV (arts. 1072 a 1102). J o legislador constituinte de 1988, houve por bem, consagrar em nvel constitucional o instituto da arbitragem, nos 1 e 2, do art. 11452. Duas srias restries, entretanto, contriburam para a inoperncia prtica da arbitragem em nosso pas: Segundo Humberto Theodoro Jnior53 a primeira delas
Idem, Ibidem, p. 46. TIBURCIO, Carmem. Arbitragem no Direito Brasileiro. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 351, p. 49-63, 2000. p. 50. 47 Nas cveis, e nas penais civilmente intentadas, podero as partes nomear juzes rbitros. Suas sentenas sero executadas sem recurso, se assim o convencionarem as mesmas parte. 48 KRIGER FILHO, op cit., p. 25. 49 Art. 411. O Juzo arbitral ou voluntario ou necessrio: 1. voluntrio, quando institudo por compromisso das partes. 2. necessrio, nos casos dos arts. 245, 294, 348, 739, 783 e 846 do Cdigo Commercial, e em todos os mais, em que esta forma de Juzo pelo mesmo Cdigo determinada. 50 ALVIM, op cit., p. 18. 51 Decreto-lei n. 1608, de 18 de setembro de 1939 (Cdigo de Processo Civil). 52 Idem, Ibidem, p. 18. 53 THEODORO JNIOR, op cit., p. 19.
46 45

180

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

era a exigncia de que o laudo arbitral para adquirir eficcia executiva, dependesse de homologao judicial; e a segunda, a de no se reconhecer clusula compromissria inserida num contrato, a fora de conduzir forosamente ao juzo arbitral. Por fim, teve-se o advento da Lei n. 9.307, de 23 de setembro de 1996, oriunda de projeto do ento senador Marco Maciel, e que corrigindo as distores acima citadas, disciplinou o procedimento arbitral, e tentou de certa forma impulsionlo no Brasil. O movimento da Doutrina e dos meios jurdicos, portanto, o de reinsero, de revisitao desse mtodo heterocompositivo, com o ntido objetivo de desafogar o Poder Judicirio da sobrecarga causada pelo nmero de processos, sempre crescente.

7 NOES DE ARBITRAGEM DE ACORDO COM A LEI N. 9.307/96 A arbitragem, no bojo dos mtodos de soluo de conflitos de interesses, tomando-se em considerao o critrio de quem tem o poder de decidir o litgio (se os prprios conflitantes ou terceiros), forma heternoma, diferentemente da conciliao, da mediao e da negociao, que so formas parciais e autnomas. Todavia, um dos grandes diferenciais da arbitragem, o fato de o terceiro ser algum ou alguma instituio escolhida livremente pelas partes, o que destaca o carter da confiana. Quem escolhe o rbitro so os prprios litigantes, entre pessoas de suas confianas. A Lei n. 9.307/96 regulou a arbitragem, revogando os arts. 1.037 a 1.048 do Cdigo Civil de 1916, bem como os artigos 1.072 a 1.102 do CPC/73, que anteriormente tratavam da matria, e neste ponto mister esclarecer quo grande foi o avano da nova lei, no que diz respeito tcnica do procedimento arbitral. De fato, a aprovao da nova lei, nos dizeres de Slvio de Figueiredo Teixeira, gerou considervel avano:
[...] superou os velhos entraves de nosso direito positivo efetiva implantao da arbitragem. O quadro normativo foi, ento, substancialmente alterado, graas adoo de regras inspiradas em esmero cientfico, afinadas com os modelos mais aperfeioados da tcnica contempornea fornecida pelo direito comparado.54

Nesse interregno, duas grandes modificaes ocorreram, quais sejam, o fim


54

TEIXEIRA, Slvio de Figueiredo. Arbitragem no Sistema Jurdico Brasileiro. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 338, p. 181-190, 1997. p. 42.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

181

da necessidade de se submeter o Laudo Arbitral homologao judicial55, bem como a adoo da fora cogente da clusula compromissria. Sem dvida foram avanos que contriburam para a celeridade, agilidade e eficcia do procedimento arbitral. 8 DA CONVENO DE ARBITRAGEM Por meio da clusula compromissria e o compromisso arbitral, so os dois modos pelos quais a arbitragem pode ser utilizada e instituda. Tratam-se das duas espcies de conveno arbitral, cuja natureza estritamente contratual. A arbitragem, em que pese ter a partir de sua instituio, natureza jurisdicional, segundo entendimento predominante no Brasil, tem em sua forma de instituio pelas partes, um carter nitidamente contratual, pois s com a previso em contrato pelas partes que ela existir no caso concreto. Talvez at por este fato, tenha se instalado infindvel celeuma na doutrina aps o advento da Lei n. 9.307/96, a respeito da natureza jurdica da arbitragem. A clusula compromissria, prevista no art. 4, da Lei n. 9.307/96, no configurava antes do advento da lei, garantia da instaurao do juzo arbitral. Somente obrigava realizao efetiva aps a celebrao do compromisso arbitral, que pressupunha uma nova manifestao de vontade das partes pela realizao da arbitragem, aps o surgimento do litgio56. Nesse ponto, e tal j foi dito anteriormente, o sistema da Lei n. 9.307/96 avanou e muito em relao ao anterior. Com efeito, antes do atual sistema arbitral, a clusula compromissoria no ensejava execuo especfica, mas, simplesmente, promessa de fazer, a qual no cumprida s poderia se resolver no campo das perdas e danos. Nefasta hiptese foi abolida pelo sistema da nova lei, uma vez que, agora, em havendo resistncia de uma das partes quanto instaurao do juzo arbitral, poder este ser iniciado mediante interveno do Poder Judicirio.57-58
55 Hoje, na pela Lei de Arbitragem, no se fala mais em Laudo Arbitral, mas sim, em sentena arbitral. Registre-se, no entanto, que se a sentena arbitral foi proferida no estrangeiro, dever a mesma, para ser objeto de execuo no territrio nacional, de homologao, perante o Superior Tribunal de Justia, nos termos do art. 105, inc. I, letra i, da CF/88 e, ainda, do art. 35, da Lei de Arbitragem. 56 TIBURCIO, op cit., p. 50. 57 CARMONA, Carlos Alberto. Revista Jurdica Consulex, n 9, setembro de 1997. 58 Conra-se propsito, os arts. 6 e 7, da Lei de Arbitragem, in verbis: Art. 6 No havendo acordo prvio sobre a forma de instituir a arbitragem, a parte interessada manifestar outra parte sua inteno de dar incio arbitragem, por via postal ou por outro meio qualquer de comunicao, mediante comprovao de recebimento, convocando-a para, em dia, hora e local certos, rmar o compromisso arbitral. Pargrafo nico. No comparecendo a parte convocada ou, comparecendo, recusar-se a rmar o compromisso arbitral, poder a outra parte propor a demanda de que trata o art. 7 desta Lei, perante o rgo do Poder Judicirio a que, originariamente, tocaria o julgamento da causa. Art. 7 Existindo clusula compromissria e havendo

