Anda di halaman 1dari 62

1 INICIAO A FOTOGRAFIA A palavra fotografia, traduzida do grego, significa registro da luz. O principal componente de uma fotografia a luz.

z. A luz que reflete na cena cria uma imagem. Alm desta noo bsica, para se tornar um bom fotgrafo voc precisa dominar outras tcnicas se quiser que a sua fotografia se destaque. Neste curso iremos abordar as informaes prticas que voc poder usar para melhorar suas fotos. LUZ E EXPOSIO A quantidade de luz que atinge um objeto depende das condies atmosfricas, hora do dia, entre outros fatores. Com a dose certa de luz voc garante uma foto clara e toda tonalidade da cena reproduzida conforme seus olhos a vem. Mais especificamente, esto envolvidos numa fotografia os seguintes elementos: a velocidade do filme*, a abertura*, a velocidade do obturador, a combinao da abertura e do tempo e exposio e o fotmetro. A velocidade do filme A norma ISO* (International Standards Organization), indica a velocidade do filme ou seja, sua sensibilidade a luz*.Quanto maior esse nmero, mais sensvel um filme. Um filme ISO 1600, por exemplo, necessita de pouca luz para obter uma exposio correta, enquanto um filme ISO 25 necessita de seis vezes mais luz. A abertura o tamanho de abertura do mecanismo de diafragma* da lente. Quanto maior a abertura* escolhida, mais luz entrar para expor o filme num dado intervalo de tempo. Para indicar a abertura, usa-se uma srie de nmeros de diafragma. Essas regulagens (f-stop*) aparecem numa seqncia da maior abertura para a menor. As mais comuns so f/1.4, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22.

Um valor menor de diafragma (f) indica uma abertura maior; um valor maior indica uma abertura menor. O tempo de exposio A velocidade controla quanto tempo a cortina do obturador* da cmara ficar aberta. Quanto mais longo o tempo de exposio (ou seja, mais baixa a velocidade), mais luz atingir o filme. As velocidades so indicadas em segundos e em fraes de segundo. As velocidades de exposio mais comuns aparecem ordenadas da mais lenta para a mais rpida: 1

segundo, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000 de segundo. Existem ainda valores maiores que os aqui indicados. Combinao abertura/velocidade Quanto maior a abertura escolhida, menor o tempo de exposio (maior velocidade) para expor corretamente o filme. Inversamente, quanto mais tempo a cortina permanecer aberta, menor a abertura necessria. Por exemplo: uma pequena abertura, como f/16, usada com uma velocidade de 1/2 segundo, vai resultar na mesma exposio obtida com uma abertura maior, como f/11, com um tempo menor neste caso 1/4 de segundo. Esse princpio chamado de exposio equivalente ou reciprocidade. O fotmetro um acessrio que pode ser comprado a parte e serve para indicar a quantidade de luz ideal em qualquer situao. Podemos compar-lo a um minicomputador. O sistema avalia a luminosidade* da cena e indica qual a melhor regulagem, se o ajuste que voc fez dar uma exposio correta. Em modo automtico, a cmara faz sozinha alguns ajustes ou todos, como veremos durante o curso. GLOSSRIO SENSIBILIDADE DO FILME: medida que indica a rapidez ou sensibilidade de um filme luz e que denomina cada tipo de filme. Valores altos indicam filmes muito sensveis (chamados rpidos porque permitem um tempo de exposio tambm rpido); valores baixos indicam filmes pouco sensveis (chamados lentos pela lentido do tempo de exposi o). ABERTURA: a abertura do interior de uma lente que permite a passagem da luz; seu tamanho regulado pelo diafragma e expresso em pontos de f/stop. ISO: srie de nmeros que indica a sensibilidade de um filme luz. As velocidades mais comuns variam de 25 a 1600 ISO. Os filmes de 200 ISO, por exemplo, so duas vezes mais sensveis do que os filmes de 100 ISO. DIAFRAGMA: o mecanismo presente dentro da objetiva que controla o tamanho da abertura por meio de palhetas metlicas que se sobrepem. F-STOP: valor numrico que indica a abertura da lente. o resultado da diviso da distncia focal pelo dimetro da abertura da lente. Nmeros pequenos como f/2 indicam aberturas grandes, enquanto que nmeros grandes, como f/22, indicam aberturas pequenas. OBTURADOR: mecanismo que regula o tempo de exposio. Ele se abre momentaneamente para expor o filme luz que entra pela abertura da lente, e se fecha aps ter obtido a exposio correta. LUMINOSIDADE: equilbrio entre as reas claras e escuras em um motivo a ser fotografado. Assuntos para o prximo mdulo: Modo manual e modo semi-automtico e Movimento e Velocidade do disparo.

Mdulo 2 Curso de fotografia


No mdulo anterior, ns aprendemos um pouco de INICIAO A FOTOGRAFIA, e hoje vamos estudar sobre como usar o modo manual e automtico da sua maquina. 2- Modo Manual e Modo Semi-automtico A maioria dos modelos atuais de cmeras oferece pelo menos dois modos de operao para exposio correta: o modo manual e o modo semi-automtico. No primeiro caso regula-se o tempo de exposio e a abertura do diafragma, enquanto no segundo regula-se somente um dos parmetros, sendo que a cmera ir regular o outro, de acordo com o que voc selecionou. Na aula de hoje veremos a diferena dos dois modos. Modo Manual O modo manual, em muitas mquinas fotogrficas, identificado pela letra M. Neste modo o fotmetro d a melhor regulagem para exposio e cabe a voc aceit-la ou no. Voc deve regular o diafragma e a velocidade, usando dois controles separados at obter uma indicao da exposio correta. O sistema que mede a luz, incorporado na mquina fotogrfica, ir indicar se os valores selecionados esto mais ou menos indicados, e ir sugerir alteraes, caso necessrio.

Em muitas mquinas fotogrficas o modo manual identificado pela letra << M >> Modo semi-automtico A maioria das cmeras oferece pelo menos um modo de operao no qual voc s precisa definir uma das variveis em geral a abertura. A cmera escolhe ento a velocidade para uma exposio correta. o modo automtico com prioridade para abertura.H modelos em que voc determina a velocidade e cmera ajusta a abertura. mais rpido que o modo manual e chamado de automtico com prioridade para velocidade. O automtico com prioridade para abertura muitas vezes indicado com a sigla AV, enquanto que o automtico com prioridade para velocidade indicado com a sigla TV. Alguns fabricantes utilizam outras siglas diferentes de AV e TV. Consulte o manual da sua cmera. Modo programado As cmeras de ultima gerao oferecem tambm um modo totalmente automtico, geralmente designado por P, smbolo de exposio programada. Neste modo o computador da cmera determina tanto a abertura quanto a velocidade. O resultado, contudo, pode no lhe agradar. Programas especficos para assuntos Grande parte das cmeras digitais possui programas especficos para tipos de assuntos: paisagem, esporte, retratos, crianas, etc. Esses programas escolhem os ajustes que um fotgrafo experiente faria para mostrar o movimento e nitidez em tais cenas.

O smbolo <<P>> que voc v no display indica que o fotgrafo utilizou um dos programas especficos presentes na mquina fotogrfica. 3 Movimento e velocidade do disparo A velocidade determinante no resultado da foto. A velocidade do obturador determina de que modo o movimento ser interpretado no filme. H duas opes: congelar o assunto ou deix-lo sem nitidez, para dar a impresso de movimento. Veja este exemplo: Para fotografar um ciclista voc pode decidir bater a 1/500 e obter uma imagem esttica do ciclista ou a 1/30 e transmitir a imagem de um ciclista num movimento fluido. Tcnica do panning No caso de um assunto em movimento cruzando o seu caminho, como um ciclista, por exemplo, experimente a tcnica do panning ou varredura. Acompanhe o assunto movimentando suavemente a cmera e disparando ao mesmo tempo. O assunto vai parecer razoavelmente ntido, mas o fundo ficar tremido. O fotgrafo utilizou um tempo de exposio pequeno, mas seguiu o movimento do carro na pista, obtendo uma imagem que d a idia de velocidade. Assuntos para o prximo mdulo: A profundidade de campo e Como evitar fotos pouco ntidas: as vibraes e o equipamento.

Mdulo 3 Profundidade de Campo


PROFUNDIDADE DE CAMPO Definida de forma simples, a profundidade de campo a zona numa fotografia em que o foco est aceitavelmente ntido. A capacidade de controlar a profundidade de campo um dos traos que distinguem um fotgrafo profissional de um amador. Distncia focal Pode-se variar a profundidade de campo, independente da posio em que voc est fotografando, usando diferentes distncias focais. > Lentes longas: 300 mm ou mais fazem fotos com pequena profundidade de campo. > Lentes curtas: 28 mm ou 35 mm produzem profundidade de campo mais extensa. Na primeira foto foi utilizada uma grande-angular de 28 mm. A imagem saiu totalmente focada. Na segunda imagem a profundidade de campo foi reduzida com o uso de uma teleobjetiva de 400 mm.

