Anda di halaman 1dari 10

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Coordenadoria de Educao Aberta e a Distncia Graduao: Letras - Portugus e Espanhol

Metodologia do trabalho acadmico


REOFERECIMENTO - UAB III GUIA DIDTICO DO ALUNO

RESPONSVEL:

Osmar Casagrande Jnior osmar.casagrande.junior@gmail.com

CAMPO GRANDE/MS Agosto/2012

SUMRIO

GUIA DIDTICO DO ALUNO PLANO DA DISCIPLINA ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM CALENDRIO DE POSTAGEM DAS ATIVIDADES CONSIDERAES FINAIS

GUIA DIDTICO DO ALUNO


Prezado(a) acadmico(a),

Este o Guia didtico do aluno referente ao reoferecimento da disciplina Metodologia do trabalho acadmico, do curso de Graduao em Letras da EAD - UFMS. Por se tratar da proposta de Reoferecimento, o objetivo deste guia conduzir o aluno na reviso dos principais conceitos da oferta normal, pressupondo que o material didtico utilizado ser praticamente o mesmo. Portanto, deve-se utilizar paralelamente o Guia didtico da oferta normal, escrito pelo professor Luiz Leandro Gomes de Lima. Neste guia (que voc est lendo), esto atualizados apenas as atividades obrigatrias e o cronograma, adaptados s exigncias da reoferta. As atividades, avaliaes e todos os procedimentos do Reoferecimento so de responsabilidade do professor Osmar Casagrande Jnior, com quem vocs mantero contato e enviaro as dvidas, pelo ambiente moodle ou pelo e-mail

osmar.casagrande.junior@gmail.com. Por se tratar do plano de Reoferecimento, a disciplina ter apenas as atividades a distncia, que devem ser apresentadas no ambiente virtual de aprendizagem, e a prova presencial, visando reviso dos conceitos mais importantes da oferta normal. Assim, o Reoferecimento difere-se da oferta normal apenas por no ter os encontros presenciais.

PLANO DA DISCIPLINA
Metodologia do trabalho acadmico

Carga horria: 68 horas-aula

Professor responsvel pelo reoferecimento: Osmar Casagrande Jnior Sobre o professor Osmar Casagrande Jnior: possui graduao em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), mestrado em Letras pelo Programa de Ps-Graduao Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012), com nfase em Teoria da Literatura e estudos comparados. Objetivo da disciplina: Revisar os principais conceitos e prticas apresentados na oferta normal da disciplina. Dessa maneira, o acadmico deve ler novamente o objetivo geral e os objetivos especficos do Guia didtico da oferta normal, escrito pelo professor Luiz Leandro Gomes de Lima.

Contedo programtico: Leia no Guia didtico da oferta normal o Programa da disciplina, que trata das trs unidades da disciplina: 1. Vida universitria 2. Leitura e documentao 3. Trabalhos acadmicos

Avaliao de aprendizagem: Teremos quatro avaliaes que constituiro sua nota final. Trs sero as atividades a distncia, desenvolvidas ao decorrer da leitura do GD, do livro e materiais complementares, quando houver, devendo ser postadas no Ambiente Virtual Moodle, no prazo previsto. Dessa forma, o aluno poder deixar de enviar apenas uma dessas trs atividades; mais de uma atividade no feita desqualifica o aluno por falta, pois soma mais de 25% de ausncia. A quarta pontuao a da prova presencial. Como em todas as disciplinas reofertadas, no haver aulas presenciais.

Os dois momentos do processo de avaliao:

No presencial: (45% da mdia final) - atividades obrigatrias que constam neste GDA, e tambm no ambiente virtual. Mais de uma atividade no enviada implica em reprovao por faltas.

Prova Presencial: (55% da mdia final)