resistncia quanto instituio da arbitragem, poder a parte interessada requerer a citao da outra parte para comparecer em juzo a m de lavrar-se o compromisso, designando o juiz

182

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

A clusula compromissria clusula contratual, autnoma, e pendente de condio suspensiva, a qual podem ou no os sujeitos estipular. Com a celebrao dela as partes transferem, isto , deslocam a futura e eventual necessidade de uso da jurisdio, do mbito estatal para o privado. Afasta-se, assim, a jurisdio, como mtodo oficial do Estado para atuao do Direito e soluo dos conflitos de interesses. Interessante verificar que a denominao clusula compromissria, poderia ensejar o entendimento de que tal estipulao teria natureza necessariamente acessria, e que s sob a presena de um contrato vlido, que seria principal, que poderia a clusula compromissria existir. No esta a concluso a que se chega. Carreira Alvim, com bastante propriedade, afirma:
[...] a clusula compromissria no se atrela, necessariamente, a um contrato, posto que ela tem individualidade prpria, preserva em relao a ele sua independncia, e se incorpora no mesmo instrumento contratual por uma questo de comodidade prtica, em geral nem sofre as vicissitudes por que possa passar o prprio contrato, que no a atinge.59

Com efeito, a Doutrina unssona em afirmar a autonomia da clusula compromissria, e nem poderia deixar de ser, vista do art. 8 da Lei n. 9.307/96, o qual disps expressamente neste sentido60. Do contrrio, sendo nulo o contrato, ou uma disposio do mesmo, restaria invlida tambm a clusula arbitral, obrigando a apreciao do Poder Judicirio.61 O compromisso arbitral a outra espcie de conveno de Arbitragem, ao
audincia especial para tal m. 1 O autor indicar, com preciso, o objeto da arbitragem, instruindo o pedido com o documento que contiver a clusula compromissria. 2 Comparecendo as partes audincia, o juiz tentar, previamente, a conciliao acerca do litgio. No obtendo sucesso, tentar o juiz conduzir as partes celebrao, de comum acordo, do compromisso arbitral. 3 No concordando as partes sobre os termos do compromisso, decidir o juiz, aps ouvir o ru, sobre seu contedo, na prpria audincia ou no prazo de dez dias, respeitadas as disposies da clusula compromissria e atendendo ao disposto nos arts. 10 e 21, 2, desta Lei. 4 Se a clusula compromissria nada dispuser sobre a nomeao de rbitros, caber ao juiz, ouvidas as partes, estatuir a respeito, podendo nomear rbitro nico para a soluo do litgio. 5 A ausncia do autor, sem justo motivo, audincia designada para a lavratura do compromisso arbitral, importar a extino do processo sem julgamento de mrito. 6 No comparecendo o ru audincia, caber ao juiz, ouvido o autor, estatuir a respeito do contedo do compromisso, nomeando rbitro nico. 7 A sentena que julgar procedente o pedido valer como compromisso arbitral. 59 ALVIM, op cit., p. 217. 60 A expresso da lei, seguindo a tendncia mais moderna, arma essa autonomia, dando aos rbitros competncia para julgarem e decidirem acerca da existncia, validade e eccia, no somente da clusula, mas tambm do contrato e da prpria conveno de Arbitragem no todo (art. 8, pargrafo nico), para que se discuta se h ou no contrato, clusula ou conveno, necessrio que as partes instituam a Arbitragem, levando a apreciao da questo aos rbitros, que so juzes de sua competncia, conservando-se assim sua independncia. CACHAPUZ, op cit., p. 85. 61 Idem, p. 84.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

183

lado da clusula compromissria, cuja definio encontra-se no art. 9 da Lei n. 9.307/96. A grande distino entre o compromisso e a clusula compromissria est no fato deste ltimo dar-se em face de um litgio atual e presente, enquanto a clusula visa prevenir a soluo de litgios eventuais e futuros. O compromisso arbitral, nada mais do que um negcio jurdico, realizado entre as partes, a fim de submeter certo litgio deciso de um rbitro, litgio este que inclusive pode j estar sendo dirimido pelo Poder Judicirio.