Distncia do Assunto Quanto mais perto do assunto fotografado, menor a profundidade de campo. Em fotografia macro, a zona de foco medida em milmetros.

Em qualquer foto, apenas o plano em foco est realmente ntido, mas a zona de nitidez aceitvel mais extensa. Com uma abertura grande ( esquerda) a profundidade de campo limitada. Com uma abertura menor, uma zona na frente e atrs do assunto aparece razoavelmente ntida. Plano de foco A profundidade de campo em geral comea por volta de um tero da distncia frente do ponto que voc ir focar e se estendendo dois teros atrs dele (exceto em fotografias macro). Profundidade de campo e diafragma H fotos em que tudo aparece ntido, noutras o fotgrafo obteve outro efeito: apenas o assunto principal est em foco e o restante aparece fora de foco (um colorido suave). Uma das formas de obter esses diferentes efeitos consiste em variar a profundidade de campo Veja este exemplo: Imagine uma distncia fixa de 5 metros. Aqui a profundidade de campo alternada mudando-se a abertura. Com f/2, por exemplo, apenas o assunto principal aparecer totalmente ntido. Se fecharmos o diafragma para f/22, tanto o primeiro plano como o fundo entraro em foco. Quando a prioridade a velocidade do obturador (fotografia de ao), ento o modo semiautomtico com prioridade para velocidade o mais adequado. Em situaes como as de paisagens ou retratos a melhor opo o modo de prioridade para a abertura. COMO EVITAR FOTOS POUCO NTIDAS: AS VIBRAES Alm de erros de foco, a falta de nitidez das fotos se d quando a cmera treme ou o assunto se move. Se estiver com a cmera na mo, use uma velocidade alta para compensar o balano do corpo. Um assunto em movimento sair tremido, a menos que voc use uma velocidade alta. Para evitar que a cmera trema use um trip ou qualquer outro apoio.

Veja como segurar a cmera na posio horizontal e vertical COMO EVITAR FOTOS POUCO NTIDAS: O EQUIPAMENTO

A utilizao de um trip essencial para evitar fotos tremidas. Para usar velocidades mais altas, aumentando a chance de fotos ntidas, prefira um filme rpido, como ISO 400 em vez de ISO 100. Quanto maior for a lente, mais alta dever ser a velocidade do obturador para que as fotos saiam ntidas. A regra simples bater a foto a uma velocidade pelo menos um ponto acima do valor da distncia focal. Por exemplo, com uma lente de 28 mm, bata a foto a 1/30; com uma lente de 50 mm, bata a 1/60; com uma teleobjetiva de 200 mm, use 1/250 ou mais. Com luz fraca, ser difcil fazer fotos com velocidades altas; nesse caso, use um apoio para a cmera, o que evitar o tremido. Fonte: adaptado do curso de fotografia National Geografic (Editora Abril) Assuntos para o prximo mdulo: Retratos e Iluminao. GLOSSRIO FOCAR: refere-se ao de regulagem das distncias entre as diversas partes de um sistema ptico, a fim de obter a mxima nitidez da imagem. MACRO: termo usado para denotar foco muito prximo e a capacidade de uma lente de fazer foco com objetos muito prximo. A Nikon usa o termo micro. ABERTURA: a abertura no interior de uma lente que permite a passagem da luz; seu tamanho regulado (exceto em lentes-espelho e outras) pelo diafragma e expresso em pontos de f/stop. DISTNCIA FOCAL: unidade de medida relativa distncia existente entre o centro ptico de uma lente e o plano de foco. A distncia focal determina a relao de grandeza de um motivo e a rea de cobertura de uma lente. TELEOBJETIVA: tipo de lente que oferece uma longa distncia focal efetiva. O termo atualmente usado para qualquer tipo de lente com longa distncia focal. No formato 35 mm, em geral so chamadas teleobjetivas e as lentes com distncia focal maior do que 65 mm.

Mdulo 4 Tipos de lentes e iluminao


No ltimo mdulo aprendemos um pouco sobre profundidade de campo. Hoje vamos estudar a respeito de tipos de lentes e iluminao. RETRATOS Tiramos mais fotos de pessoas do que de qualquer outra coisa. Queremos obter uma imagem que capte a essncia de quem est sendo fotografado. H dois tipos de fotografia de pessoas: retrato em pose einstantneos. No retrato h uma cooperao entre o fotgrafo e a pessoa fotografada. No instantneo voc age mais como um fotgrafo jornalstico ou documental, indo atrs de momentos que ocorrem sem a sua interveno. Para ambos preciso gastar tempo pensando sobre seu tema e a situao, para que voc tenha idias sobre o que quer captar.Ao fazer retratos formais pense: como so essas pessoas? Quais atributos de sua personalidade voc quer registrar? So intelectuais, despreocupadas, exticas, melanclicas? Pense ento no que voc pode utilizar para transmitir tais qualidades (trajes, poses, ambiente). A expresso de um rosto geralmente o mais imediato e claro indcio da personalidade, mas todos os elementos da foto contribuem para o sentimento. Observe primeiro

Encontre o local onde voc quer que o sujeito pose e determine a posio de sua cmera. Faa com que a pessoa fique relaxada e vontade. Geralmente as pessoas ficam tensas no momento em que voc est para apertar o disparador, mas depois relaxam. Faa outra foto imediatamente, captando a pose mais relaxada.

H dois modos de sorrir: a moa da esquerda parece rgida e tmida; a jovem indiana, sem inibies e cmplice do fotgrafo, aparece totalmente instantnea. Lentes para retratos Teleobjetivas curtas 85,105 ou 135 mm so melhores para retratos em close-up de rostos ou de fotos de bustos. Elas so mais agradveis que as lentes curtas e permitem que voc se afaste um pouco sem poluir o tema. Lentes longas possuem pouca profundidade de campo: muito cuidado com o foco. Foque o olho da pessoa, o que estiver mais prximo da cmera, e use o boto indicador de profundidade de campo para ver o quanto do rosto est em foco. Se for pouco, voc pode utilizar uma velocidade de obturao mais baixa, valor menor de diafragma (f-stop) ou um filme mais rpido ou sensvel. Para retratos de tamanho natural ou ambientados, voc pode usar uma lente normal ou grande-angular para incluir o corpo inteiro ou todo o ambiente. Mas tenha cuidado com a distoro ao usar uma grandeangular.

Uma teleobjetiva curta ideal para fotos de busto, nas quais, alm do rosto, outros elementos como os ornamentos em ouro da foto acima destacam a ocasio em que foi feita a foto. ngulos da pose Olhe pelo visor e faa com que seu tema assuma diferentes poses perfil, trs quartos, rosto inteiro, a cabea inclinada para cima ou para baixo. As poses retratam a individualidade do rosto da pessoa. ILUMINAO A iluminao o elemento mais importante nos retratos. A luz suave e difusa geralmente a melhor e mais favorvel, mas pode acontecer que, algumas vezes, uma luz lateral mais marcante seja mais apropriada para o seu tema. Pesquise diversos tipos de iluminao para que fique familiarizado com elas. Quando surgir uma situao especial, voc ser capaz de ilumin-la corretamente. Luz de janela As janelas costumam proporcionar uma luz suave, difusa e natural. Posicione a pessoa junto janela de modo que trs quartos do rosto fiquem iluminados pela janela. Se houver luz direta do sol entrando pela janela, torne-a difusa com uma cortina fina, um lenol branco ou papel vegetal. Flashes de estdio e lmpadas photoflood A iluminao-prado para retratos ter a fonte principal de luz (seja flash, seja photoflood) ligeiramente mais alta que o tema e em ngulo de 45 do mesmo, com um refletor do lado oposto para proporcionar uma luz de preenchimento. Torne a luz difusa rebatendo-a numa sombrinha ou colocando algum tipo de material difusor na frente dela (papel vegetal ou folha branca servem). Deixe o material difusor a alguma distncia para evitar que ele se queime.Uma dica: preste ateno no fundo. No bom que ele concorra com o tema ou seja dispersivo. Atente aos elementos indesejveis como uma lmpada, que pode parecer estar na cabea do seu tema. Utilizando mais uma luz

Uma segunda luz pode ser usada para iluminar por trs o cabelo da pessoa ou jogar uma luz no fundo. Para a iluminao traseira do cabelo, voc deve posicionar a segunda luz no alto e na direo de um dos lados atrs do tema, e utilizar um funil acessrio que estreita o feixe de luz. Pode tambm posicionar a luz embaixo e diretamente atrs do tema para que fique escondida da cmera. Para iluminar o fundo, aponte a segunda luz para ela, lembrando-se de balancear a intensidade com a luz que est incidindo sobre seu tema. Se voc estiver usando uma lmpada photoflood, cheque a iluminao apontando um flash para o tema da posio em que a lmpada est. Flashes mveis Para obter uma luz suave, alm de usar os flashes em posies fixas e suavizados por refletores ou materiais difusos, voc tambm pode rebater um flash no teto ou numa parede prxima. Sobretudo em salas brancas ou de cores claras, o flash rebater por todo o ambiente, proporcionando uma distribuio uniforme. Luz externa Assim como nos retratos em ambientes internos, a iluminao o elemento mais importante ao se fotografar em espao aberto. Procure por algo que seja apropriado como fundo para a foto, prestando ateno na maneira como a luz bate em diferentes perodos do dia. A luz quente do comeo da manh e do final da tarde a melhor. Dias nublados, com sua luz difusa e suave, so bons para retratos em exteriores. Se voc tiver de fotografar no meio de um dia ensolarado, encontre um local sombra para posicionar seu tema, e cuidado com os fundos muito claros.