Se no for aprovado neste reoferecimento, por faltas ou por nota, haver ainda a ltima chance de permanncia no curso atravs do Provo, que se trata de um teste presencial e sem consulta sobre os contedos da disciplina. Caso obtenha nota menor do que 5,0 no Provo, o aluno estar automaticamente desligado do curso. A data de aplicao das provas pode ser alterada em momento posterior, caso haja algum imprevisto, portanto atentem-se rea de notcias no ambiente virtual, na coluna direita da seo do Reoferecimento.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1 OBRIGATRIA A atividade abaixo requer a leitura de: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 21. Ed. So Paulo: Cortez, 2000, p. 47-61. Esse texto foi utilizado na oferta normal e est disponvel para download no moodle. No site do Prof. Marcos Bagno, leia o texto Campanha em favor do num!!!, disponvel em http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=2452. Faa sua leitura seguindo as etapas de anlise textual, anlise temtica, anlise interpretativa e problematizao. Em seguida, faa um fichamento de contedo do texto. Seu fichamento dever seguir a sequncia: 1. cabealho, onde constar apenas o ttulo do texto em negrito, espao de uma linha em branco, nome do acadmico, espao de uma linha em branco, 2. corpo do texto, espao de uma linha em branco 3. referncias (a norma que trata da construo das referncias a NBR 6023). Cabealho, corpo de texto e referncias devem ter a mesma fonte. No corpo do texto deve haver um resumo das principais ideias do autor, feito a partir da anlise temtica.

Especialmente por se tratar de uma atividade de Metodologia do trabalho acadmico, a formatao do texto ser levada em conta na atribuio da nota. Seu fichamento deve seguir a seguinte formatao: pgina A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita 2 cm, fonte Arial tamanho 12, espaamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha de 2 cm, sem capa ou outros elementos ps e pr-textuais). ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2 OBRIGATRIA A questo abaixo requer a leitura de: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redao para cientistas, engenheiros e estudantes. So Paulo: T. A. Queiroz/ Ed. da USP, 1979, p. 31-39. Esse texto foi utilizado na oferta normal e est disponvel para download no moodle.

1. Em relao objetividade, apresente sucintamente quatro elementos que devem ser evitados na escrita do texto cientfico. Para responder essa questo, faa apenas parfrases; no utilize citaes. (20 pontos)

As questes abaixo requerem a leitura de: ECO, U. Como se faz uma tese. So Paulo: Editora Perspectiva, 1988, p. 113-142. Esse texto foi utilizado na oferta normal e est disponvel para download no moodle. 2. Apresente 5 regras sobre a citao. Para responder essa questo, faa apenas parfrases; no utilize citaes. (40 pontos)

3. Apresente trs aspectos que evitam que uma parfrase seja um plgio. Para responder essa questo, faa apenas parfrases; no utilize citaes. (30 pontos)

4. Apresente uma das utilidades das notas de rodap. Para responder essa questo, faa apenas parfrases; no utilize citaes. (10 pontos) ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 3 OBRIGATRIA Faa um resumo (no faa resenha)de no mnimo uma e no mximo duas pginas do texto Gramtica padro: suas bases e ampliao das mesmas, de Travaglia, disponvel em: http://www.ileel.ufu.br/travaglia/artigos/artigo_gramatica_padrao_bases.pdf.

Seu resumo dever seguir a sequncia: 1. cabealho, onde constar apenas o ttulo do texto em negrito, espao de uma linha em branco, nome do acadmico, espao de uma linha em branco, 2. corpo do texto, espao de uma linha em branco 3. referncias (a norma que trata da construo das referncias a NBR 6023). Cabealho, corpo de texto e referncias devem ter a mesma fonte. No corpo do texto deve haver um resumo das principais ideias do autor, feito a partir da anlise temtica.

Especialmente por se tratar de uma atividade de Metodologia do trabalho acadmico, a formatao do texto ser levada em conta na atribuio da nota. Seu fichamento deve seguir a seguinte formatao: pgina A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita 2 cm, fonte Arial tamanho 12, espaamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha de 2 cm, sem capa ou outros elementos ps e pr-textuais).

Calendrio de Postagem das Atividades


ATIVIDADES
ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 3

DATA DA POSTAGEM 02/09/2012 09/09/2012 16/09/2012

PROVA PRESENCIAL PROVA SUBSTITUTIVA

A definir. A definir.

Consideraes finais

Prezados alunos, este guia pretende servir como ferramenta de listagem e organizao das atividades a serem desenvolvidos no reoferecimento da disciplina Metodologia do Trabalho Acadmico. As dvidas que surgirem podem ser resolvidas junto ao professor Osmar Casagrande Jnior.

Desejo a todos bons estudos e sucesso!

Referncias BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redao para cientistas, engenheiros e estudantes. So Paulo: T. A. Queiroz/ Ed. da USP, 1979. ECO, U. Como se faz uma tese. So Paulo: Editora Perspectiva, 1988. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 21. Ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Anda mungkin juga menyukai