9 O RBITRO A natureza jurdica da funo arbitral sempre foi controvertida, e nem poderia deixar de ser, vista da prpria discusso em torno da natureza da prpria arbitragem. Ocorre que a Lei n. 9.307/9662, ao equiparar expressamente o rbitro ao juiz de direito para os fins da arbitragem, conferiu um indispensvel e forte argumento aos que defendem a natureza jurisdicional da arbitragem. No entendimento de Cezar Fiza63, a atividade do rbitro funo pblica, assim como a do juiz, vez que tanto um como outro, so chamados a julgar uma lide, aps ter examinado as pretenses das partes. Os requisitos para a pessoa64 ser rbitro, segundo a dico do art. 13 da Lei de Arbitragem, so (a) a capacidade civil, e (b) a confiana das partes. Todavia, doutrinariamente, tem-se entendido que o nico requisito a capacidade civil plena, na medida em que a confiana encontra-se logicamente implcita no ato de escolha.65 No mesmo sentido, Jos Eduardo Carreira Alvim afirma que a confiana de difcil aferio, pois mesmo que as partes se louvem em rbitros que
62 Art. 18. O rbitro juiz de fato e de direito, e a sentena que proferir no ca sujeita a recurso ou a homologao pelo Poder Judicirio. 63 FIZA, Cezar. Teoria geral da arbitragem. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1995. p. 123. 64 Aqui, de se indagar: a pessoa jurdica pode ser rbitro, ou essa funo , com exclusividade, da pessoa natural? A doutrina no admite e costuma sustentar que o rbitro deve, obrigatoriamente, ser pessoa natural. No o que pensamos e daremos, agora, os motivos da nossa ilao. O art. 13 da Lei de Arbitragem, ao tratar do rbitro, apenas e to somente exige que seja pessoa capaz e que tenha a conana das partes. Ora, cedio que as pessoas podem ser naturais ou jurdicas. Assim, evidente que pessoa jurdica tambm pessoa, dotada, igualmente, de personalidade jurdica que, alis, distinta daquela atribuda aos seus membros. Nos termos do art. 45, caput, do CC, comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com o registro dos seus atos constitutivos (estatutos ou contratos sociais) no registro que lhes peculiar. A partir de ento, passam a ter personalidade jurdica e, portanto, a capacidade de serem titulares de direitos e obrigaes. Nessa medida a pessoa jurdica produzir a sentena arbitral devidamente representada, posto que obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes denidos no ato constitutivo (art. 47 do CC). Assim, no encontramos qualquer bice para que a pessoa jurdica seja rbitra desde que devidamente representada e de acordo com os seus atos constitutivos. (SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. Manual de arbitragem. 2. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 2008. p. 101-102). 65 FIGUEIRA JUNIOR, op. cit., p. 124.

184

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

no tenham a sua confiana, nem por isso a sentena ser despida de eficcia.66 interessante notar que, especialmente, poca da edio da Lei de Arbitragem, dividiu-se a Doutrina a respeito da necessidade de conhecimento tcnico e/ ou jurdico por parte do rbitro. A questo que a lei no previu a exigncia de qualquer formao tcnica ou jurdica para o exerccio da funo de rbitro. A preocupao foi bastante fundada naquele momento, levando a Doutrina a aludir a requisitos no legislativos para a ocupao da funo arbitral. Ulderico Pires dos Santos assim relata:
A nosso ver, no lhes basta o conhecimento tcnico sobre a matria posta em julgamento. certo que a lei de Arbitragem diz que pode exercer esse mister qualquer pessoa, que sendo capaz, goze da confiana das partes, dando a entender que seja totalmente desnecessrio ela possuir qualquer noo do direito. Entendemos que a referida lei esteja falando em tese, pois no vemos como possa um indivduo, totalmente jejuno em direito, proferir uma sentena arbitral ou declarar o direito da parte, se conhecimento algum tiver a respeito da aplicao da lei. At porque a prolao de uma sentena, seja arbitral ou judicial, implica uma tcnica especfica, exigindo que o sentenciante faa o enquadramento jurdico da hiptese, obedea aos pressupostos da lei, e que dela constem todos os requisitos do art. 26 da Lei Arbitral67.

Considerando, todavia, que o procedimento arbitral pode ser de direito ou de equidade, no h necessidade de fato que o rbitro possua formao jurdica. Na hiptese de se estabelecer, por conveno68 dos sujeitos envolvidos no conflito de interesses, que a arbitragem ser de equidade, afastada restar, portanto, a legislao estatal vigente. Mesmo porque determinados momentos ser mais necessrio que possua formao tcnica adequada natureza do litgio a ser dirimido. Lembre-se, por oportuno, os casos que envolvem conhecimentos nas reas de engenharia, medicina, odontologia, dentre outras. Na prtica, o que tem ocorrido, com a concentrao de rbitros em tribunais arbitrais, a uniformizao das regras de julgamento, e a existncia de diversos rbitros com formao em diversas reas do conhecimento, possibilitando uma abrangncia maior e um grau de confiana melhor na deciso arbitral. O que h de relevante na funo arbitral que, por fora da lei de arbitragem,
66 67

ALVIM, op cit., p. 306-307. SANTOS, op cit., p. 77-78. 68 Art. 2. A arbitragem poder ser de direito ou de eqidade, a critrio das partes.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

185

vigora quanto ao procedimento da arbitragem, a imparcialidade69 do rbitro, independncia, competncia, diligncia e discrio. Com efeito, no se trata apenas de mera exortao, pois da advm importante conseqncia prtica, no que diz respeito responsabilidade do rbitro pelos danos causados s partes, quando no tiverem agido de acordo com a disposio do art. 13, 670-71. Inclusive, de se notar que a Lei de Arbitragem adentrou no tratamento da responsabilidade dos rbitros at no campo Penal, vez que, segundo o art. 1772, eles ficam equiparados aos funcionrios pblicos, para efeitos da legislao penal.

10 NATUREZA JURDICA DA ARBITRAGEM A natureza jurdica da arbitragem , certamente, um dos assuntos mais controvertidos dentro do tema proposto, pois mesmo aps treze anos de edio da lei, a questo ainda no unnime. A maioria da Doutrina tem se posicionado a favor da natureza jurisdicional, at por conta dos argumentos legislativos, todavia, a discusso ainda remanesce. As duas teorias mais defendidas, que j se debatiam antes da Lei n. 9.307/96 so a contratual e a jurisdicional. Humberto Theodoro Junior expe:
Antes da Lei n. 9307, predominava a tese contratualista, porque a fora final de sentena alcanada pelo laudo arbitral somente era obtida por meio de homologao judicial. O atributo de coisa julgada decorria do ato judicial homologatrio e no propriamente dos decisrios dos rbitros. [...] O novo sistema implantado entre ns rompeu completamente com o antigo regime do Cdigo Civil e do Cdigo de Processo Civil, conferindo ao decisrio arbitral o nomem iuris de sentena e a fora de coisa julgada, bem como de ttulo executivo judicial sem qualquer interferncia da justia oficial (art. 31). Alm disso, a Lei 9307/96 declara, expressamente, que o rbitro, no exerccio de suas funes, equipara-se aos funcionrios pblicos, para efeito de legislao penal (art. 17), e que, para os fins processuais, ele juiz de fato e de direito pelo que sua sentena no fica sujeita a
69 Ausncia de fatos que geram a suspeio e o impedimento, tais como previstos na legislao processual civil vigente (arts. 134 e 135 do CPC/73), devendo o rbitro, assim como o juiz estatal, ser subjetivamente capaz. 70 Idem, Ibidem, p. 132. 71 Conra-se, ainda, o art. 13 da Lei de Arbitragem, in verbis: Art. 13. Pode ser rbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a conana das partes. [...] 6 No desempenho de sua funo, o rbitro dever proceder com imparcialidade, independncia, competncia, diligncia e discrio. 72 Art. 17. Os rbitros, quando no exerccio de suas funes ou em razo delas, cam equiparados aos funcionrios pblicos, para os efeitos da legislao penal.