Mesmo a pouca luz do fim da tarde suficiente para iluminar o rosto da jovem sentada atrs das janelas.

Fonte: adaptado do curso de fotografia National Geografic (Editora Abril) GLOSSRIO TELEOBJETIVA: tipo de lente que oferece uma longa distncia focal efetiva. O termo atualmente usado para qualquer tipo de lente com longa distncia focal. GRANDE-ANGULAR: lentes com distncia focal mais curta do que o normal com relao ao formato. Isso varia dependendo do formato da cmera, mas em 35 mm, qualquer lente menor do que 40 mm considerada grande-angular.

Reduzindo o rudo das fotos


ica de fotografia fotosquefalam Dizemos que uma foto apresenta rudos quando sua aparncia se assemelha a uma fotografia antiga. Em outras palavras, quando a imagem no tem uma aparncia refinada(devido a um alto ISO, por exemplo) e a imperfeio facilmente visvel quando se observa a fotografia impressa ou na tela do monitor. possvel evitar os indesejveis rudos da foto e consequentemente obter uma imagem ntida. sobre isso que falaremos nesta postagem.

ISO correto: evitando os rudos.


Antes de tudo vamos esclarecer um ponto importante em se tratando de fotografia digital. Como aprendemos nos mdulos anteriores, quanto mais luz incidir sobre o objeto focado, menor a exigncia do ISO a ser utilizada. Numa praia, por exemplo, com o sol brilhante, um ISO 80 suficiente para obter uma imagem clara. Por outro lado, num ambiente com pouca luz aumenta a necessidade de ISO. Acontece que, quanto maior o ISO utilizado aumenta tambm os rudos da imagem. O segredo? Saber equilibrar. No se impressione com os equipamentos cujo ISO chega a 3600 dificilmente as imagens ficam sem rudos a se utilizar este valor. Outra coisa que tambm influencia no aparecimento de rudos na imagem selecionar a opo vvido no menu da cmera. Os ajustes de fbrica nem sempre devem ser utilizados, por limitar a criatividade do fotgrafo. Por isso, prefira os equipamentos em que seja possvel fazer seus prprios ajustes.

VALOR DO ISO

Quanto maior for o valor do ISO selecionado, aumenta a possibilidade de ocorrer rudos na imagem

Quando a cmera balana, a fotografia tende a ser prejudicada. Uma boa sada seria obter um trip ou posicionar a cmera num local imvel quando for tirar a foto. Alguns equipamentos j dispem de um estabilizador tico de imagens para compensar o tremor. Seria a soluo para evitar fotos pouco ntidas? Nem pensar. Os estabilizadores so bons at certo ponto, mas nada dispensa segurar a cmera com firmeza.

Mdulo 6 Fotografando em estilos diferentes


Fotografando a famlia Nossa famlia o tema que fotografamos com mais freqncia. As fotos de famlia no so apenas o que mais temos, mas tambm as que tratamos com mais carinho. Fazer fotos da famlia a melhor maneira de praticar as tcnicas de pose e instantneo. Fotografando crianas Esteja com sua cmera sempre preparada nunca se sabe quando uma criana far algo que voc no pode deixar de fotografar. Muitas vezes, trata-se de uma ocasio nica que no volta mais. Tenha sempre uma cmera de alto ISO (400), para que possa tirar fotos sem demora. Faa muitas fotos. Seu filho criana apenas uma vez e por pouco tempo.

O fundo escuro faz com que a roupa branca de batismo deste beb se destaque, e a mo segura da me confere escalada. O flash muito importante em recintos fechados, especialmente se o lugar bem pequeno. Rebata o flash no teto para difundir a luz ou utilize um flash de preenchimento. Se at mesmo o flash rebatido distrair o personagem, tente usar apenas a luz disponvel. Em espaosa abertos, preste ateno no ngulo do sol e nas sombras que ele est criando. O incio da manh ou o fim da tarde so timas

ocasies para fotografar nos dias ensolarados. Se as crianas estiverem correndo, voc precisar de uma velocidade alta, de 1/250 ou mais.

Seja no dia do nascimento ou no aniversrio alguns anos depois, capte a emoo do evento. No parto, a fotgrafa utilizou alto ISO e flash de preenchimento para iluminar o momento em que o pai mostra o beb para a me. Aniversrios As fotos-padro so aquelas que todos ns gostamos: soprando as velas, abrindo presentes, um rostinho sujo com cobertura de chocolate. Esteja preparado para quando o momento chegar e dispare. Soprando as velas: encontre uma boa posio. Se estiver em ambiente fechado, utilize a luz disponvel, o flash de preenchimento ou um flash rebatido no teto. Para captar a chama das velas, use velocidade baixa de obturao (1/30 ou menor). Tire fotos antes, quando as bochechas esto estufadas com ar e as velas acesas. Se for aniversrio da vov e tiver um monte de velas, elas podem proporcionar luz suficiente para uma boa foto dela e do bolo sem precisar usar o flash.Experimente fazer uma foto ligeiramente aberta que inclua outras crianas reunidas em volta do bolo. Suas expresses de ansiosa expectativa realmente traduzem Feliz Aniversrio. Abrindo os presentes: antecipe os momentos quando o papel rasgado e o novo brinquedo aparece. A expresso da criana diz tudo.Depois da festa, faa algumas fotos da criana com todos os seus presentes amontoados ao redor dela.

As festas infantis so uma tima ocasio para se fantasiar e escolher um papel a ser representado sem muitas formalidades. Formatura Assim como nos aniversrios, voc vai procurar pelas fotos-padro nesse caso, o formando recebendo seu diploma, a turma jogando seus chapus para o alto etc. Essas fotos captam a essncia da ocasio. Mas procure tambm por outros momentos a expresso de orgulho no rosto dos pais.

Registre a alegria da formatura posicionando-se frente dos novos formandos. Uma velocidade alta capta suas expresses e os chapus no ar. Casamentos Em ocasies como casamentos, voc ir fazer tanto instantneos quanto retratos, e a maioria dos momentos acontecer em ambiente fechado. O interior das Igrejas geralmente um tanto escuro. Use uma cmera com alta velocidade. Comece pelos bastidores que antecedem o casamento: a noiva sendo penteada, as damas de honra se arrumando, o noivo andando nervosamente, a noiva olhando por uma janela. Nas cenas internas, use um alto ISO e uma combinao de luz disponvel e flash de preenchimento ao clicar a noiva. Pea permisso antes de fotografar dentro da Igreja. Faa uma foto da noiva entrando e ento dirija-se por trs at um dos lados do altar para acompanhar a cerimnia.

Nos bastidores do casamento, os melhores amigos e os parentes estaro com os noivos, oferecendo bons instantneos. A melhor hora para os retratos formais geralmente logo aps a cerimnia, seja na Igreja, seja quando as pessoas comeam a chegar recepo. A noiva com o noivo, cada um com os respectivos pais, a noiva com suas damas de honra, o noivo com seus padrinhos e acompanhantes e assim por diante. Ao fotografar em espaos abertos, tome cuidado com a luz. Se for no fim do dia, o sol baixo pode ser favorvel, mas, se for no comeo da tarde, ser preciso posicionar seus personagens na sombra. Utilize um flash de preenchimento se o fundo for claro.Na recepo, faa instantneos enquanto os noivos cortam o bolo. Fique de olho nos momentos especiais: a noiva danando com o pai, as lgrimas no rosto da me. Faa fotos com todos os personagens principais, incluindo o portador das alianas e a menina das flores. Como ltima foto do ensaio, no se esquea do carro dos recm-casados indo embora.

Tenha coragem de ousar com novos enquadramentos, como esse dos noivos sozinhos, fotografados de costas. Dias festivos A maioria das fotos de festas ser feita em ambientes internos, portanto voc dever utilizar a luz disponvel, flash ou alguma combinao desses. No Natal, ascenda todas as luzes do ambiente e, claro, as lmpadas da rvore. Monte a cmera sobre um trip ou outro suporte de cmera e use uma velocidade baixa (cerca de 1/8 em f/2.8) para que as luzes da rvore brilhem. Rebata o flash no teto para iluminar o resto da cena. No perca a ocasio para tirar timas fotos. Faa cpias das melhores fotos, arranje-as como num ensaio e envie a seus parentes. Tenha certeza de que eles as conservaro por muitos e muitos anos.

Mdulo 7 Composio de Imagem


COMPOSIO DA IMAGEM As cmeras de hoje permitem que todos possam tirar fotos ntidas, com a exposio correta. Mas poucas dessas fotos tecnicamente aceitveis satisfazem as exigncias de criatividade de algum que leva a fotografia a srio. A excelncia na fotografia, tal como a beleza, talvez dependa de quem a v, mas a maioria concorda com certos critrios. Um fundo confuso e cheio de coisas, objetos sem importncia no centro do quadro ou predomnio de um espao vazio no so ingredientes para uma foto interessante. A composio um fator essencial para fotos bem-sucedidas. Uma fotografia pobre em composio vai diminuir a apreciao pelo trabalho. As cmeras de hoje quase batem a foto por voc, mas ainda no chegou o dia em que elas possam ser programadas para procurar e ordenar os elementos visuais e obter

uma imagem equilibrada. No mdulo desta semana iremos sugerir regras que sero muito teis para criar boas composies.

A composio realizada pelo fotgrafo Sam Abell perfeita em todos os seus aspectos: observe a harmonia nas propores entre cu e terra, e entre o primeiro plano e o plano de fundo. A REGRA DOS TRS TEROS A regra dos trs teros a forma tradicional e tem sido usada pelos pintores ao longo dos sculos. O centro de qualquer imagem no um ponto satisfatrio de repouso para o olhar. Uma composio que procura focar no centro esttica, no dinmica. Para seguir a regra dos trs teros, imagine o visor de sua cmera dividido com uma retcula de linhas verticais e horizontais, como um jogo-da-velha. Quando voc v a cena, coloque o assunto num dos pontos de intercesso. Essa tcnica funciona bem com enquadramento horizontal ou vertical e a imagem resultante mais eficaz do que uma composio com o assunto principal no centro do quadro. Cus cinematogrficos D mais efeito dramtico a um cu grandioso colocando o horizonte na parte inferior do quadro, alinhado com a linha inferior da grande imaginaria. Se o cu for montono, porm importante para a mensagem da foto, coloque-o na linha superior. A REGRA DOS TRS TEROS A regra dos trs teros a forma tradicional e tem sido usada pelos pintores ao longo dos sculos. O centro de qualquer imagem no um ponto satisfatrio de repouso para o olhar. Uma composio que procura focar no centro esttica, no dinmica. Para seguir a regra dos trs teros, imagine o visor de sua cmera dividido com uma retcula de linhas verticais

e horizontais, como um jogo-da-velha. Quando voc v a cena, coloque o assunto num dos pontos de intercesso. Essa tcnica funciona bem com enquadramento horizontal ou vertical e a imagem resultante mais eficaz do que uma composio com o assunto principal no centro do quadro. Cus cinematogrficos D mais efeito dramtico a um cu grandioso colocando o horizonte na parte inferior do quadro, alinhado com a linha inferior da grande imaginaria. Se o cu for montono, porm importante para a mensagem da foto, coloque-o na linha superior.

A linha abaixo do horizonte, que coincide com o aqueduto na contraluz, deixa um amplo espao para as nuvens (foto acima). A linha alta do horizonte reduz o espao do cu e destaca os campos de gro iluminados pelo sol (foto abaixo)Fotos: Judith Lange. Assuntos em primeiro plano e em movimento Num retrato em close, por exemplo, coloque o elemento mais importante talvez o olho mais prximo num dos pontos de interseo superiores das linhas, para evitar muito espao vazio acima do assunto. No caso de temas em movimento, deixe espao diante do assunto animado em repouso um animal ou uma pessoa -, deixe um espao para ele olhar, caso ele no esteja mirando a cmera.

A riqueza das roupas desta gueixa foi realada pelo enquadramento que localizou seu rosto mesmo que esteja escondido pelo vu na parte superior da imagem, evitando deixar espaos vazios acima dele.Foto: Jodi Cobb. Da esquerda para a direita Nas culturas ocidentais, estamos habituados a ler da esquerda para a direita e tendemos a ler uma imagem tambm dessa forma. Por isso, adequado deixar o assunto principal na parte esquerda do quadro.

A utilizao da regra dos trs teros, com o assunto esquerda no enquadramento, resulta numa imagem equilibrada e agradvel. Foto: Judith Lange.
Composio descentrada Em qualquer composio descentrada e com um ponto de interesse pequeno, sempre haver um pouco de espao vazio no quadro. Nesse caso, componha a imagem de forma que haja um assunto secundrio, talvez mais distante, que crie uma imagem mais satisfatria. Deixe o espao vazio ocupar a imagem somente se voc quiser enfatizar a idia de isolamento.

As trs figuras que aparecem descentradas e isoladas na parte baixa do enquadramento ajudam a perceber a dimenso do Muro das lamentaes, tema principal da fotografia.
Em qualquer composio descentrada e com um ponto de interesse pequeno, sempre haver um pouco de espao vazio no quadro. Nesse caso, componha a imagem de forma que haja um assunto secundrio, talvez mais distante, que crie uma imagem mais satisfatria. Deixe o espao vazio ocupar a imagem somente se voc quiser enfatizar a idia de isolamento. OUTRAS TCNICAS DE COMPOSIO Alm do que j vimos, h outros conselhos que podem ajudar voc a criar imagens bem equilibradas e interessantes. Defina bem o ponto de interesse Evite que o olho do observador se perca vagando pela imagem, procurando um ponto de repouso ou algo para observar. Inclua sempre na composio um assunto que oferea um ponto de interes.

O ponto de interesse de uma paisagem no precisa de efeitos especiais: suficiente uma linha diagonal luminosa que atravessa os campos verdejantes. Foto: Judith Lange.
Uma dica: Se suas fotos no saem boas, porque voc no chega perto o suficiente. Essas so palavras de Robert Capa, fotojornalista da Segunda Guerra Mundial. Apresente uma mensagem clara Leve em conta componentes artsticos quando estiver planejando sua foto dentro de uma paisagem vasta. Procure o ritmo de elementos repetitivos, ou uma diagonal dinmica, contrastes de cor, textura ou forma. Ou algo que d unidade ao conjunto. Trata-se de tcnicas sofisticadas que voc pode aprender analisando o trabalho de grandes artistas e fotgrafos.

Cores contrastantes e saturadas criam imagens muito sugestivas. Foto: Judith Lange.
Crie profundidade Use uma lente grande-angular e ponha um quadro assuntos em primeiro plano, no intermedirio e no fundo, para dar a sensao tridimensional imagem, que naturalmente bidimensional. Elementos como edifcios ou montanhas podem ajudar.

A vegetao em primeiro plano no cria um obstculo para o observador e se caracteriza por uma moldura baixa que conduz o olhar para a Igreja e para o cu nublado. Foto: Judith Lange. Tenha ousadia na composio Os fotgrafos experientes muitas vezes quebram as regras para enfatizar uma mensagem ou criar uma atmosfera. Criatividade e inteligncia so mais importantes do que a rigidez na utilizao das regras: dica dos fotgrafos da National Geografic.

As regras de composio no so rgidas, como demonstrou aqui a fotgrafa ao cortar a cabea do assunto principal. Mesmo assim a foto bem realizada, pois obedece a regra dos trs teros, tem uma composio bem equilibrada em um forte centro de interesse. Foto: karen Kasmauski.

Mdulo 8 PAISAGENS
PAISAGENS As paisagens so, depois das pessoas, nossos temas preferidos. O desafio em captar os detalhes essenciais de uma paisagem consiste em exercitar a pacincia, reflexo e esforo fsico. Muitas vezes nossas fotos de paisagens parecem inspidas e frustrantes. A cena simplesmente no encanta. Geralmente isso acontece devido falta de um elemento ou tema central. Quando olhamos para uma foto, nossos olhos pedem por algo que chame ateno. Nas fotos de paisagens, o truque compor a imagem de tal modo que, seja l o que o tenha atrado, torne-se isso o centro de interesse.

Na imagem, o fotgrafo James P. Blair transmitiu tanto a vastido da plancie como o detalhe do que ali cresce. As grandes espigas de trigo acrescentam uma noo de profundidade a escala. Uma dica: se for fotografar um local muito conhecido, olhe em cartes-postais ou livros para ver como outros fizeram e, sem imitar, ter boas idias para suas fotos. O QUE FOTOGRAFAR? Fazer grandes fotos , antes de tudo, um processo mental. Para comear, pense na natureza do lugar, aquilo que chamou sua ateno e fez voc sentir que valia a pena fotograf-lo. Pense nos adjetivos que voc usaria para descrever o lugar para um amigo: uma vasta campina, um deserto rido, uma floresta exuberante, uma montanha majestosa, e assim por diante.