186

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

recurso ou homologao pelo Poder Judicirio (art. 18)73.

A partir da edio da nova Lei de Arbitragem, fortaleceu-se a posio dos publicistas na defesa do carter jurisdicional da arbitragem, especialmente por contas das importantes mudanas na sentena arbitral e na funo dos rbitros. Importa destacar alguns aspectos das duas teorias. Para os contratualistas, um dos principais fundamentos que o carter principal da arbitragem o consenso entre as partes. Os adeptos dessa corrente afirmam possuir a arbitragem, todos os elementos constitutivos e pressupostos de validade de um contrato, principalmente no que tange a autonomia da vontade, relatividade das convenes e da fora vinculante dos mesmos. O que predomina a vontade das partes, elas que podem, e se assim quiserem instituir a arbitragem para a soluo de seus conflitos de interesses, tanto por meio da clusula compromissria ou pelo compromisso arbitral. Sem vontade das partes no h Arbitragem. Alis, isto est bastante claro na Lei de Arbitragem, em seu art. 174. Constituiria assim, a arbitragem, em um ajuste pelo qual as partes, na soluo de suas pendncias, afastam a jurisdio estatal em prol de uma deciso proferida por rbitros de sua confiana, em que se louvam.75 Mas, a grande questo que se defende na teoria contratual a ausncia de jurisdio. Tomando em considerao as idias de jurisdio tais quais observadas na clssica teoria processual, faltaria arbitragem a caracterstica jurisdicional especialmente por que no est alocada no Estado. Sobre o conceito jurisdio, Chiovenda informa que a funo do Estado que tem por escopo a atuao da vontade concreta da lei por meio da substituio, pela atividade dos rgos pblicos, da atividade dos particulares ou de outros rgos pblicos.76 Presente, pois, a caracterstica da substitutividade, defendida por Giuseppe Chiovenda. Assim, a teoria contratualista filia-se fortemente no fato de os rbitros no integrarem a organizao estatal, nem mesmo temporariamente. Entretanto, sabese que os rbitros so equiparados a funcionrios pblicos, estando, inclusive, sujeitos s mesmas penas.77 Neste sentido, a arbitragem se apresentaria como uma renncia jurisdio e, por conseguinte, renncia ao direito de ao para a soluo de determinada controvrsia,78 filiando-se ao mito do Estado onipotente e

73 74

THEODORO JNIOR, op cit., p.113. Art. 1 As pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis. 75 Idem, Ibidem, p. 28 76 CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito processual civil. Traduo de J. Guimares Menegale e Notas de Enrico Tullio Liebman. 3. ed. So Paulo, SP: Saraiva, 1969. p. 196-197. 77 CACHAPUZ, op cit., p. 51. 78 CARMONA, op cit., p. 29.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

187

centralizador, onde a justia administrada exclusivamente por juzes.79 De outro norte, a corrente publicista entende que existe jurisdio na Arbitragem. Os jurisdicionalistas fundamentam seu ponto de vista no aspecto de que os rbitros, no obstante nomeados pelas partes, exercitam atos de jurisdio ao aplicar a regra ao caso concreto, no diferindo o fim visado pela Arbitragem daquele alcanado pelo poder estatal de dizer o direito a determinado fato.80 Pelos aspectos teleolgicos pacificao social , realmente, na arbitragem possvel presenciar a presena do exerccio da jurisdio. Igualmente, a jurisdicionalidade tambm se sustenta por fora de lei, que estabelece espcie de prorrogao convencional de competncia.81 Tem-se dvida, quando afirma que a Arbitragem prorrogao convencional da competncia para a soluo de determinados litgios por previso legal. O poder jurisdicional da Arbitragem decorre, portanto, da ordem jurdica estatal ao tipificar o instituto e estabelecer suas conseqncias no plano jurdico.82 O rbitro, escolhido e nomeado pelos sujeitos envolvidos no conflito de interesses, recebe verdadeiro poder de decidir, impondo em carter obrigatrio e vinculativo a soluo para um determinado e especfico conflito de interesses. Tanto isso verdade, nos termos da Lei de Arbitragem, que esta fala em sentena arbitral. D-se assim, de forma plena, a substituio da vontade das partes pelo rbitro, que expressa e sintetiza a vontade da lei. Para a concepo de Giuseppe Chiovenda, que defende a substitutividade, como nota tpica da jurisdio, no haveria dificuldades em sustentar a presena da jurisdio na arbitragem. A funo do rbitro, portanto, no seria diversa daquela do juiz, preenchendo os trs escopos do processo: jurdico, poltico e social.83 No mbito da cognio, diante dessa caracterstica, no ficaria difcil de defender a jurisdio na arbitragem. No entanto, diante da necessidade da prtica de atos executivos e cautelares, ou, se preferir, de tutelas de urgncia, fica a indagao. Isso porque, evidente e no se nega, que o rbitro no detm o poder de imperium ou a fora para ordenar esta ou aquela medida, sendo, nessa particularidade, seus poderes limitados, no se equivalendo aos do juiz togado. Segundo, entendese, considerando os elementos da jurisdio (cognitio, vocatio, iudicium, coertio e executio), no seria sustentvel a funo jurisdicional por parte do rbitro, porquanto carece ele, na prtica de seus atos e poderes, de coercitividade e de execuIdem, Ibidem, p. 37. KRIGER FILHO, op cit., p. 27. 81 Todavia, acredita-se que, apesar de se falar em competncia, o que, alis, se encontra na prpria Lei de Arbitragem (art. 20), quando se refere ao termo competncia, na verdade, o vocbulo competncia se insere no mbito do processo. , portanto, conceito processual. 82 CACHAPUZ, op cit., p. 52. 83 DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 6. ed. rev. atual. So Paulo, SP: Malheiros, 1998. p. 149-163.
80 79