As colinas levemente onduladas do movimento paisagem. Se tiver tempo, procure voltar ao local da cena em diversos perodos do dia (ou at mesmo em diferentes estaes), para ver como a mudana de luz o afeta. Uma dica: levante-se cedo. No apenas por causa da luz, mas tambm porque h lugares onde preciso chegar antes da multido.

Duas fotos da regio de Mustang, no Nepal, ilustram a recompensa da espera. A imagem acima est aceitvel, mas no muito dinmica. Enquanto eu pensava em como me lhorar a foto, este garoto apareceu e jogou uma pedra em suas cabras, acrescendo energia e profundidade imagem. Diz o fotgrafo Robert Caputo. A luz do amanhecer ou do final da tarde so geralmente melhores para paisagens, pois o sol baixo possui tons mais quentes e formas longas sombras, que do profundidade e contorno cena. Dias nublados

podem ser bons para fotografar cenas em que a cor importante, por causa do aumento da saturao da cor. Cus carregados podem acrescentar um tom dramtico e, se voc tiver pacincia, talvez depare com deslumbrantes raios de sol irrompendo em meio s nuvens.

A sensao de tempestade acrescenta um toque dramtico s paisagens. Foto: Judith Lange. Elementos grficos Procure por elementos grficos que voc possa utilizar: um rio ou uma estrada sinuosa, uma sombra expressiva, o ngulo de um penhasco. Utilize-os para levar os olhos do espectador para dentro da foto.

O ritmo visual importante numa fotografia: neste caso, ele dado pelo desenho geomtrico nas pedras. Cachoeiras e rios Para mostrar o borrifo de gua no final de uma cachoeira, use uma velocidade rpida de obturao, congelando-o em pleno ar. Se quiser mostrar o fluxo de gua numa queda ou num rio, utilize uma velocidade lenta de obturao, por volta de 1/8. Florestas As florestas costumam ser um pouco escuras. Utilize um filme de alta velocidade. Procure por raios de luz penetrando a copa das rvores. Procure por um centro de interesse uma samambaia com uma luz expressiva, desenhos dos troncos das rvores, uma flor. Isso certamente enriquecer a foto.

Na cena da floresta, a pessoa com um guarda-chuva acrescenta escala e estado de esprito. Foto: George F. Mobley Praias As fotos de praia devem transmitir uma profunda sensao de tranqilidade, de um grande drama, de uma contemplao solitria ou de uma multido de pessoas tomando sol. Praias e mar esto entre os temas mais fotografados, portanto voc deve tentar fugir dos enquadramentos comuns.

Nas praias desertas onde no se encontram elementos de destaque, voc pode jogar com as linhas, com os volumes e com o contraste das cores. Foto: Judith Lange.

Mdulo 12 CONDIES CLIMTICAS


FASCCULO IX APROVEITANDO AS MS CONDIES CLIMTICAS Os fotgrafos adoram as condies climticas marcantes chuva, neve, neblina, cu tempestuoso. Experimente fotografar alguma coisa perto de sua casa nas mais variadas condies de tempo e compare o estado de esprito que cada uma das imagens transmite.

As condies climticas marcantes podem criar efeitos especiais, como esse arco-ris nas cachoeiras Vitria, no Zimbbue, capturado pelo fotgrafo James Stanfield. CHUVA Ao fotografar na chuva procure um local protegido. Use um guarda-chuva ou embrulhe sua cmera com um saco plstico transparente. Para congelar gotas de chuva em pleno ar, use uma velocidade de 1/125 ou maior. A 1/60 a chuva aparecer como riscos, que se tornam mais compridos quanto menor a velocidade. Gotas de chuva sobressaem mais contra um fundo escuro, mas se isso no for possvel, tente incluir outro elemento que deixe claro que est chovendo pessoas com guarda-chuva aberto ou gotas atingindo uma poa dgua.

Uma velocidade alta congelou as gotas da chuva. A velocidade de 1/60 fez com que as gotas ficassem desfocadas contra a lateral escura do trem, sem que as pessoas aparecessem tambm desfocadas. Foto: Robert Caputo. NEVE A neve e o gelo, assim como as praias arenosas, so enganadores. O branco brilhante faz o fotmetro (veja mdulos anteriores) dar uma exposio insuficiente. Tenha cuidado ao fotografar com flash quando a neve estiver caindo. A luz ressaltar os flocos mais prximos e no iluminar mais nada. Se estiver ensolarado, saia de manh cedo e no final da tarde. O sol baixo varrendo a neve mostrar mais detalhes e texturas do que o sol do meio-dia. Procure evitar fotografar com o sol diretamente s suas costas. Procure por detalhes que realmente exprimam as informaes do frio: um pssaro protegendo a cabea entre as prprias penas, o ar gelado da respirao de duas pessoas conversando, o gelo num bigode.Uma dica: em condies muito frias, procure manter sua cmera razoavelmente aquecida para que as baterias funcionem com eficincia. Deixe-a dentro do casaco, tirando-a somente para fazer as fotos.

A combinao de velocidade alta de obturao e abertura apropriada congela a ao e registra a neve num branco apropriado. Foto: George F. Mobley. NEBLINA E NVOA Um navio envolvido pela neblina, a nvoa encobrindo uma lagoa: a evaporao da gua pode ser muito sugestiva.

A neblina envolve um rio da China numa atmosfera de mistrio. luz do dia, a cena teria transmitido um clima bem diferente. Foto: Robert Caputo. s vezes, a neblina pode assumir uma tonalidade cinza perfeita ou pode ser to fina que no atrapalha. No desanime quando o cenrio estiver enevoado. Lembre-se de que a luz difusa perfeita para certos tipos de fotos melanclicas. CUS TEMPESTUOSOS Cus expressivos geram uma sensao que no se consegue em nenhuma outra situao, como os pintores clssicos j demonstraram. Lembre-se: se o cu estiver muito escuro, o fotmetro tender a apontar para uma superexposio.

Nuvens de tempestade emprestam a esta paisagem aspecto e profundidade que faltariam a um cu ensolarado. Ao deparar com cus tempestuosos, saia com sua cmera. Se comear a chover, proteja-a fotografando sob o beiral de um telhado ou debaixo de um guarda-chuva. Foto: O. Louis Mazzatenta. Fonte: Adaptado livremente do curso de fotografia National Geografic.

MQUINAS FOTOGRAFICAS

CURSO DE FOTOGRAFIA FASCCULO X A maioria das pessoas conhece o formato 35 mm (com negativos e slides de 2436 mm), que h anos o padro da indstria. Vrios formatos j foram oferecidos, mas o ltimo (desde 1996) o APS (Advanced Photo System), tambm chamado de formato 24 mm, no qual um quadro do filme mede 1730 mm quase 42% menor do que o de 35 mm. Proposto como alternativa, e no substituio, ao sistema de fotografia de 35 mm, ele oferece vrias vantagens. As cmeras so mais compactas e a introduo do filme praticamente prova de erro humano. O APS oferece trs tamanhos diferentes para as fotos (9,6 x 14,4 cm, 9,6 x 16,8 cm e o panormico 9,6 x 24 pi 9,6 x 27,6 cm, alm dos negativos que so devolvidos ao fotgrafo depois de revelados, dentro do prprio cartucho do filme.

No sistema APS, o laboratrio entrega uma folha de contato com as fotos numeradas, facilitando a escolha das que voc deseja copiar. Foto: Peter K. Burian

Segundo os fabricantes, a riqueza de informaes gravadas no formato APS aumenta a qualidade das fotos e a convenincia para os fotgrafos. TIPOS BSICOS DE CMERAS (no includo o modelo digital) Existem muitos tipos de cmeras no mercado. Com a chegada do modelo digital, os modelos mais antigos ficaram meio esquecidos. Procurando contribuir com os fotgrafos que conservam suas mquinas analgicas ou para quem ainda no se acostumou com os modelos digitais, apresento um breve resumo sobre os tipos bsicos de cmeras. Em breve estaremos postando tambm fascculos sobre os modelos digitais. > Cmeras compactas de obturador na lente Nestas cmeras de bolso a lente j contm um dispositivo com o mecanismo do obturador, que se abre e se fecha para permitir a exposio do filme luz. Tambm chamadas de point and shoot (aponte e dispare), essas cmeras em geral so totalmente automticas. H modelos para filmes de 35 mm e APS. A maioria delas tem flash incorporado e muitas vm com lente zoom.

> Cmeras reflex Apesar da praticidade da cmera compacta, a maioria dos profissionais prefere as cmeras reflex. Esta abreviatura do ingls Single Lens Reflex (Reflexo por Lente nica) significa que voc visualiza e bate a foto atravs da mesma lente. Disponvel em formatos APS, 35 mm e no formato mdio (um pouco maior), as cmeras reflex variam de modelos bsicos Todos os modelos atuais incluem o recurso de regulagem manual.