188

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

tividade o que seria suficiente para afastar a arbitragem do conceito de jurisdio. Em razo desta mescla de normas, umas pertinentes ao contrato, outras ao processo, surgem teorias outras, que buscam a conciliao entre o contrato e a jurisdio, considerando o instituto como portador de uma natureza jurdica sui generis, porquanto nasce da vontade das partes (carter obrigacional = privado) e concomitantemente regula determinada relao de direito processual (carter pblico).84 Neste sentido, Joel Dias Figueira Junior cita os ensinamentos de Jos Carlos Magalhes:
Assim, a conveno arbitral seria, na verdade, contrato privado que disciplina matria de Direito Pblico, que interessa ordem pblica, nacional ou internacional, medida que se destina a compor controvrsias que, mesmo entre particulares, afeta essa ordem pblica. Essa doutrina , atualmente, defendida sobretudo por Pierre Lalive e Philippe Fouchard e contou com o prestgio do Instituto de Direito Internacional, representado pelo Prof. Sauser-Hall.85

Assim, se se tiver em mente que a jurisdio monoplio intransfervel do Estado, ou ainda que para haver jurisdio, devem estar presentes todos os seus elementos, (cognitio, vocatio, iudicium, coertio, executio), ento, de fato, restaria somente teoria contratualista para salvar a arbitragem. Contudo, se se considerar que a jurisdio, ainda que em parte possa ser transferida do Estado para a esfera privada (mas, sempre, tendo em mente a submisso s normas de Direito), ento no h bice algum em considerar o carter jurisdicional da arbitragem. O fato que a discusso, a nosso ver, encontra fim na questo prtica, pois, efetivamente os poderes do rbitro, e o alcance e limites das decises arbitrais, esto delineados na Lei n. 9.307/96, cuja constitucionalidade j foi, inclusive, decidida pelo egrgio Supremo Tribunal Federal (STF), rgo de cpula do Poder Judicirio nacional. Indiferentemente s teorias que podem ser defendidas, a legitimidade da deciso arbitral, do ponto de vista terico mais inquestionvel do que qualquer outra. Isto porque, alm de estar legitimada pela lei, tambm est pela vontade das partes, e pela confiana que as mesmas depositam no rbitro, j que de comum acordo elegeram tal meio para dirimir sua controvrsia. Observese, ademais, que a sentena arbitral est imune aos recursos em sentido estrito, diferentemente do que se passa com as decises dos juzes estatais, proferidas no processo judicial. A preocupao que se deve ter a de imprimir ao instituto da arbitragem a funcionalidade de que necessita para ser um caminho vivel. Nas palavras de Jos
84 85

FIGUEIRA JNIOR, op cit., p. 92. Idem, Ibidem.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

189

Eduardo Carreira Alvim, o mrito est em conciliar as virtudes do pblico e do privado, dando arbitragem a flexibilidade que ela precisa para cumprir seu objetivo, mas atuando em bases dogmticas, a fim de que se tenha, na Justia convencional, a mesma segurana proporcionada pela Justia estatal.86 11 A ARBITRAGEM COM FORMA DE ACESSO JUSTIA inegvel que a Lei n. 9.307/96 trouxe um avano expressivo no tema da arbitragem. Isso fato e, pensa-se, no comporta mais discusso. Novos ventos sopraram como modo a incentivar os mtodos extrajudiciais de soluo de conflitos. Em que pesem as discusses que pairaram sobre o assunto, especialmente sobre a constitucionalidade da Lei,87 e sobre a natureza jurdica da arbitragem, o fato concreto que a o novo regime arbitral s trouxe benefcios para toda a sociedade, como uma nova e eficaz forma de acesso justia e, tambm, como contribuio ao desentrave do Poder Judicirio. bom ressaltar que o acesso justia, entendida como acesso ordem jurdica justa, no vem somente pelas mos do Poder Judicirio, mas, tambm, pelos mtodos alternativos de soluo de conflitos de interesses, dentre eles, a arbitragem. No parece duvidoso, que a arbitragem constitui, sim, legtima e eficiente forma de acesso justia. Neste sentido, Elaine Christina Gomes Condado, afirma que a viso que entende o acesso justia em relao direta com o acesso ao Poder Judicirio no tem mais lugar atualmente. Hoje preciso uma acepo mais ampla que proporciona aos cidados um acesso, no apenas aos tribunais e ao resultado da prestao jurisdicional, desenvolvido pelo Estado, mas a uma ordem jurdica justa.88 Com efeito, ao proporcionar sociedade, mtodos alternativos de soluo de conflitos de interesses, eficazes e seguros para solverem suas questes, o Estado no est afastando o acesso justia, mas sim, o fazendo valer por inteiro e em uma acepo ampla o referido princpio constitucional. Neste contexto, h que se ter em mente que a Arbitragem precisa passar por processos de assimilao de democratizao. Tem-se visto, que logo aps a edio da Lei de Arbitragem, assentando-se as premissas legais para a afirmao do instituto no Direito brasileiro, o que se viu, foi uma utilizao em maior escala, em questes internacionais, e em contratos comerciais de grande vulto. Arnoldo
CARREIRA ALVIM, op cit., p. 72. Armada denitivamente pelo Pretrio Excelso, por ocasio do julgamento do AgRg. na Sentena Estrangeira n. 5.206-7. 88 GOMES CONDADO, Elaine Christina. A Arbitragem como instrumento ecaz de acesso justia. Monograa (Ps-Graduao Stricto Sensu em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR: UEL, 2008.
87 86

190

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

Wald Filho retrata que:


At recentemente, tanto a arbitragem quanto a mediao somente foram utilizadas, na maioria dos casos, nas relaes comerciais entre grandes e mdias empresas, para discusso de valores relevantes. Havia e h , ainda, certo elitismo na utilizao dessas solues extrajudiciais, que eram reservadas a questes importantes, tratadas por um nmero reduzido de advogados.89

Este fato , a nosso ver, especialmente ligado a dois fatores, que so o desconhecimento e a conseqente desconfiana da populao em geral em relao arbitragem, e o fato de que a tradio e cultura do comrcio exterior sempre caminharam no sentido de uma rpida soluo dos conflitos. Os contratantes envolvidos preferem, quase sempre, submeter a controvrsia a uma rpida soluo, e cumprir o determinado, se for o caso, do que atravancar seus negcios por conta de demandas judiciais infindveis.90 A morosidade e lentido nas soluo dos litgios so fatores incompatveis para as prticas comerciais e, bem assim, ao convvio social, porquanto, nesses casos, no se estar diante do valor Justia. Da porque se diz que Justia tardia equivale a ausncia de Justia. preciso, aos poucos, mudar essa realidade bem tpica de nosso pas, trazendo a arbitragem para perto do cidado comum, para perto das causas de menor valor monetrio e, principalmente, abandonando a cultura de fiar-se na morosidade do Poder Judicirio para ganhar tempo. Nesse contexto, Arnoldo Wald Filho argumenta que deve existir, paralelamente, arbitragem clssica, uma mais clere e menos onerosa, que possa atender grande massa da populao, realizando, no plano da arbitragem, a funo exercida no Judicirio pelos juizados especiais que tratam de pequenas causas.91 Alis, no Brasil, o legislador da Lei dos Juizados Especial Cvel esteve atento a este ponto, tanto que previu a possibilidade da arbitragem no seio dos Juizados

89 WALD FILHO. Arnoldo. Novos rumos para a arbitragem. Revista de Arbitragem e Mediao, So Paulo, Instituto Brasileiro de Direito Comparado, ano 5, n. 16, jan./mar. 2008. p. 50-51. 90 Em defesa da constitucionalidade da Lei de Arbitragem manifestou-se o Ministro Marco Aurlio Mello: A Lei n 9.307/96, um diploma moderno, a abranger dispositivos que acautelam certos direitos das partes, viabiliza e isso interessa muito queles que investem, principalmente os estrangeiros, em espao de tempo razovel, curto o afastamento de situaes ambguas do cenrio jurdico. 91 WALD FILHO, op cit., p. 51.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

191

Cveis, em seus arts. 2492, 2593 e 2694. O fato que preciso pensar no acesso justia como um Direito fundamental das pessoas, mormente quando se insere o ser humano no centro do ordenamento jurdico, a ponto de a atual Constituio Federal, nos princpios fundamentais, quando trata dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, que se constitui em Estado Democrtico de Direito, inserir a cidadania e o princpio da dignidade da pessoa humana (art. 1, inc. II e III)95. Mas preciso entender que acesso justia, no pode e no deve significar, simplesmente, a porta de entrada, mas tambm, a de sada, e uma sada satisfatria, adequada e efetiva96-97, em que as partes consigam vislumbrar a verdadeira realizao de justia, por meio de uma sensao de segurana em ter seus direitos efetivados em prazo razovel, sem os formalismos excessivos98 e desnecessrios, no mbito da relao jurdica processual. Afinal, a justia que no se faz em tempo razovel no justa, isto porque justia tardia justia desmoralizada. Importante o posicionamento de Luciano Bravin, que em dissertao de mes92 Art. 24. No obtida a conciliao, as partes podero optar, de comum acordo, pelo juzo arbitral, na forma prevista nesta Lei. 1 O juzo arbitral considerar-se- instaurado, independentemente de termo de compromisso, com a escolha do rbitro pelas partes. Se este no estiver presente, o Juiz convoc-lo- e designar, de imediato, a data para a audincia de instruo. 2 O rbitro ser escolhido dentre os juzes leigos. 93 Art. 25. O rbitro conduzir o processo com os mesmos critrios do Juiz, na forma dos arts. 5 e 6 desta Lei, podendo decidir por eqidade. 94 Art. 26. Ao trmino da instruo, ou nos cinco dias subseqentes, o rbitro apresentar o laudo ao Juiz togado para homologao por sentena irrecorrvel. 95 Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: [...] II a cidadania; III a dignidade da pessoa humana; [...]. 96 Adequada, no sentido de que esteja atenta s necessidades do direito material posto em causa e maneira como esse se apresenta em juzo (em suma, ao caso concreto levado ao processo); efetiva, no sentido de que consiga realiz-la especca e concretamente em tempo hbil. [...] A adequao da tutela jurisdicional revela a necessidade da anlise do caso concreto posto em causa para, a partir da, estruturar-se um provimento adequado situao levada a juzo [...] A efetividade da tutela jurisdicional traduz uma preocupao com a especicidade e a tempestividade da proteo judicial. O resultado da demanda deve ser o mais aderente possvel ao direito material, alcanado em tempo razovel s partes. [...]. (MITIDIERO, Daniel. Processo civil e estado constitucional. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2007. p. 92-93). 97 [...] O acesso Justia no garantia retrica, pois de sua eccia concreta depende a realizao de todos os outros direitos fundamentais. Na acepo que lhe confere o Estado Social, a expresso vai alm do acesso aos tribunais, para incluir o acesso ao prprio Direito, ou seja, a uma ordem jurdica justa (= inimiga dos desequilbrios e avessa presuno de igualdade), conhecida (= social e individualmente reconhecida) e implementvel (= efetiva). [...]. (REsp. 347752/SP Recurso Especial 2001/0125838-3, relator Ministro Herman Benjamin, rgo julgador T2 Segunda Turma, data do julgamento 08/05/2007, data da publicao/ fonte DJe 04/11/2009; RDDP, v. 82, p. 116). 98 Consoante j decidiu o Egrgio Superior Tribunal de Justia (STJ), [...] O formalismo processual excessivo a negao do prprio Estado de Direito Democrtico, uma vez que inviabiliza, por via tortuosa e insidiosa, a garantia constitucional do efetivo acesso Justia [...]. (AgRg. no Ag. 775617/RS Agravo Regimental no Agravo de Instrumento 2006/0111190-0, relator Ministro Herman Benjamin, rgo julgador T2 Segunda Turma, data do julgamento 27/05/2008, data da publicao/fonte DJe 13/03/2009).