> Cmera com telmetro acoplado H outro tipo de cmera que aceita lentes intercambiveis, tanto no formato 35 mm como no formato mdio. So as cmeras nas quais o visor tem um telmetro separado, com lente prpria, acima ou ao lado da lente principal. Graas a um sistema sofisticado, que leva em conta qual lente est sendo usada e qual a distncia em foco, o que se v pelo visor a imagem que ser registrada no filme.

A Leica M6 um exemplo de cmera com telmetro. Comparao entre reflex e cmera com telmetro acoplado

CMERAS FOTGRAFICAS GRANDES Cmeras de mdio formato As cmeras de mdio formato so utilizadas, em geral, em fotografias de moda, retratos e objetos de arte. Graas ao formato do filme, as imagens saem mais ntidas e detalhadas. As cmeras mais comuns de mdio formato pertencem aos sistemas de telmetro acoplado e reflex. Em razo do maior formato

de negativo, essas cmeras so preferveis por muitos fotgrafos especializados em casamentos ou assuntos industriais e arquitetnicos.

Cmeras de estdio chapas As cmeras que usam chapas de grande formato so aparelhos altamente profissionais, utilizados principalmente em fotos de arquitetura e publicidade. O uso de chapas de grande formato oferece resultados com grande nitidez e detalhamento.

Bronzino, Retrato de Lucrezia Panciatichi, Galeria dos Ofcios, Florena. Para conseguir imagens perfeitas de obras de arte, como desta pintura Renascentista, indispensvel usar cmeras de estdio, as nicas que garantem a nitidez mxima das imagens. Como escolher uma cmera fotogrfica difcil escolher uma reflex de 35 mm dentre as diversas boas marcas que existem atualmente no mercado. Alguns fotgrafos preferem os modelos computadorizados, com recursos de alta tecnologia. O segredo da compra certa pesquisar. Concentre-se em trs ou quatro modelos que possuam os recursos que voc deseja, a um preo que voc possa pagar. Em seguida avalie suas qualidades de fcil manuseio, a lgica da disposio dos comandos e a simplicidade da operao. Um test -drive essencial. Esse pode ser o passo mais importante para um investimento sensato e vai garantir satisfao a longo prazo com sua compra.

CONGELANDO A AO
CURSO DE FOTOGRAFIA FASCCULO XI CONGELANDO A AO

O mais importante para congelar a ao usar uma velocidade alta, embora ela dependa do tema e do ngulo em relao a ele. Uma pessoa correndo no requer uma velocidade to rpida quanto um carro muito veloz. A escolha das lentes tambm importa. O tema se mover menos no enquadramento de uma grande-angular do que no de uma teleobjetiva, portanto voc deve usar uma velocidade menor.

congelando o movimento > O tempo de exposio Como focar temas em velocidade pode ser bem complicado, talvez seja bom encontrar uma combinao de velocidade e abertura que congele a ao e permita alguma margem de foco. Se no conseguir a combinao de que precisa por no haver luz suficiente, mude para um filme mais rpido (ou ISO alto). Ou mude de posio, para que o tema se aproxime de voc de um ngulo e possa ser congelado com uma velocidade de obturao um pouco mais baixa. Voc pode, contudo, querer pouca profundidade de campo, para que o tema se destaque de um fundo bem suave. Nesse caso, deve-se uma grande abertura.

Mesmo com o movimento dinmico, o primeiro plano da imagem est ntido, graas a alta velocidade utilizada, embora o uso de uma lente longa tenha gerado um plano de fundo um pouco desfocado, deixando o grupo envolvido por uma nuvem de poeira, com menor nitidez. Foto: James Stanfield.

> Movimento e foco A melhor maneira de ter uma certeza razovel do foco nessa situao achar um ponto pelo qual o tema passar e fazer os ajustes de antemo. Coloque a cmera em foco e aguarde que o tema entre no enquadramento. Ajuste previamente tambm a exposio, para que no tenha de esperar o fotmetro responder ao novo elemento que entrou em seu campo. Congelar a ao com um flash funciona bem em situaes sombrias ou escuras, mas lembre-se de que sua cmera tem um sincronismo mximo de velocidade normalmente entre 1/60 e 1/250 de segundo.

Para conseguir registrar um movimento de beisebol nas bases, necessrio utilizar uma teleobjetiva. Selecione previamente o enquadramento, e aguarde a batida da bola ou o escorrego do jogador. Foto: Jodi Cobb. APROVEITAR O MOVIMENTO Voc pode usar o movimento para criar fotos dinmicas, fazendo um panning (ou varredura) com o seu tema ou deixando-o tremido. No primeiro caso, voc procura deixar o tema (ou boa parte dele) ntido e o fundo tremido. No segundo, deixa que o movimento do tema crie o efeito tremido com a cmera parada.

Nesta foto, o movimento parece energia pura. O efeito foi obtido fazendo uma varredura ou pannig da corrida do guepardo, que pode atingir velocidades de at 105 km/h. Foto: Chris Johns > Panning A idia do panning movimentar a cmera acompanhando o movimento do tema para que a imagem resultante capte um tema ntido contra um fundo sem nitidez. mais fcil de ser feito em situaes de pouca luz. A velocidade de exposio e a velocidade do panning dependem tanto da velocidade usada quanto da distncia do assunto. A velocidade entre 1/4 e 1/30 de segundo um bom campo para o panning. Primeiro encontre o local, um ponto por onde voc sabe que seu tema passar e que tenha o fundo que deseja. Ajuste a velocidade e a abertura para a exposio correta. Enquadre a imagem, focando em algo prximo de onde seu tema estar. Ento, gire apenas o corpo, sem mexer os ps, capte o tema na lente e siga-o, apertando o boto do disparador assim que ele adentrar o local prdefinido. No pare o movimento quando tiver soltado o disparador continue acompanhando. A maneira mais fcil de praticar ficar parado numa rua e fazer fotos de varredura dos carros que passam. Experimente diferentes velocidades e compare os resultados.

A combinao panning de efeito tremido nesta fotografia impressionista feita com esquiadores de fundo parece dizer movimento. Foto: Phil Schermeister. > Fotos tremidas O prprio movimento o tema nas fotos tremidas. O objeto que voc fotografa torna-se um borro impressionista que por vezes fica irreconhecvel. As fotos tremidas so conseguidas com velocidades baixas - o quanto depende da rapidez com que seu tema est se movendo, mas normalmente 1/8 ou menos. Dica: voc pode sacudir a cmera de propsito e aumentar o efeito tremido. Mas, como nunca se sabe exatamente o que vai sair, faa varias fotos.

Um tempo de exposio de vrios segundos pode transformar um desfile com tochas em um gigantesco rastro de luz. Foto: Robert F. e John E. > Fotos tremidas com o flash Voc pode criar fotos dinmicas combinando o efeito panning com um flash. Nesse caso, estar seguindo o tema e segurando a cmera parada, usando uma velocidade baixa para criar movimento e congelando o tema com um flash. Geralmente isso funciona melhor em situaes de pouca luz, com velocidade de 1/15 ou mais baixa, dependendo de quo tremido voc deseja. No caso de estar usando uma cmera automtica, talvez tenha de sair do modo automtico se no conseguir sincronia com o flash baixo de 1/60. Nesse caso, passe para o modo manual ou de prioridade de velocidade. Voc pode praticar o efeito tremido com flash em casa crianas patinando, algum juntando folhas com um ancinho no fim do dia, qualquer coisa que tenha movimento. Experimente velocidades baixas, de 1 segundo ou at mais longas.

Era quase noite quando estes monges comearam sua apresentao de dana em um festival na regio de Mustang, no Nepal. Com uma velocidade mais lenta e utilizando o flash de preenchimento, o fotgrafo conseguiu obter um leve efeito tremido, que realou o movimento e as cores do hbito do monge. Foto:Robert Caputo.

FOTOGRAFANDO ANIMAIS
CURSO DE FOTOGRAFIA FASCCULO XII FOTOGRAFANDO ANIMAIS Fotografar animais, seja seu co de estimao ou um leo na natureza, exige tempo, pacincia e sensibilidade. A primeira coisa a determinar o que voc quer transmitir sobre o animal que est fotografando.

Procure registrar imagens que captem o ambiente do animal, como esta, de um filhote de leo em meio relva. Uma lente de 300 mm suficiente para a maioria das fotos. Foto: Robert Caputo

> Bichos de Estimao As melhores fotos de animais de estimao sero aquelas feitas no nvel deles, o que geralmente significa deitar-se no cho. Essa a nica maneira de captar suas expresses e de transmitir um pouco de como o mundo na viso deles.

Animais de estimao possuem humores e sentimentos, portanto, procure registrlos. O pano azul acrescenta um toque necessrio de cor e interesse cena de ces marrons junto de uma parede tambm marrom. Foto: Joseph H. Balley Procure por momentos em que o bicho esteja com a expresso ou postura que voc ache tpicas o co arranhando a porta, o gato olhando pela janela. assim que se lembrar do seu animal de estimao, e suas fotos devem refletir isso.

Nos lbuns de famlia, no podem faltar os retratos dos animais domsticos que mais amamos. > Jardins e Parques Voc no precisa at o fim do mundo para obter fotos interessantes de histria natural. Todo um universo o aguarda em seu prprio quintal. As flores e os insetos que o visitam do timos temas para macrofotografias, como tambm as samambaias, arbustos de frutos silvestres e quase tudo o que cresceu no seu jardim. Para captar insetos, preciso velocidades altas.A vida silvestre na forma de esquilos, guaxinins, coelhos ou pssaros tambm pode ser fotografada em muitos quintais. Prepare-se com uma teleobjetiva numa boa posio e espere os temas aparecerem. Nos casos de animais ariscos, talvez seja preciso manter um pequeno esconderijo. Procure colocar a cmera o mais baixo possvel. Fotos ao nvel dos olhos dos animais so mais envolventes que aquelas tiradas de cima.

Para fotografar pssaros, coloque um comedouro perto de uma janela, junto a uma rvore ou um arbusto, que servir de poleiro e dar um fundo para suas fotos. Como a maioria dos animais assustadssima, bom utilizar uma velocidade alta e um filme de alto ISO, se no estiver fotografando em plena luz do sol. Procure chegar o mais perto possvel do tema sem assust-lo. Conseguir fotos prximas de animais silvestres uma das partes mais divertidas e desafiantes da fotografia.

Seja paciente. Fazer fotos de animais silvestres requer muito tempo. Voc pode estar muito bem preparado e no aparecer nenhum bicho. Foto: Chris Johns > Zoolgico

Existem duas abordagens para fotos de animais em zoolgicos: retratos ou fotos bem fechadas dos animais e retratos ambientados que mostram o local em que o animal est confinado. Se voc est atrs da primeira, procure fechar o mais que puder no animal omita o fundo, j que no um habitat natural. Porm, se voc quer passar a idia de zo, encontre uma composio que mostre um ou mais limites da rea do animal e como o bicho se relaciona com elas.

Leve uma teleobjetiva para o zo, eleja seu tema, prepare-se e ento espere pela ao. Voc ser recompensado com lindos retratos como este, tirado quando o encarregado borrifou gua no papagaio. Foto: Nathan Benn > Parques e reservas naturais Muitos parques dispem de mostrurios e folhetos sobre a fauna e a flora que possuem, dando boas dicas. H tambm cartes-postais e livros que do uma noo do que procurar. Os guardas-florestais costumam saber o paradeiro e o habitat dos diversos animais. Tenha cuidado ao abordar certos tipos de animais cuja me pode estar por perto. O incio da manh e o final da tarde costumam ser melhores para fotografar, pois os animais esto se movimentando em busca de gua ou pastagem. H duas maneiras bsicas de fazer fotos da vida selvagem: de um esconderijo ou por aproximao furtiva. A idia ser o mais discreto possvel. Os animais no devem notar, ou pelo menos, no devem ser perturbados pela sua presena, para que voc possa registrar o comportamento natural deles.

Os automveis so excelentes esconderijos. Esta cena tranqila realada pelas linhas da estrada e da cerca que desaparecem em curva na nvoa e pela folhagem em cima. Foto: George F. Mobley

Dica: use roupas que no chamem ateno. Os animais esto sempre atentos a qualquer intruso em seu territrio e normalmente fogem quando vem ou sentem algo se aproximando. Roupas camufladas militares so as melhores. Se sua pele for clara, cubra as pernas e os braos. Certifique-se de que no haja moedas, chaves ou qualquer outra coisa em seus bolsos que possam chacoalhar. E no use perfume, colnia ps-barba ou desodorante perfumado os animais tm o olfato muito apurado. > EsconderijosMuitas fotos de vida silvestre acontecem por acaso, e bom estar preparado. Usando o carro como esconderijo, mova-se lentamente at perto do animal. No tenha pressa. Um bicho nessa situao geralmente est acostumado com veculos, e voc poder conseguir fotos interessantes.Muitos fotgrafos montam um esconderijo bem distante e o deixam l por alguns dias, depois o levam mais perto por alguns dias, e assim por diante, at chegar ao ponto desejado. Isso d tempo para que os animais se acostumem com o novo elemento na paisagem.

Depois de uma longa e paciente espera, Michael Nichols conseguiu registrar a luta entre os cervos com a sua potente teleobjetiva. > Aproximao furtivaSe encontrar um animal no caminho, pare imediatamente. Se ele o tiver visto, voc pode se esgueirar at uma posio melhor. Se o viu, fique imvel at que ele relaxe. No o encare. Contato visual uma ameaa. Espere at que ele desvie o olhar, ento erga a cmera e faa sua foto. Se ele ainda estiver l, procure se agachar lentamente para fazer mais fotos. Caminhe o mais varagosa e silenciosamente possvel. Voc um caador com uma cmera, e o objetivo chegar ao alcance do seu tema sem o conhecimento dele.Procure tirar fotos que mostrem o animal em seu meio, que sejam uma combinao de vida selvagem e paisagem para dar uma noo do meio em que o animal vive. Dica: leve o mnimo de coisas possvel, para que possa se mover rpida e silenciosamente. Uma jaqueta de fotgrafo (vendida no site: www.lojaabril.com.br) com bolsos grandes til. Numa pequena mochila tambm pode caber bastante coisa.

At mesmo um animal perigoso, como o puma, no ficar tenso se voc se mantiver imvel, em silncio e em uma posio em que o animal no consiga perceber seu odor. > No safriSair num safri para o leste da frica o mais prximo do paraso para o fotgrafo de natureza. A variedade, o nmero de animais selvagens e a amplido das plancies so inebriantes.Quando estiver l, levante-se antes de o sol nascer. O incio da manh e o final da tarde propiciam a melhor luz e tambm so os perodos em que os animais esto mais ativos. Nunca aborde o seu tema de frente voc poder assust-lo. Tenha cuidado: alguns animais selvagens vem o ser humano como alimento.

Devemos aprender a respeitar os animais selvagens para que eles possam viver em liberdade em seus ambientes naturais. Foto: Dick Wolff

CURSO DE FOTOGRAFIA ESCREVENDO COM A LUZ


ESCREVENDO COM A LUZ Ol, estamos iniciando mais um mdulo do nosso curso de fotografia, uma contribuio do Blog Fotos que Falam a todos os amantes do mundo das imagens. Hoje falaremos sobre a importncia da luz na composio de uma foto.Uma fotografia consiste na luz refletida pelo assunto e registrada nos gros do filme. Obviamente, no podemos fazer fotografias sem luz. Produzimos imagens usando luz natural, luz artificial ou uma combinao das duas. Uma luz certa o segredo para realizar uma foto de sucesso.

O fotgrafo James Stanfield conta: Quando me aproximei da sada da escola dos jovens alunos budistas, a primeira coisa que vi foi a luz que passava pela janela. No perdi mais nenhum minuto, posicionei a cmera e tirei vrias fotografias para no perder aquele momento mgico. A QUALIDADE DA LUZ Costuma-se dizer que uma luz suave, chapada, difusa, dura, spera, e assim por diante. Na fotografia ao ar livre, a qualidade da luz controlada basicamente pelo sol, assim como pelas nuvens, pelas condies atmosfricas e por quaisquer objetos que estejam obscurecendo o sol. > Luz duraA iluminao tende a ser dura e direcional quando vem primariamente de uma fonte de luz pequena um flash, uma lmpada nua ou a luz direta do sol, especialmente por volta do meio-dia. Os efeitos podem ser muito eloqentes, com sombras profundas e zonas de alta luminosidade, criando um forte contraste. Os assuntos formam sombras escuras, de contornos duros, a no ser nos casos em que a luz tenha origem diretamente do alto.

O forte contraste de luz e sombra destaca os contornos, dimenses e volumes de um tema arquitetnico. Foto: Judith Lange.

> Luz suave A luz suave vem de uma fonte de luz grande, difusa. Ela no-direcional, ou seja, envolve o assunto vinda de muitas direes, com acontece num dia nublado. Na luz suave no h pontos de alta luminosidade nem reas muito sombreadas. As sombras, quando existem, so tnues. Fotos feitas com luz muito difusa so pobres em efeitos dramticos.

Debaixo da sombra, envolvidos por uma luz leve e suave, me e filho descansam sobre um leito de areia. Foto: Joanna Pinneo. > Neblina e NvoaPartculas microscpicas em suspenso no ar funcionam como um filtro, reduzindo o contraste e esmaecendo as cores para tons pastel. Nessas condies, o aspecto geral suave, em especial o dos objetos distantes. Esse efeito pode resultar em fotos com um clima interessante.

A neblina cria uma atmosfera de mistrio neste rio da China, mas a sua suavidade tanta que possibilita a visualizao de determinados detalhes dos barcos. Foto: Robert Caputo. > Recursos para modificar a luzQuando a luz for muito dura, voc pode pedir pessoa a ser fotografada que se coloque numa rea de sombra, ou ento esperar at que venham nuvens que atenuem a luz solar.