192

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

trado, demonstra ser o acesso a justia Direito Fundamental. Ensina, contudo, que a expresso acesso a justia, no pode ser entendida em um aspecto restrito, considerado o monoplio da jurisdio estatal:
Foi nesse sentido que discorreu Carlos Henrique Bezerra Leite sobre o novo sentido de acesso justia, assim ensinando: no sentido integral, acesso justia assume carter mais consentneo, no apenas com a teoria dos direitos fundamentais, mas tambm, com os escopos jurdicos, polticos e sociais do processo. [...] Diante de tais observaes, verifica-se que o direito que o indivduo possui em acessar a Justia lhe garantido como um de seus direitos fundamentais. Dessa forma, compreende-se que esse acesso queda-se imprprio se limitado apenas ao Judicirio, j que este apenas um dos elementos que constituem o verdadeiro sentido atual do acesso, conforme apregoado.99

Trilhando nesse caminho, no se pode negar que a arbitragem, desde que realizada por pessoas e institutos srios, tem grande potencial para atuar, no como a melhor, mas, simplesmente, outra forma de soluo de conflitos, eficiente eficaz e, principalmente, disponvel a todos aqueles no jogam com a morosidade da justia, mas que, seriamente, pretendem obter uma soluo justa, rpida e segura para suas controvrsias.

12 CONCLUSO Como meio de pacificao social, a Arbitragem instituto milenar, presente desde os tempos bblicos. Por muito tempo, a arbitragem gozou de prestgio no cenrio mundial, todavia, a Idade moderna assistiu a um declnio da arbitragem em funo da prevalncia da jurisdio estatal, especialmente nos pases do sistema romano germnico, com a promulgao dos Cdigos de Processo. No Brasil, a aplicao da Arbitragem ainda padece de difuso e confiana, mormente em funo da cultura beligerante do nosso meio jurdico, e da pouca ou nenhuma importncia que aos meios alternativos de soluo de conflitos de interesses tem sido dispensada nas faculdades de Direito. A arbitragem no Brasil foi inteiramente regulada pela Lei n. 9.307/96, que lhe deu nova roupagem, introduzindo modificaes substanciais que conferiram
99

BRAVIN, Luciano. A arbitragem como forma de acesso justia e amenizao da crise jurdica: uma necessria mudana da cultura acadmica. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Direito de Vitria. Vitria, 2008. p. 60-61.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

193

ao instituto, mesmo maior celeridade e eficcia. A lei disciplinou a arbitragem conforme os princpios da Constituio Federal de 1988, especialmente, o devido processo legal, posto que ao atribuir ao rbitro, os mesmos poderes do juiz togado, tornou-o verdadeiro juiz da causa, transferindo-lhe parcela da jurisdio estatal, que originariamente pertencia, com exclusividade, ao Poder Judicirio. Dentre as vrias modificaes trazidas pela Lei de Arbitragem, duas foram de cabal importncia para a modernizao do instituto, que foram o fim da necessidade de se submeter a sentena arbitral homologao judicial, bem como a adoo da fora cogente da clusula compromissria, normas que tornaram os procedimentos arbitrais mais efetivos. Um dos temas mais controvertidos surgidos em funo da edio da Lei de Arbitragem a questo da sua natureza jurdica, que at hoje desperta debates. Anteriormente edio da Lei n. 9.307/96, predominava a teoria contratualista, modificando-se essa predominncia para a teoria publicista, em funo dos argumentos legislativos que surgiram com a nova regulamentao do instituto, especialmente os dois citados antes. Apesar de ainda remanescer, esta discusso no dias atuais, encontra termo na questo prtica, pois a legitimidade do processo e da deciso arbitral do ponto de vista terico mais inquestionvel do que qualquer outra, j que esta legitimada pela lei, bem como pela vontade das partes, e pela confiana que as mesmas depositam no rbitro. A Arbitragem forma de expresso do princpio do Acesso Justia. No entanto, necessita ainda em nossos dias, passar por processos de assimilao de democratizao. A arbitragem por muito tempo, e at hoje, encontra confiana maior em questes internacionais, e em contratos comerciais de grande vulto, j que a tradio e a cultura do comrcio exterior sempre caminharam no sentido de uma rpida soluo dos conflitos. No campo das causas menores, dos interesses da maior parte da sociedade, a arbitragem ainda no se popularizou, e por essa razo no tem funcionado como um efetivo instrumento de acesso justia, j que se encontra ainda deveras elitizada. O acesso justia no pode e no deve significar a porta de entrada, mas tambm, a de sada, e uma sada satisfatria, adequada e efetiva, em que as partes consigam vislumbrar a verdadeira realizao de justia, por meio de uma sensao de segurana em ter seus direitos efetivados em prazo razovel, sem os formalismos excessivos e desnecessrios, no mbito da relao jurdica processual. Afinal, a justia que no se faz em tempo razovel no justa, isto porque justia tardia justia desmoralizada. E nesse sentido, deve-se ressaltar que o acesso justia, entendida como acesso ordem jurdica justa, no vem somente pelas mos do Poder Judicirio, mas, tambm, pelos mtodos alternativos de soluo de conflitos de interesses, dentre eles, a arbitragem, que se apresenta como instituto de grande potencial para se tornar uma forma de soluo de conflitos, eficiente eficaz

194

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

e segura, especialmente para garantir o acesso justia e para contribuir com o desafogo da Jurisdio estatal. preciso difundir, especialmente nas escolas de direito, um estmulo aos mtodos alternativos de soluo de conflitos, tema no qual a Arbitragem encontra seu contexto, para que o acesso justia signifique efetivamente acesso universal uma justia justa, clere e eficaz.

REFERNCIA ALVIM, Jos Eduardo Carreira. Tratado geral da arbitragem Interno. Belo Horizonte, MG: Mandamentos, 2000. ARAJO CINTRA, Antonio Carlos de; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 26. ed. So Paulo, SP: Malheiros, 2010. AZEVEDO, Plauto Faraco de. Direito, justia social e neoliberalismo. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 1999. BRAVIN, Luciano. A arbitragem como forma de acesso justia e amenizao da crise jurdica: uma necessria mudana da cultura acadmica. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Direito de Vitria. Vitria, 2008. CACHAPUZ, Rozane da Rosa. Arbitragem Alguns aspectos do processo e do procedimento na Lei n. 9.307/96. Leme, SP: LED, 1998. CARMONA, Carlos Alberto. A Arbitragem no processo civil brasileiro. So Paulo, SP: Malheiros, 1993. _________. Arbitragem e processo. So Paulo-SP: Malheiros, 1998. _________. Arbitragem anno III. Forense, Rio de Janeiro, v. 350, p. 21-29, 2000. CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro. Aspectos processuais da nova Lei de Arbitragem. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 339, p.127-141, 1997. CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito processual civil. Traduo da J. Guimares Menegale e Notas de Enrico Tullio Liebman. 3. ed. So Paulo, SP: Saraiva, 1969.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

195

CORRA, Jos Oswaldo. Arbitragem. COAD/ADV - Selees Jurdicas, Rio de Janeiro, p. 30, ago. 1997. DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 6. ed. rev. atual. So Paulo, SP: Malheiros, 1998. FIGUEIRA JUNIOR, Joel Dias. Arbitragem e Jurisdio. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 2000. _________. Manual de Arbitragem. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 1997. FIZA, Cezar. Teoria geral da arbitragem. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1995. GIL, Otto Eduardo Vizeu. A nova regulamentao das arbitragens. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 118, p. 427-434, abr./jun. 1993. GOMES CONDADO, Elaine Christina. A Arbitragem como instrumento eficaz de acesso justia. Monografia (Ps-Graduao Stricto Sensu em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR: UEL, 2008. GUSMO, Paulo Dourado de Gusmo. Introduo ao Estudo do Direito. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1995. KRIGER FILHO, Domingos Afonso. Arbitragem e Interesse de agir. Revista Jurdica, Porto Alegre, n. 275, p. 25-32, set. 2000. LIMA, Alex oliveira Rodrigues de. Arbitragem um novo campo de trabalho. 2. ed. So Paulo, SP: Iglu, 2000. LEMES, Selma M. Ferreira. Arbitragem. Princpios Jurdico Fundamentais. Direito Brasileiro e Comparado. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 115, p. 441-468, jul./set. 1992. MITIDIERO, Daniel. Processo civil e estado constitucional. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2007. MUJALLI, Walter Brasil. A nova Lei da Arbitragem. Leme, SP: LED, 1997. MUNIZ, Tnia Lobo. Arbitragem no Brasil e a Lei 9.307/96. Curitiba, PR: Juru, 1999.

196

Revista Jurdica Cesumar - Mestrado, v. 10, n. 1, p. 167-197, jan./jun. 2010 - ISSN 1677-6402

NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1995. NOGUEIRA, Antonio de Pdua. Consideraes sobre os limites da vinculao da Arbitragem (Lei 9.307/96): Breve anlise de pontos controvertidos. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 780, p. 80, out. 2000. PARRA, Jorge Barrientos. Fundamentos da Arbitragem no Direito Brasileiro e Estrangeiro. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 107, p. 215-244, jul./set. 1990. PRATA, Edson. Histria do Processo Civil e sua Projeo no Direito Moderno. Rio de Janeiro, RJ: Forense 1987. REINALDO FILHO, Demcrito Ramos. Aspectos do Instituto da Arbitragem. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 743, p. 64-73, set. 1997. ROCHA, Jos de Albuquerque. Mecanismos Extrajudiciais de Mediao de Conflitos. O Estado do Paran, Caderno Direito e Justia, Curitiba, p. 1, 15 ago. 1999. SANTOS, Francisco Cludio de Almeida. Consideraes gerais sobre a arbitragem e seu reordenamento. Revista de Processo, So Paulo, v. 85, n. 22, p. 200211, jan./mar. 1997. SANTOS, Ulderico Pires dos. Arbitragem Ligeiras observaes sobre alguns aspectos que esto gerando polmica. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 769, p.69-78, nov. 1999. SEGURADO, Milton Duarte. Introduo ao Estudo do Direito. 2. ed. So Paulo, SP: E. V. Editora Ltda., 1994. SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. Manual de arbitragem. 2. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 2008. SHIGUEMATSU, Plnio Jos Lopes. Principais aspectos da nova Lei de Arbitragem. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 348, p. 465-475, 1999. SOARES, Guido. Arbitragens comerciais internacionais no Brasil-vicissitudes. Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 641, p. 31, mar. 1989.

Ruiz e Gazola - Alguns Aspectos Essenciais da Arbitragem e o Acesso Justia

197

PARRA, Jorge Barrientos. Fundamentos da Arbitragem no Direito Brasileiro e Estrangeiro. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 107, p. 215-244, jul./set. 1990. TEIXEIRA, Slvio de Figueiredo. Arbitragem como meio de soluo de conflitos no mbito do Mercosul e a Imprescindibilidade da Corte Comunitria. Revista Jurdica, Porto Alegre, n. 236, p.18-23, jun. 1997. ________. Arbitragem no Sistema Jurdico Brasileiro. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 338, p. 181-190, 1997. THEODORO JNIOR, Humberto. A arbitragem como meio de soluo de controvrsias. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 353, p. 107-116, jan./fev. 2001. ________. Curso de Direito Processual Civil. 27. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1999. TIBURCIO, Carmem. Arbitragem no Direito Brasileiro. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 351, p. 49-63, 2000. WALD FILHO. Arnoldo. Novos rumos para a arbitragem. Revista de Arbitragem e Mediao. So Paulo, Instituto Brasileiro de Direito Comparado, ano 5, n. 16, jan./mar. 2008.
Recebido em: 06 Abril 2010 Aceito em: 07 Maio 2010

Anda mungkin juga menyukai