REBATEDORESPode ser til usar um rebatedor dobrvel, seja branco, prateado ou dourado, para refletir a luz solar sobre reas importantes do assunto. A qualidade e a cor da luz vo depender do tamanho e da cor do acessrio que voc usar, assim como da sua habilidade para determinar a melhor posio para o rebatedor. PAINIS DIFUSORESCom a luz muito forte, pode-se colocar algum material de difuso entre o sol e o assunto. Um deles uma tela difusora montada numa moldura rgida para facilidade de manuseio. Esse recurso vai suavizar a luz, permitindo obter cores mais vibrantes e, ao mesmo tempo, reduzir o contraste excessivo para um nvel que o filme pode aceitar. UMA DICA: voc mesmo pode construir o seu painel rebatedor, com uma cartolina branca coberta de folha de alumnio bem esticada. Como difusor, voc pode utilizar uma chapa de plstico de uma certa espessura, ou, no caso de maior luminosidade, vrias chapas juntas.

Na natureza, as nuvens so o melhor exemplo de painel difusor, pois atenuam a luz dura e altamente refletora das paisagens.

Terceira e ltima parte do fascculo XIII


A COR DA LUZ A cor da luz muda ao longo do dia. Nossos olhos no percebem a diferena, mas os resultados podem ser bem diversos ao fotografar em cores. A luz direta do sol, misturada com a luz do cu, prxima do branco ou incolor (cor dominante) em especial por volta do meio-dia. Quando o sol est baixo, perto do horizonte, a luz tende para o amarelo ou o laranja. Na sombra, ou quando o assunto est iluminado pelo cu azul, ou ainda

num dia encoberto, a luz fria ou azulada. Se a tendncia da cor no momento no for adequada, espere at que a luz mude ou use um filtro (disco de vidro ou plstico colocado diante da lente da cmera que altera as propriedades da luz) na lente para modific-la.

s sete da manh, num dia de vero, a luz clida realou a cena. s nove da manh, a cor da luz j estava muito fria, dando uma imagem do cisne com cores mais fiis, porm nem to bonitas. Fotos: Peter K. Burian. > Luz quenteSe voc retratar uma pessoa ao pr-do-sol, ver que a cor vai tender para o amarelado ou alaranjado, dando um efeito talvez demasiado clido. Entretanto, a maioria das pessoas concorda que os tons quentes so ideais para paisagens e tambm para a arquitetura. No h regra fixa. Se a luz quente funcionar pra voc, ento use.

As tonalidades quentes aumentam a urea de mistrio e grandiosidade dos templos antigos, mas no abuse da luz dourada para no correr o risco de igualar todas as fotografias. Foto: Judith Lange. > Luz friaEm certas horas do dia, a luz tende a se reproduzir com tendncias para o azul (cor dominante) pouco antes do nascer do sol, num cu muito encoberto ou quando o assunto est na sombra de um edifcio. Essa luz pode ser eficaz se voc quiser dar nfase ao frio num dia nublado, com neve. Mas, na maioria das situaes, prefervel que a cor puxe para o quente.

A cor dominante azul caracterstica das imagens realizadas na sombra ou em presena de luz fria. Foto: idem. > A luz certaA luz certa em termos de cor, qualidade e direo depende do assunto. Como disse, no h regras absolutas. O essencial ter conscincia da luz e decidir quando, e de qual ngulo, melhor fotografar um determinado tipo de assunto.

A luz certa est nos olhos do fotgrafo, que v a imagem antes de fazer a fotografia. Foto: James Stanfield. Por hoje s, mas no deixe de visitar o Blog FotosqueFalam e conferir nossa prxima postagem. Nela falaremos sobre os recursos para aproveitar o pr-do-sol e as silhuetas, dicas para fotografar cidades, monumentos e esttuas. Apresentaremos tambm sugestes para fotos bem elaboradas de fogos de artifcio e como aproveitar o cu noite. Sim, antes que eu esquea: muita gente tem pedido dicas para fotografias digitais. Estou elaborando tal material, mas gostaria de sugerir que voc acompanhasse com ateno cada mdulo anterior as dicas de fotografia digital, pois sem essas informaes fica complicado entender todos os recursos que tal prtica requer.

FOTOGRAFANDO FESTIVAIS, DESFILES E ESPORTE


CURSO DE FOTOGRAFIA FASCCULO XIII Voc est acompanhando mais um mdulo do curso de fotografia oferecido pelo Blog Fotos que Falam. Durante alguns meses estamos discutindo recursos eficientes para fotografar com dinamismo e obter fotos marcantes. Esta semana falaremos sobre os recursos para fotografar desfiles, festivais e eventos esportivos.Festivais, desfiles e esportes proporcionam fotos mais coloridas e dinmicas, mas esteja voc fotografando uma grande parada, o desfile da banda do colegial ou o time de futebol do clube, a localizao de suma importncia. preciso poder v-los para fotografar.

Movimento, cor e extravagncia: Jodi Cobb conseguiu registrar o esprito alegre do carnaval de Notting Hill. FESTIVAIS E DESFILES Pesquise primeiro. Um dia antes, percorra a p ou de carro o trajeto para encontrar pontos favorveis. Esquinas so bons lugares de onde fotografar, pois nelas cada banda ou bloco se desvia do caminho, dando uma boa viso dos que vo a seguir. Procure fotografar de dois lugares um no nvel da rua e um mais acima, como de uma sacada, janela ou arquibancada. Estando no nvel da rua, procure ficar agachado ou at mesmo deitado para fotografar o grupo de balizas que se aproxima.

Capte o esprito do desfile e do cenrio. No tenha medo de sair de onde voc est para fazer uma foto grande-angular. A foto acima inclui no apenas os rostos alegres e as bandeiras erguidas, mas tambm a banda, o pblico e a rua. Foto: James Blair. Voc pode fazer muita coisa com relao luz em desfiles e festivais. Num dia ensolarado, calcule previamente onde o sol estar na hora em que voc estiver fotografando. Use um filme rpido o bastante para captar aes como as de batutas girando no

ar. Se voc estiver procurando fotografar o espao, a cor e a atmosfera de uma festa folclrica, use uma grande-angular numa posio baixa para conseguir enquadrar toda a cena. Foto: Judith Lange. Se voc for fotografar um festival ou uma manifestao, tire fotos que traduzam a natureza do evento. Procure um local alto para uma foto aberta que mostre o tamanho da multido. Caminhe entre o pblico para fazer instantneos. Se for uma feira do interior, por exemplo, tire fotos das barracas exibindo seus produtos ou do rodeio. Se for um comcio, faa fotos dos polticos discursando e das pessoas portando cartazes. Sempre procure detalhes isolados que traduzam a natureza do evento a mo da criana no desfile segurando a bandeirinha, as esporas de um peo num rodeio, e assim por diante.

Mos em torno de um carro alegrico. Em desfiles e festivais, procure ligar as atraes ao pblico. EVENTOS ESPORTIVOS A localizao tambm de suma importncia nas atividades esportivas preciso que voc tenha uma boa viso da ao. Se for um jogo da liga infantil, da segunda diviso ou do time local de futebol, voc poder se movimentar bastante. Nos jogos da diviso especial, a no ser que voc tenha um crach da imprensa, ter de ficar limitado ao seu assento mas poder se esgueirar at a frente de vez em quando.UMA DICA: h jogos noturnos com iluminao para a TV. Haver bastante luz para um filme razoavelmente rpido.

Em eventos esportivos infantis, posicione-se perto de onde ocorrer a maior parte da ao. Use lente de 300 mm para captar a ao no campo e uma velocidade alta para congel-la. Foto: George Mobley. As lentes teleobjetivas so imprescindveis ao esporte a de 300 mm talvez seja a mais til, embora s vezes voc precise de lentes mais longas. Use um trip ou monop. Utilize uma velocidade alta para congelar a ao e um filme rpido para que consiga uma profundidade de campo razovel.Se for fotografar um jogo de futebol, posicione-se junto linha lateral, prximo de onde seu jogador favorito

fica. Certifique-se de que a cabea do trip esteja nivelada, para que voc possa percorrer a cena com a cmera.

A utilizao do panning (veja mdulos anteriores) pode ser bastante eficaz para uma sensao de movimento fotografia. O panning requer um certo nmero de tentativas com baixa velocidade de disparo e movimento da cmera junto com o movimento do tema. Tirar vrias fotografias til, nesse caso, para ter certeza de que o resultado ser satisfatrio. Foto: Keith Philpott. Chegamos ao final de mais um mdulo do nosso curso de fotografia. No perca nossa prxima postagem. Nela falaremos sobre as tcnicas corretas para fotografias embaixo dgua, de montanhas, cavernas, florestas tropicais e de pessoas em lugares remotos. Espero por voc.

Anda mungkin juga menyukai